sexta-feira, 19 de abril de 2013

Má qualidade dos estádios


A má qualidade dos estádios é o principal fator que afasta o torcedor dos jogos de futebol no País, ano após ano, de acordo com o público de especialistas consultados pela Trevisan Escola de Negócios e pela Pluri Consultoria durante o seminário “Calendário do Futebol”, realizado no final de março pela Brasil Sport Market. O item recebeu 22% dos votos dos respondentes.

“O afastamento do público dos estádios de futebol envolve uma série de fatores, mas certamente a qualidade sofrível da instalação esportiva em si é um dos principais”, aponta o pesquisador e consultor da Trevisan Gestão do Esporte e diretor da Trevisan Escola de Negócios, Fernando Trevisan.

O levantamento aponta outros três itens entre os responsáveis pela persistente queda de público nos estádios. O calendário, com excesso de jogos de baixa qualidade e pouca importância, aparece na segunda posição, com 19% dos votos. Em seguida estão preço dos ingressos (18%) e violência (15%). Nesta questão, os respondentes podiam citar até três itens entre os 12 apontados.

Em relação ao calendário do futebol brasileiro, a pesquisa com os participantes apurou ainda que a totalidade de entrevistados acredita que são necessárias mudanças. Oitenta e oito por cento apontam que os estaduais devem continuar, mas com alterações na fórmula da competição,o que vai de encontro ao pensamento de alguns dirigentes que ainda acreditam no apreço do público por esse torneio; 62% acreditam nos chamados campeonatos regionais, como a Copa do Nordeste; 79% são favoráveis à disputa de campeonatos nacionais durante todo o ano; e 65% concordam com a adequação ao calendário europeu.

Com a inauguração das novas arenas, construídas para atender a um novo conceito de esporte como entretenimento, essa situação deve mudar. “A tendência é que as 14 novas arenas que estão sendo erguidas até o ano que vem vai aumentar a presença do público nos jogos”, afirma Fernando Trevisan. “Mas sabemos que somente isso não é suficiente para manter esse crescimento de forma continuada”.

A pesquisa foi realizada com especialistas da área de marketing e gestão do esporte durante o seminário “Calendário do Futebol”, realizado pelo Brasil Sport Market, forum permanente de discussão organizado pela Trevisan Escola de Negócios e pela Pluri Consultoria.

Trevisan Escola de Negócios
Assessoria de Imprensa: Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação www.viveiros.com.br

Rita Lee condenada


Antônio Carlos Garcia - Agência Estado
ARACAJU - A cantora Rita Lee terá de pagar R$ 5 mil de indenização por xingar policiais militares durante show na Barra dos Coqueiros, região metropolitana de Aracaju, em janeiro de 2012. Por cinco votos a um, a Turma Recursal do Tribunal de Justiça de Sergipe estabeleceu a indenização para dois policiais que recorreram da decisão de primeira instância, que havia negado o pedido dos militares. Os recursos estão sendo analisados individualmente.
Dos 33 pedidos de indenização, apenas dois foram julgados nesta quinta-feira, 18. Cinco foram colocados em pauta, mas retirados diante do pedido de vistas feito pela juíza Clea Monteiro Alves Schlingmann. No dia 26 de fevereiro, o juiz Alexandre Lins, do 7º Juizado Especial Cível, absolveu Rita Lee do processo movido por 35 militares, após confusão no show que seria o último da carreira da cantora. Na ocasião, o juiz entendeu que os militares têm de estar preparados para passar por situações constrangedoras. Rita Lee xingou os policiais durante o show, foi levada à delegacia para prestar declarações e liberada em seguida.
A juíza votou contra os dois processos, por entender que o direito ao benefício não seria extensivo aos policias que integram a cavalaria da Polícia Militar, responsável pelo policiamento periférico durante o show de Rita Lee. As decisões da Turma Recursal são passíveis de recurso junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). O advogado Geraldo Resende atuou na defesa da cantora e está analisando a possibilidade de apresentar o recurso.

Morte por gripe A


(Assessoria de Imprensa) - A Secretaria da Saúde do Estado confirma, através de boletim técnico divulgado no início da tarde de hoje, a primeira morte por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) registrada este ano. A vítima foi  um homem de 52 anos, residente em Baturité, que foi diagnosticado com o vírus pandêmico H1N1. Em 2013, até o dia 13 de abril, foram notificados 84 casos suspeitos de SRAG no Estado, 19 confirmados com o vírus pandêmico H1N1 e nove com outros tipos de vírus respiratórios, como Adenovírus, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e influenza A sazonal. É importante observar que em 56 casos notificados não foi identificado nenhum vírus respiratório.
É considerado caso de síndrome respiratória aguda grave todo indivíduo, de qualquer idade, com doença respiratória aguda caracterizada por febre de 38°, tosse e dispnéia, acompanhada ou não  de dor de garganta ou manifestações gastrointestinais. São sinais de alerta aumento de frequência respiratória, hipotensão em relação à pressão arterial do paciente, e, em crianças, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência. A transmissão se dá principalmente por contato direto, pessoa a pessoa, através de gotículas produzidas durante a fala, tosse e espirro. Em adultos, o período de transmissibilidade da influenza vai de um dia antes e até o sétimo dia após o inicio dos sintomas. Em crianças menores de 12 anos, a transmissão ocorre entre um dia antes e até o 14º dia de inicio dos sintomas.
Anualmente é realizada no país a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que este ano começou na segunda-feira, 15, e prossegue até o dia 26 de abril. Além da vacinação, as medidas de prevenção e controle devem ser reforçadas para reduzir o risco de adquirir ou transmitir doenças agudas de transmissão respiratória, incluindo a gripe A H1N1. Hábitos e comportamentos eficazes são:
 
- Higienizar as mãos com água e sabonete antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro;
 
- Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies contaminadas;
 
- Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) boca e nariz, ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis;
 
- Pessoas com síndrome gripal devem evitar contato com outras pessoas suscetíveis
 
- Indivíduos com síndrome gripal devem evitar aglomerações e ambientes fechados;
 
- Manter os ambientes ventilados;
 
- Indivíduos que sejam casos suspeitos ou confirmados devem ficar em repouso, utilizar alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos;
 
- Gestantes devem buscar o mais rápido possível o serviço de saúde caso apresente sintomas de síndrome gripal.

