Pesquisar no blog

sexta-feira, 26 de abril de 2013

13 não

Tendo como principal atrativo turístico as suas praias, Fortaleza a 50 dias da Copa das Confederações, apresenta uma orla marítima suja e em obras. Das 31 praias de Fortaleza, 13 são proibidas de banho por estarem poluídas. E as 18 que são "recomendadas" ao banho com as últimas chuvas e o aumento das marés tiveram o grau de poluição aumentado. O calcadão da Avenida Beira-Mar está em reforma que só deve terminar após a Copa do Mundo de 2014, quando também uma faixa de praia perto do Mucuripe será engordada com o surgimento de um novo aterro costeiro.
A Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace) divulgou nesta sexta-feira boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza. A Semace no boletim destaca que as condições climáticas, aumento da maré, presença de animais, disposição imprópria de resíduos sólidos e adensamento urbano nas proximidades das praias são alguns fatores negativos que podem interferir no resultado da balneabilidade.
A Semace adverte que os banhistas devem ficar atentos nesse período chuvoso e busquem evitar o contato com o mar. "A intensidade de chuvas podem contribuir para a deterioração da qualidade das águas das praias, já que grande quantidade de esgotos sem tratamento, lixo e outros detritos são carreados pela águas através de galerias pluviais, córregos e canais de drenagem", alerta a Semace.
Pontos Próprios
Caça e Pesca
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia
Iate
Mucuripe
Edifício Arpoador
Final da Rua José Vilar
Volta da Jurema
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
Marina’s Park Hotel
Início da Av. Philomeno Gomes
Barraca Beleza
Kartódromo

Pontos Impróprios
Ed. Vista del Mare
INACE (Ind. Naval do Ceará)
Início da Rua Ismael Pordeus
Farol
Estátua de Iracema
Ideal Clube
Início da Av. Pasteur
Colônias
Início da Rua Lagoa do abaeté
Horta
Barraca Big Jeans
Barra do Ceará
Goiabeiras

Dança no Benfica


Em abril, o mundo inteiro celebra o Dia da Dança no dia 28. Em celebração a data, o Shopping Benfica organiza programação especial, com destaque para homenagem ao grande exponencial da arte no país, o cearense Hugo Bianchi. O bailarino, professor e coreógrafo brasileiro é o aniversariante do dia 29, quando completa 87 anos.

Uma parte dessa história de amor e dedicação à dança que beira sete décadas fica em exibição no Shopping, na exposição “Emoção e Vida: Hugo Bianchi”. A mostra conta com acervo do MIS (Museu da Imagem e do Som) e de ex-alunos  e apresenta fotos e históricas apresentações do artista em espetáculos como “O Guarani”, “Cinderela” e entre outros. Uma parte do traje original usado em “Romeu e Julieta” também integra o evento que também exibe certificados, placas e troféus recebidos por Hugo em reconhecimento a sua obra.

Além da exposição que acontece de 26 a 29 de abril, a programação do Shopping Benfica do Dia Mundial da Dança contará com apresentações, abertas ao público, de escolas dança da capital, de 27 a 29 de abril.

Vida de Hugo Bianchi
Hugo Alves Mesquita nasceu em 28/04/1926. Começou a carreira de bailarino aos 17 anos. Formou-se bailarino pelo Serviço Nacional de Teatro do Rio de Janeiro.
Aclamado pela crítica e especialistas como o melhor bailarino brasileiro de todos os tempos, eternizou-se nas interpretações brilhantes do balé Dom Quixote.
 Em 1966 fundou o Ballet Hugo Bianchi, o qual dirige até hoje, vinculado à prefeitura e referente ao Ballet Municipal de Fortaleza, é diretor e responsável pela formação de bailarinas como: Mônica Luiza, Madiana Romcy, Goreti Quintela, entre outras. É citado sempre como formador de estrelas. Foi condecorado com a Medalha Boticário Ferreira, da Câmara Municipal de Fortaleza e o Troféu Albanisa Sarasate, do Festival Vida e Arte. E homenageado com o troféu Sereia de Ouro em 2006.

DIA MUNDIAL DA DANÇA – 29 de abril
Exposição “Emoção E Vida: Hugo Bianchi”
Apoio: MIS – Museu da Imagem e do Som.

Local: térreo

Mostra das Principais Academias de Dança de Fortaleza
Local: Praça de Alimentação
De 27 a 29 de abril, na Praça de Alimentação

Dia 27/04 – sábado – 16 às 20h
Apresentação de Ballet, Dança do Ventre, Dança de Salão e Jazz
Participantes: Ballet Daniel Lessa, Ballet Raio de Sol, Colégio 7 de setembro, Escola de Ballet Goretti Quintela, Escola de Dança Premium, Espaço 8 Tempos, Projeto Sonho de Um Anjo, Studio Michelle Girão, Studio de Dança Aycha Fayd, Projeto Dançar faz Bem-UFC e Usina M Project Dance.

