quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Enem 2011

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Eleições 2012

Jazz e Blues em Guaramiranga, Sobral e Fortaleza


No Carnaval, o jazz e o blues vão compor a trilha sonora de milhares de pessoas em Guaramiranga, no Ceará. É a 13ª edição do Festival Jazz & Blues, que começou em 2000 como um evento inusitado, deu certo e conquistou um lugar cativo no calendário cultural brasileiro. Hoje, a pequena cidade serrana, com menos de 6.500 habitantes, é destino certo de mais de 12 mil “foliões às avessas” de todo o país. Eles buscam diversão com boa música, interpretada por grandes instrumentistas nacionais e internacionais. Tudo isso, usufruindo também da beleza natural de um dos mais belos destinos turísticos do Ceará.

O 13º Festival Jazz & Blues acontece de 18 a 21/02 (Carnaval) em Guaramiranga. Na quarta-feira de cinzas desce a serra, para mais shows em Fortaleza, de 24 a 26/02 e Sobral, 25/02. Serão muitas horas de boa música em shows, ensaios abertos, conversas com instrumentistas e outras atividades. Os ingressos para os shows que acontecerão às 21 horas em Guaramiranga já estão à venda nas lojas Meia Sola, em Fortaleza, e no site da Bilheteria Virtual.

Em GUARAMIRANGA no Carnaval

Este ano, o Carnaval jazzístico terá entre as atrações nomes dos Estados Unidos, Cuba, Israel, Bélgica e Brasil. Para os shows das 17h e 21h: Omar Puente (Cuba), Jaques Morelenbaum e o Cello Samba Trio (RJ), Atiba Taylor (EUA) com Artur Menezes (CE), Gadi Lehavi Trio (Israel) com Ravi Coltrane (EUA), Yamandu Costa (RS), The L.X.G. (EUA), Roberto Taufic e Eduardo Taufic (RN), Grupo Solar com Tatiana Parra (SP), Marco Lobo (BA/RJ), Gabriel Grossi (SP), Cainã Cavalcante (CE) e Puro Malte (CE). Também às 17h acontece o Toca Jazz, programa destinado a apresentações musicais dos alunos participantes das Residências Artísticas, acompanhados por seus professores. Para esquentar as jam sessions, de meia noite às 3h da manhã, o palco do Festival é do projeto Casa do Blues, com a banda De Blues em Quando, o guitarrista e cantor Felipe Cazaux (CE) e a banda Blues Label (CE).

A exemplo de 2011, os ensaios abertos (16h), shows (17h e 21h) e jam sessions em Guaramiranga acontecerão na Cidade Jazz & Blues, uma estrutura de 1.500m2, dos quais, 850 de área coberta, erguida na rua principal, no espaço do campo de futebol. Na Praça do Teatro Rachel de Queiroz, a principal da cidade, diariamente às 15h haverá o Café no Tom, que é um bate-papo com uma das atrações do festival.

No Ginásio da Praça da Prefeitura acontecerá nos quatro dias, às 10h, oficina de Cortejo com o músico Vanildo Franco. É de lá que sai o Cortejo, às 16h, no sábado e terça de Carnaval. Em Pacoti, cidade vizinha a Guaramiranga, diariamente no Campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE) haverá um seminário aberto ao público, que inclui um curso de história do jazz às 10h e palestras às 14h tendo como enfoque a carreira do músico, abordando mercado cultural, redes sociais, gravação de CD e formação de coletivo de música. De toda a programação do Festival na serra, apenas os shows das 21 horas têm venda de ingressos.

Guaramiranga localiza-se a 110km da capital, na Área de Proteção Ambiental do Maciço de Baturité, com cachoeiras e a beleza da flora característica da Mata Atlântica. Fica a 865 metros, com temperatura amena que pode chegar a 15º.

Em FORTALEZA e SOBRAL após o Carnaval

Depois do Carnaval, o Festival Jazz & Blues aporta em Fortaleza (24 a 26) e Sobral (25), levando para o público das duas cidades grandes shows, com acessos pagos e gratuitos, em espaços diversos, reafirmando a proposta do Festival de difundir a boa música, formar plateia e estimular novas gerações de instrumentistas no Ceará. 

Dois desses shows acontecem durante o Carnaval em Guaramiranga. Gadi Lehavi Trio (Israel) com Ravi Contrane (EUA) se apresentam em Fortaleza no Teatro Via Sul (24) e em Sobral no Theatro São João (25). Também no dia 25 o cubano Omar Puente é atração no Teatro Via Sul. Quem abre e fecha a programação pós-Carnaval em Fortaleza é o carioca Danilo Caymmi. No dia 24 ele faz um duo com o violonista Flávio Mendes no Cuca Che Guevara e no domingo, 26, apresenta com banda o show de lançamento do novo CD, Alvear, no Anfiteatro Flávio Ponte (Volta da Jurema).

