Pesquisar no blog

sábado, 6 de outubro de 2012

Votação paralela


As zonas e seções sorteadas para auditoria nas urnas eletrônicas foram: 95ª (Iracema) - seção 38, 24ª (Sobral) - seção 298 e 117ª (Fortaleza) - seção 226. A Comissão da Votação Paralela, presidida pelo juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, Cléber de Castro Cruz, realizou o sorteio que aconteceu na manhã deste sábado,  na Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), na presença de representantes dos partidos, coligações, do Ministério Público e de diversas entidades. Agora, o TRE providenciará o transporte das urnas, que serão levadas para o auditório do Fórum Eleitoral Péricles Ribeiro, em Fortaleza, local da realização da Votação Paralela, amanhã, das 8 às 17 horas.
Na Eleição Paralela, os votos assinalados na cédula de votação e posteriormente depositados em urna de lona, são digitados também nas urnas eletrônicas. Os dois processos de votação, além de acompanhados por servidores da Justiça Eleitoral, advogados e representantes dos partidos, são filmados. Ao final, contrapõem-se os resultados. Se forem idênticos, estará comprovado o correto funcionamento da urna eletrônica.
Caso haja 2º turno, na capital, a Votação Paralela voltará a ser realizada no mesmo dia da eleição, marcada para o dia 28 de outubro. Na véspera (27/10), será sorteada uma seção eleitoral da capital que passará por auditoria para comprovação da segurança das urnas eletrônicas.

Voto na bala


O Ceará elege neste domingo 183 prefeitos sob um clima de forte tensão. Durante a campanha aconteceram dezenas de atentados, intimidações, compra de voto, rádios fechadas e toque de recolher. Um contingente de mais de cinco mil homens do policiamento militar foi enviado a todas cidades antecipadamente.
As cidades que mais apresentam problemas de segurança são Catarina, Jaguaruana, Croatá, Guaraciaba do Norte, Reriutaba, Pedra Branca, Quixadá, Crato, Hidrolândia, Santa Quitéria, Pacajus e Trairi.
Nas últimas horas foram registrados atentados contra candidatos de Pedra Branca e Catarina.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Ceará Music esquenta


Amanhã, a partir das 18 horas, acontecerá, no Fiteiro Bar, o segundo "Esquenta para o Ceará Music". Os responsáveis por garantir a animação antes do festival, serão os meninos da  banda Zero 85.   

Mais informações:
VSM Comunicação
(85) 3456.6100
Contatos:
Débora Duarte– cel.: 8861-3003
Tuyná Fontenele – cel.: 9922.7111

Simulado do Enem


Estadão.edu
O número de inscritos no Simulado Enem 2012 Geekie+Estadão chegou a 106 mil. O prazo para se candidatar ao exame, online e gratuito, termina às 23h59 desta sexta-feira, 5, pelo site www.geekie-estadao.com.br. O participante receberá um boletim de desempenho personalizado que destacará seus pontos fortes e fracos em cada área do conhecimento.
Só a Secretaria de Educação do Ceará inscreveu cerca de 60 mil alunos do ensino médio no simulado. De Goiás chegou o cadastro de 9.130 vestibulandos. As secretarias de Mato Grosso do Sul e da Bahia também recomendaram aos alunos de suas redes a participação no exame. Até o momento, 37 mil pessoas já fizeram a inscrição pela internet. As vagas são limitadas.
O simulado vai ficar disponível na internet das 6h deste sábado, 6, até as 23h59 da quinta-feira, 11. O aluno terá acesso ao exame no mesmo site da inscrição e poderá escolher o horário em que vai iniciar as provas. Serão quatro horas e meia para respondê-las, sem interrupções. A prova de Ciências Humanas e da Natureza terá 90 questões e a de Linguagens e Códigos e de matemática, outras 90. Não haverá redação.

O simulado é resultado de uma parceria entre o Estado e a Geekie, startup de tecnologia aplicada à educação. Ele foi criado por professores de ensino médio e de cursinhos e seguirá a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), a mesma do Enem, que dá pesos diferentes a questões segundo seu grau de dificuldade. Assim, o candidato poderá estimar seu nível de preparo no mesmo padrão do exame oficial.
Até o dia 16, o participante vai conferir online o número de acertos e sua pontuação nas áreas de conhecimento e disciplinas. Ele receberá um relatório personalizado que mostrará sua classificação em relação a outros inscritos e pontos fracos em cada matéria, para que estude e chegue afiado ao Enem, em 3 e 4 de novembro.

Banho


Os banhistas de Fortaleza podem contar neste fim de semana com 26 praias próprias para banho. É o que afirma a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento, que divulga novo boletim de balneabilidade das praias da Capital. Os dados da autarquia foram baseados em análises de água realizadas no período de 04 de setembro a 1º de outubro, com o total de 31 pontos monitorados.

O relatório da superintendência segue o padrão estabelecido pela Resolução 274, de 29 de novembro de 2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A legislação afirma que um ponto para ser considerado próprio não pode apresentar mais que 1.000 coliformes termotolerantes para cada 100 mL de água coletada nas últimas cinco semanas.

A listagem abaixo mostra o resultado completo dos pontos próprios e impróprios para banho. Também é possível acompanhá-los através do site www.semace.ce.gov.br, no banner localizado à direita.

