Pesquisar no blog

sábado, 15 de junho de 2013

Edital do Humor

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), lançou o I Edital do Humor do Ceará, no valor de R$ 500 mil, que é uma das ações que integram a "Virada Cultural".
De acordo com o Presidente do SindiHumor e do Fochum, Francisco Ernesto Martins da Silva, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará atendeu as reivindicações dos humoristas do estado contemplando a classe artística com o Edital, que era um dos principais pontos na luta pelo reconhecimento dos humoristas cearenses enquanto segmento cultural e organizado da sociedade.
Para o secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, o humor é uma marca da cultura cearense, com um grupo que nos últimos anos vem se organizando e conquistando espaços, “assim o Edital vem para impulsionar e fortalecer este movimento”, destacou.
Assessoria de Imprensa da Secult

Como é a seca de 2013?

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgará nesta segunda-feira (17), a avaliação da quadra chuvosa de 2013. O evento será iniciado às 14 horas, no auditório da Instituição (Avenida Rui Barbosa, 1246 – Aldeota), onde serão apresentados os índices pluviométricos dos meses de fevereiro, março, abril e maio em todo o Estado e nas macrorregiões. Logo após a divulgação, acontecerá, no mesmo local, reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca, onde serão discutidas ações para amenizar os efeitos da estiagem no segundo semestre.
“Podemos adiantar que foi uma estação chuvosa irregular e abaixo da média histórica. Na apresentação de sexta-feira, vamos mostrar quais fatores influenciaram para esse quadro, quais as regiões mais afetadas pela estiagem e vamos explicar como deve se comportar as chuvas nos próximos meses”, informa Meiry Sakamoto, chefe do Núcleo de Meteorologia da Funceme.
Reservatórios
Também estarão no evento representantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), tirando dúvidas sobre o gerenciamento dos açudes no Ceará. Hoje, o Estado tem 43% de volume armazenado nos 143 reservatórios monitorados pela instituição. Ainda assim, há mais de 70 açudes com volumes inferiores a 30%.

Serviço:
Balanço da quadra chuvosa
Data: 17 de junho de 2013
Hora: 14h
Local: Auditório da Funceme (Avenida Rui Barbosa, 1246 – Aldeota)

UPA para Copa das Confederações

Fortaleza passa a ter mais uma Unidade de Pronto Atendimento, UPA 24 horas,  aberta dia e noite até nos finais de semana e feriados. Neste sábado (15),  às 9h30, no dia da abertura da Copa das Confederações, o governador Cid Gomes e o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, inauguram a UPA que fica no Conjunto José Walter, na Avenida Presidente Costa e Silva, conhecida como Perimetral, próxima a Chesf. Já começa a funcionar logo após a inauguração, reforçando a estrutura de atendimento da capital durante a Copa das Confederações em casos de urgência e emergência.     
Nas quatro UPAs 24 horas já em funcionamento na Capital, nos bairros Praia do Futuro, Autran Nunes, Messejana e Canindezinho, os dias e as madrugadas têm sido movimentados. O número de atendimentos até a segunda-feira (10),  soma 622.026 nas quatro unidades. Foram instaladas para atender 250 pacientes por dia, em média, mas vêm realizando nos últimos dois meses até 500 atendimentos por dia. “As UPAs passaram a fazer parte da vida da população que sabe que a qualquer hora vai ser bem assistida tanto em termos de profissionais como em estrutura de acolhimento”, afirma o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. Ele observa que “nas UPAs, além da consulta médica, os pacientes  saem com exames laboratoriais e de raio X feitos e com os medicamentos prescritos pelo clínico geral e pediatra, e como unidades públicas, sem nenhum custo para os pacientes”. Na UPA da Praia do Futuro é realizado ainda atendimento odontológico.  
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá
selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Ceará campeão na transparência para Copa

O Ceará é o estado que sediará a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 com melhor  índice de transparência nos gasto do Mundial. Os dados são do Instituto Ethos,  uma organização não governamental que realizou uma pesquisa para saber o grau de transparência dos governos das 12 cidades-sede e que foi publicada na edição desta sexta-feira (14), no jornal O Globo. O Ceará tem o índice de transparência 
considerado alto, com 65,22 pontos, e é seguido por Pernambuco (63,38), Minas Gerais (56,20), Bahia (47,77), Paraná (42,15), Rio Grande do Sul (32,62), Mato Grosso (30,81), Rio de Janeiro (30,33), São Paulo (24,52), Amazonas (16,21) e Rio Grande do Norte (15.74).
A pesquisa levou em consideração fatores como a facilidade de a população acessar informações sobre investimentos, remoções e prazo das obras e aditivos; o nível de atualização dos portais; ouvidorias; e realização de audiências públicas. Em uma escala que vai de zero a 100, mudando de nível de 20 em 20 pontos. Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com reportagem do O 
Globo










Casa Civil










comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3466.4898

Academia Enem

O Academia Enem, curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por intermédio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, com gestão do Instituto Cuca, realizará sua aula inaugural neste sábado, dia 15. Haverá entrega de material didático, camisa e cartão de identificação. O aluno também receberá do curso as passagens necessárias de ida e volta nos dias de aula.

Na ocasião, serão apresentados os detalhes sobre o método do curso e apresentação dos professores, num momento festivo para recepção dos alunos, com DJ e telão para transmissão do jogo Brasil x Japão pela Copa das Confederações. As inscrições encerram-se também no sábado, com inscrições presenciais dos alunos que não conseguiram se inscrever pela internet.

