quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Zé Renato


Uma quinta-feira cultural no Mercado dos Pinhões. Assim vai ser hoje com a IV edição do Projeto Perfil do Mestre e o lançamento da Iúna Produções e Confecções. No dia também haverá uma feira de artesanato, a apresentação da orquestra de berimbaus do Centro Cultural Capoeira Água de Beber (CECAB) e uma roda de integração dos grupos presentes.

Dando continuidade ao Projeto Perfil do Mestre, Zé Renato, que é um dos precursores da arte no Estado,  será o convidado que falará sobre seu início na trajetória da capoeiragem.

Ele foi recentemente contemplado pelo Prêmio Viva Meu Mestre, que concedeu a 100 mestres de capoeira, com idade acima de 55 anos, um subsídio em reconhecimento a sua contribuição para o desenvolvimento da capoeira.

Mestres Lula, Paulinha, Maizena, Pano, Vladimir, Aurixélio e Marrudo foram alguns que já participaram do projeto.

“Esse encontro é muito enriquecedor para todos os praticantes dessa arte tipicamente brasileira. É uma troca de saberes”, afirma Robério Batista de Queiroz, Mestre Ratto, diretor da Iuna Produções.

O encontro é uma realização da Iuna Produções e tem o apoio da Prefeitura de Fortaleza e da ONG Qualifica. Na ocasião, serão entregues o certificado dos participantes do curso Economia Solidária do Negro.

“Exposições de materiais produzidos como: bonecas negras, camisas, instrumentos estarão disponíveis para venda ao público presente”, completa Mestre Ratto.

Sobre a Iuna Produções
A Iúna Produções foi criada em outubro de 2011 com intuito de promover e divulgar eventos de cunho cultural e esportivo.  A produtora vem agregar valores ao mercado local, sobretudo no segmento da capoeira.

Serviço:
Quinta cultural
Data: 09/02/12 (quinta-feira)
Hora: 19horas
Local: Mercado dos Pinhões - Rua João Cordeiro, entre Gonçalves Lêdo e Nogueira Accioly
Atividades:
- Apresentação da Orquestra de Berimbaus do CECAB
- Apresentação de capoeira
- Perfil do Mestre com Mestre Zé Renato
- Lançamento da Iúna Produções
- Lançamento da Iúna Confecções
- Feira de artesanato e de produtos da economia solidária do negro


Cidade dos Funcionários


Presidente Acrísio Sena é o propositor do projeto de lei - Foto: Genilson de Lima
(www.cmfor.ce.gov.br) - O plenário da Câmara Municipal de Fortaleza aprovou na última terça-feira (7), em redação final, o projeto de lei nº 275/2010, criando o Polo Gastronômico da Cidade dos Funcionários, de autoria do vereador Acrísio Sena (PT), presidente da Casa. O espaço compreende o quadrilátero das Avenida Oliveiras Paiva, Washington Soares, Ministro José Américo e BR 116.
A iniciativa, como justificou Acrísio Sena, tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável das atividades econômicas e gastronômicas da localidade. Outro ponto do projeto é conscientização dos proprietários acerca do ordenamento urbano do Polo Gastronômico, com incentivo do Poder Público.
Para a implementação das normas de uso e ocupação do Polo, a matéria propõe a criação do Selo de Responsabilidade Urbanística pelo Município, e a inclusão do local nos roteiros turísticos. Dentre os pontos gastronômicos localizados na Cidade dos Funcionários que serão beneficiados pelo Polo Gastronômico estão os restaurantes Squina do Baião, Divina Picanha, Panela Velha Sushi Bar.
A proposta especifica ainda, dentro dos objetivos, o patrocínio de festivais e encontros gastronômicos, além de atrair novos investidores e a realização de campanhas publicitárias para a divulgação do corredor. Para a efetivação das políticas na área, o projeto autoriza o Município a firmar parceiras com os estabelecimentos, seja diretamente ou por meio de entidades.

