sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cid x Luizianne

Azedou de vez a aliança PT e PSB para sucessão da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT). Hoje o governador Cid Gomes, presidente estadual do PSB, disse que "daqui pra frente eu tô livre", informando assim que não tem mais nenhum acordo com apoio ao candidato a ser indicado pelo PT. Antes, Cid vinha dizendo que caberia ao PT indicar este candidato, mas o PSB só apoiaria se visse nele um candidato capaz de contemplar o plano que o PSB tem para Fortaleza.
A declaração de Cid foi feita em conseguência ao desgosto de Luizianne com o encontro do governador com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta semana em Brasília. Luizianne disse que primeiro Cid deveria ter aceito se reunir com ela para definir a aliança e não ir se encontrar com Lula.
O PSB em seu horário eleitoral institucional no Rádio e na Televisão tem apresentado o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Roberto Cláudio como potencial candidato à sucessão de Luizianne. Ela entretanto quer indicar o seu secretário de Educação, Elmano de Freitas. Indicação essa que o PSB através dos irmãos de Cid, Ciro e Ivo Gomes não aceitam. E agora Cid fala pela primeira vez que está quites com Luizianne e que está livre para tomar qualquer decisão em relação as eleições de 2012 em Fortaleza, até mesmo o lançamento de uma candidatura própria do PSB. 
Cid apoiou Luizianne na reeleição de 2008. Já Luizianne apoiou Cid na sua reeleição de 2010. Agora a situação segundo Cid é de independência para o PSB tomar uma decisão se vai ou não lançar candidatura própria que poderá ter na vice um candidato apontado pelo PMDB. Conversas para isso já aconteceram com o presidente estadual do PMDB, senador Eunício Oliveira.

Dia da África


(Assessoria de Imprensa) - O Coletivo Provocações, formado por alunos e ex-alunos do curso Pontos de Corte, oferecido pela Vila das Artes, celebra logo mais às 17 horas, o Dia da África com uma programação que vai de exibição de filmes, música a culinária. Também estão previstas tendas de leitura além de apresentação do Tambor de Caboclo do Benfica. Os filmes exibidos durante a noite pelo Cine Macumba serão: A negação do Brasil, de Joel Zito Araújo , um documentário sobre a trajetória dos atores negros na televisão e Foli, não há movimento sem ritmo (foto), de Thomas Roebers e Floris Leeuwenberg . Foli é a palavra para ritmo nas tribos Malinké, povo que vive na África ocidental. O filme foi produzido durante um mês em Baro, Guineé, África. O evento acontece o estacionamento da Vila das Artes e o acesso é livre.


Outras ações do Vila das Artes:
CLOWN BAR é um trabalho experimental de linguagem cômica que vem sendo desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Experimentação do Cômico – NEECO, composto por alunos e pesquisadores do Curso de Teatro da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. O espetáculo é que será apresentado hoje, às 20h, no Teatro Antonieta Noronha ( rua Pereira Filgueiras 2, Centro) é o primeiro resultado das pesquisas do grupo sobre a técnica de palhaço/clown. Embora ambientado num bar, as cenas se desenvolvem das mais variadas formas, trazendo algumas gags clássicas e números originais criados pelo próprio grupo. A direção do espetáculo e do professor José Tonezzi que participa nesta semana do Seminário Dança, Teatro e Educação, realizado de 23 a 25 de maio no Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Av. Carapinima nº1615, Benfica. O espetáculo tem a parceria da Vila das Artes. Os ingressos serão vendidos no local a R$ 5,00.

Mostra itinerante
 A Mostra itinerante do vídeo Fortaleza em Sol Maior termina neste fim de semana. O vídeo, realizado pela Vila das Artes, eqiuipamento da Prefeitura de Fortaleza, para comemorar o aniversário de 286 anos da cidade, foi feito de forma coletiva e apresenta histórias inspiradas em canções de compositores cearenses. São sete histórias:Chega, Chega, Chegadinho, da professora e pesquisadora Célia Chaves Gurgel do Amaral, sobre a composição de Lauro Maia; Samples de Odiamor, do realizador Leonardo Mouramateus, baseado na canção de Uirá dos Reis; Menino de Rua, da estudante Marina Marques Morais, sobre a música de Luiz Sérgio; Curta-metragem,do realizador Ítalo Nóbrega, sobre a música de Rodger Rogério; Samba do Lago, vídeo de Francisco Ribeiro, inspirado na música da banda Breculê; Bicicleta, de Antônio Tavares de Sousa Neto, sobre a música de Wagner de Castroe Aqui Jazz Você, de Gustavo de Paula Mineirocomposição de Leonardo Adriano Freire Júnior, o Léo Breedlove, da banda Verônica Decide Morrer.
As últimas exibições serão:
Dia 26 - Praça da Juventude do Dendê - 18h |rua Tenente Coronel Ésio Lima Verde, Edson Queiroz
Dia 28 - Instituto Hélio Góes - 13h | Rua: Padre Anchieta, 1400 - Monte Castelo

