Pesquisar no blog

sábado, 3 de novembro de 2012

Questões do Enem 2012 podem ser anuladas


A prova do Enem 2012 tem muitos méritos, mas duas questões problemáticas podem até ser anuladas, segundo a equipe do cursinho Objetivo, de São Paulo. Uma delas é a 51 da prova amarela, que fala sobre hidrostática. Se o aluno considerasse apenas as informações do texto inicial, chegaria a uma resposta. Porém, se levasse em conta um dado suplementar tirado da internet, chegaria a outra conclusão que não existia no caderno do exame.  ”Essa pergunta é totalmente furada”, afirma o professor Ricardo Helou Doca, de física. “O aluno que privilegiou a parte final do enunciado se deu mal.”
Outra questão problemática apareceu na prova de Ciências Humanas, com o número 20 na prova amarela, a respeito de história antiga. Nela, o aluno deveria analisar um mosaico e inferir qual característica política romana estava presente na figura. “Havia duas possibilidades de resposta correta”, comenta o professor Daily de Matos Oliveira. “As respostas sobre imperialismo e diversidade dos territórios poderiam ser consideradas corretas. Isto pode ser questionado.”
Mesmo com os problemas nas questões, a equipe do Objetivo elogiou a abrangência da prova deste ano. Daily de Matos Oliveira recebeu o retorno de alguns alunos, dizendo que o teste estava diferente e adequado ao conteúdo de sala de aula. “Para mim, foi a melhor dos últimos anos.”
Já na parte de Ciências da Natureza, as disciplinas exigiram diferentes graus de conhecimento. Ricardo Doca destaca a simplicidade das questões. “A prova exigia poucos cálculos e tinha textos mais curtos que as outras edições. Ela cumpre a função de avaliar de forma geral, nivelando os estudantes.”
Na parte de biologia, foram cobrados apenas os fundamentos da disciplina. “Em geral, nenhuma questão exigiu muito conhecimento, apenas as partes básicas”, diz Constatino Carnelos, professor de biologia. Já em química, a cobrança de mais teoria foi elogiada. “Gostei deste Enem. Ao contrário dos anos anteriores, foi uma prova de química”, comenta o professor de química Sergio Teixeira Bignardi.  ”Até então, não precisava de muita bagagem, bastava ler as próprias questões. Neste ano, 15 perguntas eram de química e exigiam conhecimento prévio.”

Basta um 0x0


AE - Agência Estado
Bem que o Oeste-SP tentou segurar a vitória apertada por 1 a 0, mas não conseguiu. O Fortaleza-CE buscou o empate e deixou a cidade de Itápolis, no interior paulista, festejando o resultado por 1 a 1, que lhe dá uma boa vantagem no jogo da volta, na capital do Ceará, no próximo dia 11. Um empate sem gols já dará a vaga ao Fortaleza nas semifinais e também garantirá o acesso para a Série B, em 2013.
Ao time paulista vai restar empatar por 1 a 1 e levar a decisão para os pênaltis. Ou então empatar por dois ou mais gols - porque gol fora tem peso. Quem vencer, fica com a vaga. Se o Oeste manteve a invencibilidade de três meses em casa, o Fortaleza também completou a sua 17.ª partida invicta, além de manter a melhor campanha na competição - fez 39 pontos no Grupo A, na fase anterior.
O jogo em Itápolis foi amarrado, mas o Oeste saiu na frente com Wanderson cobrando falta, aos 19 minutos. No segundo tempo, o Fortaleza pressionou e empatou com o experiente Geraldo. O tricolor cearense vai contar, na volta, com o apoio de sua torcida, que já esgotou os ingressos no estádio Presidente Vargas.
OUTROS JOGOS - Só neste jogo em Itápolis o mandante não venceu. Nos outros confrontos, os times da casa saíram na frente. Na última quinta-feira, a Chapecoense-SC fez 3 a 0 sobre o Luverdense-MT e o Icasa-CE venceu o Duque de Caxias-RJ por 2 a 1. Na sexta, em Paragominas (PA), o Paysandu-PA derrotou o Macaé-RJ por 2 a 0.

Enem 2012


(www.estadao.com.br) - O primeiro dia de prova do Enem transcorreu dentro da normalidade, segundo o Ministério da Educação (MEC). Toda a operação de logística ocorreu conforme o planejamento. Entre à 0h01 até às 14ho4 de hoje, 168.623 inscritos entraram na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) para confirmar o local de prova. O call center do órgão recebeu 4.825 chamadas, basicamente para confirmação de local da realização do exame.
Apesar disso, foram registrados três casos isolados de queda temporária de energia, que foram restabelecidos e sem qualquer prejuízo da realização das provas. Um deles aconteceu no campus da Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.
O MEC também monitorou todo a repercussão do Enem nas redes sociais. Foram eliminados e retirados das salas de prova 37 candidatos que tiraram fotos  dos cadernos de prova e cartões resposta, e compartilharam em sites como Twitter e Instagram. Os casos foram registrados em vários estados da federação e os acusados terão seus desempenhos anulados..
A partir das 19h de Brasília, o Enem começa a ser realizado para os 85.662 mil candidatos sabatistas, compostos em sua maioria por judeus ortodoxos e membros da Igreja Adventista.

