sábado, 25 de maio de 2013

Gaudêncio se reúne com Cagece


A diretoria colegiada da Cagece se reuniu com o vice-prefeito de Fortaleza Gaudêncio Lucena (PMDB) e com os todos os Secretários das Regionais. Para o diretor de gestão empresarial Alberto Albuquerque, que conduziu o encontro, o evento teve como finalidade “apresentar o plano de investimentos da Cagece para a cidade de Fortaleza e gerar ações que permitam trabalhar em conjunto, em que o principal ganho é para o cidadão fortalezense”.
O vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena, afirmou que “a importância desse momento esteve em reunir a Cagece com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, com o objetivo de sincronizar obras da Cagece, com as da Prefeitura.” Para ele, este será o primeiro de uma série de encontros nesse sentido.
Para Guilherme Gouveia, Secretário da Regional I, a importância desse evento se deve à interação entre os órgãos da administração pública, sempre tratando de melhorar o atendimento ao cidadão. “As regionais, por estarem mais próximas do cidadão, podem cumprir esse papel, para que diminuem ao máximo os transtornos à população, sem prejudicar o andamento de obras que são importantes para a cidade”, disse.

Assessoria de Imprensa da Cagece

Cid com a mão na massa

Na foto de Ferruccio Feitosa, o governador Cid Gomes (PSB) com a mão na massa para o pacto da Copa das Confederações que deve receber 300 mil visitantes a partir da próxima semana em Fortaleza

Borussia ou Bayern?


JAMIL CHADE / LONDRES, ENVIADO ESPECIAL - O Estado de S.Paulo
Borussia Dortmund e Bayern de Munique se enfrentam hoje em Londres na final da Copa dos Campeões, no epílogo do maior torneio do mundo e que servirá de coroamento do futebol alemão. Mas a disputa também será entre duas visões e histórias diferentes do futebol. De um lado, a tradição, superpotência e até a arrogância do Bayern, que não pode sobreviver sem títulos. De outro, a juventude e humildade do Borussia, que renasceu das cinzas depois de quase ser dissolvido há dez anos e hoje revoluciona o esporte. "Os alemães darão o espetáculo e o mundo admirará", disse o francês Michel Platini, presidente da Uefa.
O Bayern assume o papel do grande favorito na primeira final da história entre dois times alemães. Está na decisão pela terceira vez em quatro anos, mas perdeu as duas anteriores - para a Inter em 2010 e para o Chelsea ano passado. Agora, está convencido de que chegou o momento da conquista. "Somos mais fortes e melhores que o Borussia", disse Ribéry. "Somos maduros e desenvolvemos bem o time. Não existe motivo para não ganhar", afirmou Phillip Lahm. Thomas Müller foi ainda mais claro: "Não vejo ponto fraco em nosso time."
O sentimento de favoritismo não ocorre por acaso. O time bateu a Juventus duas vezes por 2 a 0 nas quartas de final e fez 7 a 0 nos dois jogos contra o Barcelona nas semifinais. No Campeonato Alemão quebrou 20 recordes, consagrando-se campeão com 25 pontos de vantagem sobre o Borussia, 98 gols a favor e 18 contra.
O técnico Jupp Heynckes lutará por seu segundo título na competição - ganhou com o Real Madrid em 1998. Ao final da temporada, em que ainda poderá ser campeão da Copa da Alemanha (a final será contra o Stuttgart), ele deixará o clube e abrirá espaço para Pep Guardiola, que foi contratado no começo do ano - quando a diretoria não tinha ideia de que o time conseguiria resultados tão impressionantes como vem conseguindo.
Na temporada, Bayern e Borussia se enfrentaram quatro vezes. Foram duas vitórias do time de Munique e dois empates. Do outro lado do campo, o Borussia quer criar a maior surpresa do ano. Há apenas uma década, o clube esteve à beira da falência e foi salvo, ironicamente, por um empréstimo milionário do Bayern. Em 2007, o time se salvou por um ponto do rebaixamento. Agora, está prestes a conquistar a Europa. "Renascemos das cinzas. É uma história incrível", declarou o técnico Jurgen Klopp.
Em uma jogada que mistura humildade e a estratégia de aumentar a pressão sobre o Bayern, Klopp disse que seu time não é o favorito. Os jogadores também adotaram um tom radicalmente diferentes dos rivais da Baviera.
"É a maior oportunidade de nossas carreiras", disse o zagueiro Hummels - que interessa ao Barcelona.
Desfalque. Se o time de Munique é uma multinacional com o francês Ribéry, o holandês Robben, o brasileiro Dante, o croata Mandzukic e o espanhol Javi Martínez, o de Dortmund é praticamente uma fabricação caseira. Para compensar a qualidade dos adversários e usar a juventude dos seus jogadores, Klopp colocou toda sua energia na velocidade do time.
Um de seus principais treinos é fazer a equipe chegar em oito segundos de seu campo ao gol adversário.
A frustração do lado do Dortmund será a ausência do "Messi alemão", Mario Götze, contundido. Ele vai jogar pelo Bayern na próxima temporada, numa operação que custou 37 milhões (R$ 68,8 milhões).
Götze sofreu uma contusão muscular no começo do segundo jogo contra o Real Madrid pela semifinal.
Mas o Borussia, apoiado por uma classe trabalhadora, está acostumado com drama. A região é a que apresenta a maior taxa de desemprego da Alemanha e as indústrias se mudaram. "As pessoas perderam tudo na região. A única coisa que têm é o Borussia", disse o diretor de marketing Carsten Cramer.

Vivo Clima

A Telefônica Vivo assinou, em Brasília, acordo de cooperação técnica com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden – para a implantação de uma rede de coleta de dados, visando a melhoria do monitoramento de eventos extremos de origem meteorológica. O sistema estará particularmente voltado para a ocorrência de cheias, inundações, deslizamentos de terra, secas e estiagens. No total, 1.500 pluviômetros serão instalados em edifícios do governo federal e em ERBs - Estações Rádio Base (torres de celular). Esses equipamentos serão ligados à rede de telefonia móvel da Vivo (SMP) existente próximo às áreas de risco selecionadas pelo Cemaden. As informações coletadas pelos pluviômetros serão enviadas por meio da tecnologia 3G/GPRS à plataforma M2M (Máquina a Máquina) da empresa, denominada Vivo Clima, para armazenamento e gestão de dados, bem como à plataforma de monitoramento do Cemaden. Com o envio de dados on-line ao Cemaden, o tempo de resposta a possíveis emergências será muito menor em relação ao existente hoje. "Este acordo contribui para mudar a característica do monitoramento pluviométrico, tornando-o mais ágil e eficaz do ponto de vista da proteção das pessoas que vivem em áreas de risco", afirma Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica Vivo. De imediato, serão instalados 252 pluviômetros em 19 estados.   Desde o início de 2011, a Telefônica Vivo vem negociando a implantação do sistema junto ao Ministério e ao Cemaden. Em junho de 2012, a empresa iniciou um projeto piloto na cidade de Mauá, na região do ABC paulista, com a implantação do "Vivo Clima", uma plataforma M2M que captura e faz a gestão dos dados. Estudos demonstram que as mudanças climáticas têm provocado eventos cada vez mais severos e frequentes, demandando monitoramento mais efetivo para ações rápidas junto à população. "Faz parte da estratégia da Telefônica Vivo alinhar o uso da tecnologia a ações que possam promover mudanças positivas na vida das pessoas e na sociedade em geral", enfatiza Valente. A empresa acredita no poder das tecnologias da informação e comunicação para a redução e adaptação dos impactos climáticos, visando ao aumento da segurança e à melhoria da qualidade de vida da população. 