Dia 28/04 – domingo – 16 às 20h
Apresentação de Ballet, Dança do Ventre e Dança de Salão
Participantes: Academia Baillart, Ballet Hugo Bianche, Ballet Raquel Pinheiro, Ballet Wirtz, Centro de Dança Mônica Luiza, Cia da Dança de Salão Robson Rodrigues, Escola de Ballet Goretti Quintela, Escola de Dança Madiana Romcy, Grupo BCAD, Grupo Master de Dança, Grupo Sobef, Studio de Dança Terpsícore.

Dia 29/04 – segunda-feira – 16 às 20h
Apresentação de Axé, Ballet, Contemporâneo, Dança do Ventre, Dança de Salão, Jazz e Tango
Participantes: Academia Dinâmica, Ballet Raio de Sol, Cia de Dança Seara Viva, Colégio 7 de setembro, Colégio Lourenço Filho, Dance Tango, Escola de Ballet Goretti Quintela, Grupo BCAD/CAIC,  Studio Michelle Girão e Usina M Project Dance.



Grátis
Outras informações: 3243-1000.
26 a 29/04


27 a 29/04
10 às 22h


16h às 20h


No Vaticano


Acontecerá nestes dias 27 e 28 de abril a Jornada dos Crismandos e Crismados no Vaticano. A atividade integra a programação do Ano da Fé decretado pelo Papa emérito Bento XVI e é realizado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização que tem à frente dos trabalhos o cardeal Dom Rino Fisichella.
O jovem Victor Chaves Costa Lima, 15, estudante, membro de grupo de oração da Comunidade Católica Shalom, em Fortaleza, Ceará, foi escolhido para receber o sacramento do Crisma do Papa Francisco. Ele será o único brasileiro de um grupo de 44 jovens oriundos dos cinco continentes, numa demonstração da universalidade da Igreja Católica.
“Victor fez toda a preparação no curso de Crisma da Comunidade Católica Shalom em 2012, onde participa ativamente como membro de grupo de oração, mas escolheu não receber o sacramento ano passado. Não se julgava preparado na ocasião, queria fazer no ano seguinte. Retomou o curso em 2013. Hoje entendemos que tudo se tratava de um desígnio divino”, conta o irmão de Victor, Roberto Chaves, que acompanhou todo o processo.
“Victor já se encontra em Roma em uma casa da Comunidade Shalom para as atividades da Jornada dos crismandos e crismados. Sábado haverá ensaio e no domingo receberá a confirmação do batismo pelo Papa Francisco”, explica Roberto.
Para o responsável geral pelo curso de Crisma no Shalom, o seminarista Célio Lourenço, “o engajamento do Victor, a sua vida de oração e o compromisso em anunciar Cristo aos outros asseveram que ele atingiu a maturidade da fé e está apto para receber o Sacramento do Crisma, se tornando assim um apóstolo de Cristo em meio aos jovens da sua idade”.
Segundo o presidente deste Pontifício Conselho, Dom Fisichela, 70 mil pessoas já se inscreveram para o evento que será realizado em três pontos essenciais: peregrinação ao Túmulo de Pedro, a Santa Missa com o Papa no domingo e um momento de festa que conclui a jornada.
Programação da Jornada dos Crismandos e Crismados:
Dia 27 de abril: os grupos de jovens chegam à Praça São Pedro, onde serão acolhidos pelos catequistas. Após as boas-vindas, começará a peregrinação, que inclui à imagem de Pietà do Michelangelo, o túmulo de João Paulo II e o túmulo de São Pedro (Professio Fidei).

Dia  28 de abril: Haverá  a celebração Eucarística presidia pelo Santo Padre onde alguns jovens serão crismados.Trata-se de 44 fiéis de vários continentes. Podem ser 46, se duas pessoas do Haiti chegarem a tempo.
Na parte da tarde acontecerá a “Festa dos Testemunhos” que concluirá o encontro mundial dos Crismados com o Santo Padre. Estão previstos testemunhos dos jovens que receberam o sacramento do Crisma, de alguns convidados especiais (atletas, artistas e intelectuais), com acompanhamento musical e coreográfico.

Caatinga


A Semana Estadual da Caatinga termina nesta segunda-feira (29), e deixa a Praça Luiza Távora, na Aldeota, com o adorno da mata branca, das 9 as 13 horas. Estandes terão exposição de cactos e vendas, material cultural, oficinas de peças ornamentais com sementes nativas, demonstração sobre processamento da carnaúba, esculturas do talo e o traçado de palha.
Para fechar a programação iniciada na última segunda-feira (22), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), acontece às 15 horas, na Assembleia Legislativa, a sessão solene de entrega da medalha ambientalista Joaquim Feitosa, que este ano ímpar homenageia um cidadão que reconhecidamente tem ações em prol do meio ambiente. O agraciado é o professor Mauro Ferreira Lima, engenheiro florestal, que contribuiu com os órgãos ambientais na criação da Lei Florestal Estadual em 2004, que permitiu a criação da Coordenadoria Florestal da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), hoje responsável pela implementação da Política Florestal Estadual. “Estes atributos, foram o diferencial para a sua escolha, cujo foco de seu trabalho inclui serviços aplicados de manejo sustentável da caatinga”, afirmou a assessora de projetos especiais do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Maria Tereza.
Também será entregue uma menção honrosa, deliberada por unanimidade pelo Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga, a Joaquim Jorge Moura, por sua dedicação e qualificação profissional em defesa da conservação da caatinga, do resgate cultural dos cearenses e do poder de mobilização em defesa das causas ambientais.

