Pesquisar no blog

sábado, 8 de dezembro de 2012

Olimpíadas Escolares


O handebol está em festa! Neste sábado (8), os times do Ceará que participam da etapa Nacional das Olimpíadas Escolares 15 a 17 anos em Cuiabá, conquistaram medalha de ouro no feminino e prata no masculino. Com esse resultado, a delegação cearense conquistou 16 medalhas e encerrou sua participação na competição nacional.
As atletas do Colégio Jemina Gois enfrentaram a equipe do Colégio Joaquim Monteiro de Minas Gerais e derrotaram as mineiras com o placar de 22x14. O jogo foi de muita marcação, digno de uma final. O primeiro tempo terminou empatado em 7x7, com gol da armadora cearense Camila Andrade nos segundos finais.
No segundo tempo, a equipe do Ceará mostrou superioridade, fechou a defesa e melhorou no ataque. Com isso, o time conseguiu chegar ao tão sonhado ouro. “Lutamos muito para chegar até aqui. O ouro veio coroar o nosso trabalho e tenho o sonho de crescer no esporte e chegar a seleção brasileira”, disse Camila Andrade.
“A medalha de ouro a princípio representa o crescimento do handebol no estado do Ceará. Subimos para a 1ª Divisão das Olimpíadas Escolares e agora queremos conquistar uma vaga no Campeonato Sul Americano em 2013”, projetou o técnico do handebol feminino, Fabiano Lima.
Já o handebol masculino conquistou a medalha de prata em disputa acirrada contra o time do Instituto O Mestre do Rio Grande do Norte. Pequenos erros deixaram o time cearense atrás no placar que terminou 18x14 para os potiguares. A partida foi realizada na tarde deste sábado (8)  no Ginásio da UFMT.
Na próxima terça-feira, (11), às 14h30, no auditório Blanchard Girão da Sesporte, o secretário estadual do Esporte Gony Arruda receberá a delegação que participou da etapa Nacional das Olimpíadas Escolares 15 a 17 anos em Cuiabá.

Olimpíadas Escolares 2012

Organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e correalizadas pelo Ministério do Esporte desde 2005, as Olimpíadas Escolares é considerado maior evento de esporte estudantil do país e unem esporte, educação e cultura. Em 2012 a competição completa seu segundo ciclo olímpico e abrange cerca de um milhão de estudantes de todo país, juntando as etapas municipais, estaduais e a nacional.

Informações à imprensa:
Manuella Viana/ Isaac Araújo
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado
(85) 3101-4415
imprensa@esporte.ce.gov.br

V Encontrão


V ENCONTRÃO
Fortaleza não tem mais disso!
CONFRATERNIZAÇÃO HOJE, 08/12/2012 ÀS 18H

Ex-moradores se reúnem todos os anos há 5 anos.
Vem gente que saiu de lá em 1970
Hoje, às 18h de 08/12/2012 é o dia da confraternização

No Dionísio Torres, bem atrás da
antiga COELCE da Avenida Barão de Studart
Bem na curva, na praça colada ao imóvel vendido à AABB

Em Fortaleza, muito dificilmente esse tipo de evento se sustenta. Reencontro dos ex-moradores das ruas Adolfo Pinheiro, Lívio Barreto, Campeões, no Bairro Dionísio Torres, Fortaleza-CE, junto ao Colégio Joaquim Albano. Há participante da festa, a exemplo de Dona Osmarina que se mudou em 1973 e foi morar no Bairro Edson Queiroz, e retorna a suas origens por causa dos Encontrões, depois de 38 anos. Quando o lugar era conhecido apenas por Vila Zoraide ou bairro “Instância”.
 Época dos muitos campos de futebol, lembrando o “campo noturno”, onde foram construídos residências e blocos de apartamentos; havia vacarias, coqueirais, mangueirais, tipo o ainda existente no Parque Recreio da Rui Barbosa; iluminação noturna precária, porém, cada esquina era segura; ruas livres e de terra boas para se correr descalço; poças d’aguas nos invernos onde DKVs, fuscas, Jipes e Rurais se esguiavam em busca do futuro que chegou sem ao menos avisar.
Quando a av. Pontes Vieira só se estendia até a rua Tibúrcio Cavalcante vindo correndo sem medo das bandas da 13 de maio. Predominavam no entorno da Assembléia Legislativa, sítios, campos abertos ou terrenos quase sem valor. Hoje, o adolescente Dionísio virou área nobre na cidade, o centro, mais centro mesmo de Fortaleza, quando já foi subúrbio.
Os encontrões são realizados exatamente em frente onde aconteceu o Casa Cor Ceará do ano 2010, e onde vai ser construída a sede administrativa e social do Clube AABB.
Fala-se em suntuosa construção da engenharia. Restando à nossa pequena comunidade, a resistência aos empurrões de gigantes arranha-céus. Os encontrões reforçam um oásis vivo de calor humano, coisas que comunidades em outros bairros e Estados poderiam trocar experiências, através da imprensa.

