sábado, 27 de outubro de 2012

Eleições 2012


Pesquisa do Ibope para prefeito de Fortaleza divulgada neste sábado (27) pela TV Verdes Mares (afiliada da Rede Globo) aponta um empate técnico entre Roberto Cláudio, do PSB, com 44%; e Elmano de Freitas, do PT, com 42%, para eleição em segundo turno neste domingo (28). A margem de erro é de três pontos percentuais. Já a pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal O Povo indica empate numérico entre os dois candidatos: 42% a 42%. A margem de erro do Datafolha é também de três pontos percentuais.
O Datafolha aponta 7% de indecisos e 9% votariam branco e nulo. Numa simulação de votos válidos o Datafolha dá 50% para Roberto Cláudio e 50% para Elmano de Freitas. O Instituto ouviu 1.748 eleitores entre sexta-feira (26) e sábado (27). A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará com número CE 00185/2012.
O Ibope indica 4% de indecisos e 10% de votos branco e nulo. Numa simulação de votos válidos o Ibope dá 51% para Roberto Cláudio e 49% para Elmano de Freitas. O Ibope entrevistou 1.001 eleitores entre quinta-feira (25) e sábado (27). A pesquisa está registrada no TRE-CE com o número 00184/2012.

E o Ceará perde a 12ª

O último debate


No último debate para a eleição do 2º Turno em Fortaleza, realizado pela TV Verdes Mares (afiliada da Rede Globo) os candidatos Roberto Cláudio (PSB) e Elmano de Freitas (PT) "esqueceram" de seus padrinhos políticos e partiram para o ataque. Roberto Cláudio não citou o governador Cid Gomes (PSB). nem Elmano fez menção ao apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O tema mensalão também não entrou em discussão.
O debate de pouco menos de uma hora teve três blocos, onde os candidatos procuraram a todo tempo desqualificar propostas apresentadas pelo adversário ao longo da campanha. Elmano de Freitas pediu duas vezes direito de resposta por se sentir agredido, quando Roberto Cláudio disse que ele estava faltando com a verdade. Os pedidos foram negados pela organização do debate.
Os adversários buscaram mostrar através da tentativa de derrubar as propostas do adversário o que poderão fazer para melhorar a qualidade de vida dos fortalezenses. Ambos prometeram melhor educação, saúde e transporte. 

Direito de resposta

Na noite desta sexta-feira, 26, a Justiça Eleitoral condenou o candidato Roberto Cláudio (PSB), a conceder direito de resposta à Prefeita de Fortaleza, Luizianne de Oliveira Lins. Em seu tempo de propaganda eleitoral, o candidato utilizou parte de uma entrevista da Prefeita, concedida em dezembro de 2010, fora do contexto original, apenas com o objetivo de atacar o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Elmano de Freitas.

De acordo a decisão da Juíza Eleitoral da 117ª Zona, Dra. Maria das Graças Almeida de Quental, a propaganda suspensa tinha dois objetivos “denegrir a imagem da Prefeita e despertar na opinião pública o entendimento de que a mesma não tem respeito ao eleitorado”. Para a juíza, houve “ofensa injuriosa e difamatória” contra a Prefeita com o objetivo de “influir na opinião do eleitor”.
 

Desta forma, a Justiça Eleitoral determinou a retirada imediata da propaganda irregular e a concessão de direito de resposta à Prefeita na forma de 25 inserções de 1 minuto a serem veiculadas neste sábado, 27.
 (Assessoria de Imprensa).

Mais tempo

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) concedeu na tarde desta sexta-feira (26/10) mais cinco minutos em inserções de rádio para a coligação "Para renovar Fortaleza", do candidato Roberto Cláudio (PSB).  A decisão foi dirigida para duas rádios de Fortaleza que, por problemas técnicos, não apresentaram na íntegra o programa eleitoral da coligação "Para renovar Fortaleza" nesta manhã. Elas compensarão o tempo perdido com inserções durante a programação até o final do dia. (Assessoria de Comunicação da coligação "Para renovar Fortaleza")

Elmano de Freitas na véspera e no dia da eleição


Agenda Elmano 13 do PT 

Sábado, 27 de outubro de 2012


* MINICARREATA NOS BAIRROS DA REGIONAL II
Concentração: Rua General Bernardo de Figueiredo (entre a Rua Cruz Saldanha e a Rua Professor Anacleto - Praça Ari de Sá Cavalcante)
Hora de mobilização: 8h30min
Previsão de chegada do candidato: 9h30min

* MINICARREATA NOS BAIRROS DA REGIONAL VI
Concentração: Rua Padre Pedro de Alencar
Hora de mobilização: 15 horas
Previsão de chegada do candidato: 16 horas


Domingo, 28 de outubro de 2012


* CAFÉ DA MANHÃ COM PARLAMENTARES E A PREFEITA LUIZIANNE LINS
Local: Restaurante Tamarindo (Rua Araken Silva, 296 - Dionísio Torres)
Hora: 9 horas

