Pesquisar no blog

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Árbitros daqui

Desta vez sem arbitragem de fora os jogos que definirão os finalistas do Cearensão 2012 terão árbitros de casa.
No próximo sábado, às 16h20, no novo Presidente Vargas, Avelar Rodrigo apita Fortaleza x Horizonte.
No domingo, às 16 horas, no novo Presidente Vargas, Luzimar Siqueira dirige Ceará x Tiradentes.

Dança


A Vila das Artes programou diversas atividades para esta sexta-feira (27) para  comemora o Dia Internacional da Dança, celebrado todo dia 29 de abril. Além de atividades formativas que aconteceram ao longo do mês como curso de Danças Urbanas e Dança Clássica, nesta sexta serão realizadas aulas públicas, aulas abertas e um encontro de confraternização.
A política de formação em dança da Prefeitura de Fortaleza passa pela Vila das Artes. Um espaço voltado para a formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. A dança é uma das linguagens atendidas e através de sua Escola Pública de Dança promove reflexões, encontros e atividades de formação que estimulam a construção de um pensamento crítico em torno da linguagem cênica. Essas ações de formação têm favorecido o desenvolvimento do conhecimento e da criação artística no campo da dança cênica em Fortaleza.
A programação na sexta-feira é aberta ao público e começa às 14h, com uma apresentação dos alunos do Curso de Formação Básica em Dança. Para participar basta se inscrever antes da oficina na secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro). No fim da tarde, será realizada uma Jam (sessão) de contato-improvisação e em seguida uma confraternização. 
O dia 29
Celebrado todo dia 29 de abril, o Dia Internacional da Dança lança luz a diversas questões que envolvem a dança. Entre os objetivos, está o de voltar o olhar das pessoas para a relevância desta arte e também dos governantes para a inclusão da dança no sistema de educação. O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO e é promovido anualmente pelo Conselho Internacional de Dança (CID). A data é uma homenagem ao nascimento do bailarino e mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), responsável pela introdução de novos paradigmas de criação coreográfica.

Programação 

14h – apresentação das alunas do curso Formação Básica em Dança
15h15 – aula pública de balé clássico 
15h15 – aula aberta de dança de salão 
16h45 – aula pública de dança de rua 
17h – jam de contato-improvisação
18h30 – confraternização 

*Foto de Jardel Kennedy, durante atividades do dia da dança na Vila, em 2011.

Serviço
Dia Internacional da Dança. Dia 27 de abril, a partir das 14h, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro). Informações: 3105-1402.

Gony Arruda


(Fortaleza-CE, 26/04/2012)  O Ministério Público Eleitoral (MPE) no Ceará proferiu parecer favorável à representação do PSDB-CE contra o deputado estadual Gony Arruda (PSD), licenciado da Assembleia Legislativa estando como secretário de Esporte do Estado.
 
Em julho do ano passado, seguindo orientação da executiva nacional, o partido protocolou pedido de cassação do mandato do então parlamentar no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por infidelidade partidária. O PSDB alega que Gony eleito pelo partido 2010 assumiu a Secretaria Estadual de Esporte sem o consentimento da legenda e após campanha eleitoral em que a sigla se posicionou como oposição ao atual Governo.
 
De acordo com o 1º secretário da Execuitva Estadual do PSDB-CE, Thiago Campelo, com o parecer do MPE, o rito processual está quase todo completo. “Agora, o processo segue concluso para julgamento do relator, juiz Cid Marconi Gurgel de Souza”, informa.
 
 
(por Lauriberto Braga, especial para a Política Real, com edição de Genésio Jr )

Quem ganhou o BNB de Jornalismo?


Os vencedores do Prêmio BNB de Jornalismo em Desenvolvimento Regional – edição 2011, foram anunciados pelo Banco do Nordeste na noite dessa quarta feira (25). A solenidade de entrega aconteceu na sede do Banco, em Fortaleza.

O Prêmio, que acontece anualmente e está em sua 9ª edição, seleciona trabalhos jornalísticos que tratam de ações de desenvolvimento regional e expansão de crédito executadas em toda a área de atuação do BNB. Dessa forma, o concurso reconhece o destaque dos melhores trabalhos jornalísticos veiculados em diversos meios de comunicação.

Na solenidade estiveram presentes profissionais da comunicação, funcionários e o presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago. “A premiação é uma motivação do BNB aos profissionais de comunicação para que eles busquem desenvolver trabalhos voltados para o desenvolvimento regional”, ressaltou.

