sábado, 23 de fevereiro de 2013

Lula vem dia 28


(Assessoria de Imprensa) - Fortaleza será a primeira das 10 cidades que receberão o seminário "O Decênio que Mudou o Brasil", que faz parte das comemorações de 10 anos do Governo Democrático e Popular no Brasil. Na próxima quinta-feira (28), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as principais lideranças do PT nacional e estadual, e dos partidos da base aliada discutirão, na capital cearense, "Políticas de bem-estar, direitos humanos e desafio da inclusão social". Além deles, Márcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo, Roberto Amaral (PSB), cientista político e ex-ministro da Ciência e Tecnologia, e Tereza Campello, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome estarão presentes para participar do debate sobre combate à pobreza.
O seminário, que é fruto da parceria entre o Instituto Lula, o Partido dos Trabalhadores e a Fundação Perseu Abramo, está marcado para as 18 horas, no Hotel Oásis Atlântico. A ideia do evento é fazer um balanço dos 10 anos dos governos petistas e discutir os desafios a serem enfrentados nos próximos anos.


Serviço
Seminário "O Decênio que Mudou o Brasil - Políticas de bem-estar, direitos humanos e desafio da inclusão social"
Dia 28 de fevereiro de 2013 às 18 horas 
Hotel Oasis Atlântico (Av. Beira Mar, 2500 - Meireles - Fortaleza-CE)

Fala Ciro


O ex-ministro Ciro Gomes partiu para o ataque contra as pré-candidaturas à sucessão da presidente Dilma Rousseff (PT) em 2014. Hoje pela manhã, Ciro Gomes em entrevista ao radialista Evandro Nogueira, veiculada no programa Sábado Show da Rádio Verdes Mares AM, disse que as pré-candidaturas do presidente do seu partido, PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos; do senador mineiro Aécio Neves (PSDB) e da ex-ministra Marina Silva (Rede) estão fadadas à derrota ano que vem. Segundo Ciro Gomes, Dilma deve ganhar a reeleição por W0 (ainda em primeiro turno) ou no máximo em segundo turno onde disputaria com larga vantagem com Marina Silva.
Para Ciro, Eduardo Campos, Aécio Neves e Marina Silva não têm propostas e nem conhecem o Brasil. Segundo Ciro, o pêndulo para se resolver esta questão é a economia . "Nós estamos neste momento com o pé no acelerador o que significa um pouco de ameaça inflacionária, isso para tentar tirar o País da estagnação. Mas se a gente for conter a inflação do jeito que vinha fazendo, da mão para boca, ai volta a recessão. E essa equação tem que ser desfeita com um grande debate que só a política pode fazer".
Ciro diz que "lamentavelmente não será o Governo que fará isso, porque  obviamente o Governo vai defender o que está fazendo. E os outros pré-candidatos, Eduardo Campos, Aécio Neves e Marina Silva não têm nenhuma proposta. Nenhuma visão para o Brasil. E isso é o que me preocupa".
Para Ciro, a eleição presidencial de 2014 "parece ser uma sucessão que vai se ferir em um ambiente fraturado. Não é mais o PSDB favorito. O meu presidente Eduardo Campos não tem estrada ainda. Não conhece o Brasil. O Aécio Neves não conhece o Brasil. A Marina Silva representa uma negação ética, uma negação desses maus costumes, mas não representa a afirmação de rigorosamente nada".
Ciro Gomes diz que Marina Silva "não tem uma visão sequer de economia do País, da energia, de como que o País vai gerar energia". Para o ex-ministro "tudo isso é um caldo que o nosso povo vai ter que resolver".
Nessa situação, conforme Ciro Gomes, Dilma Rousseff pode ganhar a reeleição por WO. "Pode sim ganhar por WO. Embora essa fratura que se apresentarem os três candidatos, provavelmente com muita segurança a eleição vai para um segundo turno. Mas a Dilma contra a Marina, a Dilma ganha folgado no segundo turno".
Mas mesmo assim, Ciro Gomes afirma que Dilma teria que se explicar para ganhar a eleição, "uma vez que a política brasileira está pasteurizada devido essa aliança PT e PMDB, que está sentada na fisiologia, por causa dessa gravíssima concessão que a presidenta Dilma foi obrigada a fazer ou aceitou fazer de colocar em linha de sucessão Michel Temer (vice-presidente), Renan Calheiros (presidente do Senado), Henrique Alves (presidente da Câmara) arrostando cem por cento da opinião pública esclarecida do Brasil, sinaliza um futuro de grande preocupação".

Termina greve de fome de presos provisórios


Durou 72 horas, a greve de fome que 1.156 presos fizeram, na Casa de Privação Provisória de Liberdade de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. A greve de fome, encerrada na noite de sexta-feira (22) resultou na transferência neste sábado (23) dos 14 líderes da manifestação para o presídio federal de Catanduva, em São Paulo. Os grevistas de uma extensa pauta de reivindicação conseguiram apenas melhorias no recebimento de visitas.
Quanto dotar as celas de aparelho de televisão, ventiladores, sanduicheira e pontos de energia, a Secretaria de Justiça a princípio não atendeu aos pedidos. A coordenadora do Sistema Penal do Ceará, Socorro Matias, disse essas reivindicações não correspondem ao que diz o regulamento prisional do Estado.
A Secretaria de Justiça prometeu ainda fazer um mutirão de saúde com médicos e dentistas para os presos provisórios e que em março realizará um mutirão de assistência jurídica junto à Defensoria Pública do Estado, para resolver questões de detentos que já poderiam estar em liberdade.

