A ABAD 2013 FORTALEZA – 33ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor e Sweet Brasil International Expo – trouxe os melhores especialistas do país para debater grandes temas que envolvem o setor. A primeira palestra no segundo dia do evento atraiu vários profissionais da cadeia de abastecimento. O professor Nelson Barrizzelli, pesquisador da FIA (Fundação Instituto de Administração), falou sobre “Política Comercial da Indústria e os Diversos Modelos de Negócios do Canal Indireto”. Já o professor e pesquisador associado à FDC (Fundação Dom Cabral) discorreu sobre “Empresas Distribuidoras Proativas: Como Antecipar Mudanças no Mercado”.
A palestra do prof. Barrizzelli teve como base as discussões que vêm sendo realizadas no âmbito do Comitê Canal Indireto da ABAD, que reúne agentes de distribuição e algumas das principais indústrias de bens de consumo do país, como Unilever e Nestlé. Essas discussões têm como objetivo analisar e normatizar os diversos modelos de atuação dos agentes de distribuição (distribuidor, atacadista generalista, atacarejo), eliminar os conflitos existentes ao longo da cadeia, além de realinhar as políticas comerciais adotadas pela indústria, o que deve ajudar a eliminar discrepâncias e a padronizar o preço final para o consumidor. Com a normatização, o que se espera é aumentar o ganho de eficiência da cadeia, beneficiando o consumidor final, ampliando o consumo.
Para Barrizzelli, um dos principais objetivos do Comitê Canal Indireto é a prestação de serviço, ajudando o pequeno varejista a evoluir. “Essa evolução só vai acontecer quando os agentes de distribuição atuarem de forma equilibrada com a indústria, apresentando soluções ao varejista, como a possibilidade de reduzir a carga tributária”, afirma.
O representante da Fundação Dom Cabral, Leonardo Araújo, iniciou a palestra destacando que as empresas não podem temer correr riscos. Segundo ele, é preciso sair da zona de conforto, discutir planos de negócios, aprender a lidar com os erros, eliminar a fronteira entre o sucesso e o fracasso e gerenciar o negócio de forma flexível. “O empresário deve ter o futuro como algo a ser construído, começando hoje. Por isso, é fundamental a capacidade de gerenciar a pressão de curto prazo e controlar as rotinas e objetivos de curto e longo prazo”, afirma Araújo.
Ele também pontuou a importância da proatividade no varejo, mostrando que o empresário deve antecipar mudanças e entender os mercados regionais. Para exemplificar a antecipação, ele projetou dados do Brasil em 2020, em que o PIB deve atingir 5,4 trilhões; o consumo, 65% do PIB; a população, 207 milhões; e a População Economicamente Ativa (PEA), 144 milhões e, por fim, a classe C dominante. Finalizando sua palestra, Leonardo Araújo deu cinco dicas para a proatividade do negócio: inovação não se faz apenas na indústria; ser proativo não é só correr atrás da meta; praticar vendas 3S (sola e sapato, senso de antecipação e software inteligente); entender o cliente e estar atento aos melhores negócios.
QUARTA-FEIRA (7): Infraestrutura, logística e tributação
Nesta quarta-feira, 7, às 14h30min o ministro chefe da Secretaria dos Portos, Leônidas Cristino, e o diretor executivo de Desenvolvimento e Pós-Graduação da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende, serão os palestrantes do painel “Infraestrutura, Custo Brasil e Pacto Federativo Brasileiro: Uma nova visão da logística nacional”. As deficiências da infraestrutura – incluindo portos, aeroportos e rodovias, em âmbito nacional – e as questões legais e tributárias que afetam as atividades produtivas do País, são as principais responsáveis pelo ainda elevado Custo Brasil. Esta palestra procurará oferecer aos participantes um panorama com foco essencial nos aspectos logísticos do desenvolvimento econômico, trazendo ao debate as análises, alternativas e novos caminhos que permitam ao Brasil atingir o tão almejado crescimento sustentável, de modo a beneficiar produtores, indústrias, agentes de distribuição e varejo.
Às 16h, o assessor jurídico e coordenador do Comitê Agenda Política da ABAD, Alessandro Dessimoni, da Dessimoni & Blanco Advogados, profere a palestra abordando o tema “Por Dentro das Leis do Setor: Lei do Motorista Profissional – mudanças que podem impactar o custo das empresas” e “Impactos do ICMS: Substituição Tributária nos micro e pequenos varejistas enquadrados no Simples”. Na primeira parte, será mostrado como a Lei do Motorista Profissional aumentou os custos de transporte, criando novos controles e burocracias para as empresas, e quais são as alternativas. Em seguida, será abordado o impacto do imposto ICMS (cobrado através da Substituição Tributária) nas empresas varejistas clientes do segmento que não podem aproveitar os benefícios de estarem enquadradas no sistema do Simples Nacional, pois já recebem as mercadorias com o imposto recolhido antecipadamente.
