sábado, 25 de agosto de 2012

Cacau e sapoti

Frutas provenientes de clima temperado estão sendo produzidas no perímetro irrigado Tabuleiros de Russas, implantado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) no sertão do baixo Jaguaribe no Ceará. As experiências estão sendo feitas com maçã, pera e caqui, além de cacau e sapoti, em 1,5 hectare naquele projeto de desenvolvimento hidroagrícola.
Após um ano, os produtores e pesquisadores verificarão se essas culturas merecem maiores investimentos. Segundo o gerente executivo do projeto, Roberto Cadengue, as primeiras respostas apontam que sim, pois já mostram uma boa adaptação. “Essas frutas agregam valores, dando um lucro considerável ao produtor, pois são frutas com safra o ano inteiro”, ressaltou o gerente.

Jeri Sport Music Festival


Em seu quinto ano de apresentações, o Jeri Sport Music Festival vai levar ao novo palco na orla principal de Jericoacoara (próximo à grande Duna do Por do Sol) sua marca de ineditismos em atrações musicais, integradas ao esporte e apelos turísticos do paraíso praiano cearense e da comunidade local no festival que acontece de 27 a 29 de setembro de 2012.

Nessa edição, além de regata de kite e windsurfe no sábado (na manhã de 29/09), os shows acontecem nas noites do dia 28/09 com a delicadeza vibrante da cantora franco-cearense Paula Tesser (com Bossa Nova, clássicos franceses e musicas autorais– foto 1) e a envolvente voz da também compositora carioca Barbara Eugenia (com repertório calcado no álbum de estreia “Journal de Bad”, covers e novidades em parcerias - foto 2).

Em seguida, no dia 29/09, o  Jeri Sport Music Festival tem apresentações do festejado multi instrumentista e forrozeiro Miltinho Edilberto (mineiro residente em Jeri, parceiro de notáveis como Almir Sater, Arnaldo Antunes, Dominguinhos, Maria Bethânia, Renato Teixeira, Rolando Boldrin, Yamandú Costa), abrindo show para os cariocas e alagoanos do Fino Coletivo (com Adriano Siri e Lancellotti nos vocais, Alvinho Cabral no violão, Daniel Medeiros no baixo, Donatinho - o filho do célebre João Donato - nos teclados e Rodrigo Scofield na bateria, que entoam repertório de carreira dos CDs homônimo (2007), "Copacabana" (2010) e novidades que gravam para o novo disco a ser lançado em 2013).

O evento ainda traz intervenções festivas diárias da Farra na Casa Alheia pelos Mestres de Cerimônia e Djs Guga de Castro e Rodrigo Fuser, que elencam o 5º Jeri Sport Music Festival, uma realização da Associação das Pousadas de Jericoacoara (AP Jeri) com Produção da Galgo Entretenimento e Farra na Casa Alheia,  e apoio institucional do Governo do Estado do Ceará.

Programação 5º Jeri Sport Music Festival

  • Quinta-feira, 27 de setembro

23h - Festa de abertura do 5º Jeri Sport Music

  • Sexta, 28 de setembro

22h - apresentação do festival pelos MCs Guga de Castro e Rodrigo Fuser, que farão ao longo da noite interferências como Djs da Farra na Casa Alheia
23h - Paula Tesser (França/ Ceará)

0h - Farra na Casa Alheia (Fortaleza)

0h30 – Barbara Eugênia (RJ/SP)

2h - Farra na Casa Alheia (Fortaleza)

4h – Encerramento


  • Sábado,  29 de setembro


8h – regata de Windsurfe e Kitesurfe na orla de Jeri  ( horário a confirmar)

22h - apresentação e premiação dos vencedores da regata de windsurfe e kitesurfe

23h – Miltinho Edilberto (Jeri)

0h - Farra na Casa Alheia (Fortaleza)

0h30 - Fino Coletivo (Alagoas – RJ)

2h - Farra na Casa Alheia (Fortaleza)

4h - Encerramento


Contatos de imprensa

Kiko Bloc Boris ( 85/ 8892 1195 – kikobb@gmail.com)

Helena Félix (pontualcomunicacao@gmail.com - 0xx 85 9993 4920 ou 8623 4173)

Redes de dormir


A rede de dormir adquiriu novos significados e desdobramentos imprevistos pelas lentes da fotógrafa Sheila Oliveira. Ao lado da jornalista Claudia Albuquerque, elas percorreram o Ceará em busca dos artesãos e operários desse antigo e sempre moderno jeito de sonhar. Legado indígena, transformado por mãos portuguesas e afinado em perfeito acorde nordestino, o objeto de dormir se transformou em livro, que será lançado em Fortaleza. O livro fotográfico “Redes de dormir” (D'artista Editora, 124 páginas, R$ 50,00) será lançado no 1º de setembro, na Galeria Mariana Furlani (Rua Canuto de Aguiar, 1401, Fortaleza-CE).

