sábado, 16 de fevereiro de 2013

Marina 2014


Eugênia Lopes e Tânia Monteiro, de O Estado de S. Paulo
De olho nas eleições presidenciais de 2014, a ex-ministra Marina Silva começou nesta sábado, 16, a coleta de assinaturas para criação de um novo partido político. Debaixo de gritos de "Brasil urgente, Marina presidente", ela foi lançada ao Palácio do Planalto por cerca de mil militantes da futura legenda, que deverá se chamar Rede Sustentabilidade. Ao defender princípios éticos, Marina afirmou que a sigla não será "nem oposição, nem situação" ao governo de Dilma Rousseff, mas admitiu fazer "alianças pontuais" em torno de ideias.
Apesar de exigir "ficha limpa" para seus dirigentes partidários e candidatos, os filiados não precisarão seguir a mesma regra, podendo entrar para o partido mesmo que tenham problemas com a Justiça. Não serão aceitos, no entanto, aqueles que respondem a crimes do colarinho branco, como corrupção. "Para filiar não precisa de ficha limpa", afirmou o deputado Walter Feldman (SP), que deixará o PSDB para ingressar no novo partido. Mais tarde, em discurso, João Paulo Capobianco, um dos fundadores, assegurou que a legenda vai "coibir a entrada de ficha suja".
Com um discurso recheado de menções ao meio ambiente, Marina Silva afirmou que o novo partido não fará oposição ao governo Dilma. "Nós não seremos nem oposição nem situação à Dilma (Rousseff). Se a presidente estiver fazendo algo bom para o Brasil, nossa posição é favorável. Se ela for contra o Código Florestal, nossa posição é contrária", afirmou Marina, em um de seus discursos. "É um partido para questionar a si próprio. Não pode ser um partido para eleição", completou. "(O partido) não precisa ter postura de manada."
Dizendo que são "diferentes", a ex-senadora e ex-ministra do governo Lula Marina defendeu alianças partidárias. "Podemos fazer alianças pontuais. Não precisamos eliminar sonhos. Mas é preciso que fique claro que somos diferentes." Lembrou ainda que a nova legenda não tem "uma liderança única e, sim, multicêntricas."
Para poder se candidatar à Presidência pela nova legenda em outubro de 2014, Marina e os fundadores da sigla precisam conseguir 500 mil assinaturas até setembro deste ano. "Vamos dedicar os próximos três meses para a coleta de assinaturas. Não será difícil", previu Walter Feldman. Além dele, os deputados Alfredo Sirkis (PV-RJ), que não compareceu ao evento, e Domingos Dutra (PT-MA)e a ex-senadora e vereadora por Maceió Heloisa Helena anunciaram o ingresso no novo partido. "Serei uma soldada da Marina", disse a ex-senadora, em discurso que lançou a candidatura de Marina ao Planalto, em 2014.
O estatuto do novo partido deveria ser aprovado até o final do dia de ontem. O documento prevê uma reavaliação do papel do partido em relação a sua continuidade daqui a 10 anos. Ou seja, a sigla poderá ser extinta. Também deverá ficar definido que os detentores de mandato terão direito a disputar apenas uma reeleição em cada casa parlamentar.

Campinense na semifinal

Campinense (PB), do treinador Oliveira Lopes, elimina Sport (PE), de Vadão, e está na semifinal da Copa do Nordeste 2013.

O sepultamento de Camila Bezerra


Após o sepultamento da modelo brasileira Camila Bezerra Veras, de 22 anos, encontrada morta na China, na entrada de 2013, a mãe Goreth Bezerra rompeu o silêncio e cobrou das autoridades chinesas uma investigação mais rigorosa para descobrir a causa da morte da filha. Camila Bezerra foi enterrada hoje, no Cemitério Jardim Metropolitano, em Fortaleza. O sepultamento foi acompanhado por dezenas de familiares e amigos de Camila Bezerra num clima de forte comoção.
A brasileira morava com outras seis modelos num condomínio em Cantão, província ao Sul da China, e segundo a versão das colegas de apartamento, ela teria cometido o suicídio ao se jogar da janela do banheiro do apartamento localizado no 13º andar. O corpo de Camila foi encontrado no hall do condomínio. E foi isso que concluiu as investigações da Polícia da China com base nos depoimentos das colegas que relataram que Camila e elas saíram no réveillon 2013 para uma festa e ela teria brigado com o namorado e ao voltar para o apartamento todas foram dormir. As modelos disseram à Polícia chinesa que quando acordaram encontraram o quarto de Camila revirado e o banheiro aberto, quando avistaram da janela Camila no hall do condomínio já morta.
"Não aceitamos esta versão de suicídio. A Camila não tinha motivos para cometer a própria morte. Não sabemos as causas da morte dela, mas nos deixa muitas suspeitas a não realização de um exame de corpo delito nela lá na China. Nos intriga que a agência de modelos chinesa para que ela trabalhava há quatro meses não ter se manifestado", disse Goreth Bezerra.
Com a chegada do corpo de Camila a Fortaleza, na noite da última quinta-feira (14) foi feita a autopsia, que constatou fraturas internas no crânio, membros e tronco. "Mas não encontramos nenhuma fratura exposta e o corpo chegou aqui na Perícia Forense intacto", revelou perito geral do Ceará, Maximiano Chaves. Ele revelou que o resultado da necropsia, que constou de exames radiológicos, toxicológicos e de DNA, sairá em dez dias e será encaminhado à Justiça do Ceará para que seja enviada as autoridades chinesas que cuidam do caso.
O estranhamento do Instituto Médico Legal do Ceará (IML-Ceará) é que o corpo de Camila ao ser necropsiado foi encontrado intacto, levantando a suspeita que as autoridades chinesas não fizeram o exame de corpo delito e que simplesmente acreditaram na versão de suicídio dada pelas colegas de apartamento da brasileira.
Será com base no laudo cadavérico, que a família pretende ingressar na Justiça do Ceará, cobrando das autoridades chinesas a descoberta da causa da morte de Camila Bezerra. "Vamos provar que a Camila não cometeu o suicídio, mas sim que alguém a matou", suspeita Goreth Bezerra. 
A família contou com o apoio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará para custear o traslado do corpo e da bagagem (seis malas que chegam neste domingo-17 a Fortaleza) com os pertences da modelo (roupas e álbuns de fotografias). O traslado custou aos cofres públicos R$ 55,2 mil.