UFC no Paulo Sarasate


(Assessoria de Imprensa) - Fortaleza será a primeira cidade nordestina a abrigar um evento do Ultimate Fighting Championship. Graças a uma ação conjunta da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado, o ginásio Paulo Sarasate vai receber a final do The Ultimate Fighter Brasil 2, no próximo dia 8 de junho. A notícia foi confirmada nesta quinta-feira no site do evento, que  tem como uma das lutas principais o encontro entre os pesos-pesados Rodrigo "Minotauro" x Fabrício Werdum. Os dois são os treinadores do TUF Brasil 2, reality show cujo objetivo é descobrir novos talentos do MMA.
De acordo com o secretário de esporte e lazer de Fortaleza, Márcio Lopes, agora o ginásio Paulo Sarasate está inserido em eventos internacionais. "Estávamos concorrendo com outras capitais como Belo Horizonte e São Paulo, e conseguimos mostrar as qualidades de Fortaleza para o UFC. Esse é um dos objetivos da atual gestão da Secretaria Municipal de Esporte: atrair eventos de grande porte para Fortaleza", diz.
Além da luta final do reality show, que está sendo exibido pela TV Globo aos domingos, durante o evento em Fortaleza acontecerá ainda o duelo entre Daniel Sarafian x Eddie Mendez. O ginásio tem capacidade para 10 mil pessoas e os fortalezenses aficionados pelo MMA terâo uma atração extra, já que também estão confirmados os combates de quatro cearenses. Rony "Jason" enfrenta o britânico Mike Wilkinson, Caio "Monstro" luta contra o tcheco Karlos Vemola,  Godofredo "Pepey" vai combater o paulista Felipe Sertanejo e Thiago Silva sobe no octógono com Rafael Feijão.

Organizações


Contra a gripe

Qui, 18 de Abril de 2013 14:59
alt

Os postos de vacinação nos 184 municípios cearenses já estão protegendo o público-alvo da campanha desde a última segunda-feira, 15. No sábado, 20, a Sesa, que fica na avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, abrirá as portas para a vacinação, das 7h30 às 17 horas.

Até o dia 26 de abril, último dia da campanha, a meta no Ceará,  é imunizar  1.567.976 pessoas. Entre elas, 192.914 crianças de seis meses a menores de 2 anos, 121.978 trabalhadores de saúde, 96.457 gestantes, 15.856 puérperas até 15 dias após o parto, 21.915 indígenas, 924.727 idosos a partir dos 60 anos, 178.930 portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como obesidade e transplantados, e ainda 15.200 presidiários.

Em todo o Estado, estão trabalhando na campanha 27.180 pessoas, com o apoio de 2.010 veículos para garantir ampla cobertura de vacinação nos 1.900 postos fixos e 1.350 postos volantes.  Para quem está com dificuldade de ir até um posto, há equipes que fazem a vacinação em domicílio. Durante a campanha são oferecidas as vacinas Trivalente, contra Influenza B (Sazonal), Influenza A (H3N2) e Influenza A (H1N1); Pneumococo 23 valente, contra doenças invasivas causadas pelo pneumococo para pessoas institucionalizadas e acamadas; Hepatite B, para intensificação na faixa etária até 29 anos; e dupla adulto, contra difteria e tétano.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar à formas clinicamente graves, pneumonia e morte.

Os casos graves da doença evoluem para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) levando até mesmo ao óbito. Essas complicações são bem mais comuns entre menores de 2 anos, idosos, gestantes e pessoas com história de patologias crônicas, podendo elevar as taxas de morbimortalidade nestes grupos específicos. O Comitê Consultivo em Práticas de Imunizações (ACIP), do Centro de Controle de Doenças (CDC), assim como o Comitê Técnico Assessor em Imunizações (CTAI), do Ministério da Saúde, e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) recomendam a vacinação de rotina contra a influenza para todas as mulheres gestantes durante o inverno. Durante a epidemia da influenza sazonal, pandemias anteriores e a pandemia pela influenza A (H1N1) 2009, a gravidez colocou as mulheres saudáveis em risco aumentado, sendo as gestantes consideradas de alto risco para a morbidade e a mortalidade, reforçando a necessidade da vacinação. Estudos têm demonstrado que as puérperas apresentam risco semelhante ou maior que as gestantes de ter complicações em decorrência da influenza durante a gestação ou no período do puerpério. Neste sentido, puérperas, no período até 45 dias após o parto, serão incluídas no grupo alvo de vacinação.


GRUPOS PRIORITÁRIOS


- Crianças de seis meses a menores de dois anos: deverão receber a vacina contra influenza. Todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina da influenza sazonal, devem receber apenas 1 dose em 2013. Também deve ser considerado o esquema de duas doses para as crianças menores de 9 anos que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a 1ª dose. Todas as crianças de 6 meses a menor de 9 anos que receberam uma ou duas doses da vacina contra a influenza sazonal em 2012, devem receber apenas 1 dose em 2013.

- Gestantes: deverão receber a vacina influenza todas as gestantes em qualquer idade gestacional. Para o planejamento da ação, torna-se oportuno a identificação, localização e o encaminhamento dessas, para a vacinação nas áreas adstritas sob responsabilidade de cada serviço de saúde dos municípios. Para este grupo não haverá exigência quanto à comprovação da situação gestacional, sendo suficiente para a vacinação que a própria mulher afirme o seu estado de gravidez. A vacinação de gestantes contra a influenza é segura em qualquer idade gestacional. A experiência pós-comercialização com a vacina influenza sazonal inativada e com a vacina influenza pandêmica (H1N1) 2009 inativada, no Brasil e em outros países, não identificou qualquer risco associado ao uso da vacina em gestantes.