Dilma e boataria do fim do Bolsa Família


Rafael Moraes Moura, enviado especial (Estadão)
A presidente Dilma Rousseff afirmou neste sábado (25), em entrevista a jornalistas em Adis Abeba, na Etiópia, que as investigações sobre os boatos de que o programa Bolsa Família iria acabar não estão concluídas. Dilma disse que, até o momento, não teve nenhuma informação conclusiva e que não há ninguém que já possa dizer o que aconteceu. "Temos de esperar o resultado da investigação. Acho um episódio lamentável pela dimensão e a quantidade de pessoas envolvidas. O Bolsa Família é um dos processos mais bem sucedidos do Brasil", comentou.
A presidente ressaltou que o programa conta com um dos processos mais bem sucedidos do País, mas admitiu que possa ter havido falhas. "Usamos a tecnologia da informação mais sofisticada possível com o Bolsa Família. Nós somos humanos; pode ter tido falhas. A Polícia Federal e a segurança da Caixa vão procurar todos os motivos e vão elencá-los", afirmou, acrescentando que "o que fazemos é garantir que seja o menos possível de ser objeto de falha interna."
Segundo Dilma, enquanto não houver avaliação concreta e profunda, o governo não emitirá opinião. Questionada sobre a possibilidade de alguém ligado à oposição estar envolvido nos boatos, a presidente afirmou que "jamais faria manifestação nesse sentido" e desautorizou outra opiniões internas sobre isso. "Ninguém no governo está autorizado a dizer qualquer coisa sobre esse processo", concluiu a presidente, que é convidada especial da celebração do Jubileu de Ouro da União Africana.

Caixa e a boataria do fim do Bolsa Família


A Caixa Econômica Federal esclarece que vem realizando, desde março, diversas melhorias no Cadastro de Informações Sociais, conforme já divulgado. Em consequência desse procedimento, na sexta-feira (17), primeiro dia do calendário de pagamentos de benefícios do Bolsa Família do mês de maio, o banco disponibilizou o saque independentemente do calendário individual. A CAIXA informa que a antecipação de saques fora da data prevista pode ocorrer em situações específicas como casos de calamidade ou necessidade de melhorias de sistemas.

   
O banco informa que na sexta-feira (17) o volume de saques foi inferior ao mesmo período do mês anterior, com um total de 649.018 saques. Em abril de 2013, foram realizados 852.602 saques no primeiro dia do calendário. Portanto, os dados atestam a normalidade dos pagamentos realizados durante toda a sexta-feira (17) e na manhã do sábado (18).

A CAIXA ressalta que somente em torno das 13 horas do sábado (18) é que se verifica o início da anormalidade de saques em alguns estados, quando também começaram a circular notícias sobre os boatos em relação ao Bolsa Família. Para garantir o acesso aos benefícios e a integridade física das pessoas, o banco manteve o procedimento de disponibilizar os pagamentos, independente da data prevista, durante o final de semana.

A CAIXA é responsável pela gestão do Bolsa Família há dez anos. O Programa atinge 13,8 milhões de famílias brasileiras. O banco tem total interesse na apuração dos fatos e reafirma que aguarda as investigações da Polícia Federal em relação a origem dos boatos. Desta forma, a CAIXA prestará todas as informações necessárias às autoridades policiais para colaborar com a apuração.

Atenciosamente.
Assessoria de Imprensa da CAIXA
(61)3206-4488
www.caixa.gov.br/imprensa | @imprensaCAIXA | imprensa@caixa.gov.b

Universalização da água em 2014 no Ceará


O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, destacou o Ceará como referência nacional nas ações e implantação de projetos hídricos. "O Ceará é hoje o estado que tem a melhor política de gestão de recursos hídricos do País”. A afirmativa foi feita durante o Encontro Estadual com Novos Prefeitos, no Centro de Eventos do Ceará (CEC).Durante a abertura do evento, o Ministro destacou as ações que o Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado, vem realizando com a finalidade de garantir a segurança hídrica no Estado. São mais R$ 2,2 bilhões em investimentos para atender as demandas emergenciais e de infraestrutura hídrica no Ceará. Entre elas a conclusão do Trecho V do Eixão das Águas e a implantação do Cinturão das Águas, ambos, projetos que compõe a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). “Já alocamos recursos para a conclusão do Eixão e mais de R$ 1,3 bilhão serão destinados as obras do Cinturão das Águas. Essa é uma área que apresenta ainda muitas dificuldades, mas os Governos Federal e Estadual, estão realocando para os municípios recursos jamais investidos na área”, destacou o Ministro.

O encontro, realizado pela Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal, também reuniu a ministra-chefe do órgão, Ideli Salvati, e os ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e dos Portos, Leônidas Cristino, com o objetivo de intensificar as orientações aos novos gestores sobre os programas, as ações e as linhas de financiamento disponíveis para as cidades. Para o governador Cid Gomes, isso só demonstra mais uma vez a relação de parceria do Governo Federal com os estados do Nordeste. “Esse é mais um canal de comunicação entre Governos e municípios onde ações poderão ser otimizadas, promovendo mais eficiência e economia dos recursos públicos”, destacou.

Cid Gomes aproveitou a ocasião para reforçar o compromisso do Estado em universalizar a água para todos os 184 municípios cearenses até o final de 2014. E destacou que essa ação se iniciou com a inauguração dos trechos do Eixão das Águas, da ampliação da oferta de água tratada por meio da ETA-Oeste, e agora com o início das obras do Cinturão das Águas. “Nós queremos assegurar em 99% a oferta de água, por meio dessas obras estruturantes. Essas obras vão assegurar definitivamente a convivência dos cearenses com os períodos de estiagem”, reforçou Cid Gomes.

Durante a solenidade, também foram entregues 38 retroescavadeiras e 34 motoniveladoras para 72 prefeitos do Ceará, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “Ainda faremos duas entregas de veículos, entre retroescavadeiras, motoniveladoras, caminhões caçamba e carros pipas, que vão beneficiar os pequenos agricultores. Na terceira semana de junho e na primeira semana de julho voltaremos a Ceará para essas entregas, onde o Governo Federal está investindo mais de R$ 1,4 milhão por município na aquisição desses equipamentos”, ressaltou o ministro Pepe Vargas.

Na entrega desta sexta-feira foram contemplados os municípios de Acaraú, Acopiara, Aracati, Barbalha, Barreira, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Crateús, Crato, Granja, Guaiuba, Horizonte, Icó, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Meruoca, Morada Nova, Pacajus, Pacoti, Palmácia, Pindoretama, Quixadá, Quixeramobim, Russas, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá, Tianguá, Trairi, Viçosa do Ceará, Acarape, Amontada, Baturité, Beberibe, Bela Cruz, Cariús, Carnaubal, Cedro, Coreaú, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ipaumirim, Ipu, Ipueiras, Itapiúna, Itarema, Jaguaretama, Jaguaribe, Jardim, Jucás, Lavras da Mangabeira, Marco, Milagres, Mombaça, Morrinhos, Orós, Paraipaba, Pedra Branca, Quixeré, Santana do Acaraú, São Benedito, Ubajara, Umirim e Várzea Alegre.

