sábado, 22 de junho de 2013

Vaias e pedras na manifestação

A quarta manifestação em Fortaleza nesta semana terminou em confronto entre estudantes e a Policia Militar, no Paço Municipal, sede da Prefeitura, ontem à noite. Os manifestantes queriam invadir o Paço e a PM e a Guarda Municipal oprimiu a intenção lançando bombas de gás, atirando balas de borracha e usando a Cavalaria. Como revide os estudantes soltaram fogos de artifício e bombas caseiras.
O at,o que começou com mil pessoas no Centro Cultural Dragão do Mar foi crescendo quando passou pela Avenida Beira-Mar e chegou a ter cinco mil manifestantes. Duas grandes vaias marcaram a passeata. Uma no Hotel Luzeiros, onde está a Seleção Espanhola, que disputa no domingo (23) jogo contra a Nigéria, pela Copa das Confederações, na Arena Castelão. E outra vaia no Acquário Ceará, obra do Governo do Estado, considerada faraônica pelos manifestantes. Do Acquário eles seguiram em várias frentes para o Paço Municipal, quando foram reprimidos pela PM. Foram montadas barreiras. Nelas cenas de guerra foram verificadas com o registro de dezenas de manifestantes de feridos.

Pela Refinaria Já

A campanha pela instalação imediata da Refinaria Premium do Ceará, que tem percorrido municípios do interior do Estado, chegou, na tarde desta sexta-feira (21), a cidade de Iguatu, região centro sul. Vereadores, prefeitos e empresários da região cobraram da presidente Dilma Rousseff o início das obras. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE).
O idealizador e presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque (PSB), justificou a ausência no evento. O parlamentar esteve ao lado do governador Cid Gomes e do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, na Assembleia Legislativa, conversando com manifestantes do movimento “Mais Pão, menos Circo”.
A deputada Miriam Sobreira (PSB), que representou o presidente da Casa, afirmou que a refinaria será a maior obra do Ceará dos últimos anos. A parlamentar cobrou empenho da população e disse que é preciso mais reivindicações. “Acredito que se a população soubesse a importância que tem esse empreendimento estaria nas ruas fazendo manifestações para pedir o início das obras, como estão reivindicando outras coisas”, ressaltou.
Para a deputada, é preciso estar atento para que a refinaria sirva especificamente ao Ceará. “Não podemos fazer um empreendimento que não sirva para o Estado. Vamos cobra. Pedir que as obras comecem já e, se for preciso ir às ruas para reivindicar esse compromisso, nós iremos”, complementou.
O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara levou mensagem de incentivo a todos os prefeitos presentes. O gestor enfatizou o empenho da Assembleia Legislativa e disse que a ideia merece destaque.
“O presidente José Albuquerque está de parabéns pela ideia. O assunto interessa a todo povo do Ceará. Sair de Fortaleza e vir ao Interior mostra a sensibilidade que aquela Casa tem com o povo do Ceará. Por mais que a refinaria esteja localizada no litoral do Estado, tenho a certeza que todos sairão ganhando com a implantação desse empreendimento”, pontuou.
O prefeito ainda pediu empenho de todas as lideranças. A declaração recebeu apoio dos demais prefeitos da região que estiveram no encontro. Dentre eles, o de Catarina, Rafael Paes de Andrade, e o de Cedro, Nilson Diniz.
Os municípios de Lavras da Mangabeira, Várzea Alegre, Acopiara, Saboeiro, Antonina do Norte, Tarrafas, Jucás, Cariús, Ipaumirim, Baixio, Umari, Icó , Orós e Quixelô, também enviaram representantes ao evento.
A caravana da campanha pela refinaria, composta por técnicos e deputados, terá um novo encontro na próxima quarta-feira (26), na cidade de Baturité. (www.al.ce.gov,br) 