De olho no Banco do Vaticano


Caberá ao brasileiro dom Odilo Pedro Scherer uma das tarefas mais delicadas no próximo pontificado: vigiar a atuação do Banco do Vaticano. Hoje, a Igreja anunciou que ele vai manter seu cargo como um dos membros da Comissão Cardinalícia de Vigilância, que irá justamente avaliar as denúncias de corrupção e desvios de dinheiro no Banco do Vaticano. A Igreja amplia ainda mais as polêmicas ao reconfirmar também o cardeal Tarcísio Bertone como presidente da Comissão.
Nesta semana, a Igreja abriu uma nova polêmica ao anunciar o novo CEO da Instituição de Obras Religiosas, o nome oficial do banco. Isso porque o escolhido é acionista de um estaleiro que produziu navios de guerra, inclusive fornecendo no passado ao governo de Adolf Hitler.
O cargo estava vago porque, em maio, o banqueiro Ettore Gotti Tedeschi, um amigo pessoal do papa, foi sumariamente demitido. Na época, o Vaticano deu a entender que o banqueiro estava relacionado com o vazamento dos documentos roubados pelo mordomo do papa e que revelavam a corrupção na Igreja.
Mas, poucos dias depois, a polícia italiana encontrou em sua casa uma carta que era para ser lida caso ele fosse assassinado. Durante seus três anos no comando dos cofres do Vaticano, ele teria descoberto que as contas eram usadas para a lavagem de dinheiro e mesmo crime.
A pressa na nomeação de seu sucessor fez despertar suspeitas de que não teria sido nem mesmo o papa quem o nomeou, e sim o cardeal Tarcísio Bertone, protagonista da disputa interna. Fontes no Vaticano sustentam a tese de que, com a nomeação, o italiano teria garantido um aliado seu no cargo, antes da chegada de um novo papa. Agora, Bertone garante que ele mesmo vai continuar a fiscalizar o banco. “Ao fazer a nomeação, podemos evitar ver coisas que não são verdades sendo ditas”, disse o cardeal Jose Saraiva Martins.
Não é a primeira vez que o Banco do Vaticano é envolvido em escândalos. Em 1982, o então banqueiro Roberto Calvi, com ampla relação com o Vaticano, foi encontrado enforcado numa ponte de Londres. Em 2010, juízes de Roma congelaram 23 milhões de euros que o Banco mantinha em contas na Itália. O dinheiro acabou sendo liberado, mas a investigação por lavagem de dinheiro continua.
Há sete meses, a União Europeia alertou que o Banco do Vaticano não cumpre as regras básicas do sistema financeiro para o combate à lavagem de dinheiro e crimes financeiros.
A crise envolvendo o banco foi apontada como um dos motivos para a renúncia do Papa. Mas em uma entrevista realizada há dez semanas pelo Papa Bento XVI com seu biografo, o jornalista alemão Peter Seewald, o pontífice já havia alertado: “não se pode mais esperar mais nada de mim”. Seewald admitiu que, no encontro, o Papa parecia mais desanimado que nunca, mas negou que os escândalos de corrupção tenham influenciado em sua decisão de abandonar o cargo.
“Ratzinger estava esgotado há muito tempo”, disse seu biógrafo, em artigo publicado ontem na revista alemã Focus. Quando foi questionado sobre o que se poderia esperar dele no restante de seu pontificado, Bento XVI foi taxativo: “De mim? Não muito. Ja sou um homem velho, as forças me abandonaram. Acho que basta com o que fiz até agora”.
Hoje, em um encontro que já havia sido planejado há meses com o presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina, o Papa o garantiu que a renuncia foi uma decisão “muito difícil”, mas ainda assim seria uma “reta” para a Igreja. (http://blogs.estadao.com.br/jamil-chade/2013/02/16/cardeal-de-sp-vai-supervisionar-acoes-do-banco-do-vaticano/)

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Vinte praias boas de banho

Hoje, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), apontou 20 pontos próprios para banho na orla marítima de Fortaleza. O resultado faz parte do boletim 7 de 2013 de balneabilidade das praias, contemplando análises de 31 pontos da Capital.
Algumas interferências negativas podem modificar o resultado da balneabilidade de uma praia. Dentre eles: condições climáticas, aumento da maré, presença de animais, disposição imprópria de resíduos sólidos e adensamento urbano nas proximidades das praias. São considerados pontos adequados aqueles em que o número de coliformes termotolerantes não ultrapassam 1000 para cada 100 mL de água nas últimas cinco coletas. 
O monitoramento realizado pela equipe de técnicos da Geamo é feito com base no padrão estabelecido pela Resolução 274, de 29 de novembro de 2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). 
Período de chuva - A Geamo alerta sobre a importância de os banhistas evitarem o contato com o mar após a ocorrência de chuvas de maior intensidade. Essas ocorrências contribuem para a deterioração da qualidade das águas das praias, já que grande quantidade de esgotos sem tratamento, lixo e outros detritos são carreados pela águas através de galerias pluviais, córregos e canais de drenagem.