Segundo a pesquisa do livro, a primeira menção ao objeto em língua portuguesa foi feita em 1500 por Pero Vaz de Caminha, na sua famosa carta a El-Rei D. Manuel. Era uma segunda-feira, dia 27 de abril, quando os portugueses visitaram pela primeira vez uma povoação indígena de nove ou dez casas – “tão comprida cada uma como esta nau capitânia”. As habitações eram cobertas de palha, com portas pequenas, acolhendo cada qual 30 ou 40 índios. “Tinham dentro muitos esteios; e, de esteio a esteio uma rede atada pelos cabos, alta, em que dormiam, e, debaixo, para se aquentarem, faziam seus fogos”. Apelidada de “rede” aquele leito atado pelos cabos, devido à semelhança com o apetrecho de pesca, que os portugueses tão bem conheciam pelo uso indígena.

“Depois da farinha de mandioca a rede foi o primeiro elemento de adaptação, de acomodação, de conquista do português”, comenta o pesquisador Câmara Cascudo, no seu clássico “Rede de Dormir”. Pegando emprestado o nome famoso, a fotógrafa paulista, residente no Ceará, Sheila Oliveira saiu em expedição pelo Estado, ao lado da jornalista Cláudia Albuquerque, e registrou em imagens as muitas facetas do objeto.

“Quem mergulha no universo das redes descobre que todas elas têm nome. Na fábrica da Multicor, o visitante indeciso é capaz de passar horas para escolher o seu leito móvel, dada a quantidade de opções”, informa no livro a jornalista. A varanda, a franja, a padronagem, a textura, a trança ou a grade definem os estilos de redes fabricados artesanalmente por todo o Estado. Os nomes são dados a partir dos detalhes, para diferenciar o produto e seduzir os compradores. “Tem rede Imperatriz, Princesinha, Açucena,Fortaleza, Veraneio, Deus é Fiel, Lampião, Maria Bonita, Jaguar...”, enumera. No percurso, as duas ainda descobriram que para o cálculo do preço, leva-se sempre em conta o peso da rede. “Quanto maior o peso da peça, melhor a qualidade do fio, portanto, mais caro o produto”, apontam.

O livro é apresentado pelo professor e pesquisador em cultura popular, Gilmar de Carvalho, que convida os leitores para o deleite visual que se segue nas 124 páginas da publicação. “O convite é para que embarquemos nessa aventura, de preferência deitados em uma rede que nos acolha, nos abrace e nos deixe felizes de saber que tem quem faça da rede um objeto de fruição estética, como Sheila Oliveira fez nesse livro referencial”, descreve.

Para a fotógrafa, que tem raiz cearense, a viagem tem um tom emocional. “Lembrei das brincadeiras de balançar na rede com os meus irmãos, da minha mãe dando a mamadeira de mingau para a minha irmã caçula no balanço da rede... Às vezes era eu quem dava a mamadeira... Imagens de redes armadas nas varandas da casa do sertão dos meus avós maternos – quando íamos passar as férias em Itapipoca – e tantas outras". As cidades de Jaguaruana, Beberibe, Icapuí, Santana do Cariri, Aiuaba, Várzea Alegre, Potengi, Irauçuba, Juá, São Gonçalo, Itarema, Fortaleza passaram pelo roteiro e compõem este ensaio fotográfico e sentimental do objeto de sonhar.

A autora – Sheila Oliveira estudou fotografia na Foximage, em Paris, e fez especialização em fotojornalismo em São Paulo, na Escola Focus. Trabalhou na Agence France Press – AFP ( Paris) e no jornal Folha de São Paulo. Em 2005 ganhou o Prêmio de Fotografia Chico Albuquerque, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará com o livro “Carnaúba a Árvore que Arranha”, Editora Tempo D’imagem, seu primeiro livro, e em 2012, ganhou o prêmio do Edital das Artes da Secultfor com o livro “Redes de Dormir”. Foi Diretora/Presidente do Ifoto – Instituto da Fotografia de 2010/2011.

Serviço - Redes de dormir (D'artista Editora, 124 páginas, R$ 50,00) - Lançamento do livro e abertura da exposição da fotógrafa Sheila Oliveira. De 1º a 15 de setembro de 2012, das 9 às 13h, na Galeria Mariana Furlani (Rua Canuto de Aguiar, 1401).