FORMAÇÃO MUSICAL

Nos meses de dezembro e janeiro 600 estudantes e arte educadores de 21 cidades cearenses participaram gratuitamente de Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical (16h/aula), que integram o projeto Música é para a Vida. A atividade é uma parceria da Secretaria da Educação do Estado (SEDUC), com a Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural e o Festival de Jazz & Blues, e tem a coordenação pedagógica do professor Heriberto Porto, do Departamento de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

A ideia do projeto Música é para a Vida é dar a alunos e professores da rede pública a possibilidade de acesso ao amplo universo da música, através de um programa que contempla desde a sensibilização para iniciantes até a formação mais aprofundada para alunos já familiarizados com a prática instrumental, conciliando formação artística, inclusão social e protagonismo juvenil.

Dentre os 600 participantes destas oficinas, 100 alunos e 20 arte educadores participarão de Residências Artísticas que acontecerão no Campus de Educação Ambiental e Ecologia da UECE, em Pacoti, de 11 a 17 de fevereiro, semana que antecede o Festival na serra. Das Residências também vão participar 10 estudantes de música da UECE. Entre os professores das Residências Artísticas, estão quatro das atrações do Festival Jazz & Blues. São eles, o belga residente em São Paulo Henri Greindl (Grupo Solar), o pianista Eduardo Taufic (RN), o percusionista Marco Lobo (BA/RJ) e o multiinstrumentista cearense Cainã Cavalcante. Também são professores das Residências os músicos Widor Santiago, Miquéias dos Santos e Ricardo Pontes.

Após a realização das aulas e práticas de conjunto, os alunos continuarão seu processo pedagógico, permanecendo na serra para participar do Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga e do seminário em Pacoti durante o Carnaval. Acompanhados por seus professores, os alunos terão a oportunidade de participar de uma programação variada, composta por oficinas, cineclubes com documentários sobre música, além de conferir grandes shows e de se apresentarem no fim de tarde na Cidade Jazz & Blues.

QUEM FAZ O FESTIVAL

O 13º Festival Jazz & Blues é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Instituto Votorantim, Indaiá, Cagece, Governo do Estado do Ceará, Banco do Nordeste e Richester. Apoio Cultural: SP Combustíveis, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Assembleia Legislativa do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza. Promoção: Diário do Nordeste. Realização: Via de Comunicação e Cultura e Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil País Rico é País sem Pobreza.

SERVIÇO

13º Festival Jazz & Blues – Guaramiranga (Carnaval - 18 a 21/02), Fortaleza (24 a 26/02) e Sobral (25/02). Apenas os shows das 21h em Guaramiranga e os shows no Teatro Via Sul, em Fortaleza, têm venda de ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). O restante da programação nas três cidades tem acesso gratuito. A programação está disponível no www.jazzeblues.com.br. Info: 85-3262.7230.

Pontos de Venda - Shows às 21h em Guaramiranga (Cidade Jazz & Blues): À venda em Fortaleza nas lojas Meia Sola (Shoppings Bambuy, Iguatemi, Aldeota e Varanda Mall) e na Bilheteria Virtual (www.bilheteriavirtual.com). Shows às 21h em Fortaleza (Teatro Via Sul): À venda a partir do dia 03/02 na bilheteria do teatro (Via Sul Shopping). 

Jazz & Blues nas redes sociais:

Juncão



Diário do Nordeste

Quarta-feira 25/01/2012

Sobral ameaça cobrar do Ceará danos no Juncão

Publicado em 25/01/2012 - 14:37 por Lauriberto Braga | Comentar
CategoriasCearensão 2012Juncão