Enem 2012 em Fortaleza

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 no Ceará foi marcado pelas desculpas de quem não conseguiu fazer o teste. Uns chegaram atrasados, outros não trouxeram documento de identidade e outros tantos simplesmente não foram fazer o Enem. A abstenção girou em torno de 10%, informou a organização do Exame no Ceará. No Estado se inscreveram 345.002 alunos.
A aluna Marcela Moreira, de 18 anos, foi impedida de fazer a prova deste sábado e está automaticamente eliminada porque foi assaltada quando se encaminhava para a Universidade Estadual do Ceará (Uece). "Fui assaltada quando estava chegando. Já vinha atrasada e por isso vinha correndo, mas não teve jeito, eles anunciaram o assalto e levaram meus documentos e celular", relatou Marcela que pretende no próximo Enem conseguir vaga para o curso de Serviço Social.
A Polícia registrou pelo menos dez assaltos perto dos locais de prova em Fortaleza. O comando do policiamento informou que carros do Ronda do Quarteirão estavam dando a segurança nesses locais, mas os assaltos acabaram acontecendo, fazendo que estes alunos perdessem o Enem 2012.
Para aqueles que fizeram as provas deste sábado (3) ficou a esperança de se dar melhor nas provas de domingo (4). As provas deste sábado foram de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. As quatro horas e meia dedicadas para as provas não foram suficientes para Roberta Sousa, de 25 anos responder as 90 questões. Ela espera que no domingo com a Redação e as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias se dê melhor. "Pelo menos terei mais tempo para fazer", disse. São cinco horas e meia para responder as provas de domingo.
Mas a mesma paciência não teve Celane Richelly, de 20 anos. Ela foi a primeira a deixar o Colégio Santo Inácio. Revelou que "chutei algumas questões, pois estava com dor de cabeça". Ela quer cursar Administração de Empresas. Quem também chutou questões João Henrique Castro, de 19 anos. "A prova estava muito cansativa. Longa demais com enunciados enormes. Por isso chutei algumas questões e  acabei saindo mais cedo", afirmou João que fez provas na Universidade de Fortaleza.
Já Yldon Soares, de 18 anos, que quer fazer Medicina, afirmou que as provas deste sábado exigiram muita paciência. "Eu fui o último a sair da sala, porque é estressando o Enem. Mas pensei que fosse cair mais atualidade na prova de ciências humanas, como o Mensalão, mas não caiu", informou. Clara Carneiro, de 16 anos, foi a última deixar o Colégio Santo Inácio. "Estava acabando de marcar o gabarito, quando tocou a sirene encerrando as provas que considerei boas", disse Clara.
Alguns estudantes vestiram a camisa do Enem. Ou seja foram fazer provas com camisetas alusivas ao Exame confeccionadas pelos colégios ou particularmente por eles. Umas camisas tinham a inscrição: "iPass Enem" e "Keep calm and Enem" (Foca no Enem).
O Enem serviu ainda para cursinhos e faculdades fazerem propaganda de seus cursos e vendedores lucrarem com venda de canetas pretas e água mineral. A caneta preta que nas livrarias custa R$ 0,80 chegou a ser vendida nas portas dos locais de prova a R$ 2,50.

Enem 2012


Wellton Máximo*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Para 11% dos candidatos que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana, a prova tem uma finalidade diferente. Em vez de tentarem conseguir uma vaga na faculdade, eles usarão a pontuação para obter o certificado de conclusão do ensino médio.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, autoriza alunos maiores de 18 anos, que não concluíram o ensino médio na idade adequada, a usarem o Enem para comprovar a conclusão dessa etapa de educação. A certificação é realizada pelas secretarias estaduais de Educação e pelos institutos federais de Educaçãoque aderiram a essa modalidade, de acordo com as portarias editadas pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em maio deste ano.
De acordo com o Inep, dos 5,791 milhões de inscritos no Enem deste ano, 638.176 pediram a certificação. No ato da inscrição, esses participantes indicaram que desejam usar o exame para obter o documento de conclusão do ensino médio.
Lenon Carvalho, 36 anos, está fazendo o Enem neste fim de semana em São Paulo. Ele abandonou a escola na 7ª série do ensino fundamental, mas pretende usar o exame para comprovar a conclusão do ensino médio. O candidato acredita, entretanto, que precisará contar com a sorte para conseguir a pontuação mínima. “Acho que dá para ir bem em humanas, que eu gosto e tenho muitos livros em casa. Em exatas eu vou chutar bem”, disse antes de entrar no local de prova.
*colaborou Daniel Mello, de São Paulo
Edição: Andréa Quintiere

Punidos

(www.estadao.com.br)

O Ministério da Educação (MEC) identificou e retirou de sala 37 estudantes, em vários Estados,  que tiraram fotos da prova e dos cartões respostas. As imagens foram compartilhadas em redes sociais como Twitter e Instagram, monitoradas pelo órgão. Os estudantes terão suas provas anuladas.
Na rede social Instagram, por exemplo, a estudante identificada como Jacqueline Chen, de 18 anos, postou uma fotografia do cartão resposta do Enem. No perfil @jaacquechen está registrado que a imagem foi tirada há 3 horas, ou seja, depois do começo do exame, e marcada com a palavra-chave #enem. O caso repercutiu no Facebook, onde usuários alertaram que não é permitido utilizar telefone celular durante a prova.
instagram_foto_enem_01.jpg
De acordo com as normas da organização do exame, é proibido utilizar quaisquer dispositivos eletrônicos, sob o risco de ser eliminado da prova.