Frutal 2012 lançada


(VSM Comunicação) - A FRUTAL/AGRIFLORES/ EXPOFOOD 2.012 - 19ª Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal 2012), que acontecerá de 25 a 27 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, foi lançada oficialmente, em Fortaleza, durante reunião do Pacto de Cooperação de Agropecuária Cearense (Agropacto).
Na ocasião, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) foi representada pelo titular da pasta, Nelson Martins, que juntamente com o presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel, apresentaram experiências exitosas de projetos de convivência com o semi-árido e a programação da 19ª edição da Frutal, que terá como tema o assunto. Sacretário Nelson enfatizou políticas desenvolvidas pela SDA, em parceria com o Governo Federal e os municípios, e instituições financeiras nacionais e internacionais, para viabilizar a fruticultura e outras atividades no setor da agropecuária.
Entre os programas apresentados para a viabilização da fruticultura, a construção de mandallas, que podem reunir o plantio de diversas culturas numa área de 2.500 metros quadrados em canteiros circulares formados ao redor de um reservatório de água. Até 52 tipos de culturas, entre hortaliças, verduras, ervas medicinais, grãos e frutas podem ser plantados em uma única mandalla. Também podem ser criados peixes, aves, ovinos, caprinos e bovinos. Para 2012, o Projeto receberá investimentos
Outra iniciativa destacada foi a recuperação de perímetros irrigados, entre eles os perímetros do açude Castanahão (Alagamar, Madacaru e Curupati), que permitirão a produção de frutas e a pecuária leiteira como forma atividades econômicas para os beneficiários.
Durante o encontro, o secretário Nelson Martins informou que mais recursos estão previstos para os investimentos nas atividades produtivas e para a capacitação de agricultores. “Investindo na agricultura familiar nós beneficiamos também o agronégócio, que pode contar com novos fornecedores e com produtos de qualidade para serem colocados no mercado”, afirmou o secretário Nelson Martins.
Ainda durante o evento, o coordenador de desenvolvimento da agricultura familiar, Itamar Lemos, apresentou os investimentos realizados na fruticultura. Entre as ações ele destacou a entrega de kits de irrigação com medidores horosazonais, que no período da noite porporcionam economia de energia de até 70%.
Essas e outras experiências exitosas serão apresentadas durante a edição da Frutal 2012, que será realizado entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará. Para o presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel, as ações desenvolvidas pelo Estado nos últimos anos e a intensiva capacitação do produtor que vem sendo realizada nestes 19 anos de FRUTAL, estão dando mais condições aos agricultores de convivência com a estiagem. “Esta é a primeira grande seca no estado,  em que de fato estamos convivendo com a seca, viramos uma pa'gina cruel da nossa história da tragédia humana e na edição deste ano da Frutal nós vamos apresentar práticas vitoriosas de uso racional da água para irrigação com o apoio do Poder Público e outras práticas que vem da agricultura familiar para servirem de exemplo para a produção de frutas no Ceará”, disse.
Entre as presenças no evento, o coordenador de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, Itamar Lemos; superintendente de Agricultura do ceará Maria Rufino,  José Maria Pimenta, presidente da Ematerce; Reginaldo Moreira, presidente da Ceasa; e Augusto Júnior, presidente da ADAGRI, além de  técnicos da CODAF.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Bill Clinton aqui


O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, visita pela primeira vez o Ceará. Ele é o convidado da Universidade de Fortaleza (Unifor) para lançar na próxima segunda-feira (27), às nove horas, o programa de Educação Corporativa. Clinton dará a aula inaugural do programa. O tema da aula será Sustentabilidade e Desenvolvimento Global.
Clinton após deixar a presidência dos Estados em 2000 passou a ser dedicar a implementação de políticas socioeconômicas voltadas para a preservação ambiental. Ele criou a Fundação William J. Clinton com o objetivo de melhorar a saúde global, fortalecer economias e proteger o Meio Ambiente.
Para que isso aconteça a Fundação de Clinton tem mantido parcerias. Uma delas agora é firmada com a Unifor. O programa da Unifor é voltado para capacitação de executivos e empresários de grandes empresas, com cursos de curta duração ou de especialização. A reitora da Unifor, Fátima Veras, informa que o programa irá permitir atualizações para o mundo empresarial e tem como uma de suas metas trazer para a Unifor nomes de destaque no cenário nacional e internacional. Com o programa a Unifor promoverá ainda cursos de curta duração ou especialização para o mundo corporativo e para a comunidade.

Envelhecimento


(Assessoria de Imprensa) - Em parceria com a Universidade Sem Fronteiras, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Ceará (SBGG-CE), Alexandre Cavalcanti, ministrará na sede da universidade palestra gratuita sobre o envelhecimento, dia 31 de agosto, às 9h30, com entrada gratuita.

Recente, o Conselho Federal de Medicina condenou a terapia do antienvelhecimento, método bastante disseminado em Fortaleza e que prescreve aos pacientes a utilização de hormônios diversos, ditos bioidênticos, que seriam meios eficazes segundo eles, para alcançar a longevidade.

Comentando o ponto crítico desta terapia que é a prescrição de suplementação com antioxidantes e reposição hormonal o médico é enfático: “não existe comprovação alguma de que a medicina anti-angeing, como também é conhecida, ofereça algum benefício e traz a possibilidade de um risco real de produzir malefício à saúde".

O palestrante elencará dicas para um envelhecimento saudável ao alcance de todos sem precisar lançar mão de práticas condenadas pelo CFM.

Mais sobre o assunto

O Conselho Federal de Medicina (CFM) condenou a terapia do Antienvelhecimento e matéria sobre o assunto foi veiculada no início do mês, com ampla repercussão em rede nacional.

 Na reportagem, alguns médicos, inclusive do Ceará, foram filmados consultando e receitando hormônios para os pacientes.

O CFM já cassou o registro profissional de cinco médicos que praticavam a terapia sem comprovação científica. Outras punições estão em andamento.

SERVIÇO:
Conselho Federal de Medicina condena terapia Antienvelhecimento – Mitos e Verdades
Dia: 31 de agosto (sexta-feira)
Horário: 9h30
Local: Universidade Sem Fronteiras (Rua Nunes Valente, 919 – Aldeota)
ENTRADA GRATUITA


Mais sobre Doutor Alexandre Cavalcanti

·         Médico geriatra titulado pela sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia(SBGG) e pela Associação Médica Brasileira(AMB);
·         Mestre em saúde pública com foco de atenção em epidemiologia do envelhecimento;
·         Professor do Estágio de Saúde do idoso da graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de Fortaleza
·         Pós-graduação em cardiologia pela Universidade Federal do Ceará;
·         Vice-presidente da SBGG-CE

Vagas


(Assessoria de Imprensa) - O Walmart está recrutando pessoal para suas lojas no Ceará. São mais de 90 vagas para cargos de Gerente de Loja, Gerente de Área, Gerente Farmacêutico, Encarregado de Perecíveis, Supervisor de Perecíveis, Chefe e Assistente de Recursos Humanos. Os contratados irão atuarem lojas Hiper Bompreço e Maxxi Atacado.

