sábado, 6 de abril de 2013

Dia Mundial da Saúde amanhã

A Prefeitura de Fortaleza, em parceria com Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), promoverá uma manhã de serviços para o público idoso amanhã, no Parque do Cocó, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril. Saiba mais: http://ow.ly/jMp4l

Parte da Via Expressa bloqueada


[Trânsito] A Prefeitura de Fortaleza informa que bloqueará temporariamente a Via Expressa durante o domingo (7), de 7 às 18 horas, no trecho compreendido entre a Avenida Antônio Sales e Rua Professor Aderbal Nunes Ferreira. A medida será necessária em virtude da obra de remoção de uma passarela para viabilizar a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Mais informações: http://ow.ly/jNiEY

Fortaleza 287 anos de fundação


Meia Maratona de Fortaleza 2013


A Meia Maratona de Fortaleza, realizada no próximo dia 14 de abril, vai bater recorde de participações esse ano; as inscrições já chegam a sete mil e quinhentos, conforme a Mandacaru Adventure. O evento, que tem à frente da organização o empresário Colombo Cialdini, é o maior evento esportivo do tipo no Norte e Nordeste, conforme relatório da  Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). 

Chegando a sua 11ª edição, a Meia Maratona de Fortaleza tem largada e chegada no bosque do Marina Park e oferece 33 categorias, em três tipos de percurso (5, 10 e 21 km). O evento conta com premiação de 22 mil reais em dinheiro como também produtos Asics para os primeiros colocados das principais categorias. Além disso, o evento tem por tradição um sorteio de um carro zero quilômetro entre os participantes. Sem esquecer da responsabilidade social, a organização do evento promove arrecadação de alimentos entre os participantes, totalizando uma doação de sete toneladas de alimentos não perecíveis para as áreas de risco de Fortaleza. 

De acordo com Colombo Cialdini, o evento, além de movimentar o setor esportivo do estado, é também um produto turístico, pois atrai competidores dos outros estados do Brasil e também do Exterior, especialmente da Europa e África. Colombo lembra que “em 11 anos de Meia Maratona, nunca tivemos um cearense no pódio, o que mostra a grande quantidade de atletas de outros estados e do Exterior que recebemos para a prova”, afirma. 

A Meia Maratona de Fortaleza marca o aniversário dos 287 anos da Cidade de Fortaleza e os 385 anos do Exército Brasileiro. 

SERVIÇO:

11ª Meia Maratona de Fortaleza
Data: 14 de abril
Local: Marina Park Hotel
Largada: 6h30
Inscrições: www.meiamaratonadefortaleza.com.br ou lojas Esposende, até o dia 09 de abril.
Informações: (85) 3224.7709

Gerenciamento de creches


(Assessoria de Imprensa) - A Secretaria Municipal de Educação (SME) vai celebrar 46 convênios com associações comunitárias de Fortaleza para o gerenciamento de creches da rede pública no ano letivo de 2013. A solenidade de assinatura dos convênios será na próxima segunda-feira (8), às 10 horas, no Paço Municipal, e contará com a participação da primeira dama do Município, Carol Bezerra, e do secretário Ivo Gomes.
“Uma das prioridades da administração é garantir educação de qualidade para crianças na primeira infância”, afirmou Carol. A primeira dama vem realizando uma série de visitas aos Centros de Educação Infantil e vai ajudar na implementação das políticas públicas do município voltadas para crianças e adolescentes.
O número de entidades credenciadas aumentou de 39, em 2012, para 46, em 2013, ampliando o atendimento da Educação Infantil na Capital. Serão atendidas 3.380 crianças e o valor total dos convênios é de R$ 9.923.449,26. Ao todo, a SME recebeu 50 propostas e, ao final do trâmite, 46 entidades foram credenciadas, incluindo 37 que já funcionavam no ano passado. Outros nove novos convênios, portanto, foram firmados. O prazo de vigência vai até 10/01/2014.
O Edital, que foi publicado no último dia 11 de março, teve o intuito de regularizar os convênios que estavam sendo firmados desde 2005 através de aditivo.  Após a fase de entrega de documentos, a SME realizou vistorias nos prédios das entidades para atestar as condições de segurança oferecidas às crianças e aos profissionais. Somente depois das visitas técnicas os convênios foram firmados.
Além de ampliar o atendimento a crianças de 1 a 5 anos na Capital com as creches conveniadas, a Prefeitura entregará à população de Fortaleza, até 2016, 80 novos Centros de Educação Infantil (CEI). O primeiro prédio, inclusive, já foi inaugurado, no último dia 21 de março, na comunidade Rosalina, no bairro Parque Dois Irmãos.
Até o final do mês de abril, a Prefeitura de Fortaleza deve inaugurar outras duas unidades: os Centros de Educação Infantil Demócrito Dummar, no bairro Jardim Fluminense, e Maria de Jesus Alencar Oriá, no bairro Jangurussu. Além disso, três novos Centros de Educação Infantil, nos bairros Edson Queiroz, Mondubim e Siqueira, e de quadras esportivas em cinco escolas municipais já foram licitadas e terão obras iniciadas até o final de abril. Os investimentos somam R$ 5 milhões e os equipamentos devem ser concluídos ainda neste ano.