A ministra-chefe Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvati, finalizou a solenidade também referenciando o Ceará como Estado implantador de ações de sucesso na área dos recursos hídricos. “As ações implantadas aqui tem sido motivo de aperfeiçoamento de vários programas federais e a ordem da presidente Dilma Rousseff é ter obra do Governo Federal em todos os municípios cearenses”, destacou.

No Encontro, prefeitos, vice-prefeitos, secretários e assessores também participam de palestras e recebem atendimento individual de representantes dos principais ministérios. “Essa ação vai contribuir para a transição tranquila dos novos gestores municipais e garantir a continuidade dos programas feitos em parceria com os municípios. O objetivo é que todos saiam daqui muito bem informados e estruturados”, concretizou a ministra. As salas de atendimento individual também contam com a presença de gestores ligados as pastas da Saúde, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Cidades, Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pesca e Aquicultura, Turismo, Planejamento, Orçamento e Gestão, Integração Nacional, além da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Controladoria Geral da União (CGU), da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste do Brasil.

Estavam presentes na solenidade os Senadores Enício Oliveira, Inácio Arruda, José Pimentel; o vice-governador Domingos Filho; o secretário-chefe do Gabinete do Governador, Danilo Serpa; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albulquerque; os deputados Mauro Benevides, André Figueredo, José Guimarães; e o presidente da Câmara dos Vereadores, Walter Cavalcante.

Fórum de Gestores Federais

Na noite desta quinta-feira (23) foi implantado o Fórum de Gestores Federais, instância que pretende agilizar a solução de questões de interesse de municípios e do Estado com a União. A proposta de criação do grupo foi apresentada pelo subchefe adjunto de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Olmo Xavier, aos gestores que se reuniram na Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, em Fortaleza (CE).

“Queremos tornar mais célere o processo e solucionar os problemas dentro do próprio Ceará”, disse Xavier. O Fórum é uma instância de articulação entre Governo Federal, Estados e municípios autorizado por portaria da SRI e implementado de acordo com o interesse de cada região.

O formato do Fórum cearense ainda será definido pelos seus integrantes, mas a intenção é  de que sejam realizadas reuniões periódicas entre o grupo para discutir as questões recebidas a fim de buscar soluções integradas. Com isso, deverão ser reduzidas as idas de prefeitos a Brasília, e os pontos pendentes serão solucionados mais rapidamente. O Ceará é o décimo Estado a instaurar o fórum.


Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

Ceará estreia com empate na Segundona 2013


AE
Agência Estado
Em jogo de muita marcação e sem emoções durante praticamente os noventa minutos, São Caetano e Ceará empataram sem gols, nesta sexta-feira, no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul (SP), pela primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Este foi o primeiro empate da segunda divisão nacional.



Tentando dar a volta por cima depois do rebaixamento no Campeonato Paulista, o São Caetano mostrou o DNA dos times de Marcelo Veiga, seu novo treinador, no primeiro tempo. Marcando bastante, os donos da casa não deixaram o adversário criar, o que deixou a partida bastante fraca em emoções na primeira etapa. Na única chance clara de gol, Lulinha não aproveitou da forma que gostaria cruzamento de Vicente e finalizou para fora.



A volta do intervalo foi mais movimentada. Logo no primeiro minuto, Ricardinho assustou o goleiro Fábio em chute de fora da área. Em seguida, as coisas pareciam que ficariam melhores para os donos da casa com a expulsão do meia-atacante Lulinha. O time do ABC paulista saiu de trás e com mais jogadores de frente começou a rondar o gol defendido por Fernando Henrique mesmo sem levar muito perigo.



Sem conseguir finalizar, o São Caetano teve sua melhor chance em jogada de bola parada que foi interceptada pelo goleiro adversário. O Ceará também teve suas chances, aproveitando os contra-ataques, e o goleiro Rafael Santos apareceu bem para evitar o pior.



Os dois times voltam a campo na próxima terça-feira, quando a Série B terá rodada completa. Enquanto o São Caetano visita o Paraná, no estádio Durival de Britto, na capital paranaense, o Ceará recebe o Paysandu. Ambas as partidas acontecerão às 19h30.

FICHA TÉCNICA


SÃO CAETANO 0 x 0 CEARÁ

SÃO CAETANO - Rafael Santos; Douglas Grolli, Luiz Eduardo e Leandro Carvalho; Samuel Xavier, Dudu (Danilo Bueno), Éder, Vagner Carioca e Diego; Danielzinho (Cassiano Bodini) e Jael. Técnico: Marcelo Veiga.

CEARÁ - Fernando Henrique; Douglas, Rafael Vaz e Anderson Marques; Rafael Cruz, Diogo Orlando, João Marcos, Ricardinho (Macena) e Vicente; Mota (Pingo) e Lulinha. Técnico: Leandro Campos.

CARTÕES AMARELOS - Dudu, Danielzinho e Cassiano Bodini (São Caetano); Rafael Vaz (Ceará).
CARTÕES VERMELHOS - Jael (São Caetano); Lulinha (Ceará).
ÁRBITRO - Emerson de Almeida Ferreira (MG).
RENDA - R$ 5.895,00.
PÚBLICO - 632 pagantes.
LOCAL - Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul (SP).

Ligue 181


O Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Bezerra, anunciou mudanças no Sistema de Disque Denúncia, através do telefone gratuito 181. De acordo com o secretário, "o sistema de Disque Denúncia 181, que já existia, agora vem revitalizado, com um maior número de atendentes, buscando através das denúncias e do apoio da população, a redução dos números de homicídios, tráfico de entorpecentes e fornecedores de armas ilícitas". A partir das informações fornecidas pela população, serão instauradas investigações e adotadas as medidas necessárias para que criminosos sejam presos e postos à disposição da Justiça.

A Coordenadoria de Inteligencia (Coin), será  responsável pela administração do novo sistema, em parceria com os órgãos vinculados da Secretaria de Segurança Pública (Polícia Militar e Polícia Civil). O secretário Francisco Bezerra, garantiu total anonimato para as pessoas que fizerem denúncias e ressaltou a importância da colaboração da população. "A ajuda de vocês será como uma arma contra o crime, não arma de ferir ninguém, mas uma arma de auxilio à Segurança Pública. A população será como uma arma de punição contra as pessoas que prejudicam a segurança do nosso estado".

REFORÇOS - O secretário Francisco Bezerra também anunciou reforços que o Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom), o Ronda do Quarteirão, receberá: mais um soldado, além dos dois que já atuam. Esse reforço será empregado inicialmente em 32 áreas-ronda da Capital. De acordo com o Secretário, o objetivo do reforço é aumentar o número de abordagens de pessoas e grupos suspeitos, com a consequente melhora da qualidade dos serviços prestados à população, além da própria segurança dos policiais. Ao fim do Curso de Formação Profissional para carreira de praças da Polícia Militar, será feito um redimensionamento dos efetivos do Ronda para outras áreas.