Para Eduardo Queiroz, do Diário do Nordeste, premiado na categoria Mídia Impressa (Foto), esse é o reconhecimento de um trabalho em equipe. “Encontro no semiárido nordestino uma riqueza de pessoas que modificam o Nordeste”, comemorou. Já Agnaldo Brito, ganhador da categoria Mídia Eletrônica – Internet”, dom trabalho publicado no portal Folha.com, ”o prêmio é importante especialmente por estimular o desenvolvimento da reportagem regional, permitindo o desenvolvimento da região não apenas no sentido econômico, mas também promovendo o desenvolvimento social”.

Confira na lista a relação de todos os premiados:

Nacional

Mídia Impressa-foto: Gladyston Rodrigues- Velho Chico – Novos Rumos – Estado de Minas (MG) (foto);

Mídia Imprime-texto: Sérgio de Sousa - O semiárido que dá certo – Diário do Nordeste (texto);

Mídia Eletrônica-internet: Roberta Soares – As duas faces da nova BR 101 – JC On Line (PE) (internet);

Mídia Eletrônica-rádio: Carla Farias Simões e Célio Santos – Desenvolvimento regional através da agricultura familiar – Rádio Uesb-FM (BA);

Mídia eletrônica-tv: Wendell Rodrigues, Kátia Dumont, Sílvio Osias, Homero Baco, Anne Macêdo, Dichell Braz, Almicar Lima, Elmon Palmeira, Danilo Campos, Gilvan Fernandes, Davi Onofre, Flávio melo, Wálter Júnior, Marcelo Xavier, e Biu Borges – Série: Faço diferente na Paraíba – TV Correio (PB) (TV);

Regional I

Mídia Impressa-Foto: Eduardo Queiroz – Retratos Sertanejos – Diario do Nordeste (CE)

Mídia Impressa-Texto: Maristela Crispim, Fernando Maia, Iracema Sales e Samira de Castro – Retratos Sertanejos – Diário do Nordeste

Mídia Eletrônica – Internet: Ed Wanderley e Elian Balbino- Dos bicos aos bytes – Diario de Pernambuco (PE);

Mídia Eletrônica-TV: Mônica Cristina, Antônio Martins, Ingrid Farias, Josicarlos Lopes, Cícero Herculino Vieira- O novo mundo do vinho – TV Jornal (PE);

Mídia Eletrônica – Rádio: Everson Teixeira, Júlio Neto e Marília Banholzer- Formação sob demanda – Rádio Jornal (PE).

Regional II

Mídia Impressa-Foto – Junior Santos – Os frutos do planalto do retiro – Tribuna do Norte (RG);

Mídia Impressa-Texto – Renata Moura e Andrielle Mendes – Serie Empreender – Tribuna do Norte (RN);

Mídia Eletrônica-Internet – Maria de Fátima Souza de Melo- Balde cheio de esperança – CN Agitos (RN);

Mídia Eletrônica-TV – Rayssa de Sousa Alves, Edyjoel Rosa de Oliveira, Paulo Hernique da Silva, João Francisco Carvalho Júnior e Emanuel Pascoal Aquino Serejo – Mãos do desenvolvimento regional – TV Cidade (MA).

*não houve premiação para Mídia Eletrônica-Rádio.

Regional III

Mídia Impressa-Foto: Yvettte Moura -A renda que vem da Lama – O jornal (AL)

Mídia Impressa-Texto: Nide Lins – Os novos vitalinos – O Jornal (AL)

Mídia Eletrônica Internet:Franco Fiorot – Pescando Esperança – Campo Vivo (ES)

Mídia Eletrônica-TV: Tiale Acrux, Adriadna Guimarães e Jackson Cabral- Piscicultura (SE)

Mídia Eletrônica – Rádio: Ceiça Dias – Crescimento a partir de financiamento – Rádio Cultura (SE)

Extrarregional

Mídia Impressa-Texto: Paulo Henrique Lobato – Velho Chico Novos Rumos – Estado de Minas (MG) Mídia Eletrônica – Internet – Agnaldo Brito – A revolução penambucana – Folha.com (SP);

Não houve premiação para as demais categorias.