TCE x MPC


 O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) lançou nota de esclarecimento à nota de repúdio da AMPCON. A nota do TCE-CE diz que "o procurador-geral de Contas que atua junto a esta Corte enviou ofício ao secretário de Esporte, mediante o qual requisitou várias peças documentais, fundamentando seu pedido em legislação que rege o Ministério Público Comum e na Lei de Acesso à Informação. No referido documento ainda destacou que “A resposta deste ofício deve ser encaminhada em mãos, exclusivamente ao Ministério Público de Contas”.
A nota destaca que a "decisão do TCE-CE, não acatando esse procedimento, visa a preservar a ordem jurídica, notadamente a Constituição Federal, que a todos obriga, inclusive à Procuradoria de Contas".
Segundo a nota do TCE-CE "O Supremo Tribunal Federal, na ADI nº 789-1 DF, decidiu que o Ministério Público que atua junto aos Tribunais de Contas não tem as mesmas funções institucionais do Ministério Público comum.”
Para o TCE-CE "a autorização para expedir notificações e requisitar informações e documentos às autoridades está prevista no inciso VI do art. 129 da Constituição Federal entre as funções institucionais do Ministério Público comum, não se estendendo ao Ministério Público que atua junto ao Tribunal de Contas".
A nota destaca ainda que "são asseguradas aos Procuradores de Contas apenas as prerrogativas pessoais, não as institucionais do MP comum".
Quanto ao argumento de que a Lei de Acesso à Informação garantiria o acesso dos Procuradores de Contas, o TCE-CE diz que "não custa lembrar que ela é dirigida ao cidadão comum, e não às autoridades públicas, como querem os Procuradores de Contas, sendo certo que os agentes públicos estão submetidos a regulamento próprio que não pode ser derrogado por uma lei que visa apenas a dar plena eficácia ao exercício da cidadania".
O TCE-CE encerra a nota reafirmando "nossa crença na boa convivência, no respeito ao relevante trabalho dos Procuradores de Contas e esperamos o mesmo tratamento. Bravatas e ameaças não se coadunam com a serenidade que se exige dos membros das instituições republicanas".
Já o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Antôniuo Joaquim, através de nota disse que "posiciona-se de forma solidária à deliberação da maioria do Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, porquanto está amparada na legislação de regência (Lei Orgânica e Regimentos Interno do TCE-CE)".
A nota diz ainda "espera, ademais, que eventuais divergências jurídicas sobre atribuições do Parquet Especial e dos Membros do TCE-CE sejam dirimidas, de forma madura e respeitosa, administrativa ou judicialmente, preservando-se, em qualquer hipótese, as Instituições e a honra dos seus integrantes."

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Pistoleiros matam radialista em Jaguaribe


O radialista Mafaldo Bezerra Góis, de 51 anos, foi morto hoje, em Jaguaribe, a 300 quilômetros de Fortaleza, quando se dirigia para apresentar o programa político diário “Informativo dos Municípios”, na Rádio Rio Jaguaribe FM. Mafaldo Góis foi atingido por cinco disparos de revólver, tendo morte imediata. Os suspeitos são dois pistoleiros, que fugiram numa motocicleta.
Mafaldo Góis tinha registrado queixa na Polícia, que vinha recebendo ameaça de morte. No aparelho celular do radialista encontrado pela Polícia estavam mensagens de pessoas ameaçando Mafaldo de morte. A investigação começou a partir daí. Com isso a suspeita da Polícia é que mandantes encomendaram a morte do radialista, por ele vir criticando políticos e empresários.
O delegado regional de Jaguaribe, Edmar Bezerra Granja disse que as primeiras diligências dão conta que o crime foi encomendado. “O radialista estava com uma camisa da Rádio e o executaram sem levar nada dele. Suspeitamos que a ordem de morte tenha partido de dentro da penitenciária regional”, informou o delegado destacando que o radialista tinha “muitos inimigos pelas criticas que fazia em seu programa”..
Mafaldo tinha grande audiência na região. A diretora artística da Jaguaribe FM, Jaqueline Leite, informou que o programa do radialista assassinado era o mais ouvido da emissora e era transmitido de onze ao meio dia. “Era o Informativo dos Municípios, onde falava de tudo que acontecia na Região, inclusive os maus feitos”, salientou a diretora.
O corpo de Mafaldo Góis será sepultado no cemitério de Iguatu, a 380 quilômetros de Fortaleza, amanhã.

Ceará Hoje


80 anos do Sindicato dos Bancários do Ceará

http://www.blog.evaldolima.com.br/2013/02/com-participacao-efetiva-na-historia-do.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+evaldolima+%28Blog+do+Prof.+Evaldo+e+amigos%29

18 praias boas de banho

Nesse período chuvoso em Fortaleza, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) divulga nesta sexta-feira (22) o resultado do novo boletim de balneabilidade das praias da Capital. O trabalho é uma realização da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia, que monitora semanalmente 31 pontos da orla fortalezense, dentre os quais 18 se encontram próprios para o banho e 13 impróprios.

O monitoramento da Semace obedece o padrão estabelecido pela Resolução 274, de 29 de novembro de 2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A legislação afirma que um ponto para ser considerado próprio não pode apresentar mais que 1.000 coliformes termotolerantes para cada 100 mL de água coletada nas últimas cinco semanas.

