Pular para o conteúdo principal

No Dragão



O ano de 2014 já começa agitado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Dando continuidade à programação do Ócio Criativo – nosso tema das férias de dezembro e janeiro –, a primeira semana deste novo ano traz musical inspirado na Família Addams, Projeto Duetos com show de Davi Duarte e Celso Fonseca, um envolvente quarteto de saxofone e a estreia do novo circuito de espetáculos da Temporada de Arte Cearense. Tudo isso só para começar o Ócio Criativo de janeiro, um mês que promete muita diversão, cultura e arte no Dragão do Mar. Confira nossa programação e agende-se!



Musical Entre 7 Palmos
Cia Desconexo // Direção: Levi Campos
Inspirado na clássica Família Addams criada pelo cartunista americano Charles Addams, o musical trata da relação entre a vida e a morte. Uma família de costumes diferentes se depara com um choque de culturas quando a filha namora um jovem considerável "normal" pelas tradições externas dali. Além da aceitação e do "não preconceito" tão desejados pela filha, a história traz uma reflexão sobre os valores da vida, muitas vezes ignorados por nós. A narrativa é contada com uma pitada de humor negro, inteligente e preciso. O espetáculo e seus emocionantes números nos levam a ver as coisas de uma forma mais leve e divertida, abrindo-nos a mente, embora vivamos em meio a tantas crendices, superstições e misticismo.

++ Dias 4, 5 e 31, às 19h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 30,00 / 15,00.



Projeto Duetos - Celso Fonseca e Davi Duarte
O terceiro show da primeira edição do Projeto Duetos traz aos palcos do Dragão do Mar os cantores Celso Fonseca e Davi Duarte, num show para rememorar grandes clássicos.  A ideia desse projeto é lançar quatro grandes shows que resgatem a história da nossa música, proporcionando momentos únicos para se conhecer e reviver a música brasileira em Fortaleza. A primeira edição do Projeto Duetos aconteceu no último dia 21 de novembro, com shows de Tunai e Hyldon e abertura de Paulo Façanha. Depois foi a vez de Zezé Motta e Lúcio Ricardo, no dia 12 de dezembro. O formato do Projeto Duetos, como se vê, é de sempre apresentar um nome de alcance nacional e um outro cearense. Agora, neste sábado (4), se apresentam o compositor e cantor carioca Celso Fonseca e o cearense Davi Duarte.

Celso Fonseca
Alguma vez, você já cantou a música Meu amor, você me dá sorte, meu amor...? Ou já ouviu, no rádio do carro, uma gravação do funk Ela só pensa em beijar, de MC Leozinho, cantada por uma voz suave e num swing elegante, bem distante do ritmo original? Ou ainda se perguntou quem dividia os vocais com Ana Carolina numa gravação de voz e violão do sucesso Um dia de domingo (Sullivan & Massadas)? O responsável por estas ecléticas incursões musicais é Celso Fonseca: cantor, compositor, produtor e músico carioca, com 15 discos lançados e diversos prêmios no Brasil e exterior. O álbum Juventude/Slow motion Bossa Nova, por exemplo, foi indicado a dois prêmios Grammy em 2002, e Natural recebeu cotação máxima da conceituada revista Mojo, em 2003. Os dois discos foram eleitos os melhores do ano por publicações como The Sunday Times e o site Amazon.com. A música e a imagem de Celso Fonseca estamparam as capas dos cadernos culturais dos jornais mais importantes do mundo e o levaram ao programa Later with Jools Holland, da BBC, onde já se apresentaram nomes como Paul McCartney, Sting e Elton John. Celso Fonseca já dividiu o palco com artistas como Stevie Wonder, Carlos Santana e a grande lenda do jazz, Dizzy Gillespie. Seus shows pelo mundo são frequentados por artistas como Sting e Jamie Cullum, e já foi até cumprimentado por sua performance como guitarrista por ninguém menos que Eric Clapton. No Brasil, o carioca teve suas músicas gravadas por artistas como Maria Bethânia, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Gal Costa, Adriana Calcanhoto, Caetano Veloso, Nana Caymmi, Luiz Melodia, Mart'nália, Roberta Sá, Zizi Possi, Ney Matogrosso, Sandra de Sá, Dominguinhos, Bossacucanova, Jamelão, Marcos Valle, Daniela Mercury, entre outros. Há quatro anos, uma canção escrita sob encomenda por ele e Ronaldo Bastos é o tema de final de ano da Natura e já foi ao ar nas vozes de Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Dona Ivone Lara, Marcelo Jeneci e do coro da Osesp. Você também, com certeza, já ouviu sua voz em temas de novela na Rede Globo, como She's a carioca (dueto com Cibelle em América),Você não entende nada (novela Duas Caras), La píu bella del mondo (novela Páginas da vida), Ela só pensa em beijar (em Escrito nas Estrelas) e Um dia de domingo (com Ana Carolina, em Caras e Bocas).
Como músico, Celso Fonseca já acompanhou e gravou com os melhores artistas da nossa MPB, como Gilberto Gil, Milton Nascimento, Djavan, Gal Costa, Jorge Ben Jor, Chico Buarque, Caetano Veloso, Elza Soares, Marisa Monte, Adriana Calcanhotto, João Bosco, Jorge Mautner, Sergio Sampaio e Raul Seixas, além do lendário guitarrista Carlos Santana. Como produtor, já esteve à frente de trabalhos com Vinícius Cantuária, Gilberto Gil, Gal Costa, Virgínia Rodrigues, Daniela Mercury, Daúde, Dulce Quental, Zeca Baleiro, Paulinho Moska, Mart'nália, Paula Morelenbaum e do grande mestre da guitarra portuguesa António Chainho, dentre outros.