Livro Digital


Idealizado e realizado pela Câmara Brasileira do Livro desde 2010, o III Congresso do Livro Digital e a própria entidade constituem o principal fórum brasileiro para a discussão e debate das tendências do mercado editorial de conteúdo digital. A 3ª edição tem como tema central “A nova cadeia produtiva de conteúdo – do autor ao leitor” e conta com a participação de grandes nomes do setor nacional e internacional. 
Para abordar o assunto “Biblioteca Digital”, a CBL traz para o congresso Claire Nguyen, diretora do Consórcio Cooperativo da Biblioteca Interuniversitária de Santé – Paris, e Sueli Mara Soares Pinto Ferreira, diretora técnica do SIBI (Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo). A apresentação de ambas acontece no dia 11 de maio, às 15h, com uma hora de duração.
             A exemplo dos anos anteriores, serão dois dias de análises e discussões sobre os temas mais relevantes relativos ao livro digital, a perspectiva do mercado, os modelos de negócios, aspectos tecnológicos, direitos autorais e o comportamento do leitor. Todo esse conteúdo debatido por acadêmicos, profissionais e executivos que são referência do setor.
         
Mercado do Livro Digital

        Os e-books tiveram um crescimento em vendas de 117% em 2011 nos Estados Unidos, segundo a Associação dos Editores Americanos (AAP). No Brasil, não há dadosatualizados sobre a quantidade de títulos disponíveis e o volume comercializado.
O segmento educacional deverá ser o grande propulsor do livro digital no Brasil. OMinistério da Educação (MEC) definiu o uso de tablet na rede pública de ensino, começando pelos professores do ensino médio. A partir do segundo semestre, deve ter início a distribuição dos equipamentos para 598.402 docentes. Os primeiros da lista são os professores de escolas que já têm internet em alta velocidade (banda larga), que somam 58.700 unidades. A ideia é que o equipamento chegue a 62.230 escolas públicas urbanas.
Para levar o plano adiante, o MEC irá desembolsar de R$ 150 milhões a R$ 180 milhões para comprar até 600 mil tablets este ano. Em dezembro passado, o ministério abriu licitação para a aquisição de 900 mil aparelhos de fabricação nacional.
O professor universitário, pesquisador e autor  Romero Tori acredita que, como material de apoio pedagógico, o tablet seja imbatível. “Sua bateria oferece autonomia suficiente para dispensar a necessidade de uma tomada em cada carteira. Sua portabilidade permite acompanhar o aluno em praticamente todos os lugares”. 
           A respeitada publicação americana Horizon Report destacou que os aplicativos móveis e os tablets são as tendências tecnológicas para a área educacional.        

Congresso nas mídias sociais

          O 3º Congresso Internacional CBL do Livro Digital também está nas mídias sociais. O Twitter @CLivroDigital e o facebook.com/congressocbldolivrodigital trarão todas as informações dos palestrantes e da programação do evento, além de dados que se relacionem ao tema livro digital. Mais informações também poderão ser encontradas no site:www.congressodolivrodigital.com.br.


SERVIÇO
3º Congresso Internacional CBL do Livro Digital
Quando: dias 10 e 11 de maio de 2012
Horário: 10 e 11.05 - das 8h às 19h
Onde: Centro Fecomercio de Eventos – Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo – SP.


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação
Tel.: 55 11 3675-5444
André Mascarenhas andre.mascarenhas@viveiros.com.br
Edna Batista edna@viveiros.com.br
Juliana Tavares juliana.tavares@viveiros.com.br
Rosângela Manchon – rosangela.manchon@viveiros.com.br

Legislação Eleitoral


A Câmara Municipal de Fortaleza e o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizam amanhã o Seminário Legislação Eleitoral. O presidente do TRE-CE, desembargador Ademar Mendes diz que o seminário será uma oportunidade de informar e esclarecer a população sobre as regras que vão reger as eleições municipais deste ano.
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Acrísio Sena (PT) afirma que a Câmara parte na frente na discussão sobre as eleições 2012. "Nós teremos agora em 2012, em sete de outubro, eleições tanto para prefeito como para vereadores e nós achamos prudente e educativo fazer uma discussão com os assessores, com os partidos e também com os vereadores sobre a Legislação Eleitoral deste ano. Escolhemos três temas fundamentais: registro de candidaturas, ficha limpa e propaganda eleitoral que serão debatidos com as autoridades da área", destaca Acrísio Sena.
O seminário será realizado no Auditório Ademar Arruda, na sede do Legislativo Municipal de Fortaleza.
Voltado para vereadores de Fortaleza e da Região Metropolitana, órgãos de classe e entidades da sociedade civil, o seminário apresentará palestras e debates sobre registro de candidatura, propaganda eleitoral e Lei da Ficha Limpa. Participarão como palestrantes Jorge Luiz Girão Barreto, Marcelo Roseno e Djalma Pinto. 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