* VOTAÇÃO DO CANDIDATO ELMANO DE FREITAS
Local: Assembleia Legislativa (Avenida Desembargador Moreira, 2807 - Dionísio Torres)
Hora: 10 horas
Zona: 112
Seção: 0326

* VISITA LOCAIS DE VOTAÇÃO
O candidato irá percorrer colégios eleitorais
Hora: a partir das 11 horas

Roberto Cláudio na véspera e no dia da eleição

Agenda Roberto Cláudio 40


Dia 27.10.2012 (sábado)

9:00 - Carreata José Walter - Concentração avenida dos Expedicionários esquina com Avenida Perimetral

Dia 28.10.2012 (domingo)

9:00 - Votação no Colégio Batista Santos Dumont

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

No Dragão do Mar


O Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), através do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), lançou no dia 12 de outubro uma programação gratuita voltada para o público infantil, com diversas opções de cultura, lazer e arte-educação para todo o mês. 
Neste sábado e domingo, de 16h às 19h, na Praça Almirante Saldanha, acontecem oficinas de arte em música, animação e arte circense. Além das oficinas, estão programados lançamentos literários de títulos infantis, apresentações de teatro e música, narração de histórias, exposições de arte, sessões de cineclube, visitação ao planetário e muitas brincadeiras.
Dois importantes projetos sociais projetos que trabalham a arte entre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social serão apresentados. No sábado (27), o Grupo Vidança apresenta o espetáculo Quintal de Mangue e no domingo (28) o Grupo Formosura de Teatro apresenta Boa-estrela.
Outro atrativo será a escolha do nome do dragãozinho mascote, que crianças de 2 a 12 anos podem indicar ao participar da programação. O vencedor ganhará um passaporte para o parque aquático do Beach Park, com direito a outros três acompanhantes. O anúncio da sugestão escolhida e do vencedor acontecerá às 19h do dia 27, durante a apresentação do Grupo Vidança. O regulamento pode ser conferido no sitewww.dragaodomar.org.br.

PROGRAMAÇÃO
Sábado (27) e domingo (28) 
14h e 16h Sessão de cinema no Cine Dragão do Mar – sala 02
16h - Exposição e Contação de Histórias na Tenda Literária - Praça Almirante Saldanha
16h - Lançamentos de livros da Tupynanquim Editora na Tenda Literária - Praça Almirante Saldanha

Apresentações Artísticas
Dia 27 
17h - Confia em Mim - Residência Artística de Sapateado no Espaço Rogaciano Leite Filho
18h - Uma Viagem pelas histórias - Grupo Uni-duni-ler no Espaço Rogaciano Leite Filho
19h - Quintal de Mangue - Cia Vidança  no Anfiteatro

Dia 28 
18h - Boi Estrela – Grupo Formosura de Teatro no Espaço Rogaciano Leite Filho
19h - Circuito Riso - Cia Pã de Arte e Cultura no Espaço Rogaciano Leite Filho

Quintal de Mangue
Com direção, coreografia e concepção de Anália Timbó, o espetáculo narra a história dos moradores do bairro Vila Velha. Famílias com crianças e adolescentes que se dividem entre as agruras e as felicidades de uma área construída sobre uma imensa região de mangue. A exuberância da natureza, com seus bichos e plantas, tomam conta das coreografias. A partir daí, a história de vida das mulheres, crianças e adolescentes do Vidança é revelada de forma a mostrar que arte e vida se confundem através da dança, da costura, da percussão.  
O espetáculo é construído através da ação colaborativa de toda a comunidade, da confecção dos figurinos à música, apresentada pela banda de percussão assistida pela associação: Tambatuque do Vidança. 
Cia Vidança 

Com quase 30 anos de existência, a Associação Vidança busca, através de novas parcerias, cumprir sua meta de formar profissionais desde a infância, proporcionando uma formação em arte, cujo núcleo é a dança e a música. Dentre os núcleos da Cia. Vidança estão: a formação profissional em dança, a Escola de Artes e Ofícios Vidança que desenvolve a formação em dança, balé clássico, dança contemporânea, danças dramáticas e folclóricas, dança criativa, alongamento, consciência corporal, criações viso-manuais, percussão com o grupo Tambatuque do Vidança e Retalhos da Vida, que promove encontros e propicia a troca de saberes entre as gerações como forma de envolver e fortalecer os vínculos familiares.