Saiba mais

O professor Mauro Ferreira Lima promove a difusão do conhecimento e estimula a aplicabilidade na introdução da elaboração de planos de manejo florestal, instrumento que tem permitido a exploração racional dos recursos florestais madeireiros. Possui ampla experiência de inventários florestais, difundindo estas práticas para profissionais de agronomia e engenheiros florestais, por um período de aproximadamente 20 anos de trabalho no âmbito estadual e regional

Assessoria de Comunicação do Conpam

No TJA


Como é tradição desde abril de 2008, o último domingo de cada mês no Theatro José de Alencar é dia de programação especial gratuita a partir das 14 horas. É a DOMINGUEIRA, com atividades voltadas para público de todas as idades, proporcionando à população uma tarde ideal para o lazer e cultura em família.
VISITA GUIADA: Um passeio pelo Jardim do TJA 
A partir das 14 horas, de hora em hora, até às 17h, sai uma Visita Guiada ao Jardim do TJA. A guia é a advogada Vilani Moreira Barbosa, uma conhecedora da flora do Centro de Fortaleza. Apaixonada por plantas, ela apresenta a riqueza das mais de 40 espécies nativas de vários continentes, harmonicamente dispostas, como suas preciosidades terapêuticas e medicinais, por exemplo. É uma visita que passa pelo teatro-monumento, mas a ênfase é no jardim. 
Localizado no coração do Centro de Fortaleza, o Jardim do TJA é um espaço que vira refúgio para quem busca um momento de sossego. Com acesso livre, ele é um verdadeiro oásis no caos urbano do Centro. O jardim, projetado por Roberto Burle Marx, um dos maiores paisagistas do século XX, reconhecido internacionalmente, “amplia a paisagem dos nossos olhos com espécimes que brotam à beira de rios, de praias, de oceanos além do Atlântico; vida que nasce nas dunas, na caatinga, à beira da estrada; em regiões de vários continentes, flora que interrompe a aridez de imensos areais”, define Izabel Gurgel, diretora do TJA, em artigo pulbicado no livro Roberto Burle Marx e o Theatro José de Alencar – um projeto em dois tempos*. 
Os velhos oitizeiros, que já estavam lá desde os tempos do centro de saúde, que foi demolido no início dos anos 70 para dar lugar ao jardim (o primeiro projeto foi inaugurado em 1975 e o segundo em 1991); os jucás e pau-ferro, principais representantes da flora nativa nordestina; as exóticas pândano-amarelo e piteira-do-caribe; a imponente “cascata” de tumbérgia, com mais de 10 metros de altura, camuflando o muro ao fundo do jardim; e a palmeira-leque-de-fiji, que domina toda a frente do espaço, são algumas das espécies que fazem deste um verdadeiro paraíso no Centro de Fortaleza. A diretora do TJA dá a dica: “Fique sob o pau-ferro, à luz do final da tarde e olhe para o céu: desenha-se uma renda embalada pela brisa”. 
CAFÉ COM LIVROS 
Das 16h às 19h, no jardim do TJA, acontece o Café com livros. Trata-se de uma atividade organizada pelo Plebeu Gabinete de Leitura, promovendo o acesso do público a livros e revistas que compõem parte do seu acervo composto de 12 mil livros e centenas de documentos para leitura. O Plebleu Gabinete de Leitura é um espaço no Centro de Fortaleza, aberto em 2012 na sede da Associação Cearense de Imprensa (ACI), cujo acervo começou com a coleção particular da historiadora e professora universitária, Adelaide Gonçalves.                                                                                                     
RECITAL VOZ E PIANO 
Também às 16h, a Domingueira do TJA leva o canto lírico ao Foyer com o recital de voz e piano apresentado porAntônio Souza (contratenor) e Tiago Callou (pianista). A apresnetação terá uma hora de duração e o acesso é gratuito. O Foyer do TJA tem capacidade para 120 pessoas. 
OFICINA DE IKEBANA 
No fim de tarde, às 17h no jardim, a Fundação Mokiti Okada realiza uma oficina de Ikebanaa arte japonesa de criar arranjos florais. São 20 vagas e as inscrições serão realizadas por ordem de chegada, uma hora antes do início.  

PROGRAMAÇÃO do dia 28.04

Domingueira do Theatro 
Neste domingo (28 de abril), a partir das 14h no Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro, Fortaleza). Tel: (85)3101.2583. GRÁTIS 
14h, 15h, 16h, 17h - Visita Guiada ao Jardim do TJA 
16h às 19h no jardim - Café com livros - encontro com livros e revistas do Plebeu Gabinete de Leitura. 
16h no salão nobre - altos do foyer do Theatro José de Alencar - Recital Voz e Piano com Tiago Callou (pianista) e Antônio Souza (contratenor). Grátis. Livre. 60min. 120 lugares. 
17h no jardim - Oficina de Ikebana da Fundação Mokiti Okada. 20 vagas. Inscrições por ordem de chegada 1h antes do início.