Hélio Parente no TCM


O jurista Hélio Parente será o novo conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) no Ceará. A decisão foi tomada hoje pela Assembleia Legislativa após a desistência do deputado Welington Landim de ocupar o cargo. Landim 
anunciou sua decisão na sessão plenária de hoje. Ele ocuparia a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Luís Sérgio Gadelha Vieira.
Landim agradeceu a deferência dos deputados, mas ponderou que ainda tem compromissos políticos a honrar junto aos seus aliados e contribuição a dar a sociedade enquanto parlamentar. “Essa foi uma das decisões mais difíceis que tive de tomar na minha vida”, admitiu Landim ao falar sobre a opção de abdicar a vaga no TCM.
“Comovido agradeço, do âmago do coração, ao incentivo e ao apoio desta Casa, desde a Mesa Diretora, presidida pelo amigo Roberto Cláudio (PSB), e de meus pares, os representantes do povo do Ceará, que me estimularam a aceitar o honroso cargo”. Ele se disse grato ainda ao governador Cid Gomes e ao vice-governador Domingos Filho pela “confiança” e “consideração”.
O deputado disse que preferiu não tomar sozinho essa decisão. Durante o pronunciamento, que ocupou quatro tempos de 15 minutos do primeiro expediente, ele contou que consultou familiares, amigos e aliados políticos. “Nenhuma decisão pode ser isolada. Toda decisão tem de ser plural e democrática”, defendeu. 
“Quando eu estive consultando essas pessoas, elas foram de uma fidelidade que me comoveu, dizendo que escolhesse o que for melhor para mim”, lembrou. Landim falou do prestígio que significaria compor a corte de contas, mas ponderou que sua saída do Parlamento representaria uma perda aos seus parceiros políticos que tem no deputado uma liderança. “Inclusive meu próprio filho, prefeito de Brejo Santo”. 
“Certamente é tentador para qualquer homem público integrar um colegiado que goza de tão alto conceito em todo o Estado, pela missão orientadora e fiscalizadora que exerce, defendendo o interesse público”, declarou Landim.
Welington já foi prefeito de Brejo Santo, candidato ao governo do Ceará e como deputado estadual já presidiu a Assembleia, sendo o primeiro presidente a ser reeleito. Sua decisão de permanecer na carreira política em um cargo eletivo foi vista com admiração pelos outros parlamentares.
(Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Ceará).

Budweiser


Nas unidades Pão de Açúcar Náutico e São João, a marca de cerveja promoverá, de amanhã (10) a domingo (12), a promoção: compre Budweiser e leve uma bolsa térmica.

Budweiser, a marca de cerveja mais valiosa do mundo, de acordo com a BrandZ’s Top 100 marcas globais mais valiosas, chega aos supermercados de Fortaleza. O produto, que compõe o portfólio premium da Ambev, já pode ser encontrado a partir deste mês em todos os supermercados da capital cearense. 

Para marcar o lançamento da Budweiser na capital, as unidades do Pão de Açúcar Náutico e São João realizam nesta sexta-feira (10) até o domingo (12) ação com ambientação e promoção: Na compra de Budweiser, ganhe uma bolsa térmica da marca.

A marca pode ser encontrada em embalagens lata e long neck. Com o produto, a Ambev espera incentivar ainda mais o segmento premium nacional, que hoje corresponde a 5% do mercado total de cervejas e tem muito potencial de crescimento.

“Budweiser combina muito com o momento que estamos vivendo no Brasil. O mercado Premium tem grande potencial de crescimento e a marca deve incentivar ainda mais este segmento. Além disso, a comunicação da marca fala de otimismo e celebração, e o país vive todo esse clima e com tudo de bom que vem por aí: Jogos Olímpicos, Copa do Mundo e muito mais”, explica Stella Brant, gerente de marketing premium da Ambev.

Sobre a Budweiser

Budweiser é a marca de cerveja mais valiosa do mundo e uma das mais vendidas. É uma cerveja do tipo lager, com 5% de teor alcoólico e processo de produção diferenciado. Em sua elaboração são utilizados chips de Beechchwood (madeira de faia) nos tranques de fermentação, o que garante um líquido de sabor único e com equilíbrio perfeito: marcante no início e suave no final.
Seu processo de produção é considerado um dos mais caros do mundo. A produção da marca ocorre na fábrica de Jacareí, interior de São Paulo. A marca global atua no Brasil nas plataformas de música e esportes internacionais, apoiando shows e eventos como FIFA World Cup e UFC (Ultimate Fighting Champioship).