Os aulões acontecem aos domingos, com aulas complementares aos sábados, conforme calendário divulgado no site: www.fortaleza.ce.gov.br/academiaenem. O curso é gratuito e tem como prioridade os alunos matriculados ou que tenham concluído o ensino médio na rede pública de ensino.

O Ginásio Paulo Sarasate será o local de todas as aulas, que acontecem sempre de 13h30 às 18 horas. O programa pretende atender cerca de 6 mil jovens na capital, de junho a dezembro de 2013.  

O Enem é o instrumento de acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do qual faz parte a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em universidades particulares a alunos comprovadamente carentes.

Com o objetivo de tornar menos desiguais as oportunidades de ocupar uma vaga nas universidades cearenses, a Academia Enem tem como princípio norteador a democratização da educação como agente de mudança. Ao mesmo tempo em que visa contribuir para a ascensão dos jovens ao ensino superior, ela os prepara para o ingresso no concorrido mundo do trabalho. Com o curso, os jovens serão inseridos em processo de aprendizagem autônoma e contínua, visando sua maioridade intelectual e progresso social.

Além das aulas presenciais aos domingos, o Academia Enem coloca à disposição dos alunos e visitantes informações sobre oportunidades e educação de um modo geral, tanto no sitewww.fortaleza.ce.gov.br/academiaenem, como em nossa página no Facebook(fb.com/academiaenem). No site, os estudantes também terão acesso a apostilas, material didático complementar, estudos dirigidos, exercícios, vídeoaulas e simulados com as mesmas regulamentações e exigências do Enem.

Para aula inaugural no Ginásio Paulo Sarasate (Rua Ildefonso Albano, 2050), o aluno deverá levar cópia da carteira de identidade e comprovante de residência, para que possa receber o material. 


-----------
Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude - PMF
Dal Pires - 9902.3919
Andrea Araujo - 8808.5666

Liminar

A Petrobras vem informar que obteve, às 19h15 desta sexta-feira (14), o deferimento da liminar pleiteada, em revisão de ofício, por meio de decisão do Ministro do Superior Tribunal de Justiça Benedito Gonçalves, razão pela qual poderá renovar já na segunda feira, dia 17 de junho, sua Certidão Negativa de Débitos Tributários e afastar a cobrança do crédito tributário até o julgamento do recurso especial.

Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
Telefone: 55 (21) 3224-1306 e 3224-2312
Plantão: 55 (21) 9921-1048 e 9985-9623
Fax: 55 (21) 3224-3251 

Luizianne entre BB e BNDES

MARCELO PORTELA - Agência Estado

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, confirmou nesta sexta-feira, em evento empresarial em Araxá (MG), que o governo pretende dar um cargo para a ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT). Luizianne foi convidada pelo presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o governo federal tenta evitar que ela reforce o palanque do socialista.
Pimentel disse que "não sabe" se a oferta de cargos a Luizianne tem "essa questão de evitar movimentos políticos da ex-prefeita". De acordo com ele, é "natural" a administração federal oferecer um cargo à ex-prefeita de Fortaleza. "(Luizianne) foi convidada pela presidente Dilma para um conselho administrativo de um banco oficial. Estamos vendo qual, o Banco do Brasil (BB) ou o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)", afirmou.
De acordo com Pimentel, a ex-prefeita "tem condições de ocupar, representando o Poder Executivo federal, um cargo em qualquer conselho administrativo de empresas federais porque "tem experiência". "Foi prefeita de Fortaleza por oito anos, é professora da Universidade Federal do Ceará (UFCE)", observou.
Mas o ministro evitou falar sobre a possibilidade de o partido bancar a candidatura da petista ao Senado ou ao governo cearense, possibilidades que Campos ofereceu à ex-prefeita. "Aí, quem pode falar é ela mesma e o PT do Ceará", disse. O governo trabalha para construir uma aliança do PT, PSB e demais aliados em torno da candidatura do senador Eunício Oliveira, líder do PMDB no Senado, para o Executivo cearense. O objetivo é garantir uma aliança que ofereça um palanque forte para a candidatura de Dilma na região. Presente no mesmo evento empresarial em Araxá que Pimentel, Eduardo Campos foi questionado sobre a tática do governo, mas não quis se manifestar.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

20 próprias para o banho

Banhistas de Fortaleza podem contar com o total de 20 praias próprias para banho na orla marítima. É o que informa a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), com base no boletim nº 24 de balneabilidade das praias desta sexta-feira (14), que destaca análises de 31 pontos da Capital.

A Geamo ressalta que condições climáticas, aumento da maré, presença de animais, disposição imprópria de resíduos sólidos e adensamento urbano nas proximidades das praias são alguns fatores negativos que podem interferir no resultado da balneabilidade. O monitoramento das praias é realizado pela equipe técnica do setor, seguindo a Resolução 274, de 29 de novembro de 2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Cuidado no período chuvoso

Segundo a Geamo, é importante que banhistas da Capital fiquem atentos nesse período chuvoso e busquem evitar o contato com o mar. A intensidade de chuvas podem contribuir para a deterioração da qualidade das águas das praias, já que grande quantidade de esgotos sem tratamento, lixo e outros detritos são carreados pela águas através de galerias pluviais, córregos e canais de drenagem.