Resultado das análises em Fortaleza é o seguinte: 

Pontos Próprios
  1. Caça e Pesca
  2. Barraca Arpão Praia Bar
  3. Barraca Itapariká
  4. Barraca Hawaí
  5. Praça 31 de Março
  6. Barraca América do Sol
  7. Barraca Crocobeach
  8. Clube de Engenharia
  9. Barraca Beleza
  10. Ed. Vista del Mare
  11. Final da Rua José Vilar
  12. Volta da Jurema
  13. Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
  14. INACE (Ind. Naval do Ceará)
  15. Marina Park Hotel
  16. Início da Av. Philomeno Gomes
  17. Kartódromo
  18. Horta
  19. Goiabeiras
  20. Barraca Big Jeans
Pontos Impróprios
  1. Edifício Arpoador
  2. Início da Rua Ismael Pordeus
  3. Farol
  4. Iate
  5. Estátua de Iracema
  6. Ideal Clube
  7. Início da Av. Pasteur
  8. Colônias
  9. Início da Rua Lagoa do abaeté
  10. Mucuripe
  11. Barra do Ceará

Assessoria de Comunicação da Semace
Ana Luzia Brito - (comunicacao@semace.ce.gov.br / 3101-5554)
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov

No BNB Clube


Em defesa do Cocó


O Partido Verde de Fortaleza convoca toda a sociedade para participar de um ato em defesa das dunas do Cocó. A Justiça autorizou o reinício das obras nas dunas do Cocó. Uma área equivalente a 14 quarteirões poderá ser destruída para construir edifícios. É uma área protegida por lei municipal. Portanto, além de ir contra norma do Município, essa decisão vai contra os princípios da precaução e prevenção do Direito Ambiental e principalmente contra a vontade coesa da população de Fortaleza.

Centenas de jovens já estão se mobilizando, escrevendo cartazes e convidando pessoas nas redes sociais, para manifestar essa defesa. Venha defender o Meio Ambiente e a nossa natureza! S.O.S. COCÓ

LOCAL: Parque do Cocó - Na altura da Pe. Antonio Tomaz com Engenheiro Santana Jr.
Neste sábado 16/02 às 16:00

Ceará Hoje


Passagem a R$ 2,00 a partir de zero de amanhã


(Assessoria de Imprensa) - O prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, assinou, agora há pouco, o decreto que revoga o aumento da passagem de ônibus urbano de Fortaleza e determina que o valor volte a ser de R$ 2,00, valor cobrado até o aumento autorizado na gestão anterior. A previsão é de que esse valor de R$ 2,00 já passe a vigorar a partir da meia noite de hoje.
O decreto do prefeito tem por base a decisão do desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que suspendeu o aumento da passagem de ônibus de Fortaleza assinado pela gestão anterior. Logo que assumiu o cargo de prefeito, Roberto Claudio informou que iria recorrer e, por meio da Procuradoria Geral do Município, interpôs agravo de instrumento (nº 0026077-53.2013.8.06.0000) no TJCE requerendo o efeito suspensivo da decisão do Juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública, que concedeu liminar para aumentar o preço da tarifa de ônibus.
Ao julgar o recurso, o desembargador Filgueira Mendes considerou a segurança jurídica, o contraditório e a ampla defesa. “A medida se impõe como meio de resguardar a segurança jurídica e a estabilidade das relações travadas na ambiência judicial, evitando-se que as partes venham a ser surpreendidas no curso do processo com alterações indevidas que possuam aptidão potencial de prejudicar os direitos da ampla defesa e do contraditório”. 

Ceará Aventura


Este fim de semana promete momentos de pura adrenalina com a 2ª Etapa do Ceará Aventura, amanhã e domingo, em Maranguape. O projeto que tem como um dos objetivos divulgar as belezas naturais do Ceará por meio dos esportes radicais.

Nesta etapa, os competidores terão a possibilidade de praticar Skate, Vôo Livre e Bicicross. O evento conta com uma equipe de profissionais que disponibilizará todo o suporte necessário aos competidores.

A cada edição do evento, a Secretaria do Esporte do Estado – Sesporte beneficia um município que disponha de um cenário favorável para a prática dos esportes de natureza e aventura.

Ceará Aventura 2012
2º Etapa

Data: 16 e 17 de fevereiro
Local: Maranguape - CE
Modalidades: Skate, Vôo Livre e Bicicross

Programação:
Dia 16
9h ás 12h – Treino do Skate
14h às 17h - Vôo Livre e Competição de Skate
15h á 16h50 – Treinos Oficiais de Bicicross
17h40 – Inauguração da Pista de Bicicross
18h – Competição de Bicicross

Dia 17
8h ás 9h – Treinos Oficiais de Bicicross
9h – Competição de Bicicross
9h ás 12h – Treino do Skate
14h às 17h - Vôo Livre e Competição de Skate

Informações à imprensa:
Manuella Viana / Isaac Araújo
Assessora de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado
(85) 3101-4415

Os convocados de Ricardinho

Segue abaixo a lista de relacionados pelo treinador do Ceará, Ricardinho, para o jogo contra o Vitória pelas quartas-de-final da Copa do Nordeste 2013, no próximo domingo, às 16 horas, no Barradão, em Salvador:

ANSELMO
CLEITON
DIOGO ORLANDO
ERIC
FERNANDO HENRIQUE
FRANSÉRGIO
GABRIEL
GEOVANI
GERLEY
JOÃO MARCOS
LULINHA
MAGNO ALVES
MARLON
PINGO
RAFAEL VAZ
RÉGIS
RICARDINHO
TIAGO

IML examina corpo de Camila Bezerra


LAURIBERTO BRAGA - Agência Estado
O corpo da modelo brasileira Camila Bezerra encontrada morta na China, na madrugada de 1º de janeiro, passará nesta sexta-feira por uma necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Fortaleza (CE). Somente após este exame cadavérico é que o corpo será liberado para sepultamento.
Após uma espera de 45 dias, o corpo de Camila chegou na noite de quinta-feira a Fortaleza via aeroporto internacional Pinto Martins. Familiares e amigos acompanharam a chegada do corpo, que foi imediatamente recolhido ao IML para os exames que darão ainda sustentação às investigações que as autoridades chinesas fazem sobre as causas da morte da modelo.
Camila foi encontrada morta no hall do condomínio em Cantão, província chinesa, onde morava havia seis meses. A principal suspeita das autoridades chinesas é que ela tenha cometido suicídio ao se jogar da janela do banheiro do apartamento onde morava no 13º andar. A família não aceita essa possibilidade e suspeita que Camila tenha sido jogada após uma briga com companheiras de apartamento, uma vez que o quarto foi encontrado revirado.
Os legistas do IML de Fortaleza darão prioridade ao exame no corpo de Camila e a previsão é que o sepultamento aconteça no final de semana num cemitério da Região Metropolitana da capital cearense.
Ajuda do Estado
O traslado de Camila Bezerra foi pago pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará ao custo superior a R$ 50 mil. A família da modelo pediu ajuda ao Governo do Estado para arcar com essa despesa, alegando que não tinha condições para custear o traslado. A demora na liberação do corpo se deveu às investigações feitas pelas autoridades chinesas e a exigência de uma série de documentos do Brasil para o recebimento do corpo, dentre eles um alvará de Justiça que foi conseguido pela mãe de Camila, Goreth Bezerra, nas vésperas do Carnaval.
Antes de chegar a Fortaleza o corpo de Camila passou pelo terminal de cargas do aeroporto de Milão (Itália), seguiu para o terminal de cargas do aeroporto de Lisboa (Portugal) de onde saiu na quinta-feira, chegando ao aeroporto de Fortaleza na noite passada por volta das 22 horas. 

Novo calendário escolar em Fortaleza


CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEBATE DIRETRIZES E CALENDÁRIO ESCOLAR 2012 e 2013
Ano Letivo de 2012 será concluído no próximo dia primeiro de março/2013
Ano letivo de 2013 com início no dia 28 de março de 2013
Inclusão de 10 sábados letivos, um por mês
Inclusão de nove dias letivos no mês de julho de 2013
Professores com acréscimo de 30% em suas remunerações

(Assessoria de Imprensa) - O Conselho Municipal de Educação de Fortaleza (CME) reuniu na tarde de ontem (14), representantes das entidades que assinaram, no último dia sete, o Pacto de Responsabilidade Social e Pedagógica pelos Estudantes da Rede Pública de Fortaleza, para debater a construção das Diretrizes e Calendário Escolar  de  conclusão do ano letivo de 2012 e Calendário Letivo de 2013.

O Sindicato APEOC foi representado no encontro pelo seu presidente, Anízio Melo, o vice-presidente, Reginaldo Pinheiro, e pelo secretário jurídico da entidade, Sérgio Bezerra. Os professores deixaram claro que a defesa do Sindicato é por uma escola de qualidade para o filho do trabalhador, e que esta qualidade significa defender os direitos dos alunos, professores e servidores das escolas.
O vice-presidente da APEOC, Reginaldo Pinheiro, fez questão de registrar na reunião do Conselho de Educação, a Plenária realizada dia 18/02  pelo Sindicato com os trabalhadores da Educação do Município de Fortaleza para debater as diretrizes e o calendário escolar para 2013, e a audiência do Sindicato com o Secretário da Educação, Ivo Gomes, dia 19 também deste mês de fevereiro,às 16 horas.

Após debates e as falas dos presentes ficou decidido que o Ano Letivo de 2012 será concluído para todos no próximo dia 01 de março/2013 (creche e pré-escolar, inclusive).
Até o dia 01/03 os professores devem informar quais alunos ficaram em recuperação, e já deixam prontas as atividades orientadas e os instrumentais de avaliação final, para que noperíodo de férias dos professores de 02-03-13 a 17-03-2013, ocorra a recuperação domiciliar dos alunos não aprovados, a partir dos estudos elaborados por seus mestres. Nesse período haverá professores plantonistas na escola à disposição dos alunos para tirar suas dúvidas e aplicação das avaliações finais de recuperação.

Sobre a reivindicação do Sindicato referente à integralização das horas atividades no município, o Secretário Ivo Gomes afirmou que é seu desejo implantar 1/3 das horas atividades com prioridades entre os pedagogos (anos iniciais) do Ensino Fundamental, ainda no ano letivo de 2013.