Áreas Beneficiados

1) Aerolândia
2) Ancuri
3) Barra do Ceará
4) Barroso
5) Bom Jardim I
6) Bom Jardim II
7) Bonsucesso
8) Centro
9) Cristo Redentor
10) Curió
11) Edison Queiroz (I)
12) Floresta
13) Genibaú
14) Goiabeiras
15) Granja Lisboa
16) Granja Portugal
17) Jangurussu I
18) Jangurussu II
19) Jardim das Oliveiras
20) Jardim Guanabara
21) Jóquei Clube
22) Mondumbim (III)
23) Monte Castelo
24) Mucuripe
25) Passaré
26) Pirambu
27) São João do Tauape
28) Siqueira
29) Vicente Pinzón
30) Vila Peri
31) Vila União
32) Vila Velha (I)

POLÍCIA CIVIL

Em relação a Polícia Civil, o secretário falou da nova Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas, que será entregue até o mês de outubro e dos 50 novos inspetores que foram encaminhados para a Divisão de  Homicídios.


Assessoria de Comunicação da SSPDS
Henrique Silvestre - 85 3101.6517 / 6518 / 6519
Twitter: @sspdsce

Pague Menos nos EUA


LAURIBERTO BRAGA , ESPECIAL PARA O ESTADO , FORTALEZA - O Estado de S.Paulo
No mercado farmacêutico, Deusmar Queirós, fundador e presidente da Rede Pague Menos, tem fama de ser um sujeito ambicioso. Ele já disse que tem a meta de chegar a 1 mil lojas em 2017 e há tempos tenta fazer a abertura de capital da empresa. Ontem, Queirós colocou mais uma meta em sua ousada lista de desejos. Durante um evento do setor, realizado em Fortaleza, anunciou que até 2018 levará a Pague Menos para os Estados Unidos, mercado que abriga as duas maiores redes farmacêuticas do mundo.
"Temos um plano de abrir 100 lojas no Brasil por ano até alcançar a marca de mil unidades e logo depois partiremos para o estrangeiro. Nossa primeira loja será nos Estados Unidos", disse Queirós, com o otimismo que lhe é peculiar.
Segundo ele, a empresa ainda estuda em que cidade norte-americana vai instalar a primeira unidade internacional. Ele também não divulga o valor que será investido nessa expansão. "Antes de tudo, precisamos captar recursos até 2015." Sobre os vários adiamentos da abertura de capital da Pague Menos, ele diz que só fará a oferta de ações "quando o mercado de capitais no Brasil tomar juízo".
Queirós tentou abrir o capital da empresa pela primeira vez em 2009, mas a crise financeira mundial fez a empresa desistir do IPO. O registro inicial de companhia aberta foi concedido pela CVM em outubro de 2011. Desde então, a companhia aguardava o momento favorável para lançar a oferta. No ano passado, ela tentou de novo e voltou atrás.
Operando nos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, a Pague Menos tem hoje 607 lojas. Até o final de 2013 chegará a 685 e em 2017 planeja estar com mil lojas, no Brasil. "Estamos num crescimento orgânico e a vantagem disso é que você abre onde quer, quando quer, como quer. Hoje temos mais de 607 lojas em funcionamento, mais 52 em construção, quando no final de 2012 estávamos com 585.
A ideia, segundo ele, é contar com pelo menos uma loja em cada cidade com mais de 80 mil habitantes. Recentemente a empresa abriu unidades em Curitiba, Criciúma, Goiânia, Fortaleza e Petrolina.
Expansão nacional. Com meta de faturamento de R$ 4 bilhões em 2013, a Pague Menos figura hoje entre as cinco maiores empresas brasileiras."No ano passado faturamos R$ 3,25 bilhões e isso reflete o momento positivo do varejo farmacêutico", comemora. Segundo ele, é um crescimento médio de 20% da empresa. "Estamos dobrando o faturamento a cada quatro anos. Em média, o aumento chega a ser superior a 20% por ano."
Presente em todos estados brasileiros desde 2009, a Pague Menos reuniu ontem, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, 400 fornecedores e mostrou por meio da palestras do presidente da Associação Brasileira de Redes de Farmácia e Drogarias, Sérgio Mena Barreto, a realidade do mercado farmacêutico da América Latina.
História. Criada em 1981 por Queirós, a rede caiu da primeira para a terceira posição no varejo farmacêutico em 2011, após duas grandes fusões - da Drogasil com a Droga Raia e da Drogaria São Paulo com a Pacheco -, segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias.

Medicina Veterinária é mais concorrida na Uece


Com 10.918 inscritos, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) realiza amanhã, das 9 às 13 horas, a primeira fase do Vestibular de 2013.2. A prova, de múltipla escolha, vai medir os conhecimentos gerais dos candidatos, com questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia. Os 10.918 candidatos concorrem a 1.150 vagas, dos cursos da Capital e 490 dos cursos do Interior do Estado, disputando um total de 1.640 vagas.

O presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), professor Cleiton Batista Vasconcelos, informa que os Cartões de Identificação dos candidatos estão disponíveis desde quinta-feira (23), na página eletrônica da Universidade (www.uece.br). O professor Cleiton Vasconcelos lembra aos candidatos que verifique o seu local de prova e cheguem com uma hora de antecedência, às 8 horas, para evitar transtornos de última hora.

O segundo Vestibular de 2013 será realizado nas sedes da Uece, no Campus do Itaperi, e nas unidades nos municípios de Quixadá, Limoeiro do Norte, Crateús, Iguatu, Itapipoca e em outros Colégios da Rede Pública e Particular de Fortaleza. Os endereços dos locais de prova encontram-se no Cartão de Identificação do candidato.

A segunda fase do certame acontecerá nos dias 16 e 17 de junho, domingo e segunda-feira, respectivamente, no horário das 9 às 13 horas, com quatro provas: uma de Redação e três Específicas, com 20 questões de múltipla escolha cada uma delas, perfazendo um total de 60 questões, estabelecidas de acordo com o curso de opção do candidato.

Concorrência

A concorrência tem como média geral 8,56 candidatos para cada vaga. No ranking dos cursos mais procurados, o campeão é Medicina Veterinária, com 31,13 candidatos para cada vaga das 30 ofertadas, com 934 candidatos inscritos. O curso de Nutrição vem em segundo lugar, com 30,27 candidatos para cada vaga. Já o curso de Enfermagem é o terceiro mais concorrido, com 19,52 para cada vaga das 40 ofertadas. O quarto mais concorrido é o curso de Administração (diurno), com 615 inscritos, para 15,38 candidatos por vaga. O curso de Administração (noturno) vem em quinto lugar, com 543 inscritos, para 13,58 candidatos por vaga.