De olho


EDUARDO BRESCIANI - Agência Estado
O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirmou que vai visitar as 12 cidades sedes da Copa do Mundo de 2014 a partir do mês de maio para fiscalizar o andamento das obras de mobilidade urbana.
Ribeiro afirmou não haver "comprometimento" do cronograma das obras previstas na matriz de responsabilidade de cada cidade. Além das obras da Copa, o ministro quer visitar ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida para fazer uma "central de controle de obras" na pasta.
"Estamos agendando para o mês de maio e até próximo da primeira semana de junho visitas a todas essas obras da Copa e vamos aproveitar também para visitar as obras do PAC e do Minha Casa, Minha Vida e termos instalada a nossa central de controle de obras no ministério das cidades", disse Ribeiro, que participou de audiência na Câmara dos Deputados.
Apesar da promessa de reforço na fiscalização, o ministro afirma que não há problemas com o calendário para a Copa. "Nós não temos o comprometimento com relação ao calendário da Copa do Mundo nas 12 cidades que estão recebendo esses investimentos na mobilidade".
Ribeiro disse ter recebido de Dilma a missão de dar agilidade nas obras e considerou que o monitoramento é uma ferramenta gerencial para alcançar este objetivo. Ele destacou que, apesar de repassar recursos, o ministério não é o responsável pelas obras, que tem a frente governos estaduais ou municipais. 

Caminhada pela Vida


Pacíficos, sim; omissos, não. É com este pensamento que vários movimentos pró-vida do Ceará  se organizaram e marcaram para este próximo sábado, dia 28, a primeira Caminhada pela Vida que acontecerá na Avenida Beira-Mar,  a partir das 8h, com concentração no Aterro da Praia de Iracema.

Os Projetos Juventude e Família da Comunidade Católica Shalom encabeçam o ato mas contam com a  participação de grupos e pastorais da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Paróquia de São Vicente, Movida (Movimento pela Vida) e outros. Padre Antônio Furtado tem percorrido vários bairros de Fortaleza convidando a população pró-vida para a Caminhada. “É um importante testemunho público em defesa da vida que está ameaçada. A maioria absoluta da população brasileira e cearense é a favor da vida. Não podemos ficar calados”, disse o sacerdote.

Dos movimentos participantes destaque para o “Jovens pela Vida”, iniciativa que surgiu no Facebook e em menos de dois meses adquiriu mais de 3 mil assinantes. O Movimento “visa mostrar à parcela da sociedade que é a favor do aborto o quanto é desumano essa ideologia, e manifestar aos legisladores do Brasil que aderir a essa cultura de morte não é sinal de avanço para o país ,pelo contrário, é sinal de retrocesso! e que a maioria do povo Brasileiro é contrário a essa cultura de morte tão difundida!”, explicou Rubens Pinheiro.

Uma das bandeiras da Caminhada é a manifestação da  insatisfação com a decisão do Supremo Tribunal Federal que aprovou,no início deste mês, por 8 votos a 2 a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental 54 que descriminaliza o aborto de fetos diagnosticados com meroanencefalia .

SERVIÇO:

1ª Caminhada pela Vida
Próximo sábado, dia 28 de abril de 2012
Acontecerá na Avenida Beira-Mar
A concentração será no Aterro da Praia de Iracema, às 8h
Mais informações: 8172.3283 (Vanderlúcio Souza – Assessoria de Imprensa)


Mais sobre o movimento Jovens Pela Vida

Este Movimento teve início na quaresma de 2012, quando alguns jovens do Projeto Juventude, da Comunidade Católica Shalom, chocados pela desvalorização da vida humana, numa sociedade em que se protege os animais e árvores e se mata crianças, se propuseram a debater sobre a questão do aborto e interceder pelos que lhes são negados o direito à vida.


A proposta inicial do Movimento foi a criação de uma grupo na rede social Facebook para a discussão da problemática do aborto, tentando criar um espaço de discussão com jovens nas diversas áreas do conhecimento, desde conteúdos filosóficos até conteúdos biológicos.


