Pesquisar no blog

sábado, 13 de abril de 2013

A festa dos 287 anos de Fortaleza


CMFor e os 287 anos de Fortaleza


Manhã Verde

O Movimento Proparque realiza amanhã a Manhã Verde Literatura e Natureza, no Parque Ecológico Rio Branco, das 9 às 11h30. Trata-se de evento do nosso Projeto Livro em Movimentoque disponibilizará certa de 200 títulos para empréstimo. Autores como Jansen Viana e Frederico Régis participarão de uma descontraída roda de conversa, quando falarão de seus livros e de literatura em geral.
O Projeto Livro em Movimento incentiva a leitura, toda quinta-feira, de 7 às 8 horas, com a exposição dos livros no Parque Ecológico Rio Branco: a pessoa leva o livro, dê e devolve, sem custo. Passa com o livro o tempo que precisar. É também uma forma de as pessoas frequentarem o parque situado na Avenida Pontes Vieira.

Fortaleza aniversaria

Fortaleza completa hoje para alguns 287 anos de fundação. Para outros a cidade tem mais de 400 anos. Tem programação festiva no aterro da Praia de Iracema com destaque para Milton Nascimento. O Dragão Fashion Brasil presta hoje na sua abertura, no Centro Cultural Dragão do Mar, homenagem a cidade.

Imunizar 1,5 milhão



A Secretaria da Saúde do Estado e a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza lançam às 8h30 do próximo dia 19 o dia "D" de mobilização contra a gripe, que ocorre no dia seguinte, 20. O lançamento será no Centro de Saúde Matos Dourado, na Rua Floriano Benevides, s/n, bairro Edson Queiroz, para atrair mais pessoas aos postos de vacinação.  A campanha de imunização já começa na próxima segunda-feira, 15, e vai até o dia 26 de abril. A meta é vacinar, durante a campanha, 80% da população alvo de 1.567.976 pessoas. São 192.914 crianças de seis meses a menores de 2 anos, 121.978 trabalhadores de saúde, 96.457 gestantes, 15.856 puérperas até 45 dias após o parto, 21.915 indígenas, 924.727 idosos a partir de 60 anos, 178.930 portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como obesidade e transplantados, e 15.200 presidiários. O Estado receberá 1.716.940 doses da vacina.

Serão mobilizadas 27.180 pessoas e 2.010 veículos para garantir ampla cobertura de vacinação nos 1.900 postos fixos e 1.350 postos volantes. Estarão à disposição da população as unidades de saúde com sala de vacina, instituições de idosos, hospitais e postos volantes. Equipes também oferecerão vacina em domicílio para as pessoas impedidas de se deslocar até um posto de vacinação. Durante a campanha serão oferecidas as vacinas Trivalente, contra Influenza B (Sazonal), Influenza A (H3N2) e Influenza A (H1N1); Pneumococo 23 valente, contra doenças invasivas causadas pelo pneumococo para pessoas institucionalizadas e acamadas; Hepatite B, para intensificação na faixa etária até 29 anos; e dupla adulto, contra difteria e tétano.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar à formas clinicamente graves, pneumonia e morte.

Os casos graves da doença evoluem para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) levando até mesmo ao óbito. Essas complicações são bem mais comuns entre menores de 2 anos, idosos, gestantes e pessoas com história de patologias crônicas, podendo elevar as taxas de morbimortalidade nestes grupos específicos.

O Comitê Consultivo em Práticas de Imunizações (ACIP), do Centro de Controle de Doenças (CDC), assim como o Comitê Técnico Assessor em Imunizações (CTAI), do Ministério da Saúde, e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a vacinação de rotina contra a influenza para todas as mulheres gestantes durante o inverno. Durante a epidemia da influenza sazonal, pandemias anteriores e a pandemia pela influenza A (H1N1) 2009, a gravidez colocou as mulheres saudáveis em risco aumentado, sendo as gestantes consideradas de alto risco para a morbidade e a mortalidade, reforçando a necessidade da vacinação.

Estudos têm demonstrado que as puérperas apresentam risco semelhante ou maior que as gestantes de ter complicações em decorrência da influenza durante a gestação ou no período do puerpério. Neste sentido, puérperas, no período até 45 dias após o parto, serão incluídas no grupo alvo de vacinação.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

- Crianças de seis meses a menores de dois anos: deverão receber a vacina contra influenza. Todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina da influenza sazonal, devem receber apenas 1 dose em 2013. Também deve ser considerado o esquema de duas doses para as crianças menores de 9 anos que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a 1ª dose. Todas as crianças de 6 meses a menor de 9 anos que receberam uma ou duas doses da vacina contra a influenza sazonal em 2012, devem receber apenas 1 dose em 2013.

- Gestantes: deverão receber a vacina influenza todas as gestantes em qualquer idade gestacional. Para o planejamento da ação, torna-se oportuno a identificação, localização e o encaminhamento dessas, para a vacinação nas áreas adstritas sob responsabilidade de cada serviço de saúde dos municípios. Para este grupo não haverá exigência quanto à comprovação da situação gestacional, sendo suficiente para a vacinação que a própria mulher afirme o seu estado de gravidez. A vacinação de gestantes contra a influenza é segura em qualquer idade gestacional. A experiência pós-comercialização com a vacina influenza sazonal inativada e com a vacina influenza pandêmica (H1N1) 2009 inativada, no Brasil e em outros países, não identificou qualquer risco associado ao uso da vacina em gestantes.

- Puérperas: mulheres no período até 45 dias após o parto, serão incluídas no grupo alvo de vacinação. Para isso, deverão apresentar qualquer documento, durante o período de vacinação (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros).