Vacinação

Os postos devem continuar vacinando contra a paralisia infantil. A orientação da Secretaria da Saúde do Estado é para os municípios que não atingiram metas de cobertura dentro do período da campanha nacional de vacinação puxada no país inteiro pelo Ministério da Saúde, que começou no dia 8 e terminou nesta sexta-feira, 21.  No Ceará, a cobertura média de vacinação até às 15 horas era de 80,34¨% por cento, com 477.254 crianças protegidas contra a paralisia infantil. A meta no Estado é de 95%. Neste sábado, 22, a Sesa reforça a estrutura de vacinação, abrindo as portas das 8 às 13 horas. Além das duas gotinhas contra a pólio  em crianças de seis meses a menores de cinco anos, vai vacinar contra gripe, rubéola, hepatite B, sarampo, caxumba e rubéola. A Secretaria da Saúde do Estado fica na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema.

Contra gripe

Quem não está com o cartão de vacinas em dia também tem neste sábado, 22, das 8 às 13 horas, uma boa oportunidade de proteger a saúde na Secretaria da Saúde do Estado. Será o terceiro  sábado consecutivo que a Sesa abre as portas, especialmente, para imunizar. Religiosos, voluntários e peregrinos que irão ao Rio de Janeiro, participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2013), de 23 a 28 de julho, devem se vacinar antes da viagem para evitar contrair doenças durante o evento. Devem também se vacinar os voluntários que estão trabalhando durante a Copa das Confederações, que começou no último  sábado, 15, e terá jogos em Fortaleza nos dias 23 e 27 deste mês.

Na hora de se vacinar, as pessoas devem apresentar na Sesa e em todos os postos de vacinação dos municípios o cartão de vacinação para que sejam verificadas quais vacinas devem ser aplicadas. O Ceará deverá mandar para a JMJ no Rio de Janeiro mais de 10 mil pessoas. A Jornada Mundial da Juventude espera um público de 2,5 milhões de pessoas de todas as partes do mundo. Para a Copa das Confederações, a estimativa da Secretaria Especial da Copa (Secopa) é de um fluxo de 265 mil torcedores para acompanhar os jogos em Fortaleza. Para atender e orientar esse público, cerca de 1,5 mil voluntários estarão em contato direto com os turistas.


Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará
(85) 3101.5220/3101.5221/ 8733.8213
www.saude.ce.gov.br
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Nota do Dragão

NOTA DE ESCLARECIMENTO - Tendo em vista a manifestação de ontem, no Dragão do Mar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e parceiros na Feira Internacional de Gastronomia e Artefatos Culturais decidiram suspender a programação de sexta. O evento continua hoje, com atrações para todos os gostos. O show de Lorena Nunes foi transferido para este sábado, às 20 horas. Assim, o grupo Afoxé Oxum Odolá iniciará sua apresentação às 18 horas, na Praça Almirante Saldanha.

E a Premium II?

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, participou nesta sexta-feira (21/6), em São Paulo, do Seminário "Investimento em Infraestrutura: Base do Desenvolvimento", promovido pela Revista Brasileiros. Em sua palestra, Graça Foster destacou como os investimentos da Companhia contribuem para o crescimento e a consolidação da infraestrutura do País.

O Plano de Negócios e Gestão 2013-2017 da Petrobras prevê investimentos de US$ 236,7 bilhões, 95% destinados ao Brasil. Até 2020, a produção de petróleo passará dos atuais 2 milhões de barris por dia para 4,2 milhões, beneficiando-se da recuperação da indústria naval, responsável pela construção de sondas e barcos de apoio.

"Para alcançar essa produção de petróleo e cumprir os níveis de conteúdo local, nós tivemos o privilégio de fazer renascer a indústria naval offshore no Brasil", afirmou a presidente da Companhia. "Temos hoje uma série de estaleiros que voltaram à atividade comercial depois de anos e anos parados, e tivemos que atuar muito forte para isso acontecer."

Entre os estaleiros em atividade, Graça Foster citou o Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco, e os estaleiros Quip - Honório Bicalho, Rio Grande (ERG) e ERG 2, no Rio Grande do Sul. Em construção, citou os estaleiros Jurong Aracruz, no Espírito Santo, e o Enseada de Paraguaçu, na Bahia. "Todos eles têm uma carteira de encomenda que lhes dá garantia para continuar suas atividades até 2015, 2017 e 2020", disse a presidente. "É um grande centro de geração de conhecimento e de criação de empregos".