- Puérperas: mulheres no período até 45 dias após o parto, serão incluídas no grupo alvo de vacinação. Para isso, deverão apresentar qualquer documento, durante o período de vacinação (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros).

- Trabalhador de Saúde: eleito para vacinação é aquele que exerce atividades de promoção e assistência à saúde, atuando na recepção, no atendimento, na investigação de casos de infecções respiratórias, nos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, cuja ausência compromete o funcionamento desses. Como exemplo: o trabalhador que atua na atenção básica /estratégia saúde da família e os agentes de endemias, pronto atendimento, ambulatórios e leitos em clínica médica, pediatria, obstetrícia, pneumologia de hospitais de emergência e de referência para a influenza e unidades de terapia intensiva. Assim, trabalhadores de saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza, bem como recepcionistas, pessoal de limpeza, seguranças, motoristas de ambulâncias, dessas unidades equipes de laboratório responsáveis pelos diagnósticos, profissionais que atuam na vigilância epidemiológica, e os que atuam no controle sanitário de viajantes nos postos de entrada dos portos, aeroportos e fronteiras deverão ser vacinados.

- Povos indígenas: a vacinação será indiscriminada para a toda população indígena, a partir dos seis meses de idade. A programação de rotina é articulada entre o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a Secretaria de Atenção a Saúde Indígena (SESAI).

- Indivíduos com 60 anos ou mais de idade deverão receber a vacina Influenza.

- População privada de liberdade: o planejamento e operacionalização da vacinação nos estabelecimentos penais deverão ser articulados com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e Secretarias Estaduais de Justiça.

- Pessoas portadoras de doenças crônicas: a vacinação contra influenza tem contribuído na redução das complicações e da mortalidade em indivíduos portadores de doenças crônicas e outras condições especiais deverão ser incluídas na campanha de vacinação de 2013 (veja quadro). A vacinação deste grupo passa a ser realizada em todos os postos de vacinação e não apenas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS), devem se dirigir aos postos que estão cadastrados para receberem a vacina. Caso no local de atendimento onde são atendidos regularmente não tenha um posto de vacinação, devem buscar a prescrição médica na próxima consulta que estiver agendada, visando garantir esse documento com antecedência, para evitar filas no período da vacinação.

Pacientes que são atendidos na rede privada ou conveniada, também devem buscar a prescrição médica com antecedência, junto ao seu médico assistente, devendo apresentá-la nos postos de vacinação durante a realização da campanha de 2013.


Ano

Faixa Etária
População a ser vacinada
População vacinada
Meta Mínima
Cobertura vacinal no Ceará
2008
> 60 anos
742.808
642.018
80%
86,43%
2009
> 60 anos
806.362
703.944
80%
87,30%
2010
grupos prioritários (H1N1)
4.228.435
3.794.063
80%
89,72%
2011
grupos prioritários (Trivalente)
1.268.207
1.046.426
80%
82,51%
2011
grupos prioritários (Trivalente)
1.310.565
1.119.859
80%
85,45%




Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira/ Marcus Sá (  selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 3101.5221 / 8733.8213)
Twitter: @SaudeCeara
Facebook: www.facebook.com/saudeceara

Mutirão solidário


Um dia de mutirão solidário destinado aos trabalhadores da indústria têxtile familiares. É o objetivo do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral do Estado do Ceará (Sinditêxtil-CE), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-CE), que realizará a quinta edição do Dia do Cidadão Têxtil 2013, neste sábado, dia 20 de abril, de 8h às 16h. Esta é a primeira vez que o evento acontecerá no Sesi-Clube da Parceria, em Maracanaú. A ação tem como objetivo beneficiar cerca de 5.000 funcionários das indústrias têxteis e seus familiares, totalizando em torno de 20.000 atendimentos em serviços de saúde, cidadania e lazer.

O evento proporcionará gratuitamente os serviços: saúde (aferição da pressão arterial e glicemia, clínico geral, oftalmologia, pediatria, odontologia, vacinação); cidadania (emissão de documentos tais como CPF e CTPS, além de informações sobre educação no trânsito fornecidas por agentes do Departamento Estadual de Trânsito – Detran-CE; lazer (oficinas de artes, recreação com brinquedos, torneios de futsal, sorteios etc) e os serviços de corte de cabelo e massoterapia.

“Para nós do Sinditêxtil-CE é uma grande satisfação realizar o Dia do Cidadão Têxtil, que tem o intuito de mobilizar e integrar o trabalhador têxtil, proporcionando o acesso às ações de cidadania, saúde e lazer. Uma excelente oportunidade de integrar trabalhadores, empresas e parceiros", ressalta o presidente da entidade, Germano Maia.

O mutirão solidário em prol da cidadania para funcionários das indústrias têxteis e seus familiares contará com as presenças do presidente do Sinditêxtil-CE, Gemano Maia, o superintendente do Sesi-CE, Francisco das Chagas Magalhães, além de representantes das duas entidades, parceiros, empresários do segmento e imprensa local.

Saiba mais

Atualmente a cadeia têxtil cearense conta com mais de 60.000 profissionais entre costureiras, piloteiras, modelistas, designers, dentre outros empregos formais. 

