sexta-feira, 1 de março de 2013

Ceará Hoje


Lula em Redenção


LAURIBERTO BRAGA - Agência Estado
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não quis comentar o pequeno crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012, que ficou em 0,9%. Lula evitou de todas maneiras o contato com a imprensa em Redenção, onde recebeu o seu 13º título Doutor Honoris Causa. A honraria foi concedida pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no Campus da Liberdade. Em seu discurso de agradecimento, ele fez breve referência ao PIB brasileiro, porém dando destaque ao acumulado dos dez anos de administração petista no Brasil. "Nos últimos dez anos crescemos num ciclo virtuoso com inclusão social em benefícios para todos", disse.
Lula recebeu na solenidade o título de cidadania de Redenção e uma placa de reconhecimento pela criação da Unilab. Ao homenagear Lula, o prefeito de Redenção, Marcos Bandeira, do PDT, chamou Lula de "querido e eterno presidente". O reitor da Unilab, professor Paulo Speller também classificou Lula como "eterno presidente". O ministro da Educação, Aloizio Mercadante chamou Lula de "sempre presidente" e disse que internacionalmente ele continua sendo lembrado como presidente do Brasil. "Ele visitou 33 das 54 nações africanas, somente para citar um exemplo de seu governo internacional", elogiou Mercadante. "Ele fez muito mais pelas universidades que muitos que têm ensino superior", destacou. O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), disse que Lula foi o presidente que mais criou universidades federais no Brasil.
No seu discurso de agradecimento pelo título, Lula destacou que abriu embaixadas em 19 países africanos e ressaltou a importância das quotas para acesso às universidades federais. 

As explicações da Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa que todas as contas que foram faturadas entre os meses de dezembro de 2012 e fevereiro de 2013 serão reanalisadas.
Nos casos das contas em que forem identificados um acúmulo de consumo de água e coleta de esgoto acima de 20%, haverá o refaturamento das mesmas pela média de consumo dos últimos seis meses e será feito o encaminhamento para os clientes. 
As contas de fevereiro que tiverem acúmulo de consumo e ainda não foram entregues ao cliente, já serão faturadas pela média de consumo.
A partir do mês de março os clientes serão faturados pelo consumo real dos medidores.
A Companhia ressalta que qualquer dúvida sobre o faturamento das contas deve ser encaminhada preferencialmente para o 0800 2750195 ou para nossas Lojas de Atendimento.
Entenda o caso
Até novembro de 2012 a Cagece realizava a medição e o faturamento imediato das contas. Entre os meses de dezembro de 2012 e fevereiro de 2013 a Companhia realizou o faturamento pela média dos seis últimos meses.
A medida foi adotada a partir da não renovação dos contratos de leitura de medidores e faturamento imediato das contas.
Assessoria de Imprensa Cagece
(3101-1828 // 3101-1826)

Fortal 2013


(Assessoria de Imprensa) - O Cerveja e Coco Fortaleza já deu início aos preparativos para o Fortal 2013, maior micareta indoor do Brasil. O bloco confirmou oficialmente, hoje, a presença do irreverente Durval Lelys, com sua banda Asa de Águia, e da estrela baiana Ivete Sangalo. O bloco Cerveja e Coco vai marcar presença no corredor da folia nos dias 26, 27 e 28 de julho com muita animação, gente bonita e uma energia que vai deixar o folião com gostinho de quero mais. Na sexta-feira (26) e no sábado (27), ao som do "O Asa Arrêa", os foliões vão ao delírio com a banda Asa de Águia, comandada por Durval. No domingo (28), quem fecha o maior Carnaval fora de época do Brasil é a rainha Ivete Sangalo, uma das cantoras mais amadas e populares do País. O folião já pode adquirir os abadás na sede do bloco (Rua Vicente Leite, 881) ou pelo site www.cervejaecoco.com.br. Informações: (85) 3244.0026. Em breve lançamento do bloco cerveja e coco 2013! 

No All About Energy 2013


O diretor do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) da Petrobras, Pedro Neto, estará presente no All About Energy 2013. Ele participará do painel "Certificação e Padronização da Indústria Eólica", no dia 13 de março, às 10 horas.
O CTGAS-ER tem sede em Natal, no Rio Grande do Norte, e atua em todo o país segundo os eixos de educação profissional, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços para o suporte tecnológico à indústria de gás natural e energias renováveis – eólica, solar e pequenas centrais hidroelétricas (PCHs).
A visão do CTGAS-ER é firmar-se como um centro de excelência em tecnologia e formação profissional em energias renováveis. O Centro conta com a reconhecida experiência do SENAI em educação profissional e prestação de serviços e a expertise internacional da Petrobras no desenvolvimento tecnológico, com forte atuação no setor de energia. Cerca de 40 mil alunos já passaram pelos cursos dos níveis médio, superior e de pós-graduação.
Além da presença do CTGAS-ER, o painel terá a moderação do Prof. Pedro Rosas, da UFPE, e participação do INMETRO, do Diretor da INOVA Energy, Marcos Miranda, do Engenheiro Miguel Marques, do Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial de Portugal, do Chefe do Grupo de Engenharia da GL Garrad Hassan, Unai Otazua Aranguren, da Diretora da Megajoule do Brasil, Ana Pires, e representantes da Câmara Setorial de Energia Eólica do Ceará.