CONTAMOS COM O APOIO DAS RÁDIOS E TVS:
Se ouvinte ou telespectador é ex-morador da antiga Vila Zoraide, no antigo bairro Instância, hoje Dionísio Torres, na confluência das ruas dos Campeões, Adolfo Pinheiro e Lívio Barreto, do lado do Colégio Estadual Joaquim Albano, participe do 5º Ano do Encontrão dos ex-moradores, que acontecerá neste sábado, dia 17 de dezembro de 2011, a partir das 15 horas, na pracinha atrás do prédio desocupado pela Coelce da av. Barão de Studart. ... Ex-moradores da época de uma Fortaleza completamente livre e sem medo de pôr o pé na calçada.

AGRADECIMENTOS À IMPRENSA
Antecipamos os agradecimentos do apoio da Imprensa, que desde o 1º Encontrão em 2008 = 17 participantes; 2009 = 50 participantes; 2010 = 200 participantes divulga o evento em busca de mais ex-moradores. Solicitamos mais esse apoio, uma chamada para o evento, Hoje, dia 08/12/2012 as 18 horas, V Encontrão da antiga Vila Zoraide, Grato.

Fortaleza 08 de Dezembro de 2012

Venício Guimarães
Comunicação do Encontrão desde 2008
85.9171.4841 - 85.3272.8288

Novo uniforme do Ceará


Em 2013, o Ceará Sporting Club vai entrar em campo de roupa nova e o lançamentos dos seus novos uniformes (modelo um e dois) será realizado na próxima terça-feira, 11/12. O evento alvinegro será realizado no Centro de Eventos do Ceará.
O coquetel de lançamento do Uniforme Oficial Penalty 2013 é destinado aos convidados do clube e acontecerá a partir das 19 horas, no Centro de Eventos.
Lançamento do Uniforme Oficial Penalty 2013
Data: 11 de dezembro (terça-feira);
Local: Centro de Eventos do Ceará;
Horário: 19 horas;
Quer participar do coquetel e desfile de lançamento do novo uniforme Oficial do Ceará Penalty 2013? Entre no link ao lado e saiba como - http://vozao.net/11Sk6gp

Prêmio para PMF


(Assessoria de Imprensa) - A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), conquistou o Prêmio Direitos Humanos 2012, na categoria Santa Quitéria do Maranhão. A categoria do prêmio compreende a atuação da instituição em prol da erradicação do subregistro de nascimento. A entrega da premiação está prevista para acontecer no dia 17 de dezembro, às 10 horas, no auditório no salão Nobre do no Palácio do Planalto, Brasília/DF.
A SDH coordena o Comitê Municipal em Prol do Registro Civil, instância responsável pela construção de ações estratégicas voltadas para a promoção do registro civil de nascimento e acesso à documentação básica em nossa cidade.
Dentre as ações realizadas, podem-se destacar os Mutirões pela Cidadania realizados nos bairros Granja Portugal, Vicente Pinzon, Serrinha, Conjunto Palmeiras, Conjunto Esperança, Barra do Ceará e Pici que atenderam em sete Mutirões realizados em 2011 e 2012 um total de 5.594 pessoas através dos serviços de emissão de certidão de nascimento, documentação básica e alistamento militar; as Capacitações de Agentes Mobilizadores, que levou a 1.358 agentes públicos municipais e lideranças comunitárias informações acerca da importância do registro civil de nascimento para a efetivação de direitos. É importante destacar, ainda, a ação voltada para a garantia de registro civil de nascimento para a população em situação de rua e pessoas internas em instituições de longa permanência (hospitais psiquiátricos).
O Prêmio Direitos Humanos está na sua 18ª edição, e é considerado a mais alta condecoração do governo brasileiro a pessoas e entidades que se destacam na defesa, na promoção, no enfrentamento e combate às violações dos direitos humanos no país.

::Saiba Mais
O Prêmio Direitos Humanos é uma honraria concedida pelo Governo Federal por meio da Secretaria dos Direitos Humanos a pessoas e organizações cujos trabalhos em prol dos Direito Humanos sejam merecedores de reconhecimento e destaque por toda a sociedade.

Táxis do Pinto Martins deixam ser brancos

Táxis do Aeroporto Internacional Pinto Martins deixarão de ser brancos. Serão vermelhos e azuis: http://www.fortaleza.ce.gov.br/etufor/noticias/transportes/taxis-que-operam-no-aeroporto-terao-padronizacao-diferenciada.

Operação Limpeza Final de Ano


(Assessoria de Imprensa) - A Operação de Limpeza Final de Ano da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) continua até a próxima segunda-feira (10). São 55 equipes, de 15 homens cada, fazendo a varrição, capinação e pintura de meio fio das principais ruas e avenidas da cidade, das 7 às 17 horas.
Esta semana, garis nas avenidas Val Paraíso, Castelo de Castro, Recreio, Odilon Guimarães, Frei Cirilo, Osório de Paiva, João Pessoa. O serviço acontece também no trecho das ruas Antônio Augusto a José Vilar e na Pe. Pedro de Alencar. As ruas e avenidas do José Walter e Rua Professor José Bonifácio também estão com equipes trabalhando na capina, varrição e pintura de meio fio. Na Aldeota, os garis já concluíram a limpeza nas avenidas.

