Pular para o conteúdo principal

Cássio Borges

Nesta quarta-feira (13), às 19h30, o engenheiro Manfredo Cássio de Aguiar Borges  receberá, em sessão solene na Câmara dos Vereadores, o título de Cidadão Fortalezense. A sugestão para a homenagem foi do saudoso jornalista Messias Pontes, falecido sábado passado, que enviou para apreciação do vereador Iraguassú Teixeira (PDT), autor do projeto. A comenda visa homenagear este sobralense, que em 2013 completou 80 anos de idade, tendo grande parte deste tempo vivido na capital cearense.

Em Fortaleza, Cássio Borges, como é conhecido, atuou em diversas frentes do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS), chegando a ser Diretor Regional e comandado grandes obras por todo o Nordeste. Mesmo aposentado, segue trabalhando firme na defesa de assuntos ligados ao Órgão e a área da hidrologia sempre em defesa do desenvolvimento regional.

Atuação na área de comunicação
Atualmente Cássio Borges integra o conselho diretivo da VSM Comunicação, empresa pioneira no segmento de comunicação corporativa no Estado do Ceará. Sempre foi um amante da área. Criou o informativo “O Estudante” quando era  Presidente do Centro Estudantil de Sobral e já  escreveu inúmeros artigos publicados na imprensa local e nacional, além de livros. Por conta disto, também foi um dos homenageados este ano pela Associação Cearense de Imprensa (ACI), pelos 60 anos de filiação à entidade.

Homenagem
Durante a solenidade, devido a grande amizade e respeito entre Dr. Cássio Borges e o jornalista Messias Pontes, este falecido no último sábado, será prestada uma homenagem in memoriam ao comunicador.

Para prestigiar todos estes atos solenes, estão confirmadas as presenças da presidente da ACI, Adísia Sá; do presidente do CREA, Victor Frota; entre outras autoridades. Além deles, vereadores da Casa, como o Iraguassú Teixeira, João Alfredo e o presidente Walter Cavalcante são nomes confirmados na lista.

Confira um pouco da trajetória profissional do Eng. Cássio Borges


VIDA ACADÊMICA
GRADUAÇÃO:
§  Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade Católica de
§  Pernambuco (1960)

PÓS-GRADUAÇÃO:
§  Em Hidrologia (Recursos Hídricos)  – Curso de Obras Hidráulicas da Escola Nacional de Engenharia do Rio de Janeiro (1962)
§  Em Engenharia Civil, com especialização em barragens, pela Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1965).