Sem grandes pretensões, o Movimento, que teve um rápido crescimento, atingindo mais de três mil jovens em menos de dois meses, está promovendo o seu primeiro grande evento, a “Caminhada pela Vida”, que conta com o apoio da Comunidade Católica Shalom.

Eleições 2012

A unidade do PT e do PSB para as eleições de 2012 em Fortaleza está sendo reconstruída. Pelo menos é este o sentimento após a reunião das executivas municipais dos dois partidos realizada ontem à noite. O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Acrísio Sena (PT) disse que o PSB ouviu do PT a disposição de diálogo, da construção da unidade e de marchar unidos num projeto coletivo para Fortaleza.
Segundo Acrísio Sena, a reunião de ontem  não foi para resolver impasse em relação a aliança, mas sim para "mostrar a nossa disposição em manter a unidade e o debater o projeto para cidade".
Já o petista Roberto Gomes afirmou que a reunião demonstrou o "pleno desejo do diálogo para continuidade das conquistas da gestão da prefeita Luizianne Lins".
Conforme Acrísio Sena a partir de agora o PT entrou no debate programático para Fortaleza. De acordo com ele os setoriais do PT cumprem papel estratégico na elaboração do projeto para Fortaleza.
Participaram da reunião das executivas Raimundo Angelo, De Assis Diniz e Mônica Martins; pelo PT; e Karlo Kardoso, Paulo Mindello e Maria Andrade, pelo PSB.

Dia do Goleiro


Amanhã, 26 de abril, é comemorado no Brasil, o Dia do Goleiro. Esta data já é comemorada no País há mais de 30 anos. E quem vive dentro das quatro linhas e debaixo da trave conhece “as dores e as delícias” do futebol.

Motivado pela data, o goleiro Fernando Henrique fala sobre as dificuldades 
da profissão, relembra o início da sua carreira e comenta sobre o seu atual momento defendo o Ceará Sporting Club. “Não é fácil viver de futebol. A carreira é cheia de altos e baixos. Mas apesar de todas as dificuldades, amo o que eu faço”, disse o atleta.

“Quando comecei a me interessar por futebol, ainda pequeno, jogava na linha. Mas, às vezes, faltava alguém para ir para o gol e eu sempre ia. Com isso, fui pegando gosto pela posição e virei goleiro”, relembra Fernando Henrique. Ele afirma que se não fosse goleiro, optaria pela posição de atacante.

Após “pegar gosto” pela posição de goleiro, Fernando Henrique passou a observar outras estrelas da posição. Ronaldo, que defendeu o Corinthians por vários anos, foi um dos profissionais que inspiraram Fernando Henrique. “Cresci acompanhando futebol. Sempre gostei do jeito do Ronaldo. Ele foi uma das minhas motivações para eu seguir a profissão de goleiro”, revela o atleta.

Lembrando de algumas passagens da sua carreira profissional, que já chega aos 10 anos, Fernando fala do ano de 2008 como um dos melhores anos como goleiro. Neste ano, ele fez uma excelente campanha na Libertadores defendendo o Fluminense e foi escolhido o melhor goleiro da competição.

Mas Fernando Henrique afirma que atualmente, defendendo o Ceará, é que ele se sente realizado como profissional. “Aqui no Ceará me encontrei como atleta. Depois de algumas fases ruins na minha carreira, me sinto realizado jogando pelo Ceará. Espero melhorar ainda mais e crescer como profissional”, disse o dono da camisa 1 do Vovô, que já sabe o que quer ganhar de presente este ano pelo Dia do Goleiro.

“Eu só espero ganhar meu presente em maio. E o presente é o título do Campeonato Cearense 2012. Sei que o Ceará ainda não está na final, pois falta disputar a segunda partida da semifinal. Eu e o restante do grupo estamos cientes que não vai ser fácil, mas o nosso objetivo é passar para a final e conquistar o bicampeonato estadual”, finaliza Fernando Henrique.