Boi-estrela
Com direção geral de Graça Freitas, a peça surgiu de uma pesquisa feita pelo grupo sobre o boi no Ceará e narra à história de Mateus, capataz de confiança do poderoso Capitão Melancia que recebe a ordem de tomar conta do Boi Estrela na ausência do patrão. Quitéria, mulher do Capitão, faz uma aposta com o marido tentando convencê–lo que Mateus é mentiroso: quem ganhar a aposta será o único proprietário das terras! Aproveitando-se da ingenuidade de Catirina, mulher de Mateus, Quitéria a induz a comer a língua do pobre boizinho. Mateus sacia o desejo da esposa, grávida do décimo terceiro filho e assina o seu decreto de morte, pois quando o Capitão Melancia souber o que aconteceu só Deus poderá aplacar sua fúria. E agora? Mateus diz a verdade ou conta uma mentirinha pra se livrar dessa enrascada?
Grupo Formosura de Teatro
Oriundo do grupo Independente de Teatro Amador - “GRITA”, em 1985, o Grupo Formosura de Teatro nasce em meio a uma história de décadas, pensando e pesquisando o que seria a cena popular e sempre buscando atuar nela,  caracterizando-se pelo teatro que guarda a irreverência, espontaneidade e humor, comuns à tradição de brincantes populares. O trabalho se iniciou a partir da criação de espetáculos com bonecos, legado artístico trazido da vivência no GRITA e levou o Formosura a ampliar seu campo de atuação. Hoje o exercício do grupo consiste na experimentação da linguagem do boneco e do ator através da pesquisa e montagem de espetáculos, bem como o ensino desta arte para jovens da periferia de Fortaleza, com a realização de oficinas e cursos para os diversos segmentos sociais da cidade. 


Exposições

MAC abre hoje exposição com trabalhos de cinco fotógrafos brasileiros 

     Será aberta hoje (26), às 19h30, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a exposição coletiva “Ecos Híbridos”. A mostra apresenta obras de Alexandre Sequeira (Belém/PA), Eustáquio Neves (Diamantina/MG), Luiz Carlos Felizardo (Porto Alegre/RS), Pedro David (Belo Horizonte/MG) e Rogério Reis (Rio de Janeiro/RJ), cinco fotógrafos brasileiros com diferentes linguagens, percepções, discursos e particularidades visuais.  A exposição é promovida pelo Fórum de Fotografia, dando continuidade a programação do Encontros de Agosto 2012. Tem curadoria de Georgia Quintas, professora e pesquisadora no campo da teoria, filosofia e crítica da imagem fotográfica.
Os cinco fotógrafos estarão presentes à abertura da exposição no MAC e no sábado (27) acontece um bate-papo com os autores, pela manhã e à tarde, no Auditório do CVT Portuário, no Mucuripe. Cada convidado dialogará com fotógrafos e pesquisadores: Rogério Reis e Silas de Paula; Eustáquio Neves e Osmar Gonçalves; Alexandre Sequeira e Fernando Jorge; Luiz Carlos Felizardo e Bia Fiuza; Pedro David e Tiago Santana. O evento é aberto ao público, com inscrição gratuita no local.
Os autores e os ensaios
Alexandre Sequeira (PA)
Em exposição: 10 tecidos/objetos pessoais com imagens fotográficas impressas e 10 fotografias em cor, com molduras brancas no tamanho de 50 x 40cm.
O fotógrafo paraense Alexandre Sequeira apresenta o ensaio poético-antropológico Nazaré de Mocajuba, com o qual participou do Manaus Bem na Foto/2011 e que já foi exposto na França, Inglaterra, Bélgica, China, Canadá, Estados Unidos e Uruguai. No Brasil, já passou por Belém, Manaus, Recife, São Paulo, Vitória, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. Na pequena vila de pescadores a 500Km de Belém, viveu durante dois anos, participando do cotidiano da vila: sair para a pesca, plantar e conversar a beira da fogueira à noite com seus novos parceiros. Ao ser convidado a visitar as suas casas, sua atenção foi imediatamente atraída por objetos pessoais desgastados pelo tempo, como cortinas, toalhas de mesa, redes, cobertores, mosquiteiros e lençóis. Suas cores e padrões revelavam traços particularidades de seus proprietários. Ele propôs a troca desses objetos por outros mais novos e, nos que pertenciam às famílias, passou a reproduzir a imagem do dono em tamanho real. Os tecidos tornaram-se então suporte e índice ao mesmo tempo. É na dobra desses dois espaços que a imagem se assenta e revela a unidade conceitual do trabalho. 
Eustáquio Neves (MG)
Em exposição: 2 fotos nas dimensões 1,10 x 0,90m; 10 fotos nas dimensões 1,05 x1,50m.
O mineiro Eustáquio Neves expõe simultaneamente em coletiva no Japão e traz a Fortaleza, na coletiva Ecos Híbridos, os ensaios Objetivação do Corpo eBoa Aparência. Os trabalhos, que estiveram no Foto em Pauta Tiradentes/2012, intervêm na experimentação técnica sobrepondo camadas em corpos que se reinventam e invadem o imaginário desconstruindo nossa zona de conforto. São duas séries diferentes, mas que, em um determinado ponto, discutem o mesmo assunto: a exploração do corpo. A primeira, "Objetivação do Corpo", trata da exploração do corpo pelas mídias. A segunda trata da exploração do corpo pela força do trabalho, onde se faz um confronto entre os classificados, que até pouco eram tempo usados nos jornais em ofertas de empregos, cujos textos incluíam a frase "Boa Aparência". Essa mesma frase foi usada no período colonial, nos anúncios que denunciavam a fuga de escravos, dando as suas características. Esta exposição já passou por Paris/França (2011), Praga/República Tcheca (2011), Dakar/Senegal (2010), e no Brasil, por Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e São Paulo.
Pedro David (MG)
Em exposição: 10 fotografias de 1,30 x 1,10m.
Outro mineiro presente à coletiva, Pedro David também problematiza a imersão fotográfica através do retrato e da paisagem. Com os ensaios Homem Pedra eImpureza, que expôs no Foto em Pauta Tiradentes/2011, apreende a paisagem pelo espectro do viajante silencioso que, em vez de domesticar o sertão, joga-se pela indefinição imperativa do que é representar em estar ou ser a partir de uma paisagem. Apesar da certeza de suas paisagens capturadas no sertão pernambucano, a estabilidade possível da temática se desdobra em campo movediço, sorrateiramente imprevisível. O imaginário que a priori conduz para a retórica entre homem e natureza, se confronta, no entanto, com escolhas estéticas que reduzem a possibilidade de percebermos a objetividade do documento temporal que cerca os símbolos dos “sertões”. O trabalho já foi apresentado em Paris/ França (2010), La Paz/ Bolívia (2012), e no Brasil, em João Pessoa, Recife e Belo Horizonte.  
Rogério Reis (RJ)
Em exposição: 11 fotografias de 60 x 90cm; uma foto 120 x 80cm.
Um exercício sobre visibilidade, liberdade, propriedade e controle da imagem. Uma interseção entre a linguagem documental e contemporânea. É o que o fotógrafo carioca Rogério Reis apresenta no ensaio Ninguém é de ninguém, onde colabora com sua perspectiva sensual e irônica sobre identidade. Suas imagens não se colocam claramente pela personificação. Ao elaborá-las como “não correspondidas”, o debate tem como ponto de partida o direito de imagem. Este ensaio já foi exposto no FotoRio/2011, no Centro Cultural da Justiça Federal do Rio de Janeiro e na Maison Européenne de La Photographie / Paris - Trois photographes de FotoRio (Fernanda Magalhães, Edu Simões, Rogério Reis) – entre 2011 e 2012.
 