A relação abaixo mostra os pontos próprios e impróprios para banho em Fortaleza. Também é possível acompanhá-los através do mapa de balneabilidade localizado no site http://www.semace.ce.gov.br/.

Resultado das análises em Fortaleza:

Pontos Próprios:
Caça e Pesca
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia
Barraca Beleza
Final da Rua José Vilar
Ed. Vista del Mare
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
INACE (Ind. Naval do Ceará)
Marina’s Park Hotel
Início da Av. Philomeno Gomes
Horta
Goiabeiras
Barraca Big Jeans

Pontos Impróprios:
Início da Rua Ismael Pordeus
Farol
Iate
Mucuripe
Estátua de Iracema
Volta da Jurema
Edifício Arpoador
Ideal Clube
Kartódromo
Início da Av. Pasteur
Colônias
Início da Rua Lagoa do abaeté
Barra do Ceará

22.02.2013
Assessoria de Comunicação da Semace
Ana Luzia Brito e Klenny Ellen Alves - (comunicacao@semace.ce.gov.br / 3101-5554)
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov

Testemunho de Fé

Acontece amanhã, a partir das 16 horas na Catedral Metropolitana de Fortaleza a segunda edição do “Testemunho de fé”, catequese do arcebispo Dom José Antonio aos jovens. Os encontros ocorrem durante os quatro sábados quaresmais.
Sempre é feita uma colocação pelo arcebispo a partir do Youcat, versão do catecismo da Igreja Católica para os jovens. A programação prossegue com testemunho de vida de algumas pessoas.
Os jovens tem também a oportunidade de perguntarem a Dom José Antonio sobre os assuntos mais variados. Na edição passada os questionamentos giraram em torno dos temas ateísmo, criacionismo e evolucionismo e dependência química.
Neste dia 23 a Celebração Eucarística, que será presidida por Dom José Antonio, será rezada em intenção do Papa Bento XVI, com forma de gratidão da Arquidiocese ao Pontífice Romano que encerrará suas atividades neste próximo dia 28.
A responsável pelas atividades neste sábado é a Pastoral Vocacional. Haverá atendimento de “Confissão” aos fieis à medida da presença de sacerdotes e será, mais uma vez, sorteados Youcat para os participantes do Testemunho de Fé.
SERVIÇO:
Testemunho de Fé – Catequese com o arcebispo Dom José Antonio
Data: 23 de fevereiro de 2013
Horário: 16h (18h – Celebração Eucarísitica)
Local: Catedral Metropolitana de Fortaleza (R. Sobral, 1 - Centro )

Crédito


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Ceará Hoje


Centenário de Almir Pinto

(Assessoria de Imprensa) - O deputado Welington Landim (PSB) se pronuncia amanhã (20) da tribuna Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), lembrando o centenário de nascimento do senador Almir dos Santos Pinto (foto). Nascido em Lavras da Mangabeira em 15 de fevereiro de 1913, Almir Pinto se formou médico e escolheu o município de Maranguape para exercer sua profissão. Como médico humanitário, o ingresso na vida pública foi uma consequência natural de uma liderança inata e de um altruísmo latente que o fez prefeito de Maranguape, deputado estadual - presidiu a Assembleia Legislativa em três oportunidades - e chegou à Câmara Alta do País.
Welington Landim vai ressaltar a importância política de Almir Pinto para a construção de um Ceará democrático e a dignificação da carreira na vida pública. “Sua origem pessedista o fez um político devotado, democrático e um exímio negociador, onde a conciliação era muito mais um estilo de fazer política que concessões que viessem a deslustrar seu papel de vanguarda nas graves decisões que determinaram os rumos político-administrativos do nosso Estado”, ressalta Welington Landim.
Para marcar importante efeméride, Welington Landim apresentou projeto de resolução instituindo o Ano Senador Almir Pinto. Pela proposta, fica programada uma série de eventos comemorativos como Sessão Especial no Plenário 13 de Maio em homenagem à data, lançamento de biografia do ex-senador de autoria do historiador Juarez Leitão, documentário da TV Assembleia sobre o personagem e ainda seminários nos municípios de Lavras da Mangabeira e Maranguape.

Padre Valdevino liberada


(Assessoria de Imprensa) - A Prefeitura de Fortaleza informa que a Rua Padre Valdevino (foto Divulgação) foi totalmente liberada para o tráfego de veículos a partir da manhã de hoje. O Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) concluiu a restauração do último trecho dessa via, compreendido entre a avenida Rui Barbosa e rua Ildefonso Albano, que recebeu serviços de drenagem, pavimentação, sinalização e padronização das calçadas.
Durante a libração, agentes de trânsito da AMC acompanharão a retirada dos bloqueios para garantir que motoristas retomem a rota original em segurança. A rua João Brígido, utilizada como principal via de desvio durante a obra, permanecerá com suas características atuais, passando a ser mais uma via alternativa para melhorar o acesso Aldeota-Centro.
As obras na Padre Valdevino iniciaram na rua Monsenhor Catão e seguiram até a avenida Dom Manoel. Além da nova pavimentação e sinalização, foi implantada a rede de drenagem para promover o correto escoamento das águas, evitando assim alagamentos e aumentando a vida útil do asfalto. Os pedestres também foram beneficiados com a padronização das calçadas, garantindo deslocamentos com maior conforto e segurança.
Com as obras de restauração de vias como Beni de Carvalho/Padre Valdevino e Antônio Sales, assim como as restaurações das avenidas Bezerra de Menezes e Domingos Olímpio e Engenheiro Santana Jr., o Transfor avança na implantação do corredor de transporte Antônio Bezerra-Papicu, que irá estabelecer uma faixa exclusiva para o transporte público e melhorar o deslocamento não só para seus usuários, mas o trânsito em geral.

