Pesquisar no blog

sábado, 1 de junho de 2013

Para Copa das Confederações

Neste sábado começou o cadastro de vendedores ambulantes que tenham interesse em trabalhar nos três jogos da Copa das Confederações, que acontecerá em junho, nos dias 19, 23 e 27. 
Para os três jogos são disponibilizadas 200 vagas para o entorno da Arena Castelão e outras 50 que deverão comercializar seus produtos no Polo Urbanizado da Lagoa de Messejana, próximo ao terminal de ônibus. Para realizar o cadastro, os ambulantes deverão apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço (água, luz ou telefone) e ainda duas fotos em tamanho 3x4.
A Secretaria Regional VI informa ainda que, caso o número de vendedores cadastrados exceda a quantidade de vagas disponíveis (250), haverá sorteio das vagas entre os presentes, definindo assim os ambulantes credenciados. Posteriormente, os vendedores receberão orientação e treinamento do trabalho temporário na Copa das Confederações.
Outras informações podem ser obtidas na sede da Regional VI, localizada na Rua Padre Pedro de Alencar, 789 - Messejana ou pelo telefone (85) 3488-3110 - setor de serviços urbanos.

Contra a paralisia

Uma nova campanha de vacinação em crianças está com a data definida pelo Ministério da Saúde. De 8 a 21 de junho os pais têm o compromisso com a saúde dos filhos. Nesse período, ocorrerá em todo o país a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. No Ceará, a meta é imunizar 594.019 crianças. Atenção para a idade: serão vacinadas as crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. A meta é vacinar, no mínimo, 95%, das crianças nessa faixa etária. No ano passado, o Ceará superou a meta, atingindo 98,63% do público de crianças com menos de 5 anos.

Na estrutura da campanha da vacinação, o Ceará terá 20 mil profissionais envolvidos nos 184 municípios. A quantidade de postos fixos e volantes foi planejada para facilitar o acesso a vacina. Serão 1.900 postos fixos e 1.350 volantes. Para informações sobre locais de vacinação ou outras dúvidas, a população pode ligar gratuitamente para o 08002751520, o  serviço de teleatendimento da Secretaria da Saúde do Estado.

Outras vacinas

Nos postos, durante a Campanha da Vacinação contra a Paralisia Infantil, haverá oportunidade para atualizar os cartões de vacinação.  Isso porque, além da pólio, estarão à disposição outras vacinas. Entre elas,  a vacina contra hepatite B, rotavírus, difteria e tétano, pneumocócica 10 valente, menigocócica conjugada C. 

Semana do Meio Ambiente

Na Semana do Meio Ambiente, além de uma programação interna voltada para o tema, a Cagece inscreve seu projeto Reciclocidades na 5 a edição do Prêmio ODM Brasil (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio). O Reciclocidades é desenvolvido pela Cagece, desde 2009, e contribui diretamente para garantir um dos Objetivos do Milênio que é a sustentabilidade ambiental, capacitando artesãs para a confecção de objetos com material reciclado.
O Reciclocidades incentiva a formação de grupos produtivos, capacitando seus membros e acompanhando o crescimento da equipe, ajudando a firmar parcerias estratégicas e a divulgar os produtos. Os grupos atuam na confecção de artesanato, através de materiais reciclados, como forma de contribuir para a geração de renda nas famílias.
Entre os oito Objetivos do Milênio, o Reciclocidades contribui também para erradicar a extrema pobreza e a fome, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres e estabelecer parceria mundial para o desenvolvimento. As metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
O Prêmio ODM Brasil incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O Prêmio é uma iniciativa pioneira no mundo e foi proposto pelo Governo Federal. A ação conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado.
Programação
A programação da Cagece, relativa à Semana do Meio Ambiente, inclui oficinas de reciclagem e exposição de produtos gerados por meio de reciclagem. Também constam das atividades, uma palestra sobre os Objetivos do Milênio, a apresentação das ações da empresa na área de meio ambiente e responsabilidade social, além da troca de material reciclável por brindes e a distribuição de mudas  de árvores.
As oficinas de reciclagem serão promovidas na quinta e na sexta-feira, dia 6 e 7 de junho, de 9 a 17 horas. A feira da sustentabilidade será nos dias 4, 5, 6 e 7 de junho, de 9 a 17 horas, sendo que na terça-feira, dia 4, mais produtos serão expostos, por mais entidades. Os produtos estarão à venda.

SERVIÇO:
Local: sede da Cagece – na Avenida Lauro Vieira Chaves, 1030, bairro Vila União, Fortaleza.
Dia 03/06
8h30min – Abertura.
9h – apresentação de teatro de mamulengo.
9h30min – Palestra: O Brasil e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM
10h – apresentação de teatro: Gota de Esperança
10h30min – apresentação das ações da Cagece na área de meio ambiente
11h – apresentação das ações da Cagece na área de responsabilidade social.
Dia 04/06
De 9h a 17h – Feira de Sustentabilidade – Exposição de produtos das Instituições Mãos de Criam; Abrigo Renascer; INEC; Recanto de Luz; Reciclocidades e Canoa Mulher.
Dia 05/06
De 8h a 12h – Rodada da Sorte Solidária – troca de material reciclável por brindes.
8h30min – Distribuição de mudas de árvores.
De 9h a 17h – Feira de produtos da instituição Mãos que Criam.
Dia 06/06
De 9h a 17h – oficina de reciclagem.
De 9h a 17h – Feira de produtos da instituição Mãos que Criam.
Dia 07/05
De 9h a 17h – oficina de reciclagem.
De 9h a 17h – Feira de produtos da instituição Mãos que Criam.


Informações : Prêmio ODM - http://www.odmbrasil.gov.br
 
Assessoria de Imprensa da Cagece

Leão goleia Baraúnas

  • O Fortaleza goleou o Baraúnas por 4 a 1, com gols de Assisinho (2) e Jailson (2), na estreia da Terceirona do Brasileirão de 2013.
  • Pela Quartona o Tiradentes fez 1 a 0 no Central de Caruaru (PE) e o Guarany de Sobral empatou em 1 a 1 com o Ypiranga (PE).