SERVIÇO:
Local: Paço Municipal
Data: 08/04/2013
Horário: 10h
Endereço: Rua São José, 01 - Centro

4.9 na cordilheira meso oceânica

"Conforme noticiado no  http://sismosne.blogspot.com.br, um terremoto de magnitude 4.9 ocorreu a aproximadamente 250 km a E do Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP), 775 km a NE de Fernando de Noronha e a 1150 km NE de Natal em 03 de abril de 2013.  Segue o registro na estação sismográfica presente no ASPSP para o mencionado evento na Figura 1.

Figura 1.  Registro do evento na estação SPSP.
    O ASPSP é um ponto do território nacional muito sujeito a ocorrência de abalos sísmicos. Para manter o acompanhamento contínuo desse e outros fenômenos, a Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), em parceria com o Departamento de Geofísica da UFRN, mantém uma Estação Sismológica naquele remoto ponto do território nacional. Apesar da complexidade do equipamento e das dificuldades logísticas impostas pelas características da região, a coleta de dados tem sido feita a contento. Neste registro, é possível ver claramente as ondas de superfície provocadas pelo terremoto (oscilações no sismograma com maiores amplitudes). O eixo vertical é o tempo (em segundos) e o eixo vertical é a amplitude.

Fonte: LabSis/UFRN
Aderson do Nascimento, Regina Spinelli, Daniel Évora, Joaquim Ferreira"

A nota da Kroll

"Em resposta às notícias veiculadas a respeito da empresa, a Kroll Brasil veementemente nega ter sido contratada pelo Governo do Estado do Ceará, seus membros ou representantes para desenvolver quaisquer tipos de serviço. A Kroll é uma consultoria global em gerenciamento de riscos que provê serviços de suporte aos seus clientes, os quais incluem multinacionais, instituições financeiras e escritórios de advocacia, relacionados a aquisições, investimentos e melhorias em controles de riscos."