NBB


Hoje, às 18 horas, tem na Unifor, Ceará x Bauru, pelo NBB.

Pedalaço contra a corrupção

Amanhã tem pedalaço contra a corrupção com saída às sete e meia da manhã da sede da Coelce, na Rua Padre Valdivino.

Mensalão


BRASÍLIA - Agência Estado
O presidente do PT, Rui Falcão, disse que integrantes do partido devem se organizar para auxiliar os filiados condenados no processo do mensalão a pagar as multas aplicadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Falcão afirmou que ele contribuirá com recursos próprios por considerar os valores "desproporcionais". O partido concluiu, na sexta-feira, a reunião de seu diretório nacional com a aprovação de uma resolução afirmando que as denúncias de corrupção são uma tentativa de desestabilizar a legenda.
"Já ouvi manifestação de inúmeros companheiros de que todos vão se cotizar, até porque os companheiros não têm como pagar essas multas totalmente desproporcionais aos crimes que lhe são imputados", disse Falcão. "Se houver manutenção das multas, se houver essa cotização e se me pedirem uma participação, dentro dos meus meios, eu vou contribuir", completou.
Condenado a 10 anos e 10 meses de prisão e a pagar uma multa superior a R$ 600 mil, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu participou dos dois dias de reunião. O deputado federal João Paulo Cunha e o ex-presidente da legenda José Genoino, apesar de estarem entre os 87 membros do diretório nacional, não compareceram ao encontro em Brasília. O outro condenado petista, Delúbio Soares, não é membro do comando.
Segundo Rui Falcão, Dirceu concordou com a não inclusão no texto final de uma proposta que previa insuflar a militância do partido a atacar o STF e não reconhecer o julgamento. O presidente do PT lembrou que o partido já se manifestou sobre o tema reportando como "política" e "injusta" a forma como o Supremo julga o processo. Ele reafirmou ainda que cabe ao partido aplicar o estatuto e que a regra que prevê a expulsão de condenados por crimes infamantes não será aplicado neste caso.
Porto Seguro. O presidente do PT negou ainda informação publicada na revista Veja de que teria pedido para o ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Vieira, preso na Operação Porto Seguro da Polícia Federal, receber o ex-senador Gilberto Miranda. Falcão disse que não conhece Vieira.
Entre os alvos da investigação está a movimentação de Miranda para conseguir regularizar a situação de uma ilha que ocupa no litoral paulista. Sobre a atuação da ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, indiciada na Operação, Falcão afirmou que o PT não tem nada a ver com a investigação feita pela PF.

Recall de xampus


AE - Agência Estado
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça determinou o recall de mais de 500 xampus da linha Avon Care Hidratante que foram vendidos em embalagens de 1 litro.
A justificativa para a medida é a de que os produtos podem causar sérios riscos à saúde, já que testes apontaram que eles estão contaminados com a bactéria Pseudomonas aeruginosa, que em contato com a pele ou os olhos pode "agravar qualquer eventual quadro infeccioso aos consumidores com sistema imunológico debilitado".
Fazem parte do recall as embalagens do xampu que estão no lote LP 3182 e que foram fabricadas em 13 de novembro de 2012, com validade para 2015. A Avon informou, por meio da sua assessoria de imprensa, que está recolhendo voluntariamente as 558 unidades do produto.
Informou ainda, por meio de nota, que identificou e contatou as revendedoras que adquiriram esses itens e, até agora, mais de 300 unidades do xampu já foram recolhidas.
Ainda segundo a Avon, a central de atendimento da empresa não registrou nenhuma reclamação de consumidores a respeito do caso. A empresa recomenda a interrupção do uso e diz que fará a substituição para o consumidor. O contato pode ser feito pelo 0800-708-28-66. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo

Sandrá Sá eleita para ADPEC


Nesta sexta-feira, 7, foi grande o movimento de defensores públicos que se dirigiam ao Centro de Convenções do Complexo São Mateus para votar na eleição para escolha da nova diretoria da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), no biênio 2013/2014. Com chapa única, o pleito transcorreu tranquilo durante todo o dia.
Foram 128 votos no total, dos quais dois foram brancos, seis da urna eletrônica foram anulados e quatro do interior nulos também. Totalizando 116 votos válidos. A chapa Unir e Avançar recebeu 38% do total de associados da ADPEC.
Para a presidente eleita, Sandra Sá, a nova gestão terá “o firme propósito de buscar a efetivação dos pleitos da categoria”. Dentre as propostas da nova diretoria, que tomará posse em janeiro de 2013, estão a luta pela efetividade da autonomia plena da Defensoria Pública e pela implementação das alterações na Lei de Responsabilidade Fiscal, além da busca pela reclassificação dos cargos nos moldes da Lei de Organização Judiciária do Estado. Outro item a ser tratado diz respeito à articulação da negociação com o governo quanto à adequação constitucional de subsídios e a implementação do diferencial de entrância com o respectivo pagamento dos atrasados, nos moldes do art. 37 da LC 06/97.
Outra proposta diz respeito à realização de concurso público para o preenchimento de todos os cargos vagos de Defensores Públicos criados por lei. “Importante salientar que manteremos a defesa constante das prerrogativas e garantias dos Defensores Públicos, bem como lutaremos por uma estrutura de trabalho digna”, ressalta Sandra Sá.
A proposta abrange ainda a busca por uma maior interação entre os Defensores que na Região Metropolitana de Fortaleza e no Interior do Estado, bem como os aposentados e pensionistas.

