Pular para o conteúdo principal

Hoje no TJA

CASA de ARTES da UFC apresenta hoje às 19h30,  no Foyer do Theatro José de Alencar o recital de lançamento do CD "Canções Brasileiras Conterrâneas", com Daniel Sombra (Tenor) e Vitor Duarte (piano). O acesso é gratuito. 
Em um CD marcado pela beleza, a diversidade e a singularidade de nossa terra, Daniel Sombra e Vitor Duarte compartilham interpretações de belíssimas composições conterrâneas, incluindo contemporâneas, podendo, assim, trazer uma maior proximidade e identificação entre as obras e o ouvinte. 
O Duo Piano e Tenor traz a heterogeneidade de nossa terra em uma viagem que percorre o tempo, de forma a elencar nomes significativos e representativos de compositores conterrâneos, que com orgulho levam em sua obra a singularidade do povo nordestino e a diversidade do povo brasileiro. 
DANIEL SOMBRA 
Daniel Sombra pertenceu ao do naipe de tenores do Coral da Universidade Federal do Ceará (UFC) durante 10 anos, onde atuou como monitor e solista.  Neste coral apresentou-se na Alemanha em 2005 (Espetáculo Borandá Brasil), na Alemanha, Polônia e França em 2007 (Espetáculo Gonzagas) e na Austrália em 2011 (Borandá Brasil). Licenciado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), atualmente é professor de música do município de Caucaia onde desenvolve suas atividades de docência embasadas no fazer musical junto aos alunos e na busca pela consolidação e valorização deste ensino em nosso estado.

O tenor integra o movimento coletivo BORA! Ceará Autoral Criativo somando esforços como fomentador, facilitador e realizador músico artístico cultural com destaque na cena local, participando de projetos que valorizam a música autoral erudita e popular, além do diálogo entre as linguagens artísticas mais variadas. Além de "Canções Brasileiras Conterrâneas: do histórico ao contemporâneo", realizado com o apoio do “Prêmio Editais das Artes" da Secretaria de Cultura de Fortaleza, em 2013 Daniel Sombra lança também o álbum "Dichterliebe, Amor de Poeta" apoiado através do “VII Edital de Incentivo as Artes" da Secretaria de Cultura do Ceará. 
VITOR DUARTE 
Vitor Duarte iniciou seus estudos de piano em Brasília com Ingrid Madsen. Transferindo-se para Goiânia, avançou seus estudos na classe da professora Belkiss Spencieri Carneiro de Mendonça. Recebeu o diploma de Mestrado em Música pela Arizona State University-USA (1997) e doutorado pela The University of Arizona-USA (2002). 
O pianista recebeu vários prêmios no Brasil. Destaca-se o 1° lugar no 1° Concurso JK de Piano da cidade de Brasília. Nos USA venceu o prestigioso “President’s Competition” da The University of Arizona e foi premiado no “Green Valley International Piano Competition”. Como solista tocou sob a regência dos maestros Alfredo Barros, Sílvio Barbato, Eleazar de Carvalho, Roberto Duarte, Emílio de Cézar, Joaquim Jayme e Jidong Cai. Participou do Festival Chopin pela The University of Arizona e do Festival Chopin pela Chopin Academia de Música em Varsóvia, Polônia, a convite da professora Barbara Hesse-Bukowska. Em Phoenix gravou para a KBACH -FM. 
Entre professores e masterclasses estiveram presentes os pianistas Zora Mihailovich (ex-aluna de Busoni e Michelangeli), Barbara Hesse-Bukowska (vencedora do Concurso Chopin em Varsóvia), Martin Canin (Julliard School), Nelita True (Eastman School), Mack MaCrey (University of San Francisco), Tomas Laratta (San Francisco), Gilberto Tinetti (USP), Caio Pagano (ASU), Nicholas Zumbro e Nohema Fernandez (UofA). 
Vitor Duarte é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará.

PROGRAMA 
Pietà Signore (A. Stradella)
3 Canções Simples (Orlando Codá / Ronaldo Miranda)
Foi Bôto, Sinhá! (Antônio Navernard / Waldemar Henrique) 
O tempo passou (Alan Mendonça / Daniel Sombra / Vitor Duarte)
Depois (Elvis Matos)
Valsa Triste (Tarcísio José de Lima)
Jangada (Juvenal Galeno / Alberto Nepomuceno)
Sobre um Piano (Henrique Beltrão / Marcos Paulo Leão)
Xácara (Orlando Teixeira / Alberto Nepomuceno)
Passei a não gostar da Noite (Sávio Leão / Liduíno Pitombeira)
Uirapuru (Waldemar Henrique)
Essa Nêga Fulô (Jorge de Lima / Waldemar Henrique)

MAIS CONCERTOS EM MAIO NO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR 
A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (ORCEC), que tem a regência do Maestro Artur Barbosa, leva ao Theatro José de Alencar em maio a seguinte programação, com entrada gratuita: No dia 17, como parte da programação mensal especial “Dias 17 no Theatro”, a Camerata Eleazar de Carvalho com o tornor Franklin Dantas interpretam Ave Maria de Franz Shubert, às 18h no saguão do TJA. No dia 30, tem Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho - Concertos Série Oficial, às 19h30, no palco principal. 
A Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE), sob a regência do Maestro Alfredo Barros, apresenta no dia 28 de maio, às 19h30, no palco principal do Theatro José de Alencar, concerto com os solistas convidados Krysia Misivkiewicz (oboé - Londres), Gilberto Portilio (clarineta - SP), Don Freund (compositor e pianista - Universidade de Indiana/EUA) e também a participação especial de Hugo D’Leon (trompete – CE). O acesso é gratuito. 
SERVIÇO 
DANIEL SOMBRA (TENOR) E VITOR DUARTE (PIANO) – Dia 14 de maio (terça), às 19h30, no Foyer do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro, Fortaleza).  120 lugares. Livre. Tel: (85)3101.2583. Grátis.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".