Curso encerra inscrição
vila das Artes recebe até sexta-feira (25) inscrições para o curso Montagem Audiovisual- Reflexão sobre o Processo e a Prática, que será orientado pelo editor João Maria (PE), de 11 a 15 de Junho, das 18h30 às 21h45O curso abordará a importância do processo da Montagem Cinematográfica passando pela prática da montagem contemporânea com a apresentação do software para montagem/edição audiovisual Final Cut Pro. È necessário ter conhecimento sobre edição.  Devido problemas técnicos de acesso ao hotsite da vila o Edital deverá ser acessado aqui e aficha aqui. (viladasartesfortaleza.blogspot.com)Atente para o prazo: o interessado deve preencher a ficha de inscrição online, e comparecer, dentro do período de inscrição, à secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro) das 9h às 20h, para entrega dos documentos solicitados em edital. Os cursos  fazem parte das ações de formação da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, e são gratuitos.


Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas


Como os trabalhos do Ministério Público Federal no combate ao tráfico de pessoas se intensificam e já são alvos do interesse de alguns países europeus, a procuradora regional dos Direitos do Cidadão Nilce Cunha Rodrigues, representando a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão - MPF, foi convidada a proferir palestra no Seminário Brasil-União Europeia sobre o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que acontecerá nos dias 31 de maio e 1º de junho, no auditório Presidente Tancredo Neves, em Brasília/DF.

O objetivo do evento é promover o aumento da capacidade da administração pública nacional, especialmente, daqueles atores engajados na implementação das políticas públicas, voltadas para o enfrentamento desse crime. Com isso, a importância da troca de experiências tanto no nível técnico e político relacionadas com a extensão do problema tanto fora como dentro do Brasil, a fim de estabelecer ações de prevenção, investigação e atenção às vítimas do tráfico de pessoas.

Dentro do painel "Sistema de Coleta de Dados Criminais em Tráfico de Pessoas", a procuradora regional dos Direitos do Cidadão Nilce Cunha Rodrigues fará apresentação sobre "A Coleta de Dados no Sistema da Justiça Brasileira". Ela dividirá o painel com autoridades no assunto como a representante da embaixada da França, Carla Deveille, além das palestras de especialistas de Viena, Enrico Ragaglia e Joana Daniel Wrabetz, de Portugal.

Outros temas serão abordados nos painéis, são eles: "Inteligência Policial", "As políticas de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas", "Políticas Compensatórias para Vítimas de Tráfico de Pessoas" e " Atendimento e retorno seguro de vítimas de Tráfico de Pessoas".

Para a abertura, participarão o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, a Ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, Ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci, Secretário Nacional de Justiça Paulo Abrão, Ministro das Relações Exteriores, Antônio de Aguiar Patriota e Embaixadora da Delegação da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias.

Reforço- Antes do Seminário, no dia 30 de maio, a procuradora regional dos Direitos do Cidadão Nilce Cunha Rodrigues também estará presente no evento "Cooperação Jurídica Internacional como Ferramenta para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas", em Brasília, quando especialistas no assunto discutirão sobre o crime e como combatê-lo em todo o mundo através do mecanismo jurídico. A Subprocuradora Geral da República Ela Wieco também participará do evento, contribuindo com os trabalhos já realizados pelo Ministério Público Federal.

