Pular para o conteúdo principal

Urbbox

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará por meio do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará – INDI, liderado pelo diretor corporativo, Carlos Matos, possibilitou o surgimento de uma empresa de Tecnologia da Informação a partir do Programa Apóstolos da Inovação. Das 27 ideias de startups (empresas nascentes de tecnologia) pensadas durante a 1ª edição da iniciativa, uma delas inspirou o surgimento da Urbbox. A empresa, dos sócios cearenses e alunos do ITA, Abraão Lacerda  e Rubens Farias (fundador), lançou o software com aplicativo em que os clientes estrangeiros e nacionais podem acessar o cardápio, fazer o pedido e encerrar a conta direto do seu smartphone em até 23 idiomas. Basta fotografar para capturar o QR Code (código de barras bidimensional) disponível no cardápio impresso.
A solução foi testada e aprovada por turistas e donos de bares, restaurantes e barracas de praias, em Fortaleza, durante a Copa das Confederações FIFA 2013.  Foram 1900 pedidos feitos usando o aplicativo. A Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel) é uma das primeiras entusiastas da novidade. O investimento é baixo e o retorno compensa. O sucesso poderá credenciar o aplicativo para Copa do Mundo FIFA 2014. Esse é primeiro exemplo exitoso e concreto do Programa Apóstolos da Inovação, que completa um ano e está na 3ª edição.
A inovação surgiu quando Rubens identificou, como um dos Apóstolos da Inovação, uma demanda no ramo de Tecnologia da Informação sobre a falta de guias e informações turísticas do Ceará para estrangeiros por meio de aplicativos para celular. Ao lado de Abraão, especializado em Informática, ele avaliou esse gargalo e fechou a parceria com a Ichiban, empresa que faz a tradução dos manuais da Embraer e  capaz de fazer a tradução. “ O Programa Apóstolos da Inovação contribuiu bastante para realização desse aplicativo. A gente estudou o setor de turismo e viu que o atendimento qualificado com informações ao estrangeiro em bares, restaurantes e hotéis é uma grande dificuldade. O sistema quebra com essa barreira do idioma”, esclarece Rubens.
O aplicativo começou para pronta-entrega das empresas, porém não avançou por não ter sido viável nos estabelecimentos. O primeiro contato com a Abrasel foi feito por meio do seu vice-presidente, Augusto Mesquita, que é dono de bares, cafés e restaurantes conhecidos na capital cearense. O primeiro teste foi feito em um desses estabelecimentos. Agora, a Urbbox está em franca expansão atraindo investimentos que apostam na ideia. Possui uma carteira de mais 10 clientes locais. Sediada em Fortaleza, emprega mais de 11 funcionários, quer contratar mais cinco, e espera levar o aplicativo para todas as sedes da Copa do Mundo FIFA 2014. Além disso, a inovação poderá chegar às praças de alimentação dos shoppings e aos supermercados. “ A Copa das Confederações foi o grande teste para validar o produto. Depois de testado, queremos ampliar para as outras cidades sedes da competição. A parceria com a Abrasel possibilitará ao sistema ter acesso a 3.100 estabelecimentos comerciais pelo país”, planeja Abraão Lacerda.
Apóstolos da Inovação
Nesse caso de sucesso, o Programa Apóstolos da Inovação está trazendo de volta talentos cearenses que despontam no ITA, possibilitando que empreendam e inovem aqui, também motivando a 3ª turma do Programa a seguir esses passos. “ É viável criar um negócio no Ceará. A gente pode retornar para o nosso Estado com uma boa qualidade de vida pessoal e profissional” reconhece Rubens Farias.
Para o diretor corporativo do INDI, Carlos Matos, a Urbbox é o primeiro fruto da semente lançada pelo Programa Apóstolos da Inovação. “A iniciativa está repatriando os talentos cearenses do ITA para que empreendam no Estado. A conversa deles já é de empresários que já sentem dificuldade, por exemplo, de encontrar mão de obra qualificada”, explica.
Saiba mais sobre o Programa
Na segunda edição do programa, realizada no último mês de janeiro, 12 jovens estudantes aprofundaram as ideias geradas nas 27 propostas da primeira versão, definindo produtos, serviços, clientes e recursos necessários, para que saiam do papel e sejam postas em prática. O Apóstolos da Inovação é uma iniciativa da FIEC, por meio do INDI, e faz parte do movimento Inova Ceará Startups, cujo objetivo é promover o dinamismo e o crescimento da economia cearense mediante a gestão da inovação.
A proposta é trazer a inovação para setores da indústria por meio do contato com estudantes universitários de alto desempenho. Eles formarão uma nova geração de empreendedores. A equipe é formada por seis estudantes do ITA e seis de universidades cearenses. O programa é resultado da parceria da FIEC, por meio do INDI, com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o ITA. A organização do Programa está planejando a expansão das atividades trazendo estudantes de renomados de Institutos de Ciência e Tecnologia internacionais.
Saiba mais sobre a Urbbox
Pacotes
O sistema é de baixo custo, fácil instalação e não interfere no sistema de informática já existente nos comércios, além de garantir a excelência e agilidade no atendimento. O sistema disponibiliza três versões para os clientes: Bronze (Português como único idioma), Prata (Português e mais um idioma) e Ouro (Português e mais quatro idiomas). Se o cliente optar, pode ampliar o número de idiomas, pagando um adicional por cada língua incluída.
Quadro: clientes locais da Urbbox:
·         Tilápia Restaurante
·         Konibaa
·         Bar Docentes e Decentes
·         Marina Park Hotel
·         Hotel Meridional
·         Bar Ponto de Luz
·         Chico do Caranguejo
·         Barraca Terra do Sol
·         Moana Restaurante
·         Sobreiro
·         Ferreiro Café
Serviço:
Conheça a Urbbox

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".