Assessoria de Imprensa

terça-feira, 24 de abril de 2012

Programação da Expo Money


A edição de Fortaleza do Expo Money, maior evento de educação financeira do Brasil, começa amanhã, a partir das 13 horas, na Fábrica de Negócios. O evento traz temas como finanças pessoais, investimentos, empreendedorismo e carreira. Serão mais de 20 palestras com consultores financeiros, economistas, analistas técnicos e especialistas do mercado financeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.expomoney.com.br

Organizada pela GEO Eventos, a Expo Money foi criada em outubro de 2002, e de lá pra cá, já se fixou na agenda de 13 cidades brasileiras, contando com Fortaleza (CE). O evento espera receber, nos dois dias de realização, mais de mil participantes interessados em aprender a cuidar das finanças pessoais ou aperfeiçoar conhecimentos sobre o mercado financeiro e de investimentos. 

Os palestrantes
Nesta edição, o evento conta com a presença do economista Luis Carlos Ewald, o “Senhor Dinheiro”, do Fantástico. Autor do livro “Sobrou Dinheiro! – Lições de Economia Doméstica”, o Sr. Dinheiro dará dicas de como conquistar o equilíbrio financeiro. O consultor financeiro Gustavo Cerbasi, criou uma palestra exclusivamente para a Expo Money, onde irá falar sobre planos e estratégias de casais inteligentes para se manterem ricos.

Outra presença importante será o consultor de planejamento financeiro pessoal Augusto Sabóia, que apresentará a palestra “Prepare-se para o futuro antes que seja tarde”, que irá orientar o público a planejar sua previdência, para que obtenha uma vida financeira segura antes e depois da aposentadoria. E para completar o time de especialistas está Rita Mudim, professora da Fundação Dom Cabral e do IBMEC, que irá falar sobre as perspectivas e oportunidades da economia brasileira.

 A exposição
O evento conta também com uma exposição que reunirá empresas de capital aberto, corretoras, bolsas de valores, instituições bancárias, agências de notícias e empresas especializadas em produtos como renda fixa, tesouro direto, previdência, seguro, dentre outras categorias. Os expositores serão: Associação Comercial do Ceará (ACC), Agência Estado, Associação dos Jovens Empresários do Ceará (AJE), APIMEC – NE, Bloomberg Television, CBN, Editora Escala, Fortaleza Conventions and Visitors Bureau (FCVB), Info Money, Itaú, O Estado de São Paulo, Petrobras, Revista Isto É Dinheiro, Revista Previdência Nacional, dentre outros.
Programação
·         Quarta Feira, 25/abril
Sala 1
13h20 às 14h40 - Palestra: Sobrou dinheiro! E agora?
Palestrante: Sr - Dinheiro -Luis Carlos Ewald – O “Sr. Dinheiro” do Fantástico
15 horas às 15h50 – Palestra: Aprenda a investir no Tesouro Direto
Palestrante: Tesouro Nacional
16 horas às 16h50 – Palestra: CVM e o Mercado de Capitais
Palestrante: Felix Garcia - CVM
17h30 às 18h30 – Palestra: Os segredos dos Casais inteligentes
Palestrante: Gustavo Cerbasi - Escritor & Consultor
19 horas às 19h50 – Palestra: "Estratégia, crescimento e rentabilidade da Petrobras".
Palestrante: Carlos Eduardo Curvello - RI - PETROBRAS
20 horas às 20h50 – Palestra: Investimentos para cada fase da vida
Palestrante: Jurandir Macedo - Itaú Unibanco
21 horas às 21h50 – Palestra: Análise Gráfica E O Meu Dinheiro Na Bolsa
Palestrante: Wagner Caetano - Trader

·         Quinta Feira, 26/abril
Sala 1
13h30 às 14h20 – Palestra: Quer mudar sua vida?...faça algo diferente, Enriqueça!
Palestrante: Augusto Sabóia – Consultor financeiro
14h30 às 15h20 – Palestra: Franchising como opção de investimento
Palestrante: Paulo Cesar Mauro - Global Franchise
16 horas às 17h20 – Palestra: A Estratégia de Atuação do Itaú Unibanco
Palestrante: Geraldo Soares - Ciclo Apimec 2012
17h30 às 18h10 – Palestra: Aprenda a investir no Tesouro Direto
Palestrante: Tesouro Nacional
18h20 às 19h20 – Palestra: Perspectivas BRASIL e Mundo 2012
Palestrante: Rita Mundim
19h30 às 20h20 – Palestra: Devedor ou investidor? A escolha é sua!
Palestrante: Jurandir Macedo - Itaú Unibanco
20h30 às 21h20 – Palestra: Aposentadoria ...Fazendo o que você quer...Quando você quiser... E aonde você quiser!
Palestrante: Augusto Sabóia – Consultor Financeiro