Ciro e Campos

Folha de São Paulo 
NATUZA NERY
DE BRASÍLIA

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, selou um acordo de cessar-fogo com o ex-ministro Ciro Gomes, o integrante do PSB que até agora expressou de forma mais contundente sua discordância com o projeto de Campos de disputar a eleição presidencial do próximo ano.
Em um longo jantar no Recife no domingo passado, os dois correligionários discutiram suas divergências e fizeram um pacto para só definir no ano que vem se o partido terá ou não um nome próprio na corrida presidencial.
Enquanto o governador de Pernambuco trabalha com a hipótese de concorrer ao Palácio do Planalto, Ciro e seu irmão, o governador do Ceará, Cid Gomes, declaram apoio público à reeleição da presidente Dilma Rousseff.
Ciro declarou seu apoio a Dilma novamente no jantar no Recife, mas deixou portas abertas para eventualmente rever sua posição no futuro.
Segundo a Folha apurou, os dois combinaram de conversar mais. Campos pediu que Ciro, que foi ministro da Integração Nacional no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de quem foi próximo no passado, lidere no PSB debates sobre a economia e discuta alternativas para tirar o país do ciclo de baixo crescimento.
Na política, os dois reclamaram da dependência de Dilma em relação ao PMDB, o parceiro preferencial da coalizão governista. Essa relação, aliás, sempre foi criticada pelo cearense.
Ambos conversaram a sós e "desarmados", conforme definiu um integrante da legenda. E Ciro não apresentou resistência a um possível desembarque da Esplanada. Segundo relatos, ele repetiu uma tese antiga: o PSB pode ajudar na governabilidade sem cargos no governo.
Um acordo de paz, mesmo que transitório, é positivo para o pernambucano. Primeiro, porque ajuda a afrouxar a tensão interna no PSB. Segundo, porque tira o correligionário do grupo que expõe, de maneira crítica, divisões internas. Ciro é conhecido pelo estilo mordaz de falar.

A conversa de domingo, até pouco tempo atrás considerada improvável, ocorre num momento em que governadores do partido e o próprio ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, indicado por Campos para o governo, expressam apoio à reeleição de Dilma.

O jantar no Recife ocorreu por iniciativa do pernambucano, após um emissário telefonar para sondar se haveria consentimento de Ciro Gomes. Minutos depois, o convite foi formalizado.

A distância entre os dois ficou nítida em 2010, quando Ciro teve sua candidatura à Presidência retirada pelo PSB. Na ocasião, a sigla preferiu ficar com a candidata indicada pelo presidente Lula. Hoje é Campos quem ensaia voo solo e enfrenta a resistência dos irmãos Gomes.

INCÔMODO

Enquanto se esforçam para aliviar as tensões internas, defensores da candidatura de Eduardo Campos não escondem o incômodo com o que chamam de "governismo" do vice-presidente nacional da legenda, Roberto Amaral.

O mal-estar começou em fevereiro, quando o dirigente foi à festa de 10 anos do PT e fez elogios ao governo federal num discurso. Depois, intensificou-se em março, após o dirigente confirmar presença em outra festa petista, no Ceará, terreno considerado inimigo naquele momento.

A reação foi tão forte que Amaral cancelou a viagem. Mas as queixas persistiram. Aliados de Campos dizem que o vice tem feito restrições a uma chapa para 2014 que não seja puramente de esquerda, o que inviabilizaria a formação de uma aliança competitiva, com mais tempo de TV.

"Sou a favor da candidatura própria e o nome que unifica é o de Eduardo", disse Amaral à Folha. "Não ajuda nada meu partido ficar remexendo essas coisas. Sou o mais entusiasta da candidatura própria."

Baleia, Mundaú e Baiana impróprias ao banho

Novos boletins de balneabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), informam nesta sexta-feira (31) as praias próprias para banho em Fortaleza, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e litoral do Estado. O resultado das análises aponta o total de 20 de pontos próprios para banho na Capital. Já osresultados das praias localizadas na RMF e no litoral do restante do Estado, com 34 pontos monitorados, indicam cinco pontos impróprios, localizados em São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Mundaú, Trairi, Itapipoca e Camocim.

As análises levam em consideração aspectos tais como condições climáticas, aumento da maré, presença de animais, disposição imprópria de resíduos sólidos e adensamento urbano nas proximidades das praias. Eles podem interferir no resultado da balneabilidade. As águas são avaliadas nas categorias própria e imprópria utilizando como parâmetro indicador básico a densidade de coliformes termotolerantes (ou fecais).

Alerta com chuvas

Segundo a Geamo, é importante que os banhistas fiquem atentos no período chuvoso e busquem evitar o contato com o mar. A intensidade de chuvas podem contribuir para a deterioração da qualidade das águas das praias, já que grande quantidade de esgotos sem tratamento, lixo e outros detritos são carreados pela águas através de galerias pluviais, córregos e canais de drenagem.

Resultado das análises em Fortaleza

Pontos Próprios:
Caça e Pesca
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Barraca Beleza
Início da Rua Ismael Pordeus
Clube de Engenharia
Farol
Iate
Ed. Vista del Mare
Edifício Arpoador
Final da Rua José Vilar
Volta da Jurema
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
INACE (Ind. Naval do Ceará)
Marina’s Park Hotel
Início da Av. Philomeno Gomes


Pontos Impróprios:
Mucuripe
Estátua de Iracema
Ideal Clube
Início da Av. Pasteur
Colônias
Início da Rua Lagoa do abaeté
Goiabeiras
Horta
Barraca Big Jeans
Barra do Ceará
Kartódromo

Resultado das análises na RMF e litoral Leste e Oeste

RMF

Pontos Próprios:
COFECO – Barraca Cristal (Aquiraz)
Porto das Dunas – Barraca do Tadeu, em frente a colônia da SEFAZ (Aquiraz)
Prainha – Barraca Nossa Senhora de Fátima (Aquiraz)
Presídio – Av. Francisco Filomeno Stuart Gomes (Aquiraz)
Iguape – Peixada do Iguape, em frente ao Centro de Rendeiras (Aquiraz)
Barro Preto – Barraca Energia Erótica (Aquiraz)
Batoque – Barraca Pat Mar (Aquiraz)
Icaraí – Tô com Fome (Caucaia)
Tabuba – Rua da Padaria Fortpão (Caucaia)
Cumbuco – Barraca Lisboa (Caucaia)
Lagamar do Cauípe – Barraca “O Betinho” (Caucaia)
Pecém – Rua da Igreja, (São Gonçalo do Amarante)