TJA Criança: CONFIA EM MIM 
Espetáculo de dança (sapateado) da Residência Artística de Brino Correia no TJA. Às 17h no Teatro Morro do Ouro – Anexo do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro, Fortaleza). R$ 10 e 20. Livre. 60min. 90 lugares. Tel: (85)3101.2583.

DanCidade: INSTAFORMANCE 2 – NÃO PISE NO VESTIDO 
Solo de Silvia Moura. Artistas convidados: Edmar Cândido e Régis Dias. Às 19h na sala de teatro – Anexo do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro, Fortaleza). R$ 5 e 10. 40min. Livre. 100 lugares. Tel: (85)3101.2583.

Teatro: A MÃO NA FACE 
Espetáculo de teatro do Grupo Bagaceira, às 19h, no palco principal do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro, Fortaleza). R$ 15 e 30. 50min. 16 anos. 40 lugares. Tel: (85)3101.2583.

DanCidade - EXPOSIÇÃO 
Até 30 de abril, exposição Personalidades da Dança em comemoração ao mês da dança.  Galeria Ramos Cotôco - Anexo do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro, Fortaleza). Visitação: De terça a sexta, das 10h às 18h; aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. Grátis. Tel: (85)3101.2583.

ASSESSORIA DE IMPRENSA do THEATRO JOSÉ DE ALENCAR 
DÉGAGÉ
Jornalistas Resp: Sônia Lage e Eugênia Nogueira

D'vino Italiano Contemporâneo


Na próxima sexta-feira (3 de maio), Fortaleza ganhará um novo espaço de alta gastronomia italiana: o D’vino Italiano Contemporâneo, que fica localizado na Rua Professor Dias da Rocha, 578. O restaurante é comandado por empreendedores de sucesso no ramo de bares e restaurantes: Augusto Mesquita, Paulo Daniel Mesquita e Taiene Righetto. Em Fortaleza, eles também respondem pelo Fiteiro Dom Luís, Boteco Original e Ferreiro Café.
“O D’vino Italiano Contemporâneo busca atender clientes exigentes e apreciadores da boa comida italiana com toques contemporâneos. A casa funcionará de terça à sexta-feira, a partir das 18 horas, para jantar, e aos sábados e domingos, abrirá para almoço também”, comenta Augusto Mesquita.
Da cozinha, comandada pelo renomado Chef Hugo Grassi, saem receitas italianas tradicionais com roupagem contemporânea. Algumas opções entre as entradas, denominadas no cardápio de Antipasti; temos Burrata, um delicioso queijo italiano acompanhado de torrada e alho;Caprese, salada de búfala com tomates marinados e manjericão; Pout-pourri de bruschettas, presunto Parma, mussarela com champignon e tomate confit. Boas opções de prato principal que podem ser degustadas na Casa são Portata Principale – são  Spaguetti ao vongole e peperoncino, saborosa massa com molho vongole ao vinho branco e leve toque de pimenta; Fetuccine Nero Il Mare, fetuccine de tinta de lula com cozido de frutos do mar; Stinco de vitella com polenta do Chef, especial corte de vitella no próprio molho com saborosa poleta mole. E para finalizar a refeição, o menuoferece, entre várias opções, trilogia de cheesecake,panna cotta de frutas vermelhas, sorbet de limão com mel de tartufo.
“Uma inspiração nas grandes referências da cozinha de Piemonte. Um pedacinho da Itália aqui em Fortaleza traduzidos com técnicas e ingredientes ricos e bem elaborados. É assim que denomino a cozinha do D’vino”, afirmou Hugo Grassi, Chef da Casa.
Localizado no polo gastronômico da cidade, o D’vino Italiano Contemporâneo oferece um espaço aconchegante com vários ambientes. Além do salão principal, haverá uma varanda externa com mesas e bancos de espera dos clientes e uma loja delicatessen, onde o cliente poderá comprar as massas e iguarias preparadas no restaurante. “Se o cliente gosta das nossas massas, por que não levar para degustar em casa? É uma inovação gastronômica na cidade”, explica Taiene Righetto.  
“No D’vino, pensamos em uma proposta de decoração contemporânea e minimalista. Teremos garrafas de vinho iluminadas e a cor cinza como predominante. Para contrastar com o minimalismo e deixar o ambiente ainda mais aconchegante e agradável, incluímos árvores naturais na decoração”, afirmou Ana Furlani, arquiteta do restaurante.

Serviço –D’vino Italiano Contemporâneo
Endereço: Rua Professor Dias da Rocha, 578 – Meireles (quase esquina com Avenida Dom Luís).     
Mais informações: (85) 3067.6327                               

Cid no Amapá


Os governadores do Ceará, Cid Gomes (PSB) e do Amapá, Camilo Capiberibe (PSB), assinaram hoje, em Macapá (AP) um convênio de cooperação técnica para transferir ao Estado do Amapá a experiência, técnicas, apoio de pessoal e sistemas de informação tecnológica para a criação de uma central de licitação.  
A Central de Licitação do Ceará é referência por ter uma otimização nos custos, na fiscalização de todo o processo e uma acentuada redução nos valores finais. Em 2012, estavam previstos R$ 4,5 bilhões em licitações pelo Estado. Devido ao modelo de funcionamento da Central de Licitações criado no Ceará., os valores ficaram R$ 3,4 bilhões - uma economia de 25% (cerca de R$ 1,14 bi) aos cofres públicos. O acumulado em cinco anos já somam mais de R$ 4 bilhões economizados.

