sábado, 13 de outubro de 2012

Na inauguração da Arena Castelão

Depois de ter trazido o tenor espanhol Plácido Domingo para a inauguração do Centro de Eventos do Ceará, o governador Cid Gomes (PSB) negocia com os ingleses Paul McCartney e Elton John e a banda de rock norte-americana Red Hot Chili Peppers para a inauguração da arena Castelão, em janeiro de 2013. "Com o Paul está muito difícil, mas recebemos oferta do show de Elton John e estamos negociando com a Red Hot Chili Peppers", disse em entrevista à TV Diário, durante o festival Ceará Music, na madrugada deste sábado o governador.
Segundo Cid será uma dessas três atrações que inaugurará a Arena Castelão em termos de um grande show. "Teremos ali espaço para show de até 90 mil pessoas e por isso vamos fazer esta festa. Sem esquecer uma partida da Seleção Brasileira contra outra grande seleção que também estamos negociando", informou Cid Gomes.

Coletiva de Heitor

"Olá amigos da Imprensa !
Gostaria de convidar a todos para uma entrevista coletiva na próxima
segunda-feira, dia 15/10, às 09:30hs no Comitê de Imprensa da
Assembleia Legislativa do Ceará.
atenciosamente,
Heitor Férrer"

Cid, a piada e a desculpa


O governador do Ceará e presidente estadual do PSB, Cid Gomes, pediu desculpas à prefeita de Fortaleza e presidenta estadual do PT, Luizianne Lins, por ter feito uma piada com a Democracia Socialista (DS), corrente que a prefeita integra no PT. O comentário jocoso aconteceu em Brasília, na última quarta-feira, durante uma reunião do PSB. Cid disse que Luizianne fazia parte da DS, "mas se vocês colocarem mais um T fica DST", fazendo referência a Doença Sexualmente Transmissível. No pedido de desculpas, Cid afirmou que fez o comentário em um ambiente fechado. "Sei que isso não se justificada, por isso peço desculpas". destacou.
Já a DS através de uma nota assinada pelo deputado federal Doutor Rosinha criticou a piada do governador. Eis a integra da nota da DS:
""Época de campanha é época de revelações. Alguns, como o candidato Elmano de Freitas do PT e a prefeita Luizianne Lins, também do PT, revelam os programas, propostas e projetos para fazer de Fortaleza uma cidade mais bela e mais justa. Aqueles que não têm proposta ou programa de governo para a cidade revelam seu caráter, preconceito e desamor pela cidade e sua gente. E, revelam das maneiras mais sórdidas, como fez o governador Cid Gomes, do PSB, em relação à prefeita Luizianne Lins e a Elmano de Freitas, candidato do PT.
Estarrecido, li as declarações do governador Cid Gomes comparando a DS (Democracia Socialista), corrente interna do PT a qual milita a prefeita Luizianne Lins, a DST (Doença Sexualmente Transmissível). Assim como Elmano e Luizianne, é com orgulho que sou do PT e da corrente interna Democracia Socialista. A declaração de Cid Gomes, além de revelar profundo preconceito, revela também desprezo às pessoas portadoras de alguma Doença Sexualmente Transmissível, como a HIV/AIDS. São pessoas que precisam de tratamento, solidariedade e amor e não de comparações irônicas e preconceituosas.
Como médico, pediatra e sanitarista, de público condeno a declaração de Cid Gomes e conclamo os eleitores e eleitoras do município de Fortaleza a repelir essa declaração votando em quem tem projetos para a sua vida e para a cidade".

Shell


A Shell realiza, nos dias 24 e 25 de outubro, o 1º Fórum de Tecnologia Shell no Brasil, no Sheraton Hotel, em São Paulo. Estarão presentes no evento, que acontece pela primeira vez no País, os maiores especialistas da Shell no mundo para as áreas de Tecnologia e Inovação. Os especialistas irão debater novas tendências em lubrificação nos setores Automotivos e de Mineração. O evento contará, também, com a presença da Raízen, que fará uma sessão sobre as novas tendências em combustíveis e biocombustíveis. O objetivo do Fórum é mostrar as novidades e estudos tecnológicos de cada área e como estas tecnologias podem agregar valor ao dia-a-dia dos negócios das empresas. 

Durante o seminário, a Shell apresentará inovações em produtos e aplicações em equipamentos, além de compartilhar trabalhos em parceria com clientes e fornecedores. Com a apresentação de estudo de casos reais e exemplos práticos, os especialistas da Shell estarão à disposição para debater estratégias inovadoras para seus negócios.

Entre as palestras para a área de Automotivos – no dia 24/10 – destaca-se a de Richard Dixon, gerente de Tecnologia Shell para a linha Helix. Ele é PHD em Química pela Universidade de Edimburgo, Reino Unido, tendo desenvolvido uma vasta gama de lubrificantes, fluídos hidráulicos, fluídos resistentes ao fogo e lubrificantes para motor e circulação, adaptados para o meio ambiente.

Entre as palestras para o setor de Mineração – no dia 25/10 - destacam-se as de Serviços Técnicos para Mineração, Controle de Contaminação Industrial, Graxas, Lubrificação de Engrenagens, e Lubrificação e Controles em Sistemas Hidráulicos.   Guilherme Perdigão, vice-presidente da Shell Lubrificantes para a América Latina também estará presente no evento. 
Para mais informações envie email para teletec.fusus@shell.com