Pontos próprios:
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia
Barraca Beleza
Volta da Jurema
Edifício Arpoador
Final da Rua José Vilar
Ed. Vista del Mare
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
INACE (Ind. Naval do Ceará)
Marina Park Hotel
Início da Av. Philomeno Gomes
Início da Rua Ismael Pordeus
Mucuripe
Farol
Caça e Pesca
Estátua de Iracema
Ideal Clube
Barraca Big Jeans
Iate
Kartódromo
Goiabeiras

Pontos impróprios:
Colônias
Horta
Início da Rua Lagoa do abaeté
Barra do Ceará
Início da Av. Pasteur

05/10/2012

Assessoria de Comunicação da Semace

Ana Luzia Brito (comunicacao@semace.ce.gov.br/85 3101.5554)
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov

Toque de recolher


Lauriberto Braga, Especial Para o Estado - O Estado de S.Paulo
FORTALEZA - O acirramento eleitoral em Guaraciaba do Norte, a 290 quilômetros de Fortaleza, fez com que o juiz eleitoral Moisés Brisamar Freire decretasse toque de recolher de até 48 horas na cidade, das 22 horas às seis da manhã, após as eleições do próximo domingo, 7. Neste intervalo de tempo, está proibida até a circulação de carros.
A medida foi tomada porque, na semana passada, quatro carros foram queimados por adversários de um candidato a prefeito.
No decreto, juiz ainda determina que a Polícia Militar local deve ficar de plantão durante o intervalo para realizar a apreensão de carros e a prisão de pessoas que desobedecerem a ordem. O toque de recolher tem sido divulgado pelas emissoras de rádio e em carros volantes por toda a cidade. Segundo o juiz da 74ª Zona Eleitoral, Brisamar Freire, Guaraciaba do Norte "está vivendo um clima de violência, intimidação, arruaças e desordens diversas" por causa das eleições .
Ainda de acordo com o magistrado, o toque de recolher foi instaurado porque foi recebida uma "grande quantidade de denuncias anônimas de que indivíduos e grupos armados estariam circulando em Guaraciaba do Norte durante o período noturno, praticando intimidações contra populares". No decreto, também está especificado que foram obtidos relatos de "que candidatos e militantes estariam promovendo reuniões políticas e efetuando visitas domiciliares no período da madrugada".

A vaia para eleição


"A RESPOSTA À DECOMPOSIÇÃO DA POLÍTICA E SEU SISTEMA
9H – PRAÇA DO FERREIRA– 06/10/12
 Numa praça, em Fortaleza, a questão da emancipação da política e de seu sistema começa a ser formulada e ensaiada. Através de uma abordagem nova e inusitada, o Grupo Crítica Radical e o Movimento Sair do Capitalismo apresentam e discutem um Projeto Alternativo para a sociedade atual.
Além do Projeto teremos uma manifestação artística sobre o quadro “A Jangada do Medusa” de Théodore Géricault. A desafiadora performance,  que tem como cenário também uma jangada, estabelece uma comparação entre o quadro, que retrata um fato que chocou a França, com o nosso momento histórico que põe em risco a humanidade e o planeta.
Na véspera das eleições, onde nos deparamos com a decomposição do capitalismo e a ausência de um projeto à altura dos desafios enfrentados pelos seres humanos e a natureza, o grupo e o movimento abrem um debate com a cidade, o país e o mundo. O objetivo é inaugurar uma nova história e, nesse sentido, conclamamos a população para vaiar a política e construir a alternativa.
Esperamos contar com a sua colaboração e crítica quando da realização dessas novas atividades. Você poderá participar também através da Rádio e TV Web (www.criticaradical.org).
         A programação contém outras iniciativas críticas, transgressoras e emancipatórias com o objetivo de avançarmos na superação dos obstáculos que ainda impedem a conquista da emancipação humana. 
O ato será realizado no dia 06 de outubro de 2012, sábado, às 9h, na Praça do Ferreira, em Fortaleza.

Reriutaba

A dois dias das eleições, o juiz da 79ª Zona Eleitoral do Ceará, André Teixeira Gurgel, cassou o registro dos candidatos a prefeito de Reriutaba, a 260 quilômetros de Fortaleza, Galeno Taumaturgo Lopes (PSB) e do seu vice José Solon de Andrade (PSB). Foram decretados o pagamento de multa e a inelegibilidade por oito anos dos candidatos e do atual prefeito de Reriutaba, Osvaldo Honório Lemos Junior. Eles foram disciplinados por abuso de poder político. A decisão judicial atende pedido do Ministério Público do Ceará feito pelo promotor de Justiça, João Batista Sales Rocha Filho. Com isso os eleitores da cidade só terão no próximo domingo a opção de candidatura única para prefeito através de José Aguiar Neto (PT).
Os réus foram condenados por ter sido comprovado que Osvaldo Lemos Junior utilizou veículos destinados ao transporte de alunos e servidores municipais para promover atos de campanha, como reuniões e carreatas; e afixou adesivos em veículos a serviço do poder público municipal para realizar propaganda eleitoral de Galeno Taumaturgo e José Sólon de Andrade, com o consentimento dos beneficiados.
A Justiça condenou ao pagamento de multa de R$ 30 mil a Osvaldo Lemos Junior e Galeno Taumaturgo e R$ 15 mil a José Sólon Andrade. Cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Pacto pela Alfabetização


