sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Aleitamento materno


O leite materno é rico em proteínas, carboidratos e sais minerais, e além de ajudar no crescimento e no desenvolvimento do bebê, é o elo mais direto que a criança tem com a mãe durante os primeiros meses de vida. O ato de amamentar é ressaltado na Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece até 7 de agosto e visa estimular e esclarecer os benefícios da amamentação.

A Unimed Fortaleza, visando um cuidado específico para as gestantes, promove um trabalho na Medicina Preventiva de orientação, valorização e cuidados na gravidez. A Oficina para Gestante existe há dois anos, e os encontros são orientados por profissionais da área de ginecologia e pediatria, fazendo o acompanhamento das grávidas até o final do ciclo de gestação. Os encontros consistem em quatro módulos presenciais, aos sábados, de 8h às 12h, e conta com a participação de cerca de 30 gestantes por oficina, onde cerca de 500 gestantes já foram beneficiadas.

No encontro são abordados temas como aspectos fisiológicos e emocionais que fazem parte do período gestacional, alimentação saudável na gravidez e lactação, cuidados com o bebê e amamentação. Além dos médicos, a oficina tem a presença de nutricionistas e enfermeiras.

A pediatra responsável pela Oficina de Gestantes, Dra. Ana Lúcia de Almeida Ramalho, ressalta que a "amamentação ainda gera dúvidas nas mães, e que esse trabalho de orientação é importante para esclarecer que a prática faz bem tanto para a elas, quanto para os filhos". A pediatra lembra que as mães devem ser estimuladas a amamentar, pois isso proporciona um bom suporte para o crescimento e a saúde do filho.

No Hospital Regional Unimed (HRU)

O HRU conquistou o prêmio Hospital Best, pela oitava vez, sendo sete consecutivas, na categoria Hospital e Maternidade Regional do Ano e Centro de Diagnósticos. O Complexo está dividido em três áreas: Centro Obstétrico, Unidade Neonatal e Posto de Coleta de Leite Humano. O Hospital foi a primeira instituição privada a disponibilizar um serviço de Posto de Coleta de Leite Humano. Além disso, é mantida parceria com a Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), Instituição que realiza há 42 anos atividades de atenção a saúde da mulher e ao recém-nascido. Atualmente, entre os hospitais, o HRU é o maior doador de leite materno para a entidade. Informações: (85) 3277.7735.

Saiba Mais

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) as mães devem amamentar os filhos apenas com leite materno até os seis meses de idade, sem a necessidade de alimentos complementares como água, suco ou outro leite. Segundo a OMS, esse alimento é como uma vacina, que protege a criança de muitas doenças.

Assessoria de Comunicação da Unimed Fortaleza
Contatos: (85) 3255.3638/ 3654

Passeio Ciclístico


O setor de Promoção à Saúde da Unimed Ceará promove, no próximo domingo, dia 05, uma edição especial do seu tradicional Passeio Ciclístico, realizado todas as noites de quarta-feira. O evento será alusivo ao encerramento das férias. 

A concentração está marcada para as 6h30 na sede da Unimed Ceará (Rua Padre Luís Figueira, nº 52, próximo à Igreja Cristo Rei), com saída às 7h30. Os interessados podem se inscrever no local do encontro doando 1kg de alimento não perecível (exceto sal), que será revertido para a Casa do Menino Jesus, reafirmando também o compromisso social da operadora.

Os 150 primeiros ciclistas que chegarem ao local ganharão uma camiseta. A Unimed Ceará dará total apoio ao evento, com batedores, carro de apoio, ambulância, além de água, sucos e sanduíche natural. Os participantes também vão concorrer a uma bicicleta, que será sorteada na chegada do passeio. Também será possível alugar bicicletas no local do encontro. Mais informações: (85) 3453.7752/3453.7769

Serviço – Passeio Ciclístico Unimed Ceará
Horário: concentração às 6h30; saída às 7h30
Local: Unimed Ceará - Rua Padre Luís Figueira, nº 52, próximo à Igreja Cristo Rei
Inscrição: 1kg de alimento não perecível (exceto sal)

Sobre a Unimed Ceará
A Unimed Ceará é uma das mais respeitadas empresas do setor de saúde do estado, atuando como operadora de planos de saúde privada em todas as regiões da unidade federativa. Fundada em 1985 sob um modelo empresarial cooperativista, a Unimed Ceará, cuja sede está instalada em Fortaleza, configura-se como Federação das Unimeds do Estado do Ceará ao reunir nove filiadas em seu sistema: Unimed Abolição, Unimed Aracati, Unimed Cariri, Unimed Centro Sul, Unimed Crateús, Unimed Nordeste do Ceará, Unimed Sertão Central, Unimed Sobral e Unimed Vale do Jaguaribe, compondo uma rede integrada que facilita o acesso de clientes em clínicas, hospitais e consultórios médicos em suas próprias cidades. Integrante do Sistema Nacional Unimed, a maior rede de assistência médica do Brasil, a Unimed Ceará conta com cerca de 1.100 médicos cooperados às suas filiadas e vários serviços próprios e de terceiros, tais como hospitais, pronto-atendimentos, clínicas e laboratórios nas Unimeds singulares, para melhor servir seus mais de 105 mil clientes. Sua missão é satisfazer seus clientes, assegurando acesso aos serviços ofertados de alta qualidade e resolubilidade, gerando valores e resultados sustentáveis.