A nova diretoria está assim composta:
Presidente – Sandra Moura de Sá
Vice-Presidente – Leonardo Antÿnio Moura Júnior
1ª Secretária – Camila Vieira Nunes Moura
2º Secretário – Eduardo Antÿnio de Andrade Villaça
Tesoureiro – Leandro Sousa Bessa
Diretora Parlamentar – Sandra Dond Ferreira
Diretora Jurídica e de Prerrogativas – Elizabeth das Chagas Sousa
Diretora de Eventos – Sâmia Costa Farias Maia
Diretora de Comunicação Social – Aline Pinho Romero Vieira Paula
Diretor do Interior – Heitor Estrela Gadelha
Diretora de Aposentados e Pensionistas – Maria Ocileide Forte Ramos Saraiva
Presidente do Conselho Consultivo e Fiscal – Raimundo Nonato Albuquerque Junior
Conselheira – Patrícia de Sá Leitão e Leão
Conselheiro – Emerson Castelo Branco Mendes

R&B Comunicação
Rozanne Quezado
Assessoria de Comunicação – ADPEC
85 3242.0230
     9994.8040

Antes de imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente e com a
redução de custos

Pela média do consumo

Fortaleza, Pedras, Juazeiro do Norte, Quixadá, Acaraú, Acopiara, Tauá, Tianguá, Aquiraz, Aracati, Barbalha, Baturité, Campos Sales, Caucaia, Capuan, Cascavel, Crateús, Itapipoca, Deserto, Eusébio, Forquilha, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Massapê, Mombaça, Novo Oriente, Pacajus, Pentecoste, Russas, Santa Quitéria, São Benedito, Tabuleiro do Norte, Tururu, Ubajara, Uruburetama, Varjota, Jaguaruana e Várzea Alegre.
Estas são as 40 localidades que a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) começa a partir da conta desde mês de dezembro de 2012 a cobrar pelo consumo médio de suas usuários.
Devido a Operação Águas Claras, a Cagece decidiu cobrar temporariamente a partir da conta de água e esgoto dos usuários de dezembro através do consumo médio de 2012. São afetados consumidores de 40 localidades cearenses que a Cagece atende. 
Em comunicado aos usuários, a Cagece esclarece que a medida é "temporária", mas não diz quando terminará. "A Cagece vem a público informar que o cálculo das faturas de água e esgoto será realizado, a partir deste mê de dezembro, com base no consumo médio de cada imóvel. A medida é temporária e refere-se aos clientes residenciais em quarenta localidades do Estado", diz o comunicado da Companhia. A Cagece diz apenas que "já adotou providências  para agilizar o quanto antes o restabelecimento do faturamento normal, com o lançamento do procedimento licitatório para realizar a contratação do serviço".

Citada na Operação Águas Claras, a Cagece abriu sindicância para investigar a acusação de irregularidade no contrato de renovação com a empresa Allsan, responsável pela leitura de medidores e faturamento das contas. O contrato foi suspenso. "Desde o momento da divulgação das suspeitas, a Cagece", diz o comunicado "empenhou-se em colaborar com as investigações externas e adotou medidas para apurar eventuais irregularidades". Segundo a Cagece, "atualmente está em andamento uma auditoria interna". A Cagece ainda aguarda os pronunciamentos do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público do Ceará sobre a Operação Águas Claras.
Uma das primeiras atitudes da Cagece foi aceitar o pedido de demissão do diretor comercial da Companhia, Antônio Alves Filho, acusado de ser o elo de empresários com a Cagece na suposta irregularidade do contrato com a Allsan. Quando de sua demissão, em 14 de novembro passado, Alves Filho disse que o contrato de prorrogação com a Allsan "atendeu a critérios técnicos e gerenciais, obedecendo aos trâmites legais, analisados pela Procuradoria Jurídica". Segundo ele, o novo contrato representou economia de R$ 1,2 milhão à Cagece.  "Os contatos entre os representantes da prestadora (Allsan) e da Cagece se deram no contexto da relação profissional necessária entre as partes", relatou Alves Filho.
A Cagece finaliza o comunicado dizendo que "atua de forma correta e ética, respeitando a legislação vigente e não compactuando com condutas irregulares praticadas por quaisquer de seus parceiros".
A Operação Águas Claras  apontou empresas investigadas pelo Ministério Público de São Paulo por práticas ilegais em processos licitatórios em vários estados do Brasil, dentre eles o Ceará.