Lula lá e Rui cá

Enquanto Lula recebe o 13º título Doutro Honoris Causa, na Unilab, em Redenção, o presidente nacional do PT, Rui Falcão concede coletiva. no hotel Golden Tulip Iate Plaza, em Fortaleza, onde os resultados da reunião do Diretório Nacional, que aconteceu hoje.

Poço da Cultura


O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), em parceria com o Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) e a ONG Velaumar, lançará amanhã, a partir das 16 horas, o Projeto “Poço de Cultura”. Representantes das entidades e agentes culturais participarão de encontro com os moradores da comunidade no Café Atlântico, com o objetivo de promover o acolhimento do Projeto. O Poço de Cultura visa, a partir de um processo contínuo de formação artística e cultural, desenvolver as potencialidades da comunidade Poço da Draga.
Em fase experimental, o projeto será iniciado com a visita de agentes culturais na comunidade, a fim de conhecer melhor a realidade da comunidade, bem como de fundamentar os cursos de formação e oficinas de capacitação que serão oferecidos.
Segundo Lirian Mascarenhas, coordenadora do Núcleo de Cidadania e Arte do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o passo inicial é conhecer de perto as e as necessidades dos moradores, a partir de um censo que irá levantar as ocupações, a escolaridade e os interesses dos moradores, e utilizar essas informações como ferramentas de transformação social. Segundo ela, kits de literatura infantil serão distribuídos para dar início a oficinas de leitura. Em um segundo momento, a ideia é promover oficinas de redação, costura, informática, música, culinária e outros conhecimentos que possam gerar renda e ocupação aos aprendizes. “Queremos que a própria presença desses agentes no local provoque o estímulo à visitação desses grupos a equipamentos culturais”, afirma Lirian.
Apresentações artísticas e contação de história compõem a programação.

Serviço: Lançamento do Projeto Poço de Cultura
Data: 02 de março.
Hora: 16 horas
Local: Café Atlântico (Rua dos Tabajaras, nº 2, Praia de Iracema (em frente à Ponte Metálica)
 

Luciana Vasconcelos
Assessora de Comunicação e Marketing do IACC
(85) 3488.8625 / (85) 8733.8829
@_dragaodomar

Dez praias poluídas


A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), divulga nesta sexta-feira (1) o 9º boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza. De acordo com o documento, 21 pontos, dos 31 monitorados semanalmente pela autarquia, estão aptos para a recreação de contato primário com a água.

Um local é considerado próprio para banho quando ele não apresenta mais que 1.000 coliformes termotolerantes para cada 100 mL de água analisada nas últimas cinco semanas. A Semace realiza o monitoramento seguindo o padrão estabelecido pela Resolução 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Em tempos de chuva é recomendado que a população evite tomar banho de mar caso tenha chovido, pois é provável que o lixo jogado na rua inadequadamente seja carreado pelas águas, via galerias pluviais, até o mar.

Abaixo, confira a lista de pontos próprios e impróprios em Fortaleza.

Pontos Impróprios
Início da Rua Ismael Pordeus
Farol
Iate
Mucuripe
Estátua de Iracema
Edifício Arpoador
Ideal Clube
Início da Avenida Pasteur
Colônia
Início da Rua Lagoa do Abaeté


Pontos Próprios
Caça e Pesca
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia
Barraca Beleza
Volta da Jurema
Final da Rua José Vilar
Ed. Vista del Mare
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
Inace (Indústria Naval do Ceará)
Marina Park Hotel
Início da Av. Philomeno Gomes
Kartódromo
Horta
Goiabeiras
Barraca Big Jeans
Barra do Ceará 

Assessoria de Comunicação
Superintendência Estadual do Meio Ambiente - Semace
Governo do Estado do Ceará
85 3101.5554