Assessora de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará
Tel: (085) 3266 7457
ascom@prce.mpf.gov.br 

Para Síndicos


"Reafirmar conhecimentos e conceitos sobre inspeção e manutenção predial, a partir de debates e análises do tema que está sendo discutido em âmbito nacional. Para isso, o Sistema SECOVI/CE - Sindicato do Mercado Imobiliário promoverá o XXI SEMINÁRIO PARA SÍNDICOS, reunindo administradoras de condomínios e demais profissionais interessados na área para a troca de experiências e informações. O evento será realizado na próxima segunda-feira (28), no Hotel Gran Marquise.
Durante o encontro, o Presidente do SECOVI/CE e da Fesecovi, Sérgio Porto, conduzirá as discussões sobre as aplicabilidades e implicações nos custos dos condomínios para a realização da inspeção e manutenção nos prédios.
Entre os renomados especialistas e profissionais de destaque no mercado que participarão das discussões, a presidente do SENGE CE - Sindicato dos Engenheiros do Ceará, Thereza Neuma, apresentará detalhes do Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal, que dispõe sobre a obrigatoriedade de vistoria técnica, manutenção preventiva e periódica das edificações e equipamentos públicos.
Ainda na programação do encontro, o Presidente do sindicato patronal, Sérgio Porto, debaterá com síndicos e administradoras de condomínios a proposta do sindicato laboral para a Convenção Coletiva de Trabalho 2012/2013, que reivindica reajuste de 22%.
A organização do evento estima a participação de cerca de 250 síndicos, subsíndicos e representantes de administradoras de condomínios, que serão orientados pela área jurídica do SECOVI/CE para dirimir dúvidas sobre os temas abordados. 

Serviço:
Assessoria de Imprensa
Lumina7 Comunicação
(85) 4006.8035/4006.8022
Atendimento:
Ludovica Duarte
(85) 9102.5567

Cearensão Sub 17


Sete jogos fazem a rodada do final de semana pelo Campeonato Cearense Sub-17.
As partidas encerram a fase classificatória da competição.
Dois jogos serão realizados neste sábado, dia 26. O Ceará enfrenta o Santa Cruz, no estádio Antônio Cruz. No mesmo local, o Rio Branco joga com o Uniclinic.
No domingo, dia 27, a Vila Olímpica Elzir Cabral recebe os jogos Tiradentes x União
e Ferroviário x Atlético. No CT Ribamar Bezerra, em Maracnaú, o Fortaleza enfrenta
o Estação. Já no Moraizão, em Maranguape, os jogos serão Maranguape x Terra e Mar e
Maguary x Floresta.
O Campeonato Cearense de Futebol 2012 Sub-17 é realizado pela Federação Cearense de Futebol em parceria com Associação Cearense de Futebol, Associação Cearense de Desportos, Classic Promoções e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Esporte e Lazer; e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Esporte e Unisaúde.
Jogos da Rodada
Grupo A1
26/05   14:00  Ceará     x     Santa Cruz  (Antônio Cruz)          
26/05   15:40  Rio Branco     x     Uniclinic  (Antônio Cruz)          
27/05   14:00  Tiradentes     x     União  (Elzir Cabral)          
27/05   15:40  Fortaleza     x     Estação  (CT Ribamar Bezerra)          
27/05   15:40  Ferroviário     x     Atlético  (Elzir Cabral)
Grupo A5
27/05   16:40  Maranguape     x     Terra e Mar  (Moraizão)
Grupo A6
27/05   15:00  Maguary     x     Floresta  (Moraizão)          
  

PV vai de PT

Amanhã, na Câmara Municipal de Fortaleza, o PV realiza um encontro para discutir as eleições municipais. Para o vereador Adail Júnior é fato consumado dentro do PV de Fortaleza o apoio à candidatura do PT. "Isso já é fato consumado. Não tem o discutir isso, apesar de nessa semana ter dado na imprensa dizendo o nosso presidente viajou, mas não tem mais o que discutir dentro do Partido Verde. O PV Municipal já fechou questão. Já está em ata é apoio ao candidato da prefeita Luizianne Lins e pronto", diz Adail Júnior.
Para o vereador caso haja outra determinação ele vai descumprir: "Eu pelo menos apoio o candidato da prefeita Luizianne Lins ou não apoio ninguém, pois já foi decidido e depois que a gente fala não tem mais que está faltando atrás. Não tem mais o que se discutir. Já discutido dentro do partido. Já consta em ata. O que consta em ata não é discussão do candidato, de que será o candidato e sim do candidato indicado pelo PT", lembra.
Segundo Adail Júnior "não tem sentido você participar de uma gestão e no final da gestão você ficar desastisfeito. Então nós não temos candidato potencial  e por isso já está confirmado nosso apoio ao candidato do PT. E friso que eu ou apoio o candidato do PT ou não apoio ninguém. Se vier uma decisão nacional em contrário infelizmente eu não posso cumprir, porque eu estou cumprindo o que a Municipal determinou, e inclusive, já consta em ata.