O órgão está ligado à Procuradoria Geral do Estado, o que possibilita um melhor controle jurídico, uma melhor organização e acesso aos dados, com transparência e também torna a Central de Licitações de Ceará um exemplo de eficiência.

Amapa Dentro“No momento em que o Capiberibe me falou que gostaria de aprofundar o conhecimento de uma experiência de gestão que já vem sendo adotada no Ceará desde 2008, eu, com muito bom gosto, pela nossa relação partidária, e enxergar nisso um espírito público, me prontifiquei a vir até aqui e colocar essa e tantas outras ferramentas que estão disponíveis no Ceará para que possam ajudá-lo a administrar ainda melhor o Amapá”, disse Cid Gomes. “Quero agradecer a disposição do Governador de cooperar com a gente e de colocar a nossa disposição o conhecimento que foi acumulado pelo nosso partido lá no Ceará”, destacou o Governador do Amapá.


Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Expo Beleza Nordeste


A Expo Beleza Nordeste 2013 acontece de 18 a 20 de maio (sábado, domingo e segunda-feira), no Centro de Negócios do SEBRAE/CE, em Fortaleza. O novo conceito de feira expositora e integrativa para a região Norte-Nordeste já está com inscrições abertas para uma série de cursos, workshops e palestras de especialistas nos campos dos negócios, novidades em produtos, serviços e conhecimentos sobre Beleza, Estética, Cosmética, entre outros assuntos relacionados, que ocorrerão nos períodos da manhã, tarde à noite.
   As atenções para o adianto de inscrições devem-se às vagas limitadas das conferências, que também contarão com a disponibilização de facilitadores para compor caravanas e formar grupos em outras capitais e cidades do interior cearense, como nas demais regiões do Norte e Nordeste. Os agrupamentos também podem ganhar descontos nas taxas de inscrição, entre modalidades diversas, todas com entrega de certificados do evento e de marcas patrocinadoras. Mais informações pelo telefone 0xx 85 3262.6480 ou pelos emails expobelezanordeste@gmail.com e expobelezanordeste@yahoo.com.br.
   Ao evidenciar o desenvolvimento dos setores ligados à Beleza no mercado brasileiro, especialmente no N-NE, a Expo Beleza Nordeste 2013, um dos eventos mais importantes no segmento, exporá novidades de interesse para profissionais, empresários e ao público em geral. O encontro espera cerca de 20 mil participantes no espaço para exposições e divulgações de inovações na área, sobretudo direcionadas às trocas de conhecimentos, ideias e explanações, a partir dos cursos, workshops, palestras e disposições de cases em temas variados. Além das atrações e estímulos às visitas no Centro de Negócios do SEBRAE em Fortaleza, destacam as oportunidades de aprendizados e atualizações para agentes de salões, clínicas de estética e lojas, como aos consumidores e interessados nas abordagens, técnicas, artigos e inovações.
    Na variada grade de cursos e palestras, a Expo Beleza Nordeste 2013 traz nos três dias do encontro, 16 cursos diferentes para cabeleireiros, como o workshop com o hairstylist italiano e tricampeão do mundo em cortes de cabelos, Rino Farano, que abordará “Técnicas de mechas internacionais, italiana e 3D”, e demonstrará práticas em torno das quatro estruturas de cortes e novas tendências internacionais. Outro curso também foca em tendências de cores, tratamentos, finalização com produtos adequados e colorimetria na correção de mechas capilares, enquanto a experiência do premiado cabeleireiro Francisco De La Lastra revelará sobre “Cortes Programados” em poucos minutos e noções para aumentar lucro com “Venda e Revenda de Produtos no Salão”.
   Marly Minatti, dona do maior salão de beleza do mundo (em Curitiba), vem mostrar “segredos e como fazer negócios com empresários do Ceará”, e o autor do livro “Coiffeur Manager – Como ter um salão de sucesso” versará sobre o tema da publicação e sobre administração, enquanto o publicitário, Belfran Teixeira Jr., citará dicas de marketing pessoal, comunicação visual, promoções e divulgação nas redes sociais. A referencial escola paulista EFAC vem com 03 cursos, que vão das novas formas de cortes e cores aos penteados em cabelos presos, com ondas, movimentos, tranças, trançados até sobre uso de cílios postiços e maquiagem.
    A distribuição de kits e reconhecimento de marcas também permeiam as apresentações, como a que traz as novas técnicas, aplicações de adesivos, resultados e outras possibilidades de ampliar lucros com alongamento de cabelos, e sobre tendências e aplicações em unhas para podólogos e manicures, como facilitadores que aplicam treinos (Coaching) para atendentes e funcionários de salões de Beleza. 
SERVIÇO - EXPO BELEZA NORDESTE 2013
Data: De 18 a 20 de maio (sábado, domingo e segunda-feira, das 08 às 21 horas).
Cursos, workshops e palestras com inscrições abertas. Vagas limitadas e descontos para grupos e caravanas: (0xx 85 / 3262 6480 / emails:  expobelezanordeste@gmail.com e expobelezanordeste@yahoo.com
Local: Centro de Negócios do SEBRAE-CE (Av. Monsenhor Tabosa, 777 - Praia de Iracema  Fortaleza - CE, 60165-011 – fone (85) 3255-6600http://www.sebrae.com.br/uf/ceara/).
Assessoria de Comunicação
Jacylete Abreu (0xx 85 8874 2993 - jacylete@gmail.com)  e Kiko Bloc Boris (0xx 85  8892 1195  - kikobb@gmail.com)