- Trabalhador de Saúde: eleito para vacinação é aquele que exerce atividades de promoção e assistência à saúde, atuando na recepção, no atendimento, na investigação de casos de infecções respiratórias, nos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, cuja ausência compromete o funcionamento desses. Como exemplo: o trabalhador que atua na atenção básica /estratégia saúde da família e os agentes de endemias, pronto atendimento, ambulatórios e leitos em clínica médica, pediatria, obstetrícia, pneumologia de hospitais de emergência e de referência para a influenza e unidades de terapia intensiva. Assim, trabalhadores de saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza, bem como recepcionistas, pessoal de limpeza, seguranças, motoristas de ambulâncias, dessas unidades equipes de laboratório responsáveis pelos diagnósticos, profissionais que atuam na vigilância epidemiológica, e os que atuam no controle sanitário de viajantes nos postos de entrada dos portos, aeroportos e fronteiras deverão ser vacinados.

- Povos indígenas: a vacinação será indiscriminada para a toda população indígena, a partir dos seis meses de idade. A programação de rotina é articulada entre o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a Secretaria de Atenção a Saúde Indígena (SESAI).

- Indivíduos com 60 anos ou mais de idade deverão receber a vacina Influenza.

- População privada de liberdade: o planejamento e operacionalização da vacinação nos estabelecimentos penais deverão ser articulados com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e Secretarias Estaduais de Justiça.

- Pessoas portadoras de doenças crônicas: a vacinação contra influenza tem contribuído na redução das complicações e da mortalidade em indivíduos portadores de doenças crônicas e outras condições especiais deverão ser incluídas na campanha de vacinação de 2013 (veja quadro). A vacinação deste grupo passa a ser realizada em todos os postos de vacinação e não apenas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS), devem se dirigir aos postos que estão cadastrados para receberem a vacina. Caso no local de atendimento onde são atendidos regularmente não tenha um posto de vacinação, devem buscar a prescrição médica na próxima consulta que estiver agendada, visando garantir esse documento com antecedência, para evitar filas no período da vacinação.

Pacientes que são atendidos na rede privada ou conveniada, também devem buscar a prescrição médica com antecedência, junto ao seu médico assistente, devendo apresentá-la nos postos de vacinação durante a realização da campanha de 2013.


Ano

Faixa Etária
População a ser vacinada
População vacinada
Meta Mínima
Cobertura vacinal no Ceará
2008
> 60 anos
742.808
642.018
80%
86,43%
2009
> 60 anos
806.362
703.944
80%
87,30%
2010
grupos prioritários (H1N1)
4.228.435
3.794.063
80%
89,72%
2011
grupos prioritários (Trivalente)
1.268.207
1.046.426
80%
82,51%
2011
grupos prioritários (Trivalente)
1.310.565
1.119.859
80%
85,45%




Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira/ Marcus Sá (  selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 3101.5221 / 8733.8213)
Twitter: @SaudeCeara
Facebook: www.facebook.com/saudeceara

Água contaminada e a seca



alt

Os secretários de Saúde dos estados do Nordeste vão cobrar do Ministério da Saúde o aumento de 12% no valor dos tetos financeiros estaduais, para recomposição dos orçamentos da saúde, impactados pela redução do Produto Interno Bruto (PIB) da região, em consequência da seca que entra no terceiro ano em 2013. A proposta faz parte da minuta da Carta do Nordeste, aprovada em reunião promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, realizada em Fortaleza, nesta sexta-feira, 12. O aumento do teto financeiro pleiteado pelos secretários representará, em média, incremento de R$ 10 milhões anuais nos orçamentos da saúde dos nove estados do Nordeste, que servirão para o financiamento de novas ações assumidas pelas secretarias estaduais para enfrentar os efeitos da seca na saúde da população. Especificamente, para o Ceará esse aumento representa um acréscimo de 13 milhões de reais por mês.

alt

A reunião dos secretários estaduais de Saúde do Nordeste começou com exposição da gerente do Núcleo de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Meiry Sakamoto, que apresentou as previsões para o clima em 2013. Segundo ela, o total de chuvas ficará abaixo da média de anos sem estiagem e a temperatura apresentará “anomalia”, com elevação de 4 a 5 graus. Durante os debates, gestores e técnicos que participaram da reunião apresentaram o quadro da seca no Ceará, onde cerca de 2 milhões de habitantes não são abastecidos de água tratada e 37 sedes de municípios estão à beira de colapso no abastecimento. Segundo o quadro apresentado, a reserva hídrica do Estado é de 40% nos 139 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Com a exclusão do Castanhão e do Orós, os dois maiores reservatórios do Ceará, a reserva hídrica cai para 15%.

alt

“Precisamos mostrar para o Brasil que estamos enfrentando uma seca. Todos precisam saber que isso é sério”, provocou o secretário executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso. “Vamos agir. Não vamos cruzar os braços. Não vamos largar isso até que seja resolvido”, convocou o secretário da Saúde do Piauí, Ernani de Paiva Maia. O secretário da Saúde do Ceará e vice-presidente do Conass no Nordeste, Arruda Bastos, a seca compromete o planejamento da saúde por causa do comprometimento dos recursos. “Como um estado do Nordeste que já tem um orçamento insuficiente pode planejar fora da sua normalidade?”, questionou. A secretária adjunta da Saúde de Pernambuco, Tereza Campos, falou sobre a necessidade de cuidar da “aflição dos aflitos”, expressão que dá título à Carta do Nordeste, que será entregue ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no dia 24 de abril, durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília. A Carta do Nordeste será também encaminhada à presidenta Dilma Rousseff, que na segunda-feira, 8 de abril, reconheceu a maior seca dos últimos 50 anos, 1.415 municípios atingidos.

alt

Entre as questões que preocupam os secretários de saúde do Nordeste em razão da seca estão a escassez progressiva de água para consumo humano, oferta de água de consumo humano sem o devido tratamento, risco de desnutrição aguda e crônica de crianças e baixo peso ao nascer, risco  de parasitoses e doenças de veiculação hídrica, risco de aumento de mortalidade materna e infantil e de aumento de doença mental, particularmente a depressão, pela exposição continuada do sertanejo à destruição de lavouras, rebanhos, pequenos criatórios, terra seca e escassez de água.