Para saber mais sobre Budweiser Brasil, acesse o site: www.facebook.com/BudweiserBrasil

Para saber mais sobre Ambev, acesse o site: www.ambev.com.br

Informações à imprensa
Vicky Nóbrega
AD2M Engenharia de Comunicação
Analista de Comunicação da Ambev - Ceará
vickynobrega@ad2m.com.br
(85) 3258.1001 

Final do Benfolia 2012


Hoje, a partir das 19 horas, acontece à grande final do festival de marchinhas carnavalescas, o Benfolia. Em sua 4ª edição, o concurso que é considerado um evento já consolidado no calendário da cidade de Fortaleza fez/faz uma homenagem especial ao jornalista, apresentador e músico Augusto Borges.

“Será uma honra reverenciar Augusto Borges nesta 4ª edição do Benfolia. Em face de toda sua história profissional ligada à música e, especialmente, às dos carnavais cearenses, ele merece essa nossa lembrança. E por isso, entregaremos um certificado em que o seu nome será reverenciado”, revela a superintendente do Shopping, Marcilene Pinheiro.

Com o tema “Solte a voz e caia na folia”, a 4ª edição tem competições em duas categorias: MÚSICA (Troféu Dilson Pinheiro) com a premiação de mil reais mais troféu ao primeiro colocado e a categoria FANTASIA LUXO (Troféu Isidoro Santos) com a mesma premiação.

Neste ano, foram contabilizadas 53 músicas inscritas, onde após pré-seleção, 27 músicas foram para a próxima fase do festival, a fase classificatória, que aconteceu nos dias 26/01 e 02/02. Das 27 músicas apresentadas aos jurados, cantadas ao vivo pelos interpretes com acompanhamento da Banda Benfolia, 12 músicas estão na grande final do 4º Benfolia, são elas:

- Homenagem ao Rei – Edinardo de Souza

- Vou sair de mandarim – Décio Brandão

- Me deixa quieto – Mauro Melo e Gugu do Cavaco

- Pra que pressa – Guaipuan Vieira

- Maracatu, uma História de amor – Jairo de Carvalho

- Pingentes de Saudade – Armandinho

- Não digo é nada – Joaquim Ernesto e Newton Carlos

- Bilu Bilu – Noemy Brandão

- Alegria – Vuldembergue Farias

- Muriçoca do Canal – Fernando Barbosa

- Maria Internet – Paulo Gomes

- Cambalacho – Genésio Tavares e Eurice Coelho

A comissão julgadora será formada por produtores de teatro, artistas plásticos, pessoas ligadas ao carnaval, presidentes de maracatus e escolas de samba do carnaval de Fortaleza, jornalistas e formadores de opinião, dentre outros, que terão a missão de escolher as três melhores músicas carnavalescas, o melhor carnavalesco, melhor interprete e as três melhores fantasias no quesito luxo.

A música vencedora do festival receberá o Troféu Dilson Pinheiro e a premiação de R$ 1.000,00. O segundo lugar recebe R$ 800,00 e o terceiro R$ 500,00. Ao final será produzido um cd promocional com as músicas finalistas.

Além dessa final, o Shopping Benfica promove amanhã (10) a partir das 19h, o desfile das fantasias carnavalescas. Com objetivo de incentivar e enriquecer os festejos do carnaval, o concurso tem a missão de estimular a produção artística e valorizar os artistas da terra. Para Marcilene Pinheiro, “o evento é uma forma de promover e incentivar o surgimento de novos talentos. Vamos apresentar o luxo dentro da cultura popular e reviver os desfiles e bailes de carnaval. Uma época em que as fantasias mostravam todo glamour, a criatividade, o brilho e garantiam a beleza da festa”, afirma a superintendente.

O BENFOLIA é uma realização do Shopping Benfica como forma de fomentar a cultura do carnaval. Têm como objetivo integrar a comunidade de Fortaleza às ações culturais do Shopping, incentivar a criatividade e o surgimento de novos talentos dentro da cultura do carnaval, difundir as diversas formas de expressão cultural, promover a integração e troca de experiências entre os participantes



SERVIÇO:
SHOPPING BENFICA
End: Avenida Carapinima, 2200. Benfica.
Tel: 3031.8660

Murilo Teixeira



A edição da 6 da 1914


Vivo e o Clássico Rei


As torcidas Uniformizadas do Fortaleza (TUF) e do Ceará (Cearámor) agora estão mais conectadas graças a parceria com a Vivo. Além de expandir a conectividade dos torcedores, a parceria amplia a comunidade Vivo entre os amantes do futebol cearense. Para garantir o sucesso do projeto, a Vivo conta com o apoio da revenda Cia do Telefone.