Luizianne no Rodolfo


(Assessoria de Imprensa) - No próximo domingo, às 18 horas, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), vai estar com o vereador João Batista (PRTB), para a entrega do Complexo Novo Ideal, antes chamado de Campo do Novo Ideal, localizado no bairro Rodolfo Teófilo.

O novo espaço conta com brinquedos infantis e aparelhos de ginástica para a prática esportiva. Em todo o equipamento também foram feitas intervenções físicas, como a reforma do campo de futebol, pintura dos alambrados, instalação de grades de proteção e a adequação das calçadas para deficientes físicos, como sugere o Plano Nacional de Mobilidade Urbana.

A reforma faz parte da demanda da população do bairro, que por meio do Orçamento Participativo, solicitou que aquela área passasse por uma reforma e oferecesse mais opções de lazer para as crianças, jovens e idosos.

Serviço:

O Complexo Novo Ideal fica entre as ruas Frei Marcelino e Francisca Clotilde, em frente à Fundação Silvestre Gomes, no bairro Rodolfo Teófilo.

Ronaldo

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) recebeu agora à tarde o ex-jogador Ronaldo Nazário para reunião no Palácio da Abolição. Acompanhado do secretário Especial da Copa, Ferruccio Feitosa, e dos empresários Marcus Buaiz e Evandro Guimarães, Ronaldo veio em nome de sua empresa, a 9ine Sports & Entertainment. Na pauta, a realização de eventos no Ceará. A reunião foi seguida de uma visita as obras do Centro de Eventos do Ceará.
Com 99% das obras físicas concluídas e empregando mais de 1.2 mil funcionários, o Centro de Eventos do Ceará (CEC) vai receber seu primeiro evento em junho de 2012. A construção do equipamento, iniciada em agosto de 2009, está a cargo do consórcio composto pelas construtoras Galvão Engenharia S/A e Andrade Mendonça S/A. Orçado em R$ 479,7 milhões, o CEC é o segundo maior centro de eventos da América Latina, com capacidade para abrigar até 30 mil pessoas em um único evento, além de poder ser dividido em 48 eventos simultâneos. Seu projeto arquitetônico é inspirado em aspectos típicos da paisagem e do artesanato cearense. A fachada tem uma cobertura metálica recortada e perfurada, remetendo às falésias do litoral leste e ao artesanato.
Ao todo, são 152.694 metros quadrados de área construída em terreno de 17 hectares; 21 mil metros quadrados de jardins, e 3,2 mil vagas de estacionamento. Além disso, serão instalados vestiários, refeitórios, ambulatórios, banheiro família e fraldário, salas para produção de eventos, administração, segurança, brigada de incêndio, juizado de menores, vigilância sanitária e ouvidoria. (Assessoria de Imprensa).