Os interessados devem enviar currículo, até o dia 15 de setembro, para o e-mail:karinac@wmne.com.br   É exigido o ensino médio completo e experiência no varejo - na área de Operações, Perecíveis e Mercearia - e disponibilidade de horário. O candidato também precisa ter habilidade de relacionamento, organização pessoal, orientação para atendimento, potencial para desenvolvimento, além de capacidade de aprender e ensinar.

O processo de seleção envolve teste de matemática, português, redação, dinâmica de grupo e entrevistas com líderes das áreas. Os aprovados participarão de integração, treinamento teórico e vivência nas unidades do Walmart.

Os contratados terão direito à Assistência Médica (extensiva aos dependentes legais) e Odontológica, Seguro de Vida, Vale-Transporte, Refeitório, Cartão de Descontos em Farmácia e Bônus mediante as metas cumpridas.

Sam´s Club - O Sam´s Club, clube de compras do Walmart - que em Fortaleza fica situado na Avenida Engenheiro Santana Júnior, Quadra 9, no Papicu – também abriu seleção e segue até o dia 15 de setembro recebendo currículos para preencher 30 vagas para Repositor de Mercadoria, Açougueiro, Padeiro e Auxiliar de Perecíveis, Fiscal de Caixa, Operador de Caixa, Promotor de Vendas, Recepcionista, Operador de Televendas.

Os interessados nesta seleção devem enviar currículo para o e-mail brchtdse@wal-mart.com
As exigências, o processo seletivo e os benefícios concedidos pela função, são os mesmos da seleção para as demais lojas do Walmart no Ceará.

No Sam´s, das 30 vagas abertas, 12 são destinadas à pessoas com deficiência. Para elas, não é exigido o ensino médio completo e a seleção será mediante entrevista presencial, sem necessidade da realização de provas ou testes, sendo necessária a apresentação de laudo médico.


Radioweb

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Fichas sujas


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará julgou 387 recursos de registros de candidatura. Na sessão desta terça-feira, 21/8, que durou mais de 7 horas, os juízes da Corte do TRE julgaram 42 processos. Até agora, deram entrada no TRE, 1.114 recursos de registros de candidatura, vindos das zonas eleitorais de todo o Estado.
Dos 387 processos julgados, os juízes do TRE indeferiram o registro de 227 candidatos e deferiram 160. Do total de processos, 94 estão relacionados à nova Lei da ‘Ficha Limpa’ – 26 envolvendo candidatos a prefeito ou vice-prefeito. Nestes casos, 11 chapas de prefeito e vice já foram indeferidas por tratarem-se de improbidade administrativa ou condenação criminal por órgão colegiado. Quinze chapas foram deferidas, porque as irregularidades de contas de gestão não envolviam improbidade e foram consideradas sanáveis pelos juízes da Corte do TRE. Dos 68 processos julgados ao cargo de vereador, relacionados à Lei da Ficha Limpa, 55 foram indeferidos e 13 deferidos.

Seções eleitorais nos presídios

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) instalará seções eleitorais em quatro presídios no Estado, beneficiando 214 presos provisórios, que estarão aptos a votar nas próximas eleições.
As seções eleitorais serão instaladas no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, em Aquiraz, na Penitenciária Industrial Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte e nas Casas de Privação Provisória de Liberdade, em Itaitinga e Caucaia.
A iniciativa é fruto de um convênio assinado entre o TRE-CE e a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, assinado em dezembro de 2011. Este convênio tem como objeto viabilizar, em unidades carcerárias do estado do Ceará, o direito ao voto dos presos provisórios que ostentem a condição de eleitor, bem como daqueles que preencham os requisitos legais para exercer este direito.

Fim da greve dos professores das federais cearenses


O Gabinete do Reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias, recebeu na tarde desta quarta-feira (22) ofício da Diretoria da ADUFC - Sindicato das Universidades Federais do Estado do Ceará, comunicando fim da greve dos professores, iniciada em 12 de junho último. A UFC informa que serão tomadas todas as medidas para a retomada do semestre letivo.

Leia o Ofício enviado pelo ADUFC-Sindicato:
"Of. Nº 025/ADUFC-Sindicato/2012
Fortaleza-CE, 22 de agosto de 2012.
Ao Prof. Dr. Jesualdo Pereira Farias
Magnífico Reitor da Universidade Federal do Ceará – UFC.
Magnífico Reitor
A Diretoria da ADUFC-Sindicato, comunica a Vossa Magnificência que os professores das Universidades Federais do Estado do Ceará, reunidos em Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 22 de agosto, decidiram encerrar, nesta data, o movimento grevista desencadeado em 12 de junho passado.
Atenciosamente,
Professor Ricardo Silva Thé Pontes
Vice-Presidente da ADUFC-Sindicato"