Resultado das análises em Fortaleza:

Pontos Próprios
Caça e Pesca
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia
Barraca Beleza
Início da Rua Ismael Pordeus
Ed. Vista del Mare
Edifício Arpoador
Final da Rua José Vilar
Volta da Jurema
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
INACE (Ind. Naval do Ceará)
Marina’s Park Hotel
Início da Av. Philomeno Gomes
Horta
Barraca Big Jeans

Pontos Impróprios
Farol
Iate
Estátua de Iracema
Ideal Clube
Início da Av. Pasteur
Colônias
Início da Rua Lagoa do abaeté
Mucuripe
Barra do Ceará
Goiabeiras
Kartódromo

Refinaria Premium Já

“Nós só vamos parar quando disserem que a Refinaria começou”, disse o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), deputado José Albuquerque (PSB), nesta sexta-feira (14), durante encontro de mobilização realizado em Limoeiro Norte. O evento, que aconteceu pela manhã no Núcleo de Informação Tecnológica (NIT), faz parte de uma série de visitas organizadas pela AL, na qual deputados, prefeitos e representantes da sociedade têm defendido o início imediato das obras de instalação da Refinaria Premium do Ceará. O encontro reuniu representantes de 21 municípios do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste.
José Albuquerque destacou o engajamento dos prefeitos e de representantes do setor produtivo nessa mobilização. Para ele, é fundamental o empenho de todos os cearenses. “Temos encontrado uma receptividade muito boa em todos os municípios que visitamos. É bom saber que a população tem se engajado nesse projeto” disse.
Sobre a informação de que o governador Cid Gomes agendou uma audiência na próxima segunda-feira (17) com a presidente da Petrobras, Graça Foster, para tratar sobre o assunto, José Albuquerque disse ser um bom começo, mas que a campanha tem que continuar.
Em Limoeiro, também estava presente o secretário da Fazenda, Mauro Filho. Ele disse que a economia do Ceará tem crescido significativamente e que vai ficar ainda melhor com o empreendimento. Segundo Mauro Filho, houve crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, de emprego e renda. “Entre 2007 e 2010, foram gerados 260 mil empregos. Só a Refinaria, na sua construção, irá gerar 90 mil. Esse é um número de que o Ceará ainda não se deu conta, porque é muito extraordinário”, ressaltou.
Mauro Filho afirmou ainda que as prefeituras devem se preparar para receber a Refinaria. “Se eu fosse prefeito, já estaria preparando umas 400 ou 500 pessoas para quando a refinaria chegar. O Ceará está economicamente preparado para esse empreendimento; hoje estamos investindo R$ 3 bilhões, e o melhor, baixando impostos”, pontuou.
O prefeito de Limoeiro do Norte, Paulo Duarte, pontuou que os municípios têm a obrigação de saber da importância desse empreendimento. “O Estado está preparado para esse empreendimento, que ainda não saiu do papel. Essa é a obra do século”, ressaltou. Paulo Duarte enfatizou que a obra vai mudar a vida da região e do Estado. “Vamos pedir que a promessa seja cumprida, porque, o Estado crescendo, os municípios crescerão junto”, acrescentou.
Os deputados Nenen Coelho (PSD), Dedé Teixeira (PT), Mailson Cruz (PRB), Lula Morais (PCdoB), Antônio Granja (PSB), Delegado Cavalcante (PDT) e Tomaz Holanda (PMN) estiveram presentes ao evento.
O debate ainda contou com a participação de prefeitos da Região do Vale do Jaguaribe como Pereiro, João Francismar Dias; Tabuleiro do Norte, José Marcondes, e Itaiçaba, José Orlando. Além desses, estiveram presentes representantes de Quixeré, Jaguaretama, Alto Santo, Iracema, Ibicuitinga, Jaguaribara, Palhano, São João do Jaguaribe, Russas, Morada Nova, Jaguaribe, Jaguaruana, Ererê, Potiretama, Massapé, Aracati, Beberibe, Fortim e Icapuí, bem como secretários municipais, vereadores, empresários, entre outros.
A campanha pelo início imediato das obras da Refinaria teve início em Sobral e já passou por Tianguá e Crateús e segue agora para o Crato e Iguatu, com eventos marcados para o os próximos dias 20 e 21 respectivamente.

Desing Editorial

Sistema Ari de Sá (SAS) abre 15 vagas gratuitas para o I Curso de Design Editorial. A proposta é capacitar profissionais e estudantes que já atuam na área e os alunos que se destacarem poderão ser contratados pelo SAS.

O curso acontecerá nos dias 22 e 29 de junho e 6 de julho. Será ministrado pela coordenadora editorial do SAS, Arlete Santiago, com apoio de sua equipe de líderes editoriais. O foco é realizar uma capacitação centrada na temática editorial, utilizando os materiais de ensino produzidos pelo SAS como exemplos.

As inscrições, com vagas limitadas, poderão ser feitas até a próxima segunda-feira, dia 17. Os interessados deverão enviar currículo e portfólio para o e-mail recrutamento@aridesa.com.br, com o assunto Curso de Design Editorial.

BR explica

A Petrobras, em relação a notícias veiculadas na imprensa, esclarece que está tomando todas as medidas para, num breve espaço de tempo, restabelecer a Certidão Negativa de Débito - CND e assegura que não há risco de interrupção operacional e desabastecimento de petróleo e derivados no país.

As notícias têm fundamento em decisão desfavorável proferida pelo STJ em medida ajuizada pela Petrobras para restaurar a liminar que lhe permitia discutir o processo sem a necessidade do oferecimento de garantias.

Esta decisão foi proferida em processo judicial relativo ao Imposto de Renda Retido na Fonte - IRRF sobre remessas para pagamento de afretamentos de embarcações. A liminar havia sido concedida pelo TRF da 2ª Região e foi revogada por decisão publicada no dia 10.06.2013.

A discussão teve origem em ação ajuizada pela Petrobras em 01.03.2012, após o esgotamento dos recursos na via administrativa. Tal ação visa anular débito constituído pela Receita Federal em processo administrativo no qual é exigido o Imposto de Renda incidente na fonte sobre as remessas efetuadas entre janeiro de 1999 e dezembro de 2002 em pagamento de afretamento de plataformas.