Mais informações:
Ranier Comunica
Diego Benevides (diego@raniercomunica.com – 85 8878.1405)

21 praias próprias


(Assessoria de Imprensa) - Hoje a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), divulgou o boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e litorais leste e oeste do Estado. Dos 31 pontos monitorados na Capital, 21 foram considerados próprios para banho.
O resultado do boletim mensal de balneabilidade das praias localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza e no interior do Estado aponta que todos os pontos analisados estão dentro do padrão de qualidade. Ao todo 34 pontos são monitorados, juntando os pontos da RMF e litoral leste e oeste do interior.
O padrão de qualidade exigido é de, no máximo, 1.000 coliformes termotolerantes para cada 100 mL de água nas últimas cinco medições. As amostras são coletadas semanalmente em Fortaleza e mensalmente na RMF e interior do Estado. 

Resultado das análises em Fortaleza:
Pontos próprios:
Caça e Pesca
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia
Barraca Beleza
Início da Rua Ismael Pordeus
Estátua de Iracema
Volta da Jurema
Edifício Arpoador
Final da Rua José Vilar
Ed. Vista Del Mare
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
INACE (Indústria Naval do Ceará)
Marina Park Hotel
Início da Av. Philomeno Gomes
Kartódromo
Goiabeiras
Pontos impróprios:
Farol
Iate
Mucuripe
Ideal Clube
Início da Av. Pasteur
Colônias
Horta
Início da Rua Lagoa do Abaeté
Barraca Big Jeans
Barra do Ceará

Aeroporto Dragão do Mar

O primeiro dos aeroportos regionais de vocação eminentemente turística do Ceará, o Dragão do Mar, em Aracati, vai ser inaugurado amanhã, às 10 horas, pelo governador Cid Gomes, acompanhado do ministro e do secretário estadual do Turismo, respectivamente Gastão Vieira e Bismarck Maia.
Diretores da TAM Executiva, que vai instalar no local um Centro de Tecnologia, Manutenção e Comercialização de Aeronaves e Prestação de Serviços Aeronáuticos,também estarão presentes.
O nome do aeroporto é uma homenagem ao militante contra a escravatura e chefe jangadeiro, Francisco José Nascimento, também conhecido como Chico da Matilde, cearense de Canoa Quebrada. Chico liderou o movimento abolicionista cearense iniciado em 1879, que culminou com a abolição dos escravos no Ceará em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea.
Para a ocasião, estão programados, a partir das 8h30, sobrevoos de ultraleves do Clube Catuleve e do Aeroclube de Mossoró (RN); de duas aeronaves C95 Bandeirante, da Base Aérea de Fortaleza; três lançamentos de paraquedistas e apresentação de acrobacias aéreas com o comandante Waldonys.
Terminal preparado para aviões de grande porte
Localizado no município de Aracati (140 quilômetros de Fortaleza), às margens da CE 040 e vizinho à praia de Canoa Quebrada, o equipamento é capaz de receber aviões de grande porte, que normalmente operam em voos internacionais, como por exemplo, a família Boeing737.
De acordo com Bismarck Maia, a obra, de responsabilidade da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), faz parte de uma série de investimentos em macroestruturas que visam desvincular os polos turísticos de Fortaleza. "O turismo do Ceará só cresce de forma sustentável se tivermos vários produtos turísticos, além e independentes de Fortaleza, embora complementares", frisa.
Com recursos do Ministério do Turismo e Tesouro do Estado, o equipamento demandou investimentos de R$ 23.746.467,94 na construção da pista de pouso, da área de taxiamento, dos hangares e do terminal de passageiros e demais espaços de administração, serviços e órgãos de controle e fiscalização.
O que antes era apenas uma pista de pouso, foi ampliada em 600 metros, passando a 1,8 mil metros por 30 metros de largura, mais 400 metros de área de escape, totalizando 2.200 metros de comprimento. Com vida útil de 20 anos, pode operar 1.200 movimentos por ano. O pátio de estacionamento de aeronaves terá 152 metros por 90 metros.
TAM Aviação Executiva vai operar no terminal
A assinatura de um Memorando de Entendimentos entre o Governo do Estado e a TAM Aviação Executiva, celebrado em abril, oficializou a instalação do Centro de Tecnologia, Manutenção e Comercialização de Aeronaves e Prestação de Serviços Aeronáuticos da companhia aérea no Aeroporto de Aracati.
Esta base operacional vai atender aos mercados das regiões Norte e Nordeste, além da América Central, oferecendo serviços técnicos para aviões executivos de pequeno e médio portes. O Centro cearense será maior do que o que a empresa mantém no município paulista de Jundiaí, também para aviação executiva.
O contrato inclui a cessão de espaço (hangar) de 10 mil m² por 10 anos, renováveis por mais 10, e incentivos equivalentes a 50% do valor de construção da base, orçada em R$ 26 milhões – ou seja, R$ 13 milhões da empresa e outros R$ 13 milhões do Governo do Estado.
A vinda do empreendimento, vai fortalecer o surgimento de uma cadeia profissional local, especializada no setor aéreo, e criar 150 empregos diretos logo no início das operações do Centro.
Segundo as cláusulas do Termo, a TAM vai priorizar a contratação de mão de obra local, introduzir tecnologia, recrutar e formar trabalhadores e ser parceira do Estado em programas de formação de mão de obra especializada voltados para o setor aéreo.
PROGRAMAÇÃO DE INAUGURAÇÃO:
Sobrevoo de ultraleves dos clubes Catuleve e Mossoró (RN), às 8h30.
Sobrevoo de dois C-95 Bandeirante da Base Aérea de Fortaleza, às 9h.
Primeiro lançamento de paraquedistas, às 9h30.
Cerimônia de abertura do aeroporto, com o Ministro do Turismo Gastão Vieira, Governador Cid Gomes e Secretário do Turismo Bismarck Maia, às 10h.
Segundo lançamento de paraquedistas, às 11h.
Demonstração de acrobacia aérea pelo Cmte. Waldonys e transmissão de mensagem via rádio da aeronave, às 11h30.
Terceiro lançamento de paraquedistas, às 12h.
Início da decolagem e retorno das aeronaves, às 13h.
SERVIÇO
Inauguração do Aeroporto Regional Dragão do Mar, em Aracati.
Início da programação: 8h30.
Endereço: rodovia CE 040, km 137,1 – S/N. Aracati (CE).
SAIBA MAIS:
As obras foram divididas em duas etapas: restauração e ampliação da pista de pouso já existente, iniciada em maio de 2008; e construção do Terminal de Passageiros e Serviços (TPS), iniciada em setembro de 2009.
Junto ao Aeroporto Internacional de Jericoacoara, o de Aracati vai descentralizar a entrada de turistas, hoje concentrada apenas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, na capital, e desenvolver localidades turísticas.
Também vão otimizar a logística de escoamento de produtos agrícolas exportáveis, tais como frutas irrigadas cultivadas nas regiões do Vale do Jaguaribe e Chapada do Apodi (por meio de Aracati), e Ibiapaba (por meio de Jericoacoara).
O aeroporto fica a 140 quilômetros de Fortaleza, às margens da CE 040. Esta via está com duplicação em andamento.
O terminal de passageiros está com 99% da obra concluída.
O valor da reconstrução da pista foi R$ 16.142.823,56, e o do terminal R$ 7.603.644,38.