Além de impactar a indústria naval, o aumento da produção de petróleo da Companhia exige grandes investimentos em infraestrutura logística. Para atender a essas necessidades, a Petrobras criou o Programa Infralog - Programa de Otimização de Infraestrutura Logística. "Serão US$ 6 bilhões, até 2020, para ampliar a capacidade portuária, aeroportuária e dos terminais de petróleo", explica Graça Foster.

Em relação às obras conduzidas pela Companhia, como nos casos das construções da Refinaria do Nordeste (Rnest), do Comperj e da Unidade de Fertilizantes de Três Lagoas, a presidente detalha que os investimentos não se restringem à estrutura das unidades. "Quando se constrói uma refinaria no Brasil, não é só a refinaria, mas toda a infraestrutura do entorno, como a construção de píeres, estradas de acesso, linhas de transmissão."

Sobre os investimentos futuros, a presidente da Petrobras abordou as três rodadas de licitações da Agência Nacional de Petróleo de 2013. Na 11ª Rodada de Licitações, realizada em maio, a Companhia arrematou 34 dos 289 blocos e está avaliando como atuará na 12ª Rodada de Licitações (gás convencional e não convencional) e na 1ª Rodada de Partilha de Produção, que inclui o campo de Libra, previstas para o segundo semestre. "Com o que já temos hoje, vamos chegar em 2020 com 4,2 milhões de barris de petróleo por dia. Mas as três rodadas de licitação abrem uma nova janela para a indústria de petróleo e gás no Brasil, para além de 2020", ressaltou a presidente.

Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
Telefone: 55 (21) 3224-1306 e 3224-2312
Plantão: 55 (21) 9921-1048 e 9985-9623
Fax: 55 (21) 3224-3251
imprensa@petrobras.com.br

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Cid e as passeatas

LAURIBERTO BRAGA - Agência Estado
O governador do Ceará. Cid Gomes (PSB) recebeu na tarde desta sexta-feira lideranças dos movimentos Mais Pão, Menos Circo e Passe Livre, que organizaram duas grandes manifestações nesta semana em Fortaleza. O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa, onde por mais de três horas os manifestantes apresentaram uma pauta de reivindicações ao governador, ao prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB), com a intermediação do presidente da Assembleia, deputado José Albuquerque (PSB) e dos secretários municipais de Educação, Ivo Gomes, e de Serviços Públicos, João Pupo.
Cid Gomes disse que, quando era jovem, participou de passeatas em Fortaleza, e convocou os manifestantes para "aproveitar toda esta energia e montarmos as matrizes de responsabilidade de Educação, de Saúde, de Segurança Pública e de Mobilidade Urbana".
O governador condenou os atos de vandalismo que o Palácio da Abolição (sede do Governo) sofreu na noite desta quinta-feira, 20, mas disse que vai apoiar novas manifestações pacíficas. O governador recebeu a pauta de reivindicação e disse que vai buscar atender o que for possível.
Ivo Gomes, irmão de Cid e secretário de Educação de Fortaleza, disse que a pauta dos movimentos "é praticamente a nossa, mas eles não entendem a dinâmica mais demorada dos órgãos públicos".
Um dos líderes dos movimentos recebidos na Assembleia, Gabriel Bonavides, disse que a pauta apresentada destaca o Passe Livre para desempregados, estudantes e deficientes, redução da tarifa de ônibus para R$ 2,00 e a melhor aplicação dos recursos públicos.
Os manifestantes pediram ainda que, para os novos protestos, a Polícia colabore na identificação de pessoas que se infiltram para promover vandalismo. 