·         Serviço - 6ª Expo Money Fortaleza
Local: Fábrica de Negócios (Av. Monsenhor Tabosa, 740)
Data: 25 e 26 de abril
Horário: das 13h às 20h
Informações e inscrições: 
www.expomoney.com.br
Informações para a Imprensa:
Capuchino Press
Renata Benevides (85) 8130.3264
Karla Rodrigues (85) 8130.3177
Juliana Lousada (85) 8765.5727

Fórum de Comunicação

Acontece amanhã em Fortaleza, o IV Fórum de Comunicação do Governo Federal no Nordeste. O evento será no Centro Administrativo Presidente Getúlio Vargas, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O Fórum é uma parceria do BNB com a Secretaria Especial de Comunicação da Presidência da República (Secom), e propõe discussão sobre as principais tendências nos processos de comunicação das instituições públicas.
Desde a primeira edição, em 2007, o fórum já reuniu cerca de 900 profissionais, sendo considerado o maior encontro de comunicação pública da Região. Este ano, a expectativa é reunir cerca de 350 comunicadores, para compartilhar experiências e informações sobre cultura organizacional; mídias sociais; patrocínio como instrumento de comunicação; blogs jornalísticos e corporativos, entre outros.
Para conduzir as palestras, o Fórum apresenta os jornalistas Luís Nassif, diretor da Agência Dinheiro Vivo e comentarista televisivo, e Nino Carvalho, mestre em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing e Estratégia. Destaque para a participação da atual ministra da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, jornalista Helena Chagas.
A programação inclui ainda apresentação de cases e entrega do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional – Edição 2011.

Começam as eliminatórias

As eliminatórias do Festival de Música da Assembleia Legislativa acontecem hoje, amanhã e quinta-feira (26), no Cine Teatro João Frederico Ferreira Gomes, no novo prédio do Parlamento cearense. As gravações pela TV e FM Assembleia das seis etapas eliminatórias começam às 17 horas e a cada dia, participam 12 classificadas, das 36 músicas selecionadas. 
A veiculação das eliminatórias irá ao ar em maio, nos dias 5 e 6, 12 e 13 e 19 e 20, sempre às 20 horas, pela TV e FM Assembleia. Já a final do Festival acontece dia 26 de maio, também às 20 horas, no cine teatro da Casa, com transmissão ao vivo dos veículos institucionais. 
O Festival recebeu 436 inscrições que começaram dia 15 de março e a proposta do certame é resgatar o clima dos grandes festivais e valorizar a cultura musical do Nordeste. Participaram da seleção quatro jurados e o curador do Festival. 
Os concorrentes poderão contar com o apoio de uma banda base, disponibilizada pela organização do evento e, as 12 músicas finalistas comporão CD e DVD a ser gravado ao vivo durante a final. 
De acordo com o jornalista Hermann Hesse, coordenador de Comunicação Social da Casa e um dos organizadores do concurso, a ideia do festival foi apresentada ao presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB), na reunião do Conselho Gestor da AL, que aceitou de imediato. 
Tanto as gravações das eliminatórias quanto a final do Festival, dia 26 de maio, são abertas ao público em geral. 

Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa 

Sebrae e Gerdau


O Sebrae Ceará e a Gerdau lançam amanhã, às 18h30, no Hotel Plaza Suítes, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Sebrae-Gerdau, visando promover o desenvolvimento dos pequenos fornecedores de materiais e serviços da multinacional de siderurgia, no Estado. O programa, com prazo de execução estabelecido até 2013, deve atender, em todo país, a mais de 200 empresas. No Ceará, serão 40 micro e pequenos negócios beneficiados.
Além do Ceará, o PDF Sebrae/Gerdau, que nasceu no Rio Grande do Sul, está sendo estendido, também, à Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.  O programa parte do princípio de que o desenvolvimento da cadeia de suprimentos é fator-chave para o aumento da competitividade de uma grande empresa e de suas MPEs fornecedoras.
A partir daí, foi elaborada uma metodologia para implantar nesses pequenos negócios, a cultura da gestão por meio de indicadores de desempenho e aperfeiçoamento dos critérios de excelência realizados no decorrer das capacitações. Pela metodologia, fornecedoras de áreas como fundição, usinagem, automação e manutenção em geral, vão fazer, com o Sebrae Ceará, um acompanhamento mensal dos seus indicadores.
Com base nesses dados, serão realizadas capacitações e consultorias que irão focar no aperfeiçoamento técnico e gerencial das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), a fim de satisfazer as necessidades da Gerdau e do Mercado, fazendo com que elas passem a oferecer produtos e serviços competitivos, a partir da melhoria de critérios como prazo, custo, qualidade, atendimento e flexibilidade.
Como benefícios, as micro e pequenas empresas fornecedoras irão aumentar a competitividade a partir da participação em um programa baseado nas necessidades reais de uma grande empresa como a “Gerdau”; terão acesso a ferramentas de gestão empresarial que permitirão às empresas aumentarem seu faturamento e acessar novos mercados diminuindo seu grau de dependência em relação a um único cliente; terão capacitações e consultorias a custos subsidiados; ampliarão a sua rede de relacionamentos e troca de experiências; e terão 18 meses para desenvolver um processo produtivo a partir do contato com uma grande empresa e com técnicos especializados do Sebrae e da Gerdau.
Serviço:
Lançamento do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Sebrae/Gerdau
Local: Hotel Plaza Suítes
Horário: 18h30.
Endereço: Rua Barão de Aracati, 94- Sala Guarani

MAIS INFORMAÇÕES:
Elayne Cristina Rocha Alencar, gestora estadual do projeto- Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae/CE
Telefones: 3255-6684 ou 9136-0551

Na CMFor

Amanhã na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) entra em discussão o Estatuto dos Usuários do Serviço de Transporte Coletivo de Passageiros de Fortaleza (proposta do vereador João Alfredo)  e o Mercado Central como atrativo turístico (proposta do vereador Acrísio Sena).

Expo Money amanhã


A edição de Fortaleza do Expo Money, maior evento de educação financeira do Brasil, começa amanhã, a partir das 13 horas, na Fábrica de Negócios. O evento traz temas como finanças pessoais, investimentos, empreendedorismo e carreira. Serão mais de 20 palestras com consultores financeiros, economistas, analistas técnicos e especialistas do mercado financeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.expomoney.com.br

Nesta edição, o evento conta novamente com a presença do economista Luis Carlos Ewald, o “Senhor Dinheiro”, do Fantástico. Autor do livro “Sobrou Dinheiro! – Lições de Economia Doméstica”, o Sr. Dinheiro dará dicas de como conquistar o equilíbrio financeiro.

Outra palestra destaque será do consultor financeiro Gustavo Cerbasi. Ele criou uma palestra exclusivamente para a Expo Money, onde irá falar sobre planos e estratégias de casais inteligentes para se manterem ricos.

O evento também vai contar com a presença importante do cearense consultor de planejamento financeiro pessoal Augusto Sabóia, que apresentará a palestra “Prepare-se para o futuro antes que seja tarde”, que irá orientar o público a planejar sua previdência, para que obtenha uma vida financeira segura antes e depois da aposentadoria.
Destaque também para o tema Franchising como opção de investimento com o palestrante Paulo Cesar Mauro, além da participação Rita Mundim que palestrará sobre a “Perspectivas Brasil e Mundo 2012”

A programação completa você encontra no site oficial do evento (www.expomoney.com.br).

A exposição
O evento conta também com uma exposição que reunirá empresas de capital aberto, corretoras, bolsas de valores, instituições bancárias, agências de notícias e empresas especializadas em produtos como renda fixa, tesouro direto, previdência, seguro, dentre outras categorias.


Sobre a Expo Money

Organizada pela GEO Eventos, a Expo Money foi criada em outubro de 2002, e de lá pra cá, já se fixou na agenda de 13 cidades brasileiras, contando com Fortaleza (CE). O evento espera receber, nos dois dias de realização, mais de mil participantes interessados em aprender a cuidar das finanças pessoais ou aperfeiçoar conhecimentos sobre o mercado financeiro e de investimentos.  

Serviço - 6ª Expo Money Fortaleza
Local: Fábrica de Negócios (Av. Monsenhor Tabosa, 740)
Data: 25 e 26 de abril
Horário: das 13h às 22h
Informações e inscrições: www.expomoney.com.br

Informações para a Imprensa:
Capuchino Press
Renata Benevides (85) 8130.3264
Karla Rodrigues (85) 8130.3177
Juliana Lousada (85) 8765.5727