Serviço:
Evento: “Dia do Cidadão Têxtil 2013”
Data: 20 de abril (sábado)
Local: Sesi/Clube da Parceria – Av. Senador Virgílio Távora, 1102 - Distrito - Industrial-Maracanaú
Horário: 8h00 às 16h00

Assessoria de Imprensa do Sinditêxtil-CE
Jornalista: Ana Luzia Brito – CE 2011 JP - 

Educação


Sistema Ari de Sá (SAS), em prosseguimento ao projeto de formação continuada das escolas conveniadas, realiza o I Encontro de Formação em Educação Infantil e Ensino Fundamental, em Fortaleza. O encontro neste sábado é voltado para professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

A programação contemplará palestras sobre Contribuição para a prática docente: desenvolvendo a linguagem na Educação Infantil e Contribuições para a prática docente: criando um ambiente favorável para uma aprendizagem significativa. O SAS está presente em 234 escolas, distribuídas em 120 cidades de 21 estados, além do Distrito Federal. Seus estudantes ocupam as melhores posições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em vestibulares como Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Instituto Militar de Engenharia (IME).

“Procuramos analisar as hipóteses de escrita dos alunos e apontar estratégias e intervenções que contribuam para o avanço no processo de alfabetização”, explica o diretor executivo Ari de Sá Cavalcante Neto.

I Encontro de Formação em Educação Infantil e Ensino Fundamental
Data: 20 de abril, sábado
Horário: das 8 às 12h
Local: Colégio Ari de Sá - Auditório Amarelo
Endereço: Rua Monsenhor Catão, 1655, Aldeota
Mais informaçõeswww.portalsas.com.br

Sobre o Sistema Ari de Sá

Sistema Ari de Sá (SAS), fundado em 2004, atende, com elevado padrão de ensino, a instituições educacionais. Criado a partir da produção de materiais didáticos para as suas quatro escolas no Ceará, o Sistema está presente em mais de 230 escolas, em 120 cidades de 21 estados brasileiros e Distrito Federal. Os estudantes do SAS obtêm resultados expressivos em olimpíadas nacionais e internacionais, além de ingressarem nas melhores faculdades do Brasil e do exterior. Em 2012, alcançou a 5ª colocação no ranking nacional do Enem. Isso é resultado de um método pedagógico aliado a um conteúdo didático de excelência, que se estende da Educação Infantil ao Pré-Universitário. O SAS ainda oferece assessorias pedagógica, administrativa e de marketing, além de livros digitais.

Siga no Facebook (@sistemaaridesa), no Twitter
(@sistemaaridesa) e no Linkedin (Sistema Ari de Sá)

Conjunto Ceará

A Prefeitura de Fortaleza começa hoje à tarde operação de recuperação do calçamento e asfaltamento das vias do Conjunto Ceará. O início da operação contará com a presença do prefeito Roberto Cláudio (PSB) e do secretário da Regional V, Júlio Ramon, e será na Avenida D, próximo ao número 1015, em frente à Escola Irmã Maria Evanete. O trabalho será estendido já a partir de hoje para outras ruas do bairro.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Medalha de Ouro


O I Fórum Internacional Medalha de Ouro será a oportunidade para profissionais do setor de panificação trocarem informações e ideias para contribuir com o crescimento do segmento. Iniciativa do grupo M. Dias Branco, o evento será realizado no dia 23 de abril, das 13h30 às 19 horas, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiece), em Fortaleza.

Durante as palestras serão abordadas as tendências e inovações do setor no cenário mundial e no Brasil. Os participantes assistirão apresentações com o francês Philippe Roussel, professor das escolas AgroSupDijon, AgroParisTech et CNAM, nos cursos de Mestrado e Licenciatura (todos em Paris/França) que falará  sobre o cenário da panificação mundial. O evento contará com a participação do Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado e presidente da ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação de  Confeitaria), Alexandre Pereira, além de outras autoridades e empresários do setor.

São parceiros do evento ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria), SINDPAN (Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Ceará), ACIP (Associação Cearense da Indústria da Panificação), FIEC (Federação das Indústrias do Estado doCeará), Sebrae (Serviço Brasileiro  de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), EUROGERM e Café Santa Clara.

Programação:
13h30 – Credenciamento
14h – Abertura (Boas Vindas M Dias Branco)
14h20 – Tendências de Mercado Cenário Nordeste (Lauro Martins do SINDPAN e Sr. José Antonio Nogueira da ACIP)
14h40 – Tendências de Mercado Cenário Brasil (Alexandre Pereira - Sec. Governo Estado CE/ABIP)
15h20 – Inovação no setor da Panificação (Luiz Eugênio – M. Dias Branco)
15h50 – Coffee Break
16h20 – Cenário Mundial da Panificação (Philippe Roussel)
19h – Encerramento

Serviço
O que: I Fórum Internacional Medalha de Ouro
Quando: 23/04, das 13h30 às 19h
Onde: no auditório da FIEC (Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza – Ceará)


Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Contando com mais de meio século de existência, a M.Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos é líder nacional, a quarta maior do mundo na categoria de massas e a sexta maior do mundo na categoria de biscoitos. Atua ainda nos segmentos de farinha e farelo de trigo, margarinas, gorduras e creme vegetal, bolos e snacks. As marcas da empresa geram mais de 14 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

Sua história começou ainda na década 40, quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco, inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza. Atualmente, a M. Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, segundo os mais rigorosos padrões de qualidade. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor.

A estrutura operacional da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, é composta pelas suas controladas Vitarella e Pelágio Oliveira e conta com 14 unidades industriais, localizadas em sete Estados distintos, garantindo que suas marcas estejam presentes em todo o território nacional.