O Estado de S.Paulo
Inspirado num programa adotado pelo governo do Ceará, o Ministério da Educação (MEC) lançará o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A iniciativa, anunciada na última reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação, visa a garantir que todas as crianças matriculadas na rede de ensino fundamental cheguem ao final da 2.ª série inteiramente alfabetizadas - ou seja, com plena capacidade de ler e escrever.
Envolvendo os municípios e os Estados, que são encarregados de oferecer a educação básica às crianças e adolescentes, o Pacto enfatiza a "universalização do aprendizado" e a reformulação dos "direitos de aprendizagem". Promete "escolas com ensino inovador", por meio de apoio pedagógico e gerencial da União aos entes federados. Propõe a adoção de currículos "mais atraentes" para os alunos. E, com base na premissa de que a criança atendida na primeira infância tem mais facilidade de aprender a ler e a escrever, acena com mais investimentos em creches e educação infantil.
O MEC pretende implementar o Pacto segundo cinco eixos básicos: alfabetização; educação infantil; literatura infantil e formação do leitor; gestão municipal; e avaliação externa. Além da alfabetização, o MEC quer que as crianças dominem as quatro operações aritméticas até os 8 anos de idade, no máximo. O Pacto também prevê projetos de formação continuada de professores especializados em alfabetização, materiais didáticos específicos e literatura. Para avaliar as crianças, o MEC aplicará a Provinha Brasil tanto no início quanto no término da 2.ª série e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais promoverá uma avaliação externa no final da 3.ª série.
Para o MEC, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa objetivará melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, diminuir a evasão escolar no ensino fundamental e reduzir as distorções desse nível de ensino. Segundo a Prova ABC, dos alunos que concluíram a 3.ª série do ensino fundamental, só 56,1% aprenderam o que era esperado em leitura para este nível de ensino. Em matemática, o índice foi de 42,8%.
À primeira vista, o pacto destinado a garantir que as crianças sejam alfabetizadas aos 8 anos de idade é uma iniciativa original para promover o tão desejado choque de qualidade no ensino básico. Na prática, contudo, ele não passa de um disfarce para ocultar o fracasso da administração petista no setor. Em seu governo, o presidente Fernando Henrique Cardoso universalizou o ensino fundamental, assegurando matrícula na rede pública para todas as crianças do País. Ao governo do presidente Lula cabia melhorar a qualidade desse nível de ensino, criando condições para que as crianças pudessem ser alfabetizadas entre os 6 e os 7 anos - a idade recomendada pelos pedagogos.
"Oito anos é muito tarde. O País já paga muito caro pelo histórico de falta de atenção à educação. Se a ideia é mudar isso, temos de apostar em metas mais ousadas, diz a secretária de Educação do Ceará, Izolda de Arruda Coelho. "Considerando que a escolarização tem começado aos 4 anos, não dá para conceber que se leve outros quatro para que essa criança leia e escreva", afirma João Batista Araújo e Oliveira, do Instituto Alfa e Beto. Se o aluno do colégio particular aprende a ler e a escrever no primeiro ano, por que a expectativa para quem depende da rede pública é maior, indaga a educadora Ilona Becskeházy.
Por sua vez, as autoridades educacionais afirmam que, por causa das desigualdades sociais e regionais, nem todas as crianças têm acesso à educação infantil e chegam preparadas para a alfabetização. "Nossas crianças vêm de várias origens e a escola procura minimizar essa desigualdade", afirma o secretário de Educação Básica do MEC, Cesar Callegari. O argumento é correto. Mas, se a administração petista tivesse privilegiado o ensino fundamental, em vez de gastar recursos escassos com a criação de universidades federais, a esta altura o problema da desigualdade já teria sido parcialmente contornado e as crianças estariam sendo alfabetizadas na idade considerada adequada pelos pedagogos.

O olho do advogado

Luto oficial

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) decretou hoje luto oficial de três dias no Estado em respeito a morte do jornalista Lustosa da Costa. O jornalista político, que trabalhou na sucursal de O Estado de S. Paulo, em Brasília,  Diário do Nordeste, Correio da Semana, Correio do Ceará, Correio Braziliense e Unitário, morreu na noite de ontem, aos 74 anos, em Brasília, vitima de um câncer no pulmão. O corpo de Lustosa da Costa será cremado e as cinzas serão jogadas nas águas do Rio Acaraú, em Sobral, a 240 quilômetros de Fortaleza.
Em nota Cid Gomes declarou seu pesar pela morte do jornalista que nasceu em Cajazeiras (PB), mas criou-se em Sobral (CE) tendo passagens por rádios e jornais de Fortaleza e Brasília. "É com profundo sentimento de perda que recebo a notícia da morte de  Lustosa da Costa. O Ceará perde um escritor e jornalista de primeira  grandeza; Sobral vê partir um eterno enamorado da terra natal e um fiel guardião de sua memória; os amigos – incontáveis – perdem a mais  completa tradução da amizade sincera, descompromissada e  enriquecedora. Representante maior da inteligência sobralense, Lustosa  conquistou respeito pela retidão de seu trabalho jornalístico e  admiração pela riqueza da obra literária. Ponderado e corajoso a um só  tempo, defendia com uma riqueza de argumentos suas opções políticas e  ideológicas. Afável, cavalheiresco, passeava sua simplicidade pelas  calçadas de Sobral e de Fortaleza, fazendo e cultivando amizades. Os cearenses, hoje enlutados, saberão guardar com muito carinho sua memória", diz a nota do governador cearense.
Lustosa também foi escritor de deixou um bibliografia de 28 livros. Foi professor de Sociologia e de Jornalismo. Depois de trabalhar na sucursal de O Estado de S. Paulo, em Brasília, nos anos 1970, foi para a sucursal de Diário do Nordeste, onde até esta semana escrevia uma coluna de política diária. Em Fortaleza trabalhou nos jornais Correio do Ceará e Unitário. Chegou a ser deputado federal pelo MDB eleito em 1966.

Voluntariado


A Associação Barraca da Amizade é a instituição de Fortaleza a ser beneficiada pelo Dia dos Voluntários Telefônica, que acontecerá em todo o País amanhã. A ação, que acontece pela primeira vez na cidade, envolverá 30 colaboradores da Telefônica|Vivo.

Os voluntários dedicarão o dia de trabalho a atividades de revitalização da sede da organização e de recreação com as crianças. Eles se dividirão em equipes para realizar pintura de paredes, reforma do jardim, organização da biblioteca, da sala de reciclagem e de informática. A organização atende 170 crianças e adolescentes diariamente, oferecendo atividades de lazer, arte e cultura a meninos e meninas que vivem na rua.