Tudo pronto no final do ano, garante Marin


O presidente do Comitê Organizador Local da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo 2014, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, disse hoje, em Fortaleza, que todos os 12 estádios para a Copa 2014 estarão prontos até o final deste ano, como determinou a Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa). Marin destacou que, por exemplo, o problema da greve dos operários do Maracanã já foi resolvido. "Este problema do Maracanã está totalmente superado. Eu acredito que no fim vai prevalecer o bom entendimento, a disposição e eu estou tranquilo que não há motivo para preocupação com os estádios", afirmou Marin ao participar do road show de apresentação da Copa das Confederações para a venda de camarotes corporativos (hospitality).
Marin esta semana percorre as sedes da Copa das Confederações para divulgar o evento. Nesta terça-feira esteve em Fortaleza. Na quarta-feira (20) estará em Recife e Salvador e na quinta-feira (21), no Rio de Janeiro. "Estou acompanhando para divulgar e ajudar na compra de camarotes por várias empresas, como aconteceu em todas as Copas do Mundo. E estamos encontrando a melhor representação disso", informou Marin. Ele disse que tem "absoluta certeza que a a Copa das Confederações será um sucesso. E nós estamos fazendo o maior esforço possível para que aquilo que já foi realizado pelos governos sirva de exemplo para os demais".
Marin citou que recolheu nesta terça-feira recortes de jornais sobre a inauguração da Arena Castelão. "Vou fazer questão de lavar para São Paulo para mostrar a capacidade e a competência das autoridades do Ceará para fazer está obra que será sem dúvida nenhuma o grande legado da Copa das Confederações e do Copa do Mundo", disse.
José Maria Marin salientou que ao participar dos road shows sobre hospitality pretende "consolidar tudo aquilo que está sendo feito de bom para o futebol brasileiro e que vai beneficiar a todos. Como a geração de emprego fabulosa. Confesso que mais do que nunca tenho orgulho do meu País, da minha gente que está demonstrando competência, capacidade e disposição para realizar uma grande Copa das Confederações e uma grande Copa do Mundo".
Ao final da apresentação da Copa das Confederações, José Maria Marin garantiu que o acesso aos jogos do certame da Fifa este ano será para todos. "A Copa das Confederações dará condições para todos. Aqueles que têm uma condição melhor financeira vai ter opção para escolher um lugar junto com sua família e com seus amigos, porque a hospitalidade é dirigida para todo mundio, mas de forma especial a grandes empresas", afirmou ressaltando que "isso acontece em todos as copas do mundo; agora todo torcedor de toda posição social e econômica ele terá oportunidade de acordo com a posição de assistir aos jogos. Todos terão acesso aos jogo da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, independentemente da sua condição social e econômica".
Os hospitality que estão sendo vendidos para a Copa das Confederações e Mundial de 2014 são ambiente em que empresas reúnem seus convidados e clientes com serviços de comodidade.Os camarotes corporativos têm mesas, telas de TV e bar americano, além de serviços de hospitalidade com aperitivos e bebidas. A Match Hospitality autorizada pela Fifa para comercializar os camarotes corporativos não revelou os valores cobrados. o CEO da Top Service que atende a Match Hospitality, Gilmar Pinto Caldeira, disse apenas que os produtos foram desenhados para atender todas as preferências, necessidades e orçamentos de todas as empresas que operam nas sedes dos jogo da Copa das Confederações e da Copa do Mundo 2014".

Desabamento da fachada do HRN vai para o Ministério da Saúde


O Ministério Público Federal no Ceará pediu hoje ao Ministério da Saúde, através do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Sus), que investigue a obra do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, a 240 quilômetros de Fortaleza; e a aplicação de recursos federais repassados ao Fundo Municipal de Saúde de Fortaleza em dezembro de 2012, na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT).
Na sua inauguração, em 17 de janeiro passado, o Hospital Regional Norte contou com o show da cantora Ivete Sangalo. Na ocasião, o cachê pago à artista foi de R$ 650 mil reais. Apesar do evento, apenas a parte administrativa do hospital começou a funcionar. O atendimento aos pacientes ainda não foi iniciado. Um mês depois, em 17 de fevereiro, a fachada do Hospital desabou, após uma chuva intensa de 55 milímetros em Sobral, deixando duas pessoas feridas.
O procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, solicitou que sejam apurados o financiamento, a regularidade da obra Hospital e todos os trâmites relativos à construção do prédio, a partir da licitação e contratação do consórcio Marquise/Empresa Industrial Técnica S/A.
Oscar Costa Filho na representação ao Ministério da Saúde pediu que seja analisado o repasse de cerca de R$ 27 milhões provenientes do Ministério da Saúde, que seriam destinados ao pagamento de servidores que trabalham com alta e média complexidade, além de convênios. A  secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins, afirmou ter havido um desvio dessa verba autorizado por determinação superior, segundo dados levantados pelo procurador.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Semifinais da Copa do Nordeste 2013