Informações para a imprensa:
Press à Porter Gestão de Imagem
Telefone: 11 3813-1344

Cid recebe MST


Cerca de 200 trabalhadores rurais sem terra ocupam o Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará, em Fortaleza. Depois de ocuparem o Canal da Integração, na terça-feira (16) e a sede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na quarta-feira (17) os trabalhadores ligados ao Movimento dos Sem Terra (MST) buscaram nesta quinta-feira (18) uma audiência com o governador Cid Gomes (PSB).
Do governador o MST pediram a perfuração imediata de 128 poços profundos e recuperação de outros 23. Estes poços devem ser cavados em 55 cidades onde estão os maiores assentamentos que passam atualmente devido a seca por dificuldade de água. "Não temos água nem para beber e o nossas cabeças de gado estão morrendo por falta de água e de milho", denuncia um dos líderes do MST no Ceará, Pedro Neto.
A manifestação do MST faz parte do Abril Vermelho que acontece em todo o Brasil com ocupações em prédios públicos e fechamentos de rodovias. 
No Palácio da Abolição o clima foi de tensão, uma vez que um pelotão de choque da Policia Militar esteve de prontidão para evitar a entrada de muitos trabalhadores rurais (entrou um grupo de dez sem terra), no gabinete do governador. Um cordão de isolamento foi montado com cerca de 150 policiais armados com escudos, spray pimenta e espingardas que disparam balas de borracha.
O lago do mausoléu onde está enterrado o corpo do ex-presidente do Brasil, Humberto de Alencar Castelo Branco, que fica ao lado do Palácio da Abolição foi tomado por crianças do MST. Elas transformaram o lago num piscinão.

Organizadas suspensas


RESOLUÇÃO DA PRESIDÊNCIA Nº 03/2013, de 16 de abril de 2013.
Aplica medida preventiva e educativa de
suspensão às torcidas organizadas JGT e
CEARAMOR.
O Presidente da FEDERAÇÃO CEARENSE DE FUTEBOL no uso de suas
atribuições estatutárias,
CONSIDERANDO que é direito básico do torcedor a sua segurança, conforme art.
13, da Lei nº 10.671/2003 (Estatuto do Torcedor);
CONSIDERANDO que a prevenção da violência é dever da torcida organizada,
conforme art. 1º-A, do Estatuto do Torcedor;
CONSIDERANDO o que dispõe o Estatuto do Torcedor (Lei nº 10.671/2003) nos
arts. 39-A e 39-B, com a seguinte redação: “Art. 39-A. A torcida organizada que, em
evento esportivo, promover tumulto; praticar ou incitar a violência; ou invadir local restrito
aos competidores, árbitros, fiscais, dirigentes, organizadores ou jornalistas será impedida,
assim como seus associados ou membros, de comparecer a eventos esportivos pelo
prazo de até 3 (três) anos.” e “Art. 39-B. A torcida organizada responde civilmente, de
forma objetiva e solidária, pelos danos causados por qualquer dos seus associados ou
membros no local do evento esportivo, em suas imediações ou no trajeto de ida e volta
para o evento.”;CONSIDERANDO os compromissos assumidos pelas Torcidas Organizadas
quando da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta firmado em 26 de abril de
2012, através do qual se comprometeram a cumprir seus objetivos institucionais, evitando
a violência, tumultos, brigas, vídeos que incitem violência ou que contenham provocação
direta à torcida organizada rival, desafios públicos ou convites para brigas, frases de baixo
calão ou de conteúdo difamatório, apologia ao crime ou contravenção penal, atentado
contra o pudor público, dentre outras atitudes que comprometam a pacífica e ordeira
realização do evento (Cláusula Quarta do TAC);
CONSIDERANDO a previsão contida no TAC para aplicação de sanções no caso
de descumprimento do disposto na Cláusula Quarta;
CONSIDERANDO o teor da Recomendação nº 002/2013, oriunda do NUDETOR,
bem como dos Relatórios elaborados pela Polícia Militar acerca do jogo entre Fortaleza x
Ceará, no dia 14 de abril de 2013, nesta Capital;
CONSIDERANDO que os fatos narrados nos documentos acima mencionados dão
conta da participação de membros da Torcida Organizada Jovem Garra Tricolor e da
Torcida Organizada Cearamor em fatos criminosos;
CONSIDERANDO a necessidade de prevenir novos episódios de violência
envolvendo torcidas organizadas, bem como interromper um ciclo de revides e de
vinganças entre seus integrantes; RESOLVE:
Art. 1º. Acatar a “in totum” a recomendação do Núcleo do Desporto e Defesa do
torcedor e aplicar a medida preventiva e educativa de SUSPENSÃO de ingresso aos
integrantes, associados e simpatizantes da Torcida Organizada Jovem Garra Tricolor
(JGT) e da Torcida Organizada Cearamor que estejam com objetos identificadores das
mencionadas torcidas.
§1º. Para a Torcida Organizada Jovem Garra Tricolor (JGT), tendo em vista a
reincidência na constante prática de atos delituosos, o prazo de suspensão é de 90
(noventa) dias, a contar desta data, com validade para todo o território nacional.
§2º. Para a Torcida Organizada Cearamor, o prazo de suspensão é de 60
(sessenta) dias, a contar desta data, com validade para todo o território nacional..
Art. 2º. A suspensão a que se refere o art. 1º desta Resolução consiste na proibição
de que qualquer torcedor vinculado às Torcidas Organizadas JGT e Cearamor, nos prazos
fixados nos §§1º e 2º do art. 1º, adentre no estádio de futebol portando apetrechos como
camisas, blusas, bonés, calções, faixas, bandeiras e outros signos representativos que,
de qualquer maneira, possam identificar a respectiva Torcida Organizada. Fica também
proibido o uso de qualquer instrumento musical.
Art. 3º. As Entidades de Prática Esportiva Ceará Sporting Club e o Fortaleza
Esporte Clube serão notificados pela FCF para que se abstenham de fornecer cortesias
destinadas às torcidas penalizadas durante o período da suspensão.Art. 4º. A FCF enviará ofícios aos órgãos de segurança do Estado, à Confederação
Brasileira de Futebol, às Federações de Futebol, ao Ceará Sporting Club, ao Fortaleza
Esporte Clube, à Secretaria de Esporte do município de Fortaleza, à Secretaria de
Esporte do Estado do Ceará, a SECOPA, e para a administração das praças esportivas
do estado do Ceará.
Art. 5º. o NUDETOR oficiará aos Ministérios Públicos dos outros Estados da
Federação, para fins de fiscalização do cumprimento desta Resolução.
Art. 6º - Esta Resolução entra em vigor na presente data, revogadas as disposições
em contrário.
Fortaleza-CE, 16 de abril de 2013.
Mauro Carmélio Santos Costa Júnior
Presidente da FCF

DFB até hoje


No último dia do DFB2013, um presente para a cidade no Espaço Rogaciano Leite. Marque na agenda, escolha um look...