Enem 2012 em Fortaleza


* Por Lauriberto Braga – Especial para o Estadão.edu
FORTALEZA – Boa parte dos estudantes que fizeram as provas deste sábado do Enem, na Universidade de Fortaleza (Unifor) considerou a prova de ciências humanas e suas tecnologias mais fácil que a prova de ciências da natureza e suas tecnologias. “A prova de ciências humanas, principalmente as questões de História foram boas. Caiu história da África e da Inglaterra, que gosto e havia me preparado bastante”, disse a candidata ao curso de Marketing, maria Poliana da Silva, de 23 anos. Ela entretanto achou a prova de ciências da natureza difícil. “As questões de ciências da natureza estavam bem difíceis. Não me dei bem nelas”, afirmou Poliana.

Enem 2012 em Fortaleza


LAURIBERTO BRAGA - Agência Estado
A primeira aluna a deixar o Colégio Santo Inácio, na Aldeota (área nobre de Fortaleza), Celane Richelly, de 20 anos, disse que as provas do Enem foram boas, mas que estava com dor de cabeça e resolveu "chutar" algumas questões. Ela quer cursar Administração de Empresas. "As provas de hoje até que achei tranquilas, fáceis, mas a dor de cabeça me impediu de responder todas conscientemente", disse Celane, que espera não ter o mesmo mal-estar no domingo. Ela tinha quatro horas e meia para fazer as provas deste sábado e usou apenas o tempo mínimo de duas horas. "Mesmo assim respondi tudo em uma hora e meia e fiquei esperando meia hora para poder sair", disse.
Na Universidade de Fortaleza (Unifor), João Henrique Castro, de 19 anos, também "chutou" muitas questões. Ele foi o primeiro a deixar o local de provas na Unifor. "A prova estava muito cansativa. Longa demais com enunciados enormes. Por isso chutei algumas questões e acabei saindo mais cedo", afirmou.

Enem 2012 e as cotas


Cristiane Nascimento, Davi Lira e Paulo Saldaña, de O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO - No primeiro Enem após a aprovação da Lei de Cotas nas universidades federais, a prova de Ciências Humanas perguntou sobre Martin Luther King, defensor dos direitos civis dos negros americanos, e sobre o legado dos povos africanos na cultura brasileira.
A capacidade de interpretar textos foi bastante exigida dos candidatos. Algumas perguntas utilizaram trechos de obras dos filósofos Immanuel Kant, Charles de Montesquieu e Jürgen Habermas. Outras eram baseadas em fragmentos de reportagens jornalísticas.
O exame começou às 13h, horário de Brasília. Os estudantes podiam sair a partir das 15h, após resolver 45 testes de Ciências Humanas e outros 45 de Ciências da Natureza. As provas serão recolhidas às 17h30 pelos fiscais.
Enquanto sobrou texto, faltou gráficos na parte de Humanas. Só uma questão trazia um mapa, por exemplo. Outra tinha um quadrinho do Capitão América no qual ele batia em Adolf Hitler. A pergunta queria saber quem estava apanhando do super-herói.
Na parte de Ciências da Natureza caíram perguntas sobre água, bem-estar da população, fotossíntese e geração de energia. Em uma das questões, a prova apresentava um terreno e perguntava qual tecnologia de geração de eletricidade seria ideal naquela área.
Um quadrinho do Garfield foi utilizado para perguntar sobre doenças. Outro destaque da prova foi a quantidade de questões de química orgânica e de cinemática.
“As questões de biologia e química estavam até mais fáceis do que a parte de Humanas. Só tinha texto enorme”, afirmou Hérica Patrocínio, de 22 anos, que prestou o exame no câmpus da Uninove na Barra Funda, zona oeste.
A estudante Mariana Moura, de 17, também reclamou da prova de Humanas. "Os textos estavam muito cansativos", disse. "E precisava estar afiado para acertar as questões de química." Ela fez o Enem na UniPaulistana, na Vila Mariana, zona sul.
Para a candidata Karine Brás, de 17, a quantidade de textos era "excessiva", mas os textos não eram tão longos como disseram outros estudantes. "Em duas horas dava para finalizar a prova.”