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Fala Ronivaldo


Confira a entrevista que o vereador Ronivaldo Maia (PT) concedeu a esse Blog após a votação da regulamentação do Plano Diretor Participativo em sessão extraordinária hoje à tarde na Câmara Municipal de Fortaleza:
CÂMARA
"A bem da cidade as matérias para cada vindas elas podem tudo. Podem debater, tudo divergir. Pode inclusive até ser rejeitada. O que não vale a gente trabalhar para protelar. Porque as questões da cidade precisam ser resolvidas também nesse Poder. Este Poder Legislativo na sua natureza reflete as várias divergências, opiniões, interesses, que a cidade vive.
PLANO DIRETOR
"Mensagens para cá encaminhadas tratando do Plano Diretor trouxe uma coisa enxuta. Essa foi a intenção do Governo Municipal. Quanto mais enxuta melhor. Até porque matéria de Plano Diretor às vezes cabe tudo. Lembremos no semestre passado, quando a intenção da prefeita de mandar para cá com uma que teve vinte e duas emendas, era para discutir área? Para pegar um terreno que já se tornou uma área de proteção ambiental e desfazer? Era para discutir por exemplo, de empreendimento particular ao ser construído ao lado do Parque do Cocó? Era não. Havia um proposito para regularizar as questões do mapa, do desenho do Plano Diretor estabelecido para o Centro da Cidade, para o Montese, que havia engessado. Mas, na verdade se transformou naquele debate bem tenso, que chegou as vias que todos acompanharam. Da mesma maneira agora o Governo ao manda para cá essa matéria tomou o cuidado de mandá-la de maneira bem enxuta.
DOIS ARTIGOS
"São dois artigos para inclusive estabelecer o que está no Plano Diretor que por conta de uma intervenção a ocorrer no território do Dendê, da  maneira hoje como o Plano Diretor estava posto ela não ocorreria. Pior ainda. O Governo do Estado trabalhou corretamente com a ideia de captar recursos na  ordem de mais de 150 milhões. No entanto, um dos quesitos era de que o projeto esteja aprovado da sua possibilidade. Para isso a mensagem da prefeita teve que ter vindo. Mas a mensagem ao tratar disso no primeiro artigo remota essa questão. E no artigo dois está lá que uma dessas ações dessas áreas precisará de parecer dos órgãos  municipais.  Estou dizendo isso porque foi essa parte aqui que alguns vereadores associado a um debate legitimo que o movimento popular fez de que o segundo artigo tratava de terrenos de imóveis vazios ou imóveis particulares devidamente regularizados. Portanto não são Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS). Porque se os imóveis estão regularizados e não são de baixa renda não são ZEIS. O debate era esse. Era excluir do mapa de ZEIS o que é ZEIS. É mentira o debate, no mínimo equivocado de que nós estamos acabando com ZEIS. Isso não é verdade. Nós estamos dizendo sim que imóveis contidos nas ZEIS que não são ZEIS, porque ZEIS são terrenos que são ocupados irregularmente e que são de baixa renda. Alguns prédios que estavam incluídos nas ZEIS, alguns vazios, alguns equipamentos que estão naquelas ZEIS estavam impossibilitados de receber qualquer tipo de intervenção. visto que os órgãos municipais ao serem consultados sobre a intervenção a ocorrer o Plano Diretor os colocava dentro das ZEIS e portanto eles não podiam fazer a intervenção".
INTERESSES
"Esse debate rendeu. Mas eu não tenho duvida nenhuma que a mensagem que cá veio e foi essa a posição do líder do Governo nós vamos aprovar sem nenhuma emenda. Porque o Plano Diretor cabe qualquer emenda, como hoje a gente percebeu o vereador Carlos Mesquita colocando no debate ainda sobre um outro terreno a margem do Cocó. Não cabia. O desejo da mensagem que para cá veio tinha um propósito. Permitir a intervenção do Dendê, corrigir o problema de terrenos regulares  que estão dentro das ZEIS mapeados de forma errada. Seja vazio, seja ocupado. Não é para ser ZEIS de ocupação. Ora é por isso então que a gente teria que aprovar que aprovar sem emenda. Porque também não cabia a emenda do vereador João Alfredo. Que ao tratar do debate que o movimento popular faz de que era importante manter esses vazios nas ZEIS como reserva técnica de área para ocupação.Tudo bem. Mas a emenda dele não diz só isso.A emenda dele permanecia os vazios, porque era esse o sentido, mas também permanecia os imóveis particulares ocupados que não são ZEIS e que estavam dentro da emenda dele para ser excluído. Esse portanto é um debate que acabou atravessando essa mensagem, mas tanto o Governo movido pelo desejo de permitir no Plano Diretor as intervenções no Dendê e ao mesmo tempo de corrigir problemas de terrenos que estão mapeados erradamente nas ZEIS, para cá mandou a disposição política de aprovar do jeito que veio. E quem quiser votar contra o Governo que votasse. Alias a votação traduziu bem o que mensagem trouxe. Porque houve um falso debate. Não se acabaram com as ZEIS. As ZEIS continuam. Não se permitiu, não se está autorizando o Governo Municipal legislar por decreto.
CONTRA LUIZIANNE
"O que se vê muito é que alguns vereadores, na verdade, não se moveram pela sensibilidade da preocupação com as áreas de interesse social. Até porque eu nunca vi alguns desses vereadores que fizeram esse debate trabalhando esse tema na população. Eles aqui se posicionaram numa demarcação política contra a prefeita Luizianne. Não estou falando de todos. Quero até fazer claramente isso.Se você pegar a vereadora Eliana Gomes não apenas a trajetória dela, a postura dela fala por ela. O próprio vereador João Alfredo.Não se trata de demarcar politicamente. Mas alguns outros foi apenas para demarcar com o Governo Municipal".
OPOSIÇÃO
"De fato parte da oposição votou a favor da mensagem. E eu tenho respeito nesse entendimento do Dendê, por exemplo, que as pessoas poderiam entender que a mensagem poderia tratar só do Dendê. Mas a mensagem veio para cá tratando do Dendê e aliás para poder materializar essa intervenção no Dendê o que estava no outro artigo também era necessário ser aprovado. Não basta autorizar a intervenção. Têm algumas ações dentro da intervenção que dependerão sim de parecer de órgãos municipais, que precisarão se posicionar, porque algumas outras áreas do Plano Diretor não estão regulamentadas. Então era um equivoco dizer que a mensagem era meio a meio. Podia deixar uma parte e rejeitar a outra. Não é verdade. A mensagem por essa razão de permitir a intervenção completa precisa ser aprovada integralmente. A oposição principalmente os vereadores que permaneceram para votação revelaram a necessidade que essa é uma casa legislativa. De que tem vários interesses que se conjugam. Agora uma tarefa essa casa tem. É de debater as matérias e de se posicionar. E não ficar muitos vezes protelando sabesse porque em torno de ficar demarcando politicamente para fazer de trampolim para palanque eleitoral uma posição política que possa a bem do momento servir para uma eleição que se aproxima. Eu acho que aqui alguns vereadores revelaram votar independente de ser de situação é porque a votação não é da situação ou da oposição , essa precisa ser a posição do parlamento municipal que ao receber uma mensagem da senhora prefeita regulamentando o Plano Diretor da Cidade tem obrigações a prestar a Cidade.É como esse debate do Plano Diretor. O que achei de mais legítimo foi o movimento popular falar das áreas de vazios que precisavam continuar dessa maneira. Mas a Cidade não é administrada apenas por quem pensa assim. Há uma pressão sobre quem governa de que o terreno de um imóvel regular ocupado, não vazio, que não poderá ser utilizado para fins de ocupação de reordenamento habitacional pudesse sofrer outras intervenções.Pudesse sair do desenho das ZEIS. E essa é o debate legitimo que alguns cidadãos da Cidade podem fazer.  Porque quem administra não pode administra apenas para um segmento. Quem administra precisa levar em consideração muitos segmentos que essa sociedade se organiza e pautam sim seus interesses na Cidade".
.