North Shopping Jóquei

O novo shopping de Fortaleza, North Shopping Jóquei, realizará no próximo dia 29, sábado, a Festa da Cumeeira. Tradição no segmento varejista, o evento é realizado quando a estrutura do shopping está concluída. Além de celebrar a finalização dessa etapa importante da construção do empreendimento, a festa também comemora a comercialização de 85% da Área Bruta Locável (ABL) do North Shopping Jóquei, com inauguração marcada para o dia 30 de outubro deste ano.
O evento que será realizado no primeiro pavimento do empreendimento contará com a presença de lojistas, profissionais do setor de shopping centers e empreendedores e é fechado para convidados e imprensa.
O North Shopping Jóquei terá, inicialmente, 33 mil metros quadrados de ABL, com cinco âncoras, 18 megalojas, 155 lojas satélites, 27 operações de fast food, um complexo de cinema com tecnologia 3D, além de 2.900 vagas de estacionamento. Após concluído, somará um investimento estimado em R$ 240 milhões.
Estarão presentes no North Shopping Jóquei grandes marcas do varejo, como Riachuelo, Renner, Leader, C&A, Marisa, Lojas Americanas, Le Biscuit, Rabelo, C. Rolim, Casa Pio, Sapataria Nova, Esposende, Ri Happy, Planeta Brinquedo, Cinépolis, Game Station, Burger King, Mc Donald’s, Subway, Bob’s, Spoleto, Ibyte, Cecomil, Handara, D’metal, Chica Fulô, Athos, Ferrovia, Zefirelli, Cipolla, Água De Cheiro, Contém 1g, O Boticário, Cacau Show  e Chocolates Brasil Cacau. 
O empreendimento foi projetado em todos os detalhes para atender aos desejos da nova classe média fortalezense. Com base nos mais modernos conceitos da indústria, o North Shopping Jóquei será um marco para o varejo local, atraindo a população de 55 bairros da sua área de influência.
Serviço:
Festa da Cumeeira do North Shopping Jóquei.
Data: 29/06/2013.
Horário: A partir de meio-dia.
Local: North Shopping Jóquei (Av. Lineu Machado, 419 – Jóquei Clube.).
Assessoria de comunicação

Na Assembleia

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Albuquerque (PSB) recebe representação do Movimento Passe Livre neste instante. Com José Albuquerque estão os secretários municipais de Educação, Ivo Gomes; e de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo.  Na pauta liberação imediata das carteiras de estudante de 2013 e redução da tarifa de ônibus para R$ 2,00.

Contra o envenenamento de gatos


Ame seu cão

“A Veterinária veio à Praça: pela saúde de todos”, que tem como slogan “Ame seu cão, leishmaniose não” é realizado até 11 horas, desta sexta-feira (21), na entrada do Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, da Faculdade de Veterinária (FAVET), Verônica Campello, que orienta o evento, disse que a organização dos trabalhos é dos 42 alunos do sexto semestre do curso e que pretende atender transeuntes, incluindo os da comunidade do entorno do Campus, alunos, servidores, docentes, terceirizados, visitantes, cantineiros, entre outros.

Todos os esclarecimentos e dúvidas da população, como alerta para a leishmaniose canina, posse responsável de animais, além da distribuição de folders e panfletos ficam a cargo dos estudantes do sexto semestre do Curso de Medicina Veterinária. Estarão também no local do “A Veterinária veio à praça: pela saúde de todos” os parceiros CCZ-SMS-PMF (Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura Municipal de Fortaleza) representado pelos médicos veterinários Nélio Batista, Arturo e Sérgio Franco, a AVIPEC, pelo médico veterinário Antônio José, e a LAFORVET representada pelas médicas veterinárias Christiane Myrta e Samara Cavalcante.

A iniciativa tem como objetivos conscientizar os alunos do sexto semestre do Curso de Medicina Veterinária,do seu papel social na comunidade que estão inseridos, ou seja, levar informações sobre doenças animais, além de promover a compreensão sobre educação básica em saúde. Na ocasião, o CCZ vai enviar seus técnicos para coletar material (sangue) de caninos para diagnóstico de leishmaniose. Informa a professora Verônica Campello que a coleta de sangue nos animais presentes é um ato voluntário do proprietário, que deverá se encaminhar depois ao CCZ para receber o resultado. Não será feita qualquer apreensão de animais.