As Diretrizes para o Calendário Letivo de 2013 na Rede Municipal são: 
1.     Acréscimo de uma hora-aula por dia, para os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental;
2.     Ampliação da carga horária no contra turno, por intermédio da universalização do Programa Mais Educação, para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental;
3.     Com relação ao déficit de carga horária pertencente a 2012 dos alunos do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental, cada escola da rede municipal de ensino de Fortaleza elaborará uma proposta de reposição, a ser analisada e validada pela SME (Secretaria Municipal de Educação);
4.     Para assegurar a inserção de uma hora-aula por dia no calendário letivo nas turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, a SME propõe a adesão dos professores mediante acréscimo de 30% em suas remunerações;
5.     Concentração de carga horária em uma mesma escola da rede;
6.     Contratação de monitores devidamente habilitados para a modalidade de ensino;
7.     Ano letivo de 2013 com início no dia 28 de março de 2013;
8.     Término previsto para o dia 11 de janeiro de 2014;
9.     Inclusão de 10 (dez) sábados letivos, um por mês;
10.           Inclusão de 09 (nove) dias letivos no mês de julho de 2013.
Os representantes do Sindicato APEOC no Conselho Municipal de Educação de Fortaleza (CME) reivindicaram do Secretário Municipal que, além dos sábados e eventuais feriados estaduais e municipais serem por adesão do professor, o que educador que aderir seja remunerado com adicional de, pelo menos, 30%.

Também foi sugerido e acatado pelo Conselho que, nesse dia (sábado e eventuais feriados), haja avaliação mensal para garantir a frequência dos alunos.

Na reunião do CME foi decidido que as aulas no contra turno (Mais Educação) - além das disciplinas de Português, Matemática, atividade esportiva e duas manifestações culturais - também seja priorizada uma língua estrangeira.

Sobre a preocupação manifestada pelo Sindicato APEOC sobre o processo de lotação  dos professores, o Secretário Ivo Gomes solicitou o apoio dos presentes para que, a partir deste ano, os professores possam fazer re-lotação, com objetivo de concentrar a carga horária em uma única escola - e que esta seja próxima à residência do professor. E, que apenas em casos excepcionais (mudança de endereço, por exemplo) o professor seja removido para outra escola. O intuito é que seja criado um vínculo do professor com a comunidade escolar.

Ainda sobre a lotação, o Secretário defendeu que a prioridade deve ser dada aos professores que mantém filhos matriculados na escola pública e proximidade da escola à residência do professor.  Os demais critérios serão discutidos com o Sindicato APEOC. Também manifestou preocupação nas distorções do pagamento da gratificação de difícil acesso. Ivo  é a favor da redefinição de critérios, a partir de discussão com o Sindicato e CME.

Hoje, dia 15/02, a SME divulgará em seu site os informes sobre as diretrizes de lotação e, em seguida, divulgará às Diretrizes propriamente ditas.

O Sindicato  APEOC reiterou que  próxima segunda-feira, dia 18/02, às 17 horas, ampliará com a sociedade civil organizada (CEDECA - Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, da Comissão de Defesa do Direito à Educação, Conselhos Tutelares, Rede de Pais e Representação de Estudantes), a discussão sobre a educação  em nossa capital, promovendo em seu auditório a 3ª Plenária dos Profissionais da Educação de Fortaleza.

O resultado da plenária dos professores/servidores da educação municipal  e sociedade civil, será apresentado ao Secretário Ivo Gomes na audiência entre Sindicato e SME no dia 19 de fevereiro, às 16 horas.
Contatos: Prof. Anízio Melo, presidente do Sindicato APEOC, (85)3064-3212, 9401-9592, 9612-5390; Prof. Reginaldo Pinheiro, vice-presidente9992-0241; Prof. Juscelino Cunha, secretário-geral, 9989-2521; Professora Penha Alencar, diretora, 9988-0460; Kim Lopes, assessor, 8814-7690, 9962- 2781; Prof. Sérgio Bezerra, secretário para assuntos jurídicos 9902-7088, 8828-4270.

Pós Carnaval

O Faroeste recebe neste sábado (16) a Ressaca de Carnaval com “As Coleguinhas” Simone e Simaria, Forró do Movimento, Toca do Vale, Forró do Bom e Matheus Fernandes, agitando a casa de shows mais amada de Fortaleza, no primeiro grande evento pós-carnaval da Cidade. A festa começa às 16 horas, animada pelo grupo Nossa Bateria, relembrando o bloco de pré-carnaval Sheriff. O Chopp é liberado até às 20 horas e a festa se estende por 12 horas. O Faroeste abre às 16 horas e fica na Avenida Washington Soares, em frente às Casas Freitas, bairro Coaçu. Informações: (85) 3264.8091.
(Airlly Barbosa - Capuchino Press - Assessoria de Imprensa)

Campeões do Carnaval de Fortaleza


Maracatu Rei de Paus e a escola de samba Unidos do Acaracuzinho foram as campeãs do Carnaval 2013 de Fortaleza.... 

No G.Barbosa


Até domingo (17), o GBarbosa estará com descontos em diversos produtos dos setores Eletro, Bazar e Têxtil no período que sucede o Carnaval. Com preços imperdíveis, as lojas da rede também vão oferecer formas de pagamento especiais, permitindo que o consumidor parcele as compras em até 10 vezes sem juros em produtos como fogões, geladeiras, TVs, entre outros. A expectativa de crescimento é de 30% nas vendas dos itens em promoção com relação ao ano anterior. (Assessoria de Imprensa).