Judicialização da saúde

A reunião dos secretários estaduais de Saúde do Nordeste também discutiu a judicialização da saúde, caracterizada pelas decisões judiciais que obrigam os entes governamentais a fornecerem medicamentos, que não estão na tabela do Ministério da Saúde, ou a executarem procedimentos médicos. No Ceará, os gastos para atender mandados judiciais de medicamentos não contemplados nos protocolos clínicos e nas Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde aumentaram de R$ 45.861.717,25 em 2011 para R$ 53.262.090,80 em 2012. A situação é semelhante nos demais estados. A proposta de formação de consórcio público de saúde entre os estados nordestinos para enfrentar o problema será aprofundada em reunião das áreas de assistência farmacêutica das secretarias estaduais de Saúde, dias 29 e 30 de abril, em João Pessoa. Em maio, será realizada nova reunião dos secretários de Saúde para discutir o tema, com a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB nacional), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB).


Propostas da Carta do Nordeste

- Universalização da água em quantidade e qualidade para consumo humano de todas as famílias do Nordeste.

- Implantação de tecnologias diversificadas e apropriadas de captação e tratamento de água, assegurando o controle social na gestão e manejo de fontes de distribuição.

- Assegurar que todas as escolas e unidades de saúde tenham oferta permanente em quantidade suficiente de água tratada.

- Garantir o Regime Diferenciado de Contratação (RDC) e que seja normatizado junto ao setor bancário para agilizar a liberação de recursos nos períodos de seca no Nordeste.

- Garantir a aquisição de Estação de Tratamento Móvel para tratamento de água bruta a ser destinada ao consumo humano, particularmente ofertada por carro pipa.

- Garantia de eficiência, efetividade e comprovação dos controles geomonitorados de carros pipas contratados pela Defesa Civil.

- Criar condições técnicas e financeira para ações de Vigilância Ambiental da qualidade da água ofertada para consumo humano.

- Garantia de financiamento para a gestão e controle da água distribuída coletivamente por programas federais e estaduais de governo.

- Garantir assistência técnica e financeira para o fomento de alternativas agroecológicas de produção de alimentos e forragem adaptadas à escassez de água.

- Implantar programa emergencial de suplementação alimentar para gestantes, nutrizes e crianças até dois anos de idade, assegurando um processo de educação alimentar.

- Desenvolver estudos em epidemiologia de desastres a fim de identificar repercussões na carga de doenças e nos custos adicionais para a saúde no Nordeste.

- Ampliar e fortalecer o Programa Saúde da Família (PSF) nos municípios atingidos pela seca, visando proteger crianças e adolescentes dos efeitos e riscos dos desastres naturais e favorecer ações educativas de convivência com o semi-árido.

- Ampliar e fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial visando o acolhimento dos sertanejos afetados e em sofrimento por desastres naturais.

- Ampliar e fortalecer o Programa de Saúde-Escola nos municípios atingidos pela seca, visando proteger crianças e adolescentes dos efeitos dos desastres naturais.
-
Fortalecer a Atenção Básica de saúde, ampliando recursos para as Equipes de Saúde da Família e a qualificação dos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias.

-Assegurar financiamento diferenciado para o Nordeste do Piso da Atenção Básica (PAB fixo) e Teto da Vigilância em Saúde, visando reduzir os impactos na saúde coletiva da população exposta à seca e os efeitos de uma maior carga de doença.

- Aumentar em 12% o teto financeiro dos estados do Nordeste.


Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira/ Marcus Sá (  selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 3101.5221 / 8733.8213)
Twitter: @SaudeCeara
Facebook: www.facebook.com/saudeceara

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Meia Maratona


O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, confirmou presença na Meia Maratona de Fortaleza, que será realizada na manhã deste domingo (14), com saída e chegada no Marina Park Hotel. De acordo com o organizador do evento, Colombo Cialdini, na ocasião, será entregue a doação de sete toneladas de alimentos não perecíveis para as áreas de risco de Fortaleza. Chegando a sua 11ª edição, a Meia Maratona de Fortaleza oferece 33 categorias, em três tipos de percurso (5, 10 e 21 km). O evento conta com premiação de 22 mil reais em dinheiro como também produtos Asics para os primeiros colocados das principais categorias. A Meia Maratona de Fortaleza marca o aniversário dos 287 anos da Cidade de Fortaleza e os 385 anos do Exército Brasileiro. 

SERVIÇO:

11ª Meia Maratona de Fortaleza
Data: 14 de abril
Local: Marina Park Hotel
Largada: 6h30
Informações: (85) 3224.7709

Mauro reeleito presidente da FCF



Eleicoes 2013

 Vice-presidente eleito, Eudes Bringel, secretário da Copa, Ferruccio Feitosa, e presidente Mauro Carmélio/Divulgação
(www.futebolcearense.com.br) - O atual presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, foi reeleito hoje, em votação na sede da FCF. Comparecerão ao pleito 57 votantes, dos 66 aptos.

A chapa encabeçada pelo Presidente Mauro Carmélio: “Continuando a Nova História”, única inscrita nas eleições, recebeu todos os 89 votos (dos 103 possíveis) dos 57 filiados presentes.