Baú Itinerante


Doze escolas da área rural do Município de Horizonte realizam até o próximo dia 30 a troca de baús repletos de livros e filmes. A ação faz parte do projeto Baú Itinerante que promove o incentivo à leitura por meio de atividades culturais nas escolas. A iniciativa realiza ações de leitura, contação de histórias, apresentações de filmes, adaptação e montagem de peças teatrais para cerca de 2 mil alunos. Toda a programação é gratuita e aberta ao público interessado.

Cada escola participante recebe um baú contendo 300 livros e 30 filmes, com acervo permanente e diferenciado, que estarão à disposição dos estudantes e interessados ao longo do bimestre. Após esse período, as escolas fazem a troca dos baús entre si.

Baú Itinerante
Realizado pela Prefeitura de Horizonte com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o projeto Baú Itinerante teve início em dezembro de 2010, com o objetivo de incentivar a leitura e a escrita dos alunos da rede pública.

Mais informações para a Imprensa:
AD2M Engenharia de Comunicação
www.ad2m.com.br | (85) 3258.1001

70 x 7 Salão de Abril


Dia das Comunicações


No dia 5 de maio é comemorado o Dia das Comunicações e a Ato.Z divulgará na próxima segunda-feira (29), duas sugestões de abordagens por meio de linguagem infográfica:

  • Nunca fomos tão expostos a todo tipo de informação como na atualidade, já apelidada de “Era 2.0”. Com isso, fica uma questão: para onde vão tantas informações, sejam elas no formato de dados eletrônicos ou físicas, como papel e mídias? No âmbito empresarial, em que a troca de documentos e registros impacta diretamente os negócios, informações como: “você sabia que os gestores gastam em média quatro semanas por ano procurando documentos?” podem ser grandes alertas à importância da gestão documental, por exemplo.
  • Você sabe o papel da tecnologia EDI no tráfego de informações? No âmbito empresarial, quanto antes um processo consegue ser finalizado por um prestador de serviços, por exemplo, mais destaque e vantagens ele e seu cliente ganham no mercado. Desta forma, soluções em EDI, do inglês Electronic Data Interchange, tornaram-se grandes aliadas “invisíveis” da indústria, qualificando e otimizando o tráfego de informações. Trata-se da principal ferramenta utilizada no setor automobilístico e agropecuário.

VIII Festival da Música Instrumental


A música instrumental nordestina contemporânea terá lugar garantido no VIII Festival da Música Instrumental, apresentado pelo Ministério da Cultura e o Centro Cultural Banco do Nordeste. Durante seis dias, dez grupos e artistas irão se apresentar, traçando um verdadeiro panorama da produção instrumental do País. O Festival acontecerá nos Centros Culturais do Banco do Nordeste em Sousa (PB) e Juazeiro do Norte - de 30 de abril a 04 de maio - e em Fortaleza, no Theatro José de Alencar, de 2 a 5 de maio de 2013.
A programação musical será composta por nove bandas/artistas que representarão cada qual um estado do Nordeste e mais um convidado especial, o guitarrista e bandolinista baiano Armandinho. O artista promete um grande show, acompanhado por sua banda completa, e também participa de um bate-papo no CCBNB de Juazeiro do Norte, no dia 1/05, às 17 horas.
Dentre as atrações, vários instrumentos e estilos dialogam. O grupo A La Sax Quarteto, de Alagoas, mostra que é possível inventar bastante ao som de quatro tipos do instrumento de sopro. Já o Viola de Arame (BA) explora um instrumento pouco comum na construção de melodias: a viola de 10 cordas. A programação diversificada contempla novos músicos e grupos - Thiago Almeida Trio (CE) e Rivotrill (PE) – além de consagrados instrumentistas, como Xisto Medeiros (PB) e Chiquinho França (MA).  
A mistura de linguagens, influências, referências, tradições e novidades deixa clara a efervescência que vem acontecendo nessa frente da música brasileira. Em sua oitava edição, o Festival dá visibilidade e fortalece a cena musical instrumental do Nordeste. As atrações circulam em todas as cidades-palco do festival, fazendo, cada uma, três shows, para deixar que os sons ressoem sem fronteiras e cheguem ao maior público possível, favorecendo contatos e parcerias, sempre em prol do acesso à diversidade cultural.
Há tempos, instrumentistas e compositores das mais diversas influências vêm provando que o leque de opções sonoras é bem mais amplo do que se pode supor a partir dos meios convencionais de circulação da música. Acreditando no potencial dos grupos dessa região, o VIII Festival da Música Instrumental surge com o intuito de expandir novas sonoridades e linguagens que se fundem e se constroem a partir da rica diversidade rítmica do território brasileiro e nordestino, calcado no folclore e em danças típicas (coco, bumba meu boi, maracatu etc.).
O VIII Festival da Música Instrumental é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e pelo Centro Cultural Banco do Nordeste, com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil, em parceria com o Theatro José de Alencar e Governo do Estado do Ceará, e realizado pela Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural e Ministério da Cultura, Governo Federal.