Cid diz que renuncia se for comprovado que mandou espionar

"Renunciou ao meu mandato e quero ser preso", disse nesta sexta-feira (5), na Assembleia Legislativa do Ceará, o governador Cid Gomes (PSB) ao se defender da acusação do deputado federal Eudes Xavier (PT-CE) de fazer espionagem contra o ex-deputado federal Roberto Pessoa (PR-CE). "Se for comprovado que eu mandei espionar, renunciou e quero ser preso", repetiu o governador aos deputados estaduais cearenses.
Para Cid Gomes o que está acontecendo é "estão criando uma cortina de fumaça. É uma trama que tenta inverter os fatos. O que acontece é estão querendo atribui a mim um crime que quem cometeu foram eles". O governador chamou de quadrilha, o pessoal que está fazendo a acusação. "Essa quadrilha se monta no interesse de me difamar. Foram eles que vasculharam a minha a vida e isso a Justiça vai provar. Foram eles que invadiram meus emails e forjar tudo isso", se defendeu Cid Gomes.
O governador chegou a chamar seus denunciadores de "máfia ardilosa". Para Cid "este grupo é capaz de qualquer coisa". E ele citou que está processando Eudes Xavier e Roberto Pessoa. "Tive a minha privacidade invadida. Fui vítima de uma violação a minha privacidade e não o contrário como eles estão querendo mostrar", frisou Cid Gomes.
Ontem (4), Eudes Xavier informou que recebeu em seu gabinete em Brasília cópias de e-mails que teriam sido enviados pelos irmãos Cid e Ciro Gomes. Um e-mail atribuído a Cid diz que Ciro Gomes esteve em São Paulo com executivos da empresa americana de espionagem, Kroll, para tratar do "assunto Roberto Pessoa" e pede que o governo não seja envolvido no caso. Em outro e-mail atribuído a Cid, disse Xavier, ele demonstra arrependimento por ter pedido ajuda a Ciro na gestão da secretaria de Segurança Pública do Estado. Em outro e-mail anexado por Xavier, atribuído a Ciro, o texto afirma que um desembargador foi procurado para acelerar um processo contra Roberto Pessoa.
Cid Gomes disse que "isso foi forjado. Os emails são falsos. É coisa maquinada. Quem fez isso é vil, covarde, cruel e mentiroso adversário. O deputado Eudes Xavier foi irresponsável e estou pedindo que seja cassado por quebra do decoro parlamentar, pedindo a Comissão de Ética do PT que o investigue, querendo na Justiça do meu Estado uma indenização de perdas de danos e uma ação no Supremo Tribunal Federal contra o deputado por ter fórum privilegiado".
Para Cid, Eudes Xavier é "leviano" e tem que explicar como teve posse "desses emails hipoteticamente trocados entre autoridades do Ceará".

