quinta-feira, 1 de março de 2012

Roberto Cláudio governador


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB), assumiu hoje o Governo do Estado interinamente. O governador Cid Gomes (PSB) está em missão oficial no exterior até a próxima quarta-feira (7) e o vice-governador, Domingos Filho (PMDB), viajou ontem para representar o Ceará em um evento nos Estados Unidos. Na agenda de Roberto Cláudio estão reuniões administrativas. Amanhã, às 10 horas, Roberto Cláudio, confere a assinatura da ordem de serviço para as obras de construção do novo terminal do Porto do Mucuripe.
O novo terminal  compreende a construção de um novo cais para atracação de navios com 350 metros de extensão e 14 metros de profundidade, preferencial para navios de turismo; uma estação de passageiros com espaço para check-in e check-out, lojas de conveniência, espaço para bagagens, restaurantes e órgãos intervenientes de 9 mil m²; bem como estacionamento para ônibus e automóveis; além de uma retroárea para armazenagem de contêineres com área de 40 mil m² - configurando o equipamento como um Terminal de Múltiplo Uso. O valor da obra é de R4 118,4 milhões, que serão pagos pelo Governo Federal, com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Copa). O consórcio Constremac/Serveng será o respomsável pela obra.
O cronograma de execução da obra é de 21 meses após a assinatura da Ordem de Serviço, com expectativa de conclusão para final de 2013. Na avaliação do secretário nacional dos Portos, Leônidas Cristino, o equipamento estará em pleno funcionamento em 2014, para atender a demanda de turistas durante os jogos da Copa do Mundo.

Aumento dos combustíveis


A OAB-CE, por intermédio de sua Comissão de Estudo e Defesa da Concorrência, marcou para amanhã,  às 14 horas, na sede da entidade, a Audiência Pública para identificar as razões do aumento de preço linear dos postos de combustíveis de Fortaleza na semana que antecedeu o Carnaval de 2012.

De acordo com o presidente da Comissão de Estudo e Defesa da Concorrência, Sávio Aguiar, foram convidados para o encontro representantes da ANP (órgão regulador), Sindipostos (revendedores locais), Sindicom (distribuidoras); Procon; Procon Assembleia; e das Comissões de Defesa do Consumidor da OAB-CE e de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Fortaleza.
Segundo Sávio, a maneira abrupta como foram reajustados os preços do litro de gasolina (em até R$ 0,30 na maioria dos pontos de venda) motivou a convocação da Audiência Pública. “É nossa obrigação apurar tal elevação, principalmente pelo fato deste aumento ter ocorrido de forma linear e instantânea”, declarou Sávio.

Serviço:
Audiência Pública

Local: Sala do Conselho da OAB-CE – Rua Lívio Barreto, 668, Dionísio Torres
Horário: 14 horas

Suzete Nocrato Moura
Assessora de Imprensa
Fone: (85) 8802.7634 / (85) 8106.9586
Email: suzete.nocrato@gmail.com

Março Lilás


Um movimento feito para integrar os movimentos sociais de mulheres do Ceará. É assim o Março Lilás 2012, evento que será debatido durante o Café com Justiça desta sexta-feira, 2
 
O Instituto Maria da Penha- IMP tem o prazer de convidar para o CAFÉ COM JUSTIÇA, sobre a realização do Movimento Março Lilás edição 2012, movimento social de mulheres que nesta edição tem como objetivo maior: INTEGRAR os movimentos sociais de mulheres e transformar-se em TECNOLOGIA SOCIAL junto a ONU Mulher e a Secretária Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres.
Na ocasião haverá um pronunciamento da fundadora do Instituto Maria da Penha- Sra Maria da Penha- sobre a importância da articulação dos municípios visando efetivar a prevenção à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher assim como da criação dos equipamentos e capacitação dos profissionais que fazem parte da Rede de Atendimentos à Mulher Vítima dessa violência em todos os municípios do Estado do Ceará. Será então lançada a CAMPANHA DO CEARÁ PELO FIM DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER.
Aos municípios que aderirem a Campanha será entregue um Termo de Compromisso cuja principal função está vinculada ao Capítulo I do Título III da Lei Maria da Penha no que se refere à realização de ações que venham a atender o caput do mesmo.
Serviço:
DATA: 02/03/2012
HORÁRIO: 9:00h
LOCAL: NUDEM – Núcleo De Defensoria da Mulher – Rua Valderi Uchoa, 260 Benfica - próximo a praça da Gentilândia

Contato para entrevistas:
 Valéria Mendonça, Coordenação Geral Março Lilás - (85)8875-0176/(85)9663-0822

59,2% da Arena Castelão


A obra de reforma, ampliação e modernização do Estádio Plácido Aderaldo Castelo, Castelão, fechou o mês de fevereiro com 59,2% de execução, de acordo com relatório do consórcio construtor. O secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, comemora o resultado que foi acima do inicialmente previsto para o período. “Pensávamos chegar a aproximadamente 58% de execução e o resultado foi bem acima. Essa notícia nos deixa muito alegres e motivados para seguir em frente na realização desse projeto”, diz.

Das quatro etapas do projeto de reforma e modernização, duas  foramfinalizadas. A Etapa I foi inaugurada em novembro de 2011. A fasecompreende Estacionamento e Praça de Acesso do Setor Norte e o EdifícioFares Cândido Lopes, sede de dois órgãos do Governo do Estado (Secretariado Esporte do Estado e do Departamento de Arquitetura e Engenharia). AEtapa II compreende Estacionamento e Praça de Acesso Setor Sul.