13º Honoris Causa para Lula


O ex-presidente do Brasil (2003-2010) Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta tarde, em Redenção, a 70 quilômetros de Fortaleza, o 13º título de doutor Honoris Causa. A honraria é conferida pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).  A iniciativa de concessão do título a Lula partiu do reitor da Unilab, professor Paulo Speller, e foi aprovada em seis de dezembro de 2012 pelo Conselho Superior da Universidade. Doutor Honoris Causa é a honraria máxima atribuída por instituições de ensino a personalidades em reconhecimento ao destaque no campo das ciências, artes ou nas relações com a sociedade.
Lula que recebeu o primeiro Honoris Causa em 2011 acumula agora 13 títulos de instituições de ensino. Lula é Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Instituto de Estudos Políticos de Paris (França), Universidade de Coimbra (Portugal) e agora Unilab. Além destes 13 Honoris Causa, Lula tem aprovados mais de 80 títulos de instituições no Brasil e no Exterior.
Acompanham Lula na solenidade de entrega do título da Unilab, que acontecerá no Campus da Liberdade, que já está interditado para a festa; os ministros da Educação, Aloizio Mercadante; e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; o governador do Ceará, Cid  Gomes (PSB) e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB). Só entrarão no campus convidados especiais (autoridades, professores e alunos). Telões no lado de fora foram armados para um público calculado em mil pessoas assistir à solenidade
Ainda em Redenção, Lula visita o Centro de Convivência Antônio Diogo, que cuida de pessoas com hanseníase. No final do dia, Lula volta para São Paulo. Ex-Colônia de Leprosos, o Centro tem 85 anos de funcionamento. Em 2007, Lula, quando presidente institui pensão indenizatória para paciente de hanseníase vítimas de isolamento e internações compulsórias até dezembro de 1986. O valor da pensão é de R$ 750,00 mensal. É vitalícia, pessoal e intransferível.
Em julho de 2010, Lula sancionou a lei de criação da Unilab, como parte da política de cooperação acadêmica internacional com os países lusófonos, com metade das vagas destinada para alunos estrangeiros, principalmente africanos.
Antes de chegar ao Campus da Liberdade, Lula almoçou com Cid Gomes, no Campus dos Palmares, da Unilab, em Acarape, vizinho a Redenção, onde tratou das eleições 2014.

No BNB Clube


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Viva Vôlei


Amanhã, às 10 horas, o campeão olímpico de vôlei Maurício Lima e Embaixador do Banco do Brasil (BB) participará da inauguração do núcleo do programa social Viva Vôlei em Fortaleza. Essa iniciativa se deve à parceria entre o BB, Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e Associação Nossa Senhora Rainha da Paz (Anspaz), que cederá o espaço no Condomínio Espiritual Uirapuru para realização das atividades e os recursos humanos que atuarão no Programa.Iniciado em 1999, o Viva Vôlei é um projeto de iniciação ao voleibol cuja diretriz é educar e socializar meninos e meninas de 7 a 14 anos através do esporte. Além de ter a chancela da Unesco desde 2003, o Viva Vôlei usa o esporte como ferramenta para contribuir com a formação, socialização e educação de milhares de jovens. Atualmente, existem 67 núcleos ativos espalhados por 16 dezesseis estados brasileiros.
Todos os professores participarão do curso de capacitação, cujos métodos e filosofia do Viva Vôlei serão repassados. A comunidade local espera ansiosamente o dia da festa, pois o Embaixador do Banco do Brasil, o campeão olímpico Mauricio Lima, estará presente no evento, e isso está sendo motivo de muita expectativa.
“Para o Banco do Brasil é muito importante ser parceiro da CBV, pois educar é fundamental, ainda mais podendo utilizar a ferramenta do esporte. Agradecemos a parceria e a oportunidade de participar de um momento tão importante para nossa região”. Palavras de Tarcísio Forster Gerotto, Gerente de Desenvolvimento Sustentável / Superintendência do Banco do Brasil/Ceará.
Criado em 2003 pelo BB, o Projeto Embaixadores do Esporte investe na importância, na credibilidade e na disposição de algumas personalidades do esporte para trabalhar em prol da sociedade. O Embaixador do Esporte (Ouro em Barcelona-1992 e Atenas-2004; Campeão Mundial - 2002; Campeão da Copa do Mundo - 2003 e da Liga Mundial - 1993, 2001, 2003 e 2004) acompanhará a aula inaugural do Programa.
Evento: Inauguração do núcleo social Viva Vôlei Fortaleza
Data: 28 de fevereiro de 2013 (quinta-feira)
Horário: 10 horas
Local: Condomínio Espiritual Uirapuru (Rua Torres de Melo, 689, Casa B, Dias Macedo, Fortaleza (CE)
Informações adicionais: Rina Fontenele (85) 3266.7870 | (85) 9608.7960