Assessoria de Comunicação - Secretaria do Turismo do Estado
Carmen Inês Walraven/Mara Cybelly de Oliveira/Tunay Peixoto
(85) 3101.4654/8732.2041

Terra treme na Zona Norte


Novos tremores na região de Sobral-CE em 02/08/2012

    (www.sismosne.blogspot.com.br) - Na manhã de ontem, fomos alertados pelo sub-tenente Marcos Costa, da Defesa Civil de Sobral, que dois eventos haviam sido bem sentidos de madrugada na região da Serra da Meruoca. Após uma análise dos registros de algumas das estações operadas pela UFRN, vimos que eles foram registrados pelas estações de Sobral (SBBR) e Pau dos Ferros (PFBR), pertencentes à rede do INCT de Estudos Tectônicos, bem como pela estação de Morrinhos (NBMO), pertencente à Rede Sismográfica do Nordeste do Brasil (RSISNE; Petrobras/UFRN/FUNPEC).
    Os dados preliminares obtidos são, para o primeiro evento: hora de origem 07:14 UTC (04:14 hora local) e magnitude 2.9; para o segundo evento: hora de origem 07:41 UTC (04:41 hora local) e magnitude 2.2.
    A localização epicentral foi feita com os dados da estação SBBR e está mostrada na Figura 1, abaixo.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é denotado pela estrela branca. As estações em operação na região são denotadas por triângulos vermelhos (estações digitais SBBR e NBMO) e azul (estação analógica SBSF). As áreas dos municípios são mostradas nas cores marrom (Sobral), azul (Alcântaras) e verde (Meruoca). Figura elaborada por Heleno Lima Neto.
     Como se pode notar, o epicentro está próximo à triplice fronteira entre os municípios de Sobral, Meruoca e Alcântaras. A atividade sísmica nessa região vem sendo monitorada e estudada pelo LabSis/UFRN desde 2008, ano em que ocorreu o maior tremor de terra nessa área (magnitude 4.2, em maio de 2008).
    Os registros dos eventos nas estações de SBBR e NBMO são mostrados nas Figuras 2, 3 e 4, abaixo.

Figura 2. Registro do evento de magnitude 2.9 pela estação SBBR.
Figura 3. Registro do evento de magnitude 2.9 pela estação NBMO.
Figura 4. Registro do evento de magnitude 2.2 pela estação NBMO.
    Até o momento, ainda não temos muitas informações sobre o efeito dos tremores. Pela informação inicial do sub-tenente Marcos Costa, ambos os tremores foram bem sentidos na região da Meruoca próximo ao limite com o município de Sobral. Outras informações, advindas do radioamador Célio Cavalcante, de Forquilha, dão conta de que moradores dos municípios de Meruoca, Massapé, Sobral, Forquilha e outras cidades da região noroeste cearense sentiram a terra tremer.  Um levantamento macrossísmico vai ser realizado na região pelo sub-tenente Marcos Costa.

Fonte: LabSis/UFRN; INCT-ET; RSISNE
Joaquim Ferreira, Heleno Lima Neto, Regina Spinelli, Eduardo Menezes, Rodrigo Pessoa