 
O prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, estuda a possibilidade de cobrar do Ceará ressarcimento pelos danos causados pela torcida, no estádio do Junco, domingo passado, no empate de 1 a 1 com o Guarany, pela segunda rodada do Cearensão 2012. Torcedores alvinegros quebraram dezenas de cadeiras nas arquibancadas do Juncão.
Eis o que o prefeito disse para o Diário Zona Norte sobre o assunto:
“É muito desagradável depois que nós fizemos todo um trabalho de melhorias do estádio do Junco, sob diversos aspectos, inclusive para assegurar um conforto maior para o torcedor; recebermos uma torcida que durante o jogo depreda, destrói e traz prejuízos para o funcionamento do estádio. E inclusive gerando um desconforto para o próprio torcedor. Então realmente isso é muito desagradável. Eu acho que fica ai o nosso alerta e a nossa manifestação de descontentamento com esse tipo de procedimento. Porque tenho certeza que o time, a equipe, a direção do time, os treinadores, os jogadores do Ceará não querem isso. Eles querem jogar bonito, querem disputar. Eles não desejam isso. Isso é uma incoerência do interesse principal do time com a atitude de pedaço da torcida, de uma parte da torcida, que como vândalos destroem parte da nossa arquibancada. Claro que solicitei da nossa Procuradoria um exame das possibilidade jurídicas para tomar medidas, porque nós não podemos permitir que isso venha a se repetir em Sobral”.

Renascer 2012


A Comunidade Católica Shalom realizará nos dias 19,20 e 21 de fevereiro a vigésima sexta edição do Renascer no Ginásio Paulo poliesportivo Sarasate. O evento tem entrada franca e início sempre às 8h da manhã, estendendo-se até às 20h.
A programação do evento consta de palestras, atividades artísticas, orações, louvor, Missa em favor dos enfermos e Adoração ao Santíssimo Sacramento. A animação fica por conta dos músicos da Comunidade Shalom, entre eles a Banda Missionário Shalom e as cantoras Suely Façanha e Ana Gabriela.
A organização do Renascer 2012 monta uma completa estrutura no ginásio coberto com praça de alimentação, área de exposição dos projetos de Promoção Humana da Comunidade Shalom, ambulatório e serviço de aconselhamento individual aos que desejarem.
Para as crianças a opção é o Renascerzinho que acontecerá no Ginásio do Colégio Salesiano Dom Bosco (Avenida Antônio Sales, 116 - Joaquim Távora, próximo ao Paulo Sarasate) com uma programação específica para o público como jogos, gincanas, teatro e momentos de oração, tudo orientado por monitores, pedagogos e casais do Projeto  Família Shalom.
Além dos trabalhos de dois mil voluntários, o Renascer conta com o apoio dos órgãos públicos de segurança e mobilidade urbana. Também foi renovada a parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará- Hemoce. Durante os dias de carnaval, o Renascer torna-se o posto oficial de coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea na cidade de Fortaleza.
O objetivo principal do evento é oferecer aos participantes a opção de um carnaval diferente, marcado pela alegria. “Nós costumamos dizer que a alegria experimentada no Renascer não  acaba na Quarta-feira de Cinzas, mas se prolonga por toda a vida”, disse Tobias Cortez, organizador do evento. “Além disso, possibilitamos que o fortalezense aproveite o carnaval sem ter que sair da capital. Sabemos que o número de acidentes aumenta neste período”, completou Cortez.
30 anos de Shalom
O evento marca a abertura das comemorações dos trinta anos de ação evangelizadora da Comunidade Católica Shalom. Estão confirmados no Renascer 2012 as presenças de Moysés Azevedo, Fundador da Comunidade Shalom e membro consultor do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dicastério romano ligado ao Papa e Emmir Nogueira, Cofundadora da Comunidade Shalom e escritora cearense.
SERVIÇO
Renascer 2012 – Viva a experiência de um carnaval diferente
Data: 19, 20 1 21 de fevereiro de 2012
Local: Ginásio Paulo Sarasate (Rua Idelfonso Albano,2050, Centro)
Entrada: Franca (quem desejar pode trazer 1 kg de alimento não perecível para as obras de Promoção Humana do Shalom)
Mais informações: 3295.4583 www.comshalom.org\renascer

Carnaval de Rua


Vereador Iraguassú Teixeira (PDT) é o propositor da matéria - Foto: Genilson de Lima
(www.cmfor.ce.gov.br) - O Carnaval de Rua de Fortaleza poderá ser incluído no Calendário Oficial de eventos do Município, de acordo com o projeto de lei 110/2011, de autoria do vereador Iraguassú Teixeira (PDT). Conforme a proposta, o Poder Executivo adotará as medidas cabíveis para apoiar a organização e garantir que o evento se realize na Avenida Domingos Olímpio e para que os prospectos editados para a divulgação dos principais eventos da Cidade façam referência a festa naquela via de Fortaleza.
O parlamentar justifica a proposta, destacando que o Carnaval da Avenida Domingos Olímpio, um dos mais tradicionais espaços para a festa popular, vem ao longo dos anos sendo palco para o desfile das agremiações carnavalescas – maracatus, escolas de samba, blocos, cordões e sujos. Sendo uma grande mostra das ricas manifestações da cultura cearense, reunidas na mais popular e democrática das festas. “Daí a necessidade de enfatizar o caráter da tradição como elemento importante da identidade fortalezense”, assevera.
Ele cita outras atividades que já fazem parte do calendário cultural de Fortaleza, entre eles: o incentivo ao forró tradicional (xote e baião) no Mercado dos Pinhões; o festival de quadrilhas na Praça do Ferreira (local tido como simbolo da cearensidade); o fomento aos blocos de pré-carnaval. Observa que a propositura tem como finalidade fortalecer as raízes culturais de Fortaleza, mantendo essa tradição