Protesto em Caucaia

"Democracia garante o direito da propriedade... Depredar o Patrimônio particular é BANDIDAGEM e o meu Patrimônio publico é LAMENTÁVEL !!!". Assim se manifestou Deusinho Filho, ex-vereador de Caucaia sobre a depredação da sede do Poder Legislativo na manhã de hoje.

A Câmara Municipal de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi depredada na manhã desta sexta-feira (21). Um grupo de cerca de 400 pessoas jogou pedras na sede da Câmara em protesto contra a corrupção de políticos e por mais moradias populares. Este é o primeiro ato em Caucaia na onda de manifestação que está acontecendo no Brasil. No momento a principal avenida de Caucaia, onde fica a sede da Câmara, está interditada pelos manifestantes. A situação é tensa e a Polícia foi convocada para conter os ânimos dos manifestantes.
Os manifestantes pretendem seguir para a casa do prefeito Washington Góis.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

No chão

Os manifestantes do Movimento Passe Livre (MPL) estão orientando que as pessoas que vão participar do ato no final da tarde de hoje, na Praça Portugal, em Fortaleza, sentem no chão em caso de confronto com a Polícia. O Batalhão de Choque está escalado para evitar que os manifestantes avancem ao Palácio da Abolição (sede do Governo).
A previsão é que o protesto reúna hoje mais de 10 mil pessoas. Além do Passe Livre, os manifestantes protestação contra a PEC 37, Cura Gay e por mais verbas para Educação, Saúde, Segurança Pública e Cultura. 

Assalto a Werner


A atriz Susana Werner foi assaltada na madrugada desta quinta-feira (20), em Fortaleza. A atriz passava de carro com o pai e uma amiga por volta de uma da madrugada no cruzamento das avenidas Santos Dumont e Virgílio Távora, na Aldeota, bairro nobre de Fortaleza, quando foi abordada por três homens e uma mulher. Os assaltantes levaram da atriz celulares, aliança de ouro, cartões de crédito e documentos. Susana Werner registrou boletim de ocorrência na delegacia de plantão. Segundo a Polícia, a atriz foi assaltada pela quadrilha que estava armada de revólver. Suzana veio a Fortaleza para assistir ao jogo Brasil x México, pela Copa das Confederações. A Delegacia de Proteção ao Turista está atrás dos assaltantes.
Através do facebook a atriz, esposa do goleiro da Seleção Brasileira, Júlio César, comentou o assalto: "Me levaram tudo, com arma na cabeça. Obrigada, meu Deus, por estar viva.Sem passaporte, sem identidade, sem carteira de motorista, sem cartões de crédito, sem dinheiro, porém com vida. Isso em Fortaleza, na Avenida Virgílio Távora. Não se pode sair de casa à noite pelo Brasil".

Furtos e reclamações contra Fifa


O Juizado do Torcedor da Arena Castelão divulgou na tarde de hoje (20) o balanço de notificações durante o jogo Brasil 2x0 México, ontem, pela Copa das Confederações. O Juizado anotou ocorrências de furtos de torcedores e questões administrativas em relação à Fifa.
Três torcedores registraram que tiveram suas carteiras de documentos furtadas nas cadeiras da Arena Castelão. Foram dois torcedores de São Luiz (MA) e uma torcedora de Natal (RN).
O Juizado anotou também ocorrências administrativas. Um grupo de torcedores de Rondônia que comprou ingresso para cadeira superior recebeu bilhete para cadeira inferior do lado do sol. O Juizado orientou que eles entrassem com um processo contra a Fifa na comarca de Rondônia
Os juízes registraram ainda que torcedores estavam com ingressos oficiais, adquiridos por meio do site da Fifa, mas não conseguiram passar nas catracas porque o sistema eletrônico não conseguiu ler os bilhetes. Após interferência do Juizado do Torcedor, juntamente com o Ministério Público, o problema foi solucionado.