Gratidão do Shalom a Bento XVI


A Comunidade Católica Shalom nasceu sob o pontificado de João Paulo II, em Fortaleza (1982), e foi reconhecida sob a égide de Bento XVI. A instituição que conta com Missões em 64 cidades no Brasil e 18 países dedica o dia 28 de fevereiro à  gratidão ao papa Bento XVI que nesta data passará a ser emérito no papado.
Para a data está programada uma missa que espera receber três mil pessoas no Centro de Evangelização Shalom da Paz (Rua Maria Tomásia, 72, Aldeota), às 19 horas. Mas a movimentação acontece desde cedo acompanhando os últimos momentos do pontífice.
A Comunidade Católica Shalom foi reconhecida pelo papa Bento XVI em 2012 através do Pontifício Conselho para os Leigos. Em alusão ao reconhecimento definitivo de seus estatutos como uma Associação Internacional Privada de Fies a Comunidade cearense promoveu a Convenção Shalom 30 anos em Roma onde reuniu 1.200 pessoas, grande parte de Fortaleza.
Na  audiência pública  da instituição o Papa lhes dirigiu uma palavra em italiano na Praça de São Pedro e logo em seguida recebeu os cumprimentos do Fundador da Instituição Moysés Azevedo e a Cofundadora Emmir Nigueira
Moysés Azevedo já se encontra em Roma na casa da instituição juntando-se a peregrinos do mundo inteiro que acompanham os últimos dias do pontificado de Bento XVI  e o Conclave onde será escolhido o novo papa.

Tiririca lança CD "Estou no Poder"


EDUARDO BRESCIANI - Agência Estado
O deputado federal Tiririca (PR-SP) está lançando um novo CD com 13 músicas de composição própria, três delas em parceria, e a aposta como hit é a música "Estou no Poder", que fala da chegada dele ao Congresso. O título do CD é "Direto de Brasília" e a foto da capa é do artista dentro de uma brasília amarela.
Eleito com a maior votação do País, foi questionado à época se o parlamentar não seria analfabeto. Ele teve de fazer um teste perante a Justiça Eleitoral para provar que sabia ler e escrever.
"Eu estou no poder, todo mundo está vendo. Eu cheguei no poder, todo mundo está vendo. Eu cheguei no poder e agora estou podendo. Me criticaram bastante, disseram que eu não sabia ler. Fizeram muitas fofocas que eu não sabia escrever. Fiz o teste e passei e todo mundo viu, e os que me criticaram vão pra...", diz trecho da música, cantada em ritmo de forró.
Ele afirma que algumas das composições foram feitas no plenário da Câmara durante as sessões. Diz que não pretende fazer piada dos colegas, mas reafirma que abandonará a política ao final de seu mandato, em fevereiro de 2015. "Faço mais pelo povo fazendo comédia, palhaçada e fazendo o povo rir", diz. Tiririca admite, porém, que o salário de R$ 26,7 mil dos parlamentares é baixo perto do rendimento que tem como artista. "Um show meu é mais do que eu tiro aqui por mês".
Apesar de a música sobre política ter sido escolhida para a divulgação do trabalho, a preferida do deputado é "O nome dela é Ju". A letra faz uma declaração de amor a uma jumenta. O deputado afirma que o novo CD tem a intenção de destacar sua faceta de compositor. "O Brasil não conhece bem esse meu lado". 

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Mota de volta

Ceará ganhou a disputa com o Náutico e o atacante Mota está de volta a Porangabuçu.

Ceará Hoje


Segundo Tempo na Região Central

Na próxima quinta-feira, o secretário adjunto da Secretaria do Esporte do Estado, Eugênio Rabelo fará a entrega do material do programa Segundo Tempo. O momento marcará a entrega de 100 pares de tênis serão distribuídos aos 47 núcleos da Região Central. A solenidade acontecerá na cidade de Quixadá, no Auditório da Câmara dos Vereadores, a partir das às 10 horas. 

Ao viabilizar a entrega do material aos núcleos do PST, o Estado do Ceará avança cada vez mais na promoção do esporte como instrumento de inclusão social, como também na valorização dos profissionais de Educação Física. Um dos fatores que contribuem para esse crescimento é o Programa Segundo Tempo (PST). Atualmente, o PST no Ceará é o maior convênio do Brasil. 

Programa Segundo Tempo

O Programa Segundo Tempo do Ministério dos Esportes tem o objetivo de promover ações educativas através de atividades esportivas com crianças, jovens e adolescentes em situação de risco social.

A implementação do PST no Ceará pela segunda vez, objetiva democratizar o acesso à prática esportiva nos estabelecimentos de ensino formal e não formal, efetivando o preceito constitucional que define o esporte como direito de cada um.

O programa oferece atividades esportivas no contra-turno escolar, com finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção à saúde e do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes residentes em comunidades carentes do nosso Estado.

Serviço:
Local: Auditório da Câmara dos Vereadores
Tv. Tiradentes, 515 - Centro.
Data: 28/02/2013
Horário: 10h

Informações à imprensa:
Manuella Viana/ Isaac Araújo
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado
(85) 3101-4415

970 vagas no IFCE


(Assessoria de Imprensa) - O Instituto Federal do Ceará (IFCE) oferece 970 vagas para 29 cursos técnicos gratuitos distribuídos em dez campi da instituição. Para os cursos do campus de Fortaleza, as inscrições para participação no exame de seleção seguem até 8 de março. Para os campi de Acaraú, Camocim, Crateús, Maracanaú, Sobral, Tauá, Tianguá, Ubajara e Quixadá, as inscrições vão de 4 a 15 de março.