PROGRAMAÇÃO

Caninga Trio (RN)
Sousa (CCBNB): 01/05, às 19h; Juazeiro do Norte (CCBNB): 02/05, às 18h30; Fortaleza (TJA): 04/05, às 17h;
Formado em 2006, o Caninga Trio surge com a proposta de desenvolver um repertório instrumental voltado para uma formação pouco comum. O sax de Heleno Feitosa (Costinha), a guitarra de Manoca Barreto e o baixo de Mário Cavalcanti “Primata” executam temas autorais e arranjos próprios da música popular e instrumental.

Thiago Almeida Trio (CE)
Juazeiro do Norte (CCBNB): 30/04, às 18h30; Sousa (CCBNB): 02/05, às 19h; Fortaleza (TJA): 05/05, às 19h40;
Pianista, compositor, arranjador. Músico autodidata, Thiago Almeida integra o quarteto cearense Marimbanda e já tocou ao lado de Raimundo Fagner (CE), Arthur Maia (RJ) e Breculê (CE). Promete o seu primeiro disco solo para 2013, intitulado Forró Real. No show, é acompanhado pelos músicos Miquéias dos Santos (baixo) e Wladimir Catunda (bateria).

À La Sax Quarteto (AL) - foto
Sousa (CCBNB): 01/05, às 20h20; Juazeiro do Norte (CCBNB): 02/05, às 19h50; Fortaleza (TJA): 04/05, às 18h20.
No repertório, Pixinguinha e Tchaikovsky, entre outros gênios da música. Idealizado pelo professor e maestro Almir Medeiros. Além do próprio, o grupo é composto pelos instrumentistas alagoanos Aldo Nicolau, no sax alto e flauta, Elizaubo Wandemberguer, no sax tenor e clarinete, e Elizio Goethe, no sax barítono.

Chiquinho França (MA)
Fortaleza (TJA): 02/05, às 18h; Juazeiro do Norte (CCBNB): 03/05, às 18h30; Sousa (CCBNB): 04/05, às 19h.
Chiquinho França é o que se pode chamar de “um artista completo”. Canta, compõe, produz e toca virtuosamente. No show, é acompanhado pelos músicos Luiz Jr (violão) e Carlos Pial (percussão). Seu último trabalho, o DVD Chiquinho França, intitulado “Solos”, foi gravado ao vivo no Teatro Arthur Azevedo, na sua terra natal.

Quarteto Bumba Trio (PI)
Fortaleza (TJA): 02/05, às 19h20; Juazeiro do Norte (CCBNB): 03/05, às19h50;  Sousa (CCBNB): 04/05, às 20h20.
O forte sotaque jazzístico possui intenção de retratar, por meio de sonoridades, a diversidade cultural que há em nosso País. O grupo existe desde 2004 e já participou dos mais importantes festivais de música instrumental do Nordeste. É formado pelos músicos Flaubert Viana (Sax); Rafael Viana (Bateria) e Thiago Cabral (Piano) e Valdir Coyote (Contrabaixo).

Xisto Medeiros (PB)
Sousa (CCBNB): 30/04, às 20h20; Juazeiro do Norte (CCBNB): 01/05, 19h50; Fortaleza (TJA): 03/05, às 21h.
Natural de Patos (PB), é da terceira geração de músicos da família Medeiros. Contrabaixista, arranjador, compositor e produtor, iniciou seus estudos musicais sob a orientação do seu tio João Linhares e do professor Hector Rossi. No show considerado dinâmico e divertido, é acompanhado por seus irmãos Hélio Medeiros (teclado/piano) e Hermes Medeiros (bateria/percussão).

Café Pequeno (SE)
Souza (CCBNB): 02/05, às 20h20; Juazeiro do Norte (CCBNB): 04/05, às 19h50; Fortaleza (TJA): 05/05, às 17h.
O terceto surgiu em 2005. É composto pelos músicos Pedrinho Mendonça (Percussão), Júlio Rêgo (Gaita) e Guga Montalvão (Violão). Os sergipanos têm o repertório marcado por músicas da MPB e do choro instrumental, além de composições próprias. Atualmente o grupo está em estúdio preparando seu mais novo álbum.