Estadão em três tempos


O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO - O jornal O Estado de S.Paulo estreia na segunda-feira, 22 de abril, nova configuração de cadernos. O objetivo é oferecer mais conveniência para os leitores, acompanhando os tempos disponíveis para a leitura - cada vez mais comprimidos em dias úteis e maiores aos finais de semana - e organizando melhor a edição. O jornal também estreará nova versão do seu aplicativo para celulares, meio que vem aumentando sua importância na busca de notícias.
"Nossas pesquisas confirmaram o que já vínhamos detectando: as pessoas querem mais eficiência no consumo da informação, sem abrir mão do aprofundamento e da análise", afirma Francisco Mesquita Neto, diretor-presidente do Grupo Estado. "O resultado será um jornal centrado em três cadernos noticiosos, e cada dia com seu suplemento temático. Aos finais de semana, quando os leitores têm mais tempo, a oferta se amplia."
Desde o Projeto Redesenho, que em março de 2010 alterou a tipografia e a diagramação, o jornal vem acompanhando as novas demandas dos leitores. "Podemos dizer que agora damos mais um passo na direção dessas demandas. É um Redesenho 2.0", afirma Mesquita Neto.
O Projeto Redesenho 2.0 faz parte da visão de sustentabilidade empresarial do Grupo Estado, de seu olhar para o futuro. "Estamos evoluindo com nosso portfólio de produtos e processos em direção a um mundo mais veloz, mais digital", diz Mesquita Neto. "Para manter a marca Estadão firmemente identificada com o jornalismo independente e analítico, como tem sido ao longo de sua história de 138 anos, vamos continuar a ser empresarialmente saudáveis e estar prontos para fazer investimentos que atenderão às expectativas dos nossos públicos, hoje e no futuro".
Ao longo do ano, o Grupo Estado anunciará uma série de novidades nos meios digitais, como os novos sites do Jornal do Carro e a nova plataforma de Classificados de Imóveis, além da nova versão tablet do Estadão.
Novo projeto
Com base nessa visão empresarial e jornalística, reforçada pelas pesquisas com leitores, a partir do dia 22 o eixo básico do jornal estará assentado em três cadernos:Primeiro CadernoEconomia & Negócios e Caderno 2.
Primeiro Caderno será ampliado, e trará as notícias de Política e Internacional, acrescido da nova seção Metrópole, que trará para todo o País as notícias e discussões da maior cidade da América Latina, além do que de principal acontece em todas as regiões do País. De terça a sábado, ao Primeiro Caderno se junta também à seção Esportes. "O leitor terá no Primeiro Caderno o panorama do que realmente importa no Brasil e no mundo, com a abordagem aprofundada e analítica, essência do Estadão", diz Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo do Grupo Estado. "É um caderno de leitura impactante e mais eficiente nessa nova proposta".
O segundo caderno será o Economia & Negócios, que além do tradicional noticiário sobre política econômica amplia sua cobertura de empresas, empreendedorismo, tecnologia e inovação. Completa a grade diária o Caderno 2, que amplia sua cobertura de entretenimento e incorpora os temas de comportamento e cultura digital, antes circunscritos ao caderno "Link".
Aos domingos e segundas, os esportes ganham caderno especial. Nesses dias circulará a Edição de Esportes, marca clássica do Grupo Estado. O caderno circulará também nos grandes eventos esportivos (Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpíadas) e em ocasiões especiais, como em finais de campeonato.
A cobertura de literatura (hoje concentrada no caderno Sabático) será incorporada ao dia-a-dia do Caderno 2.
A marca "Link" continua a existir no universo digital - no portal estadão.com.br, como uma aba do novo aplicativo móvel e em projetos especiais impressos -, mesmo caso de "Estadinho", que deixa de circular semanalmente, mas se volta a projetos especiais, em todos os meios.
Os cadernos mensais Estadão.Edu, Planeta, Estadão PME seguem a mesma periodicidade no jornal impresso e nos sites, assim como cadernos especiais e sazonais.
Uma ampla campanha publicitária, concebida pela agência W/McCann, mostrará ao Brasil, a partir do dia 14, a nova proposta do Estado, que, como tem sido marcante em sua história, muda ao acompanhar tendências, mas sem alterar sua essência e seus valores.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

100 dias de Robertro Cláudio

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB) se reúne amanhã, a partir das 10h30, no Paço Municipal, com todos os secretários da gestão. O objetivo é fazer um balanço das ações dos primeiros 100 dias de gestão e estabelecer as principais metas e prioridades para os próximos meses.

Para maio

A VSM Comunicação informa que houve alteração na data de realização do seminário “Grandes Nomes da Comunicação na Copa do Mundo: A comunicação é o grande negócio”, previsto inicialmente para ocorrer durante os dias  6 e 7 de abril, na Universidade de Fortaleza (Unifor). O evento agora será realizado no mês de maio, com data a ser definida e divulgada em breve.A mudança foi necessária porque alguns palestrantes, profissionais renomados no segmento de jornalismo esportivo nacional, foram convocados para trabalhar na cobertura do amistoso da seleção brasileira, que ocorrerá no sábado (06/04). Entre os palestrantes estão: Fábio Pizzato (TV Verdes Mares), Lédio Carmona (Sportv), Everaldo Marques (ESPN) e Renato Peters (TV Globo São Paulo). Agradecemos a colaboração na divulgação do evento, ao tempo em que contamos com a compreensão de todos.
Att,
Débora DuarteConsultora de AtendimentoContatos: (85) 3456.6100 / 8666.3003 / 9997.7674VSM Comunicação 24 anos - Soluções em Comunicação Corporativa

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Aula inaugural de Filosofia para detentas


O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), em parceria com com a Faculdade Católica de Fortaleza , recebe dentro do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, em Aquiraz, o segundo curso superior ofertado dentro da prisão para presos do regime fechado. A parceria tem por finalidade específica promover o desenvolvimento pessoal, social e cultural de mulheres em condição de privação de liberdade, capacitando-as na área da pesquisa, visando a produção científica qualificada. A solenidade do início do ano letivo acontece amanhã, às 10 horas.