Há previsão de vagas para as cotas sociais, em atendimento à Lei Federal nº 12.711/2012 (lei de cotas). Os editais serão disponibilizados nesta semana no endereço eletrônico: http://qselecao.ifce.edu.br. no portal do IFCE. Confira abaixo a lista de cursos, com os turnos e a quantidade de vagas ofertadas.

Acaraú
Pesca: 35 vagas (manhã)
Serviços de Restaurante e Bar: 35 vagas (manhã)
Aquicultura: 35 vagas (noite)
Construção Naval: 35 vagas (noite)

Camocim
Serviços de Restaurante e Bar: 30 vagas (manhã)

Crateús
Edificações: 30 vagas (manhã)
Agropecuária: 35 vagas (manhã)

Fortaleza
Edificações: 25 (noite)
Eletrotécnica: 30 (noite)
Instrumento Musical: 25 (manhã)
Manutenção Automotiva: 30 (noite)
Mecânica Industrial: 30 (noite)
Segurança do trabalho: 30 (noite)
Refrigeração e Climatização: 30 (noite)

Maracanaú
Meio Ambiente: 40 vagas (noite)
Informática: 30 vagas (tarde)
Automação Industrial: 30 vagas (tarde)

Quixadá
Edificações: 30 vagas (tarde)
Química: 30 vagas (tarde)
Controle Ambiental: 30 vagas (tarde)

Sobral
Agroindústria: 35 vagas (noite)
Eletrotécnica: 35 vagas (noite)
Fruticultura: 35 vagas (tarde)
Mecânica: 35 vagas (noite)
Meio Ambiente: 35 vagas (noite)
Panificação: 35 vagas (noite)

Tauá
Agronegócio: 35 vagas (tarde)

Tianguá
Informática: 30 vagas (tarde)

Ubajara
Alimentos: 70 vagas (manhã ou noite)

Conselhos

(Assessoria de Imprensa) - A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, empossa, nesta quarta-feira (27), os conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). A solenidade acontece a partir das 18 horas, no Paço Municipal.
O CMAS é um órgão deliberativo e fiscalizador da Política Municipal de Assistência Social. O colegiado é formado por 40 conselheiros, entre titulares e suplentes. Metade dos conselheiros representa o poder público e a outra metade a sociedade civil - entidades socioassistenciais, usuários e trabalhadores da Assistência Social - , eleitos, através de assembleia geral, para um mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos à função uma única vez.
Já o Consea Fortaleza é a instância de articulação entre o Governo Municipal e a sociedade civil, de caráter consultivo, criada para a definição de diretrizes para políticas e ações na área da segurança alimentar e nutricional. Ao todo, o Conselho é composto por 16 titulares e 16 suplentes da sociedade civil e mais 8 titulares e 8 suplentes do poder público municipal , sendo 7 do executivo e 1 do legislativo.
:: SERVIÇOPrefeitura empossa conselheiros do CMAS e ConseaData: Quarta-feira, 27 de fevereiro
Horário: 18h
Local: Paço Municipal - Rua São José, 01 – Centro

Concurso da Cagece


Publicado na edição de 19 de fevereiro do Diário Oficial do Estado do Ceará, o edital que trata do concurso público para a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
A seleção pública é para o preenchimento de 315 vagas distribuídas da seguinte forma: 65 nível superior e 250 nível técnico. O certame também irá formar cadastro de reserva. A remuneração varia de R$ 3.706,86 a R$ 4.308,97 para os cargos que exigem nível superior, e R$ 1.946,49 a R$ 2.189,63 para nível técnico.
As inscrições serão realizadas através da internet ou no posto de atendimento localizado na EMEIF Deputado José Dias de Macedo, no bairro Meireles, na Capital, a partir do dia 6 de março até 31 do referido mês.
O concurso abre vagas para cargos como advogado, médico, engenheiro, arquiteto e tecnólogos nas áreas de saneamento, eletrotécnica e edificações (ver tabela de todos os cargos no Edital).
A seleção ocorrerá através de prova objetiva, realizada no dia 14 de abril de 2013.
Para conhecer o edital, acesse o site www.funcab.org.