Enem 2012 em Fortaleza

Sandy mata brasileiro


Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O Ministério das Relações Exteriores confirmou ontem (2) que o brasileiro Tiago Ferreira Neto, de 54 anos, está entre os mortos em consequência da passagem da Tempestade Sandy, no Leste dos Estados Unidos. Neto morava na região de New Jersey e a família informou o Consulado do Brasil em Nova York sobre a morte dele.
As informações preliminares são de que Neto estava dirigindo e bateu o carro em uma árvore, que caiu devido à força do vento. O brasileiro e parte de sua família moravam nos Estados Unidos. O Itamaraty ainda não recebeu da família de Tiago Neto pedido sobre documentos nem para o translado do corpo.
Pelo menos 90 pessoas morreram nos Estados Unidos em decorrência da passagem da Tempestade Sandy, que, inicialmente, foi considerada um furacão. Mas os números ainda são objeto de análise das autoridades.
Ontem o governo brasileiro anunciou a doação de  US$ 200 mil para ajudar as vítimas de Sandy em Cuba e no Haiti. A ajuda humanitária deverá financiar a compra e a distribuição de insumos, além de ações emergenciais nos dois países.
Segundo o Itamaraty, haverá ainda doação de 25 mil toneladas de arroz, no fim deste mês, para Cuba. A passagem de Sandy deixou pelo menos 71 mortos no Caribe, a maioria no Haiti.
Edição: Nádia Franco

70 anos de Maria Luiza


VI Copa Fortaleza Bela



Na próxima segunda (5), terá início a 6ª Edição da Copa Fortaleza Bela de Futebol Amador, realizada pela Prefeitura de Fortaleza. O evento será realizado no Estádio Presidente Vargas, às 19 horas, com as 360 equipes inscritas para o sorteio das chaves e jogos.

Faraônica


Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Uma equipe de arqueólogos da República Tcheca identificou uma tumba de uma princesa faraônica, que pode ser de 4.500 anos A.C. (antes de Cristo). A informação foi confirmada pelo Ministério de Antiguidades do Egito. O governo egípcio analisa a hipótese de abrir o local para visitação pública, mas não fez previsões nem anunciou datas.
Em comunicado, o ministro das Antiguidades, Mohammed Ibrahim, disse que a antecâmara para o túmulo da princesa inclui quatro colunas de pedra calcária com inscrições hieroglíficas.
O representante do ministério, El Bialy, acrescentou que no local das escavações havia o túmulo da princesa Shert Nebti e mais quatro túmulos de funcionários da quinta dinastia, que são de 2.500 anos A.C., no complexo de Abu Sir, perto da pirâmide de degraus de Saqqara.
A indústria de turismo no Egito, que é essencial para a economia do país, sofreu prejuízos em decorrência da instabilidade interna do país, que levou à renúncia do então presidente Hosni Mubarak e provocou mudanças no cenário político local.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa //
Edição: Juliana Andrade

Desclassificados


Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Ministério da Educação encaminhou à Polícia Federal os nomes dos candidatos que entraram com celular nos locais de prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), fotografaram os cartões das provas e postaram em páginas de redes sociais.
A assessoria do ministério informou que o episódio aconteceu em vários locais. O consórcio responsável pela elaboração das provas desclassificou os estudantes responsáveis pela irregularidade.
Um outro problema envolveu também as redes sociais. Segundo a assessoria do MEC, às 9h30, foi postado em uma da rede a falsa notícia de que a prova do Enem não aconteceria mais. O ministério desmentiu rapidamente o boato.

Edição Beto Coura

Marco Maia presidente


Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), deverá assumir o comando do país no próximo dia 16, quando a presidenta Dilma Rousseff e o vice-presidente, Michel Temer, estarão fora do país. Esta será a quarta vez que Marco Maia assume a Presidência da República.
No dia 14 de novembro, Temer embarca para a Alemanha, onde vai se encontrar com a chanceler Angela Merkel. O vice-presidente retorna ao Brasil no dia 18.
No dia 16, será a vez de Dilma seguir para a Europa. A presidenta vai a Cádiz, no Sul da Espanha, onde participará da 22ª Cúpula Ibero-Americana. Dilma fica na Espanha até o dia 19 e deve se reunir com o primeiro-ministro do país, Mariano Rajoy.
Entre os dias 16 e 18, a Presidência vai estar sob comando de Marco Maia, segundo na linha sucessória. Na última vez em que ocupou o cargo, em março deste ano, ele teve agendas extensas, com até dez compromissos em um mesmo dia, contrastando com o ritmo da presidenta, que costuma ter agenda mais enxuta.
Na lista de audiências de Maia entraram principalmente prefeitos e políticos do Rio de Grande do Sul, seu estado natal.
Edição: Talita Cavalcante

Outubro Rosa em novembro


A partir das 6h30 deste domingo (4), mulheres que venceram o câncer de mama, parentes, amigos, simpatizantes da causa e profissionais de saúde de Fortaleza e de vários municípios que chegaram em caravanas já estarão concentradas para a IV Caminhada Rosa que acontecerá  no Aterro da Praia de Iracema com largada prevista para as 8 horas.
Depois de percorrer ruas e avenidas com iluminação especial em prédios Públicos, Shoppings, Serviços de Saúde e Empresas em homenagem ao Outubro Rosa as participantes terão como ponto de chagada a Praça dos estressados.

http://www.redesuldenoticias.com.br/fotos/45974.jpg        Pontos iluminados em FORTALEZA :

  • Paço Municipal
  • 02 Estátuas de Iracema  ( praia de Iracema e Mucuripe )
  • Hospital da Mulher
  • Mercado Central
  • Coluna da hora na praça do Ferreira
  • Arco da Praça Portugal
  • Tribunal Regional do trabalho - TRT - Av. Santos Dumont
  • Aeroporto Pinto Martins 
  • Shoppings ( Via Sul, Pátio Dom Luís, Benfica )


Mais Informações:
Valéria Mendonça: coordenadora do Outubro Rosa no Ceará– 89390176/96630822
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Enem 2012


Os estudantes estão nos 15.076 locais de prova em 1.615 municípios. O Enem 2012 transcorre sem nenhum incidente.