“Só tenho a agradecer a confiança de praticamente todos os desportistas cearenses. Ser eleito por unanimidade mostra que o nosso trabalho produz resultados e também nos dá uma imensa responsabilidade. Faço um agradecimento especial à minha família, minha esposa, filhos, meus companheiros de diretoria e trabalho, aos Doutores Leandro Vasques e Eugênio Vasques que de forma justa e honesta, provaram que a injúria perdeu para a verdade”, discursou o Presidente Mauro Carmélio.

De acordo com o edital das eleições, a distribuição dos votos é feita da seguinte maneira: Ligas, clubes amadores e clubes da 3ª Divisão têm direito a um voto; clubes da 2ª divisão têm direito a dois votos, clubes da 1ª Divisão três votos, enquanto Ceará e Fortaleza (por serem fundadores da FCF e pertencerem à 1ª Divisão) têm direito a quatro votos.

Foram eleitos para o quadriênio 2013/2017: 

Presidente: Mauro Carmélio Santos Costa Júnior
Vice-Presidente: Francisco Eudes Ferreira Bringel
Conselho Fiscal: Luís Ricardo de Sales Meneses, Vladimir Feijó Frota, Alvino Moreira Freire, José Océlio Pinheiro, José Airton Sousa (titulares), Luiz Melo Torquato, Francisco Cavalcante de Paula Neto e Márcio José Albuquerque (Suplentes).

A posse dos novos representantes da Federação Cearense de Futebol acontecerá no dia 19 de dezembro de 2013. 
“Se fez justiça com o futebol cearense. Creio que o trabalho realizado neste primeiro mandato foi de muitas dificuldades, mas também de muitas conquistas, como a realização de quatro campeonatos de categorias de base e a criação da Copa Fares Lopes. E com o apoio de quem deseja um futebol cearense sério, decente e forte, espero continuar fazendo uma nova história”, concluiu o Presidente Mauro Carmélio.


Votação biométrica

 Para popularizar a votação biométrica em 2014, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está ocupando 40% da programação da TV Justiça. Nesta sexta-feira (12), a presidente do TSE, ministra Carmen Lúcia, pediu a colaboração dos presidentes dos tribunais regionais eleitorais para ampliar a votação biométrica. "Estamos fazendo uma campanha para divulgar a biometria. É certo que em muitos lugares já começou a biometria através do recadastramento de eleitores. Nossa campanha agora é de chamamento maciço. porque a veiculação nós estamos fazendo pela TV Justiça. Nós tínhamos um espaço na TV Justiça e agora estamos ocupando quarenta por cento da programação da TV Justiça", revelou aos presidentes de TREs.
Nas eleições do ano passado 7,7 milhões eleitores de 298 municípios de 24 estados já votaram biometricamente. Para 2014 a previsão é que a votação biométrica alcance 23,7 milhões de eleitores com representações dos 26 estados e do Distrito Federal.
Carmen Lúcia deu um prazo até novembro deste ano, quando terminar a gestão dela a frente do TSE, para que os TREs ocupem mais espaço na TV Justiça com o que eles têm feito em relação a biometria. "Isso porque às vezes se mostrar de uma forma pouca identificada e há muita diferença por perfil dos eleitores. Os senhores terão nesse espaço nacional uma amostragem do que o TRE de acordo com as peculiaridades locais", falou a ministra.
Sobre a implantação do processo judicial eletrônico na Justiça Eleitoral, Carmen Lúcia disse que agora é que ela vai começar. "Era uma das nossas prioridade quando tomei posse. Dou notícia aos senhores que quinze servidores de TREs desde o ano passado trabalharam com a gente com diárias e viagens pagas pelo TSE para acompanharem a implantação e para na sequência começar a implantação nos TREs. Nós temos que testar esse processo até este ano para que no período eleitoral não ter dificuldade", informou a presidente do TSE.
Para ela o processo eletrônico judicial "não é fácil. Eu mesma acompanhei no Supremo Tribunal Federal em 2007. Mas hoje ninguém nem cogita mais outra forma de atuação no Supremo. No Supremo. Na Justiça Federal. Nas justiças estaduais. Na semana passada homologuei a instalação do processo judicial eletrônico que está sendo feito com acompanhamento de um comitê gestor. Mas não é um processo simples, porque é um processo novo. A Legislação Eleitoral tem as suas peculiaridades, prazos, temos que fazer todas as adaptações. Isso agora vai ser testado. Este é um processo que tem continuidade. Não tem milagre. Não jeito de implantar e no outro dia está tudo bom. Ainda hoje no Supremo Tribunal de vez em quando o sistema sai do ar e você não consegue acessar. Lá já vão seis anos e o Supremo está em processo de aperfeiçoamento. Nós estaremos iniciando e por isso peço a paciência de vocês".