Feira da Música

Amanhã, nomes de referência nacional em Cultura Digital visitam experiências públicas de Fortaleza. A atividade integrará a programação da Feira da Música, como uma Roda de conversa itinerante sobre Políticas Públicas de Cultura Digital, com o objetivo de promover uma troca de experiências.
O percurso da visita partirá às 9h30 do Estoril, com destino ao complexo cultural Vila das Artes. Em seguida, o grupo visitará o CUCA Che Guevara, na Barra do Ceará. Dentre os convidados, estarão presentes o produtor cultural e teórico da contracultura e da cultura digital, Cláudio Prado, e o produtor cultural, idealizador e co-fundador do Espaço Cubo, em Cuiabá, um dos coletivos fundadores do Circuito Fora do Eixo, Pablo Capilé, além de membros do comitê Fortaleza Digital e Criativa, da Prefeitura de Fortaleza.
Nesta edição, o Ciclo de Intervenções Criativas de Arte e Cultura, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, estará presente durante todo o evento, promovendo a apropriação das tecnologias pela população, através de computadores com acesso livre, debates e oficinas. A programação é gratuita e as inscrições para as oficinas serão realizadas no local do evento.
A Feira da Música 2012, evento realizado pela Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (ProDisc) e promovido pelo Município, através da Secultfor, ocorre oficialmente entre os dias 22 e 25 de agosto, ocupando o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e seu entorno, com shows musicais, oficinas, palestras, painéis, workshops, rodas de negócios, exposições, luthieria e ações de conscientização socioambiental.

Quem vai participar da visita:

Cláudio Prado - Produtor cultural e teórico da contracultura e da cultura digital. Foi coordenador da ação de Cultura Digital da Secretaria de Programas e Projetos do Ministério da Cultura entre 2004 e 2008. Fez parte nos anos 60 e 70 do movimento hippie e se envolveu com a produção de shows e festivais de música: co-fundou o Festival de Glastonbury e produziu o primeiro Festival de Águas Claras, em 1975, o “woodstock brasileiro”.

Pablo Capilé é produtor cultural, idealizador e co-fundador do Espaço Cubo, em Cuiabá, um dos coletivos fundadores do Circuito Fora do Eixo, em 2005. No Cubo, concebeu tecnologias de gestão sócio-cultural, como oCubo Card (moeda complementar que se pauta em princípios da economia solidária), e se tornou referência nacional no assunto. Produziu diversos festivais independentes de rock em Cuiabá e passou a agir politicamente com o Cubo, pelas vias dos conselhos municipais, fóruns de cultura e secretarias. Articula o crescimento do Fora do Eixo pelo país e a organização do festival Grito Rock América do Sul, em 80 cidades do continente ao mesmo tempo, durante o Carnaval brasileiro. Capilé também é produtor da banda Macaco Bong, que teve o CD eleito como o melhor de 2008 pela revista Rolling Stone. É um dos articuladores, também, do recém-criado Partido da Cultura (PCult).

Ciência Penal

Os temas de maior relevância no cenário jurídico brasileiro serão expostos no XIX Fórum de Ciência Penal. Serão sete palestras na programação, amanhã e sexta-feira, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, na Rua Assunção, 1100, José Bonifácio. O destaque é a presença da ministra do Superior Tribunal de Justiça e corregedora nacional de Justiça Eliana Calmon. O evento é realizado pela Ouvidoria do Ministério Público do Ceará e conta com o apoio cultural da Escola Superior do Ministério Público (ESMP).
A interrupção da gravidez de anencéfalo; o direito a não auto-incriminação e ao silêncio; o sigilo das comunicações e o encontro fortuito de provas; a embriaguez ao volante; a fiança; a aplicabilidade do novo Processo Penal; e os novos rumos da lei Maria da Penha serão alguns dos temas abordados. A ministra Eliana Calmon falará na conferência magna de encerramento “O papel do Conselho Nacional de Justiça no combate à corrupção”. Na solenidade ocorrerá também a entrega do troféu Forças Vivas 2012.
O Fórum de Ciência Penal contará com a participação do procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado, e de representantes do Ministério Público Estadual, do Conselho Nacional de Justiça, do Tribunal de Justiça do Ceará, da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Ceará, da Academia Cearense de letras Jurídicas e da Defensoria Pública do Ceará.
Os interessados em participar do fórum devem efetivar a inscrição gratuitamente no site www.mp.ce.gov.br e realizar a entrega de duas latas de leite em pó no ato do credenciamento. As doações serão repassadas para instituições de caridade.
A programação está no : http://www.mp.ce.gov.br/servicos/asscom/pdf/folder.forum.ciencia.penal.2012.pdf

De olho nos táxis

O TRE está de olho nos táxis com propagandas políticas em Fortaleza. É proibido.