Ciberjornalismo


 Notícia virtual: Antes uma ferramenta auxiliar. Agora o melhor meio de comunicar

 Livro mostra que o jornalismo virtual virou realidade e instrui estudantes e profissionais a desenvolverem conteúdos jornalísticos para a internet 
  
Ciberjornalismo, da autora Carla Schwingel, lançado por Paulinas, antes de tudo, é um livro sobre jornalismo e visa conceituar e caracterizar o fazer jornalístico para a internet. A proposta é compreender o jornalismo contemporâneo praticado nas redes mundiais, no ciberespaço: o ciberjornalismo.
Uma das grandes questões que parece acompanhar profissionais e estudantes é: “Se estamos diante de um meio que todos podem publicar informações com tamanha facilidade, o que diferencia e caracteriza o fazer jornalístico?”. A perspectiva adotada é que esta modalidade jornalística é herdeira de uma prática que vem sendo sistematizada de forma conjunta com a industrialização mundial, tendo nas especificidades de seu processo de produção, com apuração, produção e circulação – o grande diferencial
A autora mostra que a questão se torna complexa em função de que a livre utilização da internet, das tecnologias digitais e das ferramentas para a publicação de conteúdos na rede, bem como o contexto econômico das organizações de comunicação estão propiciando significativas alterações no processo de produção do jornalismo como um todo.
Para melhor compreensão, Carla busca justificar a terminologia escolhida em função de pesquisas que propõem a adoção de um campo semântico para as práticas no universo digital interconectado. Desde o contexto e evolução do jornalismo na internet, sistematiza características diferenciadoras de uma modalidade jornalística que se fundamenta na produção de narrativas interativas associadas a sistemas automatizados com uso de banco de dados.  Propõe como um dos diferenciais desta prática aflexibilização dos limites de tempo e espaço como fator de produção e a utilização de ferramentas automatizadas no processo de produção.
Título: Ciberjornalismo
Autor: Carla Schwingel
Editora: Paulinas
Coleção: Comunicação em pauta
Formato: 15,5 x 23,0
Páginas: 200
Código: 522465
ISBN: 9788535633597
Preço: R$ 19,50

A Autora
Carla Schwingel é jornalista (Fabico/UFRGS), mestre em Cibercultura (Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura – Ciberpesquisa) e doutora em Ciberjornalismo (Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online – GJOL) no Programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas (Facom/UFBA), pós-doutoranda em Fotônica e Novas Mídias na Universidade Mackenzie (SP).


Enem 2012 no Ceará

2014


Estadão - Marcelo Portela, de Belo Horizonte, e Angela Lacerda, de Recife
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), dois nomes cotados para a eleição presidencial de 2014, já estão afinados no discurso da necessidade de um novo pacto federativo no País. A desconcentração das receitas que estão com a União e o fortalecimento dos Estados e municípios são uma bandeira antiga do senador tucano - herdada de Itamar Franco -, que foi adotada mais recentemente por Campos, na esteira das eleições municipais.
Governador e presidente do PSB, Eduardo Campos, em conversa com o senador tucano Aécio Neves - BETO BARATA / ESTADÃO - 7/12/2010
BETO BARATA / ESTADÃO - 7/12/2010
Governador e presidente do PSB, Eduardo Campos, em conversa com o senador tucano Aécio Neves
Embora no plano federal participem de bases distintas, PSDB e PSB são aliados no âmbito estadual e caminharam juntos, nas eleições de outubro, na disputa por cidades importantes como Belo Horizonte e Campinas - onde a aliança derrotou candidatos apoiados pelo ex-presidente Lula e a presidente Dilma.
Campos inseriu as expressões "novo federalismo" e "pacto federativo" no seu repertório logo após o resultado do primeiro turno. Provocado a falar sobre eventuais planos de disputar a Presidência, ele lançou o mote: a rediscussão de um novo pacto federativo é mais importante do que ficar discutindo 2014.
"Temos que olhar para o novo debate que precisa ser feito pós-eleição, o debate do novo federalismo", disse Campos, também presidente nacional do PSB.
Aécio afirma que se trata de "uma questão central". "Os prefeitos eleitos devem aproveitar para comemorar muito suas vitórias e começar, a partir de depois de amanhã, a se preocupar com o que vão receber. Porque há um processo de fragilização enorme dos municípios no Brasil. O governo federal tem sido muito pouco generoso com os municípios. As ações do governo são na linha da concentração. Essa certamente é uma das questões que subsidiam nossa proposta", disse o tucano ao Estado.
"Essa mobilização por um novo pacto federativo, a reforma da Federação, é essencial."
O senador tucano também critica "a pouca participação ou a diminuição progressiva da participação do governo federal" no financiamento da saúde e na área da segurança pública nos Estados.
Alinhados. Na mesma linha, Campos tem dito que os repasses federais por meio do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) devem permitir não somente custeio dos municípios e Estados, mas investimentos em saúde, educação, mobilidade, habitação e segurança pública.
"Os municípios precisam das condições para realizar seu papel na estruturação das políticas públicas nas mais diversas áreas", disse o governador, que saiu reforçado das urnas.
O PSB foi o partido que proporcionalmente mais cresceu nas eleições municipais. A legenda aumentou em 42% o número de prefeituras em relação a 2008 - passou de 310 para 440 - e conquistou cinco capitais. "A vitória eleitoral traz mais responsabilidade e é preciso usar a força política à disposição de boas causas", ressaltou Campos.
A defesa de um novo pacto federativo será um dos temas do seminário que Campos organizará em janeiro com todos os 184 prefeitos eleitos de Pernambuco. O encontro irá debater os desafios dos novos gestores nos próximos quatro anos.