A Companhia tomará todas as medidas cabíveis para continuar discutindo a questão, pois acredita estar amparada na legislação tributária que lhe assegurava a desoneração do Imposto de Renda à época dos fatos. 
 
Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
Telefone: 55 (21) 3224-1306 e 3224-2312
Plantão: 55 (21) 9921-1048 e 9985-9623
Fax: 55 (21) 3224-3251
imprensa@petrobras.com.br

Comunicação Pública


Jantar com humor

A pedido do treinador Luiz Felipe Scolari todos os quatro jantares da Seleção Brasileira, em Fortaleza, para o jogo contra o México, na Arena Castelão, na próxima quarta-feira (19), serão animados no Hotel Marina Park, por humoristas cearenses.
A informação foi dada pelo secretário especial da Copa no Ceará, Ferruccio Feitosa, nesta quinta-feira (13), no encerramento da sabatina, que ele se submeteu na Câmara Municipal de Fortaleza.
Coube ao vereador Paulo Diógenes (PDS), que é humorista, a escolha de cinco humoristas que animarão os jantares dos jogadores brasileiros. Vão se mostrar para o Brasil Ciro Santos, Lailtinho Brega, Adamastor Pitaco, Paulo Diógenes e Tirulita.

O cargo mais adequado

Luizianne Lins deve compor a partir de agosto o Conselho Consultivo de Dilma Rousseff.

Dilma vai oferecer algo mais adequado para Luizianne

VERA ROSA , DAIENE CARDOSO / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo
Preocupada com a montagem dos palanques estaduais para sua reeleição, a presidente Dilma Rousseff entrou na articulação para impedir deserções de aliados, à custa de cargos no governo. Ao receber na quarta-feira a ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT), que ameaça migrar para o PSB do governador Eduardo Campos (Pernambuco), Dilma lhe ofereceu uma cadeira na assessoria especial da Secretaria de Políticas para Mulheres.
A presidente fez o convite ao pedir a Luizianne que fique no PT e ajude sua campanha. Além disso, jogou água na fervura petista e afagou a ex-prefeita ao dizer que confia no acordo entre ela e o deputado José Guimarães (CE), líder do PT na Câmara, em nome do projeto nacional.
Luizianne não aceitou o emprego no governo, alegando que não pode se ausentar de Fortaleza, onde é professora universitária. Dilma incumbiu então o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, de procurar algo mais "adequado" para a petista. "Para mim foi muito importante o apoio da presidente. Saí da conversa fortalecida", disse Luizianne, que está em rota de colisão com Guimarães.
Apesar das iniciativas de Dilma, a ex-prefeita ainda avalia a oferta de Eduardo Campos, possível candidato do PSB à Presidência. "Não vou esnobar quem olhou para mim num momento de isolamento", avisou. Em confronto com o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), Campos propôs a Luizianne a candidatura ao Senado ou até ao governo cearense pela sigla que preside.
Com problemas na Bahia e em Pernambuco, onde PT, PMDB e PSB não se entendem, Dilma tenta construir um palanque único e forte no Nordeste. Ela avalia que a missão é viável no Ceará, desde que "segure" a insatisfação de Luizianne. No cenário dos sonhos palacianos, o PT e o PSB abririam mão da cabeça de chapa para apoiar a candidatura do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, ao governo do Ceará.
"Eu sou o fiador da aliança com o PMDB e o PSB no Estado", resumiu o deputado Guimarães, que tem maioria no PT do Ceará e quer disputar o Senado. Desafeto de Luizianne, ele também foi recebido por Dilma nos últimos dias.
No Rio. Na tentativa de neutralizar as investidas de Eduardo Campos, a presidente conversou recentemente, também, com o senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Pré-candidato ao governo do Rio, Lindbergh é pressionado pelo PMDB a desistir para apoiar a campanha de Luiz Fernando Pezão (PMDB), atual vice. O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), chegou até a condicionar o apoio a Dilma à desistência do petista. Ciente do impasse, Campos assediou Lindbergh, mas Dilma pediu ao senador que se mantenha no PT, prometendo resolver a situação. "O jacaré está aqui esperando, de boca aberta", brincou Campos.
"As relações mais tensas que temos com o PT são no Rio, na Bahia e no Ceará", admitiu o senador Valdir Raupp (RO), presidente do PMDB.
Em busca de adesões para o projeto 2014, a ofensiva do governo incluiu também o PTB do ex-deputado Roberto Jefferson, delator do mensalão. Na esperança de impedir a aliança com Campos ou mesmo com o senador Aécio Neves (MG), provável candidato do PSDB ao Planalto, Dilma pôs o presidente do PTB, Benito Gama, no Banco do Brasil. "Mesmo com toda essa ação, o PSB está qualificando sua presença no debate político", disse o governador de Pernambuco.