Ação global

O Dia dos Voluntários Telefônica será realizado, simultaneamente, em 24 países onde a empresa atua, na América Latina e Europa, e envolverá aproximadamente 12 mil colaboradores. No Brasil, a ação será promovida em 21 cidades, beneficiando 31 organizações. Os municípios selecionados são: Belém, Belo Horizonte/Contagem, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Palmas, Porto Alegre, Prado, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Luís, São Paulo e Vitória.  No total, mais de quatro mil colaboradores participarão das atividades.

Trata-se da principal iniciativa do programa de voluntariado do Grupo Telefônica, que é desenvolvido há sete anos no Brasil e cujo objetivo é estimular e permitir que os colaboradores se envolvam e realizem ações sociais.

Realizado pela Fundação Telefônica Vivo em conjunto com as áreas de Recursos Humanos e Comunicação, neste ano o programa teve seu modelo de governança alterado para permitir a expansão geográfica demandada após a integração da Telefônica com a Vivo. O resultado foi conferir maior autonomia aos comitês criados regionalmente para o desenvolvimento de planos de ações locais. Outra novidade é o uso intensivo de tecnologias que caracterizam o novo voluntariado digital e que podem potencializar ações cidadãs para a sociedade.

Sobre a Fundação Telefônica Vivo - A instituição atua com o fim de contribuir para o desenvolvimento social do Brasil. Criada em 1999, a Fundação Telefônica incorporou os projetos do Instituto Vivo em 2011, em função da fusão entre a Vivo e a Telefônica. A atuação é voltada para o acesso à  educação, a melhoria da qualidade educativa e a divulgação do conhecimento. Para isso, desenvolve iniciativas de combate ao trabalho infantil, estímulo ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação e aprendizagem, de desenvolvimento local e voluntariado empresarial. O Grupo Telefônica possui, ainda, fundações em 13 países.

Mais informações:
Fundação Telefônica Vivo
Assessoria de Imprensa
Marcellus Rocha
Tel: 8153.8149 ou 3023.3773

Dia das Crianças


A Apsa está realizando, em todas as suas unidades, uma campanha de arrecadação de brinquedos e livros infantis para o Dia das Crianças. Quem quiser participar pode deixar a doação no escritório da empresa de locação de imóveis, localizado na Avenida Desembargador Moreira, 2120, sala 1506, Aldeota. A entrega dos itens será feita no próximo dia 08, no Instituto Condomínio Espiritual Uirapuru (www.ceufortaleza.org.br), em Fortaleza. Participe!


  


Saiba mais sobre a Apsa – Com 80 anos de atuação no mercado imobiliário, a empresa está presente no Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), oferecendo administração de condomínios, além de locação e compra e venda de imóveis. No Ceará, a Apsa atua especificamente com locação de imóveis. Atualmente, a Apsa administra cerca de 3 mil condomínios e 85 mil imóveis em todo o país, o que representa mais de 320 mil pessoas atendidas. A APSA também compreende a Corretora de Seguros APSA, especialista em diversos tipos de seguros voltados aos negócios imobiliários. Outras informações sobre a Apsa no site: http://www.apsa.com.br

Para segundo turno

A três dias das eleições a quinta rodada de pesquisa de intenção de votos do Instituto Datafolha para Prefeitura de Fortaleza aponta um segundo turno entre os candidatos Roberto Cláudio (PSB) e Elmano de Freitas (PT). A pesquisa publicada hoje pelo jornal O Povo dá para os dois candidatos índices empatados de 23%. O terceiro colocado é Moroni Torgan (DEM) com 17%. Com dois dígitos ainda Heitor Férrer (PDT) com 11%. Abaixo de dois dígitos, segundo o Datafolha, estão Renato Roseno (Psol) com 6%; Inácio Arruda (PCdoB) com 2%; e Marcos Cals (PSDB) com 2%. Não pontuaram os candidatos André Ramos (PPL), Valdeci Cunha (PRTB) e Franciscoi Gonzaga (PSTU). Brancos e nulos somam 4% e estão indecisos, 11%.
Numa simulação de segundo turno Roberto Cláudio ganha de Elmano de 44% a 38%. O Datafolha ouviu 1.278 eleitores entre anteontem e ontem. A margem de erro da pesquisa é de três pontos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará com o número 118/2012.

Lustosa e Largo de São Francisco

Hoje é Dia de São Francisco e Lustosa da Costa, que morreu ontem à noite em Brasília, escreveu o seguinte no Diário do Nordeste, de 28 de janeiro de 2012, sobre o Largo de São Francisco e Santa Clara, em Sobral, onde o levei:
"A Praça do São Francisco
O jornalista Lauriberto Braga me levou ao Largo do São Francisco, onde me fotografou ao lado da imagem do pobrezinho de Assis e de meu padrinho de crisma, o saudoso deputado Francisco de Almeida Monte. Ali costumo começar minha campanhada matutina pelos sítios em que morei ou estudei na cidade. É quando me lembro que sou tão velho que assisti, ao lado de outros colegas do Educandário São José, à demolição da Igreja de S. Francisco, a antiga, para dar espaço ao imponente templo que veio em seu lugar. Não se usava dinamite como hoje. Os operários iam utilizando picaretas e enxadas para fragilizar lugares estratégicos das elevadas paredes ao fim de que eram puxadas por eles, por cordas, com estrondo e muita poeira.
Desfile-II
A farda era cingida por cinto de couro, com fivela de metal. E hoje sinto o quanto estávamos distantes das preocupações com a ecologia, a defesa do meio ambiente e a saúde das crianças em tal desfile naquele solão de rachar da cidade.
Porco
Na década de 40, sofremos uma decepção. Nosso suíno, criado como príncipe, perdeu o primeiro lugar para o animal apresentado por Renato Bastos, chefe político de Irauçuba, para desgosto de meu pai.
Casarão
Do outro lado da rua, na esquina com Rua Deolindo Barreto, residíamos num casarão que ainda hoje parece intacto. Éramos vizinhos do Sr. Sampaio, rico comerciante, que adorava cavalos de corrida.
Desfile
Na Praça, treinávamos para o desfile de 7 de setembro, sob a liderança de Manuel Elísio Feijão, que depois foi vereador e morreu em Natal, para onde o levaram os filhos. Hoje, lembro da farda cáqui abotoada até o pescoço.
Estudo
Ia às aulas, num sobradinho onde hoje funciona o edifício da telefônica, um colégio misto, o primeiro da cidade, fundado pela ex-freira Honorina Passos, irmã do vigário geral, monsenhor Olavo Passos.
O que mudou
Hoje, a praça virou Largo de S. Francisco e está cheia de bancos e de animais de louça em tamanho natural. É prazeroso este reencontro com aquele local, povoado de lembranças de meu passado.