Negociação


O grande especialista em negociação da Harvard University, William Ury, estará pela primeira vez em Fortaleza no próximo dia 28 de setembro. Para lançar o evento e explicar todo o potencial de relacionamento entre executivos e as possibilidades de geração de oportunidades de negócios para o Ceará, proporcionados por esse importante encontro com Ury, a HSM, empresa de educação executiva, realiza agora, no restaurante da Federação das Indústrias do Estado do Ceará — FIEC, um café da manhã.
O CEO da HSM Brasil, Marcos Braga, e o presidente do Instituto Empresariar, Cícero Rocha, farão uma apresentação sobre as oportunidades de negócio que executivos poderão alcançar durante o seminário. “Será um encontro de ideias para mostrar como as empresas da região poderão se beneficiar de um contexto de alto valor que integra conhecimento, relacionamento e negócios”, revela Braga.
A palestra com William Ury, em setembro, já é o segundo grande encontro promovido pela HSM na capital cearense. O primeiro foi um seminário com o inspirador do marketing mundial Philip Kotler no ano passado.
No seminário HSM Negociando para Vencer, os participantes terão a oportunidade de conhecer conceitos, habilidades, desenvolver o poder da influência e alcançar o sucesso no processo de negociação. Na ocasião, William Ury focará as estratégias de cada negociação, as estratégias vencedoras para obter o melhor acordo, como se preparar e aperfeiçoar as habilidades de negociação e como posicionar-se diante de um “não”.
São parceiros do seminário: Sistema Verdes Mares, FIEC, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Brasileira dos Profissionais de Recursos Humanos (ABRH).  
O mestre da negociação mundial
Há mais de três décadas conduzindo e intermediando negociações no mundo dos negócios e da política, além de conflitos entre diferentes grupos étnicos, William Ury é reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas em negociação e gestão de conflitos da atualidade. O negociador atua como intermediador em questões internacionais de grande complexidade e é fundador e chairman da iniciativa Caminho de Abraão, que visa contribuir para a paz e o entendimento no Oriente Médio. Já atuou em negociações com o presidente venezuelano Hugo Chávez e fez parte do acordo Camp David.
William Ury é cofundador do Programon Negotiation, na Harvard University. É autor, com Roger Fisher, do best-seller Gettingtoyes, com mais de 8 milhões de exemplares vendidos e traduzidos para 30 idiomas. Também escreveu Gettingpast no e Gettingtopeace, ambos com grande repercussão.
Sua obra mais recente é The powerof positive no: howtosay no and still gettoyes, que esteve na lista dos mais vendidos do The New York Times.
HSM Brasil
Nascida no Brasil em 1987, com o propósito de oferecer conteúdos de excelência na gestão de empresas e gerar experiência única e diferenciada com seus produtos para o público tomador de decisão brasileiro, a HSM é referência nacional em conhecimento sobre gestão.
Nesses 25 anos, a HSM antecipa os principais conceitos e ideias inovadoras e seleciona os cases de maior sucesso, para oferecer ao público executivo brasileiro a oportunidade de se manter atualizado com as principais tendências da gestão empresarial mundial e de se relacionar com tomadores de decisão e formadores de opinião de todo o País.
A HSM é reconhecida como um verdadeiro portfólio multiplataforma de oportunidades, que vão desde o patrocínio de eventos e realização de palestras customizadas para empresas até projetos nos meios impresso e digital.
Serviço
Café de Lançamento de Seminário
Dia: 3 de agosto
Horário: 8h30 às 10h30
Agenda: Apresentação do seminário HSM Negociando para Vencer com Marcos Braga - CEO da HSM – e com o Cícero Rocha – CEO do Instituto Empresariar.
Local: FIEC – Restaurante (Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza – Ceará)
Inscrições para seminário
As inscrições para o seminário podem ser feitas em São Paulo pelo telefone (11) 4689-6666 ou, a partir de outras cidades, pelo número 0800 771 6606. Mais informações:www.hsm.com.br ou eventos@hsm.com.br
O valor do passe individual é de R$ 1.200, que inclui material de apoio, certificado de participação, tradução simultânea inglês/português/inglês e estacionamento.

·      Mais informações sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação – (85) 3258.1001, responsável pela Assessoria de Comunicação do Seminário HSM - Fortaleza. Falar com Kellyanne Pinheiro (8888.9335) ou Adailma Mendes (8889.1511).

Corrida da Esperança


No próximo domingo (5), com apoio da Sesporte, será realizada a Corrida e Caminhada Esperança 2012. Pelo segundo ano consecutivo o evento mobilizará corredores e caminhantes em 12 capitais nacionais. Em Fortaleza, a largada será às 7h30 da Av. Beira Mar, em frente ao clube Náutico Atlético Cearense.

As inscrições estão abertas até hoje (3) pelo site www.corridaesperanca.com.br e também nas Lojas Esposende. Durante o cadastro, o atleta escolhe a cidade que quer participar e realiza a doação no valor de R$ 35,00. Não serão feitas inscrições no dia da prova.

Com um percurso bastante democrático, de 4 a 6 km, e a possibilidade da caminhada, o evento não exige nenhum grande preparo. Vale mesmo a força de vontade, mesmo para aqueles que não são adeptos deste tipo de exercício, tendo em mente o bem que será feito para milhares de crianças, adolescentes e jovens atendidos pelo projeto Criança Esperança em todo o país.

Sobre o Criança Esperança

O Projeto Criança Esperança é uma iniciativa da Rede Globo em parceria com a Unesco. Tem como objetivo chamar a atenção da opinião pública para a situação da infância e da juventude, expondo ao debate alguns dos principais problemas que atingem crianças, jovens e adolescentes. Todo ano, a campanha mobiliza os brasileiros para doarem recursos, que são aplicados em projetos sociais em todo o Brasil. Em 2012, o Criança Esperança apoia 114 projetos, beneficiando mais de 30 mil crianças e adolescentes. Com o conceito "A Esperança é o que nos move", a campanha Criança Esperança 2012 é dividida em quatro fases - sensibilização, prestação de contas, doação e balanço - e fica no ar até agosto, quando termina o período de doações para o Projeto Criança Esperança.