A CONVENÇÃO
A Convenção Anual do Atacadista Distribuidor da ABAD, que este ano chega à 33ª edição, é uma feira de negócios, de relacionamento e de resultados. Reconhecida internacionalmente, é o mais esperado encontro da cadeia de abastecimento nacional e o maior evento de negócios do segmento na América Latina. Reúne atacadistas de todo o Brasil e do Exterior e mais de 200 expositores entre fornecedores de produtos e serviços.
A ABAD 2013 FORTALEZA é realizada pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD) em parceria com a Associação Cearense de Atacadistas e Distribuidores (ACAD) e a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB). O evento conta também com o apoio do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, além de um time de patrocinadores que anualmente prestigiam o evento. São eles: GS1, Nestlé, Sebrae, Serasa Experian, Unilever e Volkswagen Caminhões e Ônibus.
A FEIRA (Sweet Brasil International Expo)
A 16ª edição da Sweet Brasil International Expo é parte integrante da Convenção. Organizada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim e Balas (ABICAB), a mostra é realizada desde 2002 e traz para a feira da ABAD algumas das mais importantes indústrias do segmento. A Sweet Brasil atrai compradores e visitantes de todos os cantos do País e do Exterior, já que o Brasil é o terceiro maior produtor de chocolates e doces do mundo.
A ABAD
A ABAD, criada em 1981, representa nacionalmente o segmento e reúne mais de 3 mil empresas de todo o Brasil que comercializam produtos alimentícios industrializados, doces, bebidas, produtos de higiene pessoal e de limpeza doméstica, produtos farmacêuticos e de perfumaria, papelaria e material de construção, entre outros, e movimentam cerca de 4% do PIB (Produto Interno Bruto) do País. Os agentes de distribuição são responsáveis por abastecer mais de um milhão de pontos de venda nas cinco regiões do Brasil, com participação de 51,9% no mercado mercearil brasileiro.
PROGRAMAÇÃO: DIA 7 (Quarta-Feira)
Das 14h30 às 15h30, na Sala ABAD:
PAINEL: Infraestrutura, Custo Brasil e Pacto Federativo Brasileiro: Uma nova visão da logística nacional.PALESTRANTES: José Leônidas Cristino (Ministro Chefe da Secretaria dos Portos) e Paulo Resende (Diretor Executivo de Desenvolvimento e Pós-Graduação da Fundação Dom Cabral).
Das 16h às 17h na Sala ABAD:
PALESTRA: Por Dentro das Leis do Setor: Lei do Motorista Profissional (mudanças que podem impactar o custo das empresas) e Impactos do ICMS (Substituição Tributária nos micro e pequenos varejistas enquadrados no Simples). PALESTRANTE: Alessandro Dessimoni (Dessimoni & Blanco Advogados – Assessor jurídico da ABAD e coordenador do Comitê Agenda Política da ABAD).
Das 16h às 19h, nas Salas de Conferência 2 e 3 – 1º mezzanino:
TALK SHOW: Vida Equilibrada como base para o Sucesso - A importância do equilíbrio físico e emocional para desempenhar vários papeis. PARTICIPANTES: Cristiane Souza (diretora do Canal Indireto da Unilever), Maria Vilma Alves da Silva (delegada titular da Delegacia da Mulher de Teresina/PI), Daniele Holanda Pontes (sócia-administradora da Central do Corpo Training Club).
Das 13h às 15h. Sala 3 - 2º mezzanino:
PALESTRA FACIC-CE: Construindo líderes de venda em supermercados. A importância da operação de trade x operação de loja para resultados efetivos no varejo
Dias 7 e 8, das 10h às 16h. Sala 6 - 1º mezzanino:
WORKSHOP ESTRATÉGICO ABGROUP: O Futuro da Distribuição!
Das 11h às 12h, Sala 1 - 2° mezzanino:
REUNIÃO DE TRABALHO: Comitê Agenda Política - O Comitê Agenda Política inclui membros do atacado distribuidor e representantes da indústria e de entidades parceiras. Entre suas funções estão o acompanhamento, no Congresso Nacional, de discussões sobre projetos de lei relevantes para o segmento e o relacionamento com políticos e formadores de opinião, com o intuito de dar visibilidade e ampliar o debate sobre temas defendidos pela entidade. (Evento aberto).
Das 10h às 11h, na Sala 1 - 2° mezzanino:
REUNIÃO DE TRABALHO: Comitês Varejo Competitivo e Profissionais de Vendas - O Comitê Varejo Competitivo visa aperfeiçoar o desempenho do varejo independente e melhorar sua relação com o segmento atacadista distribuidor, principalmente por meio do Programa Varejo Competitivo, uma parceria da ABAD com o SEBRAE Nacional. (Evento aberto).
SERVIÇO
ABAD 2013 FORTALEZA – Até 8 de agosto no Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999, Edson Queiroz, Fortaleza, CE). 16ª SWEET BRASIL INTERNATIONAL EXPO: Dia 7 (14:30h às 22h), dia 8 (15:30h às 21h). Inscrições e informações para o público estão no sitewww.abad2013fortaleza.com.br.
Assessoria de Comunicação da ABAD
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