Novo Plano

Aprovado por 21 votos em Redação Final o novo Plano Diretor Participativo de Fortaleza, na Câmara Municipal. Encerrada a segunda sessão extra.

Plano Diretor Participativo

Vai a Redação Final o aperfeiçoamento do Plano Diretor de Fortaleza. Na segunda votação o placar foi de 22 votos a favor.

Aprovado

Terminou a sessão ordinária da Câmara Municipal de Fortaleza que aprovou por 23 votos e duas abstenções aperfeiçoamento no Plano Diretor da Cidade em relação às Zonas Especiais de Interesse Social. Em cinco minutos começa sessão extra para segunda votação a respeito da mensagem da prefeita Luizianne Lins.

ZIES na CMFor

Sessão da Câmara Municipal de Fortaleza segue. Em discussão aperfeiçoamento do Plano Diretor da Cidade. Oposição diz que está sendo "rasgada" as Zonas Especiais de Interesse Social. Situação diz que nada muda em relação as ZIES e que a mensagem da prefeita Luizianne Lins apenas aperfeiçoa o Plano desconsiderando como ZEIS áreas em que se localizem imóveis vazios não utilizados pela população do assentamento regular e imóveis ocupados por qualquer atividade que não sejam utilizados pela população. Nos casos deve-se comprovar a regularidade da propriedade. 