Informações à imprensa:
Manuella Viana
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado
(85) 3101-4415

Copa Coca Cola


Falta pouco para a bola começar a rolar na Copa Coca-Cola 2012. Na segunda edição, o campeonato que incentiva o estilo de vida ativo em todo o país, reúne 36 times, dentre eles, 32 masculinos e 4 femininos, competidores do Estado do Ceará. O primeiro jogo da fase regional do campeonato será disputado amanhã (4) e domingo (5),  no campo Antony Costa, no bairro Antônio Bezerra. O congresso técnico, que sorteou os grupos e a ordem dos jogos, aconteceu no último fim de semana. Na ocasião foi apresentado o regulamento e entregues os materiais obrigatórios como uniformes e bolas. A fase preliminar nacional da Copa Coca-Cola, em Fortaleza, acontece de 5 de agosto a 7 de setembro.

 Das disputas realizadas em Fortaleza, os times vencedores passam para preliminar nacional e final nacional, em novembro, que vai reunir os campeões de outras 28 cidades do Brasil. Na fase de grupos, os jogos acontecem em três campos: Antony Costa (Antônio Bezerra), Murilão (Messejana), Waldemar Caracas (Bom Jardim) e Estádio Raimundo da Cunha Rola (Eusébio), com a final disputada no estádio Presidente Vargas. As partidas serão apitadas por juízes federados que terão o auxílio de um mesário e um coordenador técnico.  

Promovida pela Coca-Cola em mais de 20 países, a Copa Coca-Cola vai além do aspecto esportivo, propondo uma celebração das famílias e da vida ativa. O objetivo é mostrar aos jovens e famílias das comunidades brasileiras os benefícios de se ter estilo de vida ativo aliado a momentos de diversão. Além disso, através da grande festa que acontecerá na comunidade, haverá experiências de entretenimento e felicidade para a população.

A Copa Coca-Cola, em Fortaleza, é uma produção da D&E Entretenimento e tem apoio do Jornal O Povo e Cheppitos.

Copa Coca-Cola no Brasil
O torneio, anual, terá sua segunda edição disputada em comunidades de 29 cidades, em 17 estados diferentes, reunindo mais de 10 mil atletas, distribuídos em 588 equipes, nas categorias masculino e feminino. Esta edição terá início no dia 4 de agosto de 2012, será dividida duas etapas: preliminar nacional e final nacional. 

Os jogos serão disputados em dois tempos de 25 minutos. As equipes deverão ser formadas livremente pelos participantes, tendo de 11 a 18 jogadores, além um representante e um vice-representante, um técnico e um capitão de torcida.

Sobre a Coca-Cola Brasil
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas - águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 16 grupos fabricantes brasileiros, emprega diretamente 60 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. 

Os investimentos do Sistema Coca-Cola Brasil para 2012 são de R$ 2,8 bilhões. No período 2012 a 2016, o total investido será de R$ 14,1 bilhões, 50% maior do que o montante investido entre 2007 e 2011. 

A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente.  O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo: 1,91 litros de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 13 anos atrás.

Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado "Reciclou, Ganhou" que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 98% das latas de alumínio e 56% das garrafas PET são recicladas. Para saber mais, visite os sites:www.institutococacolabrasil.com.br

Programação
Os jogos sempre acontecerão no horário de de 8 às 17 horas – com intervalo de 11h30 às 13h30.
4 e 5 de agosto – campo Antony Costa (Rua Hugo Vitor com Pedro Melo - Antônio Bezerra)
11 e 12 de agosto – campo Murilão (bairro Messejana)
18 e 19 de agosto – Waldemar Caracas (Rua Manuel Galdino, s/n - bairro Bom Jardim)
25 e 26 de agosto – Estadio Raimundo da Cunha Rola (Rua Pioneiro, s/n - bairro Eusébio)

01 e 02 de setembro – campo Murilão (bairro Messejana)
7 de setembro – Estádio Presidente Vargas – PV (Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 1187)

Capuchino Press – Assessoria de Imprensa
Renata Benevides - (85) 8130.3264 - renata@capuchino.com.br
Karla Rodrigues - (85) 81303177 – karla@capuchino.com.br
Juliana Lousada – (85) 8765.5727 – atendimento@capuchino.com.br