Ciência e Tecnologia


Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Este é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012, realizada em todo o Brasil de 15 a 21 de outubro, quando escolas, universidades, comunidades e outras instituições irão debater os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social.
O tema foi escolhido em função ter sido objeto de discussão na Conferência Rio+20, evento de enorme importância e organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), ocorrido no Brasil em junho, com participação de quase todos os países do mundo.
A iniciativa da SNCT é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e, no Ceará, está sob a coordenação do governo estadual, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Este ano, a programação cearense para a SNCT será intensa, a exemplo do ocorrido em anos anteriores, quando o Estado conquistou em 2010 o 1º lugar do Nordeste e o 4º no Brasil em ações desenvolvidas. Já em 2011, chegou a uma marca de 1.023 atividades, com o envolvimento direto de 444 instituições.
As ações estarão concentradas em Fortaleza, no período de 16 a 19 de outubro. O local escolhido foi a Praça Luíza Távora (Avenida Santos Dumont, 1589 – Aldeota), mais conhecida como “Praça da Ceart”, de fácil acesso, ampla e com grande movimentação.
Das 9h às 18h, os visitantes poderão conferir a 2ª Exposição "Ceará Faz Ciência", que vai popularizar o conhecimento científico entre crianças, jovens e adultos. Estarão reunidos os trabalhos vencedores do projeto “Ceará Faz Ciência”, iniciativa inédita no Estado que movimentou o interior com a realização de feiras científicas, mobilizando 600 alunos do ensino fundamental, médio e técnico do Litoral Leste, Região Norte, Cariri e Inhamuns.
Dentre as novidades criadas pelos estudantes está uma antena de recepção para sinal de celular que confeccionada com tampa de panela e um modelo de mini-hidrelétrica com o diferencial de possuir estrutura de armazenamento e reaproveitamento das águas, que ao mesmo tempo em que economiza recursos naturais, produz mais energia.
As instituições vinculadas à Secitece (Nutec, Uece, UVA, Urca, Funceme, Centec e Funcap) mostrarão o que é produzido no Estado em C&T. Os visitantes vão conhecer como funciona uma usina de biodiesel e uma estação para coleta de dados meteorológicos, além de entender um pouco mais de Astronomia e Ciência em geral. 
“Vamos mostrar à comunidade cearense um pouco da Ciência que é feita aqui, porque, às vezes, as pessoas acham que a Ciência deve vir de fora; e a Ciência está presente no nosso dia-a-dia”, sustenta o coordenador e C&T da Secitece e responsável pela SNCT no Ceará, Francisco Carvalho.
Estará presente ainda o projeto Ciência Itinerante, fazendo demonstrações de experimentos que aliam conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando o gosto pela ciência nos estudantes.
A exposição é gratuita e contará com atividades exclusivas para as crianças, como contação de histórias.
Amyr Klink na SNCT
Uma palestra no dia 19 de outubro marca a solenidade de encerramento das atividades do Ceará na Semana. O palestrante é Amyr Klink - navegador, empreendedor e escritor brasileiro que ficou conhecido por suas expedições marítimas.
O evento acontecerá no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Av. Desembargador Moreira, 2807 - Dionísio Torres), com início às 19h. É esperada a participação de 300 pessoas, dentre autoridades, professores, estudantes de escolas públicas e privadas e universitários.
Amyr Klink discorrerá sobre o tema da SNCT, “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, quando irá sugerir estratégias e mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no País.
Programação da SNCT no Ceará
2ª Exposição "Ceará Faz Ciência"
Atividade: Contação de histórias - Crutsana e os Defensores da Natureza
Público alvo: estudantes da Educação Infantil e Fundamental 1
Data: 16 a 19 de outubro
Horários: 9h e 15h
Atividade: Projeto Ciência Itinerante - Experiências nas áreas de física, química, biologia e Tecnologia da Informação
Público alvo: estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio
Data: 16 a 19 de outubro
Horários: 9h às 18h
Atividade: Exposição dos trabalhos vencedores do projeto “Ceará Faz Ciência”- Energia dos Ventos
- Software Sistema Diretor de Turma
- Sistema de Recepção de Baixo Custo
- Paparazzi Digital
- Paleontologia e o Metrô do Cariri
- Araripe’s CodeWay
- Reaproveitamento Cíclico de Águas em Hidrelétricas
- Sistema de Auxílio aos Professores – Diário Virtual
Público alvo: geral
Dara: 16 a 19 de outubro
Horários: 9h às 18h
Palestra de Encerramento - SNCT 2012
Data: 19 de outubro (sexta-feira)
Tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”
Palestrante: Amyr Klink - navegador, empreendedor e escritor brasileiro que ficou conhecido por suas expedições marítimas
Local: Auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará - Av. Desembargador Moreira, 2807 - Dionísio Torres – Fortaleza/CE

Em sua palestra, o navegador Amyr Klink irá sugerir estratégias e mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no País.

Enem 2012


EQUIPE AE - Agência Estado
A Polícia Federal investiga supostas fraudes em contratos de informática para a segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) firmados pela gestão do ex-ministro da Educação e candidato à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad (PT). O inquérito, em andamento na Superintendência da PF em Brasília, apura suspeitas em licitação no Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo teste.
Aberta em novembro de 2011 a pedido do Ministério Público Federal, a investigação mira contratos assinados naquele ano pela gestão de Haddad. Os dois órgãos atuam em parceria com o núcleo de inteligência da Controladoria-Geral da União. A CGU pedirá a quebra de sigilos de alguns dos envolvidos e o cruzamento de dados fiscais das empresas. Membros do Inep e do Ministério da Educação (MEC) que ocupavam postos-chave na gestão Haddad estão sendo convocados para prestar depoimento.
A ofensiva da CGU avança sobre conclusões de auditoria feita pela área de controle do MEC, obtida pelo jornal O Estado de S. Paulo. O relatório que a CGU tomou como base para novas investigações diz que o Inep não conseguiu justificar a compra e que na licitação foram inclusos itens que seriam consumidos por outros órgãos do MEC.
Em nota, o ex-ministro Fernando Haddad afirmou que, ao tomar conhecimento das suspeitas sobre os contratos, por meio de reportagens, determinou, em novembro de 2011, a suspensão de pagamentos às empresas e a análise do caso pela equipe de auditoria do Inep.
Segundo ele, sob seu comando, o MEC "agiu correta e rapidamente", e que a investigação em andamento no Tribunal de Contas da União é a "continuidade de apuração interna do Inep". Haddad informou que, quando ministro, deixou determinado que os resultados da auditoria interna do órgão fossem enviados ao tribunal e à Controladoria-Geral da União para as devidas providências.
O MEC alega ter tomado a iniciativa de instalar investigação interna tão logo foi informado de possíveis irregularidades no pregão. E que a presidência do Inep acionou os órgãos de controle e a Polícia Federal para constatar a originalidade de documentos apresentados. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Enem 2012