Cinzas no Acaraú


Morreu na noite de ontem (3), em Brasília, aos 74 anos, o jornalista Francisco José Lustosa da Costa. Ele lutava contra um câncer no pulmão há seis meses. Lustosa da Costa era paraibano, mas cresceu no Ceará onde começou sua carreira jornalística, chegando a trabalhar na sucursal de O Estado de S. Paulo, em Brasília. Ultimamente mesmo doente escrevia uma coluna diária para o Diário do Nordeste de Fortaleza.
Sobralense de paixão, o jornalista tinha desejo, que a família vai atender: ter suas cinzas jogadas nas águas do Rio Acaraú, em Sobral, a 240 quilômetros de Fortaleza. O seu corpo será velado nesta quinta-feira (4), na Casa do Ceará, em Brasília. Em seguida será cremado e as cinzas seguirão para Sobral.
Sobre Sobral, Lustosa escreveu sete livros, de um total de 56 publicações que lançou entre romances, crônicas e histórias. Nos livros sobre Sobral retratou o quotidiano do povo sobralense. Era um amante das letras e por isso foi homenageado pela Prefeitura de Sobral que instalou na cidade a Biblioteca Municipal Lustosa da Costa, com um acervo de mais de 3 mil livros, a maioria conseguido pelo jornalista. O prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda (PT) decretou luto oficial de três dias em Sobral.
Mesmo morando em Brasília, Lustosa vinha constantemente a Sobral para colher dados de livros que ia lançando. Uma das últimas visitas foi acompanhada por este repórter. Foi em janeiro deste ano, quando Lustosa se definiu como um cronista sobralense. Ele se preparava para lançar o oitavo livro sobre a cidade, onde passou toda sua infância. Ele fez um roteiro pelas principais praças da cidade.
Com 56 anos de jornalismo,  Lustosa da Costa se disse um contador de causos. Tudo começou quando era seminarista, quando escreveu seus primeiros artigos e crônicas.  "Tenho um prazer imenso de ser jornalista", disse em janeiro de 2012.
Uma ação cultural que Lustosa da Costa tinha orgulho em Sobral é a Biblioteca Municipal que leva seu nome. A Biblioteca Lustosa da Costa, na margem esquerda do Rio Acaraú, é referência para a Zona Norte. "Eu tenho conseguido muitos livros de qualidade. Não é discurso de parlamentar e nem livro escolar fora de moda. Eu consegui com um desembargador cearense, o falecido Mesquitinha, irmão do Petrúcio Maia, três mil exemplares de livros de primeira linha, edições de luxo inclusive. De boa qualidade, não é só porque o papel é bom, não. É Shakespeare, Jorge Luís Borges e as obras completas de autores famosos", disse em entrevista ao Diário do Nordeste em janeiro deste ano.
Além  de O Estado de S. Paulo, Lustosa da Costa foi colunista político do Correio Braziliense, tendo passado ainda pelo Correio da Semana, de Sobral e foi editor chefe de Unitário e Correio do Ceará, jornais cearenses extintos que pertenciam aos Diários Associados. Em 2000 tornou-se imortal pela Academia Brasiliense de Letras. Lustosa da Costa é irmão da historiadora Isabel Lustosa.

Morre Lustosa da Costa


Eis A última entrevista que Lustosa da Costa concedeu. Na noite de ontem ele morreu em Brasília.

Diário do Nordeste - ZONA NORTE

Cronista lançará obra sobre Sobral

22.01.2012
Clique para Ampliar
Em visita a Sobral, neste mês, Lustosa da Costa visitou diversos pontos do Município, a exemplo do Largo de São Francisco. Fonte de inspiração para o cronista, a cidade foi retratada em várias de suas publicações
LAURIBERTO BRAGA
Ao todo, o cronista e colunista Lustosa da Costa já publicou 28 livros, dos quais sete são sobre o Município
Sobral Um cronista sobralense. Assim se define o jornalista Lustosa da Costa, que prepara mais um livro sobre a cidade, além dos sete já publicados. De passagem na última semana por Sobral, onde fez o roteiro de sua infância, Lustosa revelou fatos novos de sua verve jornalística de mais de 50 anos. O jornalista é um contador de causos. Mas é sobre o relato da Sobral antiga que ele mais se debruça, quer em seus livros, quer em sua coluna neste jornal.

"Tenho 56 anos de profissão, e talvez até mais se contar os artigos que escrevi no Seminário. Continuo vibrando com o tesão de estreante", afirma. Segundo ele, seu primeiro ato ao acordar é ler sua coluna no Diário do Nordeste. "Eu leio minha coluna de madrugada, antes de vocês lerem. Curto. Tenho um prazer imenso de ser jornalista", afirma ele, que já integra a lista dos bons escritores cearenses.