Em busca de parceiro


SERGIO TORRES , ENVIADO ESPECIAL , FORTALEZA - O Estado de S.Paulo
O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), iniciou entendimentos com empresários sul-coreanos para a constituição de parceria tecnológica e financeira que ajude a Petrobrás a construir a refinaria Premium 2, empreendimento tocado até agora com bastante lentidão. Ele deve viajar em setembro para a Coreia do Sul.
No último dia 16, Gomes jantou com o CEO e presidente do conselho de administração da siderúrgica Dongkuk, Sae Joo Chang. A empresa da Coreia, associada à brasileira Vale e à também coreana Posco, atua no Complexo Portuário e Industrial do Pecém (litoral oeste do Ceará), em área vizinha à futura refinaria.
Segundo o relato do governador, o executivo da siderúrgica coreana falou da possibilidade de interesse da GS Caltex, detentora de 30% do mercado local de refino. É a segunda companhia do país asiático no segmento de refinarias.
Os contatos mantidos até agora deverão ser aprofundados na viagem que o governador fará à Coreia do Sul. A busca de sócio com experiência em projetos de refinaria é fundamental para o sucesso do projeto, avalia Gomes.
Graça Foster. Em 11 de julho, na sede da Petrobrás (centro do Rio), o governador havia se reunido com a presidente da estatal, Graça Foster, para esclarecer a razão de a Premium 2 não ter sido contemplada no Plano de Negócios 2012-2016. Gomes disse que no encontro pediu a ela autorização para procurar no exterior um parceiro experimentado na elaboração de projetos e construção de refinarias.
"Saí da reunião convencido de que é fundamental um parceiro porque a Petrobrás vive um período de grandes investimentos. Ninguém tem todo o capital do mundo. Há a necessidade de um parceiro para capital, tecnologia e engenharia de refino", disse o governador.
Dias antes, acrescentou ele, conversara sobre o assunto com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que, em entrevistas, já falara favoravelmente sobre a possibilidade de parcerias.
"Falei com a presidente Graça. A Petrobrás me autorizou a procurar um parceiro. A Petrobrás nunca fez refinaria. A última que fez tem 34 anos e o projeto era todo importado. Procurei a Coreia do Sul, foi a primeira coisa que fiz", disse ele, referindo-se à Revap, inaugurada em 1980 em São José dos Campos (SP).
Texaco. Na viagem à Coreia do Sul, o governador Cid Gomes pretende se reunir com a direção da GS Caltex, vinculada ao grupo Texaco. A proposta em estudo pelo governo cearense é a de que, na parceria, a Petrobrás fique com 80% da composição societária, com os coreanos assumindo os demais 20%.
"Esse é meu feeling. Considero a proporção de 80% para 20% muito boa para a Petrobrás. A empresa da Coreia entraria com a tecnologia de ponta que domina e parte dos investimentos que lhe couber pelo acordo", disse Gomes.
A Petrobrás confirmou que o assunto foi tratado no recente encontro entre Graça e Cid Gomes, mas que a empresa não participa da busca por parceiro. A empresa também afirma que a Premium 2 está contemplada no Plano de Negócios 2012-2016. "A Petrobrás considera todas as alternativas que possam contribuir para a viabilidade do projeto, respeitando os padrões internacionais", diz nota da estatal.
A refinaria Premium 2 deverá ser construída em área de 1.940 hectares nos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia. A pedra fundamental foi lançada em dezembro de 2010, mas as obras jamais começaram.

Dado direito de resposta

TV Jangadeiro concede um minuto de direito de resposta para Elmano de Freitas contra Roberto Cláudio que teve retirado um minuto.

Direito de resposta

Elmano de Freitas pede direito de resposta contra Roberto Cláudio. TV Jangadeiro está analisando a solicitação.

Elmano e Inácio disputam Dilma

No debate de ontem na TV Jangadeiro, os candidatos Elmano de Freitas (PT) e Inácio Arruda (PCdoB) disputaram a presidenta Dilma Rousseff (PT). Elmano frisou várias vezes que tem o apoio de Dilma. Já Inácio disse que "a presidenta Dilma é do PT e de todos brasileiros".

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O debate

Somente agora no terceiro bloco foi que o debate entre os prefeituráveis de Fortaleza começou mesmo na TV Jangadeiro. Moroni Torgan (DEM) disse que Fortaleza é "uma cidade da fantasia". Elmano de Freitas (PT) reclamou que Moroni ficou fora de Fortaleza e não sabia dos avanços conquistados pela cidade. Heitor Férrer (PDT) disse que pretende "cansar o estudante" para evitar que ele tenho contato com o crack. Renato Roseno (Psol) chamou Roberto Cláudio (PSB) de candidato do governador Cid Gomes (PSB) que não tinha projetos para Região Metropolitana de Fortaleza. Roberto Cláudio disse que Roseno estava desinformado e prometeu  "tapar todos buracos na cidade em um ano". Inácio Arruda (PCdoB) e Valdeci Cunha (PRTB) não se envolveram em polêmicas no debate.

Petróleo no Ceará

A Petrobras comprovou a ocorrência de petróleo em águas profundas da Bacia do Ceará durante a perfuração do poço 1-BRSA-1080-CES (1-CES-158). 

Conhecido informalmente como Pecém, o poço está localizado a cerca de 76 km do município de Paracuru, na costa do Estado do Ceará, em profundidade de água de 2.129m. A profundidade atual do poço é de 4.410m e a perfuração prosseguirá até 5.500m.

A descoberta ocorreu em reservatórios da Formação Paracuru, constatada por indícios de hidrocarbonetos durante a perfuração, análise dos perfis e resultados de testes. As amostras de fluido obtidas no poço indicaram a presença de hidrocarbonetos líquidos, que serão caracterizados por análise de laboratório. A coluna estimada de hidrocarbonetos é da ordem de 290m, sendo 140m de reservatório.  

A Petrobras é operadora da concessão BM-CE-2, com 60% de participação, em consórcio com a empresa BP Energy do Brasil Ltda, que detém 40%. 

O Consórcio dará continuidade às operações para concluir o projeto de perfuração do poço até a profundidade prevista, verificar a extensão da nova descoberta e caracterizar as condições dos reservatórios encontrados. (Assessoria de Imprensa).

Fortaleza 2013-2016

A Câmara Municipal de Fortaleza inicia hoje a série de apresentação de planos para a Cidade através dos dez candidatos a prefeito. Por ordem de sorteio o primeiro a apresentar seus planos para Fortaleza é Marcos Cals (PSDB). Todas quintas-feiras de agosto e setembro às dez horas um prefeiturável para mostrar porque merece ser o eleito.

Turismo 2014


O secretário cearense do Turismo, Bismarck Maia e a  assessora especial do Ministério do Turismo (MTur), Susana Dieckmann, apresentam o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ao trade turístico local, hoje (2), às 10 horas, no auditório da Secretaria do Turismo (Setur), no Cambeba. A idéia é , com a realização da Copa 2014, o Brasil precisa fazer bonito na recepção dos visitantes, aprimorando o atendimento e a qualidade dos serviços turísticos prestados.