As etapas III corresponde à construção do Edifício Central que é considerado ocentro de comando de todo o estádio. Dos seis andares projetados para onovo equipamento, cinco  estão erguidos. De acordo com o último relatório,a etapa alcança 45,37% de execução. A previsão é que o prédio sejaconcluído em setembro.  a Etapa IV compreende a finalização de todo oprojeto e interação entre as etapas. Atualmente, essa fase está com 25,13%de conclusão. A previsão é que a obra do Castelão seja entregue emdezembro deste ano.

Dentro do projeto, também  estão sendo montados os primeiros pilares quevão sustentar a nova coberta do Estádio Castelão. Serão ao todo 60 pilaresque vão suportar a coberta de policarbonato que irá proteger os torcedoresdos altos índices de insolação do Nordeste brasileiro e garantir a qualidadedas transmissões televisivas.

No projeto do Castelão estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e do entorno, com a construção da praça de acesso de 70 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes (sede de dois órgãos estaduais); e a operação do estádio por oito anos.

Quando concluído, o Estádio Castelão será a maior arena do Norte/Nordeste eestará entre as quatro maiores do Brasil. O estádio receberá uma semifinal daCopa das Confederações 2013 e seis jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil2014™ (sendo três jogos com seleções cabeças de chave, destacando-se aSeleção Brasileira).

Etapas da Obra
  • ETAPA I - Edifício-sede de dois órgãos do Governo do Estado,Estacionamento Norte e Praça de Acesso Norte (FINALIZADO)
  • ETAPA II - Estacionamento Sul e Praça de Acesso Sul (FINALIZADO)
  • ETAPA III – Edifício Central
  • ETAPA IV - finalização de todo o projeto e interação entre as etapas.

Mais informações:
Lisiane Linhares e Viviane Lima
Coordenadoria de Comunicação da Secretaria Especial da Copa 2014
imprensa@secopa.ce.gov.br
+55 85 3264.5359 | 8778.0024 | 8724.2147

Cruz da JMJ


A Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o Ícone de Nossa Senhora chegam à Arquidiocese de Fortaleza pela cidade de Aquiraz. A chegada está prevista para as 18 horas de hoje. As atividades na Praça da Matriz de Aquiraz começam às 16 horas.
De Aquiraz os símbolos seguem para a Igreja de São José, vizinho ao terminal do Siqueira (Avenida Osório de Paiva) às 21h30. A partir da Igreja, os símbolos seguirão em procissão com Trio elétrico para a paróquia de Santa Cecília parando na Comunidade de Marrocos, considerada uma das mais violentas de Fortaleza. Os jovens farão um momento de oração e acendimento de velas intercedendo pela paz na região. Na ocasião, um ex-dependente químico testemunhará sua saída do mundo das drogas.

À meia noite, a Cruz e o Ícone chegam à Paróquia de Santa Cecília onde haverá uma vigília de oração, com apresentações musicais e alguns sacerdotes atendendo no sacramento da Confissão. Segundo Pe. Watson Holanda Façanha “este é um acontecimento grandioso e prepara a juventude para a Jornada Mundial da Juventude com o papa no Rio de Janeiro”.

Bote Fé Fortaleza
Coroando a peregrinação dos símbolos da JMJ nas paróquias, centros de ressocialização e outras expressões eclesiais, a Arquidiocese de Fortaleza em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil -CNBB realizará o evento Bote Fé, dia 3 de março, às 15h, no aterro da Praia de Iracema.
O evento é gratuito e espera receber um público de 100 mil pessoas durante as atividades que consta de shows com Zé Vicente, Comunidade Recado, Suely Façanha, Missionário Shalom, Ir. Kelly Patrícia e banda Dominus direto de Belo Horizonte. Haverá também a celebração de acolhida da Cruz da JMJ e do Ícone de Nossa Senhora e celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Fortaleza Dom José Antonio Tosi Aparecido Marques, bispos auxiliares e dezenas de sacerdotes da arquidiocese de Fortaleza.
Todos os movimentos católicos que trabalham com a evangelização da juventude em Fortaleza estão engajados na preparação e realização do Bote Fé. Depois de Fortaleza os símbolos da JMJ seguem para a Diocese de  Crateús


Cruz da JMJ e Ícone de Nossa Senhora
Como preparação para o encontro internacional dos jovens com o papa, a Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa senhora peregrinam por todo o país até a data da realização do encontro. No Ceará, os símbolos da JMJ chegam dia 18 de fevereiro e em Fortaleza dia 1º de março.
SERVIÇO:
Bote Fé Fortaleza
Acontecerá dia 3 de março, no aterro da Praia de Iracema, às 15h com entrada franca. Atrações: Comunidade Recado, Zé Vicente, Ir. Kelly Patrícia, Missionário Shalom, participação especial de Suely Façanha e banda Dominus.
Mais informações: Vanderlúcio Souza 8172.3283

Unidade de Saúde na CMFor


Acrísio Sena (PT) parabenizou os vereadores que participaram da reativação do ambulatório - Foto: Genilson de Lima
O presidente da Câmara Municipal, vereador Acrísio Sena (PT) inaugurou hoje a Unidade de Saúde Antônio Augusto Gonçalves, localizado no prédio do Legislativo. Destinada a atender os servidores e parlamentares da Câmara, o ambulatório funcionará das 8 às 16 horas em esquema de emergência.
Os vereadores Eron Moreira (PV) e Vitor Valim (PMDB) parabenizaram a Mesa Diretora pela iniciativa de reativar o ambulatório. Acrísio Sena estendeu os parabéns aos vereadores que apoiaram o projeto, especialmente aos médicos, que, inclusive, fizeram doações para possibilitar o funcionamento do espaço ou se prontificaram a ceder um horário para atender os pacientes. O nome da sala é uma homenagem ao médico e ex-vereador falecido em 2003.
Colaborou Fernanda Barrocas

Seguidores

Arquivo do blog