Assessoria de Imprensa da Cagece:
Sabrina Lemos (sabrina.lemos@cagece.com.br – 85 3101.1826/ 8878.8932)

Centro Universitário Estácio do Ceará faz colação de grau


O Centro Universitário Estácio FIC está em clima de festa. Hoje e amanhã, a instituição realiza a primeira colação de grau dos alunos após a oficialização do status de centro universitário, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). São 592 alunos que colam grau, em cerimônias que serão realizadas a partir das 19 horas, no Centro de Eventos do Ceará.
A instituição recebeu do MEC, em setembro do ano passado, o status de Centro Universitário. Com o título, ganha maior autonomia e torna-se reconhecida como Instituição de Ensino Superior que oferta um serviço de qualidade.
De acordo com o Decreto 5.773/06, os centros universitários se caracterizam pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade escolar. Como já atendia a esses requisitos, a Estácio FIC pleiteou, junto ao Ministério da Educação, o status de centro universitário, que foi reconhecido por meio da Portaria Nº 1.097, publicada no Diário Oficial no dia 4 de setembro de 2012.
Com a colação de grau, o Centro Universitário Estácio FIC também abre a temporada de comemorações pelo seu aniversário de 15 anos. A data é celebrada em junho, mas até lá a instituição realiza programações especiais, relembrando as grandes conquistas alcançadas.
“Nós estamos muito felizes. Este é um momento muito especial para a Estácio FIC. Além de celebrar a tão almejada conquista do credenciamento como centro universitário, estamos completando 15 anos de atuação com excelência no Ensino Superior. E não há nada melhor do que comemorar esses dois marcos com os nossos alunos, que celebram suas conquistas pessoais, recebendo o diploma de graduação.
Na programação, haverá uma homenagem aos egressos da Estácio que se destacaram em suas carreiras profissionais, homenagem aos professores que se destacaram no semestre passado, eleitos pelos próprios alunos, e apresentação musical da cantora Joyce Malkomes.

Sobre a Estácio
Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio atua há 42 anos no país. A instituição, presente em todas as regiões geográficas do Brasil, possui cerca de 4 mil funcionários, um corpo docente de 7,5 mil professores e 284,4 mil alunos matriculados. Formada por 38 instituições de Ensino Superior, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 39 cidades de 20 estados. Com um total de 74 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e a distância, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Capes), além de cursos de extensão e educação corporativa. A Estácio mantém parceria com a Ecole hôtelière de Lausanne (Hotelaria suíça), a Alain Ducasse Formation (Gastronomia francesa) e a Universidade de Coimbra (Direito em Portugal). Um dos principais diferenciais da Estácio é a oferta de material didático gratuito aos alunos. São capítulos integrais das melhores obras para cada disciplina e curso, com o pagamento dos direitos autorais devidos. E em 2011 a Estácio inovou mais uma vez levando para os alunos dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Direito em todo o Brasil, Gastronomia e Hotelaria no Rio de Janeiro e em São Paulo e de Administração em Goiás todo o conteúdo do material didático dentro de um tablet. Saiba mais em www.estacio.br.   


Serviço:
Colação de grau 2013.1 – Centro Universitário Estácio FIC
Data: Dias 26 e 27 de fevereiro
Horário: 19 horas
Local: Centro de Eventos do Ceará – Portão D, Salão Icapuí

A Menina e a Bactéria


Reprodução


A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do curso de Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde (CMANS), em pareceria com o Centro de Reprodução Humana Evangelista Torquato, está realizando uma pesquisa pioneira no Estado e precisa contar com a colaboração da população.
Com o foco na infertilidade masculina, a pesquisa estuda o selênio, um mineral importantíssimo na defesa do organismo, que tem como uma de suas propriedades proteger os espermatozoides contra os radicais livres, preservando assim a fertilidade dos homens.


Selênio

O mineral está presente na castanha do Pará, frutos do mar, cereais, repolho, brócolis e couve-flor.


Como participar

O objetivo é avaliar a concentração de selênio no sangue, através de exames laboratoriais, e o sêmen, por meio do espermograma. Para participar é necessário ter entre  18 a 60 anos; não fumar; não ter doenças crônicas (diabetes, hipertensão, câncer, colesterol alto, doenças reumatológicas, insuficiência renal ou hepática), não utilizar suplemento vitamínico-mineral e nem medicamentos hormonais.


Solicitação

Os exames laboratoriais deverão ser solicitados pelo Dr. Evangelista Torquato. Para o de sangue basta comparecer em jejum de oito horas ao posto de coleta da Unimed, na rua Henriqueta Galeno, 511. Já os espermogramas na Clínica Bios.


Informações:
9962.9738/8872.2815

DFB 2013


De 13 a 18 de abril de 2013, o maior e mais relevante evento de moda autoral amplia os horizontes e dilui as fronteiras para promover uma grande celebração à cultura do Ceará.
Uma década e meia após ter sido criado, o Dragão Fashion Brasil (DFB) volta ao local das primeiras edições do evento, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), em Fortaleza (CE). Em sua 14ª edição, o DFB apresenta uma programação vasta que pretende discutir os rumos, apontar tendências e, principalmente, tentar traduzir, em forma de moda e manifestações artísticas, a importância dos 15 anos de Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Tendo como ponto de convergência nada menos que 30 desfiles de marcas cearenses, nacionais e internacionais, o DFB promove a discussão da moda como fator relevante para o desenvolvimento da economia e da cultura do Ceará- afinal, somos um dos principais polos têxteis brasileiros e o Dragão Fashion Brasil, desde 1999, atua como antena e plataforma de lançamento de novos e consagrados talentos do setor.