Sexta feira

Destaques desta Sexta-Feira, 14 de Junho de 2013
Geral
Encerra dia 30 prazo para alterar envio de informações de FGTS
Esporte
Neymar assume responsabilidade de jogar com a camisa 10
Internacional
Choque de trens mata três e fere mais de 300 em Buenos Aires
Geral
Índios da etnia munduruku desocupam sede da Funai
Cidadania
Dez milhões de crianças estão em trabalho doméstico no mundo
Esporte
FIFA confirma Nigéria na Copa das Confederações
Copa das confederações
Celeste quer confirmar volta por cima com título internacional
Bem estar

Gotas de Sabedoria 67: Anjos humanos

Operação de Guerra

Roberto Godoy - O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO - A operação militar montada para garantir a Copa das Confederações é formidável: cerca de 23 mil militares da Marinha, Exército e Aeronáutica vão atuar nas seis cidades-sede e no centro de Comando, Controle, Comunicações e Inteligência, o C3I.
Blindado de defesa antiaérea comprado na Alemanha - Divulgação
Divulgação
Blindado de defesa antiaérea comprado na Alemanha
O plano mobilizará uma frota estimada em mais de 60 aviões, de 300 a 500 veículos diversos e navios, para a defesa da rede fluvial e da linha litorânea. As forças terão apoio de helicópteros, vários deles armados – como os Sabre, russos, blindados e portadores de canhões.
O esquema vai exigir o investimento de R$ 710 milhões e beneficia os grandes eventos, da Copa das Confederações até os Jogos Olímpicos, em 2016, passando pela Jornada Mundial da Juventude, daqui a um mês, e pelo Mundial de 2014.
O governo federal já liberou a maior parte dos recursos – aproximadamente R$ 640 milhões. O orçamento é menor que o projetado em 2010, quando a estimativa batia em R$ 1,5 bilhão. A presidente Dilma manteve o veto do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva a esse total, considerando o valor "inaceitável, fora da realidade".
A operação começou em agosto de 2012 – três anos depois do início do planejamento primário. "A base do raciocínio é a tese da certeza do atentado, considerando que haverá, sim, ao menos uma tentativa", explica um agente da Polícia Federal que integra o grupo de coordenação. "Essa doutrina implica uma atitude ativa diante da ameaça; ou seja, não apenas reagiremos se houver a agressão, vamos impedir que isso aconteça", diz o profissional.
FOGO DE ESTREIA
Um novo sistema de defesa antiaérea vai estrear no Rio, essa semana. O Gepard, um blindado de 45 toneladas, montado sobre plataforma do tanque Leopard, alemão, será empregado na proteção aproximada, contra invasores voando a até 5 km de distância e a 3,5 km de altura. A arma principal é um canhão duplo de 35 milímetros.
O conjunto eletrônico de bordo é formado pelos radares de aquisição dos alvos e direção de tiro, mais um designador laser. A cadência de fogo é de 550 disparos por minuto. O Exército recebeu um pacote inicial de nove a 12 unidades que faz parte de um grupo de 37, usados, comprados e modernizados na Alemanha por pouco mais de R$ 70 milhões, algo como R$ 2,2 milhões cada.
Oito Gepard 1A2 estarão integrados ao programa do torneio das Confederações.
O procedimento atende apenas parcialmente à necessidade operacional da Defesa. Há grande preocupação com o segmento de raio de ação médio, contra objetivos localizados a 20 quilômetros e altitudes de 15 mil metros – deslocando-se em velocidade variável.
O general José Carlos De Nardi, chefe do Estado-Maior Conjunto da Defesa, está negociando com a Rússia baterias do modelo Pantsir S1, que combina canhões e mísseis. O militar acredita que o equipamento só chegará a tempo dos Jogos Olímpicos de 2016.
Em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Salvador e no Rio não menos de 600 combatentes de forças especiais estarão prontos para atuar na ação antiterrorismo. Outros 90o cuidarão da fiscalização de explosivos dentro e fora dos estádios.

Meus 48 anos


quinta-feira, 13 de junho de 2013

Para Copa das Confederações

Uma série de ações e serviços de saúde está montado e definido para os três jogos da Copa das Confederações que serão realizados em Fortaleza para dar suporte de assistência, vigilância e informação em saúde para a população, turistas e torcedores. A Secretaria da Saúde do Estado desenvolverá ações em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e apoio do Ministério da Saúde nos dias de jogos na Arena Castelão e no São João da Copa, no Aterro da Praia de Iracema, que além dos dias de jogos realizados em Fortaleza, terá programação nos jogos do Brasil, nos jogos das semifinais e final da Copa das Confederações, que acontece de 15 a 30 de junho.

As ações de saúde durante a Copa das Confederações estão programadas para o entorno da Arena Castelão, o Aterro da Praia de Iracema e a sede da Secretaria da Saúde do Estado, na Avenida Abolição, 600, Praia de Iracema, nas áreas de assistência, vigilância e informação em saúde, conforme o esquema já definido pela Secretaria da Saúde.

Assistência

Arena Castelão
Dias 19, 23 e 27 de junho, das 9 às 21 horas

Haverá três postos médicos avançados (PMAs) para dar assistência à saúde dos torcedores na área externa da Arena Castelão.Na Unidade de Atenção Primária Edmar Fujita, na Avenida Alberto Craveiro, 1480, em frente a entrada da Arena Castelão, haverá atendimento médico para o público concentrado fora do Posto de Verificação de Veículos (PVV), com suporte de uma Unidade de Suporte Básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Ceará 192). O PMA contará com dois médicos, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um dentista e um auxiliar de saúde bucal.

Em uma estrutura em lona, com área de 150 metros quadrados, funcionará um hospital de campanha, no canteiro da Avenida Alberto Craveiro, em frente ao centro de processamento do Banco do Brasil. Haverá atendimento médico ao público que estiver na área externa da Arena Castelão, com suporte de uma Unidade de Suporte Básico e uma Unidade de Suporte Avançado do SAMU Ceará 192. Trabalharão no hospital de campanha dois médicos, três enfermeiros, seis auxiliares de enfermagem e dois maqueiros.