http://www.futebolcearense.com.br/2011/noticia_ver.asp?id=3055

No Dragão


De 21 a 24 de fevereiro de 2013, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em parceria com o Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (Lisa) da USP e o Laboratório de Estudos da Oralidade (Leo) da UFC, realiza a Mostra Itinerante Múltiplos Brasis. Sob curadoria de Paula Morgado, a Mostra apresenta, gratuitamente, 19 filmes que têm como foco o cotidiano e as experiências que se revelam nas cidades, nas personagens, nas manifestações culturais, no ato performático de si e dos outros, cruzando fronteiras e expressando a multiplicidade do Brasil. A abertura será realizada às 18h30, no Auditório, ocasião em que a antropóloga, curadora da Mostra e atual coordenadora do Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia Paula Morgado ministrará a conferência “Antropologia Visual: conhecer para ver e ver para conhecer”.
“Não é incomum que nós, antropólogos, sejamos abordados no cotidiano sobre o sentido da nossa prática.  E não é raro nos depararmos com a dificuldade de encontrar uma resposta simples para tal pergunta. A antropologia na sua definição, tout court, é a disciplina, nas Ciências Sociais, que tem por ambição colocar-se nas lentes do outro que pretende conhecer. Ao buscar tornar familiar o que é estranho e estranho o que nos é familiar, ela dialoga com realidades transculturais, desvelando mundos distintos,  múltiplas identidades”, aponta Paula Morgado,
Após a palestra, o antropólogo cearense Alexandre Fleming Câmara Vale lançará o livro “O Voo da Beleza: experiência trans e migração”, que será seguido da exibição do documentário que leva o mesmo título da obra literária. O lançamento também contará com a participação do Prof. Dr. Alípio de Sousa Filho, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e editor da Revista Bagoas, que no dia seguinte proferirá a conferência “A Orientação Sexual em Questão”, seguida da apresentação do filme “Vestido de Laerte”. 
Eixos temáticos da Mostra
           
Os filmes foram pensados a partir de cinco eixos temáticos: Cidades, Personagens, Fronteiras, Performance e Outros Brasis. São todos filmes selecionados e/ou premiados em festivais e alguns deles foram feitos por antropólogos.
Eles dialogam com questões antropológicas e nos remetem diretamente às discussões que terão lugar na IV Reunião Equatorial de Antropologia e na XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste, cuja temática será "Saberes Locais e Experiências Transnacionais: Interfaces do Fazer Antropológico". O evento será realizado em Fortaleza no período de 04 a 07 de agosto de 2013, promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (EUCE), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e a Universidade Regional do Cariri (URCA). 
O programa Fronteiras reúne cinco filmes que abordam situações liminares vividas pelo “corpo” social, cultural e físico: travestis e transexuais em contextos migratórios (O Voo da Beleza), experiências extremas vividas como “distúrbios psiquiátricos” (Em (Si) Mesma), marginalidade social, subalternidade e subversão (Estamira), arte marginal e bastidores do mercado pornô brasileiro (Minami em Close-up. A Boca em Revista) e a liminaridade em sua potência máxima no drama de pais que geram crianças acéfalas (Uma História Severina).

O programa Performance reúne quatro filmes e nos instiga a pensar sobre a eficácia da encenação que impregna a vida social e a plasticidade do corpo, de suas práticas e danças: na paixão pelo samba(Roda), na religião (Terra deu, Terra Come), no cotidiano de travestis em São Paulo (Transficção) e na subversão cotidiana aos binarismos sexuais (Vestido de Laerte). Em todos esses filmes a representação desempenha um papel relevante na construção da narrativa fílmica, desafiando as fronteiras entre ficção e realidade.

O programa Cidades reúne quatro filmes cujo cenário de fundo é a grande cidade, revelando suas diferentes faces: o universo dos moradores de coberturas de prédio das cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo (Um Lugar ao Sol); percursos e inquietações de vários artistas que vivem no extremo sul da cidade de São Paulo às margens do maior reservatório hídrico da cidade (Grajaú, Onde São Paulo Começa); a vida e as transformações de quatro protagonistas da arte de rua no bairro de Tiradentes, zona leste da cidade de São Paulo (A Arte e a Rua); a convivência conflituosa, marcada por desvios de curso de rios, especulação imobiliária e habitação irregular que marcam a cidade de São Paulo (Sobre rios e córregos)

O programa Personagens, composto de quatro filmes, fala de um cinema documental no qual os personagens são o centro da narrativa, cada um revelando um Brasil particular: sobre as babás que fazem parte de inúmeras famílias brasileiras, mostrando uma situação em que o afeto é genuíno, mas não dissolve a violência (Babás); os fotógrafos ambulantes no interior do Nordeste e os sentimentos impressos nas imagens (Câmara Viajante); A música e a cultura no Recôncavo Baiano segundo o percussionista Naná de Vasconcelos (Diário de Naná); Mulheres afrodescendentes, oriundas de classes populares que se transformam em rainhas na escola de samba ou incorporam deuses nos barracões do candomblé (Fala Mulher)

Finalmente, o programa Outros Brasis reúne dois filmes onde se destacam aspectos rurais de um Brasil múltiplo, em vias de modernização. Um Brasil, por vezes, silencioso, pacato e isolado, como em A Poeira e o Vento que, numa linguagem poética, nos faz emergir na vida de um lugarejo no interior de Minas Gerais. Ou ainda, um Brasil atravessado por conflitos econômicos, ecológicos e humanos, como em Nas Terras do Bem-Virá, no qual a violência é abordada como fruto de um modelo de desenvolvimento de estradas criado nos anos 70, no auge da ditadura militar, ocasionando devastação da floresta, trabalho escravo, luta pela terra e assassinatos, como os dos sem-terra de Eldorado dos Carajás e da missionária americana Dorothy Stang. 