A parceria consiste na troca do chip com recarga de R$ 12, sendo que 50% do valor dos chips trocados serão repassados para a construção de uma sede própria da TUF e para a confecção de um bandeirão para a torcida do Ceará, caso as metas sejam atingidas.


Informações para a Imprensa Vivo:
Comunicação Corporativa Regional Nordeste
Parlato – Agência de Comunicação Integrada – (81) 3342.0019
Ana Lins – ana@parlato.com.br
Patrícia França – patricia@parlato.com.br
Paulo Corrêa – paulo@parlato.com.br
Marcellus Lima – marcellus.lima@vivo.com.br

A proposta da PMF

"Reafirmando o compromisso com a valorização dos servidores e empregados públicos do Município de Fortaleza e com a ampla discussão democrática que sempre pautou a atual administração, a Prefeitura de Fortaleza - PMF apresenta a seguinte Proposta Salarial para 2012, com reajuste na remuneração variando de 3,41% a 22,77%, conforme a categoria:


  1. Antecipação da data-base de maio para janeiro;
  2. Reposição integral da inflação (INPC) do período de maio a dezembro de 2011, retroativo a janeiro de 2012;
  3. Anuênios: concessão de até 3 (três) anuênios no 1º semestre de 2012, conforme calendário abaixo, e o restante dos anuênios no 2º semestre, adquiridos no período de 2005 a 2012 que ainda não foram pagos:

Mês/2012
Ambiente / Categoria
Janeiro
Gestão Pública e EMLURB
Fevereiro
Saúde e IJF
Março
TAAF e Fiscalização
Abril
AMC e GMF
Maio
IPM
Junho
PGM
Julho
Gestão Pública e IPM
Agosto
Saúde e IJF
Setembro
TAAF e Fiscalização
Outubro
AMC e GMF
Novembro
PGM

  1. Implantação das gratificações previstas nos PCCS;
  2. Implantação da Promoção por capacitação e Progressão por tempo de serviço;
  3. Implantação dos benefícios previstos nos acordos das categorias: Enfermeiros e Cirurgiões Dentistas do PSF, Nível Superior da Saúde, Guardas Municipais, SEFIN, etc;
  4. Concessão de Gratificação Especial de Desempenho - GED Variável SAMU, no percentual de até 10%, a partir de janeiro;
  5. Concessão de Gratificação Especial de Fiscalização de Atividades Específicas - GEFAE para Fiscais Municipais, no valor de R$ 500,00/mês, a partir de janeiro;
  6. Implantação da Gratificação Especial de Exercício de Função - GEEF, no percentual de 25%, para 210 agentes de trânsito que ainda não a recebem;
  7. Regulamentação da gratificação de Produtividade da AMC, transformando a parte variável em fixa;
  8. Extensão de 50% da gratificação de produtividade para servidores administrativos da AMC;
  9. Mudança do Nível de Classificação do B-NTE para C para os agentes de trânsito;
  10. Reajuste do abono de praça do povo, pelo índice de reajuste geral aplicado aos vencimentos;
  11. Reajuste do abono de fiscalização, pelo índice de reajuste geral aplicado aos vencimentos;
  12. Renovação das cláusulas do Acordo Coletivo dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Sanitaristas;
  13. Instalação de Comissão Paritária para realizar estudos sobre a mudança do regime celetista para estatutário dos agentes comunitários de saúde e agentes sanitaristas;
  14. Política de Segurança e Saúde do Servidor;
  15. Projeto de lei sobre prevenção ao assédio moral;
  16. Revisão da metodologia de avaliação dos laudos de gratificação de insalubridade;
  17. Melhoria dos processos de concessão de aposentadoria e de Assistência Médica;
  18. Política de Formação Continuada;
  19. Implementação de ações de melhoria nas condições de trabalho.
  20. Implantação das CIPA e realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho;
  21. Calendário de reuniões das Comissões PCCS no ano de 2012:

Comissões Setoriais
Dia
Horário
AMC1ª terça-feira do mês
10h
Educação1ª terça-feira do mês
14h
EMLURB1ª quarta-feira do mês
10h
Fiscalização1ª quinta-feira do mês
10h
Gestão Pública1ª quarta-feira do mês
14h
GMF1ª quinta-feira do mês
14h
IPEM
3ª terça-feira do mês
10h
IPM
3ª terça-feira do mês
14h
Médicos
3ª quarta-feira do mês
10h
Médicos IJF
3ª quarta-feira do mês
14h
Saúde
3ª quinta-feira do mês
8h
Saúde IJF
3ª quinta-feira do mês
14h
TAAF / SEFIN
3ª sexta-feira do mês
10h

  1. As reivindicações específicas prioritárias, definidas pelos Representantes dos Servidores e a Comissão de Negociação da PMF serão tratadas na Mesa de Negociação Permanente;
  2. Mesa permanente de negociação com as entidades representativas dos servidores, para tratar de assuntos de interesse da Prefeitura e dos servidores;
  3. Garantia da manutenção da liberação de Dirigentes Sindicais para Entidades Representativas dos servidores, com ônus para Prefeitura, nos termos dos atos devidamente publicados.
A proposta da PMF contempla questões financeiras, sociais, sindicais e de saúde, e atende reivindicações históricas das categorias como a antecipação da data-base de maio para janeiro; reposição integral da inflação; implantação de anuênios; efetivação dos benefícios dos PCCS e legislações específicas; cumprimento de acordos firmados com diversas categorias; implementação de ações de melhorias de condições de trabalho, dentre outras.
O esforço desenvolvido pela PMF juntamente com as Entidades Sindicais e a Câmara Municipal de Fortaleza no processo negocial transparente, democrático e que observa os limites e a legislação vigente reforça os avanços obtidos desde 2005, como a implementação dos 13 PCCS, contratações de 15.555, sendo 10.065 servidores de cargo efetivo e 5.490 temporários, e benefícios que garantem crescimento significativo na remuneração média dos servidores, com ganho real de 95%, acima da inflação acumulada (INPC) no período que registrou 41,48%.
A Prefeitura Municipal de Fortaleza reafirma também o compromisso com a democratização das relações trabalhistas ao assegurar o diálogo constante com as Entidades Representativas dos servidores, através da Mesa de Negociação Permanente, contribuindo, portanto, para um ambiente de trabalho saudável e uma melhor qualidade no atendimento prestado à população de Fortaleza.

Fortaleza, 09 de fevereiro de 2012.


Comissão de Negociação da PMF


Assessoria de Comunicação 
Secretaria de Administração do Município (SAM)
Prefeitura Municipal de Fortaleza
http://www.fortaleza.ce.gov.br/sam
http://www.twitter.com/sam_fortaleza

A agenda de Luizianne


A presidenta do PT Ceará e prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, participa, hoje, da reunião do Diretório Nacional (DN) na sede do PT em Brasília. Na pauta, a discussão e votação de um texto de Resolução Política; votação da consolidação do texto sobre a Reforma Estatutária aprovada no 4º Congresso do PT; Eleições 2012; plano de trabalho da Fundação Perseu Abramo e substituições de membros no DN.
Amanhã, data do aniversário de fundação do Partido, Luizianne Lins estará no Encontro Nacional de prefeitos/as e deputados/as estaduais do PT, também em Brasília. A expectativa do PT Nacional é que o evento conte com a presença de 550 prefeitos/as e os 146 deputados/as estaduais petistas, além da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula. A programação se estende até a noite quando acontece o ato comemorativo do 32º aniversário do PT, no Centro de Eventos Brasil 21. 
No sábado (11), a presidenta do PT Ceará estará na reunião do Diretório Estadual, no Hotel Amuarama, em Fortaleza, às 14 horas. A pauta é conjuntura, agenda partidária e eleições 2012. À noite, será a vez do PT Ceará comemorar o aniversário do partido com dirigentes, parlamentares e militantes. A festa está marcada para as 20 horas na sede do PT Ceará (Avenida da Universidade, 2189).
No domingo (12), Luizianne Lins participa de reunião com os presidentes dos Diretórios Municipais do Estado, também para tratar de eleições 2012.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Greve na AMC

Através da Procuradoria Geral do Município, a Prefeitura de Fortaleza entrou na Justiça pedindo a ilegalidade e a abusividade da greve dos agentes de trânsito da AMC. Por conta da invasão da sede da Autarquia Municipal de Trânsito, a Prefeitura também deflagrará inquérito administrativo para apuração civil e criminal de possíveis danos causados ao patrimônio público e enviará petição à Polícia Civil solicitando abertura de inquérito policial e perícia técnica para levantamento de prejuízos ao erário – tais como danos em veículos e equipamentos –, e de denúncias de violação a documentos sigilosos, que guardam informações dos condutores de veículos.