Crime


DÉBORA ÁLVARES - Agência Estado
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira, 17, projeto que torna crime a venda ou fornecimento gratuito de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. A proposta, que já passou por outras comissões do Senado e agora segue para a Câmara dos Deputados, prevê punição com reclusão de dois a quatro anos em casos de flagrante. Estabelecimentos comerciais ficam sujeitos a multa que pode chegar a até R$ 10 mil.
Ao justificar o projeto, o autor, o senador Humberto Costa (PT-PE), afirmou que a iniciativa irá resolver "controvérsia jurídica acerca de qual procedimento aplicar nos casos de venda de bebida alcoólica a criança ou adolescente: se o ato deve ser tratado como contravenção ou como crime". De acordo com o projeto, as punições serão acrescidas em dois artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O projeto inicial previa pena de três a seis anos de prisão para quem fosse flagrado vendendo ou fornecendo bebida a menores. A multa da proposta original fixava um valor de R$ 30 mil a até R$ 100 mil. Quando passou pela Comissão de Direitos Humanos (CDH), porém, as punições foram abrandadas.
Segundo destacou o relator, senador Benedito de Lira (PP-AL), as medidas inicialmente propostas eram muito rigorosas comparadas às estabelecidas pelo ECA para condutas mais graves como, "a título de exemplo, a venda de bebida alcoólica seria punida mais severamente do que a venda de produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica." 

Eleição italiana


JAMES MACKENZIE - Reuters
O dividido Parlamento italiano começou nesta quinta-feira o processo de eleição indireta do novo presidente da República, mas a aliança de centro-esquerda está profundamente dividida pela indicação de Franco Marini, ex-presidente do Senado, como seu candidato.
O líder da centro-esquerda, Pier Luigi Bersani, escolheu Marini --um proeminente político católico, de 80 anos, ex-dirigente da central sindical moderada CISL-- por se tratar de um nome aceitável também para o bloco de centro-direita, do ex-premiê Silvio Berlusconi, e para o pequeno agrupamento centrista do premiê interino Mario Monti.
Mas a indicação enfureceu o principal rival de Bersani dentro do Partido Democrático (PD), Matteo Renzi, prefeito de Florença. Ele disse que votar em Marini seria um "desserviço ao país".
A eleição de um novo presidente para o lugar de Giorgio Napolitano, cujo mandato termina em 15 de maio, é crucial para a solução do impasse político no qual a Itália mergulhou depois da inconclusiva eleição parlamentar de fevereiro, em que nenhum partido formou maioria para governar.
Bersani repetidamente rejeita a formação de uma coalizão com Berlusconi, mas parece apostar numa barganha pela qual, fazendo uma concessão na eleição presidencial, convenceria a centro-direita a apoiar um governo de centro-esquerda com minoria parlamentar.
Renzi, de 38 anos, descreveu Marini como "um candidato do século passado", sem carisma nem presença internacional, e acrescentou que esse político só foi escolhido por ser aceitável a Berlusconi.
Até 90 dos 430 parlamentares do PD votaram contra Marini numa reunião partidária de quarta-feira à noite, o que significa que, mesmo com o apoio dos blocos de Berlusconi e Monti, não há certeza de que ele obteria a maioria de dois terços necessária para resolver a eleição nas três primeiras votações.
Na quarta-feira, o partido Movimento 5-Estrelas, liderado pelo ex-comediante Beppe Grillo, nomeou como seu candidato Stefano Rodota, um acadêmico de esquerda que é adversário de Berlusconi, mas em quem muitos da centro-esquerda estariam dispostos a votar.
Até pelos confusos padrões italianos, a situação é complicada. Há mais de 50 dias os principais partidos tentam sem sucesso formar uma coalizão. É possível que o país precise ir outra vez às urnas, mas Napolitano, em final de mandato, não tem mais poderes constitucionais para convocar uma nova eleição. Por isso a eleição presidencial é tão importante.
Participam da eleição todos os deputados e senadores, mais 58 delegados regionais. A partir do quarto escrutínio, basta maioria simples entre os 1.007 eleitores para um candidato se eleger. Não está claro se o nome de Marini seria mantido caso ele não obtenha a maioria qualificada antes disso. São realizados dois escrutínios por dia.
(Reportagem adicional de Naomi O'Leary) 

Segurança Hídrica Cearense


Secretarias e órgãos do Estado estão reunidos para discutir a instalação do Comitê Estadual de Segurança Hídrica. A reunião acontece na sede do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). O comitê foi criado pelo decreto 31.165, de 13 de março de 2013, publicado no Diário Oficial do Estado de 14 de março de 2013.
Participam da reunião as entidades que tenham atribuições diretamente ligadas à área de Segurança Hídrica. Além do Conpam, estarão presentes: Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Secretaria das Cidades, Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (Ideci), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (Arce), Corpo de Bombeiros/Defesa Civil, Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
De acordo com o presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, o comitê tem a função de integrar as ações que o Governo do Estado já vem desenvolve em relação à oferta, qualidade e distribuição da água. “O comitê atua em duas frentes. A primeira delas é o reconhecimento da água como ativo natural prioritário no estado. A água é o nosso desafio. O segundo ponto é a oportunidade que setores tão distintos terão de trabalhar em conjunto, integrando as ações”.
Além de discutir a instalação do Comitê Estadual de Segurança Hídrica, no âmbito das ações do Conpam, também serão analisadas as metas do P4R (programa por resultado), modelo de operação de crédito junto ao Banco Mundial (Bird). O P4R busca apoiar o crescimento econômico, baseado na diminuição de desigualdades e na promoção da sustentabilidade ambiental.

