Pular para o conteúdo principal

No Dragão


De 21 a 24 de fevereiro de 2013, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em parceria com o Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (Lisa) da USP e o Laboratório de Estudos da Oralidade (Leo) da UFC, realiza a Mostra Itinerante Múltiplos Brasis. Sob curadoria de Paula Morgado, a Mostra apresenta, gratuitamente, 19 filmes que têm como foco o cotidiano e as experiências que se revelam nas cidades, nas personagens, nas manifestações culturais, no ato performático de si e dos outros, cruzando fronteiras e expressando a multiplicidade do Brasil. A abertura será realizada às 18h30, no Auditório, ocasião em que a antropóloga, curadora da Mostra e atual coordenadora do Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia Paula Morgado ministrará a conferência “Antropologia Visual: conhecer para ver e ver para conhecer”.
“Não é incomum que nós, antropólogos, sejamos abordados no cotidiano sobre o sentido da nossa prática.  E não é raro nos depararmos com a dificuldade de encontrar uma resposta simples para tal pergunta. A antropologia na sua definição, tout court, é a disciplina, nas Ciências Sociais, que tem por ambição colocar-se nas lentes do outro que pretende conhecer. Ao buscar tornar familiar o que é estranho e estranho o que nos é familiar, ela dialoga com realidades transculturais, desvelando mundos distintos,  múltiplas identidades”, aponta Paula Morgado,
Após a palestra, o antropólogo cearense Alexandre Fleming Câmara Vale lançará o livro “O Voo da Beleza: experiência trans e migração”, que será seguido da exibição do documentário que leva o mesmo título da obra literária. O lançamento também contará com a participação do Prof. Dr. Alípio de Sousa Filho, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e editor da Revista Bagoas, que no dia seguinte proferirá a conferência “A Orientação Sexual em Questão”, seguida da apresentação do filme “Vestido de Laerte”. 
Eixos temáticos da Mostra
           
Os filmes foram pensados a partir de cinco eixos temáticos: Cidades, Personagens, Fronteiras, Performance e Outros Brasis. São todos filmes selecionados e/ou premiados em festivais e alguns deles foram feitos por antropólogos.
Eles dialogam com questões antropológicas e nos remetem diretamente às discussões que terão lugar na IV Reunião Equatorial de Antropologia e na XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste, cuja temática será "Saberes Locais e Experiências Transnacionais: Interfaces do Fazer Antropológico". O evento será realizado em Fortaleza no período de 04 a 07 de agosto de 2013, promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (EUCE), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e a Universidade Regional do Cariri (URCA). 
O programa Fronteiras reúne cinco filmes que abordam situações liminares vividas pelo “corpo” social, cultural e físico: travestis e transexuais em contextos migratórios (O Voo da Beleza), experiências extremas vividas como “distúrbios psiquiátricos” (Em (Si) Mesma), marginalidade social, subalternidade e subversão (Estamira), arte marginal e bastidores do mercado pornô brasileiro (Minami em Close-up. A Boca em Revista) e a liminaridade em sua potência máxima no drama de pais que geram crianças acéfalas (Uma História Severina).

O programa Performance reúne quatro filmes e nos instiga a pensar sobre a eficácia da encenação que impregna a vida social e a plasticidade do corpo, de suas práticas e danças: na paixão pelo samba(Roda), na religião (Terra deu, Terra Come), no cotidiano de travestis em São Paulo (Transficção) e na subversão cotidiana aos binarismos sexuais (Vestido de Laerte). Em todos esses filmes a representação desempenha um papel relevante na construção da narrativa fílmica, desafiando as fronteiras entre ficção e realidade.

O programa Cidades reúne quatro filmes cujo cenário de fundo é a grande cidade, revelando suas diferentes faces: o universo dos moradores de coberturas de prédio das cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo (Um Lugar ao Sol); percursos e inquietações de vários artistas que vivem no extremo sul da cidade de São Paulo às margens do maior reservatório hídrico da cidade (Grajaú, Onde São Paulo Começa); a vida e as transformações de quatro protagonistas da arte de rua no bairro de Tiradentes, zona leste da cidade de São Paulo (A Arte e a Rua); a convivência conflituosa, marcada por desvios de curso de rios, especulação imobiliária e habitação irregular que marcam a cidade de São Paulo (Sobre rios e córregos)