Assessoria de Comunicação da UECE
Fátima Serpa – 85 3101.9605

Apelo do Hemoce


O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) funcionará nos próximos três domingos, amanhã, dois e nove de junho, das 8 às 13 horas, para facilitar e aumentar as doações e, assim, reforçar o estoque de sangue durante o período da Copa das Confederações, que será realizada no Brasil de 15 a 30 de junho. A Secretaria Especial da Copa (Secopa) estima a chegada de 300 mil torcedores para acompanhar em Fortaleza dois jogos na primeira etapa e um jogo na segunda etapa da competição. Com o horário adicional de funcionamento, o Hemoce se prepara para possível aumento da demanda transfusional nos hospitais e nos demais serviços da Rede de Atenção à Urgência.

Desde o início do mês o estoque não se mantém regular. O Hemoce precisa diariamente de 250 doações somente em na capital, mas o número de doações tem variado entre 90 e 100 por dia.  Para doar sangue é muito simples, basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento com foto. Os menores de idade, só podem doar com o consentimento do responsável legal.

A Hemorrede Estadual – composta por unidades no Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral – é responsável por todos os serviços públicos de hemoterapia do Estado. Desde outubro do ano passado, o Hemoce atende 100% da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, priorizando o atendimento à rede do SUS.

Atualmente, o Hemoce assiste 167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 Agências Transfusionais. O Hemocentro Coordenador, em Fortaleza é responsável pelo atendimento em hospitais de maior complexidade e com maior necessidade de transfusões do estado, como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Instituto Dr. José Frota (IJF).

Onde doar

- Hemocentro Coordenador - Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min, e aos sábados, de 8 às 16 horas. Nos domingos dias 26 de maio, 2 e 9 de junho, funcionará das 8 às 13 horas.

- Posto de Coleta no Instituto Doutor José Frota (IJF): Av. Barão do Rio branco, 1816, Centro. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min, e aos sábados, domingos e feriados, de 13 horas às 17h30min.

- Unidade Móvel do Hemoce: realiza coletas externas de segunda a sábado. Para conhecer a programação da semana, acesse o site www.hemoce.ce.gov.

 Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira/ Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara

Dor de cabeça


O  Setor de Cefaleias do Serviço de Neurologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) realiza hoje até 16 horas um Mutirão da Dor de Cabeça. Neurologistas e médicos residentes do Setor que estarão atendendo e orientando as pessoas, também darão consultas aos primeiros 80 pacientes que chegarem ao Hospital com encaminhamento da atenção básica para uma consulta com neurologista por dor de cabeça e portando um documento de identificação, com foto. Os pacientes que não forem atendidos no sábado, receberão orientação e terão seus nomes e contatos cadastrados para agendamento de consulta no ambulatório de dor de cabeça do HGF nas semanas seguintes.

De acordo com o médio João José Carvalho, chefe do Setor Nefrologia e da Unidade de AVC do HGF, atualmente, milhares de pessoas em Fortaleza aguardam por uma consulta com o neurologista por motivo de dor de cabeça. A ideia do mutirão é ajudar a diminuir esta fila e ampliar as informações sobre o que é dor de cabeça, os seus tipos mais comuns, como se conduzir nas crises, o que é importante dizer na consulta, dentre outras.

O neurologista informa que milhões de pessoas em todo o mundo têm suas vidas fortemente afetadas por dores de cabeça. De forma isolada, é a queixa mais comum da humanidade e representa a décima causa de procura ao médico e a quarta causa de procura a emergências. Estima-se que 90% da população mundial apresente  pelo menos uma dor de cabeça a cada ano e destes, cerca de 10% necessitem auxílio médico para o alívio de sua dor.

“As dores de cabeça não só afetam o sofredor mas as suas relações. A maioria dos pacientes com dores de cabeça recorrentes tem a sua vida pessoal, familiar, social e produtiva severamente afetada. Um estudo estimou que a qualidade de vida das pessoas com enxaqueca, por exemplo, é pior do que de pessoas com diabetes, hipertensão arterial, asma e osteoartrite”, diz o médico.

24.05.2013

Assessoria de Imprensa do HGF
Vólia Rocha – 85 85 3101.7086

As dez revelações de Ciro Gomes

Na entrevista de uma hora e meia que concedeu aos alunos de Radiojornalismo do curso de Jornalismo do Centro Universitário Estácio Fic, nesta semana, o ex-governador Ciro Gomes (PSB) faz algumas revelações. Vamos a elas:
1 - A Secretaria Especial de Combate às Drogas vai comprar vagas em clínicas para internação de pessoas dependentes químicas. Por Ciro haveria internação compulsória, mas ele foi voto vencido.
2 - A área de saúde de Fortaleza ganhará efetivas melhorias a partir do segundo semestre deste ano.
3 - A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) ganhará novo reitor. O atual Antônio Colaço deixa a reitoria da UVA ainda neste semestre.
4 - O teledenúncia 181 é a arma do Governo do Estado para diminuir o número de violência no Estado.
5 - O candidato do PSB à sucessão de Cid Gomes em 2014 sairá dentre os seguintes nomes nesta ordem: Antônio Bahlmann, Roberto Cláudio, Mauro Filho, Leônidas Cristino e José Albuquerque.
6 - Ciro elogiou bastante a governamentável Izolda Cela, do PT. "Ela está fazendo golaços seguidos de golaços na Educação do Estado".
7 - Luizianne Lins não recebeu nenhum convite para ingressar no PSB.
8 - Ciro Gomes está trabalhando voluntariamente no combate às drogas no Poço da Draga, inclusive montando um time de futebol.
9 - Sua estreia como comentarista esportivo na 810 Verdinha e rede associada na Copa das Confederações será no jogo Brasil x México, na Arena Castelão.
10 - Lêonidas Cristino não saiu do Ministério dos Portos agora para não constranger Eduardo Campos na disputa com Dilma Rousseff em 2014. 

Praias


A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), divulga o resultado do último boletim (nº 21/2013) de balneabilidade das praias de Fortaleza, que destaca análises de 31 pontos da Capital. Desse total, 21 pontos encontram-se próprios para banho.

De acordo com a Geamo, as condições como mudança de clima, aumento da maré, presença de animais, disposição imprópria de resíduos sólidos e adensamento urbano nas proximidades das praias podem interferir no resultado da balneabilidade. O monitoramento realizado pela equipe da Geamo é feito com base na Resolução 274, de 29 de novembro de 2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Alerta com chuva

A Geamo alerta banhistas em períodos chuvosos: a intensidade das chuvas podem contribuir para a deterioração da qualidade das águas das praias, já que grande quantidade de esgotos sem tratamento, lixo e outros detritos são carreados pela águas através de galerias pluviais, córregos e canais de drenagem.

Resultado das análises em Fortaleza:

Pontos Próprios
Caça e Pesca
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia
Barraca Beleza
Início da Rua Ismael Pordeus
Farol
Iate
Mucuripe
Ed. Vista del Mare
Edifício Arpoador
Final da Rua José Vilar
Volta da Jurema
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
INACE (Ind. Naval do Ceará)
Marina’s Park Hotel
Início da Av. Philomeno Gomes

Pontos Impróprios
Horta
Barraca Big Jeans
Barra do Ceará
Estátua de Iracema
Ideal Clube
Início da Av. Pasteur
Colônias
Início da Rua Lagoa do Abaeté
Goiabeiras
Kartódromo


Assessoria de Comunicação da Semace
Ana Luzia Brito ( comunicacao@semace.ce.gov.br /85 3101.5554)
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov

Grande Bom Jardim


Com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio do edital Ponto de Cultura, acontece hoje a I Feira de Cultura Digital no Grande Bom Jardim. O evento visa promover a discussão das tendências da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no mercado de trabalho a partir do intercâmbio entre profissionais da área, universidades, institutos, escolas, centros socioculturais e a comunidade. Desde às 14 horas, o Centro Cultural Bom Jardim sedia uma série de palestras com profissionais com expertise em TIC e apresenta o show da banda Radix.