Divulgação da festa


O Governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes, e o secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, participam de uma panfletagem neste domingo (9), a partir das 10h, para divulgar a festa de entrega da obra da Arena Castelão. A homenagem ao primeiro estádio que vai ficar pronto para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 TM acontece no domingo seguinte (16), com a presença da presidente Dilma Rousseff e show gratuito do cantor Fagner. Quem comparecer à comemoração poderá também fazer uma visita ao interior do estádio. 

As obras de reforma, ampliação e modernização da Arena Castelão seguem em ritmo avançado na semana final. Ao todo, o projeto envolve recursos da ordem de R$ 518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 55 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos, que irá cobrir todas as despesas com energia, água, telefonia, esgoto e pessoal de manutenção e conservação. 

O Castelão vai receber jogos importantes já em junho de 2013, pela Copa das Confederações. A partida de estreia será um Clássico das Américas entre Brasil e México, no dia 19 de junho. Já no dia 23, a campeão do mundo, Espanha, recebe a seleção vencedora do torneio nacional africano. Depois dos jogos da primeira fase, o Castelão ainda recebe uma semi-final da competição. 



Informações à imprensa:
Sabrina Lima e Ana Martins
Coordenadoria de Comunicação da Secretaria Especial da Copa 2014

Vivo


A Telefônica Vivo informa que vai oferecer a seus clientes o novo iPhone 5 a partir de R$ 1.449,00, dependendo do plano contratado e da pontuação do cliente no Programa Vivo Valoriza. Com a rede de Terceira Geração da empresa, presente em mais de 3 mil municípios, os clientes terão a melhor experiência de navegação na internet móvel.

Desde a última segunda-feira (03/12), o site da empresa coloca à disposição um formulário de cadastro para as inscrições dos interessados em ficar atualizados sobre o lançamento do iPhone 5 no Brasil. Ao se cadastrar, o usuário vai receber informações sobre a chegada do aparelho nas lojas e outros detalhes sobre o produto.

Para se cadastrar, basta acessar o www.vivo.com.br, clicar no link do pré-cadastro e fornecer as informações requeridas, como nome e email. O serviço encontra-se disponível para os clientes da Vivo e todos demais usuários.

Marinheiro


Na semana em que se celebra o Dia do Marinheiro, Durante três dias, um pouco sobre a história e a rotina de trabalho desses profissionais do mar fica em exposição aberta ao público, no mall do Shopping Benfica. A mostra é uma homenagem ao Dia do Marinheiro, celebrado nesta quinta-feira, dia 13 de dezembro.
A exposição comemorativa apresenta ao público parte do acervo exclusivo da Marinha, com quadros de nós, brasões e outros temas relativos ao mar e a força armada militar nacional. Para as crianças que sonham um dia vestir a farda, ou para os adultos que um dia já tiveram esse desejo, no local estarão maquetes em miniatura de embarcações.
Enquanto contempla as peças raras e que recontam um pouco sobre a trajetória dos marinheiros, os visitantes também poderão receber, de forma gratuita, serviços de saúde.  Oficiais da saúde estarão a disposição para prestar atendimentos de aferição de pressão arterial e glicose; explicar, por meio de uma exposição, informações sobre a importância de uma correta higiene bucal. Distribuição de preservativos também será realizada durante a mostra.
A data 13 de dezembro foi instituída, em 1925, como o Dia do Marinheiro, homenageando o nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré e distinguindo-o como  Patrono da Marinha.
Ele dedicou-se a servir à Pátria com destemor, lealdade e ética, tornando-se um modelo para os homens e mulheres que compõem a Força. Fez parte de importantes campanhas, como “Confederação do Equador”,  “Guerra dos Farrapos”, já como Almirante, atuou na fase inicial da Guerra da Tríplice Aliança.
Sob sua lápide está uma frase que ele pediu em testamento e que sintetiza todo o seu empenho e amor como oficial: “Aqui jaz o velho marinheiro!”
Com o apoio cultural do Shopping Benfica, a exposição será conduzida por militares desta Capitania dos Portos (CPCE) e da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará (EAMCE).
EXPOSIÇÃO
DIA DO MARINHEIRO
De 10 a 12 de dezembro.
Horário: 13h às 22h.
Local: Shopping Benfica
Livre.
Conteúdo: parte do acervo da Marinha, serviços de saúde e distribuição de preservativos.
Informações: 3243-1000.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Certidão digital


(Assessoria de Imprensa) - Mais um serviço online está disponibilizado no Portal do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). A partir desta sexta-feira (7), quem precisar poderá imprimir a Certidão Negativa em modelo digital, diretamente da página eletrônica www.tce.ce.gov.br. Além de disponibilizar o serviço no menu Links Importantes, da página principal, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) colocou um link também na seção Cidadão.