(Estadão) - O Simulado Enem 2012 Geekie+Estadão registrou a participação de 60.518 estudantes, dos quais 43.178 fizeram as duas provas. O prazo para responder ao exame, online e gratuito, terminou às 23h59 desta quinta-feira, 11. Agora os candidatos esperam a divulgação do relatório de desempenho personalizado. O boletim indicará a cada participante seus pontos fortes e fracos nas quatro áreas do conhecimento avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O material ficará disponível online a partir do dia 16.
O simulado teve 120.372 candidatos. Mais da metade do total de inscritos, 68.122, foi cadastrada pela Secretaria da Educação do Ceará, que adotou o exame como mais uma ferramenta de preparação dos alunos do 3.º ano do ensino médio da rede pública para o Enem.
A Secretaria da Educação de Goiás também inscreveu parte de seus estudantes e enviou os dados de 9.132 alunos. Outras 43.118 pessoas preencheram a inscrição pelo sitewww.geekie-estadao.com.br.
Graças a essas parcerias e a divulgações especiais feitas pelo Centro Paula Souza, que administra escolas técnicas paulistas, e das Secretarias da Educação de Mato Grosso do Sul e da Bahia, estudantes da rede pública lideraram as inscrições.
Relatório. O relatório de desempenho vai mostrar ao aluno sua nota e a quantidade de acertos em cada prova (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Matemática). O estudante também saberá sua performance por disciplina (literatura, física, química, etc). Em outra parte do boletim aparecerão os temas que devem ser revisados na reta final de preparação para o exame oficial, marcado para 3 e 4 de novembro.
O boletim apontará ainda o ranking do participante em relação aos demais candidatos do simulado. No dia em que for divulgado, o aluno poderá conferir o gabarito e a resolução dos testes, elaborados de acordo com a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), a mesma do Enem, que atribui pesos diferentes às questões de acordo com seu nível de dificuldade.
Inovação. O ensino adaptativo, modelo que permite a cada aluno aprender no seu ritmo, inspirou o simulado. Com ajuda do relatório de desempenho, o candidato saberá em quais conteúdos deverá se concentrar no tempo que resta até o Enem. E buscar a melhor maneira de revisá-los.
A parceria entre o Estado e a Geekie, startup de tecnologia aplicada à educação, será reeditada em 2013 com a realização de três simulados e uma inovação importante: eles usarão a metodologia de Computer Assisted Testing (CAT), que permitirá montar provas "personalizadas". A ideia é ter um simulado no começo do primeiro semestre, outro antes das férias do meio do ano e o último 45 dias antes do Enem.
No ano que vem, o aluno poderá comparar seu desempenho de uma prova para outra. Os três exames terão o mesmo grau da dificuldade, graças à TRI.
Com o CAT, as provas serão flexíveis. A central da Geekie vai gerar as questões de acordo com a resposta de cada candidato. Quando ele acertar um item, responderá em seguida a uma questão mais difícil. Da mesma forma, se o aluno errar uma determinada questão, o sistema vai pinçar outra mais fácil na sequência. Para o CAT funcionar, o banco de questões da Geekie terá de ser ampliado, o que deverá ocorrer ao longo do próximo ano.

Alimentação Saudável


No dia 16 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Alimentação Saudável.  Em Fortaleza, o Shopping Benfica, junto a Secretaria Executiva Regional IV, realizam, com a presença de nutricionistas, atividades para reforçar o gosto pela alimentação saudável e conscientizar quanto à importância de um cardápio nutritivo. A programação ocorre nesta terça-feira, de 10h às 16h.
Conforme profissionais da saúde,  uma dieta  rica é aquela na qual estão presentes proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e água nas quantidades necessárias para o bom funcionamento do organismo.
Quando ocorre o contrário, o indivíduo corre o risco de ficar acima do peso e contrair doenças cardíacas, cardiovasculares e diabetes.
Para evitar complicações, médicos aconselham acompanhamentos periódicos do Índice de Massa Corporal (IMC). Esse  parâmetro é bastante utilizado para classificar o indivíduo de acordo com seu peso e altura e funciona como um alerta contra iminentes patologias.   A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive,  utiliza esse índice como indicador do nível de obesidade nos diferentes países.
Outra medida preventiva é a medição da  taxa de glicemia, a quantidade de açúcar (glicose) no sangue. Quando há glicose em  excesso no corpo, são causados danos tais: lesões em órgãos como a visão, os rins, as fibras nervosas, o coração e os vasos sanguíneos.
Durante a ação em homenagem ao Dia Mundial da Alimentação Saudável no Shopping Benfica, esses serviços serão prestados gratuitamente à população. Além disso, os presentes poderão conhecer quais os alimentos contêm os nutrientes necessários e quantas porções ao dia são precisas para uma dieta saudável.
Cuidados com a alimentação são fortes aliados para o controle do peso, prevenções contra doenças e, segundo estudos, ainda diminuem a ocorrência de fenômenos depressivos. Assim, prestando atenção ao que se come, é possível viver mais e melhor.
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Dia 16/10/2012
De 10 às 16 horas
Shopping Benfica
Realização: Secretaria Executiva Regional IV.
Grátis.

O que faz Elmano hoje e amanhã


Sábado, 13 de outubro de 2012


*PANFLETAGEM NA FEIRA DO SÃO CRISTÓVÃO
Local: Avenida Perimentral com Avenida Castelo de Castro
Previsão de chegada do candidato: 9 horas

*PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Local: Igreja Nossa Senhora do Carmo (Avenida Duque de Caxias)
Previsão de chegada do candidato: 18 horas

*COMÍCIO NO CANINDEZINHO
Local: Praça da Igreja do Canindezinho (entre a Avenida Osório de Paiva, Rua Pitangueira e Rua A)
Hora da concentração: 18h30min
Previsão de chegada do candidato: 19h30min

Domingo, 14 de outubro de 2012


*PANFLETAGEM NA FEIRA DA PARANGABA
Previsão de chegada do candidato: 9 horas

*MINICARREATA DA REGIONAL VI
Concentração: Avenida Rogaciano Leite com Avenida Thompson Bulcão
Hora da concentração: 15 horas
Previsão de chegada do candidato: 16 horas

O que faz Roberto Cláudio hoje e amanhã

Agenda Roberto Cláudio 40

Dia 13.10.2012 (sábado)

9:00 - Feira das Goiabeiras

11:00 - Gravação de programa eleitoral

17:00 - Caminhada no bairro Cristo Redentor

Dia 14.10.2012 (domingo)

10:00  - Encontro com militância no Comitê Central - bairro Cocó

17:00 - Caminhada com as crianças na Avenida Beira-Mar

Ceará Music 2012

Os roqueiros do Titãs fecharam com muito vigor a primeira noite do Ceará Music, nesta sexta-feira (12). Os fãs incansáveis curtiram e dançaram até de manhã com o mais puro rock´n´roll do show Cabeça Dinossauro, que fez o Marina Park tremer com músicas como “Bixos Escrotos” e “Polícia”. (Assessoria de Imprensa).