O Projeto Bom Jardim Conectado foi criado a partir do trabalho de conclusão do curso de Pós-graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Ceará - UFC - por um morador do bairro, o que originou o site Bom Jardim Conectado, através do qual são promovidas ações culturais, artísticas e tecnológicas, discutidas atualizações técnico-científicas e divulgadas atividades, notícias e pesquisas locais sobre o tema.

Segundo Jota Ferreira, Gerente de Infraestrutura do CCBJ, a importância do evento dá-se pela proposta de utilização da arte e da cultura digital como instrumento de transformação social: "Com essas feiras, despertamos um olhar para novas possibilidades e conseguimos abrir as portas dessas instituições parceiras para a geração de emprego e renda a esses jovens em situação de vulnerabilidade." A iniciativa é do Projeto Bom Jardim Conectado, uma realização do Conselho Comunitário dos Moradores do Parque Santa Cecília – CCMPSC.



Programação

“Inponto – Guia de Transportes Públicos”
Felipe de Araújo – Co-criador do projeto Inponto. Estudante de Análise de Sistemas. Dedicado à inovação e projetos tecnológicos e seus impactos sociais.

“A Invenção de um lugar: o Grande Bom Jardim através das novas mídias e redes sociais”

Caio Feitosa – Mestrando em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. Graduado em Ciências Sociais pela UFC. Atua como associado-militante em ações de formação, pesquisa-ação e intervenções políticas relacionadas à defesa e à promoção dos Direitos Humanos no Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza.

“Departamento de Computação UFC: excelência em Ensino, Pesquisa e Inovação”

Dr. José Maria Monteiro – Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará  (UFC). EM 2008, concluiu o Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, é professor adjunto da UFC e ocupa o cargo de Chefe do Departamento de Computação (DC), onde ministra disciplinas relacionadas a Banco de Dados nos curso de graduação, mestrado e doutorado.

“Comunicação Popular no Oceano Digital: Navegar é Preciso?”

Zoraia Nunes – Graduada em Comunicação Social e Mestre em Comunicação Social pela UFC. Pesquisadora de comunicação popular comunitária e as novas formas de protesto e atuação dos movimentos sociais populares.


“Tecnologia da Informação – Uma Ferramenta de Comércio”

Nelson Costa – Técnico em Telecomunicação, graduado em Telemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará e especialista em Tecnologia da Informação, com ênfase em Desenvolvimento de Software para a Web pela UFC. Gestor de TI na Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP – e Sócio-diretor na Idea Consultoria e Soluções em TI.

“Inclusão Digital”

Vicente Blum – Graduado em Pedagogia. Ex-coordenador de Inclusão Sociodigital da PMF. Diretor Administrativo e Financeiro do ITIC-Digital – Instituto de Tecnologia, Inovação e Cultura Digital. Professor de cursos de ensino profissionalizante em Informática.

Show com banda Radix

Radix significa em português raiz, fonte, origem. Criada em 2002, a banda de hardcore alternativo participou de festivais como o II Pró-Cultura, Suffoko Musical, II Festival das Juventudes, Movimento Livre, The Night of Rock (MIRC) e Bomja Rocks. Em 2013, o grupo lançou o CD A Grande Volta, nome que faz alusão à superação dos problemas enfrentados pelo grupo. A Radiz é vinculada ao Selo Panela Disco e ao Projeto MIRC.

Serviço:
I Feira de Cultura Digital
Data: 25 de maio
Local: Centro Cultural Bom Jardim – CCBJ
Horário: 14h às 19h Entrada gratuita

Mais informações

24.05.2013

Assessoria de Imprensa da Secult
Sonara Capaverde – 85 3101.6759

sexta-feira, 24 de maio de 2013

8,51%


A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) recebeu hoje, dia 24 de maio, a autorização da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFOR) para reajustar a tarifa dos serviços de água e esgoto, em Fortaleza. O reajuste será de 8,51%, de forma linear em todas as categorias e faixas de consumo.
A entrada em vigor será em 30 dias a contar da data da publicação, no dia 25 de maio. O reajuste corresponde ao IGPM do período de março de 2012 a março de 2013.
Lembrando que a estrutura tarifária da Cagece beneficia, no Ceará, 30.638 economias de águas e 6.505 economias de esgoto com a tarifa social, de apenas R$0,74 por metro cúbico. Vale ressaltar também que de 1.597.831 economias residenciais de água, 1.258.262 consomem até 15 metros cúbicos e terão um impacto na conta de até R$ 2,50. Outro ponto é que, na nova estrutura, o volume faturado de esgoto continuará a corresponder a 80% do volume faturado de água.

José Albuquerque cobra rapidez no combate à seca


O Centro de Eventos do Estado foi palco, na manhã desta sexta-feira (24/05), do Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas do Ceará. O evento foi promovido pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e o Governo do Ceará, em parceria com a Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (Aprece). Na oportunidade, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque (PSB), defendeu a rapidez das ações emergenciais de combate aos efeitos da seca. 

“Precisamos agilizar esse processo, centenas de obras estão em andamento e não são concluídas por conta da burocracia. Não faltam fundos, mas a burocracia acaba atrasando a melhoria para os municípios atingidos”, frisou o parlamentar.

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, avaliou o momento como uma grande oportunidade para que os novos gestores possam ter mais informações com os principais ministérios de interesse de suas regiões. Já o Ministério do Desenvolvimento Agrário realizou a entrega de 38 retroescavadeiras e 34 motoniveladoras a 72 prefeitos do Estado.

O governador Cid Gomes afirmou que o evento estava propiciando uma maior integração do Governo Federal com os municípios. “Essa é a hora que os prefeitos podem apresentar seus projetos para que a União tome conhecimento da realidade de cada cidade, vendo a eficiência e a necessidade das suas ações”.

Dentre os assuntos debatidos, as medidas do Governo Federal para socorrer os municípios em situação de emergência por conta da seca foram as mais explanadas.

Estiveram presentes no evento os ministros da Secretaria Especial dos Portos, da Integração Nacional e do Desenvolvimento Agrário, Leônidas Cristino, Fernando Bezerra e Pepe Vargas, respectivamente; os deputados estaduais Leonardo Pinheiro (PSD) e Mirian Sobreira (PSB); os senadores Eunício Oliveira (PMDB), Inácio Arruda (PCdoB) e José Pimentel (PT); os deputados federais André Figueiredo (PDT), Antônio Bahlmann (PSB), Arnon Bezerra (PTB), Artur Bruno (PT), Chico Lopes (PCdoB), Danilo Forte (PMDB), José Airton Cirilo (PT), José Guimarães (PT) e Mauro Benevides (PMDB); e a presidente da Aprece, Adriana Pinheiro; entre outros.