Cid tuiteiro


Após entrar com um processo contra o deputado federal Eudes Xavier (PT-CE), através do PSB Nacional, na Comissão de Ética da Câmara, sobre invasão de seus emails, o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), passou parte da manhã de quinta-feira (11) respondendo a tuítes de internautas.
Por sua conta na mídia social twitter, Cid Gomes, informou que o Estado vai ganhar dois novos aeroportos e outro será recuperado. Já em fase final de construção o aeroporto de Jericoacoara. Em etapa de elaboração de projeto o aeroporto de Sobral. E em ampliação o aeroporto de Juazeiro do Norte. Somente o de Juazeiro pertence a Infraero. Os dois em construção são do Governo do Estado.
O governador em suas mensagens revelou que o aeroporto de Jeri terá a segunda maior pista do Estado com 2,2 mil e que a estação de passageiros já começou a ser construída. Garantiu que a Prefeitura de Sobral "está estudando uma nova área para um novo Aeroporto". Sobre o aeroporto de Juazeiro afirmou que a Infraero "tem o compromisso conosco de construir um novo terminal de passageiros".
Na troca de tuites, Cid Gomes prestou contas de obras estaduais como a Ponte da Sabiaguaba ligando Fortaleza a cidade de Eusébio. "Já está licitada a ligação da Ponte da Sabiaguaba com o Anel Viário, no Eusébio. Finalizado o convênio com o DNIT, inicia a obra!", assegurou o governador.
Informou que as policlínicas já construídas serão entregues tão logo sejam aparelhadas. E citou as policlínicas de Caucaia e Limoeiro do Norte: "Estas policlínicas, Caucaia e Limoeiro, vão ter tomógrafos que já foram encomendados. Assim que tiver todos os equipamentos serão inauguradas".
Na área de educação assegurou a construção de escolas profissionalizantes em cada município com mais de 25 mil habitantes e para aqueles que não tem esta população orientou que façam com outros menores para ganhar uma escola profissionalizante: "os municípios com menos de 25 mil habitantes estão orientados para fazerem consórcios com outros e somados atingirem esta população. Já são 92 Escolas Profissionais. Estou trabalhando para que todos os Municípios com mais de 25 mil habitantes tenha uma".

DFB 2013 começa amanhã


De 13 a 18 de abril de 2013, em Fortaleza, o Dragão Fashion Brasil (DFB) volta ao local das primeiras edições do evento, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), para promover uma grande celebração à cultura do Ceará e do Nordeste.

A 14ª edição do DFB apresenta uma programação vasta que pretende discutir os rumos, apontar tendências e, principalmente, tentar traduzir, em forma de moda e manifestações artísticas, a importância dos 14 anos de Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e da moda como fator relevante para o desenvolvimento da economia e da cultura do Ceará. A abertura do evento acontece no dia 13 de abril, com desfile do estilista Lino Villaventura e coquetel de abertura oficial com participação do DJ Felipe Venancio. A programação do DFB 2013 fica completa e diversificada com as atividades do Dragão Pensando Moda (DMP) e ações nos espaço do Centro Dragão do Mar. 

Uma oportunidade para a cadeia produtiva da moda, estudantes e profissionais do Ceará discutirem novas abordagens sobre o segmento, com profissionais de todo o país, o DPM é apresentado pelo Senac/CE. Destinado ao fomento de discussões acerca do mercado da moda, design, comunicação, artes e beleza, a ação promove palestras, workshops, mesas redondas, cursos com renomados profissionais do trade de todo o Brasil, tais como a curadora do Museu de Moda da Antuérpia, Karen Van Godtsenhoven; a especialista em Vitrines, Sylvia Demetresco; as visagistas Ligia e Heloisa Lima; o estilista Pedro Lourenço; entre outros. As inscrições para as atividades do Dragão Pensando Moda podem ser feitas em qualquer unidade do Senac, ou através do site www.ce.senac.br/dpm2013

Confira a programação completa do DFB 2013:

13/04
20h - Sala 1 -  Desfile- Lino Villaventura
Após o desfile coquetel de abertura oficial do DFB 2013 com o DJ Felipe Venancio

14/04 
8h – Credenciamento para palestras / cursos / workshops do dia
SESC SENAC Iracema
9h – Abertura Oficial do DFB 2013
Auditório SESC SENAC Iracema
9h30min – Palestra Magna
A importância dos museus de moda na valorização da cultura nacional e regional
por Karen Van Godtsenhoven, Curadora de Moda do Museu de Moda da Antuérpia
Auditório SESC SENAC Iracema | 150 vagas
11h – Mesa Redonda
A importância da vitrina na comunicação de moda com Mario Queiroz e Sylvia Demetresco
Auditório SESC SENAC Iracema | 150 vagas
14h – Palestra
Use Fashion: Alfaiataria – Do clássico ao esportivo, a arte que tem revolucionado a moda contemporânea por Patrícia Rodrigues
SESC SENAC Iracema – Sala 1 | 45 vagas
15h – Palestra
As feiras internacionais de moda por Iet Pleijter Auditório SESC SENAC Iracema
Visagismo por Ligia e Heloisa Lima SESC SENAC Iracema – Sala 1 | 45 vagas
16h – Palestra
Prints por Leitmotiv SESC SENAC Iracema – Sala 2 | 45 vagas
O Artesanato luxuoso de Martha Medeiros Auditório SESC SENAC Iracema | 150 vagas
17h – Palestra
Pelas lentes de Bob Wolfenson Auditório SESC SENAC Iracema | 150 vagas
As idéias das humanidades na pesquisa e no processo criativo de moda por Tarcisio D’Almeida SESC SENAC Iracema – Sala 1 | 45 vagas

18h – Coletiva de imprensa – presença de patrocinadores, apoiadores, jornalistas, bloquistas e convidados, com a presença de Cláudio Silveira, Diretor do Dragão Fashion Brasil e Sr. Paulo Linhares diretor do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura | Local - Sala de imprensa.
Desfiles
18h30 | Ivanildo Nunes, Sala 2
19h | Mark Greiner, Sala 1
19h30min | Jadson Raniere, Sala 2
20h | Ronaldo Silvestre, Sala 1
20h30min | Weider Silveiro, Sala 2
21h | Mar Del Castro, Sala 1