Luiz Carlos Felizardo (RS)
Em exposição: 40 fotografias de 65 x 50cm, 80 x 65cm e 100 x 80cm.
Ecos híbridos apresenta ainda uma homenagem ao fotógrafo Luiz Carlos Felizardo por toda a sua extensa e importante contribuição à fotografia brasileira. Em exposição, trabalhos que representam uma retrospectiva de quatro décadas dedicadas à fotografia. O nome de Luiz Carlos Felizardo e/ou suas fotografias estão em “História Geral da Arte no Brasil” (coordenação editorial de Walter Zanini), na “Encyclopedie Internationale des Photographes” (Editions Camera Obscura, Suíça), no “Photography Collector's Guide” (Lee B. Witkin, New York Graphic Society), em “La Fotogaleria del Teatro San Martín” (Sara Facio, La Azotea, Buenos Aires), no “The Directory of Latin American Photographic Historians” (Dr. Keith McElroy,University of Arizona,Tucson) e em “Canto a la Realidad — Fotografía Latinoamericana 1860-1996” (Dr. Erika Billeter, Lunwerg Editores, Madrid). Sua obra compõe as coleções do Consejo Mexicano de Fotografía, do Centro Wifredo Lam (Cuba), do Museo de Arte Moderno de Buenos Aires (ARG), do Center for Creative Photography (Tucson, AZ, USA), do Museu de Arte de São Paulo (Coleção Pirelli/MASP de Fotografias), do Museu de Arte Moderna de São Paulo, do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Porto Alegre), da Fundação Iochpe (São Paulo) e da Fundação Vera Chaves Barcellos, além de coleções particulares no Brasil, na Alemanha e nos Estados Unidos.
SERVIÇO
Abertura da Exposição ECOS HÍBRIDOS no dia 26 de outubro de 2012 (sexta-feira), às 19h30, no Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte. 
A exposição permanece no local para visitação até o dia 09 de dezembro, de 3ª a 5ª, 9h às 19h; de 6ª a domingo, 14h às 21h. Informações: 85- 3488.8600 (CDMAC) e 3261.0525 (Encontros de Agosto).
CONVERSA com os AUTORES – Dia 27, sábado, das 10h às 12h e das 14h às 17h, no Auditório do CVT Portuário (Praça Amigos da Marinha, s/n, Mucuripe, Fortaleza). Autores e interlocutores: Rogério Reis e Silas de Paula; Eustáquio Neves e Osmar Gonçalves; Alexandre Sequeira e Fernando Jorge; Luiz Carlos Felizardo e Bia Fiuza; Pedro David e Tiago Santana. GRATUITO.