Fim da greve


Agência Brasil
A maioria das assembleias dos servidores técnico-administrativos das universidades federais decidiu aceitar a proposta de reajuste salarial feita pelo governo. Com essa decisão, a categoria deve voltar ao trabalho na segunda-feira, 27.
De acordo com a Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), o placar parcial das assembleias realizadas pelo País apontava, no início da tarde desta quarta-feira, 22, um total de 36 universidades a favor da proposta do governo federal e 14 contra.
"A proposta ficou bem abaixo das nossas reivindicações. A categoria sairá da greve, mas continuará insatisfeita", disse Paulo Henrique Rodrigues dos Santos, integrante da coordenação geral da Fasubra. "A proposta do governo não corrige as distorções salariais. Seguimos com o menor piso e o menor teto de toda a administração pública federal."
Conforme a proposta do governo federal, os técnicos das universidades receberão, nos próximos três anos, reajustes de 5% a cada mês de março, o que totaliza um reajuste de 15,8% até 2015.
"Nosso piso salarial chegará a R$ 1.197 daqui a três anos, o equivalente à metade do mínimo necessário recomendado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese)", disse Santos.
O encerramento da greve foi uma recomendação do comando nacional da categoria, que sugeriu ainda o retorno unificado ao trabalho no dia 27. A decisão final cabe às assembleias, realizadas nos Estados.
Os técnico-administrativos da Universidade Federal do Paraná e do Instituto Federal do Paraná decidiram, em assembleias realizadas ontem, aceitar a proposta.
Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná houve divisão nos resultados das assembleias realizadas na capital e no interior, mas a tendência majoritária é de aceitação da proposta, de acordo com o sindicato. Na Universidade Federal da Integração Latino-Americana os servidores decidiram manter a greve.
A partir desta quinta-feira, 23, com o quadro consolidado das assembleias pelo País, a categoria voltará discutir o retorno ao trabalho. Segundo o sindicato do Paraná, mesmo aceitando a proposta do governo, algumas universidades podem optar pelo prosseguimento da greve em razão de reivindicações de âmbito local, entre elas a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais.
De acordo com o Ministério do Planejamento, a proposta de reajuste feita aos servidores técnico-administrativos das universidades terá um impacto orçamentário de R$ 2,9 bilhões.

Medalhas


Medalhas para o hipismo do Ceará. Os atletas do Centro Hípico Harafah que representaram o Ceará no Campeonato Norte Nordeste de Hipismo realizado no último fim de semana, na Paraíba, foram campeões em todas as categorias que participaram. 
Na categoria jovens cavaleiros A (altura 1,10 metro), a amazona Ekaterine Perivolaris foi primeiro lugar no campeonato. O cavaleiro Felipe Noleto, que compete na mesma categoria, trouxe o bronze. Na categoria Jovens Cavaleiros B (1 metro), o campeão foi o cavaleiro Natan Oliveira. Já a categoria principal do concurso, na altura de 1,40 metro, teve como grande campeão o cavaleiro Ivo Roza Filho, que é instrutor do Centro Hípico Harafah e técnico dos atletas. 
Sempre bem destacados no cenário regional e nacional, os cavaleiros e amazonas cearenses que praticam equitação do Centro Hípico Harafah vem ganhando cada vez mais competições. Este ano, conquistaram também o título de campeões brasileiros em competição realizada no mês de julho em Recife. 


A plataforma de Ramos na CMFor

A Câmara Municipal de Fortaleza recebe amanhã às dez da manhã a visita do prefeiturável André Ramos (PPL). Ele vai apresentar no Plenário suas propostas para governar Fortaleza. A Câmara já ouviu as propostas de Marcos Cals (PSDB), Francisco Gonzaga (PSTU e Renato Roseno (Psol). Até o início de outubro a cada quinta-feira, a Câmara ouvirá os planos dos demais prefeituráveis.

Quer explicação

Ainda vai render o pagamento de mais de R$ 3 milhões para a apresentação de Plácido Domingo na inauguração seleta do Centro de Eventos do Ceará. O Ministério Público de Contas quer explicações da Secretaria de Turismo pela contratação milionária.