A respeito do novo livro sobre Sobral, ele antecipa: "Eu tenho um livro para ser lançado. Quem está tomando de conta é Raimundo Neto. Mas ele andou por uma feira lá em Cabo Verde e está muito ocupado. Este livro também é sobre Sobral. Eu quero publicar, neste ano, no trigésimo aniversário do meu livro "Sobral do Meu Tempo", que será a segunda edição dele. Vai ser um livro de comemoração. É provável que seja feito através desses editais do Governo. Eu não sei mexer nisso, mas tem amigos meus que estão fazendo isso".

Lustosa da Costa destaca que, no novo livro, não haverá muitos fatos novos. "Tem algumas correções. Algumas coisas que saíram imperfeitas. Mas o que eu quero mostrar é que há 30 anos eu me inaugurei como cronista em Sobral. Primeiro cronista exclusivamente de Sobral".

Publicações
Lustosa da Costa já publicou 28 livros, dos quais sete são sobre o Município. Destaque para "Sobral de Meu Tempo", "Vida, Paixão e Morte de Etelvino Soares", "Foi na Seca de 1919", "Cidades das Cenas Fortes", "Clero, Nobreza e Povo de Sobral", "Sobral que Não Esqueço", além de "Contos de Sobral".

Mas é da sua coluna diária neste jornal que atualmente brilham os olhos de Lustosa da Costa. "Minha coluna do Diário é de um tudo. Não só de reminiscências de Sobral. Tem um amigo meu que diz que essa minha ligação com Sobral não é tão forte assim. É que eu tenho saudade é do menino, do rapaz que fui em Sobral. Daí eu estar rememorando todo tempo. Mas eu gosto muito daqui", relata.

Saudade
E a conversa sobre a cidade continua. "Estava dizendo para meus amigos como eu estava sentindo falta de Sobral. E só vim agora porque estava com muita saudade. A estrada ainda está muito longe para chegar aqui", ressalta o jornalista.

Ele foi a Sobral recentemente para o lançamento do jornal Sobral News. "Não poderia faltar, pois recebi o convite do Oscar Rodrigues Júnior, da Faculdade Inta, para comparecer ao lançamento desse jornal (Sobral News). Eles me prestaram uma homenagem na redação. E jornal sempre é uma coisa importante para a cidade".

Outra ação cultural que Lustosa da Costa tem em Sobral é a Biblioteca Municipal que leva seu nome. A Biblioteca Lustosa da Costa, localizada Rua Randal Pompeu, na Margem Esquerda do Rio Acaraú, é referência para a Zona Norte. "Eu tenho conseguido muitos livros de qualidade. Não é discurso de parlamentar e nem livro escolar fora de moda. Eu consegui com um desembargador cearense, o falecido Mesquitinha, irmão do Petrúcio Maia, três mil exemplares de livros de primeira linha, edições de luxo inclusive. De boa qualidade, não é só porque o papel é bom, não. É Shakespeare, Jorge Luís Borges e as obras completas de autores famosos".

Biblioteca
A Biblioteca Lustosa da Costa conta ainda obras doadas pelo ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Paulo Elpídio de Menezes Neto. "Eu tenho usado o meu prestígio com as pessoas que me querem bem para explorá-los no sentido de dar uma boa condição para a Biblioteca. O acervo é valioso".

Porém, Lustosa da Costa faz um apelo para que a Biblioteca seja mais frequentada. "Um dos presentes que eu queria do prefeito de Sobral, Veveu Arruda, do seu sucessor - ou dele mesmo, se ele for reeleito - é que faça divulgação pela Rádio para o comparecimento à Biblioteca Lustosa da Costa, para que esta juventude não vá lá somente estudar para concurso. Vá também lá para ler, se instruir e para se enriquecer", indica.

Mais informações

Biblioteca Municipal
Lustosa da Costa
Rua Randal Pompeu S/N - Margem Esquerda do Rio Acaraú - Sobral
Telefone: (88) 3611.2537

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Rádio


Aos 90 anos, o rádio ainda fala, canta e encanta. Sem barreiras de sexo, idade ou classe social. Exatamente para mantê-lo em evidência e com qualidade pelas próximas décadas é que os profissionais da área lançaram um manifesto público com demandas urgentes. 
O documento, aprovado por unanimidade durante congresso do setor em São Paulo, reivindica a destinação dos canais 5 e 6 da TV VHF para o AM, que seriam sintonizados em FM, por meio de medida provisória. E também a flexibilização da transmissão do programa A Voz do Brasil, que aguarda votação na Câmara Federal e segue sem prazo para entrar na pauta.
Rodrigo Neves, presidente da AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo), afirma que a migração do AM para o FM é uma medida urgente e relevante. Esclarece que, com o crescimento das cidades nas últimas décadas, a propagação das ondas médias (AM) têm sofrido interferências em função do aumento do ruído elétrico gerado por redes de alta tensão e eletrodomésticos, entre outros. “Verificamos que isso fez com que houvesse uma migração de audiência do AM para o FM, principalmente do público mais jovem, que busca qualidade”, afirma.
A mesma opinião foi endossada por Johnny Saad, presidente da Abra (Associação Brasileira de Radiodifusores) e responsável pelo Grupo Bandeirantes de Rádio e Televisão, que ainda ressaltou, também fazendo coro a Neves, a importância de os empresários da radiodifusão permanecerem unidos. “A rádio vizinha não é concorrente. Precisamos trabalhar unidos para que o setor voltar a ser forte como sempre foi”, avalia.
Ainda sobre a migração do AM para o FM, o processo de transição requer cuidado, como a atenção à indústria nacional, segundo  o presidente do Grupo Bandeirantes. “Precisamos buscar alternativas, junto aos governos estaduais e federal,  que apoiem essa indústria brasileira (de aparelhos de rádio), por exemplo, criando leis de isenção ou redução de impostos”, sugere Johnny. Para o ouvinte, a adoção imediata dos canais 5 e 6 implicaria em melhora da qualidade de som do AM, que se igualaria à transmissão de FM.
Em julho, a AESP entregou ao secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins, relatório comprovando a viabilidade técnica e espectral para que as emissoras AMs sejam sintonizadas em FM (Frequência Modulada).
“Constatamos que já há seis rádios com essa extensão, mas precisamos da totalidade das emissoras operando com essa qualidade”, defende Neves.
Veja abaixo o manifesto, que será divulgado publicamente, solicitando a adesão inclusive do público amante da mídia eletrônica de massa mais antiga do Brasil:

Manifesto de São Paulo


 
      Em São Paulo, no dia 25 de setembro de 2012, radiodifusores reunidos no 17º Congresso de Radiodifusão promovido pela AESP - Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo , comemoraram os 90 anos de Rádio no Brasil.
         Após registro da contribuição do rádio para a cultura, entretenimento e informação, foi reafirmada a necessidade da união dos radiodifusores para fortalecimento do setor.
         Dois temas foram destacados:
  • Migração imediata das emissoras em onda média para frequência modulada analógica, através de Medida Provisória.
  • Flexibilização da Voz do Brasil - com a aprovação de projeto de lei em andamento na câmara federal.
         Autoridades e radiodifusores presentes ao evento reafirmaram apoio e a necessidade urgente no encaminhamento desses pleitos.

Rodrigo Neves
Presidente da AESP


Mais informações: http://www.aesp.org.br/
 Contatos:   Christiane Marcondes Brito,cel. (11) 97381-1812 
                     Suzel Tunes, cel. (11) 99617-2512

Casa Cor Ceará 2012


A Casa Cor Ceará e os profissionais participantes convidam a imprensa a visitar a mostra em avant première exclusiva, na próxima segunda-feira, dia 8 de outubro, a partir das 17 horas, na Rua Visconde de Mauá, 777  - Aldeota.
Estarão presentes e disponíveis para atender a imprensa:

Neuma Figueiredo – Diretora Executiva da Casa Cor Ceará
Profissionais da Casa Cor Ceará 2012


Intercâmbio


A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) integra as instituições brasileiras que irão bancar o financiamento para implementação do projeto “Rede de Instituições Públicas de Educação Superior (RIPES) para a Cooperação na CPLP”, aprovado e assinado por ocasião da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da CPLP. Os recursos, da ordem de € 2.280.000,00 (cerca de R$ 5 milhões), serão destinados à promoção do intercâmbio de conhecimento, da mobilidade acadêmica e da formação de cidadãos que contribuam para o desenvolvimento dos Estados Membros da Comunidade.
O assunto foi debatido na semana passada, em Lisboa,  em reunião promovida pelo Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (SECPLP). O evento contou com a participação de representantes Unilab, procurador federal Silton Bezerra, e da Agência Brasileira de Cooperação – ABC/MRE, Delurdes Alves. A Unilab coordenará a RIPES.

R&B Comunicação
85 3242.0230 - 9994.8040
rebcom@uol.com.br

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Enem


A Secretaria de Educação Básica do Ceará vai adotar em suas escolas públicas o simulado 2012 Geekie+Estadão, exame online e gratuito que segue o mesmo modelo da prova oficial. A prova, que entregará um relatório de desempenho personalizado, foi apresentado ontem aos coordenadores educacionais do Ceará, em Fortaleza. O secretário em exercício de Educação, Maurício Holanda, comanda a iniciativa.
O simulado é resultado de uma parceria entre o Estado e a Geekie, startup de tecnologia aplicada à educação. As inscrições estão abertas até sexta-feira pelo site www.geekie-estadao.com.br. As vagas são limitadas e o relatório que será apresentado após as provas apontará a posição de cada aluno no ranking do simulado do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Dos 100 mil alunos concluintes do 3.º ano do ensino médio na rede pública do Ceará, 92 mil estão inscritos no Enem. "Nossa meta é que todos façam o simulado", afirmou Holanda.
Para o secretário, "o simulado que o Estadão está oferecendo com a Geekie tem um aspecto muito interessante, porque o principal objetivo é dizer para o próprio aluno como ele está, onde ele já é bom, onde já é forte, onde ele tem que focar para superar as fragilidades".
Os inscritos terão acesso às provas das 6 horas às 23h59, em 6 e 7 de outubro. No sábado serão 90 questões de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza e, no domingo (07), 90 itens de Linguagens e Códigos e de Matemática. Cada inscrito terá quatro horas e meia, sem interrupção, para fazer o exame. O simulado segue o modelo do Enem, a Teoria da Resposta ao Item (TRI), em que são atribuídos pesos diferentes às questões de acordo com a sua dificuldade. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Arla

A Petrobras vendeu 1,4 milhão de litros de Arla 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo) no mês de setembro com elevação de 15% em relação às vendas realizadas no mês de agosto, resultando em um novo recorde de vendas do fluido produzido na Fábrica de Fertilizantes (Fafen-BA) da Petrobras, localizada no POlo de Camaçari, na Bahia. 
O avanço contínuo na comercialização do Arla 32 indica que a renovação da frota de veículos pesados e ônibus está sendo feita de maneira mais expressiva neste segundo semestre. A maior parte das vendas ocorreu em São Paulo, maior mercado do produto. 
O Arla 32 só pode ser utilizado em veículos com a tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction). Seu uso tem como objetivo reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) , atendendo ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, do Governo Federal. 

 
Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
Telefone: 55 (21) 3224-1306 e 3224-2312
Plantão: 55 (21) 9921-1048 e 9985-9623
Fax: 55 (21) 3224-3251
imprensa@petrobras.com.br

Feriado


O feriado do dia 12 de outubro está próximo, mas ainda dá tempo de se programar para aproveitar o descanso. Os hotéis da Allia Hotels estão com tarifas especiais para os próximos feriados, em vários destinos. E para garantir uma boa viagem, é melhor começar a planejar com antecedência. Para o roteiro, opções não faltam: praia, campo, lugares agitados ou passeios de aventura.
 