Os agentes de trânsito em estágio probatório serão convocados a se apresentar amanhã, às 8 horas da manhã, sob pena de demissão. A orientação é não negociar enquanto persistir a greve e cortar o ponto dos grevistas. Com a sede ocupada, sem condições de funcionamento do setor administrativo da AMC, a geração da Folha de Pagamento está comprometida, o que inviabilizará o pagamento dos funcionários.

Na manhã de ontem, em manifestação na frente da sede do órgão, os grevistas invadiram o prédio da Autarquia, obrigando os funcionários dos outros setores, que não tinham qualquer ligação com o movimento, a deixar o prédio. Gritando palavras de ordem, os invasores ameaçaram quebrar as portas, cortaram a energia do prédio por cerca de 30 minutos e chegaram até a usar spray de pimenta para paralisar as atividades dos demais setores, como o núcleo de gestão energética – que cuida da iluminação pública da cidade –, setor jurídico, setor pessoal, setor administrativo, divisão de educação, entre outros.

Além disso, alguns funcionários que possuem vagas de estacionamento internas tiveram seus veículos danificados, com as válvulas dos pneus cortados. Por volta das 10 horas, a presidência da AMC encerrou as atividades e liberou os funcionários para garantir a integridade física de todos. Na madrugada de sábado as viaturas que estavam guardadas na SEVIN, garagem da AMC, também tiveram válvulas dos pneus cortados.


---
Luciana de Paula
8868.9780 / 8776.6181
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Administração do Município (SAM)
Prefeitura Municipal de Fortaleza
http://www.fortaleza.ce.gov.br/sam
http://www.twitter.com/sam_fortaleza

Estagiária: Diva Fernandes (manhã)
                Marcelle Nunes (tarde)

Baja


Com o objetivo de aumentar o conhecimento na engenharia automobilística e se preparar para a futura carreira profissional, cerca de 200 universitários do Nordeste trabalham no projeto e construção de 11 carros off-road funcionais para disputar a 18ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS.

A competição de engenharia será realizada de 22 a 25 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, SP. Ao todo, a competição reunirá 71 equipes, que somam cerca de 1,4 mil estudantes de 15 Estados brasileiros e do Distrito Federal.

Do Nordeste, as equipes representarão 11 instituições de ensino da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Piauí. Estreante na competição, a equipe Cactus Baja, composta por 19 estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, do Rio Grande do Norte, iniciou o projeto do veículo há quase um ano.

O Baja SAE potiguar possui sistema de transmissão por CVT, suspensão dianteira tipo Duplo A e traseira Swing Axle, utilizadas para garantir estabilidade durante as provas dinâmicas. O veículo pesa 185 kg e atinge velocidade máxima de 55 km/h. “Nossa principal motivação é o ganho de conhecimentos adquirido com o projeto”, adianta Mário Jorge, formando de Engenharia Mecânica. A equipe veterana Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), também representará o Estado.

Piauí - Com projeto pronto desde novembro, a equipe IFPI Baja SAE, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), será a única representante do Estado. A equipe desenvolveu uma coluna móvel para direção, na qual o volante se desloca conforme com a necessidade do motorista. “Para o desenvolvimento do sistema analisamos as condições de ergonomia para veículo de competição”, explica o capitão Pedro Rodrigues Veloso, estudante do 9º semestre de Engenharia Mecânica.

Outra equipe que aposta no conforto é a Siará de Baja, da Universidade Federal do Ceará. A equipe aumentou o chassi do veículo e posicionou as rodas na frente da estrutura de aço, habitualmente colocadas na parte lateral do carro. “Além de aumentar o espaço interno, a mudança evita danos estruturais em caso de colisões”, diz André Valente de Brito, capitão da equipe, única representante do Ceará.