Programação Cultural
20h – Nayra Costa e Banda – Espaço Rogaciano Leite Filho

15/04
Cursos DPM
Local – SESC SENAC Iracema
8h às 18h Workshop – Cultura e consumo de Moda em países diferentes
com Carol Garcia 30 Vagas | R$ 30,00
8h30 às 13h30min – Cursos
- Processo criativo de moda: da pesquisa ao posicionamento da marca no mundo
com Pedro Lourenço
- Patchwork manual
com Kumie Gennari
- Moldes femininos adultos
com José Gayegos
- Cinefotografia de Moda
com Markos Montenegro
13h às 18h Cursos
Visual merchandising
com Sylvia Demetresco
Práticas criativas para calçados
com Eduardo Motta

Desfiles
18h30min | Alix Pinho, Sala 1
19h | Clair, Sala 2
19h30min | Jeferson Ribeiro, Sala 1
20h | Marcussoon, Sala 2
20h30min | Lindebergue Fernandes, Sala 1

16/04
Cursos DPM
Local – SESC SENAC Iracema
8h – Credenciamento para palestras / cursos / workshops do dia
SESC SENAC Iracema
8h30 às 13h30min – Cursos
- Processo criativo de moda: da pesquisa ao posicionamento da marca no mundo
com Pedro Lourenço
- Patchwork manual
com Kumie Gennari
13h às 18h – Cursos
- Visual merchandising
com Syilvia Demetresco
- Processo criativo de calçados
com Eduardo Motta
- Cinefotografia de moda
com Markos Montenegro
- Identidade visual e as referencias de Moda
com Márcio Weiss (SENAC/RS)
DESFILES
18h30min | Aládio Marques, Sala 2
19h | Doisélles, Sala 1
19h30min | By Betto, Sala 2
20h | PS STORE, Sala 1
20h30min | Marcia Ganem, Sala 2
21h | Kallil Nepomuceno, Sala 1

Programação Cultural
20h – Bagaceira, Cana e Engenho – Cia Vatá – Espaço Rogaciano Leite Filho

17/04
Cursos DPM
Local – SESC SENAC Iracema
8h30 às 13h30min – Cursos- Modelagem Masculina
com Mario Queiroz
- Patchwork Manual
com Kumie Gennari
Diário Gráfico
com Renato Alarcão
- Metodologia do Design
com Claudia Brava
13h às 18h – Cursos
- Visual merchandising
com Sylvia Demetresco
- Processo Criativo de calçados
com Eduardo Motta
- Cinemafotografia de moda
com Markos Montenegro
- Identidade visual e as referencias de Moda
com Márcio Weiss (SENAC/RS)

Desfiles
18h30min | Concurso dos Novos Feevale | Fanor| Centro Universitário de Belo Horizonte | Estácio FIC, Sala 2
19h | Rahra Beach Couture, Sala 1
19h30min | Pedro Caldas, Sala 2
20h | Alysson Aragão, Sala 1
20h30min | Leitmotiv, Sala 2
21h | Mario Queiroz, Sala 1

18/04
Cursos DPM
Local – SESC SENAC Iracema
8h30 às 18h
SESC SENAC Iracema
8h30 às 13h30 – Cursos
- Modelagem masculina
com Mario Queiroz*
- Patchwork manual
com Kumie Gennari
- Diário gráfico
com Renato Alarcão
- Metodologia do design
com Claudia Facca
13h às 18h – Cursos
- Visual merchandising
com Sylvia Demetresco
- Cinemafotografia de moda
com Markos Montenegro

Desfiles
18h30min | Concurso dos Novos Fac. Católica do Ceará | Fac. Santa Marcelina | FAMEG | Fac. Ateneu, Sala 2
19h30min | Blue Man, Sala 1
20h | Nuno Gama, Sala 2
20h30min | Riachuelo, Sala 1

Programação Cultural
18h – Malabares – Espaços Diversos
20h – Daniel Peixoto – Espaço Rogaciano Leite Filho

AÇOES PARALELAS
Exposições:
A Hora do Brasil – Por Jum Nakao e convidados
Local: Museu da Cultura Cearense – Galeria 1
Período da exposição: 13 de abril a 13 de maio de 2013
Horário de visitação: de terça a domingo, de 10h às 20h (com acesso até 19h30)
Entrada: gratuita
15 anos de Dragão Fashion Brasil
Local: Museu da Cultura Cearense – Galeria 2 
Exposição: Coelce – Luzes de Fortaleza
- Apresentação Maracatu
- Apresentação Orquestra Sinfônica Eleazar de Carvalho  e Irmãos Aniceto
- Ahaze – Intervenção

Veja a programação completa do Dragão Fashion Brasil 2103 no portal do evento:

* A programação e todas as informações contidas neste release estão sujeitas a alteração de acordo com os parceiros, apoiadores e patrocinadores do evento.

DRAGÃO
Dragão Fashion Brasil 2013
14 Anos de Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Início das Comemorações do Centenário de Morte do Jangadeiro Dragão do Mar
De 13 a 18 de abril
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Fortaleza (CE)
Atendimento à imprensa nacional:
DOIS.COM - Comunicação & Estratégia
Jornalistas responsáveis:
Diego Costa, Guilherme Fernandes e Larissa Oliveira
Estagiária:
Carol Vasconselos
(85) 3023.6266 / 4141.2048

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Novos ares

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) garantiu hoje via conta no twitter novos aeroportos para Jeri, Sobral e Juazeiro do Norte.