A difícil vinda de Lula


O Estado de S.Paulo
A costura de apoios ao candidato do PT, Fernando Haddad, em São Paulo, vai restringir os palanques do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no 2º turno. Lula não poderá fazer todos os comícios que pretendia. Não vai a Mauá, por exemplo, como pretendia, para apoiar o petista Donisete Braga, que disputa com Vanessa Damo, do PMDB. Essa foi a condição exigida pelo partido do vice-presidente Michel Temer em troca do apoio a Haddad na capital.
Lula pretende participar diretamente da campanha em Guarulhos, Santo André, Diadema e Campinas, em apoio, respectivamente aos petistas Sebastião Almeida, Carlos Grana, Mário Reali e Márcio Pochmann. Ele esperava ter espaço na agenda para ir a Taubaté, para apoiar o petista Isaac do Carmo, mas o tempo pode ficar curto em razão do atraso na definição da agenda. "São cidades estratégicas, mas temos de definir nosso trabalho no segundo turno olhando as forças políticas que estarão no palanque da reeleição de Dilma em 2014", diz o presidente do PT paulista, deputado estadual Edinho Silva.
Fora de São Paulo, a agenda de Lula também enfrenta problemas. Ele quer ir a Salvador, mas o PMDB se aliou a ACM Neto (DEM), um dos principais opositores do PT. O ex-presidente também não ficará confortável se confirmar a ida a Fortaleza, onde o petista Elmano de Freitas enfrenta Roberto Cláudio, do PSB, partido aliado no plano nacional. Com tantas arestas para aparar, Lula só vai a comícios depois que retornar da Argentina, para onde viaja no dia 17. / JOSÉ MARIA TOMAZELA

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

PSDB libera

O PSDB de Fortaleza liberou seus filiados para fazer campanha para qualquer um dos dois candidatos que vão disputar o segundo turno em Fortaleza: Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB). Através de nota a Executiva municipal tucana informou que por unanimidade de seus membros resolveu liberar os filiados para votarem no segundo turno conforme sua consciência cidadã. 
Para o presidente do PSDB-Fortaleza, Pedro Fiúza, "nenhuma das duas candidaturas representam o pensamento do PSDB e por isso resolvemos liberar os filiados para votarem como quiserem". O PSDB no primeiro turno disputou com o candidato Marcos Cals que ficou em sexto lugar com 2,43% dos votos válidos.

Ceará Music 2012


O festival, realizado nos dias 12 e 13 de outubro, no Marina Park Hotel, em Fortaleza, atrai um público de diversas partes do Brasil, fãs da boa música e dispostos a participar de uma grande festa. Com o slogan “Tô Nessa” da primeira edição, em 2001, Ceará Music resgata o sentimento de quem curte a música de um dos maiores festivais da América Latina. A organização do evento não poupou esforços para formar uma grade de programação super atrativa, com bandas internacionais e nacionais para Ceará Music.
Quem é apaixonado pela boa música já pode começar a comemorar, pois o Ceará Music traz para Fortaleza alguns dos principais nomes internacionais! Confira todas as atrações internacionais do Ceará Music 2012:
  • Evanescence

Fundada pela vocalista Amy Lee, a banda tem uma pegada agressiva e um vocal intenso, com influências góticas que agradam, e muito, aos bons amantes do metal alternativo. Seu mais novo álbum, intitulado “Evanescence”, que foi lançado em outubro de 2011 e muito bem recebido pela crítica, traz elementos de rock gótico, nu metal e hard rock, assim como novos elementos de electro. O álbum tem recebido críticas positivas.
  • Simple Plan 

Banda canadense de pop punk, Simple Plan foi criada em 1999, atingindo enorme sucesso a partir de 2002. A banda está atualmente na turnê de divulgação de seu quarto álbum, chamado “Get Your Heart On!”.

  • The Used 

Formada em 2001, a banda The Used é referência no estilo post-hardcore atual. Os fãs costumam dizer que eles criaram um novo estilo de rock, com vocais dinâmicos, mistura de ritmos, melodias e letras emotivas e riffs estonteantes. “Lies For The Liars” é o mais recente CD da banda, com letras que vão desde declarações de amor até ofensas. O CD é um dos mais vendidos na Billboard. Dentre os seus sucessos estão “A Box Full of Sharp Objects”, “On My Own”, “Blue and Yellow” e “The Taste of Ink”.
  • Mick Huknall (Simply Red), 

O fim do Simply Red, em dezembro de 2010, não significou o fim de Mick Hucknall, a voz à frente da banda por 25 anos. O cantor, que fez seu último show com a banda no Brasil em abril de 2010, iniciou sua carreira solo e lançou o seu primeiro álbum em tributo ao músico de blues e R&B Bobby Bland.
  • Pitbull 

Pitbull é hoje um dos maiores nomes da música Pop dos Estados Unidos. Nascido em Miami, mas com ascendência cubana, o rapper, com sua energia e a animação, faz as pessoas curtirem noites inteiras em seus shows por todo planeta. Pitbull já gravou com Akon, Chris Brown, Enrique Iglesias, Shakira e Jennifer Lopez. Seu single de “Give me everything”, foi lançado em 2011 e estreou em primeiro nas listas da revista Billboard nos EUA e Inglaterra. Dois anos antes, “I know you want me (Calle Ocho)” chegou à segunda posição nos EUA e à primeira na França.
  • Ali Campbell - ex-vocal da UB40