Segue em Cartaz Exposição “Emaranhados e Naturais” 

     O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abriu ontem (25) a exposição “Emaranhados e Naturais”, da pintora mineira Solange Carvalho. A exposição, que retrata 15 telas em sequencias temáticas, todas inspiradas por elementos naturais, permanece em cartaz até o dia 15 de novembro. 
     A artista explora formas e texturas dos elementos, separando-os do seu contexto natural para expressar sua vida plástica e densidade sensitiva. Há muitos e muitos anos que Solange Carvalho trabalha inspirando-se de elementos colhidos no ambiente natural. Nas andanças pela cidade, mergulhos no mar, passeios campestres, o olhar da pintora agarra um objeto mineral ou vegetal ou industrial, que a seduz pela forma ou pelo reflexo de um instante luminoso. 
     Explora os detalhes, os contornos, as texturas procurando a memória das sensações. Expressar o impulso das formas e das texturas é um desafio que a pintora brasileira, radica na França há 30 anos, explora, usando técnicas bastante clássicas, combinando a exigência artesanal e a expressão pessoal. 
Programação da Bienal Internacional de Dança do Ceará termina este final de semana

Acontece hoje, a partir das 14h, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o encerramento do Seminário Terceira Margem da Bienal Internacional de Dança do Ceará, que desde quarta-feira (24) promove discussões sobre a temática “Dramaturgias do Corpo”, com palestras de Ana Godinho (Portugal), Juliana Moraes (SP), Thereza Rocha (RJ/CE), Alexandre Veras (CE), Paulo Caldas (RJ/CE), Beatriz Furtado (CE) e José Gil (Portugal). 
Até domingo continuam as apresentações artísticas no CDMAC e em outros espaços de Fortaleza. As atividades continuam em outros municípios cearenses, até o dia 03 de novembro. 
Confira a programação do CDMAC:
Dia 26/10 – SEXTA-FEIRA
14h às 17h – Seminário Terceira Margem/Dramaturgias do Corpo:
o devir-outro do performer – José Gil (Portugal)
Local: Auditório do CDMAC

Dia 27/10 – SÁBADO
19h – Central Park – Julie Nioche (França)
Local: Praça Verde
21h – If you couldn't see me – Trisha Brown Dance Company (EUA)
Programa especial Solos e improvisações: Signs of Affection, First language, Left to join, Soft Wear e Improvisation – Meg Stuart/Damaged Goods (Bélgica)
Local: Teatro Dragão do Mar

Dia 28/10 – DOMINGO
17h – Têtes à Têtes – Maria Clara Villa Lobos (Bélgica)
Local: Teatro Dragão do Mar
 A programação completa pode ser conferida no site www.bienaldedanca.com.
 
Saiba mais:
A Bienal De Par Em Par foi criada em 2008 para preencher as lacunas dos anos pares da Bienal de Dança, que acontece nos anos ímpares desde 1997. O diferencial dessas edições é dar maior ênfase à aproximação da dança com outras linguagens, como as artes visuais e o audiovisual. É uma realização da Indústria da Dança, Theatro José de Alencar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Vila das Artes e tem a parceria do Circuito Brasileiro de Festivais Internacionais de Dança, com patrocínio da Petrobras, Co-patrocínio da Funarte, Governo Federal, via Ministério da Cultura, e apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura.
Mais informações: Dégagé Assessoria (85)3252.5401 / 9989.5876 / 9989.3913 




Sons do Ceará apresenta David Calandrine

O violonista, compositor e arranjador David Calandrine apresenta hoje, às 19h30, no Espaço Rogaciano Leite Filho, o espetáculo “Prá três”. Através do Projeto Sons do Ceará, o artista traz uma formação em trio (violão, baixo acústico e bateria), fazendo um passeio pelo choro, bossa nova, samba e música erudita, entre composições autorais e interpretações de músicas brasileiras, com destaque para a música instrumental cearense. 
O repertório inclui releituras e arranjos de peças clássicas e populares, onde as versões ganham uma nova dimensão na interpretação do trio que em suas apresentações transitam de forma singular entre o erudito e o popular, demonstrando a versatilidade dos músicos. 
Sons do Ceará
A apresentação de David Calandrine faz parte da programação de outubro do projeto Sons do Ceará do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, contemplado por edital de estímulo a projetos na área de música, lançado pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). 
Serviço: 
Apresentação David Calandrine no dia 26 de outubro, às 19h30, no Espaço Rogaciano Leite Filho. 60min. Acesso livre. Classificação livre.