Davi Duarte
É o grande compositor e cantor cearense que abre esse show do Projeto Duetos.

++ Dia 4, às 21h, no Anfiteatro. Entrada: 1 lata de leite em pó, que deve ser trocada na bilheteria em frente ao Planetário.




Sax in Cena
Primeiro quarteto de saxofones profissional do Ceará, o grupo Sax in Cena apresenta obras de compositores franceses e peças de Alberto Nepomuceno.

++ Dia 5, às 18h, no Auditório. Ingressos R$ 4,00/ 2,00



Temporada de Arte Cearense
A Temporada de Arte Cearense é um circuito de espetáculos em Dança, Teatro, Cinema, Literatura, Música, Circo e Artes Visuais – linguagens pelas quais se distribuem os 99 projetos de artistas e grupos do Ceará aprovados nos Editais Culturais 2013, do Instituto Dragão do Mar. A Temporada começou em novembro de 2013 e se estende até outubro de 2014. Ao todo, são 246 apresentações. Nesta primeira semana de janeiro, estreia o programa Dança Itinerante com o espetáculo Ceará das Danças e Tradições. Já o programa Domingo no Circo apresenta um novo show Hoje tem espetáculo? Tem sim, senhor!.

Dança Itinerante - Ceará das Danças e Tradições
Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas
Este é um espetáculo composto por danças populares e de projeção folclóricas, intercaladas por música do cancioneiro popular. São 60 minutos de espetáculo, ao som do reisados, caninha verde, xote, danças da colheita do milho, maneiro pau, dança da mulher rendeira, encerrando com uma homenagem às mulheres cearenses que se dedicam ao trabalho artesanal na confecção das rendas de bilros e labirintos, contando ainda com a participação de Lampião e seus cangaceiros.

++ Dias 4, 11, 18 e 25, às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito.

Domingo no Circo - Hoje tem espetáculo? Tem sim, senhor!
Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará (APAECE)
Diretor: Carlos Mariano
O circo é o espaço artístico para a realização de proezas. Lugar de alegria, força, superação, magia, humor, beleza e coragem. O espetáculo une as mais diversas habilidades de alguns artistas circenses do Estado para compor o elenco, buscando expressar o universo envolvente do circo. A ideia é integrar os números tradicionais destes artistas de forma harmoniosa e proporcionar ao público a nostalgia de relembrar e vivenciar momentos mágicos do maravilhoso mundo do circo.

++ Dias 5, 12, 19 e 26, às 17h, na Praça Verde. Acesso gratuito.





Múltiplas Linguagens

Brincando e Pintando no Dragão do Mar
Brincadeiras e atividades infantis para todas as idades orientadas por monitores. 
+ Todo domingo, das 16h às 19h, na Praça Verde. Acesso gratuito.

Sahaja Yoga
A prática permite que a pessoa se identifique com o seu verdadeiro ser, abandonando os hábitos negativos para a evolução espiritual.
+ Toda sexta-feira, às 16h, no bosque da Praça Verde. Acesso gratuito.

5º Grupo Escoteiro do Ar Pinto Martins
De acordo com a faixa etária dos participantes, o grupo define as atividades de escoteirismo.
+ Todo sábado, das 14h às 17h, no bosque da Praça Verde. Acesso gratuito.

Feira Dragão Arte
Feira de artesanato fruto da parceria com SEBRAE-CE e SIARA-CE.
+ Toda sexta, sábado e domingo, das 17h às 22h, ao lado do espelho d'água. Acesso gratuito.

Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
+ Todo sábado, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".