Benfolia IV

O Shopping Benfica inicia amanhã (26), a primeira fase da 4ª edição do Benfolia. O festival de músicas e fantasias carnavalescas que é considerado um evento consolidado no calendário da cidade de Fortaleza, traz neste ano uma homenagem ao músico Augusto Borges.

“Será uma honra reverenciar Augusto Borges nesta 4ª edição do Benfolia. Em face de toda sua história profissional ligada à música e, especialmente, às dos carnavais cearenses, ele merece essa nossa lembrança. E por isso, entregaremos um certificado em que o seu nome será reverenciado”, revela a superintendente do Shopping, Marcilene Pinheiro.
  
Com o tema “Solte a voz e caia na folia”, a 4ª edição traz as competições em duas categorias: MÚSICA (Troféu Dilson Pinheiro) com a premiação de mil reais mais troféu ao primeiro colocado e a categoria FANTASIA LUXO (Troféu Isidoro Santos) com a mesma premiação.

As datas do festival obedecerão à tabela abaixo:

4º BENFOLIA

-  Categoria Música – Troféu Dilson Pinheiro

Fase Classificatória    26/01 e 02/02 (quinta-feira)    19h
Final    09/02 (quinta-feira)    19h

- Categoria Fantasia – Troféu Isidoro Santos

Desfile das Fantasias    10/02 - (sexta-feira)    19h

A comissão julgadora será formada por produtores de teatro, artistas plásticos, pessoas ligadas ao carnaval, presidentes de maracatus e escolas de samba do carnaval de Fortaleza, jornalistas e formadores de opinião, dentre outros, que terão a missão de escolher as três melhores músicas carnavalescas, o melhor carnavalesco, melhor interprete e as três melhores fantasias no quesito luxo.

O BENFOLIA é uma realização do Shopping Benfica como forma de fomentar a cultura do carnaval. Têm como objetivo integrar a comunidade de Fortaleza às ações culturais do Shopping, incentivar a criatividade e o surgimento de novos talentos dentro da cultura do carnaval, difundir as diversas formas de expressão cultural, promover a integração e troca de experiências entre os participantes


SERVIÇO:
SHOPPING BENFICA
End: Avenida Carapinima, 2200. Benfica.
Site: www.shoppingbenfica.com.br
Tel: 3031.8660

Cagece tipo exportação


Durante toda esta semana, técnicos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realizam visita técnica à Companhia de Águas e Esgotos do Piauí – Agespisa, onde ministram treinamento sobre o Sistema de Gerenciamento de Energia (SGE), utilizado com sucesso pela empresa cearense.

Através de um convênio firmado em 2010, a Cagece presta consultoria à Agespisa para modernizar seus processos de gestão empresarial. O trabalho vem sendo desenvolvido e coordenado pela Assessoria de Cooperação Técnica e Novos Negócios (Ascon), através de análises das práticas corporativas. As ações são consolidadas por meio de reuniões, visitas, palestras e estudos.

Há dez anos, a Cagece oferece, além de soluções em saneamento básico (água e esgoto), consultorias a empresas com suas práticas de gestão. Para o gerente da Ascon, Mozard Brandão, a Companhia vem aumentando sua participação no mercado. “A Cagece sempre busca novos negócios não só em suas especificidades, demonstrando conhecimentos em outras áreas como nos processos de gestão empresarias o que evidência sua eficácia”, afirma Brandão.

Dentre as principais práticas desenvolvidas estão às práticas adotadas nas áreas de redução de perdas, eficiência energética, logística de suprimento, reformulação e modernização de processos comerciais. Além disso, destaca-se o modelo de Gestão Integrada de Serviços (MGIS), que permite uma linha única de gestão empresarial sobre todos os serviços prestados pela empresa.

Podem solicitar o serviço de consultoria da Cagece as empresas públicas (estaduais, municipais, companhia mista, autarquias, SAAEs), privadas, organizações não governamentais e empresas de saneamento do exterior do país.
 