Domingo musical traz show de Pedro Neto

   Neste domingo (28) visitantes do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura poderão conferir o show do músico Pedro Neto, que apresenta, pelo projeto Domingo Musical, o show “Aprazível: um baião de lembranças”. A apresentação acontece às 18h, no auditório do CDMAC. O espetáculo surge com a proposta de divulgar o repertório violonístico na cidade, através de composições de grandes autores do gênero clássico e popular. Pedro Neto interpreta arranjos e transcrições, intitulando o show com uma de suas composições, Aprazível.
     Desde o início de sua carreira musical vem participando de festivais e recebe destaque pelo domínio dos instrumentos de cordas, marcando presença em tradicionais eventos como Festival de Música na Ibiapaba e o Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga. 
Domingo Musical
A apresentação de Pedro Neto integra a programação de setembro do projeto Domingo Musical do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, contemplado por edital de estímulo a projetos na área de música no Estado, lançado pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC).

Serviço: 
Show “Aprazível: um baião de lembranças”
Dia 28, às 18h, no Auditório. 60min. Ingressos R$ 2,00 / R$1,00.

Mais informações: 
Assessoria de Comunicação e Marketing do IACC: (85) 3488.8625 / 88778629
Twitter: @_dragaodomar
Instagram: @dragaodomar

O apagão de hoje

 Os prejuízos são imensuráveis com o apagão que atingiu o Ceará e mais estados do Nordeste e do Norte do Brasil na madrugada desta sexta-feira (26). Hospitais deixaram de realizar cirurgias e as cidades cearenses ficaram inseguras com a escuridão. A Companhia Energética do Ceará (Coelce) teve muito trabalho para tentar restabelecer a energia que só voltou aos poucos duas horas depois de iniciado o apagão. O total restabelecimento da energia só foi concretizado no Estado após quatro horas do começo do blecaute. Mas ainda na manhã desta sexta-feira, pelo menos 70 semáforos em Fortalezacontinuavam apagados, causando muita confusão no trânsito. Os 70 sinais sem funcionar representam 12% do total de semáforos de Fortaleza. No momento do blecaute os 640 sinais foram apagados. A Coelce informou aos usuários que o apagão foi provocado por incêndio numa linha de transmissão entre Colinas (TO) e Imperatriz (MA).
Tão logo começou o apagão, moradores de Fortaleza e das cidades da Região Metropolitana ligaram para Coelce. para rádios e postaram mensagens pelas redes sociais para saber o motivo da escuridão. A Coelce pelos canais de redes sociais informou que o apagão tinha sido motivado por uma grande ocorrência no sistema integrado nacional e que a princípio não havia previsão de retorno da energia. A demora para a volta da energia elétrica demorou duas horas. Foi o tempo suficiente para hospitais suspendessem cirurgias.
Foram os casos de hospitais de grande porte como Hospital Geral de Fortaleza, Instituto José Frota, Hospital Regional do Cariri, Hospital Waldemar Alcântara, Hospital Regional da Unimed e Hospital Antônio Prudente. Não houve registro de corte de cirurgias quando elas poderiam estar sendo realizadas. Segundo a Associação dos Hospitais do Ceará, o prejuízo foi grande, mas "felizmente não teve vítimas fatais com o apagão".
Através de nota a direção do Hospital Geral de Fortaleza informou que mesmo colocando geradores para funcionar a carga não foi suficiente para realizar procedimentos médicos durante o blecaute. "O gerador não foi capaz de suprir a energia, e os pacientes da emergência foram transferidos para outra ala em que não houve queda de energia. Não houve danos para os pacientes”, diz a nota.
Os moradores das cidades afetadas deixaram de sair durante o apagão com medo de assaltos. E os poucos carros que circularam durante o blecaute estão de faróis altos ligados.
O aeroporto internacional Pinto Martins não chegou a parar. Geradores garantiram o funcionamento do Pinto Martins que não registrou cancelamentos nem significativos atrasos de voos.

PRAIANO - Cerca de 50 hóspedes e 20 funcionários do Hotel Praiano, na Avenida Beira Mar de Fortaleza, passaram por um grande susto no momento do apagão. O hotel acionou um gerador para suprir a falta de energia. Mas o gerador acabou ficando superaquecido e incendiou. O Corpo de Bombeiros foi chamado para controlar as chamas. Com o incêndio todos os hóspedes e funcionários tiveram que evacuar o prédio e ficaram na calçada a espera que os bombeiros apagassem o fogo. Somente depois que a energia foi restabelecida e o incêndio controlado o foi que os hóspedes voltaram aos apartamentos. 
Sargento Valterli José, que comandou a operação no hotel Praiano, disse que o incêndio danificou toda a instalação elétrica do hotel, mas que os danos ficaram restritos a isso.

Bienal da Dança


Depois de uma semana de espetáculos, performances, videoinstalações, shows e palestras, a Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par 2012 chegaaos últimos dias, com programação em Fortaleza até domingo, dia 28, e no interior até o outro sábado, dia 03 de novembro, com acesso gratuito.