Assessoria de Comunicação do Conpam
Elizabeth Rebouças ( elizabeth.reboucas@conpam.ce.gov.br / 85 3101.1235 – 8848.2022)


Resultado de Cid em Brasília


Com o tema “A Construção da Gestão Pública no Estado do Ceará”, o governador Cid Gomes proferiu a Conferência Anual do VI Congresso Consad de Gestão Pública, na manhã de ontem, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Ao lado do Governador estavam o secretário do Planejamento e Gestão, e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração, Eduardo Diogo, o prefeito Roberto Cláudio e o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Raul Araújo.

O governador Cid Gomes abriu sua apresentação lembrando que nas últimas décadas o Brasil venceu o desafio de implantar uma democracia política. “Falta a democracia de oportunidades iguais para todos, que ainda depende de um longo caminho. Considero que o maior desafio do nosso país é reduzir as desigualdades”, acrescentou.
Para o governador,  há desigualdades regionais, com diferenças de renda e de qualidade de vida de serviços entre estados. “No plano social, você encontra num mesmo estado, numa mesma cidade, uma elite muita rica e uma grande maioria da população privada de serviços e direitos básicos”, pontuou.
Segundo ele, é responsabilidade do Poder Público nas três instâncias - governos federal, estaduais e municipais -assegurar à 100% dos brasileiros oportunidades iguais em vários caminhos, sendo o principal deles uma escola pública de qualidade “para que um dia se possa fazer justiça, com percentuais iguais de estudantes de medicina procedentes de escolas públicas e particulares”. É fundamental para concretizar esse sonho um estado forte com capacidade de investimentos para corrigir as desigualdades.
Ao abordar a situação do Estado, o governador comparou a população e a participação do Ceará no PIB nacional. Com uma população de 8,5 milhões de habitantes, que corresponde a 4,4% da população brasileira, o Estado participa do PIB nacional com 2,15%. “Se vivêssemos num país equilibrado, o razoável seria que o Ceará tivesse 4,4% do PIB nacional. Objetivamente quer dizer que o cearense vive com metade da riqueza do brasileiro médio”, salientou Cid Gomes.
O governador enumerou várias ações em seu governo que estão contribuindo para mudar esse perfil. Citou, por exemplo,o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic) , que o Governo Federal agora incorporou como política nacional. Destacou outras iniciativas como a implantação dos sistemas de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR), de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP), Central de Licitações, Rede de Planejamento, Cinturão Digital, Escola de Gestão Pública, Modernização do Sistema de Bens Imóveis e Mesa Estadual de Negociação Permanente. Citou ainda a construção de quatro hospitais regionais, centros odontológicos, policlínicas e escolas de educação profissional.

Transporte e Mobilidade

Ainda em Brasília, Cid Gomes manteve reuniões com o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco; com o novo ministro dos Transportes, César Borges, e com o presidente da Anac, Marcelo Guarany. No Ministério da Aviação Civil, o Governador detalhou a obra do VLT Parangaba-Mucuripe, que, em parte, atravessa área da Infraero. 
No Ministério dos Transportes e DNIT foram discutidas as obras do Anel Viário e duplicação da Ponte de Sabiaguaba. Já na Agência Nacional da Aviação Civil, Cid Gomes expôs a construção de aeroportos no Interior do Estado e no Litoral.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil - 85 3466.4898

12 e não 100


Sobre a Coordenaria Militar da Prefeitura de Fortaleza, criada pelo decreto nº 31.178 e publicado no Diário Oficial de 15 de abril de 2013, a Casa Militar informa que: 
O efetivo a ser destinado à Coordenadoria Militar da Prefeitura de Fortaleza será de quatro oficiais e oito praças, totalizando doze pessoas, que deverá atender as funções previstas no decreto nº 31.178.
O quadro anexo, publicado no Diário Oficial, onde consta o efetivo de 100 (cem) servidores corresponde toda a demanda da Casa Militar do Governo, e que em razão da criação da referida Coordenadoria teve de ser alterado e publicado, onde o efetivo anteriormente previsto era de 88 (oitenta e oito) servidores, conforme publicação do Decreto nº 30.916 (DOE nº 097 de 23 de maio 2012).

Coronel PM Joel Costa Brasil


Emergência ambiental no Ceará


RUNO DEIRO - O Estado de S.Paulo
O Ministério do Meio Ambiente decretou estado de emergência ambiental em 19 Estados e no Distrito Federal por conta da ameaça de queimadas e incêndios florestais no País nos próximos meses. A portaria, publicada ontem no Diário Oficial, é renovada desde 2008 para garantir a contratação emergencial de até 2,5 mil brigadistas em áreas potencialmente expostas.
Apenas sete Estados não entraram na lista: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Alagoas e Rio Grande do Norte. Em um primeiro momento, áreas em 14 Estados entrarão em alerta até o fim do ano - Ceará, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Roraima serão incluídos só no segundo semestre.
O diretor de proteção ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Luciano Evaristo, diz que inicialmente serão contratados 1,6 mil brigadistas. "Daremos treinamento de uma semana para os selecionados, que ficarão de prontidão para atender às ocorrências", explica. "O restante será chamado se for necessário."
Com informações obtidas pelos programas de prevenção e monitoramento, é feito um mapa dos pontos ameaçados. "No meio do ano, por exemplo, parques nacionais como Veadeiros e Araguaia, no Cerrado, sofrem pressão muito forte do fogo e certamente teremos ocorrências", explica Evaristo. "A gente tem uma ideia de onde podem vir as ocorrências acompanhando o histórico de desmatamento, mas qualquer sujeito pode tocar fogo em uma determinada área."
Novo foco. Segundo ele, neste ano o foco não serão os municípios, mas áreas relevantes do ponto de vista da conservação. "Daremos prioridade a 18 terras indígenas, 35 unidades de conservação e 21 assentamentos extrativistas onde há um histórico de ocorrências."