Qualquer pessoa poderá obter a certificação e o documento é válido por 30 dias. O novo serviço faz parte do compromisso assumido pela Corte de Contas do Ceará no cumprimento da Lei de Acesso à Informação. A meta é aumentar cada vez mais a transparência e oferecer novos serviços ao cidadão.

A emissão da Certidão Negativa via online vai permitir a agilização do serviço e evitar que o cidadão gaste seu tempo deslocando-se até o Tribunal para fazer a requisição. Dependendo da demanda, a certidão demorava de 2 a 7 dias para ficar pronta. Com a inclusão deste serviço no Portal do TCE-CE, a parte interessada adquirirá a certidão de imediato. Para acessar o endereço eletrônico, basta digitar o nome completo e o CPF.

O analista de controle externo, Felipe Koury, do Gabinete da Presidência do TCE, acredita que a medida facilitará a vida do cidadão. “Ele não vai mais precisar vir ao Tribunal para fazer a requisição e depois esperar alguns dias para buscar. Será mais prático, cômodo e econômico para o cidadão”, afirma.

A Certidão Negativa digital também tratá melhorias para o Tribunal. Além de diminuir a quantidade de requisições e documentos, contribuindo para que os servidores utilizem o tempo em outros serviços, a função gerará uma redução na quantidade de papel utilizada pelo TCE, que desde julho adota medidas de conscientização ambiental.

Combate à poluição

No período de 4 a 7 deste mês, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), realizou blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra em Fortaleza e Região Metropolitana (RMF). A operação totalizou com a vistoria de 462 veículos movidos a diesel e 17 multas aplicadas aos responsáveis que estavam com índices de poluição acima do permitido pela legislação ambiental vigente.

As infrações geraram multa no valor de R$ R$ 1.239,33 para cada veículo. De acordo com a Geamo, para medir a intensidade de fumaça a equipe utiliza a Escala de Ringelmann Reduzido, constituída de cinco colorações, que variam de cinza claro ao preto total. As emissões até 40% são consideradas normais. Acima disso o responsável pelo automóvel é autuado e multado. 

Em Fortaleza, as blitze ocorreram nas Avenidas Vicente de Castro (Mucuripe) e Bernardo Manuel (José Walter). Na RMF, as vistorias ocorreram em Aquiraz e Maranguape, nas Rodovias CE 040 Km 32 (Catu) e CE 065 Km 10, respectivamente. As fiscalizações contaram com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). 

Saiba mais

A emissão de fumaça negra proveniente dos veículos automotores do ciclo diesel é o resultado de uma combustão incompleta e está associada a problemas operacionais e de manutenção, podendo acarretar doenças relacionadas ao aparelho respiratório e cardiovascular, bem como alterações no clima da terra. 

Desde 1990 o Programa de Combate à Fumaça Negra da Semace atua no intuito de minimizar a poluição ocasionada pelo material particulado emitido dos escapamentos dos automóveis movidos a diesel. 



07/12/2012

Assessoria de Comunicação da Semace

Ana Luzia Brito (comunicacao@semace.ce.gov.br/85 3101.5554)
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov

Punição mais severa


A Lei Federal Nº 8.096/1990, mais conhecida como Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) é clara: é proibida a venda de bebida alcoólica aos menores de 18 anos. A maioria das pessoas tem ciência que essa prática é crime em todo o País, mas mesmo assim muitos estabelecimentos comerciais não respeitam a lei. Por esse motivo tramita na Assembléia Legislativa do Ceará um projeto de Lei que trará maiores punições aos locais que vendem, ofertam ou permite em suas dependências o consumo de álcool por adolescentes. 

De autoria da presidente da Comissão da Infância e Adolescência, deputada estadual Bethrose (PRP), o projeto de Lei Nº 138/2012 aumenta o rigor e a fiscalização do crime. De acordo com a nova proposta, as punições poderão ser interdição do local, multas que variam de R$ 268,65 a R$ 5.373,00 e em casos de descumprimento da sanção de interdição ou se houver nova infração o comércio poderá ter cassada a sua inscrição no cadastro de contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 

“O aumento do rigor na proibição da venda de bebidas alcoólicas para adolescentes, acompanhadas de uma fiscalização eficiente, é uma boa estratégia para conter o abuso da bebida e prevenir o surgimento de novos dependentes”, justifica Bethrose.

CONSUMO PRECOCE

Uma pesquisa realizada em 2011 pelo IBOPE apontou que 39% dos adolescentes brasileiros já compraram bebidas pessoalmente. Dentre eles, 69% o fizeram em bares ou padarias; 26% em mercados, mercadinhos e mercearias; 4% em supermercado; 2% em depósitos de bebidas ou adegas.

A pesquisa aponta ainda que 96% dos pais já facilitaram o consumo ou a compra de bebidas alcoólicas para menores; 67% já presenciaram adolescentes consumindo bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes; e 63% já presenciaram menores de 18 anos excessivamente alcoolizados.