Para este sábado, a dica é o por do sol no Estoril, na Praia de Iracema, onde, além de usufruir da beleza proporcionada pelo horário e o local, os fortalezenses e visitantes poderão conferir duas apresentações da Bienal. A cearense residente em São Paulo,Clarice Lima, dá um colorido especial à paisagem do Estoril com a performance/intervenção urbana “Arvores”, onde os performers de cabeça para baixo viram árvores e o figurino (saias coloridas) é parte da performance. Quando os corpos não aguentam mais, vão caindo, um a um, permanecendo deitados no chão, criando um jardim de corpos. A duração da performance varia em cada apresentação, conforme a capacidade de cada bailarino ficar de ponta cabeça.

Ainda no Estoril, às 18h na sala superior, a mineira Thembi Rosa apresentaParâmetros em Movimento”, trabalho construido em parceria com Manuel Guerra/O Grivo. Trata-se de uma estratégia para pesquisar o entrelaçamento entre movimentos, softwares, sons e imagens. Um modo efetivo para estabelecer interfaces digitais visando provocar a interação e composição entre estes elementos em tempo real.

Depois, é hora de se dirigir ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, onde a francesa Julie Nioche apresenta no Espaço Mix “Central Park”, cujos movimentos a artista define como “uma gramática de gestos simples em alusão ao rock”.

No Teatro Dragão do Mar, às 21h, apresentam-se mais duas atrações internacionais da Bienal. A bailarina Leah Morrison é a intérprete do solo “If you couldn't see me”, da Trisha Brown Dance Company, concepção e coreografia de Trisha Brown em colaboração com Robert Rauschenberg, cujo desenhos de figurino e som contribuem para beleza sedutora da peça. A solista dança de costas para o público, impedida de mostrar seu rosto, e, para se expressar, conta com a flexibilidade de seu tronco e membros.

Em seguida, também no Teatro Dragão do Mar, entre em cena o Programa especial Solos e improvisações: “Signs of Affection, First language, Left to join, Soft Wear e Improvisation”, de Meg Stuart/Philipp Gehmacher, da Bélgica. Os dois artistas começaram um trabalho de colaboração em 2007. Ambos atuam como performers e coreógrafos e se interessam por diferentes fisicalidades, métodos e especifidades do movimento. 
O fim de noite é no Estoril, com a FRINGE, que neste sábado terá show de Caio Castelo, performance de David da Paz, show do MC Taco Pancadão e Farra na Casa Alheia com o DJ Guga de Castro. Ainda no Estoril, até domingo continuam as videoinstalações do Encontro Terceira Margem, projetadas em telões instalados em pontos diferentes do local, das 18h às 22h. 
Em Aquiraz, cidade próxima a Fortaleza, a Edisca Cia de Dança apresenta o espetáculo “Só”, que nesta Bienal já levou ao palco do Theatro José de Alencar, em Fortaleza, e do Theatro São João, em Sobral. A apresentação será às 19h na Tapera das Artes.

DOMINGO TEM MAIS!

Crianças a partir de três anos e adultos vão se encantar com o espetáculo que abre a programação do último dia da Bienal em Fortaleza. No domingo, 28, às 17h no Teatro Dragão do Mar, a brasileira residente na Bélgica, Maria Clara Villa Lobos apresenta “Têtes à Têtes”. Trata-se de um espetáculo que se baseia na interação de um estranho personagem solitário, com projeções de desenhos animados criados especialmente para esta montagem. É um trabalho altamente visual, que mistura dança e movimento, vídeos, som e luzes para criar um universo entre abstração e narração, entre o poético e o cômico, entre a vida e a fantasia. 
Depois, a programação é toda no Estoril, a partir das 18h, com as videoinstalações e as apresentações de 12’37’’, da Paracuru Cia. de Dança, “Aparelhos Sensibilis – Sensores Disparadores de Sentidos”, do cearense David da Paz, e exibição de vídeo do Teatro Máquina, também do Ceará.  A FRINGE no domingo vai começar mais cedo, por volta das 20h15, com a seguinte programação: performance deAprendizagem em Troca, show de Chinfrapala + Tito de Andrea, performance deYuri Firmeza + Uirá dos Reis e show de JonnataDoll & Os Garotos Solventes. 

EM NOVEMBRO

Na próxima quinta-feira, dia 1º de novembro, o projeto CirculaDança, da Bienal, chega a Limoeiro do Norte com três apresentações de cearenses: II Dois” (Geane Albuquerque e John Pessoa), Procura-se MaLu” (Luiz Otávio Queiroz e Magno Pontes) e Pele” (Fátima Muniz). Será às 19 horas no Teatro Municipal (Rua Coronel Jose Nunes, 571).