VIDA PROFISSIONAL
§  Participação em curso sobre Barragens de Terra, ministrado pelo engenheiro português Virgílio Penalva Steves, com duração de seis meses em Recife-PE (1963)
§  Professor Assistente do Curso de Hidrologia para engenheiros da SUDENE (1964)
§  Participação nos estudos preliminares de hidrologia de 47 açudes construídos no Nordeste brasileiro pelo DNOCS sob a supervisão dos técnicos israelenses Félix Melro e Archer Bem Zvi. Estes estudos, realizados nos computadores da IBM (1401) em Fortaleza no ano de 1970, objetivaram estudar o comportamento hidro-agronômico desses reservatórios sob os auspícios do Grupo Executivo da Irrigação e Desenvolvimento Agrário (GEIDA). Ano: 1970  
§  Diretor Regional do DNOCS (1971/1972)
§  Diretor de Estudos e Projetos do DNOCS (1972/1974)
§  Trabalho (não publicado): “A Cera de Carnaúba e os Projetos de Irrigação” (consultar a Biblioteca do DNOCS).  Ano: 1974.
§  Chefe da Divisão de Hidrologia do DNOCS (1974/1990)
§  Representante do DNOCS no Comitê de Estudos Integrados do Vale do Rio São Francisco – CEEIVASF (1979/1990)
§  Participação em viagem de observação às regiões áridas da Espanha (sul da Espanha e Ilhas Canárias), através do Convênio DNOCS/IRIDA (1984)
§  Presidente do Conselho Editorial do DNOCS (1981/1986)
§  Representante da Regional Nordeste da Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRH (1986/1988)
§  Representante da Associação Brasileira de Recursos Hídricos / Seção do Ceará ABRH/CE (1988/1990)
§  Participação como perito no Tribunal da Água, no caso da construção da Barragem Castanhão, no Estado do Ceará. Florianópolis-SC, de 25 a 30 de abril de 1993.
§  Participação no seminário sobre “O Semi-Árido do Nordeste Brasileiro”, debatendo o tema “Atual Legislação de Recursos Hídricos do Brasil, a Nova Lei de Águas e Sugestões para Revisão Constitucional”, patrocinado pela Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba – 30/11 a 02/12 de 1993.
§  Participação no Seminário sobre a Transposição das Águas do Rio São Francisco patrocinado pelo Instituto Tancredo Neves do Estado do Ceará no dia 04/03/1994.
§  Participação no “II Fórum Paraíba em Debate”, como conferencista sobre os temas: ”Projeto de Transposição de Águas e Linhas Básicas de um programa de Convivência com a Semi-Aridez  e  “Linhas Básicas de um Programa de Combate à Desertificação”, patrocinado pelo Conselho Regional de Economia e Sindicato dos Economistas do Estado da Paraíba, João Pessoa-PB, de 16 a 19/08/1994
§  Conferência na Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Fortaleza, sobre o tema: “Concentração e Descentralização dos Recursos Hídricos e Transposição de Vazões do Rio São Francisco”. Fortaleza-CE, 26/05/1994.
§  Participação, como perito, juntamente com o Profº Theóphilo B. Ottoni Netto, na Comissão Parlamentar de Inquérito instalada pela Câmara de Vereadores de Fortaleza, com o objetivo de analisar as causas e efeitos do rompimento do dique fusível do açude Gavião que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza-RMF (15/05 a 12/06 de 1995)
§  Membro da Sociedade Cearense de Geografia e História ocupando, de forma efetiva, a cadeira que tem como patrono o erudito cearense Thomaz Pompeu de Souza Brasil. Fortaleza, 16 de junho de 2000.
§  Foi um dos criadores e Coordenador Técnico Científico da SOAD- Sociedade dos Amigos do DNOCS.
§  Participação, como Conferencista, no Seminário patrocinado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA, do Rio de Janeiro/RJ, sob o tema: “Estratégia de Combate às Secas e à Desertificação em Bacias Hidrográficas”, em 29 de junho de 2000.
§  Participação como um dos quatro autores da publicação: “Por um Novo DNOCS” – Contribuição da Sociedade à Proposta de Reestruturação”, o qual exerceu grande influência junto à bancada de Deputados Federais para salvar o DNOCS da extinção.  Editada pela Associação dos Funcionários do DNOCS-ASSECAS, em fevereiro de 1999.
§  Ex-membro do Conselho Consultivo da ABRH – Regional NE/Seção Ceará
§  Sócio Contribuinte da Associação Cearense de Imprensa – ACI (1952 a 2002).
       § Palestra na UNICAMP,  Campinas-SP, sobre O Projeto e Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional a convite da Câmara de Vereadores daquela cidade e    daquela Universidade. Em 16 de março de 2006.  
§  Transcrição do artigo “A Futura Gestão dos Recursos Hídricos”, publicado no jornal O Povo, de Fortaleza, no dia 27/12/2005, no Caderno do Professor-Escrevendo o Futuro, editado pela Fundação do Banco Itaú, ano 2007, sendo impressos 500.000 exemplares para serem distribuídos nos Ensinos Fundamental e Médio  do Brasil
§  Participação em debate na TV CULTURA de São Paulo sobre o Projeto de Integração do Rio São Francisco às Bacias do Nordeste Setentrional sendo os demais convidados o ex-Governador da Bahia, Paulo Souto, o pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, João Suassuna, o professor da Faculdade de Medicina da UFMG e Coordenador do Projeto Manuelzão/UFMG, Apolo Hering Lisboa, o Chefe da Assessoria Técnica da Vice-Presidência da República, Francisco Sarmento e  o geógrafo e professor titular do Dep. de Geografia da USP, Jurandyr Ross. São Paulo, 13 de março de 2008.
§  Palestra na Federação das Indústrias do Estado do Ceará-FIEC,  sobre o Projeto da Transposição do Rio São Francisco, sob título  “A QUESTÃO DA ÁGUA NO NORDESTE: GESTÃO DAS RESEVAS E A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO”,  no dia 23 de setembro de 2008, , a convite da Fundação Gilberto Freire, com o patrocínio do BNB, CHESF,  Governo Federal e apoio da FIEC.
§  Atendendo convite do CREA/Ceará, participação no Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura-CONFEA, em Brasília, de um debate sobre o Projeto da Transposição do Rio São Francisco tendo como palestrantes o ex-Governador de Sergipe,João Alves e  Francisco Jácome Sarmento, Chefe da Assessoria Técnica da Vice-Presidência  da República., em 10 de fevereiro de 2009.

§  Participa de um Grupo de Trabalho, instituído pelo Colégio de Presidentes dos CREAs do Nordeste, que acompanha a implantação do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

COMENDAS
Mérito Jornalístico – Relevantes serviços prestados à classe jornalística – Casa do Jornalista, 14 de julho de 2005. Este diploma foi conferido em sessão solene comemorativa dos 80 anos da Associação Cearense de Imprensa-ACI.
TRABALHOS PUBLICADOS
§  Sete trabalhos publicados sobre Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas do Nordeste Brasileiro, sendo três deles sobre o Vale do Jaguaribe.

§  Aproximadamente 300 artigos técnicos sobre recursos hídricos do Ceará e do Nordeste, em especial sobre planejamento hídrico do Vale do Jaguaribe, Transposição de Vazões do Rio São Francisco e Tocantins e abastecimento de água da cidade de Fortaleza, publicados na imprensa do Ceará e de Pernambuco. Destacamos os seguintes: “Represamento Máximo no Estado do Ceará” (jornal O Povo de 04/03/99 (estudo inédito); “Por um Novo DNOCS” (jornal O Povo de 01/06/02; e “Combate à Desertificação” (jornal O Povo de 10/08/02). Neste último, afirmamos que a perda da camada pedológica (fértil) dos solos no Semi-Árido gira em torno de 800t/km2/ano.

§  Autor do livro “A Face Oculta da Barragem do Castanhão – Em Defesa da Engenharia Nacional” (1998).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".