Programação
Quinta (21)
18h30 – Abertura Conferência da Dra. Paula Morgado: “Antropologia Visual: conhecer para ver e ver para conhecer”.
19h30 – Lançamento do Livro “O Voo da Beleza” de Alexandre Câmara Vale, seguido de bate-papo com o autor e com o Prof. Dr. Alípio Sousa Filho (UFRN).
20h10 – Filme de Abertura: “O Voo da Beleza” (Alexandre Fleming Vale, Brasil, 2012, 76min)
20h50 – Coquetel de Abertura da Mostra.

Sexta (22)
14h – Em (si) mesma (Andréa Barbosa, Brasil, 2006, 24 min)
14h40 – Uma História Severina (Débora Diniz, Brasil, 2005, 22 min)
15h20 – Estamira (Marcos Prada, Brasil, 2004, 115 min)
18h – Conferência do Prof. Dr. Alípio de Sousa Filho: “A Orientação Sexual em Questão”
19h30 – Vestido de Laerte (Claúdia Priscilla e Pedro Marques, Brasil, 2012, 13 min)
20h – Transfiguração (Johannes Sjoberg, Brasil, 2007, 55 min)
21h10 – Minami em Close-up. A Boca em Revista (Thiago Mendonça, Brasil, 2009, 19 min)

Sábado (23)

14h – Roda (Carla Maia e Raquel Junqueira, Brasil, 2011, 70 min)
15h20 – Terra Deu, Terra Come (Rodrigo Siqueira e Pedro Alexina, Brasil, 2010, 88 min)
17h – Um Lugar ao Sol (Gabriel Mascaro, Brasil, 2009, 66 min)
18h20 – Grajaú, Onde São Paulo Começa (João Cláudio de Sena, Brasil, 2011, 28 min)
19h – A Arte e a Rua (Carolina Caffé e Rose Satiko Hikiji, Brasil, 2011, 46 min)
20h – Sobre Rios e Córregos (Camilo Tavares, Brasil, 2009, 60 min)
21h10 – Babás (Consuelo Lins, Brasil, 2010, 20 min)


Domingo (24)

15h – Câmara Viajante (Joe Pimentel, Brasil, 2007, 20 min)
15h40 – Diário de Naná (Paschoal Samora, Brasil, 2006, 60 min)
16h50 – Fala Mulher (Kika Nicolela e Graciela Rodriguez, Brasil, 2005, 80 min)
18h20 – A Poeira e o Vento (Marcos Pimento, Brasil, 2010, 18 min)
18h50 – Nas Terras do Bem-Virá (Alexandre Rampazzo, Brasil, 2007, 110min)

Serviço
Mostra Itinerante Múltiplos Brasis
Período: De 21 a 24 de fevereiro
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura



Luciana Vasconcelos
Assessora de Comunicação e Marketing do IACC
(85) 3488.8625 / (85) 8733.8829
@_dragaodomar
logos

Ceará Hoje


Parreira amanhã vistoria o PV


Informa o portal do Estadão (www.estadao.com.br) que hoje "o coordenador da seleção, Carlos Alberto Parreira, e o assistente técnico, Flávio Murtosa, iniciaram périplo pelas cidades que vão receber jogos da seleção durante a Copa das Confederações. Felipão permaneceu no Rio de Janeiro.
Eles estão fazendo visitas de inspeção em locais para concentração, treinos e atendimento à imprensa, a começar por Brasília. Nesta segunda, estiveram no Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros e em um hotel. Na terça, vão viajar para Fortaleza, onde farão inspeção no Estádio Presidente Vargas e conhecerão outro hotel.
No dia seguinte, a visita será encerrada em Salvador, no Estádio Pituaçu. Estas três cidades serão sedes das partidas da seleção na fase de grupos da Copa das Confederações. A comissão técnica já havia visitado Goiânia, onde o time de Felipão fará um período de treinos antes do início da competição. 

Avião que vinha para o Ceará volta para Miami

http://macariobatista.blogspot.com.br/2013/02/a-volta-dos-que-nao-vieram.html

Ambiente Seguro, Diversão Garantida


A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) realizará amanhã, terça-feira (19), às 15 horas, no auditório da Seuma (Avenida Deputado Paulino Rocha, 1343 - Cajazeiras), coletiva de imprensa na qual apresentará os resultados da operação “Fortaleza: ambiente seguro, diversão garantida”.
Estarão presentes representantes das Secretarias Executivas Regionais (SER) I, II, III, IV, V, VI, Secretaria Executiva Regional do Centro e Corpo de Bombeiros, todos parceiros neste trabalho. Na ocasião, serão ainda apresentadas as propostas para as próximas etapas de fiscalização.
A operação teve sua primeira reunião em 28 de janeiro e trabalhos iniciados um dia após. O principal objetivo foi o mapeamento e fiscalização de boates, casas de shows e buffets da cidade de Fortaleza, realizado no período de 11 dias corridos.

Serviço:
Coletiva de Imprensa – Operação “Fortaleza: ambiente seguro, diversão garantida”.
Data: 19 de fevereiro (terça-feira)
Horário: 15 horas
Local: Seuma - Avenida Deputado Paulino Rocha, 1343 – Cajazeiras.
Informações: (85) 3482.9439 / (85) 8814.3852 (Assessoria de imprensa – Mirela Montenegro).