O CirculaDança também vai a Tabuleiro do Norte no feriado, 02 de novembro, comFolgança, 12’37” Remanso (Paracuru Cia. de Dança) e Escolhas e Sob-pressão(Cia. de Dança Ciclos). No sábado, a Ciclos reapresenta Sob Pressão. Nos dois dias, a programação começa às 20h na Praça Central.

Trairí também fecha a programação geral da Bienal De Par Em Par 2012, com três espetáculos no sábado, às 19h, no CTTA Trairi.  São eles: Love Dance” (Arte em Rua), É carona” (Cia. em Dois) Caso por acaso” (Karine Sousa)

QUEM FAZ

Com toda a programação gratuita, a Bienal De Par Em Par 2012 tem o patrocínio da Petrobras, Co-patrocínio da Funarte, Governo Federal, via Ministério da Cultura, e apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura.É uma realização da Indústria da Dança, Theatro José de Alencar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Vila das Artes e tem a parceria do Circuito Brasileiro de Festivais Internacionais de Dança.

A programação completa está disponível no www.bienaldedanca.com. Informações: 85-3268.3034 e comunica@bienaldedanca.com. Acesso gratuito a todas as atividades.


PROGRAMAÇÃO DO FIM DE SEMANA (27 E 28)

Dia 27/10 – SÁBADO

FORTALEZA

17h – Árvores/Resultado da residência – Clarice Lima + gente fina, elegante e sincera (CE/SP)
Mire veja: você dança para mim? – Tatiana Devos Gentile (RJ)
18h – Parâmetros em Movimento – Thembi Rosa/Manuel Guerra/O Grivo (MG)
Local: Estoril

19h – Central Park – Julie Nioche (França)
Local: Espaço Mix do CDMAC

21h – If you couldn't see me – Trisha Brown Dance Company (EUA)
Programa especial Solos e improvisações: Signs of Affection, First language, Left to join, Soft Wear e Improvisation – Meg Stuart/Philipp Gehmacher (Bélgica)
Local: Teatro Dragão do Mar

FRINGE
22h – Caio Castelo (show musical)
22h40 – David da Paz (performance)
23h15 – MC Taco Pancadão (show musical)
00h – Farra na Casa Alheia / DJ Guga de Castro
Local: Estoril

AQUIRAZ

19h – CirculaDançaSó  Edisca Cia. de Dança (CE)
Local: Tapera das Artes


Dia 28/10 – DOMINGO

FORTALEZA

17h – Têtes à Têtes – Maria Clara Villa Lobos (Bélgica)
Local: Teatro Dragão do Mar

18h – 12’37’’ – Paracuru Cia. de Dança (CE) (FRINGE)
Local: Estoril

19h – Aparelhos Sensibilis – Sensores Disparadores de Sentidos – David da Paz (CE)
Local: Estoril

20h – Exibição de vídeo – Teatro Máquina (CE)
Local: Estoril

FRINGE
20h15 – Aprendizagem em Troca (performance)
21h15 – Chinfrapala + Tito de Andrea (show musical)
22h15 – Yuri Firmeza + Uirá dos Reis (performance)
22h45 – JonnataDoll & Os Garotos Solventes (show musical)
Local: Estoril


ENDEREÇOS

CDMAC – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema)
Estoril (Rua dos Tabajaras, 397, Praia de Iracema)
Tapera das Artes (Rua Antônio Gomes dos Santos, s/n. Centro - Aquiraz)
Teatro Municipal de Limoeiro do Norte (Rua Coronel Jose Nunes, 571)
Praça Central de Tabuleiro do Norte (Centro)
CTTA Trairí (Av. César Cals, s/n)


ASSESSORIA DE IMPRENSA
DÉGAGÉ
Jornalistas Resp.: Sônia Lage e Eugênia Nogueira
Tel: (85)3252.5401 / 9989.5876 / 9989.3913
t: @degage_imprensa / f: degageassessoria

Final do Intermunicipal

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, na sede a APCDEC, ficou decidido que no jogo final do Intermunicipal 2012, não terá cobrança de ingresso. O diretor de eventos da entidade dos cronistas, radialista Tony Pereira, informou que a decisão ocorre em função da implantação e execução de estrategia visando o soerguimento desta importante competição: ano passado foi um sucesso. Este ano, com duas seleções que têm torcida, imaginamos em um sucesso ainda maior. A presença da torcida anima o espetáculo, disse Tony Pereira. 

A decisão acontece neste sábado, 27/10, a partir de 18h30, no PV. O estádio esclarece Tony, foi cedido gratuitamente por meio de uma parceria da APCDEC com a Federação de Futebol Amador e APCDEC. O Secretário Nildo Sobral (foto) fará a entrega do troféu ao selecionado campeão. 

As seleções de Pindoretama e Caetanos se enfrentaram duas vezes na competição, ainda na 1a fase, com uma vitória para cada lado. 

Equipe Show de Futebol 

Seguidores

Arquivo do blog