Ponto Impróprio:
Taíba – Bar Encontro dos Amigos (São Gonçalo do Amarante)


Restante do litoral cearense

Pontos Próprios:
Barra Nova – Barraca Veleiro (Cascavel)
Tabubinha – Pousada Oca dos Índios (Beberibe)
Morro Branco Velho – Palhoça Beira Mar (Beberibe)
Praia das Fontes – Bar Peixada das Fontes (Beberibe)
Canto Verde – Pousada Beira-Mar (Beberibe)
Pontal de Maceió – Barraca Tropical (Fortim)
Canoa Quebrada – Barraca “O Casqueiro” (Aracati)
Majorlândia – Barraca Brisa do Mar (Aracati)
Quixaba – Barraca Marisol (Aracati)
Redonda – Barraca do Chicó (Icapuí)
Lagoinha – Pousada Vivamar (Paraipaba)
Flecheiras – Restaurante “O Edmar” (Trairi)
Icaraí de Amontada – Praça dos Navegantes (Amontada)
Almofala – Barraca da Lúcia (Itarema)
Jericoacoara – Ancoradouro Restaurante (Jijoca de Jericoacoara)
Bitupitá – Restaurante Leste Mar (Barroquinha)

Pontos Impróprios:
Paracuru – Barraca da Baiana (Paracuru)
Mundaú – Centro Cultural de Mundaú (Trairi)
Baleia – Colônia de Pescadores (Itapipoca)
Camocim – Colônia de Pescadores (Camocim)

Sociodigital

Capacitar profissionalmente e promover a inclusão sociodigital de crianças e adolescente do interior do Ceará.  Foi com este objetivo que, durante 4 meses, 32  jovens de São Gonçalo do Amarante foram contemplados a participar dos  cursos ofertados pelo projeto EPADA.
No projeto, os jovens participaram gratuitamente dos cursos de computação gráfica e cinema, sendo treinados por profissionais renomados e utilizando softwares de alto nível.
Antes, os interessados participaram de workshop com exibições de produções audiovisuais e responderam questionários para averiguar a aptidão e disponibilidade de cada jovem, durante o qual foram selecionados.
Agora, finalizada a última parte da capacitação, os alunos recebem certificado de conclusão do curso. A solenidade de entrega acontece nesta terça-feira, 04 de junho, às 11h30, no auditório do Centro Vocacional Técnico de São Gonçalo do Amarante (CVTEC). Na ocasião, serão exibidos filmes experimentais com temáticas sócio-ambientais realizados durante o curso.
O projeto EPADA tem apoio da Endesa Fortaleza, do grupo Endesa Brasil e do Governo do Estado do Ceará (via Secretaria de Cultura) e apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante.

Serviço
Solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso Epada
Local: Centro Vocacional Técnico de São Gonçalo do Amarante (CVTEC)
Rua Estrada da Liberdade, s/n, Liberdade
Data Terça-feira, 04 de junho
Horário: 11h30

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Joanice Sampaio

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Em junho

Junho é caracterizado pelas tradicionais festas juninas. O Danadim apresenta no primeiro dia do mês, sábado (1), o Arrasta-pé do Danadim, evento que vai abrir oficialmente os festejos juninos de Fortaleza com muito forró, animação e gente bonita. A festa fica sob o comando do Forró Real, uma das bandas de maior sucesso no cenário forrozeiro e o Forró 100% que, apesar de lançado recentemente, já é uma das atrações mais cotadas do momento e tem como vocalistas Samyra Show e Markinho Papai. Ainda se apresentam Manu Castro e a banda Seu Minino, que irá gravar seu novo CD. O Danadim abre às 22 horas e fica na Avenida Godofredo Maciel, nº 1.179, Maraponga. Informações: (85) 3264 8091. Vendas na bilheteria da casa. Valor R$ 20,00.

Segundona do Brasileirão

Icasa já em Romeirão contra o Avaí, pela terceira rodada da Segundona do Brasileirão. Logo mais às nove e cinquenta tem ABC x Ceará, no Rio Grande do Norte.

No TJA

O Fim de semana no Theatro José de Alencar será de grandes espetáculos para público de todas as idades, com música, teatro e visita guiada ao teatro e ao jardim. De sexta a domingo, os apreciadores das artes cênicas podem conferir Woyzeck, novo espetáculo da Cia. Teatro Mosca, e na sexta e sábado a Bololô Cia. Cênica, do Rio Grande do Norte, apresenta Retrato do artista quando coisa, como parte do projeto BNB Arte Retirante. 
Considerada a obra-prima de Büchner, contendo elementos que apareceriam na dramaturgia mundial apenas durante as vanguardas do século XX, Woyzeck nos traz a trajetória de Friedrich Johann Franz Woyzeck, um soldado, trabalhador e dedicado à mulher, Maria, e ao filho pequeno. O ponto central da obra é a relação de Woyzeck com as pressões impostas a ele por seu mundo circundante, fortemente representado nas figuras do Capitão, com sua moral de guerra e do Médico, de quem Woyzeck é cobaia em experiências médicas quase macabras. Em comemoração ao bicentenário de nascimento do autor alemão, a Cia Teatro Mosca propõe uma releitura do clássico tendo como ponto de partida elementos da cultura Punck e do Death Metal. A direção é de Aldo Marcozzi. 
No domingo, Aliança Francesa, CCBNB e TJA apresentam no projeto Músicas do Mundo o duo francês DANIEL MILLE (acordeon) e STÉPHANE CHAUSSE (clarinete, flauta e saxofone), em concerto de jazz. A apresentação será às 18 horas no palco principal, com acesso gratuito. 
E para quem quer conhecer melhor o Theatro José de Alencar, a Visita Guiada é uma boa programação para moradores e visitantes de todas as idades. A visita percorre o teatro monumento, que em junho completa 103 anos. No domingo o foco é no Jardim do TJA, projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, onde a guia Vilani Barbosa apresenta a riqueza das mais de 40 espécies nativas de vários continentes. A ênfase da visita no domingo é o jardim, mas também passa pelo teatro. 
PROGRAMAÇÃO 
SEXTA, 31 

VISITA GUIADA ao TJA
Sexta-feira nos seguintes horários: 9h, 10h, 11h, 12h + 14h, 15h, 16h, 17h. R$ 2 e 4.