Dezessete internas realizaram vestibular no último sábado, dia 23 de março, quando concorreram para as 15 vagas ofertadas gratuitamente pela Faculdade Católica. O curso terá duração de 3 anos e meio e as aulas acontecerão três vezes na semana das 16 horas às 19 horas e segue até junho de 2017. "Acreditamos que a educação pode transformar a vida destas mulheres e, por isso, a   proposta da faculdade vem em um excelente momento para o Governo, porque estamos investindo nos programas de ressocialização como motores da transformação de pessoas", avalia a Secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo. 

De 2006 a 2010 um curso superior em Teologia foi ofertado no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira 2, em parceria com a mesma instituição educacional. Presos como o nigeriano Cornelius Ezeokeke, que hoje ministra oficinas dentro do sistema, puderam obter a titulação. Outros quatro conseguiram concluir os estudos e não retornaram para o crime.

A coordenadora do projeto, professora Márcia Bastos defende a promoção pessoal e social das mulheres apenadas. "Nossa expectativa é que o curso ajude as estudantes a ressignificar suas histórias de vida e provoque uma real mudança no comportamento e consequente reintegração social", falou. 

A Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) 15 internas aprovadas para o  Bacharelado em Filosofia, sendo as internas: Ana Keylla Dias Lima, Ana Paula Nascimento da Silva, Clara Jaguaribe, Cristina Bezerra Alencar, Débora Lopes Martins, Eloisa Veras Santiago, Heloísa da Guia Xavier, Lara França da Rocha, Luiziane Lopes Cavalcante, Sydia Marques da Silva, Mafalda Correia Pires Viana, Maria Cristiane Silva de Lima, Nayara da Silva, Verline Ferreira Santos e Wyltamara Jerônimo Coelho.


03.04.2013
Assessoria de Comunicação  da Sejus
Bianca Felippsen / Felipe Gonçalves (ascom.sejus@gmail.com / 85 8878.8464 – 9688.8008
Twitter:@sejus_ce
Facebook: sejusceara

Grandes obras


(www.al.ce.gov.br) - O secretário de Infraestrutura do Governo do Estado fez, nesta quarta-feira durante o segundo expediente da Assembleia Legislativa, uma exposição das realizações da pasta na atual gestão. Na abertura da audiência, o presidente do Poder, deputado José Albuquerque (PSB) destacou que será convidado a cada 15 dias um secretário estadual para expor o trabalho desenvolvido pelos órgãos que dirigem.
Adail Fontenele fez um relato sobre as “grandes obras” em curso ou já concluídas no Estado. Entre essas, destacou o Porto do Pecém,  Metrofor, Arena Castelão, VLT, parque de energia eólica, infraestrutura de transporte, Transnordestina e distribuição de gás. Ele apresentou ainda o projeto para construção da Ponte Estaiada sobre o Parque do Cocó, em Fortaleza.     
    
De acordo com Fontenele, a primeira grande obra são os modais de transporte, cabendo à Seinfra cuidar de toda a logística. Ele destacou, nessa área, o complexo portuário do Pecém, que “de forma muito eficiente, está com  plano diretor posto em prática, por meio da instalação da companhia siderurgica, Zona de Processamento de Exportação, termelétrica e zona industrial razoável, com boa parte do espaço ocupada”.  

O secretário acrescentou ainda que o porto está apenas a 50 km de Fortaleza, com estrutura de transporte ferroviário, correia transportadora, equipamentos de descarregamento de navio sem prejudicar o meio ambiente, “de fazer inveja a qualquer porto do mundo”.
    
Além disso, observou que o porto é de águas profundas,  off shore, com profundidade de 18 a 20 metros. “A ampliação permite o aumento da movimentação de contêineres, faturando por mês R$ 4 milhões. Antes era deficitário. De 100 mil contêineres transportados por ano, podemos chegar a 750 mil contêineres com a expansão”, explicou.  
     