Copa das Confederações

http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,nigeria-supera-burkina-faso-e-conquista-copa-africana-de-nacoes,995162,0.htm

Morre Fernando Lyra

PT Nacional


A presidenta do PT Ceará, Luizianne Lins, retoma as atividades partidárias na manhã do próximo dia 20, quando participa de uma reunião em São Paulo a convite do presidente nacional do PT, Rui Falcão. Os dois vão tratar da realização, em Fortaleza, do seminário sobre os 10 anos do Governo Democrático e Popular no Brasil, que terá a presença do ex-presidente Lula, no próximo dia 28; e da reunião do Diretório Nacional, marcada para os dias 1 e 2 de março.

Ainda no dia 20, Luizianne Lins estará no ato em comemoração aos 10 anos do Governo Democrático e Popular, também em São Paulo. Organizado pela direção nacional do PT, o evento será o ponto de partida para os debates agendados para todas as regiões do País e contará com a participação do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma. 

A presidenta do PT Ceará estará em Fortaleza no próximo dia 21. 


Wania Caldas
Assessoria de Comunicação
(85) 8631.1289

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Produtores culturais de fotografia em Fortaleza


Um velho ditado diz que uma imagem vale mais que mil palavras. O ditado é antigo, mas nunca foi tão atual como nos dias de hoje. Um dado que mostra a dimensão do uso da fotografia como linguagem é que diariamente mais de 40 milhões de fotos são postadas na rede social Instagrampor 90 milhões de usuários em todo o mundo, segundos informações divulgadas pela empresa americana criada há dois anos.

Isso é somente um reflexo do alcance da fotografia e de seu papel na sociedade. Entrando na instância política nacional, qual o papel da fotografia na formação da imagem do Brasil? Qual a imagem do país que se vende no mundo? Que identidade o Brasil quer ter com essa imagem?

Estas e outras questões serão abordadas no II Encontro Nacional da Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil. O evento acontecerá em Fortaleza de 21 a 23 de fevereiro, reunindo cerca de 150 fotógrafos e produtores de fotografia de todo o país, além de gestores de cultura das instâncias nacional, estadual e municipal. O Encontro é voltado para os filiados à Rede, mas as atividades realizadas à noite – palestras, lançamentos e projeções - são abertas aos demais interessados, com acesso gratuito.

O Encontro é uma articulação da Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil (RPCFB) para abordar questões amplas como a compreensão do papel da fotografia na sociedade, principalmente nas instâncias públicas. “A fotografia deve ser comprendida como linguagem específica. Fotografia é ciência, investigação, documento, comunicação de massa, literatura”, diz Iatã Cannabrava, presidente da RPCFB. “A fotografia é tudo isso e ‘também’ artes visuais”, complementa Tiago Santana, um dos coordenadores do Encontro em Fortaleza.

O Encontro terá palestra de abertura com a temática FORMAÇÃO DE UMA NOVA IMAGEM PARA O BRASIL, proferida por Renato Ortiz, professor titular da Universidade Estadual de Campinas. 

As políticas públicas no setor serão temas específicos no Encontro. O assunto será abordado na mesa POLÍTICAS PÚBLICAS E NOVAS PLATAFORMAS PARA A FOTOGRAFIA E SUA GESTÃO - com Eduardo Saron (Diretor Superintendente do Itaú Cultural), Antônio Grassi(Presidente da Funarte), Cláudia Leitão (Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura) e Tibico Brasil (Gerente do Ambiente de Cultura do Banco do Nordeste) e no Grupo de Trabalho, POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FOMENTO, PESQUISA E DIFUSÃO DA FOTOGRAFIA  com Carlos Carvalho (RS), Miguel Chikaoka (PA), Iatã Cannabrava (SP) e com o convidado Xico Chaves, (Diretor do Centro de Artes Visuais / Ceav).

Realizado pelo RPCFB e pelo Instituto Cultural Anima, de Fortaleza, o II Encontro Nacional da Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil acontece em Fortaleza como estratégia da Rede em descentralizar as discussões em torno da Fotografia. “As regiões Norte e Nordeste já têm uma forte tradição na fotografia, como se verifica em Fortaleza, Recife, Natal, Belém, onde há núcleos organizados”, destaca Iatã.

O primeiro Encontro foi realizado em 2010 em Brasília. Antes disso, houve em 2009 uma reunião “pré-encontro” no Paraty em Foco, um dos principais eventos de fotografia do país, realizado na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. Na primeira edição do Encontro, houve a articulação dos produtores culturais de fotografia numa rede nacional e, na ocasião, questões e propósitos foram definidos, gerando um resultado que justificou os esforços de todos que estiveram presentes. Na opinião de Iatã Cannabrava, o segundo Encontro deve confirmar a operatividade desse modelo e sua capacidade de abraçar demandas e oportunidades que vão do regional ao global.

“Agora é momento de avançar na construção de uma identidade da rede, afinando objetivos comuns e a diversidade de práticas. Essa intenção reforça a necessidade de participações ativas, debates e decisões que animem a rede, as pessoas e iniciativas que circulam por ela. Esse é o resultado esperado de uma experiência coletiva de afirmação de uma identidade e de objetivos comuns”, diz Iatã. Atualmente a rede conta com 120 integrantes em todo o Brasil e, cerca de 100 membros em fase de filiação.

PARA O PÚBLICO

Durante o Encontro, fortalezenses e visitantes poderão conhecer um pouco da produção fotografica brasileira por meio de projeções e intervenções fotográficas ao ar livre, no calçadão da Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata de Iracema. No local haverá também estandes com livros, postais, catálogos de fotografia, entre outros artigos. Estas atividades acontecerão das 18h30 às 22h.