O SÉCULO DO DRAGÃO

Para a celebração ser completa, o DFB toma o CDMAC como cenário, também, para a celebração do ano que dá início aos festejos em homenagem ao centenário de morte do jangadeiro Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, conhecido como Dragão do Mar e herói da luta abolicionista no Ceará*

* Líder de uma comunidade de jangadeiros, Chico engaja-se no movimento abolicionista em 1881, recusando-se a transportar para os navios negreiros os escravos vendidos para o Sul do País. Por sua bravura, Chico da Matilde passou a ser chamado de Dragão do Mar.

O Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar (MAC Dragão do Mar) servirá de cenário para uma das salas de desfiles mais disputadas do evento: dedicada tanto ao concurso de Novos Talentos quanto à apresentação de criadores emergentes.
Em 2013, as salas de desfiles do DFB ganham o nome das três obras que compõem a trilogia indigenista do escritor cearense José de Alencar:

1. Iracema
2. Guarani
3. Ubirajara

Completando a lista de celebrações, o DFB inicia suas atividades com um grande show no dia 13 de abril, em homenagem aos 287 anos da cidade de Fortaleza. O show de um grande artista popular, acontecerá na Praça Verde e marca o início da programação de desfiles, palestras, workshops e apresentações artísticas, que compõem a edição 2013 do DFB.

BICHO DE 7 CABEÇAS
Um dos maiores desafios do Dragão Fashion Brasil 2013, é servir como elemento de convergência de vários segmentos em torno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Ao abranger diversas manifestações artísticas, culturais e comerciais, o DFB alia cultura a indústria, artesanato ao design, pensamento estratégico a criação.
Por isso, a ideia de encarar o próprio evento como um "bicho de sete cabeças" sinaliza as ramificações do DFB em prol dos 15 anos de Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Através de 7 segmentos, diversos aspectos da cultura cearense e do pólo de moda do Estado, encontram voz e ressonância:

1. MODA
• 3 salas de desfiles (duas externas e uma ocupando o espaço do Museu de Arte Contemporânea - MAC).

• 30 desfiles assinados tanto por criadores cearenses quanto por estilistas e marcas de outras regiões e da Europa
.
• 1 fashion show na Praça Verde irá unir moda e música, transformando o palco na passarela para o desfile de encerramento do evento, no dia 18/04, com apresentação da Riachuelo.

• Realização da segunda edição do "Reality Project com Jum Nakao", um work in progress com exibição aberta ao público na casa de vidro junto a kza do dragão mostrando as diferentes etapas de realização de uma coleção de moda tendo como cenário uma confecção-modelo, instalada na própria área do evento e transmitida online durante os cinco dias de DFB. A ação é correalizada pelo Senac-CE.

2. DESIGN
• Pela primeira vez no Ceará, o Ministério da Cultura realiza o Seminário Nacional de Moda, que pretende formular estratégias para o segmento em seus mais diversos âmbitos. O Seminário fará parte de programação do DFB e acontecerá nas dependências do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura com correalização do mesmo

• Para fomentar a informação e a capacitação de profissionais do setor, o DFB realiza uma nova edição do ciclo depalestras e workshops Dragão Pensando Moda, correalizado pelo Senac-CE.

• Espaço do Design – coordenado pelo Senai-CE, congrega e expõe o trabalho de jovens talentos do design e da indústria cearense.

3. ARTE
• Exposição "A Hora do Brasil por Jum Nakao" - registro completo do "Reality Project" performance que reuniu diversos criadores cearenses ao estilista paulista Jum Nakao, gerando uma aclamada coleção, inteiramente executada ao vivo, durante os DFB 2012.

• Exposição “Ateliê Criativo” com realização do Sebrae-CE.

• Mobiliário Urbano - Artistas plásticos cearenses convidados customizarão, ao vivo, os bancos do Centro Dragão do Mar a exemplo de instalações como a "Cow Parade", em performances diárias.

4. CULTURA
• Estímulo aos artistas populares, com performances acontecendo em todo o entorno do Centro Dragão, durante todas as noites de evento, em paralelo aos desfiles.

• Evento especial para convidados irá celebrar o Ano do Brasil em Portugal, com presença de autoridades de ambos os países com a intenção de aumentar o intercâmbio cultural de moda entre os 2 países, assim como está sendo realizado com o mesmo intuito pela câmara de moda italiana.

5. GASTRONOMIA
• Dinner lounges, com menus interpretados por grandes chefs da gastronomia local. Profissionais dos restaurantes do entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura serão capacitados, durante workshops com esses chefs, em ação correalizada em parceria com o Senac-CE e Sebrae-CE. Durante os cinco dias de evento, os restaurantes ganham ambientação diferenciada, ganhando os contornos de um boulevard urbano e cosmopolita.