Tablet da Estácio


A Estácio iniciou a segunda etapa do Projeto Tablet, com a distribuição de 14,5 mil aparelhos para estudantes de todo o Brasil. Com isso, ao final do ano cerca de 20 mil alunos já estarão utilizando a nova ferramenta do modelo de ensino da universidade, através da qual terão acesso a todos os livros do material didático do semestre, biblioteca virtual da Estácio, simulados, planos de aula, entre muitos outros recursos.
Serão contemplados os alunos do 2º período dos cursos de Engenharia, Direito, Arquitetura de todo o Brasil, além dos estudantes de Gastronomia (Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte) e Administração (Goiás e Pará). Em Fortaleza, a Estácio FIC está entregando o equipamento para cerca de 940 alunos dos cursos de Direito e Arquitetura. 
 A estratégia vai consolidar o projeto como uma iniciativa nacional, atendendo estudantes de todos os estados em que a Estácio está presente. A expectativa é que a migração do material em papel (que já era fornecido gratuitamente) para o meio digital gere uma economia anual de seis milhões de páginas, algo em torno de 240 milhões de páginas em cinco anos. Cerca de 500 professores também receberão um tablet.
Além dos recursos já disponíveis nos tablets, como a possibilidade de fazer marcações nas páginas, no texto, inserir notas e links, a partir de outubro serão lançados novos aplicativos para que o aluno tenha mais liberdade para se organizar na hora de estudar.
Alguns aplicativos disponíveis no Tablet Estácio:
- Sistema de Segurança
Desenvolvido para preservar a integridade dos alunos e da Plataforma Educacional Estácio, o sistema de segurança tem a função de inibir a comercialização do aparelho. Quando ocorre algum tipo de sinistro com o equipamento, um comando é disparado e o tablet entra em modo de recuperação. Toda a memória fica bloqueada e somente o fabricante do equipamento consegue realizar o desbloqueio.
- Loja Estácio
A Loja Estácio fornece e atualiza automaticamente uma série de aplicativos criados pela Estácio e por terceiros.
- Lousa Digital
Semelhante à lousa digital utilizada em vídeo-aulas, esse aplicativo leva aos docentes a experiência de interagir com o conteúdo que está sendo exibido na tela do tablet e, ao mesmo tempo, é mostrado em outra tela, de projetor ou televisão.
- Campus Virtual
Através dele, os alunos podem acessar sua secretaria em qualquer lugar. O aplicativo permite aos estudantes acompanharem sua vida acadêmica e realizarem solicitações e requerimentos.
- Aplicativo Didátic@ (a partir de outubro de 2012)
Integrada com os livros do novo material didático digital, a Didátic@ é uma rede de compartilhamento de conteúdos educacionais, em que alunos e docentes podem trocar notas, anotações, marcações, links e comentários inseridos no material didático. Com o Didáti@, um aluno de Direito do Norte, por exemplo, poderá trocar opiniões e interagir com um colega do Sul. Isso é possível porque os currículos da Estácio são nacionalizados.
Sobre o projeto
A Estácio, uma das maiores instituições de ensino superior da América Latina, iniciou há cerca de um ano a distribuição de tablets para seus estudantes, buscando integrar seu modelo de ensino à nova geração digital. No projeto piloto, foram fornecidos cerca de seis mil aparelhos para alunos do Rio e Espírito Santo (Direito) e Rio e São Paulo (Hotelaria e Gastronomia). O modelo escolhido foi customizado para comportar todo o conteúdo multimídia do modelo de ensino da Estácio.
Há três anos, a Estácio já havia marcado seu pioneirismo com a entrega do material didático impresso a seus alunos. Todos os semestres, a instituição envia gratuitamente, por correio, capítulos integrais das obras mais indicados de acordo com a disciplina e o curso e que deverão ser lidos durante o período letivo. Isso foi possível graças a uma parceria entre a Estácio e a ABDR (Associação Brasileira dos Direitos Reprográficos), que garante o pagamento dos direitos autorais sobre as obras. Além do material didático, alunos da Estácio passaram a acessar vários outros conteúdos, como a biblioteca virtual, com mais de 1.600 obras, o projeto pedagógico do curso e os planos de aulas de todo o semestre.
Sobre a Estácio
Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio foi fundada há 42 anos. A instituição, presente em todas as regiões geográficas do Brasil, possui cerca de 4 mil funcionários, um corpo docente de 7,5 mil professores e 260,8 mil alunos matriculados. Formada por 33 instituições de Ensino Superior, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 19 estados.
Com um total de 69 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas. Dispõe, também, de cursos de Pós-graduação lato-sensu presenciais e a distância, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Capes), além de cursos de extensão e educação corporativa.
A Estácio mantém parcerias acadêmicas com a Ecole Hôtelière de Lausanne (Hotelaria suíça), a Alain Ducasse Formation (Gastronomia francesa) e a Universidade de Coimbra (Direito em Portugal). Um dos principais diferenciais da Estácio é a oferta personalizada de material didático aos alunos, sem custo adicional. São capítulos integrais das melhores obras para cada disciplina e curso, com o pagamento integral dos direitos autorais. Em 2011, o material didático começou a ser disponibilizado para novos alunos em tablets.

Radioweb

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Horizonte


Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município de Horizonte estão ofertando no total 250 vagas para seis cursos nas áreas de operador de computador, montador de painéis eletrônicos, assistente administrativo, eletricista de automóveis, assistente de produção e auxiliar administrativo. O curso de eletricista de automóveis terá início já no dia 27 de agosto. Os demais estão previstos para começar em setembro e outubro. Os cursos contam com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado do Ceará (Senai-CE), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-Ceará), Governo Federal e Prefeitura de Horizonte.

Os interessados devem ter concluído ou estar cursando o 7º ano do ensino fundamental e apresentar a seguinte documentação nas sedes dos Cras: xerox da identidade, CPF, comprovante de endereço e número do NIS (consta no Cadastro Único).  Apenas para o curso de assistente de produção é necessário ter concluído o 9º ano do Ensino Médio.

Estão sendo ofertadas 100 vagas somente no Cras do Zumbi. São oportunidades para operador de computador (24 vagas para o turno da noite), montador de painéis eletrônicos (16 vagas para o turno da noite) e assistente administrativo (60 vagas sendo divididas nos turnos da manhã e tarde). As inscrições devem ser feita até sexta-feira (24) e as aulas estão previstas para começar no dia 11 de setembro no Senai de Horizonte.

O Cras Quilombola está com inscrições abertas para o curso de assistente de produção (40 vagas, 20 para o turno da manhã e 20 para tarde) e assistente administrativo (40 vagas divididas nos turnos da manhã e tarde). As aulas terão início no dia 15 de outubro e os cursos acontecerão no Centro Cultural Quilombola, localizado na Comunidade Quilombola de Alto Alegre, no Distrito de Queimadas. Segundo o atendimento do Cras, das 40 vagas, restam apenas 15 disponíveis para os dois cursos.
Para os moradores do bairro Dourado, o Cras local está disponibilizando o curso de eletricista de automóveis com 42 vagas, divididas nos três turnos (manhã, tarde e noite). Os interessados devem ter idade mínima de 16 anos e ter concluído o ensino fundamental. As inscrições estão disponíveis até o próximo sábado (25) e o curso tem início já na segunda-feira (27 de agosto).