Copa das Confederações em Fortaleza


Fortaleza vem se firmando cada vez mais como a capital da Copa no Brasil e por isso o Comitê Organizador Local da FIFA escolheu a capital cearense para realizar um evento relativo à Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013. O evento acontece amanhã (19), no Ponta Mar Hotel, na Avenida Beira Mar, e vai contar com a presença do presidente da CBF e do COL, José Maria Marin; do Presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, e do secretário especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa.

Durante o evento serão apresentados os detalhes da competição, que acontece entre 15 e 30 de junho deste ano. A Arena Castelão, em Fortaleza, vai sediar três importantes partidas da competição. No dia 19 de junho, um Clássico das Américas entre Brasil e México inaugura as atividades no estádio cearense. Quatro dias depois, é a vez da atual campeã mundial, a Seleção da Espanha, enfrentar a Nigéria na Arena Castelão. E, por último, no dia 27 de junho, nossa cidade recebe uma das semifinais do torneio, que será definida depois da fase classificatória, com uma disputa entre o líder do Grupo B e o segundo lugar do Grupo A. Já para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, estão previstos seis jogos no Castelão: entre eles, um da Seleção Brasileira, uma oitava de final e uma quarta de final. 

Serviço:
Lançamento da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013
Data: 19/02/2013
Hora: 14h
Local: Ponta Mar Hotel, Avenida Beira Mar, 2.200, Meireles



Informações à Imprensa:
Secretaria Especial da Copa 2014
Sabrina Lima e Ana Martins
(85) 3264.5359

Morre turista francês eletrocutado em Acaraú

Morreu na manhã de hoje, o turista francês, que foi eletrocutado nas dunas da praia de Acaraú, a 238 quilômetros de Fortaleza. O estado de saúde do outro francês que também foi eletrocutado ao tentar socorrer o amigo é gravíssimo. Os franceses passeavam de buggy pelas dunas da praia, no último dia de Carnaval, quando resolveram andar a pé pelo morro. Ai se depararam com fios caídos de postes de energia elétrica nas dunas e sofreram as descargas elétricas. Os dois tiveram queimaduras de terceiro grau atingindo 30% de seus corpos.
O mais afetado foi Jean Claude Defranche, de 69 anos, que faleceu nesta manhã. Defranche estava passando férias no Ceará a convite de Jean Dominique Martini, de 64 anos, que passou a morar em Acaraú, depois que casou com uma cearense. Defranche foi o primeiro a sofrer a descarga. Ao socorrer Defranche, Martini também sofreu forte descarga. Os dois foram socorridos por populares que os encaminharam ao Hospital Municipal de Acaraú, de onde foram transferidos para o maior hospital de emergência do Ceará, o Instituto José Frota (IJF), em Fortaleza. 
Os franceses foram submetidos a intervenções cirúrgicas, segundo o médico plantonista do IJF, João Ribeiro Neto. "As queimaduras de terceiro grau deixaram extensas e profundas lesões musculares que acabaram atingindo os rins deles. O que piora a situação é que eles são idosos e hipertensos", diagnostica o médico, que lamenta a morte de Defranche.
A perna direita de Martini teve que ser amputada no sábado (16). "Recebemos autorização da família para amputarmos a perna direita dele como uma única maneira de salvar sua vida", revela João Ribeiro Neto.
O consulado francês entrou em contato com a direção do IJF para que Martini seja transportado para Paris para que seja dado continuidade ao tratamento lá. "Isso só pode acontecer, quando estabilizarmos a saúde dele. Estamos injetando antibióticos, banhos anestésicos e fazendo hemodiálise e não temos ainda uma previsão de quando podemos liberar para que ele viaje para Paris", diz João Ribeiro Neto.
Através de sua assessoria de imprensa a Companhia Energética do Ceará (Coelce) informa que seus técnicos foram ao local do acidente e o caso está sendo investigado. A Coelce destaca que segue as determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN) em relação a fiação em dunas.
Ontem no bairro Papicu, uma criança de 11 anos, que estava a caminho da praia foi eletrocutada por um fio da Coelce, que estava caído na calcada da Rua Dolor Barreira. A criança foi socorrida ao Hospital Geral de Fortaleza onde está em estado de observação. Ela  teve parada cardíaca, mas foi reanimada e não corre risco de morte.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Franceses queimados correm risco de morte


Dois franceses estão correndo risco de morte, após sofrerem descarga elétrica, na praia de Acaraú, a 238 quilômetros de Fortaleza, no último dia do Carnaval. Os franceses passeavam de buggy pelas dunas da praia de Acaraú, quando resolveram andar a pé pelo morro. Ai se depararam com fios enterrados nas dunas e sofreram descarga elétrica. Os dois tiveram queimaduras de terceiro grau. O mais afetado foi Jean Claude Defranche, de 69 anos.
Jean Claude Defranche estava passando férias no Ceará a convite de Jean Dominique Martini, de 64 anos, que mora em Acaraú, depois que casou com uma cearense. Defranche foi o primeiro a sofrer a descarga. Ao socorrer Defranche, Martini também sofreu forte descarga. Os dois estão internados na unidade de queimados do maior hospital de emergência do Ceará, o Instituto José Frota (IJF), em Fortaleza. 
Os franceses já foram submetidos a intervenções cirúrgicas, segundo o médico plantonista do IJF, João Ribeiro Neto. "As queimaduras de terceiro grau deixaram extensas e profundas lesões musculares que acabaram atingindo os rins deles. O que piora a situação é que eles são idosos e hipertensos", diagnostica o médico.
A perna direita de Martini teve que ser amputada no sábado (16). "Recebemos autorização da família para amputarmos a perna direita dele como uma única maneira de salvar sua vida", revela João Ribeiro Neto.
O consulado francês entrou em contato com a direção do IJF para que os dois sejam transportados para Paris e seja dado continuidade no tratamento lá. "Isso só pode acontecer, quando estabilizarmos a saúde deles. Estamos injetando antibióticos, banhos anestésicos e fazendo hemodiálise e não temos ainda uma previsão de quando podemos liberar para eles viajarem a Paris", diz o médico plantonista.
Através de sua assessoria de imprensa a Companhia Energética do Ceará (Coelce) informa que seus técnicos foram ao local do acidente e o caso está sendo investigado. A Coelce destaca que segue as determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN) em relação a fiação subterrânea em dunas.