SERVIÇO

II Encontro Nacional da Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil – De 21 a 23 de fevereiro no Hotel Sonata de Iracema (Av. Beira Mar, 848 – Praia de Iracema – Fortaleza/CE). Informações: (11) 3473-5412, (85) 3268-2916 e (85) 8820-0083.


SUGESTÕES DE ENTREVISTAS

Iatã Cannabrava – Presidente da RPCFB: (11) 3473-5411
Glicia Gadelha – Coordenadora do Encontro: (85) 9691-8458
Tiago Santana – Coordenador do Encontro: (85) 9994-0094


ASSESSORIA DE IMPRENSA
DÉGAGÉ
Jornalistas Resp: Sônia Lage e Eugênia Nogueira
Tel: (85)3252.5401 / 9989.5876 / 9989.3913
t: @degage_imprensa / f: degageassessoria

Carnaval de Jeri

(Foto Sheila Oliveira)

O Carnaval Jacaré Jeri, aconteceu de 9 a 12 de fevereiro 2013, e inaugurou na praia de Jericoacoara uma democrática e pacífica celebração das artes populares e de rua com ênfase na cultura tradicional do Ceará, trazendo como atrações maracatu e coco, marchinhas, bonecos e máscaras gigantes, teatro de rua, além de banda de marchinhas e mais festejos ao som de projeto musical Divino Maravilhoso.
O caleidoscópio cultural, que abriu diariamente às 17 horas as apresentações com colorido humor e batuques das manifestações que se mesclaram em cortejos ao ritmo de expressões do carnaval brasileiro, fez resgates da verdadeira essência foliã, em contraponto aos carnavais de multidões eufóricas com paredões de som. O Jacaré Jeri promoveu uma festa para todos – moradores, famílias e turistas que visitam a hospitaleira, cosmopolita e paradisíaca vila. 
As apresentações se concentraram na Praça Edvá Esmerino da Silva, tomando as pequenas ruas de areia e reuniram na praça principal artistas e foliões, junto à programação que teve, entre outras atrações a Dança do Coco do Alagadiço (Trairi) e o Maracatu Nação Tremembé (do distrito Aracatiaçu de Sobral), além de marchinhas com a banda Jacaré Jeri e o do teatro de rua “Conversas de Lavadeiras”, pela divertida Trupe Caba de Chegar de Teatro (Fortaleza/CE). Ao final de cada dia, o discotecário Régis Lima (Fortaleza) animou com seleções musicais do projeto Divino Maravilhoso em rica mistura do tropicalismos e músicas brasileiras de várias épocas e ritmos. 
"O evento respeitou os costumes locais, minimizou impactos ao meio-ambiente, inclusive encerrando a programação por volta das 22 horas em respeito à lei do silêncio, mas também movimentou a economia da vila de forma ética e responsável. Assim, estimulamos um turismo cultural durante um período em que as praias embaladas por grandes “paredões” de som atraem boa parte dos turistas no Ceará", explicam Aleana Duarte da Galgo Entretenimento, junto a Osiel Gomes e Emídio Sanderson pela Invento Produções Culturais, que já planejam a segunda edição do evento com as mesmas determinações e premissas culturais.
A 1ª edição do Jacaré Jeri - Folias de Areias realizou também oficinas de bonecos gigantes, ministradas por Ni de Sousa e Vanderley Percoviski (Juazeiro do Norte), que voltadas para a comunidade local, produziram em parceria com Conselho Comunitário de Jericoacoara vários personagens para os desfiles diários, com destaque para um jacaré gigante em referência à vila de Jericoacoara ter na topografia e etimologia em tupi a semelhança de um Jacaré quarando ao sol. Outro grande boneco foi do homenageado Joaquim Canuto (o Poeta), contador de história, cordelista e primeiro guia turístico de Jericoacoara, abrindo as vias do cortejo pela vila durante os dias de festa.
A programação do carnaval Jacaré Jeri é gratuita, sendo realizada pela Invento Produções Culturais e a Galgo Entretenimento com apoio do Governo do Estado do Ceará, via Secretaria de Cultura (Secult) e promoção da Associação das Pousadas de Jericoacora (APJERI).

Gigante


Reuters
NOVA YORK - A American Airlines e a US Airways anunciaram a fusão das empresas nesta quinta-feira, numa operação que criará a maior companhia aérea do mundo e que terá um valor de mercado de  US$ 11 bilhões. A fusão conclui uma onda de consolidações que ajudou as companhias aéreas norte-americanas a terem bases financeiras mais sólidas.

O acordo era amplamente esperado pelo mercado e passou mais de um ano em gestação. A AMR, controladora da American, encaminhou um pedido de concordata em novembro de 2011 e a US Airways começou a buscar a fusão no início de 2012.
A nova empresa, que vai operar sob a marca da American Airlines, será 2% maior em tráfego de passageiros pagantes que a atual líder mundial, a United Continental.
A companhia combinada terá sede no Texas e será comandada pelo presidente-executivo da US Airways, Doug Parker, antigo defensor da consolidação da indústria.
Os acionistas da US Airways terão 28% de participação na nova empresa. O restante ficará com acionistas da AMR e credores de suas subsidiárias, sindicatos trabalhistas da American e atuais funcionários da AMR.
A transação em ações está sujeita a aprovação de autoridades regulatórias dos Estados Unidos e do tribunal de falências do país e deve gerar mais de US$ 1 bilhão em sinergias anuais líquidas em 2015. No anúncio, as empresas também informaram que planejam assumir a entrega de mais de 600 novas aeronaves.
No final de janeiro, o presidente da divisão de aviação comercial da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva, afirmou que a fabricante vê a companhia norte-americana demandando mais jatos regionais.