No D'ivino Italiano Contemporâneo


O jovem Chef Hugo Grassi comanda a 2ª edição do jantar “Tendências do Chef Ceará”. Devido ao sucesso desta edição, o evento segue até este sábado (25) no restaurante D’vino Italiano Contemporâneo. Com inspiração nos grandes restaurantes indicados pelo respeitado Guia Michelin, Grassi criou um cardápio especial com entrada, três pratos principais e uma sobremesa, reproduzindo as melhores tendências gastronômicas mundiais. O objetivo do evento é apreciar a boa gastronomia e agradar os clientes mais exigentes.
 Para Hugo Grassi, Chef da Casa, oferecer o melhor da gastronomia mundial neste evento o aproxima mais de seus clientes. “Acredito que criando um cardápio inspirado na boa gastronomia, consigo conquistar os clientes e fazer eles se sentirem únicos”, justifica.
 A degustação é intimista e harmonizada com renomados títulos de vinhos. O encontro é dividido em dois momentos: de 20h às 22h e de 22h30 às 00h30. Para participar, é necessário fazer uma reserva antecipada através do telefone: (85) 3067.6327.
Perfil
 Nascido no Espírito Santo, o jovem Chef Hugo Grassi é referência na cena gastronômica brasileira, com atuação em grandes restaurantes de São Paulo, Porto Alegre e Espírito Santo. Sempre com diferencial e ousadia nas receitas que prepara, Grassi é cada vez mais requisitado no comando de jantares e eventos concorridos por famosos como Val Marchiori, Ciro Batelli, Daniela Albuquerque, Almicare Dallevo, Bya Barros, Analice Nicolau e Amaury Jr., entre outros.
 As linhas de produtos que levam sua marca são outros diferenciais de seu trabalho. Entre panetones confeccionados com o melhor do chocolate e ovos de Páscoa criados em parceria com o chocolatier Diego Lozano, ainda há a linha de cheesecake em potes. Os lançamentos de Hugo Grassi não estão apenas em pratos e receitas. Juntamente com a To.be App, Grassi está criando um novo aplicativo para smartphone e tablets com suas receitas.
Inspirado nos grandes referenciais da cozinha contemporânea, o jovem Chef criou o “Jantar da Mulher”, com pratos especialmente confeccionados para grandes nomes femininos, e “A Mesa – Tendências”, evento realizado em renomados restaurantes que, depois de conquistar o público de São Paulo, também será estendido aos outros Estados.

SERVIÇO:
 2ª edição do Tendências do Chef Ceará
Local: D’vino Italiano Contemporâneo
Endereço: Rua Professor Dias da Rocha, 578, Meireles
Telefone: (85) 3067.6327
Data: Segue até este sábado (25 de maio)
Horário: 20h às 22h e de 22h30 às 00h30

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Gotas

Ayr Aliski - O Estado de S. Paulo
 
BRASÍLIA - O Ministério da Justiça divulgou nesta quarta-feira uma nota informando que mais de 3 milhões de embalagens do medicamento Tylenol (paracetamol) 200 mg/ml - apresentação gotas, fabricado entre dezembro de 2011 a novembro de 2012, devem ser recolhidas do mercado por apresentar a possibilidade de o gotejador da embalagem se desprender totalmente ou parcialmente do frasco, com risco de superdosagem do medicamento.
Superdosagem do remédio traz riscos de danos graves ao fígado e náusea - Reprodução
Reprodução
Superdosagem do remédio traz riscos de danos graves ao fígado e náusea
A campanha de recall começará na segunda-feira, 27,  e abrange 3.384.432 embalagens do produtos com numeração de lote, não sequencial, compreendida entre os intervalos PPL055 a RJL123, informa o ministério.
Conforme a nota, a Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda, fabricante do produto, protocolou campanha na Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) e informou que a superdosagem traz riscos de danos graves ao fígado, náusea, outros sintomas gastrointestinais e elevação das enzimas hepáticas. Os sintomas relatados foram sonolência e enjoos.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Veja os lotes afetados pelo racall. As informações estão na parte traseira do frasco e no topo da  caixa:

Censura mantida

Os desembargadores da 5ª Turma Cível do Tribunal de Justiça (TJ) do Distrito Federal confirmaram nesta quarta-feira decisão que, desde julho de 2009, impede o jornal O Estado de S. Paulo de publicar notícias sobre a Operação Boi Barrica. Por unanimidade de votos, eles mantiveram a censura prévia imposta pelo desembargador Dácio Vieira a pedido do empresário Fernando Sarney, que é filho do senador José Sarney e foi investigado na Boi Barrica.
Numa sessão fechada ao público, os desembargadores concluíram que o jornal não pode veicular reportagens sobre o caso porque a investigação é sigilosa. Além disso, eles disseram que uma decisão anterior, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), declarou ilícitas as provas da investigação.
"Lamento muitíssimo que uma decisão desse tipo coincida com o falecimento do dr. Ruy Mesquita, que sempre foi um incansável batalhador da liberdade de imprensa. A coincidência é infeliz", afirmou após o julgamento o advogado Manuel Alceu Affonso Ferreira, que defende o jornal.
O advogado informou que certamente recorrerá ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). "Isso não vai passar em branco", disse. O destino do recurso a ser protocolado pelo jornal deverá ser definido após a análise do acórdão do julgamento desta quarta. O acórdão, que é o documento oficial sobre o que foi decidido, deverá ser publicado num prazo de até 15 dias, conforme estimativa da assessoria de comunicação do TJ.

Vivo Educação

A Telefônica Vivo estreia hoje a Plataforma de Comunicação Digital para Serviços de Educação Móvel. Ela passa a reunir em uma única ferramenta todo o portfólio de serviços educacionais da empresa, que já permitiu oferecer conteúdos a 15 milhões de clientes desde seu lançamento, em 2009. Atualmente, a plataforma, que faz parte dos esforços da Vivo para a disseminação e democratização do acesso ao conhecimento e ao aprendizado no País, tem 6 milhões de usuários ativos.
Disponível no www.vivo.com.br/educacao, a plataforma traz dois novos serviços exclusivos: "Vivo Saudável com Drauzio Varella" e "Vivo Sucesso com Max Gehringer".  Eles abordam, respectivamente, temas ligados à saúde – como viver melhor e evitar o estresse, pressão arterial e outros – e à carreira profissional, com dicas sobre empreendedorismo, comportamento no ambiente corporativo e sugestões para o cotidiano de trabalho.
Os clientes recebem as informações por SMS e têm acesso ilimitado a portais de voz, sites web e web mobile, que oferecem conteúdos complementares. A assinatura semanal de cada um custa R$ 2,99 e a primeira semana é grátis para experimentação. Para assinar o Vivo Saudável, basta enviar  SMS com a mensagem DR para 1515, mesmo número para aquisição do serviço de Max Gehringer, com a palavra MAX no campo de texto. A Vivo desenvolveu os serviços em parceria com as empresas O Reverso, Gold Editora, Movile e SupportComm.