O programa Personagens, composto de quatro filmes, fala de um cinema documental no qual os personagens são o centro da narrativa, cada um revelando um Brasil particular: sobre as babás que fazem parte de inúmeras famílias brasileiras, mostrando uma situação em que o afeto é genuíno, mas não dissolve a violência (Babás); os fotógrafos ambulantes no interior do Nordeste e os sentimentos impressos nas imagens (Câmara Viajante); A música e a cultura no Recôncavo Baiano segundo o percussionista Naná de Vasconcelos (Diário de Naná); Mulheres afrodescendentes, oriundas de classes populares que se transformam em rainhas na escola de samba ou incorporam deuses nos barracões do candomblé (Fala Mulher)

Finalmente, o programa Outros Brasis reúne dois filmes onde se destacam aspectos rurais de um Brasil múltiplo, em vias de modernização. Um Brasil, por vezes, silencioso, pacato e isolado, como em A Poeira e o Vento que, numa linguagem poética, nos faz emergir na vida de um lugarejo no interior de Minas Gerais. Ou ainda, um Brasil atravessado por conflitos econômicos, ecológicos e humanos, como em Nas Terras do Bem-Virá, no qual a violência é abordada como fruto de um modelo de desenvolvimento de estradas criado nos anos 70, no auge da ditadura militar, ocasionando devastação da floresta, trabalho escravo, luta pela terra e assassinatos, como os dos sem-terra de Eldorado dos Carajás e da missionária americana Dorothy Stang. 

Programação
Quinta (21)
18h30 – Abertura Conferência da Dra. Paula Morgado: “Antropologia Visual: conhecer para ver e ver para conhecer”.
19h30 – Lançamento do Livro “O Voo da Beleza” de Alexandre Câmara Vale, seguido de bate-papo com o autor e com o Prof. Dr. Alípio Sousa Filho (UFRN).
20h10 – Filme de Abertura: “O Voo da Beleza” (Alexandre Fleming Vale, Brasil, 2012, 76min)
20h50 – Coquetel de Abertura da Mostra.

Sexta (22)
14h – Em (si) mesma (Andréa Barbosa, Brasil, 2006, 24 min)
14h40 – Uma História Severina (Débora Diniz, Brasil, 2005, 22 min)
15h20 – Estamira (Marcos Prada, Brasil, 2004, 115 min)
18h – Conferência do Prof. Dr. Alípio de Sousa Filho: “A Orientação Sexual em Questão”
19h30 – Vestido de Laerte (Claúdia Priscilla e Pedro Marques, Brasil, 2012, 13 min)
20h – Transfiguração (Johannes Sjoberg, Brasil, 2007, 55 min)
21h10 – Minami em Close-up. A Boca em Revista (Thiago Mendonça, Brasil, 2009, 19 min)

Sábado (23)

14h – Roda (Carla Maia e Raquel Junqueira, Brasil, 2011, 70 min)
15h20 – Terra Deu, Terra Come (Rodrigo Siqueira e Pedro Alexina, Brasil, 2010, 88 min)
17h – Um Lugar ao Sol (Gabriel Mascaro, Brasil, 2009, 66 min)
18h20 – Grajaú, Onde São Paulo Começa (João Cláudio de Sena, Brasil, 2011, 28 min)
19h – A Arte e a Rua (Carolina Caffé e Rose Satiko Hikiji, Brasil, 2011, 46 min)
20h – Sobre Rios e Córregos (Camilo Tavares, Brasil, 2009, 60 min)
21h10 – Babás (Consuelo Lins, Brasil, 2010, 20 min)


Domingo (24)

15h – Câmara Viajante (Joe Pimentel, Brasil, 2007, 20 min)
15h40 – Diário de Naná (Paschoal Samora, Brasil, 2006, 60 min)
16h50 – Fala Mulher (Kika Nicolela e Graciela Rodriguez, Brasil, 2005, 80 min)
18h20 – A Poeira e o Vento (Marcos Pimento, Brasil, 2010, 18 min)
18h50 – Nas Terras do Bem-Virá (Alexandre Rampazzo, Brasil, 2007, 110min)

Serviço
Mostra Itinerante Múltiplos Brasis
Período: De 21 a 24 de fevereiro
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura



Luciana Vasconcelos
Assessora de Comunicação e Marketing do IACC
(85) 3488.8625 / (85) 8733.8829
@_dragaodomar
logos

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.