O projeto, em parceria com os órgãos estaduais e municipais de turismo e o Sistema S (SENAC, SENAI, SESC, SESI, SENAT), vai capacitar 240 mil pessoas em todo o país, até o início da competição.
Vão ser ofertados gratuitamente 29 cursos na área de turismo, incluindo línguas estrangeiras, em todas as 12 cidades-sede da Copa e nos principais polos turísticos dos estados. No Ceará, serão ofertadas capacitações em Aquiraz, Aracati, Beberibe, Caucaia, Fortaleza e Jijoca Jericoacoara.

Mais informações: 
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Turismo do Estado
Carmen Inês Walraven/Mara Cybelly de Oliveira/Tunay Peixoto
(85) 3101.4654/61 - 8732.2041
SETUR: twitter.com/seturceara e facebook.com/cecceara

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Questão Tapeba

Temendo um agravamento no conflito de terras pelos índios Tapeba, a procuradora da República no Ceará, Nilce Cunha, cobrou nesta quarta-feira (1) da presidenta da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marta Maria do Amaral, agilidade na publicação do relatório de identificação e delimitação das Terras Indígenas Tapeba, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Nilce Cunha conduz um procedimento administrativo sobre a questão. Para a procuradora a delimitação se faz necessária com urgência. Segundo ela "esta é a medida que se faz imperiosa para trazer a paz e tranquilidade a todos quantos se veem afetados pelos constantes conflitos".
Conforme o exposto no ofício da procuradora, as famílias da comunidade indígena foram acordadas, sem que sequer suspeitassem da existência do processo judicial, tiveram as casas demolidas, inclusive casas, de quem se encontrava ainda dormindo, foram derrubadas por um trator, ocasionando a perda de quase todos os objetos domésticos que possuíam.
Na última segunda-feira (30) cerca de 300 Tapeba ocuparam a sede da Funai em Fortaleza, como forma de protesto pela demora do processo de regularização dessas terras. Antes eles tinham fechado a BR 222.

Mensalão

Na abertura do segundo semestre legislativo nesta quarta-feira (1), na Assembleia do Ceará, o tema dominante foi o início do julgamento do Mensalão. O deputado Fernando Hugo (PSDB) afirmou, que o julgamento será o momento mais importante da história da Justiça Brasileira.  Ele prega que o processo "vai condenar uma 'quadrilha', que seria chefiada pelo ex-ministro José Dirceu. O escândalo é muito maior do que se possa mensurar”.
O tucano, que é vice na chapa encabeçada pelo ex-deputado Marcos Cals (PSDB) para Prefeitura de Fortaleza, destacou que "na época das primeiras denúncias sobre o caso, o então presidente Lula considerou que eram apenas ajustes de sobras de campanha. Mas o que ocorreu foi assustador. O mensalão deve ser visto despido de toda a coloração partidária. Os ministros do STF devem julgar com toda a imparcialidade”, cogitou Fernando Hugo que vinculou o Mensalão a campanha do petista para Prefeitura de Fortaleza, Elmano de Freitas.
Coube ao deputado Antonio Carlos (PT) rebater Fernando Hugo. “Não vamos aceitar a pecha de o PT ser quadrilheiro. No Governo Fernando Henrique Cardoso, muitos casos não foram apurados. Hoje, a Justiça investiga”, atacou Antônio Carlos, que é coordenador da campanha de Elmano.
O deputado Welington Landim (PSB) espera “que o Supremo Tribunal Federal faça justiça e os ministros do STF cumpram com o seu papel”. O deputado Landim tem a expectativa de um novo Brasil após este julgamento do Mensalão e "que essa página da história seja virada"

Sessões da AL-CE as terças e quartas

Em reunião ocorrida hoje, Colégio de Líderes e a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará definiram o funcionamento da Casa durante o período eleitoral. Os parlamentares aprovaram, por unanimidade, a realização das sessões plenárias e reunião das comissões técnicas apenas as terças e quartas-feiras. Porém, esta semana, haverá sessão na quinta-feira (02/08).

A medida passará a valer a partir da próxima terça-feira (07), e seguirá até a primeira semana de outubro. Durante este período, de acordo com decisão que já havia sido anunciada pela Mesa Diretora, as audiências públicas e sessões solenes continuarão a ocorrer normalmente, desde que sejam realizadas dentro da sede da Assembleia Legislativa. 

“A Mesa Diretora e o Colégio de Líderes mantiveram o posicionamento histórico da Assembleia Legislativa do Ceará, que em nada vai prejudicar a tramitação das matérias e o funcionamento da Casa”, garantiu o diretor do Departamento Legislativo, Carlos Alberto Aragão.

Participaram da reunião, os membros da Mesa Diretora, deputado Roberto Cláudio (PSB), presidente da AL, os deputados José Albuquerque e José Sarto, do PSB, Tin Gomes (PHS) e Manoel Duca (PRB), os líderes, Rachel Marques (PT), Fernanda Pessoa (PR), Delegado Cavalcante (PDT)/vice-líder, Professor Teodoro (PSD), Fernando Hugo (PSDB), Ely Aguiar (PSDC), Idemar Citó (DEM), Paulo Facó (PTdoB),  Ronaldo Martins (PRB), Roberto Mesquita (PV) e Sérgio Aguiar (PSB), além dos deputados Edísio Pacheco (PV), Ivo Gomes e  Welington Landim , do PSB e Lula Morais (PCdoB).