Demais equipes - Também representam a região Nordeste as equipes Baajatinga, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf); Carpoeira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Ford UFPBaja Improcrastinável e Ford UFPBaja Inexorável, da Universidade Federal da Paraíba; Parahybaja, da Universidade Federal de Campina Grande; Corisco Cavalo Doido e Corisco Vingador, da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco; Mangue Baja 1 e Mague Baja 2, da Universidade Federal de Pernambuco; e equipe Serbaja, da Universidade Federal de Sergipe.

Os Bajas SAE são projetados e construídos pelos estudantes, supervisionados por um professor, dentro das instituições de ensino como projeto extracurricular. Em Piracicaba, as equipes e os veículos serão avaliados por especialistas da indústria da mobilidade. Entre as provas estão avaliações de projeto, por meio de relatórios e apresentação, testes de tração, aceleração, velocidade máxima e o esperado enduro de resistência, que tem quatro horas de duração e é feito em pista de terra com muitos obstáculos, em condições “off-road”.

No final, as equipes das três instituições representadas que alcançarem as melhores pontuações, na soma geral das provas estáticas e dinâmicas, ganham o direito de representar o Brasil na Baja SAE Wisconsin, de 7 a 10 de junho deste ano, nos EUA. Na competição norte-americana, que reúne mais de 90 equipes de diferentes países, o Brasil acumula quatro vitórias.

Carros - Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Todo o sistema de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto e a viagem da equipe ao local da competição.

O Projeto Baja é o primeiro e um dos programas de maior sucesso organizados pela SAE BRASIL na capacitação dos futuros engenheiros, no qual estudantes são envolvidos em caso real de desenvolvimento de um veículo em todas as ações correlatas. Além de praticarem os conceitos teóricos adquiridos em sala de aula, todas as equipes são submetidas a experiências da vida real, como trabalho em equipe, atendimento de prazos, busca de suporte financeiro para o projeto e diversas atividades, muitas delas em áreas não exploradas nos cursos regulares, mas que incentivam a criatividade e o surgimento de lideranças. Atualmente, muitas empresas priorizam a contratação de ex-participantes do Projeto por causa da preparação.

O engenheiro Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, comenta que as competições estudantis promovidas pela entidade desafiam os estudantes no que toca às habilidades mais desejadas pelo mercado nos profissionais da engenharia. “Os jovens aprendem a trabalhar em equipe, concebem, constroem e testam o projeto, tudo dentro das rígidas regras da competição”, conta Vagner Galeote.


Equipes na 18ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
71 equipes inscritas • 15 Estados mais DF • 57 instituições de ensino



CENTRO-OESTE
Distrito Federal (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Paulista (campus Distrito Federal) – equipe Calango Cross (carro 67)
Universidade de Brasília (UnB) – equipe Piratas do Cerrado (carro 70)

Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Mato Grosso – equipe UFMT Baja SAE (carro 54)


NORDESTE - 7 Estados – (11 equipes – 11 instituições)

Bahia (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – equipe Baajatinga (carro 33)
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – equipe Carpoeira (carro 41)

Ceará (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Ceará (UFC) – equipe Siará (carro 37)

Paraíba (3 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal da Paraíba–equipes Ford UFPBaja Improcrastinável e Ford UFPBaja Inexorável (16-17))
Universidade Federal de Campina Grande – equipe Parahybaja (carro 40)

Pernambuco (4 equipes / 2 instituições)
Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli PE) – equipes Corisco Cavalo Doido e Corisco Vingador (carros 26 e 25)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – equipes Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2 (carros 6 e 5)

Rio Grande do Norte (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal Rural do Semi-Árido – equipe Cactus Baja (carro 62)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – equipe Car-Kará (carro 27)

Sergipe (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Sergipe – equipe Serbaja (carro 58)

Piauí (1 equipe / 1 instituição)
Instituto Federal do Piauí – equipe IFPI Baja SAE (carro 71)