O segundo modal apresentado foi o metroviário. O secretário frisou que o Metrofor foi recebido pela atual administração com deficiências graves. ”A Linha Oeste foi remodelada, com apoio do Governo Federal, servindo à cidade de Caucaia. A Linha Sul recompôs o escopo original, 8 Km tinham sido retirados. Até o meio do ano, essa linha estará em operação comercial”, informou.
    
De acordo com Fontenele, a Linha leste do metrô custará R$ 3,4 bilhões, com R$ 1 bilhão do Governo Federal, R$ 1 bilhão emprestado pela Caixa Econômica Federal e R$ 1,43 bilhão do Governo do Ceará. Serão 13 km de linha, submetidos a uma parceria público privada, a exemplo do Castelão. 
    
O secretário discorreu ainda sobre o VLT Parangaba-Mucuripe, que foi atrasado, segundo ele, por conta da disputa eleitoral do ano passado; a ferrovia Transnodestina; o Acquário Ceará, “que deverá ser entregue até o final de 2014; a Cegás e a produção de energia térmica, que garantirá a demanda de eletricidade do Estado.
     
Também estiveram presentes à exposição, além dos parlamentares, Rômulo Forte, presidente do Metrofor; Antonio Cambraia, presidente da Cegás; Sérgio Azevedo, superintendente do Departamento Estadual de Rodovias; Igor Ponte, superintendente do Detran; Sílvio Campos, superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia e instituições ligadas à Secretaria Estadual de Infraestrutura.   
JS/CG


No Dragão do Mar, Thomaz Pompeu e Bom Jardim


Confira as diversas opções de lazer, cultura e arte que o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho e o Centro Cultural Bom Jardim, equipamentos geridos pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, oferecem para este final de semana.



Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema

Macaúba do Bandolim apresenta o melhor do chorinho, nesta sexta (05)

José Felipe da Silva, bandolinista diletante, ganhou o apelido de
Macaúba aos 13 anos de idade quando começou a tocar bandolim. Grande
parte de sua vida musical gira em torno de rodas de chorinho e samba
convivendo com grandes nomes da música cearense. José Felipe da Silva
é um talento autodidata que fez do bandolim sua paixão. Tem se
apresentado em grandes palcos interpretando clássicos de Jacob do
Bandolim, Benedito Lacerda, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Ernesto
Nazareth, Waldir Azevedo, João Pernambuco, Dilermano Reis e muitos
outros, num repertório de mais de duzentos chorinhos, entre choros
autorais e de músicos cearenses.



Serviço: Dia 05, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso livre.



 [Infantil]



A Cigarra e a Formiga

Baseada na famosa fábula do francês Jean de La Fontaine, mais um lindo
espetáculo musical para as crianças de todas as idades! A Cia.
Cearense de Molecagem cria um mágico universo com atores e bonecos. As
cigarras cantoras Cirlene e Cirleuda formam uma dupla musical pra lá
de despreocupada. De tanto insistirem, acabam convencendo a filha da
Rainha do Formigueiro, Forlinda, a criarem um trio musical bem
irreverente. Ao perceber o desleixo das cigarras, a formiguinha
desiste da insensatez e retorna ao seu universo com um grande
aprendizado. Com bom humor e músicas lindas, o espetáculo discute
sentimentos, fala sutilmente sobre diferenças e tolerância.



Serviço: Dia 06, às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso livre.





Brincando e Pintando no Dragão do Mar - Brincadeiras e atividades
infantis para todas as idades orientadas por monitores.

Serviço: Domingo, às 16h, na Arena Dragão do Mar. Acesso livre.





[Múltiplas linguagens]



Sahaja Yoga

A prática permite que a pessoa se identifique com o seu verdadeiro
ser, abandonando os hábitos negativos para a evolução espiritual.

Serviço: Sexta, às 16h, no Bosque da Praça Verde. Acesso livre.



Planeta Hip Hop

Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.

Serviço: Sábado, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Acesso livre.



5º Grupo Escoteiro do Ar Pinto Martins

De acordo com a faixa etária dos participantes, o grupo define as
atividades de escoteirismo.