Evolução dos serviços de idiomas

Outro lançamento de destaque para marcar a ativação da plataforma é o Kantoo Completo, que ensina inglês por meio de uma abordagem pedagógica diferenciada. O serviço oferece aprendizado do idioma voltado para áreas específicas do mercado de trabalho – como turismo e negócios –, além de assuntos gerais. Cada uma dessas três áreas conta com especialistas virtuais para auxiliar e facilitar o processo de aprendizagem.
O Kantoo Completo possui três níveis de aprendizado: básico, intermediário e avançado. O aluno conta com quatro interfaces de acesso (SMS, voz, web e web mobile), com aulas e exercícios individuais e em grupo, material de aprendizado para download, áudio com diálogos exclusivos e acesso ao blog de seu mentor na web.

Além disso, o Kantoo Completo permite ao cliente conhecer e acompanhar seu desempenho em relação aos demais alunos, ver a evolução no curso e, ao final, poderá obter um certificado de conclusão. A assinatura semanal também sai por R$ 2,99 – com a primeira semana gratuita. O serviço foi desenvolvido em parceria com a La-Mark e SupportComm.
As novas opções de serviços educacionais móveis reforçam o compromisso da Vivo com a inovação, empreendedorismo e democratização do acesso a conteúdos de relevância e qualidade – por qualquer pessoa, a qualquer momento e em qualquer lugar.
Com produtos e serviços no segmento de educação móvel desde 2009, a Vivo oferece hoje 35 serviços. A empresa procura atender aos mais variados públicos, que buscam desde o aprendizado de línguas, preparação para o vestibular até educação em saúde e bem-estar, sucesso profissional e leitura em geral.



Serviços exclusivos de destaque

Além dos lançamentos dos novos serviços, a plataforma traz opções como a Edumobi, a primeira rede de ensino móvel que comercializa e distribui conteúdos da Abril Educação para celulares da Vivo em todo o Brasil. Os doze primeiros cursos (R$ 2,99 por semana cada)  foram desenvolvidos para públicos de todos os perfis e faixa etária: harmonização de vinhos, cursos preparatórios para exames do Detran, Enem e concursos públicos, corrida para iniciantes, planejamento de finanças pessoais,  fotografar bem pelo celular, como dormir melhor, entre outros.
Entre os serviços já disponíveis e que agora se encontram na plataforma está também o "Vivo Português com o Professor Pasquale". O serviço permite ao aluno acessar conteúdos que ajudam a esclarecer as dúvidas mais comuns do nosso idioma, como acentuação, vírgula, concordância verbal e nominal, crase, ortografia, emprego de preposições e várias outras para quem quer se expressar corretamente.
Destaque também para a Nuvem de Livros, biblioteca online multiplataforma com mais de 9 mil títulos, que podem ser acessados por computadores e aplicativos para smartphones e tablets com sistema operacional Android e IOs  (iPhone e iPads). O serviço oferece livros de todos os gêneros, como romances, biografias, contos, crônicas, poesia, até materiais de apoio, entre os quais atlas, enciclopédias e dicionários. Há obras das principais editoras do País,  audiolivros, audiocursos, vídeos exclusivos e entrevistas exclusivas com figuras de renome da literatura nacional conduzidas pela jornalista Mona Dorf.

Paju

Pela primeira vez, o Banco Comunitário de Pajuçara (Paju) vai receber recursos do Governo Federal, através da Secretaria de Políticas para Mulheres. A parceria é para o projeto “Mulheres Empreendendo na Comunidade”, que será lançado no próximo dia 24 de maio, a partir das 9 horas, durante café da manhã, na sede do Instituto Paju, na Rua Elifio de Medeiros, 371, em Pajuçara.
          De acordo com o coordenador técnico do Instituto Paju, Eudásio Alves, o projeto é uma oportunidade de geração de renda, capacitação profissionalizante e acesso ao crédito para às mulheres de baixa renda, inscritas ou não no Bolsa Família. “As mulheres que participarem do projeto vão receber capacitação e ter a oportunidade de implantar, ampliar ou gerenciar seu próprio negócio, além de aprender a trabalhar em profissões como vendedora, cabeleireira, manicure, entre outras” explica Eudásio Alves. O “Mulheres Empreendendo na Comunidade” terá início em junho e vai beneficiar 500 mulheres do município de Maracanaú, na Região Metropolitana. As inscrições já estão abertas.  
          O projeto tem duração de um ano e seis meses. Serão formadas 25 turmas com 20 mulheres cada. Haverá encontros de mobilização, oficinas pedagógicas, orientação de crédito produtivo e cursos de educação financeira para conscientizar as participantes na organização das finanças pessoais e do empreendimento. Em seguida, as mulheres irão solicitar o crédito podendo ser no valor inicial de R$ 2 mil.
          A última etapa do projeto, que consiste na realização de cursos de capacitação, as participantes irão desenvolver de forma mais aperfeiçoada seu empreendimento com a formação profissionalizante na área escolhida. Os cursos possuem duração de 60 a 80 horas. No final de cada turma, serão avaliados o nível de satisfação dos participantes com a programação, o apoio ao desenvolvimento do curso, a aplicabilidade, a utilidade e os resultados do treinamento e o resultado prático na vida pessoal e profissional de cada participante por meio de entrevistas, pesquisas e depoimentos das mulheres participantes.
          O “Mulheres Empreendendo na Comunidade”, que começou a ser executado em outubro de 2012, beneficiou nove mil mulheres em 11 municípios da Região Metropolitana promovendo a emancipação socioprodutiva e financeira de milhares famílias. “Conseguimos com êxito estimular a capacidade empreendedora dessas mulheres e potencializar as atividades produtivas que já existiam, minimizando progressivamente o estado de pobreza e miséria em muitas comunidades. Para esta novo projeto queremos dar continuidade a essa história de crescimento pessoal, profissional e de desenvolvimento humano em Maracanaú” conclui Eudásio.
   
Banco Paju

          O Banco Paju foi fundado em dezembro de 2006. Ao longo de sua história a instituição se destaca pela realização de diversas Feiras Solidárias, exposições e apresentações culturais. Em 2007 foi implantada a moeda social “Maracanã” ao valor de R$ 1 e que circula na comunidade.

          Em Pajuçara, o Instituto Paju já ajudou a implantar e apoiar no desenvolvimento de várias pequenas empresas comunitárias de confecção, material de limpeza, couros, artesanato, produtos de higiene e produtos de beleza e Rede Associativas. As ações do Instituto Paju consistem na concessão de crédito, capacitação para o empreendedorismo, acompanhamento técnico, articulação de parcerias e canais de comercialização dos produtos.

           Para demonstrar a amplitude e atuação do projeto, o Banco Paju recebeu ao longo dos últimos três anos, visitas do Governo da Venezuela, além de estudantes de mais de 40 países,  da TV pública da Áustria, da Universidade Americana de Columbia, do Governo do Acre e instituições locais.
Serviço: Lançamento do Projeto "Mulheres Empreendendo na Comunidade "
Data: 24 de maio de 2013 (Sexta-Feira)
Horário: 9hs
Endereço: Sede do Instituto Paju - Rua Elífio de Medeiros, 371, em Pajuçara.

Mais informações à imprensa: Inove Comunicação (85) 3087-9551 

Seguidores

Arquivo do blog