Uma das vozes mais populares do Reino Unido, Ali Campbell esteve à frente da banda UB40 por 28 anos, vendendo mais de 60 milhões de discos por todo o mundo. Em 2007, o cantor iniciou sua carreira solo, deixando a UB40 em janeiro de 2008. Desde então, Ali vem correndo o mundo com sua nova banda, recebendo excelentes críticas por onde passa.
NACIONAIS
Além de todos esses nomes internacionais, o Ceará Music não poderia deixar de trazer também as maiores bandas do Brasil. Estarão nos palcos do festival:
  • Agridoce - Pitty

Projeto paralelo da cantora Pitty com seu guitarrista Martin, Agridoce está sendo muito bem recebido pela mídia, que vem noticiando a história desde que as primeiras músicas foram disponibilizadas na internet. As rádios ficaram muito entusiasmadas com o primeiro single, “Dançando”.

  • Charlie Brown Jr

A banda Charlie Brown Jr. chega em 2012 apresentando ao público o CD e o DVD Música Popular Caiçara, gravados ao vivo em Santos e Curitiba. Reunindo músicas selecionadas no repertório de 10 discos lançados em cerca de 15 anos, Música Popular Caiçara marca também a fase em que a banda liderada pelo vocalista Chorão volta a ter cinco integrantes, com o retorno do baixista Champignon e do guitarrista Marcão, que agora complementam a formação ao lado do guitarrista Thiago Castanho e do baterista Bruno Graveto.

  • Biquini Cavadão

Presente em todas as edições do Ceará Music, o Biquíni Cavadão é a banda mais tradicional do festival. O Biquíni é hoje uma banda hiper-representativa do Pop e Rock brasileiro, antenada com as novas tecnologias e querida de norte a sul do país. Um grupo que acompanhou todas as décadas sem ficar perdido no tempo, orgulhosos do seu passado, mas atentos ao futuro. Mais de 500 cidades já viram os 1.700 shows realizados pelo Biquíni Cavadão desde o seu surgimento. Desde o início da banda, em 1985, até hoje, o Biquini tornou-se presença obrigatória nos principais festivais de música nacionais. 

  • O Rappa

Fortaleza, #orappajátávindoaí! O Rappa foi  uma banda criada por um grupo cheio de energia para movimentar muita gente e dizer verdades sobre as injustiças sociais que existem no Brasil. E funcionou. Atualmente, a banda faz enorme sucesso em todo o Brasil. A turnê atual é de seu mais recente CD “Rapa ao Vivo”. O grupo promete um novo álbum ainda para 2012.

  • Titãs

Uma das principais representantes do rock brasileiro, a banda completa, em 2012, 30 anos de estrada e promete trazer para o público os principais sucessos da carreira com o show Cabeça Dinossauro, um verdadeiro presente para os fãs.

Palco Nações:

Sexta (12)
Sábado (13)
Ali Campbell (UB 40)
Pitty (Projeto Agridoce)
Charlie Brown Jr.
Simple Plan 
Mick Hucknall (Simply Red)
O Rappa
PitBull
Evanescence
Titãs
The Used
Biquini Cavadão

*** Programação sujeita à alteração

BANDAS REGIONAIS
Como um espaço para a boa música, o Ceará Music vem sempre dando oportunidades de crescimento para bandas locais se apresentarem num dos maiores festivais de música da América Latina, ao lado das principais bandas internacionais e nacionais. Este ano, a Empire Records esteve responsável pela seleção das bandas regionais que vão se apresentar no Palco Brasilis do Ceará Music 2012. Mais de 200 bandas do Brasil inteiro se inscreveram. A escolha foi feita por uma curadoria montada pela própria Empire Records, que contou com representantes do Festival Ponto.ce, Panela Discos, Festival Forcaos, Fora do Eixo, Rock Cordel e Prodisc, além de votação do público no site do Ceará Music.
Inicialmente, quatro bandas seriam selecionadas, no entanto, a qualidade do material enviado pelas bandas era tão boa que a organização do evento abriu mais três vagas no Palco Brasilis, totalizando sete bandas regionais escolhidas. 

Sexta (12)
Sábado (13)
Philipe Carvalho
Reite
Mafalda Morfina
Artigo 19
Eletrocactus
Verona - Convidada
Republica (SP) - Convidada
Zero 85 - Convidada
Verbo
Selvagens à procura da Lei - Convidada
Capitão Eu - Convidada
Lavage


ELETROMUNDO
Um dos maiores festivais de pop rock da América Latina, o Ceará Music também já se consolidou como uma data tradicional para os apaixonados por música eletrônica. Este ano, o espaço dedicado ao gênero é o Eletromundo, que já tem em sua line up alguns dos principais nomes da música eletrônica nacional e internacional. O espaço veio substituir o FW Eletronic, evento que nasceu dentro do Ceará Music e que ganhou uma data exclusiva desde 2011. A tenda eletrônica terá 540 m² de área.
Line Up:

Sexta (12)
Sábado (13)
DJ Ana - SP
JP Fontes
Complexmode
Shake it - Mucuripe Club
Chriss DB - FW Eletronic
Michel Vancho Vs Kadu Justa
André Pulse - Green Valley
Luca di Napolli - Pacha Buzios
Ivan Gough - Austrália
Life is a Loop – Warung
Pedro Garcia
Mark Ursa - Space Ibiza
Diego Grecchi - Ceará
Eric Farias - Braslive

VJ - M Live

*Grade sujeita à alteração

OS DJs: 

André Pulse - Consagrado como um dos pioneiros da música eletrônica no Brasil, André Pulse é um dos motores por trás do crescimento desta cena no Centro-Oeste do País. Natural de Goiânia (GO), começou sua carreira na música na década de 80; na época, tocava Rock Underground. Com quase duas décadas de dedicação à música eletrônica, André se estabeleceu como um dos maiores impulsionadores desta cena no Brasil. Seu nome se mantém nas listas de melhores de DJs do País. Em 2010 conquistou a 4ª posição no disputado Top 50 Brasil, da revista House Mag. André Pulse se apresenta com frequência em vários países, como EUA, China, Espanha e Emirados Árabes. Atualmente é residente do melhor superclub do Brasil, o Green Valley, em Santa Catarina. 