WOYZECK
Estreia do espetáculo da Cia. Teatro Mosca – Dia 31 (sexta), às 19h30, na sala de teatro do Theatro José de Alencar. R$ 6 e 12. 16 anos. 75min. 100 lugares.

CCBNB Arte Retirante: RETRATO DO ARTISTA QUANDO COISA
Espetáculo da Bololô Cia. Cênica (RN) – Dia 31 (sexta), às 19h30, no palco principal do Theatro José de Alencar Grátis. 60min. 100 lugares.

SÁBADO, 01

VISITA GUIADA ao TJA
Sábado nos seguintes horários: 14h, 15h, 16h, 17h. R$ 2 e 4.

CCBNB Arte Retirante: RETRATO DO ARTISTA QUANDO COISA
Espetáculo da Bololô Cia. Cênica (RN) – Dia 01 de junho, às 18h e 20h, no palco principal do Theatro José de Alencar Grátis. 60min. 100 lugares.

WOYZECK
Espetáculo da Cia Teatro Mosca - Dias 01 e 02, 19h30, na Sala de Teatro no Anexo do Theatro José de Alencar R$ 6 e 12. 16 anos. 75min. 100 lugares.

DOMINGO, 02

VISITA GUIADA ao JARDIM DO TJA
Domingo nos seguintes horários: 14h, 15h, 16h, 17hR$ 2 e 4.

DANIEL MILLE (acordeon) e STÉPHANE CHAUSSE (clarinete, flauta e saxofone)
Aliança Francesa, CCBNB e TJA apresentam show de jazz com o duo da França - Dia 02, às 18h, no palco principal do Theatro José de Alencar Grátis. Livre. 750 lugares.

WOYZECK
Espetáculo da Cia Teatro Mosca - Dia 02, 19h30, na Sala de Teatro no Anexo do Theatro José de Alencar. (R$ 6 e 12. 16 anos. 75min. 100 lugares.Tel: 

Theatro José de Alencar:
Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro, Fortaleza.  Tel: (85)3101.2583.

O estado de José Carlos Pontes


Eis nota do Grupo Marquise sobre a saúde de José Carlos Pontes:
"O Grupo Marquise informa que o empresário José Carlos Pontes, controlador do grupo, está se reabilitando bem e clinicamente estável. A cirurgia realizada ontem (30) foi bem sucedida. A previsão é de que José Carlos Pontes saia da Unidade de Terapia Intensiva nos próximos dias e dê continuidade ao tratamento, que o possibilitará seguir suas atividades normalmente. Desde já, a família agradece a preocupação de todos".

Leitura na Aço Cearense

Pesquisa recente do IBOPE divulgou o Ceará como o último lugar no ranking dos estados com hábito de leitura, para estimular a mudança do paradigma e a criação do hábito da leitura como lazer, a Aço Cearense Industrial desenvolveu o Projeto Biblioteca Itinerante. A ação incentiva a leitura
 
disponibilizando um acervo de 150 livros com obras clássicas e contemporâneas, de autores como Hermann Hesse, Fernando Sabino, Machado de Assis e Clarice Lispector e os cearenses Patativa do Assaré, José de Alencar e Rachel de Queiroz, além de jornais e revistas que ficam disponíveis para os colaboradores da indústria.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

O acidente de Guaramiranga

Lauriberto Braga - Agência Estado
Fortaleza - Um helicóptero caiu, no final da manhã desta quinta-feira (30), em Guaramiranga, a 109 quilômetros de Fortaleza. No acidente, seis pessoas saíram feridas. O helicóptero era conduzido por um piloto, que levava o presidente do Grupo Marquise e familiares para uma propriedade na serra de Guaramiranga. A Polícia investiga as causas do acidente.

Os feridos foram conduzidos para o hospital municipal de Guaramiranga, onde receberam socorros e não correm risco de morte. Mas José Carlos Pontes teve que ser transferido para Fortaleza, onde se submeteu a uma cirurgia para amputação de uma das pernas. Ele está internado no Hospital São Mateus em estado de observação após a amputação da perna, com possibilidade de implante da própria perna, que foi congelada ainda nesta quinta-feira.

Agora há pouco o Grupo Marquise lançou a seguinte nota sobre o acidente: "Grupo Marquise esclarece que, na manhã de hoje (30), o helicóptero que transportava o empresário José Carlos Pontes, controlador do grupo, tombou quando já se encontrava em solo, após o pouso, no município de Guaramiranga. Em decorrência do acidente, o empresário será submetido a uma cirurgia na perna, ainda nesta quinta-feira (30), mas não corre perigo de vida. Todos os demais ocupantes do helicóptero foram prontamente atendidos e também passam bem. Desde já, a família agradece a preocupação de toda a comunidade cearense".

José Carlos Pontes é dono da Construtora Marquise, do Gran Marquise Hotel, da TV e Rádio Tambaú, Ecofor e uma rede de empresas com atuação na Construção Civil, Ambiental, Finanças, Hotelaria e Comunicação em 17 estados brasileiros.

Liminar

CLARISSA THOMÉ - O Estado de S. Paulo
RIO - A juíza da 13.ª Vara de Fazenda da Capital, Adriana Costa dos Santos, que responde pelo plantão judiciário, deu liminar, agora há pouco, suspendendo jogo de domingo entre Brasil e Inglaterra, no Maracanã, por considerar que o estádio não oferece segurança para o público. O pedido para o cancelamento do jogo foi feito pelo Ministério Público Estadual. Seria o segundo evento teste do Maracanã, antes do início da Copa das Confederações.
Na ação civil pública, o MP pede que o jogo seja suspenso para "garantir a segurança" até que sejam apresentados laudos técnicos que comprovem que o estádio está em condições de sediar jogos e eventos. "Apesar das inúmeras solicitações feitas pelo Ministério Público, os laudos não foram entregues em sua totalidade, não havendo, até o momento, a comprovação de que o estádio apresenta os requisitos mínimos necessários para a realização de jogos ou eventos", escreveu a juíza na decisão. Segundo ela, o único laudo apresentado pela Policia Militar, de 29 de maio de 2013, "demonstra que o estádio ainda está em fase de construção".