ZEIS

(www.cmfor.ce.gov.br) - A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) declarou hoje que o Plano Diretor de Fortaleza não pode sofrer retrocessos, a exemplo da mudança nas Zonas Especiais de Interesse Social, previsto em mensagem prefeitoral que vai à votação na ordem do dia de hoje.
O projeto prevê em um dos artigos que sejam desconsiderados como Zeis áreas em que se localizem imóveis vazios não utilizados pela população do assentamento regular e imóveis ocupados por qualquer atividade que não sejam utilizados por essa população. Em ambos os casos, deve-se comprovar a regularidade da propriedade.
Citando a urbanista Raquel Rolnik, Eliana afirmou que defender as Zeis significa defender o direito à moradia e à regularização fundiária. Ela parabenizou os moradores do Poço da Draga e representantes do Movimento dos Conselhos Populares presentes na Galeria do Povo Dom Hélder Câmara, que vieram acompanhar a votação.
Para Vitor Valim, o líder do Executivo na Câmara, vereador Ronivaldo Maia (PT), revela ter dois “pesos e duas medidas” no que se refere à modificação das Zeis no Plano Diretor. Segundo ele, mensagem prefeitoral anterior dispunha de artigo semelhante ao que está em debate. O resultado da tramitação à época foi a retirada do artigo pelo líder do Executivo.
Vitor defende que qualquer modificação ao Plano Diretor é prerrogativa da Câmara Municipal. “Espero que os vereadores não rasguem sua prerrogativa de defender Fortaleza ao transferir essa responsabilidade (da mudança no Plano) para a prefeita.”

Reunião na Cooperii

A comissão especial da Copa 2014 da Câmara Municipal de Fortaleza, se reúne amanhã (25), às 10h30 com o coordenador de Projetos Especiais, Relações Institucionais e Internacionais (Cooperii), Geraldo Accioly, na sede da Cooperii (Avenida Luciano Carneiro, 2235).
De acordo com o vereador Leonelzinho Alencar (PTdoB), presidente da comissão, a reunião objetiva explanar os problemas da empresa Delta Construções, suspeita de participação de esquemas de corrupção, e o processo e prazo para uma nova licitação com vistas às obras de mobilidade urbana.

Para Copa 2014


"A construção do Estádio Plácido Aderaldo Castelo, Castelão, ganhou destaque nadivulgação do  Balanço das Ações do Governo Federal para a Copa 2014,realizada, na manhã de ontem (23), em coletiva à imprensa pelo ministro doEsporte Aldo Rebelo, no auditório do próprio Ministério, em Brasília. A arena cearensedesponta como a mais adiantada entre todas as demais sedes. O levantamento foifeito em abril deste ano. Na época, 62% da obra  tinha sido executada quando oprevisto para o mesmo período era de 57%. De acordo com o último relatório doConsórcio Construtor, formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Medonça, divulgado nesta quarta-feira (23), o percentual já alcançou 70,11% de execução.

Na abertura da coletiva, o ministro Aldo Rebelo destacou que o esforço de preparação para realizar a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 é um esforço nacional. Na plateia estiveram representantes das 12 secretarias da Copa estaduais e das cidades-sede. O secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, representou o Ceará. “Mais uma vez o Balanço das Ações para a Copa de 2014 feito pelo Governo Federal destaca o trabalho realizado pelo Governo do Ceará no Castelão. Esse projeto tem tornado o Ceará referência no Brasil em planejamento e eficiência e tem sido motivo de orgulho para o povo cearense e para todo o Brasil”, diz Ferruccio.

Desde setembro de 2011, quando o Governo Federal apresentou o último balanço dos preparativos para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 houve aumento de 76% do número de obras em andamento. Hoje, 60 intervenções acontecem nas 12 cidades-sede. O balanço mostra ainda que o volume de investimentos previstos – R$ 27,1 bilhões – permanece o mesmo.

De acordo com o Balanço, as construções ou reformas dos 12 estádios seguemdentro do cronograma previsto, tanto para atender os jogos da Copa dasConfederações, no próximo ano, como da Copa do Mundo, em 2014. A ArenaCastelão será sede da Copa das Confederações recebendo inclusive uma semifinal. Na Copa do Mundo da FIFA de 2014 serão seis jogos na arena cearense (sendo três jogos com seleções cabeças de chave, destacando-se a Seleção Brasileira). A previsão é que o estádio seja concluído em dezembro de 2012.

As obras de mobilidade urbana e infraestrutura aeroportuária também avançaram e vão se configurar como legado importante para a sociedade brasileira. Todos os dados apresentados no balanço se referem a abril de 2012, quando foi finalizada a rodada de verificação com as 12 cidades-sede.