Para os amantes dos ambientes praianos, uma das melhores opções na temporada é Ilhabela, litoral norte de São Paulo, onde o roteiro inclui uma variedade de passeios e atividades como trilhas, mergulhos, além de cachoeiras e praias belíssimas. O Plaza Inn Pousada do Capitão (pacote com 03 diárias a partir de R$ 927) fica a 50 metros da praia e próximo aos centros comerciais da ilha. A variedade gastronômica da cidade também é outro atrativo.
 
Em Vitória, a dica é a Praia do Camburi, a maior praia da capital que fica em frente ao recém-inaugurado Bristol Alameda Vitória (diária a partir de R$ 179), ótimo para quem busca relaxar e até fazer exercícios em sua extensa orla. O Bristol La Residénce Victória, que também fica em frente à Praia do Camburi, é o lugar mais indicado para quem busca uma hospedagem completa. As tarifas para o feriado de 12 de outubro custam a partir de R$ 161a diária e o hotel conta com quadras poliesportivas, playground, bocha e piscinas infantil e semiolímpica.
 
Já para quem busca climas amenos, descanso e boas experiências gastronômicas, a opção é Campos do Jordão/SP no Plaza Inn Condomínio Week Inn que conta com piscina, bosque para caminhada, quadras esportivas, playground e área para churrasco. O pacote com três diárias custa a partir de R$ 669 para até duas pessoas e inclui café da manhã e estacionamento.
 
Para quem deseja conhecer a tradicional culinária mineira e desvendar a história do Brasil em vários museus, não pode deixar de visitar Araxá. Na cidade, a melhor hospedagem é no Plaza Inn Flat Araxá (a partir de R$ 636, sendo no mínimo três diárias), que oferece uma estrutura aconchegante e fácil acesso às principais atrações locais.
 
A capital São Paulo e Ribeirão Preto também são opções interessantes e ainda possíveis para o período nos hotéis Plaza Inn American Loft (a partir de R$ 221 a diária) - localizado no bairro de Perdizes, próximo a importantes centros de negócios e lazer da cidade - e Plaza Inn Master (a partir de R$ 119 a diária), respectivamente. São José do Rio Preto também conta com opções em hospedagens nos hotéis Plaza Inn Michelangelo (diárias a partir de R$ 163), Plaza Inn Hotel Nacional (diárias a partir de R$ 110) e Plaza Inn Economic (pacote com no mínimo 02 diárias a partir de R$ 226).
 
PLANEJE A SUA VIAGEM COM ANTECEDÊNCIA
A Allia Hotels já disponibilizou, em seu site, vários pacotes e tarifas promocionais para os feriados de Finados (2 de novembro) e Consciência Negra (20 de novembro). O site também conta com informações sobre os pacotes especiais para noite de núpcias, casamentos, finais de semana especiais em vários destinos, formandos, entre outras promoções.
 
ALLIA HOTELS
A Allia Hotels nasceu em outubro de 2010 e conta com 27 hotéis em operação, espalhados pelos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiânia, Espírito Santo e Distrito Federal. Recentemente a rede anunciou investimentos de mais de R$ 500 milhões em novos hotéis no país. A previsão é que até o final de 2015 a Allia Hotels some mais 30 hotéis ao grupo.
Mais informações: www.alliahotels.com.br
 
Central de Reservas: 0800 283 9988
 
Phábrica de Ideias Assessoria de ImprensaBarretos – (17) 3322-6772
Ribeirão Preto – (16) 3911-3606
 

Barragem Figueiredo


A barragem Figueiredo, em construção pelo DNOCS no município de Alto Santo,
Ceará, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, deverá estar concluída em meados de dezembro deste ano. A barragem estava com 80% dos serviços previstos no seu cronograma de obras quando foi paralisada por mais de um ano em decorrência de pendências referentes ao reassentamento da população atingida.
Esta ação de reassentamento, que está sendo conduzida pelo Governo do Estado
do Ceará, através do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará, foi reiniciada em julho, o que permitirá sua conclusão para o final deste ano.
Nesta última etapa de conclusão dos serviços, que corresponde ao fechamento da
calha do rio Figueiredo, estão sendo investidos cerca de R$18,9 milhões, a preços
iniciais do contrato de execução das obras. No total, só a construção da barragem
deverá representar um investimento de cerca de R$ 111,26 milhões. A barragem vai acumular 520 milhões de m³ de água, tendo como finalidades o controle de cheias no baixo Jaguaribe, abastecimento, irrigação, piscicultura e perenização de trecho do rio Figueiredo.

Uniconstruir

A universidade corporativa do Sinduscon-CE, a Uniconstruir, promove até 10 de outubro mais um curso diferenciado no mercado e que não é ofertado na graduação. Trata-se do Curso de Alvenaria Estrutural. As aulas estão sendo realizadas no auditório da própria entidade e ministradas por profissionais gabaritados no mercado, chancelados pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Para este mês, já estão confirmados outros cursos, como: Orçamento de Obras de Engenharia (5 a 17/10), Negociação para Compradores (15 a 18/10) e Msproject (22/10 a 7/11). Mais informações no telefone 32461477 ou pelo site (www.sinduscon-ce.org/ce/) .

domingo, 30 de setembro de 2012

Fortaleza quase de Segunda

Ao vencer o Treze (PV) por 2 a 0, o Fortaleza chegou aos 29 pontos na Terceirona e carimbou seu passaporte para galgar uma vaga na Segundona de 2013.
Já o Guarany de Sobral após perder de 2 a 1 para o Icasa está de volta à Quartona, onde foi campeão em 2010.