Caminhada com Maria

Um dos bairros mais antigos de Fortaleza realizará, no último dia de maio, 31, às 7h30, a Caminhada com Maria. Impulsionados pelo Ano da fé, toda a comunidade cordimariana junto à família do Bairro de Fátima, homenageará a Mãe que deu vida e nome ao bairro, cujo nome reflete a religiosidade, por estar consoante com a igreja católica Nossa Senhora de Fátima.
Uma inspiração que nos leva ao exercício da devoção, do esperar em Deus e com Ele caminhar em direção ao sagrado, que está no cotidiano das nossas vidas, no dia-a-dia com o outro e na relação família-escola-sociedade.
Durante o trajeto, estaremos de coração e braços abertos para este encontro que, certamente, nos levará a continuar seguindo o amor de Deus que em Maria se revela.

SERVIÇO:
DIA: 31/05/2013
LOCAL: Lateral do CNSG, pela Rua Carlos Ribeiro, no Ginásio “O Marião”.
HORÁRIO: 07H30
PERCURSO: Seguiremos pela Carlos Ribeiro, até a Praça Argentina e desceremos pela Rua Dr. José Victor
CHEGADA: Lateral do CNSG, pela Rua Dr. José Victor, no Ginásio “O Julião”. 

Laura Bandeira
Jornalista - Assessoria de imprensa 

Acidente em Guaramiranga

Eis a nota oficial do Grupo Marquise sobre o acidente de helicóptero de hoje em Guaramiranga:
"O Grupo Marquise esclarece que, na manhã de hoje (30), o helicóptero que transportava o empresário José Carlos Pontes, controlador do grupo, tombou quando já se encontrava em solo, após o pouso, no município de Guaramiranga. Em decorrência do acidente, o empresário será submetido a uma cirurgia na perna, ainda nesta quinta-feira (30), mas não corre perigo de vida. Todos os demais ocupantes do helicóptero foram prontamente atendidos e também passam bem. Desde já, a família agradece a preocupação de toda a comunidade cearense".

Fan Feste 2014

As atrações para a Fan Feste de Fortaleza na Copa de 2014 foram anunciadas nesta quinta-feira pelo
secretário especial da Copa 2014 em Fortaleza, Domingos Neto. Vão animar a Copa no Aterro da Praia de Iracema artistas nacionais e locais. Destaque para Carlinhos Brown, Diogo Nogueira, Asa de Águia e
Aviões do Forró.
Foram anunciadas ainda por Domingos Neto shows de Simone e Simaria. Biquini Cavadão, Parangolé, Tomate, Forró do Bom, Forró do Movimento, Humberto e Ronaldo, Sambô e Péricles.
Cerca de dois mil artistas se apresentarão nas 12 cidades-sede da Copa 2014. A programação é gratuita e terá shows musicais, concursos e apresentações de humor, teatro e dança.

Corpus Christi

Quinta- feira, dia 30 de maio, é celebrada a Solenidade de Corpus Christi.
Na Arquidiocese de Fortaleza, a celebração solene será no Santuário Arquidiocesano de Adoração, na Paróquia de São Benedito.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
  6h -  Exposição do Santíssimo Sacramento
13h -  Louvor Eucarístico e testemunhos
15h - Hora Santa Eucarística com reflexão da Palavra de Deus
16h - Solene Celebração Eucarística de Corpus Christi
        Presidida por Dom José Antônio A. Tosi Marques
17h30min - Procissão com o Santíssimo Sacramento
        Saída da Paróquia de São Benedito até a Catedral
19h - Missa e Benção Solene na Catedral Metropolitana de Fortaleza

NA CATEDRAL - Nesse dia, Solenidade de Corpus Christi, haverá missa na Catedral Metropolitana de Fortaleza nos seguintes horários: 10h, 12h e às 19 horas, após a procissão que chegará da Paróquia São Benedito.
CONTATOS:  Catedral Metropolitana  3231.4196
                         Paróquia de São Benedito  3221.6264

Atenciosamente,

Marta Andrade
Coordenadora do Setor de Comunicação
da Arquidiocese de Fortaleza

Ingressos para Copa das Confederações

O Centro de Ingressos da FIFA em Fortaleza vai continuar com uma operação limitada, por isso infelizmente somente os compradores que agendaram a retirada dos ingressos previamente deverão se apresentar no local.

A MATCH, prestadora de serviço da FIFA, está trabalhando constantemente para resolver os problemas técnicos que aconteceram somente em Fortaleza, no primeiro dia da operação. Gostaríamos de nos desculpar pelos transtornos causados.

Durante o decorrer do segundo dia de operação, informaremos os torcedores assim que a operação se normalizar. Em caso de dúvidas, pedimos ao público que ligue para 0300 021-2014 ou escreva para enquiries@2013ftc.com.br.

É importante ressaltar que todos os compradores devem apresentar o RG brasileiro ou o passaporte, no caso de estrangeiros.

Atenciosamente,
Departamento de Imprensa da FIFA

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Volta para o Vitória

Ceará dispensa o sofrível Alan Lopes Pinheiro, atacante que decepcionou nos 30 minutos que atuou ontem, no Presidente Vargas, contra o Paysandu (PB), pela Segundona do Brasileirão 2013. O atacante de 22 anos tem 1m80cm, pega 72 quilos e será devolvido ao Vitória (BA).

Não existe almoço grátis!