6. MEMÓRIA
• DFB: 15 - exposição interativa reunindo peças de vestuário, fotos e vídeos que narram os 15 anos de moda popular brasileira sob os olhos do Dragão Fashion Brasil.
• A memória do jangadeiro Chico da Matilde, o Dragão do Mar, é tema do Concurso de Novos Talentos do DFB: "Onde há fumaça, há fogo", ressaltando o poder criativo, o compromisso com a renovação e a luta pela liberdade de expressão.

7. BUSINESS
• Vila Fashion Arts - correalizada pelo Sebrae-CE, é uma verdadeira feira de artes integradas, com ambientação diferenciada, reunindo artesãos de todo o Ceará para comercializar seus produtos.

• K-za do Dragão - a marca oficial do Dragão Fashion Brasil reúne artesanias de diversas comunidades do Ceará e do Nordeste e também ganha ponto de venda durante o evento.

TUDO AO MESMO TEMPO
Para o criador do Dragão Fashion Brasil, Cláudio Silveira, o objetivo é ocupar o maior número possível de espaços no entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Dessa forma, as diversas manifestações culturais promovidas durante o DFB integram-se tanto à paisagem urbana quanto ao próprio pulsar do entorno do centro cultural.
Plural como o próprio Centro Dragão do Mar, o DFB propõe novas maneiras de olhar-vivenciar-experimentar o intenso caldeirão cultural que compõe este grande marco para as artes, o entretenimento e o turismo no Ceará.
É um festival que vai além da moda para encontrar-se com a própria história cultural do estado.

DRAGÃO: 15
Dragão Fashion Brasil 2013
15 Anos de Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Início das Comemorações do Centenário de Morte do Jangadeiro Dragão do Mar
De 13 a 18 de abril
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Fortaleza(CE)
Atendimento à imprensa nacional:
DOIS.COM - Comunicação & Estratégia
Jornalistas responsáveis:
Diego Costa e Guilherme Fernandes
Estagiária:
Larissa Oliveira
(85) 3023.6266 / 4141.2048
diego@doispontocom.net

Em Horizonte


Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Município de Horizonte estão ofertando um total de 337 vagas para quatro cursos profissionalizantes nas áreas de auxiliar administrativo (110), eletricista predial (100), operador de máquinas de corte e de roupa (60) e montador de painéis eletrônicos (67). As inscrições podem ser feitas até primeiro de março nas sedes dos quatro Cras (Catolé, Dourado, Zumbi e Quilombola). As aulas estão previstas para começar no dia 4 de março.

Os interessados devem ter concluído ou estar cursando o 7º ano do ensino fundamental e apresentar a seguinte documentação nas sedes dos Cras: xerox da identidade, CPF, comprovante de endereço e número do NIS (consta no Cadastro Único). Os cursos contam com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado do Ceará (Senai-CE), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-Ceará), Governo Federal e Prefeitura de Horizonte.

Cursos
No Cras Zumbi estão sendo ofertadas 140 vagas. São oportunidades para montador de painéis eletrônicos (20 vagas por turno - manhã e tarde), eletricista predial (25 vagas por turno - manhã e tarde) e auxiliar administrativo (25 vagas por turno - manhã e tarde).

Já no Cras Quilombola, são 112 vagas para os cursos de operador de máquina de corte (30 vagas por turno – manhã e tarde), montador de painéis eletrônicos (04 vagas por turno – manhã, tarde e noite) e auxiliar administrativo (20 vagas por turno – manhã e tarde).

Para os moradores do distrito do Catolé, as oportunidades são para os cursos de montador de painéis eletrônicos (05 vagas por turno – manhã, tarde e noite) e eletricista predial (25 vagas para cada turno – manhã e tarde).

O curso de auxiliar administrativo também será oferecido no Cras de Dourados, com 20 vagas para o turno da manhã.

Serviço
- Cras Catolé
Rua João de Sousa Falcão, 716 – Catolé.
Telefone: (85) 3336-6067.
- Cras Zumbi
Rua Horácio Inácio de Sousa, 192 – Zumbi.
Telefone: 3336-6062.
- Cras Dourado
Rua Marina Ferreira de Almeida, 4283 – Dourado.
Telefone: (85) 3336-5223
- Cras Quilombola
Rua Joaquim Nogueira Lopes, 4041 – Quilombola.
Telefone: 3336-6073.

Mais informações com a AD2M Engenharia de Comunicação, assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Horizonte. Falar com Kellyanne Pinheiro (kellyannepinheiro@ad2m.com.br e 85 8888.9335) ou Raquel Rocha (raquelrocha@ad2m.com.br e 85 8644.1210) pelo fone 85 3258.1001.  

Seguidores

Arquivo do blog