Sobrevento

Foto Marco Aurélio Olimpio

O GRUPO SOBREVENTO, um dos mais destacados grupos brasileiros de teatro de bonecos, reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas no campo do Teatro de Animação, realiza a Oficina Teatro de Objetos e Identidade, nos dias 20 e 21 de abril, sábado e domingo, das 14h às 17h, no Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – centro – Tel: 3101-2583). Coordenada por Sandra Vargas, uma das fundadoras do SOBREVENTO e curadora do FITO – Festival Internacional de Teatro de Objetos, a oficina pretende apresentar princípios básicos do Teatro de Objetos, técnica pouco difundida no Brasil. A ideia é propor caminhos que permitam ao ator dar uma função poética ao objeto sem transformar a sua natureza. Por meio de improvisações com o tema Identidade e valendo-se do uso de metáforas, figuras de linguagens e associações de ideias, o aluno poderá descobrir as possibilidades do Teatro de Objetos e experimentar a construção de uma dramaturgia pessoal.A oficina integra o Projeto SOBREVENTO 25 ANOS: OBJETOS E IDENTIDADE, patrocinado pela Petrobras por meio da Lei de Incentivo à Cultura.  O Projeto está sendo desenvolvido desde meados de 2011 e viabilizou a pesquisa do grupo, que envolveu intercâmbios com alguns dos mais relevantes e provocadores artistas envolvidos com o Teatro de Objetos no mundo e culminou com a criação do espetáculo SÃO MANUEL BUENO, MÁRTIR, que será apresentado nos mesmos dias e local em que a oficina acontecerá.
O Grupo Sobrevento
O SOBREVENTO é um Grupo de Teatro profissional, formado em 1986, que busca apresentar, experimentar, desenvolver, inovar, aperfeiçoar, difundir, multiplicar, valorizar, fortalecer, ensinar, aprender e estudar o Teatro de Animação. É reconhecido, nacional e internacionalmente, como um dos maiores especialistas brasileiros da área. O Grupo tem, hoje, dez espetáculos em repertório – destinados a diferentes públicos e espaços – com os quais ganhou alguns dos Prêmios mais importantes do país. Em suas andanças, viajou por todo o Brasil, do Acre ao Rio Grande do Sul, e apresentou-se em mais de uma centena de cidades não só do Brasil, mas também da Espanha, Irlanda, Escócia, Argentina, Chile, Colômbia, Angola, Suécia, Estônia, México e Irã.
SERVIÇO
Oficina TEATRO DE OBJETOS E IDENTIDADE com o Grupo Sobrevento (SP) - Dias 20 e 21 de abril, das 14h às 17h, no Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro). 20 vagas. Inscrição presencial no Theatro José de Alencar (Rita ou Bruno). Tel: (85)3101.2583 ou 3101.2567. E-mail:
info@sobrevento.com.br. gratuita.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Simulado Enem 2013


Um total de 16.054 mil alunos, de 156 escolas conveniadas ao Sistema Ari de Sá (SAS), participarão do 1° Simulado Enem no próximo fim de semana (13 e 14 de abril). As provas seguem os mesmos padrões do exame nacional, com 180 questões de múltipla escolha, e são divididas nas seguintes áreas: Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Português, Inglês e Espanhol), Ciências da Natureza e suas tecnologias (Matemática, Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (história e geografia).
Serão 45 questões para cada área de conhecimento, sendo 90 no 1° dia e 90 para o último dia do simulado. Em 2012, o Ari de Sá figurou na 5ª colocação geral do Enem em todo o Brasil. A duração da prova é de 4 horas e 30 minutos (das 13h às 17h30) e esse é o primeiro de três simulados até o fim de 2013. “O objetivo é começar a preparar nossos alunos para as regras e para a importância de administrar o tempo”, comenta Ari de Sá Cavalcante Neto, diretor executivo do SAS.
As próximas avaliações estão previstas para os fins de semana de 15 e 16 de junho e 14 e 15 de setembro.
Sobre o Sistema Ari de Sá
O Sistema Ari de Sá (SAS), fundado em 2004, no Ceará, atende, com elevado padrão de ensino, a instituições educacionais. Criado a partir da produção de materiais didáticos para as suas quatro escolas no Ceará, o Sistema está presente em mais de 230 escolas, em 120 cidades de 21 estados brasileiros e Distrito Federal. Os estudantes do SAS obtêm resultados expressivos em olimpíadas nacionais e internacionais, além de ingressarem nas melhores faculdades do Brasil e do exterior. Em 2012, alcançou a 5ª colocação no ranking nacional do Enem. Isso é resultado de um método pedagógico aliado a um conteúdo didático de excelência, que se estende da Educação Infantil ao Pré-Universitário. O SAS ainda oferece assessoria pedagógica, administrativa e de marketing, além de livros digitais.
Siga no Facebook (@sistemaaridesa), no Twitter
(@sistemaaridesa) e no Linkedin (Sistema Ari de Sá)


S c r i t t a
Jornalista responsável: Paulo Piratininga - MTPS 17.095
Contato: Diogo Cruz / Bruna Pontes
Tel./fax: 11/5561-6650 ou 11/3588-6650

Visita a estações de tratamento


Duas turmas de cerca de 30 estudantes cada irão visitar duas Estações da Cagece em Caucaia, aprendendo um pouco mais sobre tratamento de esgoto e de água. As visitas serão realizadas pelas manhãs dos dias 12 e 13 de abril, respectivamente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF).
O passeio educativo incluirá a Estação de Tratamento e de Reuso de Esgoto do bairro Guadalajara em Caucaia e a Estação de Tratamento de Água Oeste, no Toco, em Caucaia. Os estudantes iniciarão sempre as atividades na Unidade de Negócio Metropolitana Norte (UNMTN) onde receberão noções sobre tratamento e reuso. As visitas integram o Programa Construindo Profissionais da UNMTN, que existe desde 2010 e que atende a solicitações por parte de instituições de ensino.
Na Estação de Tratamento e Reuso de Esgoto de Guadalajara, os estudantes terão a oportunidade de conhecer um processo de reuso de esgoto. A Estação utiliza uma tecnologia alemã, chamada de Wellan, que aprimora o tratamento de esgoto, a ponto do efluente final poder ser reutilizado para a rega de canteiros. O projeto foi implantado em uma estação de tratamento de esgoto por lagoas de estabilização, que funciona com uma lagoa anaeróbia, uma lagoa facultativa e três lagoas de maturação.
Já a Estação de Tratamento de Água Oeste (ETA Oeste) teve sua primeira etapa inaugurada, no final de 2012. Atualmente, funcionam seis filtros, por meio de filtração direta descendente. Há também um reservatório de 11 mil metros cúbicos. Já estão sendo beneficiadas 220 mil pessoas em 16 localidades de Fortaleza e Região metropolitana.