Em Fortaleza os números ainda são mais preocupantes. Segundo a pesquisa “Retratos de Fortaleza Jovem”, elaborado pelo Instituto da Juventude Contemporânea (IJC), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, mostra que 49,4% jovens fortalezenses possuem o hábito de tomar bebida alcoólica desde os 14 anos. “Esse é um problema de grande gravidade e requer uma atenção especial do poder público e da sociedade. Os médicos são unânimes em afirmar que o corpo de um adolescente não está preparado para ingestão de bebidas alcoólicas e que não existem doses seguras para o consumo”, afirma a parlamentar.

OP 2013


Presidente Acrísio Sena pretende votar a matéria ainda nesta legislatura - Foto: Genilson de Lima
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, na manhã desta sexta-feira, 07, uma audiência pública para debater a institucionalização do Orçamento Participativo (OP). Na ocasião, foram apresentadas as demandas do OP para o exercício de 2013.
De acordo com Edna Xavier, assessora técnica da Presidência da Casa, que apresentou as demandas, foram destinados pouco mais de R$ 185 milhões (3,3%) do Orçamento do Município para o OP. Desta quantia, 40,04% são para a área da saúde, o que equivale a R$ 74.392.296.
Outras funções contempladas com o Orçamento Participativo são habitação, com R$ 34.397.817 (18,51%); educação, com R$ 27.800.276 (14,96%); cultura, com R$ 21.179.949 (11,40%). Veja abaixo a tabela completa das demandas orçamentárias do OP.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Acrísio Sena (PT), anunciou disposição de colocar a matéria em votação ainda este ano. Para isso, o texto deve retornar à Casa até a próxima terça-feira, 11, em forma de mensagem do Executivo.

XIV Prêmio Imprensa Embratel


Em sua XIV edição, o Prêmio Imprensa Embratel chega reformulado e se apresenta com novo visual, onde todos seus processos foram informatizados para se adequar às novas tendências e desafios do jornalismo brasileiro. Outra novidade é a inclusão da mídia internet na categoria de Jornais e Revistas (tema livre), que passa a ser denominada “Jornais, Revista e Internet (tema livre)”.

Com a total informatização e a criação de um novo site, o Prêmio Imprensa Embratel otimiza sua logística, democratiza o acesso, preserva a memória digital do seu acervo, fica mais ágil e dá um exemplo de compromisso com a modernidade e a sustentabilidade, gerando uma economia da ordem de 1,5 tonelada de papel por ano. Com esta iniciativa, a Embratel reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento social sustentável e a democratização do acesso à informação.

Para serem inscritas na edição deste ano, as reportagens veiculadas em diferentes mídias – impressa, de rádio, televisão ou Web – devem ser enviadas pela internet e não mais pelos correios, como era feito até a edição anterior.
A Embratel, com esta iniciativa, reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento social sustentável e a democratização do acesso à informação.
Patrocinado pela Embratel, com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, da Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro (Arfoc) e realizado pelo Instituto Embratel, o Prêmio Imprensa Embratel destaca-se pela independência, pela abrangência nacional e pelo estímulo à produção de reportagens sobre grandes temas, representando uma efetiva contribuição para a inclusão social e a promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil.

Inscrições

As inscrições para a 14ª edição do Prêmio Imprensa Embratel serão realizadas exclusivamente pela internet, pelos próprios autores, através do site www.premioimprensaembratel.com.br, seguindo os seguintes passos:

1)       Inicialmente o participante terá que se cadastrar no site do Prêmio Imprensa Embratel (www.premioimprensaembratel.com.br), preenchendo um formulário específico.
2)        Pelo e-mail informado no momento do preenchimento do cadastro, o participante receberá uma senha que, a seu critério, poderá ser alterada ou não.
3)       De posse da senha, o participante cadastrado irá acessar novamente o site. Somente com esta senha é que ele poderá inscrever suas matérias e enviar os respectivos arquivos, dentro dos critérios previstos no Regulamento, que permite a inscrição de até três diferentes reportagens em cada uma das categorias.
4)       Cada interessado poderá participar de uma ou mais categorias, com limite de até 3 (três) matérias por categoria.

Os autores poderão enviar sua(s) matéria(s) através de arquivos digitais ou informar o link (URL) no qual a matéria está disponível para acesso.


É responsabilidade do autor garantir a disponibilidade do link até o final do concurso, sob pena de ser eliminado caso não se consiga acessar a matéria para julgamento.

A quantidade e os tipos de arquivos que poderão ser enviados dependerão da categoria de inscrição, podendo os autores enviar múltiplos arquivos em uma mesma inscrição.

A inscrição de matéria elaborada por uma equipe só será aceita com o registro dos nomes de todos os profissionais participantes da matéria. A informação deverá ser fornecida pelo profissional encarregado de fazer a inscrição. Este, por sua vez, passará a ser considerado o coordenador da equipe, representando-a em todo o processo do 14º Prêmio Imprensa Embratel.


Novos valores (líquidos) dos prêmios

Grande Prêmio


Troféu Barbosa Lima Sobrinho, R$ 32.000,00 (trinta e dois mil reais).