Cartel do trigo


EDUARDO RODRIGUES E CÉLIA FROUFE
Agência Estado
Em busca de provas contra um suposto cartel de farinha de trigo, a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) realizou ontem, uma operação de busca e apreensão de documentos em quatro capitais de Estados do Nordeste, região responsável por cerca de um quarto da produção nacional. 
As investigações do Cade mostraram que o preço da farinha de trigo na Região Nordeste é aproximadamente 20% superior ao praticado nos Estados do Centro-Sul do País. "A existência de um cartel nesse setor prejudicaria a economia do País como um todo", afirmou o órgão antitruste por meio de nota.
Item relevante da cesta básica, a farinha de trigo é usada também na panificação, setor que corresponde a mais de 50% da demanda do produto, além de fabricação de massas, doces e biscoitos. 
Durante a operação nas cidades de Maceió (AL), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Natal (RN), foram cumpridos 15 mandatos de buscas em seis empresas de moagem, três distribuidoras e uma associação. O objetivo foi apurar denúncias de que havia reuniões frequentes entre diretores das companhias para negociar preços, condições de venda e divisão do mercado. 
"De acordo com as denúncias, os distribuidores não poderiam descumprir os acordos firmados, sob pena de sofrerem sanções. Os comerciantes que não aceitassem o acordo seriam punidos com cortes no volume do produto e com o aumento do preço no mês seguinte", completou a nota. 
Batizada de "Operação Mós", em referência às pedras que trituram os grãos nos moinhos, a força-tarefa contou com o apoio de 28 oficiais de Justiça, 70 policiais rodoviários federais, 16 peritos da Polícia Federal, 39 servidores do Cade, dois servidores do Ministério Público, além do auxílio da Procuradoria Regional Federal da 5ª Região.
Os documentos apreendidos serão analisados pela Superintendência-Geral do Cade e, caso os indícios de cartel sejam confirmados, um processo administrativo será aberto pelo órgão de defesa da concorrência.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Por uma boa causa


Amanhã (18), a San Paolo Gelato Gourmet realizará o “Dia da Solidariedade San Paolo”. Na ocasião, 50% do faturamento de tudo o que for vendido na gelateria será doado para ajudar as crianças com câncer assistidas pela Associação Peter Pan (APP).
Além do valor arrecadado com a venda de sorvetes e outros itens do cardápio, a gelateria também promoverá a venda de camisetas personalizadas do evento, que poderão ser compradas no estabelecimento por apenas R$ 25,00. A San Paolo, especialista em sorvetes, fica na Rua Ana Bilhar, 1145, Fortaleza.

17 anos na luta contra o câncer infantojuvenil
A Associação Peter Pan (APP) é uma entidade sem fins lucrativos, sem caráter religioso ou político, reconhecida como de utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal. Assiste a 2131 crianças e adolescentes, bem como a seus familiares. Há 17 anos, trabalha na luta contra o câncer infantojuvenil e é constituída por três pilares: o Diagnóstico Precoce, o Tratamento Especializado e o Atendimento Humanizado.


Serviço
Dia da Solidariedade San Paolo
Quando: 18 de Abril
Horário: a partir das 13h até 1h da manhã do dia 19/4
Local: San Paolo Gelato Gourmet (Rua Ana Bilhar, 1145, Fortaleza)
Informações: 3025.4400

Enlace


A Jornada Mundial da Juventude movimenta também o universo das artes. Em preparação para o maior evento do planeta, Fortaleza receberá a apresentação do Musical Enlace - A Loja do Ourives, um texto escrito por João Paulo II quando ainda era bispo na Cracóvia, Polônia. O musical terá apresentações no Teatro do Via Sul Shopping de 13 a 16 de junho.
O diretor geral do espetáculo Jô Santana esteve em Fortaleza cumprindo uma maratona de atividades para tornar possível a apresentação do Musical, que segundo ele marcará a cidade. “O Enlace- A Loja do Ourives fala de amor, generosidade e compaixão. Temas atemporais e necessários nos dias de hoje”, comentou o diretor. “Mais de 25 mil pessoas já assistiram às apresentações do Musical em São Paulo”, comemorou.
O espetáculo chega a Fortaleza com nova montagem composta por artistas cariocas. Estrelando, a atriz global Claudia Ohana que no musical faz par romântico com Rodrigo Pavanelo. Também participam do elenco os atores Claudia Lira, Marcos Breda, Hugo Esteves, Bernardo Mesquita, Júlio Oliveira e Gisele Tigre.
A estreia em São Paulo contou com a presença e bênção do cardeal arcebispo metropolitano Dom Pedro Odilo Scherer e Dom Raymundo Damasceno, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Para a Jornada Mundial da Juventude  estão programadas apresentações especiais para bispos e convidados.
Mais sobre o musical
Enlace- A Loja do Ourives trata-se de um romance bem humorado e musicado, que mescla três tramas românticas, com lirismo e beleza, passando por momentos fundamentais da história da humanidade no último século, vividos em Polônia romanceada entre os anos de 1939 e 1989.
A Dramaturgia é de Elísio Lopes Jr., autor baiano, com vasta experiência em teatro e TV, a Direção Artística é de Roberto Lage, prestigiado encenador paulista e a Direção Geral é de Jô Santana.
O elenco conta com 26 atores-cantores e 10 músicos, e é protagonizada pela atriz Claudia Ohana. Produtores Associados – Adriana Muniz de Mello, Jô Santana e Maria de Lourdes F. Muniz de Mello, no Rio de Janeiro em parceria com Caravana Produções Artística, e Produção Nacional de Mensagem Produções Artísticas.
Mais informações: Vanderlúcio Souza (Assessoria de Comunicação) 8172.3283

Seguidores

Arquivo do blog