Enem 2012


Estadão.edu
O site do Estado, em parceria com o Grupo Positivo, exibirá no fim de semana a correção ao vivo do Enem. Os vídeos entram no ar nas noites de sábado e domingo, dias 3 e 4, após a realização das provas. Mais de 5,7 milhões de candidatos estão inscritos no exame.
Professores de cada matéria comentarão as questões. Para o sábado, estão convocados professores de biologia, física, geografia, história e química. Eles vão analisar as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No domingo, é a vez de português, matemática e língua estrangeira (inglês e espanhol), para análise dos testes de Linguagens e Códigos e matemática, além da redação.
Na mesma página o candidato poderá conferir o gabarito divulgado pelo Positivo. "O candidato terá uma boa noção de como procedeu nas provas", afirma o diretor-geral do Curso Positivo, Renato Ribas Vaz.
Outro fruto da parceria, as Super Aulas Enem 2012 Positivo Estadão - 100 videoaulas cobrindo todas os conteúdos mais importantes para o Enem - já tiveram mais de 81 mil acessos desde sua estreia, em 8 de outubro. Aulas inéditas serão publicadas até esta sexta-feira, véspera das provas, no canal do Estado no YouTube (www.youtube.com/estadao). Elas permanecerão no ar até dia 24 de novembro.

Enem 2012 no Ceará

Pelo menos 15 estudantes foram barrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012, no Colégio Santa Cecília, em Fortaleza.  Eles chegaram exatamente quando os portões da escola fecharam, faltando 15 minutos para começar a prova desde sábado (3). Foi o caso do estudante de escola pública, Francisco Carlos da Silva, de 18 anos. Ele tentava fazer pela primeira vez o Enem, incentivado que foi pela Secretaria de Educação Básica do Estado que chegou até veicular um anuncio na tevê chamando os alunos da escola pública para participar do Exame. "Ainda corri quadra quadras, mas não deu para chegar a tempo. Fazer o quê? É esperar pelo próximo Enem", lamentou Francisco Carlos.
A Seduc-Ceará estimulou também os alunos da escola pública a fazerem o Simulado Enem 2012 Geekie+Estadão, onde mais de 60 mil dos 100 mil estudantes concludentes do Ensino Médio este ano participaram do teste.

Executivos de Futebol


O gerente operacional da Federação Cearense de Futebol – FCF, Fred Gomes, participa do último Encontro do ano de 2012 da ABEX Futebol (Associação Brasileira de Executivos de Futebol), que será realizado nesta segunda-feira, 5 de novembro, às 9h, no Bourbon São Paulo Business Hotel, em São Paulo.

Na abertura do evento, um ciclo de debates sobre “A Imprensa e os Executivos”, momento onde os participantes discutirão sobre a interrelação entre a função de ambos. Todos os chefes das editorias esportivas de São Paulo e o presidente da Associação Paulista de Cronistas Esportivos de São Paulo, Luiz Ademar, foram convidados.

Na pauta do Encontro, às 14hs, palestra do diretor de Competições da CBF, Virgílio Elísio com o tema “O papel do executivo no futebol brasileiro”. Já às 15h30, será a vez dos executivos contemplarem a palestra do professor Carlos Alberto Parreira, campeão mundial no comando da Seleção Brasileira em 1994.

“É sempre bom conhecermos a realidade do futebol de cada estado para podermos nos adequar a filosofia de trabalho das regiões brasileiras. A importância de participarmos dos Encontros da ABEX Futebol, fortalece a classe e estreita ainda mais o laço de relacionamento dos Executivos do Futebol Brasileiro”, disse Fred Gomes.

A ABEX Futebol realizou três Encontros em 2012. O primeiro foi em Barueri com a presença do diretor de Seleções da CBF, Andrés Sanchez. O segundo aconteceu em Curitiba e contou com a palestra do Procurador Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Paulo Schmidt. Já terceiro foi em Goiânia com a presença do presidente do Sindicato do Futebol, Mustafá Contursi.