Rivotrill (PE)
Sousa (CCBNB): 30/04, às 19h; Juazeiro do Norte (CCBNB): 01/05, às 18h30; Fortaleza (TJA): 03/05, às 18h.
O trio formado por Júnior Crato (flauta, saxofone, teclado), Lucas dos Prazeres (percussão) e Rafael Duarte (contrabaixo) tem mostrado criatividade e inovação em suas composições, estabelecendo sua posição como um dos talentos excepcionais da música instrumental brasileira. Em suas performances, despertam um olhar diferenciado sobre a música.

Viola de Arame (BA)
Sousa (CCBNB): 03/05, às 19h; Juazeiro do Norte (CCBNB): 04/05, às 18h30; Fortaleza (TJA): 05/05, às 18h20. 
O grupo formado pelos músicos Júlio Caldas, Cássio Nobre e Ricardo Hardmann faz um show de um gênero musical que pode ser classificado ao mesmo tempo como “regional” e “universal”. Nele, a viola de 10 cordas - também chamada “viola caipira” ou “viola de arame” - é a principal atração.

Armandinho (BA – Convidado especial)
Juazeiro do Norte (CCBNB): 30/04, às 19h50; Sousa (CCBNB): 03/05, às 20h20; Fortaleza (TJA): 04/05, às 19h40.
Bate-papo em Juazeiro do Norte (CCBNB): 01/05, às 17h. 
Filho de Osmar Macêdo, músico e idealizador do trio elétrico, e integrante do grupo A Cor do Som. Já se apresentou ao lado de músicos como Raphael Rabello, Moraes Moreira, Yamandú Costa, entre outros. No show, além de tocar sua guitarra baiana e bandolim, é acompanhado pelos músicos Júlio Leony (baixo), Yacoce Costa (teclado), Márcio Diniz (bateria) e Magno Stanchi (percussão).

Serviço
VIII Festival da Música Instrumental
De 30 de abril a 04 de maio nos Centros Culturais do Banco do Nordeste em Sousa (PB) e Juazeiro do Norte (CE).
E de 02 a 05 de maio em Fortaleza, no Theatro José de Alencar.

Informações e fontes para entrevistas:
Assessoria de Imprensa – Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural (SCJCC)
·        Lucas Benedecti / Anna Cavalcanti – (85) 3262.7230
·        Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) – (85) 3464.3196 / 8736.9232 – lucianoms@bnb.gov.br
CCBNB Fortaleza
Tessi Letícia (Gerente do CCBNB-Fortaleza) – (85) 3464.3111 / 8635-6031 –tessileticia@bnb.gov.br

CCBNB Sousa
Lenin Falcão (Gerente do CCBNB-Sousa)– (83) 3522.2980 / 8802.5737– lenin@bnb.gov.br

CCBNB Cariri
Marco Aurélio (Gerente do CCBNB-Cariri) – (88) 3512.2855 / 8802.0362 –marcoaureliocr@bnb.gov.br

Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural (SCJCC)
Rachel Gadelha (Presidente) - (85) 3262.7230


Luciano Sá
Assessor de Imprensa
Banco do Nordeste
Ambiente de Gestão da Cultura
Tel.: (85) 3464.3196

Slalom na JMJ


A Comunidade Católica Shalom em parceria com Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) promove o Workshop para jornalistas “Com o Shalom na JMJ”, que será realizado no dia 30 de abril de 2013 no Centro de Evangelização Shalom da Paz (Rua Maria Tomásia, 72, Aldeota, Sala João Paulo II, 2º andar), das 9h às 12h.
Farão intervenções neste Workshop a Drª Carmen Lúcia, Vice-Presidente da Acert; Moysés Azevedo, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Católica Shalom (CCSh); Dom Antonio Augusto, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e membro do Comitê Organizador Local da JMJ; Pe. João Wilkes, Assistente Internacional da CCSh e membro do Pontifício Conselho para os Leigos, Dicastério do Vaticano responsável pela JMJ; João Edson Queiroz, Assistente Geral da CCSh e Wilde Fábio Alencar, Diretor Artístico da CCSh e membro do Departamento Cultural da JMJ.
Entre os assuntos abordados neste Workshop estão a origem da JMJ, a mobilização da Comunidade Católica Shalom para levar pelo menos 10 mil pessoas para o encontro com o Papa Francisco no Rio de Janeiro, credenciamento dos jornalistas e atividades de preparação para o encontro que pretende reunir 2,5 milhões de peregrinos.
A organização da JMJ montará dois Comitês de Comunicação no Rio, um em Copacabana e outro em Guaratiba. O credenciamento dos profissionais de imprensa para ter acesso a estes ambientes  se encerram no mês de maio. No Workshop serão repassadas as  informações sobre o processo e orientações para os profissionais que desejarem  viajar com o Shalom para a JMJ.
SERVIÇO
WORKSHOP PARA JORNALISTAS COM O SHALOM NA JMJ
DIA: 30 DE ABRIL DE 2013
HORÁRIO: 9H ÀS 12H
LOCAL: CENTRO DE EVANGELIZAÇÃO SHALOM DA PAZ (RUA MARIA TOMÁSIA, 72, ALDEOTA, SALA JOÃO PAULO II, 2º ANDAR)
MAIS INFORMAÇÕES: 8172.3283 (VANDERLÚCIO SOUZA)