O último curso à disposição da população horizontina é o de assistente de produção, no Cras de Catolé. São 28 vagas divididas nos turnos da manhã e tarde. As inscrições devem ser feitas no próprio Cras de Quilombola até enquanto estiverem vagas disponíveis. A data para início das aulas ainda não foi definida.

Serviço
- Cras Catolé
Rua João de Sousa Falcão, 716 – Catolé
Telefone: (85) 3336-6067
- Cras Zumbi
Rua Horácio Inácio de Sousa, 192 – Zumbi
Telefone: 3336-6062
- Cras Dourado
Rua Marina Ferreira de Almeida, 4283 – Dourado
Telefone: (85) 3336-5223
- Cras Quilombola
Rua Joaquim Nogueira Lopes, 4041 – Quilombola
Telefone: 3336-6073.

Mais informações sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, responsável pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Horizonte. Falar com Francisco Barbosa (8632.4276) ou Kellyanne Pinheiro (8888.9335) pelo fone 3258.1001.

Petróleo

A Petrobras informa a descoberta de petróleo de boa qualidade no quarto poço perfurado na área da Cessão Onerosa, no pré-sal da Bacia de Santos. O novo poço, denominado 3-BRSA-1053-RJS (3-RJS-699), informalmente conhecido como Franco SW, está situado em profundidade d´água de 2.024 metros, a cerca de 210 km da cidade do Rio de Janeiro e a 17 km a sul do poço descobridor 2-ANP-1-RJS (Franco).

A descoberta foi comprovada por meio de amostragens de petróleo de boa qualidade (28º API) obtidas em teste a cabo. As amostras foram colhidas em reservatórios de rochas carbonáticas de espessuras similares às registradas no poço descobridor.  A descoberta comprova ainda a extensão dos reservatórios de petróleo no sul da área de Franco. A coluna de hidrocarbonetos verificada até o momento é de 295 metros. 

O poço ainda está em fase de perfuração a 5.656 metros de profundidade e prosseguirá até atingir o nível estratigráfico previsto no contrato da Cessão Onerosa, a aproximadamente 6.175 metros.

Concluída essa fase, a Petrobras dará continuidade às atividades e investimentos previstos no Programa Exploratório Obrigatório (PEO) do contrato de Cessão Onerosa, incluindo a conclusão da campanha de aquisição de dados sísmicos em 3D para essa área. (Agência de Notícias Petrobras).

Agência Radioweb

Regressão

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Lançamento da Frutal 2012


(VSM Comunicação) - Amanhã (21), a partir das 7h30, ocorrerá o lançamento da 19ª Semana Internacional Da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal 2012), um dos mais importantes eventos do setor do agronegócio do país. O lançamento acontecerá no auditório da Superintendência do Banco do Brasil, localizado no cruzamento das Avenidas Santos Dumont e Desembargador Moreira, em Fortaleza.

A 19ª edição do Frutal terá como tema principal “Experiências Exitosas no Semiárido”. Para debater sobre o assunto e sobre os cursos técnicos que serão realizados em setembro, durante a edição anual do evento, o lançamento contará com a presença dos palestrantes Nelson Martins, Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA) e com o presidente do Instituto Frutal e organizador do evento, Euvaldo Bringel.

Paralelamente ao lançamento, ocorrerá a reunião ordinária do Agropacto, Pacto de Cooperação de Agropecuária Cearense, que há 16 anos discute os problemas da Agropecuária no Estado. A solenidade contará com a presença de representantes de todos os órgãos públicos e privados que congregam o colegiado. Entre eles podemos destacar o Sebrae, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Governo do Estado, Federação da Agricultura e Pecuário do Estado do Ceará (Faec), dentre outros.

Frutal 2012
A 19ª Semana Internacional de Fruticultura, Floricultura e Agroindústria -Frutal 2012 será realizada entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, e contará com diversas atividades, divididas em cursos e palestras técnicas, seminários técnicos e setoriais, painéis, mesas redondas e oficinas. 
Além do Frutal 2012, será realizado também o XIV Agroflores (exposições de flores e plantas ornamentais) e a primeira edição do Expofood (feira essencial de alimentos). 
História
Frutal foi criada em 1994, visando facilitar a vida do pequeno agroinvestidor, trazendo dicas de novas técnicas de plantio e manejo da terra. No entanto, desde sua criação, o Ceará, em especial, tem aumentado suas exportações de frutas e outros produtos do meio. Atualmente, o Porto do Pecém, localizado na região Metropolitana de Fortaleza, é o líder nacional na exportação de frutas.

Serviço
Lançamento da 19ª Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria – Frutal 2012
Data:21 de agosto
Local: Auditório da Superintendência do Banco do Brasil (cruzamento das Avenidas Santos Dumont e Desembargador Moreira)
Horário:  a partir das 7h30.

Mais informações:
Descrição: https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
VSM Comunicação
(85) 3456.6100
Contatos:
Débora Duarte– cel.: 8861-3003
Tuyná Fontenele – cel.: 9922.7111

Seguidores

Arquivo do blog