Condenados a devolver dinheiro de resgate

(Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará) - A juíza Marlúcia de Araújo Bezerra, titular da 17ª Vara Criminal da Comarca de Fortaleza, condenou sete réus por extorsão mediante sequestro, com três qualificadoras (com duração de mais de 24 horas, tendo como vítima menor de idade e praticado por quadrilha ou bando). O crime foi cometido contra V.B.R., no dia 26 de junho de 2008. Na ocasião, uma quadrilha fortemente armada invadiu uma escola particular, no bairro Papicu, e levou a vítima, que foi mantida em cativeiro por 14 dias.
Os réus Alexandre de Sousa Ribeiro (“Alex Gardenal”), Wallace da Cruz (“Lampião”) e Juan Pablo de Loiola Bilar foram condenados a 26 anos de reclusão. Célio da Silva Vieira (“Tafarel”), que teve a pena reduzida por colaborar na identificação dos coautores, foi condenado a 17 anos e quatro meses de prisão.
Francisco Genério Bruno da Silva, que também recebeu atenuante por ter confessado espontaneamente a participação, foi condenado a 24 anos de reclusão. Além de extorsão mediante sequestro, eles foram sentenciados por formação de quadrilha, sendo ambos os crimes combinados com concurso material.
Já a ré Estefânia Sales Rocha recebeu pena de 15 anos de reclusão por extorsão mediante sequestro, sendo absolvida do crime de formação de quadrilha. Ela era a proprietária de uma das casas usadas no sequestro e confessou espontaneamente ter conhecimento de que o local havia sido usado como cativeiro. Manoel Martins da Silva, caseiro de um segundo imóvel usado no crime, também foi condenado e recebeu pena de 20 anos de prisão.
Todas as penas deverão ser cumpridas em regime inicialmente fechado. Além disso, os sete acusados terão que pagar à vítima o valor de R$ 625 mil, equivalente ao valor do resgate, deduzidas as quantias já recuperadas e devolvidas, “com responsabilidade solidária entre todos os condenados, a título de valor mínimo para a reparação dos extensos danos que causaram”. A decisão foi proferida na última sexta-feira (8).
OS CRIMES
Segundo os autos, os integrantes da quadrilha, portando armas de guerra, retiraram a vítima das dependências do colégio onde estudava. Durante a ação, bloquearam o trânsito na via pública, atirando contra os veículos que tentavam transitar no local. A vítima, na época com 17 anos, foi mantida em cárcere privado por duas semanas, sendo liberada após o pagamento do resgate.
OUTROS ENVOLVIDOS
Os réus Solonildo de Oliveira da Costa, Daniel Belmiro Rodrigues, Francisco Ediverton Amaro Honório, Francisco Eriverton Amaro Honório e Francisco Márcio Teixeira Perdigão, também denunciados no processo, foram absolvidos por falta de provas.
Já Antônio Carlos Castro dos Santos, José Alexandre Vieira da Silva, Paulo Henrique Oliveira dos Santos e Anderson Carlos Rodrigues Feitosa respondem a processos em separado, pelos mesmos crimes.

Clamor de paz em Aquiraz

Com o aumento da criminalidade em Aquiraz, o vereador Ney Pires lançou uma campanha de combate a violência e ao tráfico de drogas chamado “Aquiraz juntos pela paz” que está repercutindo nas redes sociais. Ao todo, são três projetos de leis, aprovados na Câmara e já encaminhados ao prefeito.
São eles: a criação da Secretaria de segurança pública, a utilização de câmeras de monitoramento instaladas nas ruas e praças com uma central de inteligência, prática utilizada em várias cidades brasileiras, e a criação de um centro de reabilitação e ressocialização de dependentes químicos, outro problema já enraizado na cidade.

Premiação para o Quality Fortaleza



Christer Holtze (vice-presidente sênior de operações da Atlantica Hotels International); Fabiana Zichia (gerente de integridade de produto e branding da rede); Simone Ramalho (controller do Quality Hotel Fortaleza); Tatiana Capistrano (gerente de vendas da unidade); Carlos Nunes (diretor de operações da rede), Igor Camaratta (gerente geral do empreendimento); Eliane Radnai (assistente de controladoria da unidade); e Paul Sistare (presidente da rede)


(Assessoria de Imprensa) - Na oportunidade da XIV Convenção anual da Atlantica Hotels, realizada de 27 a 30/01, em Itupeva - São Paulo. O Quality Hotel Fortaleza foi agraciado com os seguintes prêmios:

·         Gold Award Hospitality – Premiação concedida na avaliação de satisfação de hóspedes e funcionários de cada unidade. Certificação internacional pela Choice Hotels International, o Gold Award faz parte do programa Progressive Award, um sistema global de reconhecimento e certificação às práticas de limpeza, padronização e utilização correta das regras de comunicação corporativa e atendimento.
·         Maior IESA – Índice de Engajamento de Satisfação de Colaboradores de toda companhia.
·         Selo Ouro – Certificação da Atlantica Hotels pelo excelente desempenho de limpeza, conservação e manutenção do empreendimento
·         Melhor Aproveitamento de Canais de Vendas ano 2012 – Premiação do departamento de vendas e reservas, pelo excelente desempenho de gerenciamento dos canais de vendas.
·         Melhor Aproveitamento do Departamento de Marketing ano 2012 – O Destino Nordeste foi o vencedor, onde tivemos reconhecimento pelo melhor aproveitamento das ferramentas de marketing da Atlantica Hotels no ano de 2012.

Seguidores

Arquivo do blog