Complexmode - O Complexmode é formado pelos DJs Javier Gonzalez e Carlos Francisco, artistas que possuem em suas bagagens profissionais mais de 15 anos de experiência com tours pelos principais destinos que respiram música eletrônica como Londres, Ibiza, Dubai, Beirute, Moscou, India, Austria, entre outros. Muito mais que simples “DJs set”, o ComplexMode apresenta um imponente “Set” com uma performance ao vivo que inclui percussão e samples eletrônicos que vão além da mixagem convencional. É um show surpreendente fazendo de cada apresentação uma experiência única.

Diego Grecchi - Paulistano radicado em Fortaleza desde 2001, Diego Munhoz Grecchi hoje é um dos melhores e mais requisitados DJs da cena eletrônica cearense. Aluno do respaldado mestre Bruno Arlequim (ex-Undergroove), começou a tocar profissionalmente em 2002. Grecchi domina as pick ups e conduz as pistas de forma brilhante. Seus sets são vibrantes, tecnicamente perfeitos - independente do estilo em que esteja tocando. 

Eric Farias - O DJ deu inicio a seu projeto de Electro House no começo de 2011. Em apenas dez dias de divulgação de seu trabalho ao público, despertou a atenção de grandes produtores nacionais e internacionais. Eric já alcançou diversas vezes o Beatport Top 100. Em março de 2012, foi convidado a remixar para Braslive as faixas "Felguk vs. Tim Healey - Rio" e "Sesto Sento - Mysterious Ways". A razão de sua popularidade vem de sua capacidade de unir seu talento musical e técnica em suas produções, resultando em um Electro House diversificado e receptivo.

DJ Ana - Anna Miranda iniciou sua carreira aos 15 anos e é atualmente uma das DJs brasileiras com a com carreira internacional mais bem conceituada no mercado da música eletrônica. Sua incrível habilidade e velocidade nas performances com o mixer e toca-discos fez com que se destacasse entre as DJs mulheres por quase uma década. Após uma temporada na Europa, Ana voltou ao Brasil em 2011, consolidando-se como umas das principais artistas em evidência no mercado nacional. Com um inconfundivel feeling para a producao de Tech House e Techno, flertando com tudo o que se encontra entre os estilos, DJ Anna consegue surpreender todos aqueles que ouvem sua musica da mesma forma que os que assistem sua performance ao vivo.
Ivan Gough - Pioneiro da música eletrônica na Austrália, Ivan Gough, com mais de décadas na produção e gigs ao redor do mundo, já emplacou diversos Top 10, o mais recente é Top 01, com o house single IN MY MIND, que já é assinado por AXWELL sem mesmo ter sido tocado nas pistas. Este hit promete neste próximo verão do Brasil.
Chris DB - Dono de talento nato, revelado aos 10 anos de idade, Chris DB é uma referência na música eletrônica do Nordeste, tendo se apresentado ao lado de grandes nomes e presente nos principais festivais da região. 
JP Fontes - Começou seu trabalho compartilhando um sentimento único, a paixão pela música Eletrônica. Suas primeiras ideias eram apenas por diversão, mas a obra ganhou forças quando alguns personagens renomados da cena eletrônica local, reconhecendo o talento do jovem, deram-lhe a oportunidade de mostrar o seu potencial. JP Fontes gosta de mesclar os diferentes aspectos da House Music, dando o seu toque de originalidade, transmissão de energia e emoção para o público.
Kadu Justa - Com apenas 29 anos, DJ Kadu Justa já carrega a experiência de um veterano. Há 13 anos atuando na área da música, Kadu Justa combina maestria e técnica na escolha do repertório. Pelo investimento precoce em sua musicalidade, hoje tem em sua bagagem apresentações consagradas nas melhores festas de Fortaleza. Ele já executou seu set por dois anos no maior festival de música eletrônica do Norte e Nordeste, o FW Electronic. Assim como nas super festas internacionais Space Ibiza, Pacha, Magic Let’s Burn Rock in Rio, e a exclusiva Celebrity. DJ Kadu Justa acompanha as tendências sem perder a versatilidade e seu estilo próprio que está conquistando o público das classes mais renomadas e seletas das Capitais. Já recebeu convites para discotecar em boates de vários estados do Brasil, sempre levando seu setlist cheio de estilo e com muito House Music!
Life is a Loop - Formado pelos DJs Fabricio Peçanha e Leozinho, juntamente com o percussionista Rodrigo Paciornik, o trio celebra dez anos de história em 2012. Para comemorar esta década, que revolucionou o conceito de show na música eletrônica, o trio preparou uma turnê especial: “Life is a Loop – Uma Viagem de 10 Anos. Com a turnê anterior, o Life is a Loop garantiu seu espaço nos principais palcos do País, tendo participado de eventos como Rock In Rio 2011, SWU, Ultra Music Festival, Planeta Atlântida, Skol Sensations, MOB, Creamfields e Rio Music Conference, entre outros. 
Luca di Napolli - Nascido na Itália, Luca chegou ao Brasil há poucos anos e já se consagra como residente durante quatro anos em um dos clubs mais famosos do mundo, a Pacha Búzios. Com 15 anos de experiência, tanto na Europa, Estados Unidos e no Brasil, Luca é sem dúvida um dos melhores DJs da atualidade. Em 2011, Luca foi o único DJ residente no Brasil a realizar cinco turnês internacionais, incluindo Estados Unidos, África, Argentina, Espanha e Itália. 
Mark Ursa - O DJ belga Mark Ursa já tocou nos maiores clubes e festivais de música eletrônica do mundo. Apaixonado pelo Brasil, o músico se apresentou em famosas festas como Monkey Beach em Morro de Sao Paulo, Space Ibiza no Brasil, Bloco Yes no carnaval de Salvador com Tiesto em 2008, entre outros. 
Michel Vancho - Nascido na Holanda, o DJ descobriu o talento para a música bem cedo, aos 13 anos. Hoje, com 32 anos, já tocou em alguns dos principais festivais do mundo, destacando-se no Brasil em eventos como Fortal, Magic Burn, Ceará Music, Space Ibiza Tour, Glam, entre outros. 
Pedro Garcia - Apaixonado por música, Pedro começou a tocar por hobby nos eventos organizados por amigos. Em pouco tempo a brincadeira virou profissão e Pedro embarcou para  São Paulo exclusivamente para realizar o curso de técnicas de mixagem e, quando voltou ao Nordeste, não parou mais. Referência na alta sociedade cearense, Pedro Garcia é conhecido por participar dos eventos mais VIPs do Estado, sendo respeitado por apresentar gosto musical e técnica apurados e alta qualidade em seu seleto set list. Com seu estilo único e refinado, o DJ é sinônimo de glamour e status nos eventos em que participa.
Shake It - Esse é o nome de um dos mais inovadores projetos da música eletrônica cearense. Formado pelos DJs Morr e Jay Lu, residentes do Mucuripe Club de Fortaleza, a maior Casa Noturna do Nordeste, Shake it! é um projeto de que mistura o melhor do Hip Hop e da Black Music com as batidas do House em uma atmosfera única e envolvente. 
VJ M Live - Destacando-se por trazer os efeitos do cinema para a pista de dança, misturando cenografia, luz, cena e arte visual, o VJ ganha cada vez mais espaço no Nordeste