 
Assessoria de Imprensa da Cagece:
Sabrina Lemos (sabrina.lemos@cagece.com.br – 85 3101.1826/ 8878.8932)

Acaraú à direita



Diário do Nordeste

Quarta-feira 25/01/2012

A margem direita do Acaraú

Publicado em 25/01/2012 - 12:00 por Lauriberto Braga | Comentar
CategoriasRio AcaraúSobral

 
A Margem Direita do Acaraú ganha últimos retoques em Sobral
A margem direita do Rio Acaraú, que corta Sobral de tão desprezada anteriormente a partir de amanhã ganha urbanização. Um complexo de equipamentos de lazer ao custo de R$ 3,5 milhões com recursos da Secretaria das Cidades, do Governo do Estado, será inaugurado. A festa de entrega da urbanização à noite contará com show do cantor Raimundo Fagner. São 12,6 mil metros quadrados de área urbanizada entre a Ponte Othon de Alencar e a Rua Itália, no bairro Dom Expedito.
Além dos equipamentos de lazer, a margem direita do Acaraú ganhou um entorno da Igreja de São Pedro urbanizado. É o Largo de São Pedro todo em piso intertravado. Este mesmo piso está no passeio de toda a margem direita urbanizada, que ganha ciclovias, anfiteatro e espaço para recreação.
O responsável pelo projeto, que agora se torna realidade, depois de promessas de prefeitos anteriores, é o arquiteto Campelo Costa, que é secretário de Cultura e Turismo de Sobral. Ele diz que agora as duas margens do Acaraú estão contempladas com áreas para diversão da população. Antes era só a margem esquerda com seu complexo urbanizado com destaque para o Museu Madi. Agora com a margem direita há espaço para contemplação nos dois lados do Acaraú, comemora Campelo Costa.
A nova área tem um espaço para grafismo. Lá já funciona uma oficina de grafiteiros que expõem sua arte através de pinturas em forma de protesto ou até mesmo de elogios. Mas são os moradores do bairro Dom Expedito que mais festejam a urbanização. É o caso de Tarciana Guilherme. Ela gostou tanto da obra que disse irá passar todos os dias pelo passeio. Elogiou ainda a garantia com a urbanização para o espaço das lavandeiras, que não foram excluídas com o projeto.
Durante todo o dia de hoje os operários dão os últimos retoques nos equipamentos para a entrega na festa de amanhã. O prefeito Clodoveu Arruda fez questão de afirmar que a urbanização é uma luta antiga dos moradores e que foi iniciada na administração do ex-prefeito Leônidas Cristino. “Estou agora tendo a felicidade de entregar a obra, mas quem começou foi Lêonidas Cristino. É importante destaca isso porque o Leonidas tinha um carinho muito grande por ela”, reconhece Clodoveu.
O prefeito afirma que a margem direita não estava tendo o cuidado devido e por isso a urbanização vem em boa hora. “É um espaço conquistado pelos moradores da margem direita do Acaraú que agora sim tem um local para o lazer”, diz Clodoveu Arruda.
Para o prefeito a margem direita é uma obra de infraestrutura urbana que vai dar novos ares para Sobral. “Ela vai não só qualificar a margem direita dos moradores que são a ela estabelecidos ali, mas para toda cidade de Sobral”. A urbanização traz jardins, passeios, parques e praças em torno de um quilômetro de área.
Saneamento
A Prefeitura aproveita a urbanização da margem direita para anunciar o saneamento do Rio Acaraú. Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura está limpando as duas margens. São recolhidas toneladas de água pé. A ideia é limpar toda a parte do Acaraú que corta Sobral até a próxima semana quando deve começar a quadra invernosa.
A limpeza do Acaraú é feita por um grupo de pelo menos 100 operários. Segundo a secretária de Meio Ambiente de Sobral, Juraci Neves a ordem é sanear o Acaraú, evitando também o despejo de esgotos no Rio.
Quanto a reforma do Museu Madi, localizado na margem esquerda, o projeto está em fase de captação de recursos. A promessa é que o novo Madi seja entregue ainda este ano. O Madi está fechado desde 2009, quando foi inundado pelas águas do Acaraú. Todo acervo foi salvo e está guardado no Centro de Convenções da cidade.
Inaugurado em 5 de julho de 2005, o Madi funcionou por quase quatro anos, atraindo grande número de visitantes e sendo referência nacional do movimento Madi. Além do Museu Madi, serão reinstalados este ano na chamada Esplanada Praça Cívica, à margem esquerda do Acaraú, um anfiteatro, a Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa) e uma biblioteca.

Seguidores

Arquivo do blog