RW/Da Redação

Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará
Andrea Fontenele 
Telefone: (85) 32772504
Celular: (85) 99916979

Nova sede da AADIC


Associação das Administradoras de Imóveis do Ceará (AADIC) convida a imprensa cearense para a inauguração de sua nova sede amanhã (2), às 18h30, no Edifício Rocha Aguiar, localizado na Avenida Santos Dumont nº 740 – Sala 304 – Aldeota. AAADIC reúne as principais imobiliárias do estado que atuam no setor de administração e locação de imóveis. Constituída há 30 anos, a AADIC esteve sob a gestão do Secovi durante oito deles. Em 2011, a entidade tornou-se independente, com o objetivo de atender às demandas e necessidades exclusivas do setor.

Com o objetivo de fortalecer o segmento de administração e locação imobiliária, a sede é um marco para o mercado de locação cearense e funcionará como a casa das administradoras, sempre aberta e disponível às empresas associadas. O coquetel de lançamento reunirá membros da diretoria, conselheiros, presidentes de entidades imobiliárias, associados e convidados que têm ligação com AADIC, para celebrar mais uma conquista dos empresários.

Serviço:
Coquetel de inauguração da sede da AADIC
Data: 02 de agosto de 2012
Horário: 18h30
Local: Ed. Rocha Aguiar, localizado na Av. Santos Dumont nº 740 – Sala 304 – Aldeota.

Justiça aceita denúncia contra Jahilton


O juiz da 11ª Vara Federal no Ceará, Danilo Fontenele Sampaio, aceitou hoje denúncia feita pelo procurador da República, Oscar Costa Filho, contra o professor de Física do Colégio Christus, de Fortaleza, Jahilton José Motta, no caso do vazamento de questões do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2011.
Ao mesmo tempo que aceitou a denúncia contra o professor pelo vazamento, o juiz rejeitou acusações feitas pelo procurador Oscar contra a coordenadora do Christus, Maria das Dores Nobre Rabelo; contra as servidoras do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Camila Akemi Karino e Maria Tereza Serrano Barbosa; e  contra a representante da Cesgranrio (responsável pela aplicação do Enem), Evelina Eccel Seara por falta de provas.
A denúncia foi aceita contra o professor com base na investigação da Polícia Federal (PF) que comprovou que Jahilton Motta entregou a alunos do Christus dias antes da realização do Enem questões de pré-teste aplicado em outubro de 2010, que acabaram caindo na prova do Exame realizado nos dias 22 e 23 de outubro do ano passado. O Ministério Público Federal denunciou o professor por utilização e divulgação indevida de material sigiloso, estelionato e por violação de sigilo funcional. Com o aceite da denúncia contra o professor a Justiça pode condená-lo por crimes contra a administração pública que prevê prisão de dois meses a dois anos.
Oscar Costa Filho disse que vai recorrer da decisão do juiz uma vez que para o procurador todos denunciados deveriam ser investigados a fundo pelo vazamento de 14 questões do Enem 2011 para favoreceram 639 alunos do Christus, que acabaram tendo que fazer novas provas.
A assessoria jurídica do Colégio Christus sustenta que a denúncia contra o professor não poderia ser aceita por ele não ser funcionário público. Com isso, o Colégio vai recorrer da decisão do juiz por considera a denúncia invalida.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Ambulâncias doadas

(Assessoria de Imprensa) - As Farmácias Pague Menos dão início a uma rede de solidariedade nacional com a campanha Doação de Ambulâncias - 1 milhão de Dotz, em parceria com o programa de fidelidade Dotz. Reconhecida em todo o Brasil como empresa cidadã pela realização de inúmeras ações solidárias, a rede vai doar, a partir de agosto, dez ambulâncias para instituições indicadas pelos próprios clientes.
Os interessados devem preencher um cupom – que não é vinculado a compras –, indicando a entidade para quem desejam destinar uma ambulância. O passo seguinte é depositá-lo na urna de uma das mais de 530 lojas da rede, distribuídas por 200 cidades de todos os estados brasileiros mais o Distrito Federal. Uma vez por mês será promovido um sorteio e, além da doação da ambulância à instituição, a pessoa que a indicou recebe 100 mil Dotz para utilizar como preferir. “Ao longo de sua trajetória de 31 anos, as Farmácias Pague Menos já doaram dezenas de ambulâncias a entidades assistenciais”, revela a diretora de compras e marketing Patriciana Rodrigues.
Pelo programa Dotz (www.dotz.com.br), os clientes acumulam a moeda virtual da empresa, obtida em vários estabelecimentos. Com ela, em pouco tempo já conseguem realizar trocas por diversos produtos e/ou serviços, efetuando o pagamento em dinheiro, cartão de crédito ou débito. Com 100 mil Dotz, é possível adquirir secadora de roupas, refrigerador, TV de Led, smartphone, viagens e até guitarra. O primeiro sorteio será realizado no dia 20 de setembro e a entrega, no dia 30 de setembro, em um programa de exibição nacional.
Sobre as Farmácias Pague Menos
A rede de farmácias Pague Menos é a única varejista presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. A rede mantém um crescimento médio anual (CAGR) de 25% nos últimos 10 anos, um dos maiores índices contínuos do Brasil. Conta hoje com mais de 530 lojas e 15 mil colaboradores que atuam em cerca de 200 municípios. Com sede na capital cearense, a empresa tem um dos maiores centros de distribuição do país, com 110 mil m² de área, sendo 50 mil m² de área construída, e capacidade para atender 1 mil pontos de venda. A rede figura também com destaque no ranking das Melhores & Maiores do Brasil da revista Exame, edição 2012: ocupa a 160ª colocação, é a 5ª melhor empresa do varejo nacional, a 2ª maior em crescimento de vendas líquidas e a 3ª em rentabilidade entre todas as varejistas do País.

Seguidores

Arquivo do blog