A dois quarteirões da Avenida Paulino Rocha, próximo à Arena Castelão, a Unidade de Atenção Primária Janival de Almeida, na Rua Garcia Coelho, 25, terá atendimento médico aberto ao público, com suporte de uma Unidade de Suporte Básico do SAMU Ceará 192. O PMA contará com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um dentista e um auxiliar de saúde bucal.

Aterro da Praia de Iracema
Dias 15, 19, 22, 23, 26, 27, 28, 29 e 30 de junho, das 13 às 24 horas.

O São João da Copa terá o apoio de dois PMAs no Aterro da Praia de Iracema. Na área do aterro, próximo ao restaurante Tia Nair, funcionará uma estrutura de 50 metros quadrados com atendimento médico e apoio de uma Unidade de Suporte Avançado da VIP Saúde. O PMA contará com dois médicos, dois enfermeiros e cinco auxiliares de enfermagem.

No início da Avenida Rui Barbosa, em frente ao restaurante Boteco, funcionará uma estrutura de 75 metros quadrados com atendimento médico e apoio de uma Unidade de Suporte Avançado do SAMU Ceará 192. No PMA trabalharão três médicos, três enfermeiros e seis auxiliares de enfermagem.

Haverá, ainda, quatro Unidades de Suporte Básico do SAMU Ceará 192 escalonadas no perímetro entre o aterrinho e o aterro da Praia de Iracema.

Regulação de pacientes

Nos dias dos eventos na Arena Castelão e no Aterro da Praia de Iracema funcionará uma regulação especial para acionar as unidades de saúde de retaguarda, de acordo com a complexidade dos casos atendidos. Casos de baixa complexidade serão encaminhados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) do José Walter, de Messejana e Praia do Futuro. Casos de média complexidade serão encaminhados para a rede de atenção secundária da Prefeitura de Fortaleza (Frotinhas e Gonzaguinhas).Os casos de alta complexidade terão a retaguarda do Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e Hospital São José.

Vigilância em Saúde

O Centro de Informações em Vigilância em Saúde (CIEVS) funcionará com estrutura reforçada  na Secretaria da Saúde do Estado, inclusive sábados e domingos, com seis profissionais, o dobro da rotina. O CIEVS atende os profissionais de saúde da rede de assistência (UPAs, hospitais e postos de saúde).

Teleatendimento

Para a população, o Teleatendimento da Ouvidoria da Secretaria da Saúde do Estado, que atende pelo 08002751520, também funcionará com reforço de pessoal e estrutura. Serão quatro profissionais em cada plantão, sendo um bilíngue, atendendo das 8 às 20 horas. Nos dias de jogos da Copa das Confederações em Fortaleza o atendimento será de 24 horas.

Leia mais:

- Sábado, 15, primeiro dia da Copa das Confederações, Sesa vacina e faz teste de HIV
- Governador inaugura UPA 24h no José Walter neste sábado, 15

13.06.2013
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 - 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Chicken McBites

São Paulo (SP) – Neste mês, o McDonald’s traz uma novidade deliciosa para os consumidores brasileiros: o Chicken McBites. Trazendo o conceito “Compartilhe se For Capaz” o produto já é sucesso nos Estados Unidos e desembarca em todos os países da América Latina. Mas, afinal, o que são os Chicken McBites? Pedacinhos de peito de frango empanados com uma dourada cobertura, que prometem conquistar o Brasil. Em três tamanhos diferentes, existe um perfeito para matar a sua fome. Eles estão disponíveis nas embalagens Petisco, Individual e Jumbo, com os novos molhos Creamy Ranch e Spicy Buffalo.

“A ideia é trazer para o público jovem e jovem adulto um pouco do que a gente tem vivido hoje nas mídias sociais. Em qualquer lugar, você está compartilhando seus momentos através das redes sociais. Queremos trazer um pouco desse momento que estamos vivendo para o conceito do produto”, explica Roberto Gnypek, Diretor de Planejamento e Marketing da Arcos Dourados, empresa que controla a marca McDonald’s na América Latina.

Por tempo limitado, o Chicken McBites estará disponível em todos os restaurantes da rede McDonald’s no Brasil. Por mês, serão produzidas 500 toneladas do produto. “Em parceria com nosso fornecedor BRFoods, chegamos a uma combinação perfeita, cuja receita é muito parecida com a americana”, diz Celso Cruz, diretor de Supply-Chain da Arcos Dourados.

Destaque também para os novos molhos: Creamy Ranch, feito a base de maionese, sabor suave de alho com cebola e um toque lácteo, e Spicy Buffalo, preparado com base de pimentas vermelhas, jalapeño e malagueta, com sabor moderadamente picante e um toque amanteigado. Além das duas novas opções, o cliente poderá escolher entre os quatro molhos já existentes: Barbecue, Mostarda, Agridoce e Caipira. Para agradar todos os gostos, os novos molhos Creamy Ranch e Spicy Buffalo poderão ser vendidos separadamente ou como opções de molho para o Chicken McNuggets.

O Chicken McBites Petisco é a menor embalagem, com capacidade para até 14 pedaços de peito de frango, com um molho de acompanhamento. O Chicken McBites Individual é o tamanho médio, com até 20 pedaços e acompanha uma opção de molho. Já o Chicken McBites Jumbo tem direito a dois molhos de acompanhamento e uma porção com até 52 pedaços.