Governo cobra e consórcio abre sindicância

Nota do Governo do Estado sobre o desabamento da fachada do Hospital Regional Norte, hoje em Sobral:
"O consórcio Marquise-EIT, responsável pela construção do Hospital Regional Norte, após verificar problemas na estrutura metálica que fica na fachada da Unidade de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher decidiu realizar serviço de ajuste na manhã deste domingo, 17. Durante o serviço, a estrutura caiu. Um operário sofreu uma pancada no braço e foi levado à Santa Casa de Sobral, onde está fazendo radiografia. O Governo do Estado já solicitou explicações ao consórcio que construiu o hospital."
E o consórcio Marquise-EIT já respondeu com a seguinte nota:
"O consórcio construtor do Hospital Regional Norte de Sobral informa que o vento e as fortes chuvas que atingiram a região neste final de semana abalaram a estrutura metálica de uma das marquises do equipamento, cuja calha de drenagem se encontrava em inspeção e reparo no momento do incidente de hoje (17). Imediatamente após o ocorrido, foram enviados técnicos especialistas para apurar o fato e, após criteriosa avaliação técnica, foi providenciada a remoção da estrutura. O consórcio construtor abrirá uma sindicância interna para apurar com rigor o fato e tomar as devidas providências adicionais que se fizerem necessárias. Todos os reparos necessários serão custeados pelo consórcio e devem estar finalizados em até 20 dias. O consórcio construtor informa ainda que está prestando toda a assistência necessária ao operário que sofreu leves escoriações durante o incidente"

Mais uma vaga na Copa do Nordeste 2014

Com Ceará e Fortaleza na semifinal da Copa do Nordeste 2013, o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, diz que vai reivindicar para Copa de 2014 três vagas para o futebol cearense.
O Ceará depois de eliminar o Vitória em pleno Barradão goleando por 4 a 1 vai enfrentar o ASA (AL), que despachou o ABC (RN).
O Fortaleza despachou o Santa Cruz (PE), vencendo de virada de 2 a 1, no Arrudão, e lutará por uma vaga na final contra o Campinense (PB) que chega a semifinal ao eliminar o Sport (PE).

Consórcio estima em 20 dias construção de nova fachada

O consórcio Marquise-EIT divulgou agora há pouco nota sobre o desabamento de parte de uma das fachadas (Emergência Obstétrica) do Hospital Regional Norte, hoje à tarde, em Sobral, a 240 quilômetros de Fortaleza.
"O consórcio construtor do Hospital Regional Norte de Sobral informa que o vento e as fortes chuvas que atingiram a região neste final de semana abalaram a estrutura metálica de uma das fachadas do equipamento, cuja calha de drenagem se encontrava em reparo no momento do incidente de hoje", diz a nota.
O consórcio Marquise-EIT lembra que está prestando "toda a assistência necessária ao operário que sofreu escoriações e que irá apurar com rigor as causas do ocorrido".
A nota encerra destacando que "após criteriosa avaliação técnica no local, já providenciou a remoção da estrutura, estimando que todos os reparos necessários estejam finalizados em até 20 dias".
Eis a integra da nota do Marquise-EIT:
"O consórcio construtor do Hospital Regional Norte de Sobral informa que o vento e as fortes chuvas que atingiram a região neste final de semana abalaram a estrutura metálica de uma das marquises do equipamento, cuja calha de drenagem se encontrava em inspeção e reparo no momento do incidente de hoje (17). Imediatamente após o ocorrido, foram enviados técnicos especialistas para apurar o fato e, após criteriosa avaliação técnica, foi providenciada a remoção da estrutura. O consórcio construtor abrirá uma sindicância interna para apurar com rigor o fato e tomar as devidas providências adicionais que se fizerem necessárias. Todos os reparos necessários serão custeados pelo consórcio e devem estar finalizados em até 20 dias. O consórcio construtor informa ainda que está prestando toda a assistência necessária ao operário que sofreu leves escoriações durante o incidente".

Ceará para enfrentar o Vitória


  1. BANCO DE RESERVAS: 12-Tiago, 13-Marlon, 14-Fransérgio, 15-Régis, 16-Geovani, 17-Lulinha e 18-Pingo.  
  2. CSC: 1-FH; 2-Eric, 3-Cleiton, 4-Rafael Vaz e 6-Gerley; 5-Diogo Orlando, 8-João Marcos e 10-Ricardinho; 7-Gabriel, 9-Magno Alves e 11-Anselmo

Seguidores

Arquivo do blog