Serviço: Sábado, das 14h às 17h, no bosque da Praça Verde. Acesso livre.



Feira Dragão Arte

Feira de artesanato realizada em parceria entre SEBRAE-CE e SIARA-CE.

Serviço: De sexta a domingo, das 17h às 22h, Ao lado do Espelho
D’água. Acesso livre.



[Exposições]



Rotas: desvios e outros ciclos

A exposição “Rotas: desvios e outros ciclos” apresenta um valioso
recorte que integra artistas do Ceará, Piauí e Pará. Utiliza eixos que
discutem mecanismos de trânsitos, fluxos, deslocamentos e que confluem
com estratégias do corpo, do desejo, da ficção, a partir das relações
de poder, subjetivação e dimensão simbólica. Incorpora possibilidades
metafóricas para discutir a instância da “redescoberta” ou do “novo
lugar”, por ciclos que pertencem ao processo histórico, econômico e
cultural desses estados.

Serviço: Visitações de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às
18h30) e sexta a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30), no
Museu de Arte Contemporânea.



Brinquedo - A Arte do Movimento [Sala 3]



A exposição estimula a memória e ativa a sensibilidade. Os brinquedos
expostos pertenciam à Coleção Macao Goes e hoje fazem parte do acervo
do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Serviço: Visitações de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às
18h30) e sexta a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30), no
Museu da Cultura Cearense.



“Vaqueiros” [Salas 4]

Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro
a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a
atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano
do vaqueiro.

Serviço: Visitações de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às
18h30) e sexta a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30), no
Museu da Cultura Cearense.



[Planetário]

Ingressos R$ 8,00 / 4,00

QUI E SEX

O ABC do Sistema Solar

Em uma nave imaginária três crianças fazem uma viagem emocionante pelo
Sistema Solar, visitam o sol, os planetas e a lua. Durante a viagem
elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas
astronômicas.

18h

Explorando o Universo

Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com
Galileu, conheceremos os segredos do céu e suas descobertas
científicas para o progresso da ciência.

19h

Origens da Vida

Vamos mergulhar no desconhecido, e a partir das profundezas do oceano
descobriremos as diversas origens da vida existentes em nosso planeta.
Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras
estrelas.

20h

SÁB E DOM

O ABC do Sistema Solar

Em uma nave imaginária três crianças fazem uma viagem emocionante pelo
Sistema Solar, visitam o sol, os planetas e a lua. Durante a viagem
elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas
astronômicas.

17h

Explorando o Universo

Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com
Galileu conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas
para o progresso da ciência.

18h

A Conquista do Espaço

Com Yuri Gagarin foi iniciada a corrida espacial, espaçonaves
interplanetárias aventuraram-se em missões arriscadas à procura de
mundos não revelados, em apenas 12 anos um sonho se torna realidade, e
a maior conquista alcançada foi levar o ser humano à lua com o pouso
da missão Apolo 11.

19h



Origens da Vida

Vamos mergulhar no desconhecido e a partir das profundezas do oceano
descobriremos as diversas origens da vida existentes em nosso planeta.
Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras
estrelas.



20h





Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho


Av. Francisco Sá, 1801 – Jacarecanga 60010-450 – Fortalez-CE

Informações e agendamento de visitas: (85) 3238.1244



Serviço: Os espaços EAO funcionam de segunda a sexta, das 8h às 12h e
das 13h30 às 17h30. Todos os espaços têm acesso livre e vagas
limitadas.

Espaços

Biblioteca Thomaz Pompeu Sobrinho

Disponibiliza um acervo de mais de 1,5 mil livros nas áreas de Artes,
Arquitetura, Patrimô­nio Cultural, Ofícios Tradicionais e Literatura.



Ateliê de xilogravura

O ateliê de xilogravura da EAOTPS pode ser utilizado, mediante
agendamento prévio, de se­gunda a sexta, para atividades de impressão.
Para conhecer as normas de utilização e agendar horário, os
interessados podem entrar em contato com a Escola, pelo telefone:
3238.1808.