Informações à imprensa:
Manuella Viana
(85) 99227566 / 91384545

Enem 2012

Antes de iniciar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste sábado, 3, e no domingo, 4, os estudantes devem conferir os dados pessoais constantes do cabeçalho e verificar se o conteúdo do caderno de questões corresponde, em número, ao do cartão de respostas. Caso haja alguma ocorrência com o caderno de questões, cartão de respostas ou folha de redação, o candidato deve informar o problema ao aplicador da sala e pedir providências.

O candidato também deve ter toda a atenção no momento de marcar, nos cartões de resposta, a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões. Também é necessário que o estudante transcreva, no cartão de respostas, a frase apresentada na capa do caderno de questões. Não serão consideradas marcações feitas no caderno de questões e nas folhas de rascunho. Na correção da prova, serão válidas apenas as do cartão de respostas e da folha de redação.

Na redação, o participante deve elaborar texto dissertativo-argumentativo em até 30 linhas, a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. Ele receberá uma folha para rascunho.

Terão nota zero as redações que não atenderem ao tema proposto ou forem desenvolvidas em outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; estiverem em branco ou com menos de sete linhas; contenham impropérios ou desrespeito aos direitos humanos, além de desenhos e outras formas que levem à anulação. Também receberão nota zero os candidatos que copiarem os textos motivadores, sem desenvolver argumentos próprios.

Guia — Este ano, o MEC lançou o manual A Redação no Enem 2012 – Guia do Participante. O guia, disponível para download, detalha os critérios de correção das redações do Enem, orienta os estudantes e apresenta exemplos de redações que obtiveram nota máxima no exame. Além de estar disponível na internet, o guia teve 1,6 milhão de exemplares distribuídos em escolas da rede pública.

No segundo dia de provas, o estudante responderá também cinco questões de língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol). Ele deve responder apenas às questões da opção de idioma indicada no momento da inscrição — não poderá trocar a opção no momento da prova. Caso tenha dúvidas, deve conferir a escolha no cartão de confirmação da inscrição. Lá está registrada a escolha do idioma. 

Provas — O Enem terá quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, e a redação. No sábado, 3, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. O tempo previsto é de 4h30. No domingo, 4, será a vez das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Os candidatos terão 5h30 para a conclusão.

É fundamental ainda que os participantes do exame verifiquem com antecedência, na página do exame na internet o local designado para a prova

Outra providência importante é conhecer previamente o trajeto até o local do exame. Nos dias de provas, os candidatos devem chegar a esse local até as 12 horas (de Brasília). 

Assessoria de Comunicação Social

Enem hoje e amanhã


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ressaltou nesta sexta-feira, 2, em entrevista coletiva, em Brasília, que tudo está pronto para que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste fim de semana seja realizado com segurança e tranquilidade pelos 5,7 milhões de participantes. Ele salientou que o gabarito das provas será divulgado até quarta-feira, 7.

“Tudo ocorreu conforme o esperado, dentro do maior rigor, com eficiência e precisão, desde o momento da elaboração das provas até o estabelecimento dos locais onde será aplicado o exame”, garantiu.

De acordo com Mercadante, há mais de 1 milhão de vagas nas instituições de educação superior brasileiras. Em 1997, apenas 0,5% da população pobre do país chegava ao ensino superior. Hoje, são 4,2%. “A raiz da desigualdade está na sala de aula”, afirmou o ministro. Ele observou que, no Brasil, os negros faziam parte dessa parcela menos atendida -- só 4% entravam na universidade, percentual que hoje subiu a 18%. “O Enem é a melhor oportunidade que o Brasil já criou para democratizar o acesso à educação superior”, disse. “É o segundo exame do planeta, não é uma tarefa qualquer, pois envolve alta complexidade.”

O Enem de 2012 será realizado neste sábado, 3, e no domingo, 4, em todo o Brasil. “Eu me sinto como se estivesse eu mesmo fazendo o vestibular”, disse o ministro. “Dá aquele frio na barriga, mas estamos na torcida e com expectativa de grande sucesso.”

Mercadante e Costa recomendaram aos participantes que fiquem atentos à hora da prova -- 13 horas, de Brasília --, principalmente em razão do horário de verão, e aproveitem o feriado desta sexta-feira, 2, para tomar conhecimento previamente do percurso até o local de prova. Nos dois dias, os portões serão abertos às 12 horas, de Brasília.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