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A Companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios, incluindo Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, St. Croix, St. Thomas, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela. Diretamente ou por meio de franquias, a Companhia opera mais de 1.880 restaurantes da marca McDonald’s na região, com mais de 100.000 funcionários atendendo cerca de 4,3 milhões de clientes todos os dias. Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO).  Para saber mais sobre a Companhia visite nosso sitewww.arcosdorados.com

Contatos – Assessoria de Imprensa:

S2Publicom
Andrea Pontes – andrea.pontes@s2publicom.com.br – 3027-0256
Patrícia Galindo – patricia.galindo@s2publicom.com.br – 3027-0250
Jacqueline Manfrin – jacqueline.manfrin@s2publicom.com.br – 3027-0286
Anderson Lima – anderson.lima@s2publicom.com.br – 3027-0250


Fortal 2013

Não será apenas de cima dos trios elétricos que as melhores bandas do Brasil arrastarão milhares de foliões durante os quatro dias do Fortal 2013 (25 a 28 de julho). Um palco montado na Arena VIP vai apresentar artistas de peso durante todos os dias do evento. O espaço é preparado para receber o público que deseja curtir a folia em um ambiente fixo, com praça de alimentação, camarote, tenda eletrônica e todo o conforto para o folião.  
O palco da Arena VIP receberá atrações como a Timbalada, com batida contagiante; a banda Oito7Nove4, que traz a energia e o talento de Rafa e Pipo; e Matheus Fernandes, animando com o sertanejo universitário. O espaço recebe ainda as bandas Harmonia do Samba, com sua irreverência e a Banda Eva, que apresenta pela primeira vez no Fortal seu novo vocalista, Felipe Pezonni. 
Além e desfrutar de um palco cheio de atrações, o público da Arena terá uma visão privilegiada dos trios elétricos. A Arena VIP é o ponto de encontro de todos os blocos e pessoas que curtem o maior carnaval fora de época do Brasil.
*** A ordem das apresentações das bandas ainda serão definidas.
Serviço:
Fortal acontece dos dias 25 a 28 de julho, em Fortaleza, na Cidade Fortal

Capuchino Press – Assessoria de imprensa do Fortal 2013
Karla Rodrigues – (85) 8130.3177
Renata Benevides – (85) 8130.3264

Defensores públicos

Defensores públicos de todo o País estão realizando uma verdadeira maratona na coleta de assinaturas dos parlamentares dos seus Estados, para formalizar o requerimento de urgência à apreciação do veto ao PLP 114 ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros. 
No Ceará, a Associação dos Defensores Públicos-Adpec, está circulando entre Fortaleza e Brasília, buscando convencer os representantes na Câmara Federal e no Senado a assinar o documento. O objetivo é que o veto seja apreciado o mais rápido possível pelo Congresso. 
Até o momento, já foram colhidas as assinaturas de 11 deputados e 2 senadores. 
O projeto de Lei Complementar nr. 114, de autoria do senador cearense José Pimentel, altera a Lei de Responsabilidade Fiscal para regulamentar a autonomia da Defensoria Pública, que passará, à exemplo das instituições autônomas, a ter o direito de se organizar e administrar seus recursos aprovados em orçamento, sem contingenciamentos pelos governos. 
O projeto foi aprovado no Senado e na Câmara, em 2012, com apoio do Governo Federal e acordo unânime de todos os partidos políticos e bancadas. No entanto, o final do ano passado, foi vetado pela presidente Dilma Roussef.
Para sensibilizar os parlamentares na votação ao veto presidencial, os defensores criaram o movimento “Defensoria, Sim. Veto não”, chamando a atenção de parlamentares, dirigentes de instituições jurídicas, da imprensa e da sociedade de um modo geral sobre a importância do PLP 114.

R&B Comunicação – 3242.0230
Rozanne Quezado – 9994.8040
Narla Lopes – 9749.1799
imprensa@adpec.org.br 

Copa das Confederações 2013

Quem não recorda de grandes transmissões de jogos de futebol pelo Rádio Brasileiro? Foram tantas conquistas e celebrações, tantos gritos de gol imaginando ataques, dribles, defesas e, como não poderia faltar, as famosas comemorações das torcidas. Foi pensando nisso que, seis das oito emissoras de rádio que compõem a Rede Pública de Rádio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) vão transmitir, oficialmente e ao vivo, os jogos de futebol daCopa das Confederações.

São mais de 50 profissionais envolvidos na transmissão, entre jornalistas e técnicos das Rádios Nacional do Rio e de Brasília, contando também com jornalistas e comentaristas de 30 emissoras públicas afiliadas à EBC. Entre os principais nomes: os comentaristas Orlando Duarte, Waldir Luiz, Marcio Guedes, Alberto Léo e Jorge Ramos. Entre os locutores: Carlos Borges, André Luiz Mendes, Ricardo Mazella e Ruy Fernando.

A dinâmica de transmissão entre as rádios foi dividida da seguinte forma:

  • Rádio Nacional do Rio de Janeiro AM, Rádio Nacional de Brasília AM, Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional do Alto Solimões vão transmitir todos os 14 jogos do Grupo 1 da Copa das Confederações.
  • A Rádio MEC AM (RJ) vai transmitir todos os jogos da Seleção Brasileira, semifinais e final da Copa das Confederações (independente da classificação do Brasil).
  • A Rádio Nacional FM de Brasília vai transmitir apenas os jogos da Seleção Brasileira de Futebol (mínimo de três jogos e cinco no máximo).

Os três primeiros jogos:

O primeiro jogo da Copa das Confederações é no sábado, 15 de junho, às 16h. O jogo de abertura, que acontece em Brasília, será entre Brasil e Japão. As seis rádios, com o suporte de 30 parceiras, vão transmitir o jogo que terá narração de André Luiz Mendes e comentários de Orlando Duarte e Waldir Luiz.