ESTRUTURA
E para conferir todas essas atrações, o público vai encontrar uma super estrutura, que terá ambientes projetados para oferecer o melhor. Os shows serão distribuídos em dois grandes palcos, o Nações, com 400 m² e 50 m de extensão, e o Brasilis, com 140 m². Serão utilizados dois painéis de LED e um moderno sistema de som. 
Point Central concentra o complexo de alimentação do evento, com enfoque em tipos diferentes de comidas e lanches. Já o ambiente Action Conection é destinado às ativações de patrocinadores, rádios e apoiadores. O espaço interativo é multi-sensorial com games, desafios, realidade aumentada, esportes de aventura e uma mistura de ações para conectar o público.
PATROCINADORES
Este ano, o Ceará Music tem patrocinadores patrocinadores Renner, Cola-Cola, Antarctica, Honda, Burn, Oi, Mini Kalzone, Kibon, Relógios Touch e Richester.
A Renner e a Oi atuam como ponto de vendas do Ceará Music 2012. A Oi, durante os dois dias de festival, realizará ainda diversas ações junto ao público, com o intuito de reforçar a inovação e a versatilidade da marca. 
Outro patrocinador que promete agitar o público é Richester. A marca, além de distribuir seus lançamentos, também terá um espaço interativo. Nos intervalos entre as bandas, o público poderá gastar toda sua energia com os games do PSK Rock Band, Tony Hawk, Just Dance e Flecha. Além disso, fotos do evento serão postadas em tempo real na fan page da richester no Facebook (facebook.com/richesterID).
A Antarctica, patrocinadora do Ceará Music pelo décimo ano consecutivo, além de marcar presença no camarote, também irá preparar um espaço exclusivo para homenagear o Rio de Janeiro. O Boa Noite Cariocas será montado no espaço Antlântico e contará com projeções temáticas em 3D nos principais ícones do Rio. Além disso, durante os intervalos entre os shows, instrutores ensinarão o público a dançar Samba Rock e Funk Charme, com distribuição de brindes para quem se destacar “nos passinhos”.
A Coca-Cola, único patrocinador presente no Ceará Music desde o primeiro ano, também pretende inovar em suas ações e promete surpresas para conquistar cada vez mais o público do Ceará Music. 
O evento é uma realização da 77 Eventos, Arte Produções e D&E Entretenimento.
ACESSOS
O público pode escolher entre assistir os shows da Pista, Front Stage Burn e Premium Lounge.
Premium Lounge
Estreando em 2012, o Premium Lounge já chega como a área mais bem servida do festival. Além, claro, de contar com o privilegiado espaço no frontstage, colado ao palco, o camarote conta ainda com lounge, serviço all inclusive de bebidas e buffet. Estruturado em dois andares, o espaço terá 768 m². 
Burn Frontstage
Há anos o camarote Burn Frontstage é um dos espaços mais cobiçados do festival. Como explicava seu antigo slogan, “mais perto que isso só tocando na banda”, com espaço privilegiado colado ao palco, o camarote ainda conta com fichas de bebidas alcoólicas e não alcoólicas para os amantes do Rock que querem muita diversão e a melhor visão dos shows do Palco Nações.

NÚMEROS DO CEARÁ MUSIC 2012
Com uma enorme estrutura e logística, o Ceará Music movimenta o Estado nas semanas que antecedem o evento e durante a festa. Os números impressionam.

  • 2,1 mil empregos diretos gerados
  • 2 mil empregos indiretos gerados
  • São mil profissionais da música envolvidos no evento
  • Nos 12 anos de Ceará Music, 400 mil pessoas já assistiram ao evento
  • Cerca de 400 leitos são ocupados com profissionais da música que vêm pra Fortaleza
  • 50 carretas
  • 400 toneladas de equipamento
  • 300 profissionais da montagem da estrutura