E vai perdendo


AE - Agência Estado
O Ceará perdeu a quinta partida seguida no Campeonato Brasileiro da Série B. Nesta sexta-feira, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, foi derrotado pelo Avaí por 1 a 0, na estreia do técnico Anderson Silva, que substituiu PC Gusmão.
A partida, válida pela 34.ª rodada, foi disputada sem um grande público, já que nenhum dos times briga por algo na competição. O segundo triunfo seguido deixou o Avaí na sétima colocação, com 52 pontos, enquanto que o Ceará fica com 45, em décimo.
O Ceará começou o jogo com tudo, foi para cima do Avaí e queria de todo jeito o primeiro gol. Mas a melhor chance foi catarinense, aos 24 minutos. Após cruzamento, o volante Diogo Costa se antecipou à defesa e acertou a trave de Dionatan.
Só que a rede só balançou no segundo tempo. Logo aos quatro minutos, após cruzamento na área, o volante Bruno Silva apareceu livre, no meio da área, e só desviou para o fundo das redes, sem chances para o goleiro Dionatan.
O Ceará respondeu aos 25 minutos com uma bola trave. Magno Cruz soltou um petardo da entrada da área e acertou o poste de Moretto. O clube da casa seguiu no campo de ataque, querendo o gol, mas não conseguiu furar o bloqueio catarinense.
Pela 35.ª rodada, os times voltam ao gramado na próxima terça, quando o Avaí joga em Natal contra o ABC, às 21h50, enquanto que o Ceará enfrenta o Barueri, em Barueri, às 19h30.
FICHA TÉCNICA
CEARÁ 0 x 1 AVAÍ
CEARÁ - Dionatan; Apodi, Vitor Hugo, Daniel Marques e Márcio Careca; Juca, Eusébio, João Marcos e Magno; Misael (Luiz Henrique) e Magno Alves. Técnico: Anderson Silva.
AVAÍ - Marcelo Moretto; Arlan, Thiago Medeiros, Jailton e Julinho; Bruno Silva (Rodrigo Thiessen), Pirão, Mika, Jefferson Maranhão (Erick Flores); Diogo Acosta e Laércio (Tauã). Técnico: Argel Fucks.
GOL - Bruno Silva, aos 4 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Luiz Henrique (Ceará); Marcelo Moretto, Jailton, Erick Flores, Pirão e Mika (Avaí).
ÁRBITRO - Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE).
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE).

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Maratona de Nova Iorque


Reuters
A cidade de Nova Iorque cancelou sua maratona anual, disse o prefeito Michael Bloomberg, a medida em que a corrida de domingo se tornaria foco de protestos de moradores frustrados pelo resultado desastroso da supertempestade Sandy.
Bloomberg disse que a corrida seria cancelada porque havia se tornado "fonte de controvérsia e divisão".
Algumas pessoas haviam criado petições online para que os corredores boicotassem a maratona ou para correrem de costas como forma de protesto.
O prefeito disse ainda que a corrida não desviaria recursos essenciais para a recuperação da cidade após a tempestade, mas afirmou que "não podemos permitir que a controvérsia sobre um evento esportivo - mesmo tão importante como este - nos distraia do trabalho extremamente importante que está sendo feito para colocar a cidade de volta aos trilhos".
A maratona de Nova York é um dos eventos esportivos mais populares do mundo, e as estimativas antes da tempestade eram de que 47 mil corredores participariam.
(Por Martha Graybow, Michelle Nichols e Mark Hosenball) 

PT x PSB


O rompimento do PSB com o PT em Fortaleza devido as eleições municipais foi agravado com o anuncio do PT de fazer oposição ao prefeito eleito Roberto Cláudio (PSB). Em resposta a esta oposição, o membro do diretório nacional do PSB, Ciro Gomes atacou a presidenta estadual do PT, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. Pelo seu perfil no facebook, Ciro Gomes disse que "gente seria gosta de ser fiscalizado e austeridade vai tomar posse na Prefeitura". Na mesma mensagem Ciro Gomes denunciou que Luizianne Lins "comprou champanhe com cartão corporativo da Prefeitura".
Pelo facebook, Ciro chamou Luizianne de "rainha da lambança política". O teor da mensagem classifica de "fajuta" a licitação que a Prefeitura de Fortaleza tinha feito com a Construtora Delta para a mobilidade urbana visando a Copa de 2014. Ciro disse que Luizianne ainda vai responder por esta licitação que foi suspensa tão logo estourou as investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Carlinhos Cachoeira.
Luizianne Lins não rebateu as acusações de Ciro. A prefeita não fala com a imprensa desde a derrota de Elmano de Freitas (PT) na eleição em segundo turno, domingo passado.

Italiano encontrado morto


O italiano Marco Massida, de 29 anos, foi encontrado morto na manhã de hoje, numa pousada da orla marítima de Fortaleza. A morte do turista italiano foi percebida por funcionários da pousada localizada na Praia de Iracema. Descoberta a morte, os funcionários acionaram a Polícia. Segundo os primeiros levantamentos da Polícia, o italiano não apresentava sinas de violências, apenas um leve corte no queixo. Na investigação os policiais encontraram um pó branco no quarto do italiano. A substância foi levada para análise com suspeita de cocaína. O exame ainda não teve o resultado revelado.
Testemunhas informaram a Polícia que o turista esteve nos últimos dias em companhia de um rapaz. As fitas do circuito interno da pousada foram colhidas pela Polícia para possível identificação desse rapaz. Marco Massida chegou a Fortaleza há dois meses e não demonstrava nenhum envolvimento com drogas, disseram os funcionários da pousada à Polícia.