Aldo Rebelo ressaltou que o Balanço das Ações do Governo Federal para a Copa 2014 mostra os resultados e atualizações das obras referentes ao Mundial é um trabalho coletivo que envolve os governos municipais, estaduais e os diversos ministérios. “Esse balanço é o resultado do trabalho e do esforço do governo federal, dos estados e das capitais, que partilham com recursos financeiros e humanos muito grandes”, afirmou.
O chefe da pasta do Esporte explicou que o evento é uma grande oportunidade para o desenvolvimento do Brasil. “Nesse aspecto, a Copa já é uma realidade no Brasil, e já gerou 300 mil empregos e ainda vai gerar outros 300 mil temporários. E também será uma grande oportunidade para os estados. Tínhamos, em dezembro de 2010, 20 obras; no segundo balanço, em setembro de 2011, 34 obras; e agora temos 60. A maioria dos empreendimentos será entregue em 2013, o que antecipa o legado para as cidades-sede do Mundial”, disse.

Também participam da solenidade do anúncio do Balanço os ministros Aguinaldo Ribeiro, das Cidades; Miriam Belchior, do Planejamento; Wagner Bittencourt, da Secretaria de Aviação Civil; Leônidas Cristino, da Secretaria de Portos; além de Aldo Rebelo, do Esporte, e de Luis Fernandes, secretário-executivo do Ministério do Esporte.

O quadro apresentado pelo levantamento é o seguinte:

Estádios
As obras dos 12 estádios estão dentro do cronograma estabelecido, e empregam 19.043 trabalhadores. Fortaleza, Salvador, Brasília e Belo Horizonte já ultrapassaram 50% de realização dos empreendimentos. A construção do Estádio Plácido Aderaldo Castelo, Castelão, aparece como a arena mais adiantada com 62% de execução, quando o previsto para o período do Balanço, abril deste ano, era 57%. Todas as arenas que têm financiamento contratado com o BNDES já receberam recursos do banco – os desembolsos somam mais de R$ 1 bilhão.
Aeroportos
Dez dos 13 aeroportos considerados prioritários para a Copa já estão com obras em andamento. Cinco já foram entregues (uma em Cuiabá, uma em Porto Alegre, duas em São Paulo e uma em Campinas). A entrega de 26 dos 31 empreendimentos tem previsão para 2013, e cinco delas para o primeiro semestre de 2014.
Mobilidade urbana
Nove das 12 cidades-sede estão com obras de mobilidade urbana em andamento. São, ao todo, 51 empreendimentos, que contam com financiamento do governo federal e cuja execução é de responsabilidade dos municípios ou governos estaduais. Desse conjunto, 28 empreendimentos (55%) estão em obras e sete (14%) com a licitação concluída. A maior parte dos projetos – 41, ou 81% - ficará pronta até o segundo semestre de 2013; e dez devem ser entregues no primeiro semestre de 2014.
Portos
As intervenções já começaram nos portos de Fortaleza, Recife, Natal e Salvador. Em Santos e Rio de Janeiro, o processo está na fase de licitação. A de Manaus ainda está em elaboração de projeto.
(Lisiane Linhares e Viviane Lima
Coordenadoria de Comunicação da Secretaria Especial da Copa 2014
+55 85 3264.5359 | 8778.0024 | 8724.2147

Sub 20


Realizado desde 2008, o Campeonato Cearense de Futebol Sub-20 tem, a cada ano, revelado atletas para o futebol profissional. Isso, sem falar no importante papel de cunho social e esportivo que a competição promove. Desde a aproximação entre dos municípios, a geração de emprego e a oportunidade para jovens atletas fazem da competição o mais importante evento de categoria de base de todo o Estado do Ceará.
Sob coordenação de Tony Pereira, os dirigentes das 14 cidades que compreendem a Grande Fortaleza – Região Metropolitana – estarão reunidos no próximo dia 31 de maio, a partir de 19 horas, no salão de eventos do Restaurante Raízes, no Bairro de Fatima. Na oportunidade, ressalta Tony Pereira, serão definidos o calendário, a formula de disputa e o regulamento da competição para Região Metropolitana. A rodada inaugural será em Pacajus, com a realização de duas partidas envolvendo Ocara, Horizonte, Chorozinho e Pacajus.
A definição, afirma Tony Pereira, se faz necessária em função dos municípios terem que apresentar o calendário com suas competições internas. Ao saber data do início do sub-20, fica mais fácil, para encaixar as disputas locais. O secretário do Esporte do Estado do Ceará, Gony Arruda, será convidado para participar. Da mesma forma, o convite será feito ao secretário Nildo Sobral. 
(Danielle Silva/Assessoria de Imprensa)

Seguidores

Arquivo do blog