Ilha Digital

Acesso a pesquisas online sem custo. Disponibiliza aos usuários
serviços de impressão, digi­talização e periodicamente ministra curso
de informática básico. Acesso gratuito à internet.



Loja Artesanal

Produtos criados por meio dos Cursos da Escola. São xilogravuras,
gravuras em metal, ca­dernos, bloco de notas, papéis artesanais e
bordados.



Centro Cultural Bom Jardim

Rua 3 Corações, 400 – Bom Jardim

Workshop: Teatro, Educação e Inovação

Uma importante troca de experiências sobre o uso do teatro como
instrumento de inovação pedagógica. Uma pesquisa premiada em edital
público nacional pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura e
apresentada na Europa como proposição acadêmica de Mestrado em
Educação.



+ Dia: 07, das 14h às 17h, no Teatro Marcus Miranda. Censura livre.



[DIFUSÃO LITERÁRIA]



Construindo Minha História com Monteiro Lobato

Grupo: Nadia Aguiar

Direção: Nadia Aguiar

Uma atividade de contato direto com o livro, sem estar em sala de
aula. As crianças descobrirão de forma lúdica os significados da
leitura em suas vidas e aprenderão sobre a grande obra deste escritor.



+ Dia: 05, às 15h, na Biblioteca do CCBJ. 50 min. Censura livre.



[ARTE PLURAL]



Homenagem aos Quatro Pescadores Jerônimo, Tatá, Manoel Preto e Jacaré

Grupo: Erivan Produtos do Morro

Direção: Erivan Produtos do morro

Show em “Homenagem aos Quatro Pescadores: Jerônimo, Tatá, Manuel Preto
& Jacaré”, que em 1941 saíram do bairro Mucuripe de jangada para o Rio
de Janeiro, numa tentativa de reivindicar melhores condições de vida
com o então presidente da república na época, Getúlio Vargas.



+ Dia: 06, às 18h, na Praça Central. 60min. Censura livre.





[LAGARTA PINTADA]



Lagarta Pintada

Direção: Cristina Gadelha e Leticia Silva

Programa lúdico-educativo que proporciona ao público infantil momentos
de lazer e criação através de atividades de pintura e desenho livre,
jogos, cantigas de roda e brincadeiras da cultura tradicional popular.



+ Dia: 07, às 16h. Duração de 2h. Censura livre.



[CINE CLUBE BOM JARDIM]

Facilitadora: Angélica Rodrigues



Dia: 06 ás 16h.

Filme: A Hora da Estrela

Dir.: Suzana Amaral; São Paulo, SP; 1985, Ficção, Colorido, 96 min.;
Censura: 14 anos

Sinopse: Macabéa, uma jovem órfã de 19 anos. Analfabeta, ingênua e
virgem, vem do Nordeste tentar a vida em São Paulo. O filme mostra a
história do encontro patético deste ser humano com as artimanhas da
cidade grande. Macabéa é tão desastrada que o tempo todo ela dói por
dentro. Não sabe como os outros, que esta dor tem de ser dissimulada
por baixo das máscaras sociais.



Dia: 07, às 15h

Curtas Infantis

Censura: Livre

Filmes:



Caçadores de Saci

Dir: Sofia Federico; BA, 2005, Ficção, Colorido, 13 min.

Dona Cristina Perdeu a Memória

Dir: Ana Luiza Azevedo; RS, 2002, Ficção, Colorido, 13 min.

Maré Capoeira

Dir: Paola Leblanc; RJ, 2005, Documentário, Colorido, 15 min.

Paisagem de Meninos

Dir. Fernando Severo; PR, 2003, Ficção, Colorido, 25 min.



[VENHA LER]

Facilitador: Ana Paula Sales

Tema do Mês: Iracema, lenda ou realidade?

Abril é o mês do índio e do aniversário de Fortaleza, portanto, o
projeto contemplará a índia que tanto faz história em nossa cidade,
estimulando a criatividade literária das crianças.



+ Dia: 06, às 14h, na Biblioteca.

Seguidores

Arquivo do blog