Por Marcos Hiller*

Quando nosso amigo Mark Zuckerberg criou o Facebook em um simples dormitório de Harvard, ele não criou um site para conectar as pessoas. Cá entre nós, ele criou uma mídia. Uma potente mídia que hoje atinge mais de 1 bilhão de usuários e onde as marcas, por exemplo, se apropriam do espaço comunicacional para tentar construir histórias relevantes e com isso seduzir e arrebanhar consumidores. Ou seja, criam uma fanpage, investem em design, desenvolvem um planejamento de conteúdo e, assim, alcançam mais um “touch point” de conexão com os seus mais diversos públicos. Mas, de novo, o que Zuckerberg criou ali foi uma mídia à serviço de agências de publicidade e de anunciantes com gordos orçamentos de marketing para atingir suas respectivas metas de vendas, engajamento, reputação, envolvimento, likes ou como queira chamar.

E quando se cria a uma mídia, ainda mais no ecossistema digital que habitamos, é preciso que se pense na forma de como ganhar enormes volumes de dinheiro com aquilo. No final do ano passado, o Facebook arquitetou uma manobra que gerou críticas por todo o mundo. Ele virou uma chave e, de uma hora para outra, apenas uma pequena fração de usuários passou a enxergar os posts que uma marca publicava em sua fanpage. Há quem diga que míseros 16% de nossos “curtidores” vêem o que nossa marca publica. Quer que mais usuários (ou “likers”) visualizem uma publicação de uma promoção, ou foto ou frase do dia? É muito simples? Pague! Vou usar uma analogia terrível, mas é exatamente assim que enxergo essa polêmica manobra de Zuckerberg. Ele fez o papel do traficante que começa aliciando com drogas leves e grátis para em seguida cobrar caro pelo vício de substâncias mais pesadas. Guardadas as devidas proporções dessa triste analogia, foi exatamente assim que muitas marcas se sentiram. Começam a pagar e a investir alto para poder conversar com um número cada vez maior de fãs.

Nesse sentido, as marcas questionar: por que colocar uma grande quantidade de energia para a construção de uma presença online consistente e sedutora no Facebook, se isso não atinge 100% de nossos fãs? E as taxas cobradas pelo Facebook não são baratas. O que nos conforta é que vivemos num capitalismo livre. Isso não é extorsão de dinheiro, é apenas capitalismo. Um sistema feroz, mas é assim que a banda toca hoje. Não existe almoço gratis! Eles estão certos e escorados em uma simples lógica de livre mercado. Do ponto de vista de um CEO ou de um Diretor de Marketing de uma grande empresa, esse é um grande dilema. Investir? Quanto investir? Como mensurar? Dezenas de questionamentos como esses são feitos nas mesas de reuniões no exato instante que você lê esse meu despretensioso texto.

O curioso dessa história é que não foram apenas as chamadas "páginas de fãs" que sofreram com essa mudança, pois começamos a perceber que as nossas publicações em páginas de perfis (de usuários individuais do Facebook, gente como a gente) também não estavam sendo vistas por 100% de nossos amigos. Sim, isso mesmo,  eu, com o meu perfil pessoal, posso pagar e também promover meus posts. Basta dar o número de cartão de crédito que os likes se multiplicam. Vemos aqui uma intenção clara do Facebook em induzir as pessoas a se enxergarem como marcas. E, ao analisarmos o comportamento online de marcas nessas plataformas, percebemos que algumas delas também se humanizam, se personificam, justamente para ir atrás do tão almejado polegar pra cima de seu consumidor-fã. O Ponto Frio é um clássico exemplo, com a criação do pinguim que tenta humanizar a marca, aplicando certa dose de bom humor para se aproximar cada vez mais dos usuários. A estratégia é ousada. O problema é que esse tom de comunicação da marca Ponto Frio nas redes sociais destoa completamente dos demais pontos de contato da marca, como por exemplo o 0800, a propaganda, a postura de um vendedor da loja, etc. Dessa forma, não somente não se constrói marca, mas se direcioná o foco para o líder de categoria. As marcas tentando se humanizar e as pessoas tentando se transformar em marca.

Pessoalmente, como um blogueiro (blogdohiller.blogspot.com), eu jogo o jogo e dou dinheiro para o Facebook no sentido de promover os meus textos, cursos, debates sobre branding e demais projetos que promovo.  Vejo como um acordo de reciprocidade nos dois sentidos, porque eu divulgo a minha marca (meu blog) no Facebook e ele reforça a percepção da marca Facebook  por meio de widgets de destaque em meu espaço. Mesmo assim, estou quebrando a cabeça e tentando achar outras maneiras de direcionar o tráfego para o meu blog. Enquanto isso, vou utilizando meu Twitter (twitter.com/MarcosHiller) que ainda não virou essa chave (se virou, ainda não percebi) e o Google+, que come pelas beiradas. Com essa forma feroz de ganhar dinheiro, Mark Zuckerberg está matando as presenças online de nossas marcas? É uma boa pergunta.

* Marcos Hiller é coordenador do MBA Marketing, Consumo e Mídia Online da Trevisan Escola de Negócios.

Bololô

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza realiza dois espetáculos cênicos gratuitos neste fim de semana (de sexta-feira a domingo, do dia 31 de maio a 02 de junho), no Centro da cidade.
O primeiro espetáculo acontecerá no Theatro José de Alencar (TJA) [rua Liberato Barroso, 525 – Praça José de Alencar – Centro – fones: (85) 8940.1773 / 3101.2583 / 3101.2566 / 3101.2567 / 3101.2596 / 3101.2603 – e-mail: tja@secult.ce.gov.br], nesta sexta-feira (dia 31 de maio), às 19h30, e no sábado (dia 1º de junho), com apresentação de duas sessões, às 18 horas e às 20 horas.
É a peça teatral Retrato do Artista Quando Coisa, encenada pela Bololô Companhia Cênica, do Estado vizinho do Rio Grande do Norte, dirigida pela Companhia Luna Lunera de Teatro, de Belo Horizonte, capital do Estado brasileiro da região Sudeste, Minas Gerais. O espetáculo foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2011 e realizou temporada de estreia em 2012 e 2013.
O espetáculo é livremente inspirado no livro homônimo do poeta, fazendeiro e advogado Manoel Wenceslau Leite de Barros, nascido em 19 de dezembro de 1916 (tem 97 anos de idade), no Beco da Marinha, beira do Rio Cuiabá, em Cuiabá, capital do Estado brasileiro do Mato Grosso (MT), hoje radicado em Campo Grande (MT).
Retrato do Artista Quando Coisa é, antes de tudo, um convite à brincadeira, ao encantamento, à desconstrução das palavras acostumadas à linguagem dos pássaros e das pedras, ao deslimite. Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: 18 anos.