Prêmios nacionais

-       Reportagem (tema livre) em jornais/revistas/internet, R$ 13.000,00 (treze mil reais).
-       Reportagem (tema livre) em emissora de TV, R$ 13.000,00 (treze mil reais)
-       Reportagem Investigativa – Troféu Tim Lopes (em jornal, revista, rádio, televisão ou internet),
 R$ 13.000,00 (treze mil reais).
-       Reportagem (tema livre) em emissora de rádio, R$ 11.000,00 (onze mil reais).
-       Reportagem Esportiva (em jornal, revista, rádio, televisão ou internet), R$ 11.000,00 (onze mil reais).
-       Reportagem Cultural (em jornal, revista, rádio, televisão ou internet), R$ 11.000,00 (onze mil reais).
-       Reportagem Econômica (em jornal, revista, rádio, televisão ou internet), R$ 11.000,00 (onze mil reais).
-       Reportagens sobre Responsabilidade socioambiental – Troféu Instituto Embratel (em jornal, revista, rádio, televisão ou internet), R$ 10.000,00 (dez mil reais).
-       Reportagem Fotográfica (tema livre em jornal, revista ou internet), R$ 9.000,00 (nove mil reais).
-       Reportagem Cinematográfica ou melhor imagem de reportagem de TV (tema livre), R$ 9.000,00 (nove mil reais).
-       Reportagem sobre Tecnologia da informação, Comunicações e Multimídia (em jornal, revista, rádio,     televisão ou internet – veículos especializados e não especializados), R$ 11.000,00 (onze mil reais).
-       Reportagem sobre Educação (em jornal, revista, rádio, televisão ou internet), R$ 10.000,00 (dez mil           reais

Prêmios regionais

Será premiado com R$ 6.000,00 (seis mil reais líquidos) o(s) autor(es) da melhor reportagem de cada região (Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul), independentemente da mídia em que ela tenha sido veiculada. O valor total dessa categoria é de R$ 30.000,00 (trinta mil reais).

Os melhores trabalhos regionais também estarão concorrendo ao Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho.

Inscrições pela Internet

·        Reportagens impressas e imagens: envio de arquivo nos formatos PDF e JPEG e/ou informação do link para a matéria;
·        Reportagens em áudio: envio de arquivo no formato MP3 e/ou informação do link para a matéria;
·        Reportagens em vídeo: envio de arquivo no formato MP4 e/ou informação do link para a matéria. Também serão permitidos vídeos hospedados no site YouTube - http://www.youtube.com.




Categorias do prêmio e formatos de arquivo por categoria

Categoria
Veículos
Formatos permitidos
Reportagem em jornais, revistas e internet (tema livre)
Jornais e revistas
pdf e jpeg
Reportagem em emissora de TV (tema livre)
Emissora de televisão
mp4
Reportagem Investigativa – Troféu Tim Lopes.
Publicada em jornal, revista, rádio e televisão
pdf, mp3, mp4 e jpeg
Reportagem em emissora de rádio (tema livre)
Emissora de rádio
mp3
Reportagem Esportiva
Jornal, revista, rádio e televisão
pdf, mp3, mp4 e jpeg
Reportagem Cultural
Jornal, revista, rádio e televisão
pdf, mp3, mp4 e jpeg
Reportagem Econômica
Jornal, revista, rádio e televisão
pdf, mp3, mp4 e jpeg
Reportagem sobre Responsabilidade Socioambiental – Troféu Instituto Embratel
Jornal, revista, rádio e televisão
pdf, mp3, mp4 e jpeg
Reportagem Fotográfica (tema livre)
Jornal e revista
pdf e jpeg
Reportagem Cinematográfica (tema livre)
Ou melhor imagem de reportagem de TV
pdf, mp4 e jpeg
Reportagem sobre Tecnologia da informação, Comunicações e Multimídia
Jornal, revista, rádio e televisão
pdf, mp3, mp4 e jpeg
Reportagem sobre Educação
Jornal, revista, rádio e televisão
pdf, mp3, mp4 e jpeg
Os arquivos no formato MP4 estarão limitados ao tamanho de 50MB cada. Para envio de arquivos maiores, enviar vários arquivos ou disponibilizar o link da reportagem.
O Regulamento completo da 14ª edição do Prêmio Imprensa Embratel está disponível no novo site www.premioimprensaembratel.com.br, onde podem ser encontradas também informações sobre a criação, evolução e vencedores de todas as edições anteriores.



Mais informações:

Secretaria do Prêmio Imprensa Embratel – Luiz Freitas: (02121) 2292-9480

Embratel - Claudia Janot: (02121) 2121-7837 / janot@embratel.com.br

Assessoria de Imprensa da Embratel – PLANIN – www.planin.com
Angélica Consiglio e equipe (02111) 2138-8900
Carolina Hilal (02121) 2121-6336 -  embratel@planin.com
Tatiane Beralde (02111) 2138-8928