O segundo jogo (México e Itália, domingo, 16 de junho, às 16h, no Rio de Janeiro) terá narração de Carlos Borges, com comentários de Waldir Luiz. As rádios Nacional do Rio de Janeiro AM, Nacional de Brasília AM, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões vão fazer a transmissão do jogo.

E o terceiro jogo, que vai acontecer no Recife, no domingo, dia 16 de junho, às 16h, será entre Espanha e Uruguai. A narração fica por conta de Ricardo Mazella e os comentários serão de Jorge Ramos. As rádios Nacional do Rio de Janeiro AM, Nacional de Brasília AM, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões vão fazer a transmissão do jogo.

Sintonize as Rádios EBC:

Rádio Nacional do Rio de Janeiro AM: 1.130 KHz
Rádio Nacional de Brasília AM: 980 KHz
Rádio Nacional da Amazônia: 11.780 KHz e 6.180KHz
Rádio Nacional do Alto Solimões: AM 670KHz e FM 96,1MHz
Rádio MEC AM (RJ): 800 KHz
Rádio Nacional FM de Brasília: 96,1 MHz

Academia Team Nogueira

Com a popularidade em alta das artes marciais no Ceará os irmãos Nogueira, Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, irão inaugurar em breve em Fortaleza um centro de treinamento da Team Nogueira, academia voltada para o ensino de esportes como o MMA, Muay Thai, Jiu-Jitsu, Boxe, entre outras modalidades das artes marciais. 

De acordo com Adriano Oliveira, sócio da Team Nogueira Fortaleza, a academia será direcionada para toda a família. “Teremos treinos voltados tanto para pessoas que desejem lutar profissionalmente, como também para aquelas que querem se iniciar nas artes marciais apenas pelo interesse na filosofia ou para entrar em forma”, explica. A Team Nogueira desenvolve uma metodologia que utiliza as artes maciais no intuito de melhorar o condicionamento físico, reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida de homens, mulheres e crianças. 

A academia terá a mesma estrutura de um centro profissional, possuirá um octógono do tamanho oficial, além de ringues de treino e instrumentos de preparação física. “A Team Nogueira Fortaleza será inaugurada no início do mês de agosto e funcionará nas proximidades da Avenida Washington Soares, próximo ao Shopping Via Sul”, anuncia Júlio Holanda, um dos sócios.

Fundada no Rio de Janeiro, a Team Nogueira possui uma rede de unidades e já está presente em cidades como São Paulo; Londrina; Orlando e San Diego, ambas nos Estados Unidos; Dubai, nos Emirados Árabes; e em Zurique, na Suíça. Atletas consagrados do MMA profissional fazem parte da Team Nogueira, como Anderson Silva, Júnior Cigano, Fábio Maldonado, Patricky Pitbull, Pezão e Thiago Jambo. O centro de treinamento é referência mundial e proporciona um intercâmbio de atletas entre as unidades.

SERVIÇO
Academia Team Nogueira Fortaleza

Copa das Confederações

O Governo do Ceará recebeu agora há pouco equipamentos de segurança doados pelo Ministério da Justiça, através da Secretaria Especial de Segurança para Grandes Eventos (Sesge). Os aparelhos serão utilizados pelas forças que compõem o Sistema Estadual de Segurança Pública e, após a Copa do Mundo 2014, ficarão no Ceará como legado. O evento conta com a presença do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da Republica, general José Elito Carvalho Siqueira, e do prefeito  de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB).

A solenidade, que acontece simultaneamente nas seis cidades-sede da Copa das Confederações, conta com a participação, através de sinal ao vivo de Televisão da presidenta Dilma Rousseff, que fez a entrega simbólica dos equipamentos a partir de Brasília. Em Fortaleza, o evento será realizado no Quartel do Comando Geral da PM (Avenida Aguanambi, 2280  - Bairro de Fátima).


Dentre os equipamentos que ficarão no Ceará como legado após as competições internacionais estão: duas carretas equipadas para funcionarem como Centros Integrados de Comando e Controle Móvel (foto), kit desencarcerador (equipamento usado pelos Bombeiros para liberar pessoas presas a ferragens em caso de acidentes automobilísticos), imageador aéreo (que será instalado em aeronave da Ciopaer), plataforma elevada de observação, almofada pneumática, kit antibomba, kit detector de gases e explosivos e sala-cofre.



Fiteiro na Copa


Halleluya 2013


Secretaria da Olimpíada

O Ceará está construindo um centro olímpico para formar atletas de 27 modalidades esportivas para as Olimpíadas de 2016 no Brasil. Nesta quinta-feira (13) durante sabatina na Câmara Municipal de Fortaleza, o secretário especial da Copa no Ceará, Ferruccio Feitosa (foto com vereador Evaldo Lima), revelou que a Secretaria da Copa será transformada em Secretaria da Olimpíada. "Vamos das 32 modalidades olímpicas formar atletas de 27 modalidades no centro olímpico que estamos construindo ao lado da Arena Castelão. E para isso vamos transformar a Secretaria da Copa após o Mundial do ano que vem em Secretaria da Olimpíada, uma vez que em 2016 as Olimpíadas não acontecerão somente no Rio de Janeiro. E nós estamos nos candidatando a sediar algumas modalidades", revelou Feitosa.
Chamado oficialmente de Centro de Treinamento Olímpico do Ceará, o equipamento já ganhou a liberação de R$ 230 milhões do Governo Federal. O Centro Olímpico será erguido no entorno da Arena Castelão, numa área onde funcionou até o ano passado o Centro de Processamento de dados do Banco do Brasil. O equipamento terá dezenas de quadras esportivas, salas para luta, piscinas olímpicas, pistas de atletismo e capacidade para 15 mil torcedores.