O Tempo como protagonista

O segundo espetáculo acontecerá no Teatro SESC Emiliano Queiroz (avenida Duque de Caxias – em frente ao Dnocs – Centro – fones: (85) 3452.9066 / 3464.9347), nesta sexta-feira (31 de maio), sábado (dia 1º de junho) e domingo (dia 02 de junho), sempre às 20 horas.
A peça Bodoncogó será encenada pela Companhia Teatro Epigenia, do Rio de Janeiro, com texto do contista, poeta e subeditor de Cultura do jornal Correio da Paraíba [da capital João Pessoa (PB)], Astier Basílio, natural de Campina Grande (PB), e direção de Gustavo Paso. Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: 14 anos.
O projeto de encenação do conto de autoria de Astier Basílio conta a história de Bodocongó, uma cidadezinha perdida no mapa, onde mora um visionário, meio poeta, meio cineasta, que filma o tempo durante um período de 40 anos. O tempo é o seu protagonista.
As relações estabelecidas pelos personagens refletem as contradições dos relacionamentos humanos, estabelecendo um convite à introspecção e ao desnude da psiquê.

Quando as formigas são perseguidas

É preciso transver o mundo, disse Manoel de Barros. O espetáculo Retrato do Artista Quando Coisa é o resultado de uma série de transvisões e transversões, é o fruto do olhar modificado dos atores pela poesia cheia de deslimites de Manoel, é invenção do olhar que vê de azul.
Os atores, assim, com o olhar azulado, cheios de pássaros e atentos mesmo para as coisinhas mais ínfimas, convidam o público a transver: as cenas, os objetos, a eles, a si mesmos, enfim, as coisas. Pois tudo vira coisa, tudo fica passível de transformação, de ser visto de azul, de ser revisto e transvisto.
Numa narrativa não-linear, o espetáculo tem predileção por transver as coisas abandonadas, tem um olhar para baixo – como o que Manoel de Barros confessou ter. Os objetos que compõem o cenário são trastes que foram encontrados no meio da rua, ou inutilidades trazidas a titulo de descarte pelos próprios atores ou por amigos.
Os atores se abandonam às coisas, para fabricar brinquedos com palavras, para delas extrair poesia. Assim, no meio de tantas inutilidades, poesias são desvendadas, formigas são perseguidas, retratos são revelados.
As vozes dos atores se confundem com a voz de Manoel, que ressoa pelo quintal, convidando singelamente a transver o mundo. O espetáculo é, antes de tudo e sem maiores pretensões, um convite. Um convite à brincadeira, ao encantamento, à desconstrução das palavras acostumadas, à linguagem dos pássaros e das pedras, ao deslimite.

Prêmio Funarte de Teatro e Programa de Cultura BNB/BNDES

A Bololô Companhia Cênica foi fundada em 2009 e é formada pelos atores Alex Cordeiro, Arlindo Bezerra, Luana Menezes, Paulinha Medeiros e Rodrigo Silbat.
A Companhia é fruto do desejo, do sonho e da determinação de experimentar as artes cênicas do modo mais fiel, mais livre, mais integral e mais verdadeiro possível.
Hoje a Bololô continua com o mesmo desejo, sonho e determinação de uns anos inocentes atrás, mas agora cada vez mais enriquecida pela convivência e pelos aprendizados de uns anos (já não tão inocentes) de experiência artística profissional.
Tendo como cerne da pesquisa e das criações do grupo as questões relevantes ao intérprete-criador, isto é, de como pode o ator ser propositor da cena, a Bololô deu início ao seu percurso artístico com o processo de criação do seu primeiro espetáculo.
Era “Todo Avental”, uma adaptação do texto “Avental Todo Sujo de Ovo”, do premiado dramaturgo cearense Marcos Barbosa. Estreou o espetáculo “Todo Avental” em 2011, dirigido pelo encenador Alex Cordeiro e patrocinado pelo Programa de Cultura BNB/BNDES – Edição 2010.
Em 2012, a Bololô foi convidada para participar do Projeto Jovens Escribas em Cena, do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare em parceria com o coletivo de escritores Jovens Escribas.
Nasceu, a partir deste projeto, o experimento “Na Mesa com o Bobo”, uma adaptação do texto “Yorrick”, do escritor Márcio Benjamim. “Na Mesa com o Bobo” permanece enquanto um experimento cênico performático no repertório da Companhia.
Também em 2012, a Companhia teve o projeto “Retrato do Artista Quando Coisa” viabilizado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz – 2011.
O projeto consistia na montagem do espetáculo de mesmo nome, inspirado pela obra poética de Manoel de Barros, e dirigido pela Companhia Luna Lunera de Teatro, de Belo Horizonte (MG). O Prêmio Myriam Muniz possibilitou o encontro das companhias e viabilizou a produção do espetáculo, que estreou em dezembro de 2012.
A Bololô acredita na riqueza e na importância da pesquisa e da investigação artística para o desenvolvimento de trabalhos sólidos e singulares, que estejam em consonância com as convicções dos seus atores-criadores.
Acredita, ainda e essencialmente, na relevância do encontro – tanto com outras companhias de arte quanto com o público – para a continuidade e evolução das suas ações e para o crescimento da companhia no cenário teatral.

Centro de convivência artístico-cultural com 12 mil m2 e 103 anos de existência

Fundado em 17 de junho de 1910 (há 103 anos), o Theatro José de Alencar (TJA) é um centro de convivência artístico-cultural de mais de 12 mil metros quadrados. Integra, além do teatro-monumento, um jardim e o Cena (anexo à edificação histórica). É aberto de terça-feira a domingo.Exuberante exemplar da arquitetura de ferro no Brasil, o TJA se localiza no Centro de Fortaleza, integrando vários espaços.
A edificação de 1910, o chamado teatro-monumento, é dividida em dois blocos. A sala de espetáculo propriamente dita está no segundo bloco. É a fachada mais conhecida, em arquitetura de ferro. Uma sala transparente, atravessada pela luz da cidade. 