RESGATE DE UMA TRAJETÓRIA
Desde o seu nascimento o Ceará Music escolheu o melhor. Para começar, os palcos onde tudo acontece estão localizados à beira-mar, no Marina Park, o maior hotel cinco estrelas de Fortaleza em extensão, localizado numa área privilegiada da orla. Lá foi escrita a trajetória de um festival que transformou a história da música na capital cearense.
A música ganhou um lugar garantido na cidade de Fortaleza com o Ceará Music. Muitas bandas locais e nacionais definiram sua carreira no palco de encontros únicos e memoráveis da música nacional, como o de Frejat, Bi Ribeiro, João Barone e Dado Vila Lobos, cantando os sucessos do Legião Urbana; a combinação de CPM 22 e Babado Novo e muitas outras misturas que fizeram do Ceará Music um evento singular com a proposta de reinventar e recriar o mundo da música.
Destaque para a festa montada no aniversário de 10 anos do festival, comandada por Herbet Viana, dos Paralamas du Sucesso, que reuniu no mesmo palco os cantores das bandas Los Hermanos, Natiruts, Capital Inicial e Pitty!
Muito mais do que um simples festival de música, o Ceará Music se tornou um dos maiores acontecimentos culturais do estado, movimentando a economia, especialmente no setor do turismo em um mês caracterizado pela baixa-estação, e gerando cerca de três mil empregos diretos e indiretos todo ano no período que circunda o evento.
UM PASSEIO PELA HISTÓRIA DO CEARÁ MUSIC
No ano de 2001, Fortaleza entrou definitivamente na rota dos maiores festivais da música do país com o Ceará Music. A cidade se vestiu de arte, cultura, moda, artesanato, dança, e principalmente ATITUDE! O evento foi marcado por diversos espaços, Tenda Mística Feira Mix; Mundo Fashion; Palco POP, dedicado às bandas locais e o Palco Music, destinado as grandes atrações nacionais. O saldo final foi de 64 horas de música, mais de 100 mil pessoas.
No ano seguinte, com o sucesso da primeira edição, o Ceará Music arrastou mais uma multidão para o Marina Park. Em 2002 o festival revelou o jeito brasileiro de se divertir, promovendo um espetáculo de 72 horas de música, com 20 bandas no palco Brasilis, 18 no Nativo, além de DJs nacionais e internacionais.
2003 chega num clima de Paz, Amor e Atitude, e mais novidade como a Vila da Paz, com dança, reggae, atrações nacionais e teve atitude no espaço para projetos desenvolvidos por entidades sociais e organizações não-governamentais (ONGs).
Em 2004 o Ceara Music virou gente grande com quatro anos. Cresceu tanto que rompeu as estruturas do Marina Park. E o Mucuripe Club, um dos maiores complexos do Norte/Nordeste, abriu as portas para as Arenas Vibes e a Tribal da Tribo Eletrônica. Além disso, o festival ficou marcado também pela gravação do DVD do Biquíni Cavadão, quando em dois dias de gravação, a banda que é a cara do Ceará Music, fez história com o seu primeiro DVD que foi um sucesso.
O Ceará Music aos poucos se transformou no maior evento pop-rock do Nordeste, depois do Brasil e em 2005, comemorando seus 5 anos, ganha o valoroso status de um dos maiores festivais de pop-rock da América Latina!
No ano de 2006 mais novidades no evento. O Palco Nativo deixou de existir e Brasilis se tornou “double”, ou seja, dois palcos idênticos, lado-a-lado, dando ao público a oportunidade de conferir todas as atrações de rock e, da mesma forma, proporcionar às bandas locais a oportunidade de serem vistas pelo grande público. Outra novidade foi a ampliação do camarote Frontstage, com visão privilegiada do palco Double Brasilis, lounge e acesso visual ao backstage.
Grandes nomes da musica brasileira escreveram história à dois em 2007, que foi a edição do evento marcada pelos memoráveis encontros. Sem medo de inovar, o Ceará Music reinventa a musica com a união dos artistas para a alegria de quem curtiu o som.
Em 2008 o destaque foi para as bandas internacionais. Os ingleses do The Cult, os suecos do Millencolin. Do Brasil, Rita Lee pisa no palco Brasilis pela primeira vez comemorando seus 40 anos de carreira e realiza um show para ficar na memória.
Já em 2009, “A sua natureza é o som”, comandou a cidade de Fortaleza. O festival recebeu artistas de carreiras consolidadas como Lulu Santos, Biquíni Cavadão, Skank, O Rappa, Cláudia Leitte, CPM 22, Charlie Brown Jr., Jota Quest e Natiruts, e apostou na nova geração de artistas, como NX Zero, Fresno, Cine e Roberta Sá entre outros que agitaram Fortaleza.
Em 2010, na comemoração de seus 10 anos, a organização do evento trouxe para Fortaleza a banda internacional The Black Eyed Peas, que abriu sua turnê na América Latina no primeiro dia de festival. O grupo apresenta um dos shows mais comentados do mundo e é dono dos maiores sucessos da música internacional, como "I Gotta Felling", "Boom Boom Pow", “My Humps”, “Don’t Phunk With My Heart”, “Let's Get It Started”, “Don’t Lie”, e muitos outros hits.
Em 2011, foi a vez do FW Eletronic ganhar seu merecido destaque, num momento exclusivo, elaborado como uma edição especial, chamada FW 3D Mapping Mithology, com uma line up surpreendente, que trouxe nomes como Gorillaz, Snoop Dogg, Robbie Rivera, Felguk, Louis Osbourne e Leeroy Thornhill.

ESQUEMA DE TRÂNSITO
Durante os dias 12 e 13 de outubro, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) disponibilizará noventa agentes para um esquema especial de tráfego durante Ceará Music. A AMC disponibilizará, por dia, um efetivo de 14 agentes, das 13h às 19h, e de 76, das 18h às 6h da manhã do dia seguinte. O objetivo é garantir maior segurança no trânsito de veículos e de pessoas que irão participar do evento.

Apenas um bloqueio viário será realizado, na rua Adolfo Caminha, entre as avenidas Alberto Nepomuceno e Leste-Oeste, a partir de 18h. O restante da operação consiste na realização de controle de tráfego nas ruas que dão acesso ao Marina Park.

A AMC orienta que as pessoas que utilizem táxi ou transporte coletivo para ir ao festival e que os que preferirem utilizar veículo particular optem por estacionamentos pagos ou procurem locais permitidos nas vias públicas, evitando o cometimento de infrações. A operação tem previsão para ser concluída às 6h ou até a dispersão do público.

Informações:
Assessora de Comunicação AMC - Samara Teixeira(85) 34339703 / 88144011

SERVIÇO
Data: 12 e 13 de outubro
Local: Marina Park Hotel
Ingressos: Lojas Renner de Fortaleza, lojas OI de Fortaleza (Iguatemi, North Shopping e Via Sul) e internet (sites Ingressando e Bilheteria Virtual)

Assessoria de Imprensa - Capuchino Press
Renata Benevides (85) 8130.3264 
Karla Rodrigues (85) 8130.3177

Seguidores

Arquivo do blog