Assessoria de Imprensa da Cagece

Fones: 3101.1828 ou 3101.1826
Cel: 8878.8932

terça-feira, 9 de abril de 2013

Evaldo Lima declara amor a Fortaleza

O vereador Evaldo Lima, do PCdoB, natural de Boa Viagem, declara amor a Fortaleza, que no próximo sábado completa 287 anos de fundação:
"A gente tem orgulho da cidade que vive.
Fortaleza é uma cidade de maior destaque do País em relação ao desenvovimento econômico.
É algo sim a comemorar. Mas comemorar não quer dizer apenas festa, mas sim a memoria coletiva de uma cidade.
Uma cidade não é feita apenas pelas ruas, pelos edifícios, pelo concreto, é feita pela paixão, pelo compromisso daqueles que escolheran essa cidade.
Fortaleza tem um extraordinário potencial".



Fumaça Negra

De 1º a 4 de abril, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), realizou novas blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra nos municípios de Russas, Milagres, Juazeiro do Norte e Crato. Na ocasião, 535 veículos foram vistoriados e 15 multados por apresentarem índices de poluição acima do permitido pela legislação ambiental vigente.
Os veículos autuados receberam multa de R$ 1.328,78 por apresentarem índices de poluentes superiores a 60% de preto, de acordo com a Escala de Ringelmann. Para fazer a medição, a Semace utiliza a escala de Ringelmann Reduzida, constituída por cinco cores, que variam do cinza claro ao preto total. Na ocasião, o técnico da Geamo faz uma comparação da cor da fumaça expelida pelo carro com as da escala, identificando, assim, o grau de poluição.
A Portaria 136, de 23 de julho de 2007 da Semace, estabelece que os veículos irregulares têm 15 dias, a partir da autuação, para comparecerem à sede da autarquia para uma nova vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro tem o benefício da redução de 50% do valor da multa, que pode variar de R$ 1.328,78 a R$ 5.315.
As fiscalização foram realizadas nas rodovias BR 116, km 158 (Russas), CE 293, km 12 (Milagres) e avenidas Padre Cícero (Juazeiro do Norte) e Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes (Crato), respectivamente. Durante as ações, a autarquia contou com o apoio das polícias rodoviárias Federal (PRF) e Estadual (PRE), Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA) e Departamento de Municipal de Trânsito (Demutran).
Saiba mais
A emissão de fumaça negra proveniente dos veículos automotores do ciclo diesel é o resultado de uma combustão incompleta e está associada a problemas operacionais e de manutenção, podendo acarretar doenças relacionadas ao aparelho respiratório e cardiovascular, bem como alterações no clima da terra.
Desde 1990 o Programa de Combate à Fumaça Negra da Semace atua tanto na Capital como no Interior do Estado no intuito de minimizar a poluição ocasionada pelo material particulado emitido dos escapamentos dos automóveis movidos a diesel.
Assessoria de Comunicação da Semace
Ana Luzia Brito (
comunicacao@semace.ce.gov.br/85 3101.5554)
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov

Votações

Hoje a Câmara Municipal de Fortaleza vota a revisão geral da remuneração dos servidores e empregados públicos e a nova redação da Lei Orgãnica que altera os critérios de escolha dos diretores de escolas municipais.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Cenas Curtas

(Assessoria de Imprensa) - Abrindo a programação dos equipamentos culturais de Fortaleza, o Teatro Antonieta Noronha, recebe, nesta segunda (8), a partir das 18h30, o Cenas Curtas. O projeto, inovador, traz semanalmente um mediador que fica responsável por comandar um bate-papo que acontece após apresentações curtas de, no máximo, três companhias convidadas. Saiba mais: http://ow.ly/jRw2n

Fenacom 2013


Após um ano de minuciosa preparação, a equipe do Ideti comemora a abertura no dia 9 de abril da Fenacom 2013 – Feira e Congresso de Soluções de Automação, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. “Trata-se de um mercado que faturou R$ 1,5 bilhão só no ano passado e que exige a apresentação de novas soluções e de uma agenda de negócios à altura de seu vigor e potencial”, diz Fábio Lazzarini, Diretor do Ideti, instituto promotor da feira.   
Em três dias de evento, a Fenacom 2013 contará com 40 expositores que apresentarão novidades em Automação, Logística e Tecnologia da Informação para empresas dos segmentos atacadista, varejista e de serviços, além de palestras para discussão de tendências e novas legislações para o setor e da Fenacom 3D – edição online da feira que se estenderá por 90 dias após o dia 11 de abril, término do evento presencial.  
O ingresso para a feira é gratuito a público especializado pré-cadastrado. Para o congresso, o valor é de R$ 40 por dia, com opção de pacote a R$ 70 para os três dias de evento. A expectativa é que seis mil visitantes do canal brasileiro de vendas e de grandes consumidores corporativos prestigiem a Fenacom 2013 entre os dias 9 e 11 de abril. 
Informações em www.fenacom.com.br
AGENDE-SEFenacom 2013 – Feira e Congresso de Soluções de Automação
Onde: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 569
Quando: De 9 a 11 de abril de 2013
Horário: 14h às 21h