SUDESTE - 4 Estados - 22 equipes – 30 instituições

São Paulo / Interior – (13 equipes / 11 instituições)
Universidade Federal de São Carlos – equipe Baja UFSCar (carro 68)
Universidade de Franca – equipe Baja Unifran (carro 66)
Universidade Metodista de Piracicaba – equipe Baja Unimep (carro 46)
Uniararas - Centro Universitário Hermínio Ometto – equipe Bajarara (carro 56)
Escola de Engenharia de São Carlos da USP – equipes EESC USP 1 e EESC USP 2 (carros 14 e 13)
Faculdade de Sorocaba (Facens) – equipe Fase Racing (carro 51)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica – equipe Ita Baja (carros 49)
Universidade Estadual Paulista/UNESP Bauru–equipes PAC Baja Unesp 1 e PAC Baja Unesp 2 (carros 23-24)
Universidade Estadual Paulista / UNESP Guaratinguetá – equipe Piratas do Vale (carro 18)
Universidade Estadual Paulista / UNESP Ilha Solteira – equipe Tec-Ilha (carro 28)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – equipe Unicamp Baja SAE (carro 45)


Grande São Paulo – (9 equipes / 6 instituições)
Fundação Armando Alvares Pentado (Faap) – equipe Baja Faap (carro 69)
Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec SP) – equipe Fatecnólogos (carro 29)
Centro Universitário da FEI – equipes FEI Baja 1 (Dipton) e FEI Baja 2 (Zaya) (carros 2 e 1)
Universidade Presbiteriana Mackenzie – equipe Mack 51 (carro 47)
Instituto Mauá de Tecnologia – equipes Mauá 1 e Mauá 2 (carros 22 e 21)
Escola Politécnica da Universidade de S.Paulo/USP – equipes Poli Titan e Poli Ciser Fenix (carros 4 e 3)

Minas Gerais – (7 equipes / 6 instituições)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipe Baja UFMG (carro 10)
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) – equipe Cefast (carro 7)
Universidade Fed. de SãoJoão Del Rei-equipes Komiketo Baja UFSJ 1 e Komiketo Baja UFSJ 2 (carros 19-20)
Universidade Federal de Itajubá – equipe Saci (carro 65)
Universidade Federal de Viçosa – equipe UFV Baja (carro 53)
Centro Universitário UNA – equipe Una Baja (carro 57)

Espírito Santo – (2 equipes / 1 instituição)
Universidade Federal do Espírito Santo – equipes Vitória Baja 1 e Vitória Baja 2 (carros 11 e 12)

Rio de Janeiro (7 equipes /6 instituições)
Instituto Politécnico da Universidade do Estado do RJ - Nova Friburgo Beirute Baja SAE (carro 55)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – equipe Super Baja (carro 59)
Universidade Federal do Rio de Janeiro – equipes Minerva Baja UFRJ 1 e Minerva Baja UFRJ 2 (carros 34-35)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio de Janeiro – equipe Reptiles PUC-RIO (carro 61)
Universidade Federal Fluminense – equipe Tuffão (carro 48)
Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda – equipe VR Baja (carro 50)


SUL - 3 Estados - 15 equipes – 13 instituições

Santa Catarina (5 equipes / 4 instituições)
Universidade Federal de Santa Catarina campus Joinville – equipe Baja Cem (carro 63)
Instituto Superior Tupy – equipe Ciser Ist Baja SAE (carro 15)
Universidade Federal de Santa Catarina–equipes UFSC Tupy Jaguar e UFSC Tupy Puma (carros 8 e 9)
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – equipe Velociraptor (carro 30)

Rio Grande do Sul (6 equipes / 5 instituições) 
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – equipe Baja de Galpão (carro 39)
Universidade Federal do Rio Grande – equipe Baja Furg (carro 64)
Universidade Federal de Santa Maria – equipes Bombaja/UFSM 1 e Bombaja/UFSM 2 (carros 31 e 32)
Faculdade Horizontina (Fahor) – equipe Sinuelo Fahor (carro 52)
Universidade Regional Integrada - Santo Ângelo – Equipe URI Baja (carro 42)

Paraná (5 equipes / 4 instituições)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná – equipe Baja Cataratas (carro 60)
Pontifícia Universidade Católica / PUC PR – equipe CW Baja (carro 38)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná–equipes Imperador UTFPR 1 e Imperador UTFPR 2 (carros 43-44
Universidade Federal do Paraná – equipe UFPR Baja SAE (carro 36)
18ª Competição Baja SAE BRASIL–PETROBRAS
Quando – de 22 a 25 de março de 2012
Onde - Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA)
Endereço – rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP 
Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Luisa Peliello – luisa@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

Seguidores

Arquivo do blog