Hino do papa Francisco


Em sintonia com a presença do papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que será realizada de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro, a editora PAULUS, em parceria com Irmã Miria Therezinha Kolling, lança hoje, 29, um hino exclusivo ao papa Francisco, que, no dia 13 de março deste ano, deu início ao 266º pontificado da história da Igreja.

O hino “Francisco, no abraço do Redentor” é de autoria da irmã Miria Kolling, religiosa da Congregação do Imaculado Coração de Maria, compositora de música litúrgica e religiosa. Ela afirma que compor o hino foi um deleite, algo que, segundo relata, surgiu espontaneamente, no dia 19 de março, data em que o papa Francisco celebrou a primeira missa como bispo de Roma.

Irmã Miria conta que, ao participar de uma missa em louvor a São José Operário, fez um pedido: “então me veio a ideia de pedir ao querido padroeiro que intercedesse junto a Jesus por mim, pois meu coração desejava saudar nosso querido papa Francisco. Qual não foi minha surpresa, e emoção, ao acordar no meio da noite do dia 20, com a composição a aflorar. A inspiração é algo inexplicável, simplesmente acontece, é mistério de Deus e dom do Espírito. Não há palavras que consigam exprimir a inspiração musical, quando ela realmente vem da alma”, cita a autora.


Para padre Claudiano dos Santos, diretor do departamento multimedial da PAULUS, mais do que expectativa, tem-se um objetivo ao levar a público o hino que a religiosa compôs em homenagem ao papa Francisco. “O objetivo é demonstrar a alegria e a sintonia que temos com o papa e com a missão da Igreja”, exalta ele.

A PAULUS deseja que o hino possa ser divulgado, conhecido e que caia no gosto das pessoas como forma de expressar respeito e carinho pelo papa e pela Igreja, e a Jornada Mundial da Juventude é ótima ocasião para isso.

Irmã Miria explica que o hino não estava pensado e certamente não nasceria se não fosse Francisco o papa eleito. O jeito humilde de se apresentar, inclinando-se para receber a bênção do povo, comoveu irmã Miria e foi a matéria-prima e o motivo inspirador para a singela saudação. O abraço no Cristo Redentor não poderia faltar. Um elemento forte é seu nome “Francisco”, sempre como um refrão, simples e direto também para os estrangeiros. Fácil de cantar, fácil de guardar!


Para a PAULUS e irmã Miria Kolling, “a melodia é fluente e intuitiva, com um ritmo bem brasileiro. A marcha rancho, tão característica do Rio, entra na alma do povo e fica gravada, querendo ser repetida constantemente. Oxalá que esta saudação ganhe voz no coração da juventude e de todos quantos se sentirem tocados pela presença marcante do nosso papa Francisco, que certamente nos confirmará na fé!”.

Naufrágio no Acaraú

"A Agência da Capitania dos Portos em Camocim (AgCamocim) informa que a Marinha do Brasil, a Força Aérea Brasileira e a comunidade marítima da região realizaram um grande esforço de buscas e intensas mobilizações à procura dos pescadores desaparecidos. A extensa área litorânea de Acaraú até o Delta do Rio Parnaíba e parcela do litoral do Estado do Piauí foram varridas visualmente e por equipamentos de localização de última geração, nos períodos diurnos e noturnos, pelos meios navais, embarcações e aéreos empregados.
A AgCamocim mantém a divulgação junto às colônias de pesca do litoral cearense sobre o ocorrido e mantém equipes de Inspeção Naval (IN) percorrendo a área de praia da região, em coordenação com a PMCE e com as equipes de IN da Capitania dos Portos do Piauí (CPPI). Até o presente momento, nenhum indício dos três pescadores desaparecidos foi localizado. Foi promulgado Aviso aos Navegantes, ainda no dia 21 de maio, e todas as embarcações de pequeno e grande porte em trânsito na região já foram alertadas sobre o acidente e quaisquer informações farão contato com a Marinha do Brasil.
Capitão-Tenente José Reginaldo Diniz"

Dia do Desafio em Horizonte

Mais uma vez o Município de Horizonte participa do Dia do Desafio, uma competição mundial voltada para a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. A ação acontece nesta quarta-feira (29), com início a partir das 6h30 e encerramento previsto para as 19h. Este ano, Horizonte irá competir com a cidade de Parral, localizada no Chile. Dentre as opções de exercícios físicos estão: aeróbica, judô, ciclismo, capoeira, apresentações de dança, ioga, kung fu, lian gong, ginástica rítmica, musculação, massagem, caminhada, corrida e alongamento. Este é o 9º ano consecutivo que o Município participa da ação.

De acordo com o coordenador de esportes do Município, Eufrásio Júnior, equipes da Secretaria de Esportes e Juventude (Sejuv), com apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e de todas as secretarias do Município, irão trabalhar para incentivar a prática de exercícios físicos nos ambientes de trabalho e praças da cidade. "Nos últimos anos, Horizonte tem se destacado no Estado com a adesão crescente da população. Em 2012, 82% dos habitantes, ou seja, mais de 40 mil pessoas, participaram da ação. "Queremos combater o sedentarismo e plantar a prática regular de qualquer atividade física no Município", comemora Eufrásio.

No Ceará, dos 184 municípios, 172 já estão inscritos para a competição, correspondendo a 93% de todo o Estado. O vencedor será o município que conseguir o maior número de participantes. O evento é coordenando pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).

Dia do Desafio
A data é comemorada mundialmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio. A ação começou no Canadá, em 1983, e a brincadeira passou a ser difundida em outros países. Desde o ano 2000, o Sesc coordena o evento na América do Sul através do Sesc São Paulo. O objetivo é manter o corpo em movimento e para agradar a todos os gostos e faixas etárias, a programação está bem diversificada.

Mais informações para a Imprensa:
AD2M Engenharia de Comunicação
www.ad2m.com.br | (85) 3258.1001