O Juizado vai funcionar no jogo Espanha x Nigéria, no próximo domingo (23), na Arena Castelão e numa partida semifinal da Copa das Confederações no dia 27.

Hoje abre o Buffalo Bill

O restaurante Buffalo Bill Steak House chega a Fortaleza para oferecer as melhores opções de carnes da cidade. A localização é privilegiada, no coração empresarial de Fortaleza, na esquina das avenidas Barão de Studart e Santos Dumont.
O novo espaço conta com decoração e iluminação temáticas, onde o ambiente remete aos filmes de Bang Bang e Velho Oeste, no Texas, Estados Unidos. O projeto foi desenvolvido para otimizar os espaços e criar uma harmonia com a proposta culinária da casa, com ambientes climatizados e ao ar livre.
Com relação ao cardápio, o cliente vai encontrar no Buffalo Bill Steak House as opções mais nobres de cortes de carne, como T-BonePrime-RibRibary e Bisteca Texana. Esses cortes são característicos da culinária americana. A cozinha texana e mexicana, conhecida como Tex-Mex, também será oferecida, onde o carro chefe são os pratos picantes, como oChilli. Quem está à frente da cozinha é o Chef Cleyton Barata, com vasta experiência no preparo de carnes nobres, tendo passado por lugares como Beach Park e Zahlé.
O lugar vai oferecer, ainda, cerca de 30 opções de sabores de pizza e outras massas italianas (Risotos, Spaguettis), como opção às carnes. “Como existem pessoas que não consomem carnes, nós pensamos em oferecer outra opção de cozinha, no caso, a italiana, pois é de lá que eu venho“, explica o proprietário do estabelecimento, Luciano Aceto. O Buffalo Bill Steak House vai, inicialmente, funcionar todos os dias a noite, e aos domingos, também para almoço.
Serviço:
Buffalo Bill Steak House
Inauguração oficial: Hoje, a partir das 19 horas.
Endereço: Avenida Barão de Studart, 1040, Aldeota.

Não sexista

A Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH) e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza amanhã (21), seminário em alusão ao Dia de Luta por uma Educação Não Sexista e Sem Discriminação. A data foi instituída pelo movimento social latinoamericano e caribenho e será celebrada pela primeira em Fortaleza.
A atividade começa às 14 horas no auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O objetivo do seminário é discutir como implantar uma educação não sexista e sem discriminação nas escolas municipais de Fortaleza.
Dialogando cada vez mais cedo com as pessoas, a prática da educação não sexista promoveria a igualdade e acabaria com o conservadorismo e o preconceito contra mulheres, negros e negras e população LGBT.
O evento é aberto ao público e terá performance da transformista Flávia Fontenelle e mesa de discussão mediada pela titular da Coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres, Mônica Barroso. Haverá palestras com Andrea Rossati (Coordenadoria de Diversidade Sexual), Arquimedes Pinheiro (Coordenadoria da Criança e do Adolescente), Cristiano Pereira (Coordenadoria de Políticas de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), Larissa Gaspar (Coordenadoria de Políticas para Mulheres), Thauzer Fonteles (Coordenadoria de Pessoas com Deficiência) e a professora Gislana Vale, mestra em políticas públicas e vice-coordenadora do Fórum de Educação Étnico-Racial do Estado do Ceará.

Unicamp

Davi Lira - O Estado de S. Paulo

No ranking inglês, a Unicamp ficou em 28º lugar; ano passado, ela estava na 44ª posição - Divulgação/Unicamp
Divulgação/Unicamp
No ranking inglês, a Unicamp ficou em 28º lugar; ano passado, ela estava na 44ª posição
O ranking das 100 melhores universidades do mundo com menos de 50 anos de fundação, divulgado pela prestigiosa publicação inglesa Times Higher Education (THE), coloca a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) como a única representante brasileira no top 100. Nesta segunda edição anual do ranking, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) não aparece no levantamento - em 2012, a instituição estava na 99ª posição.
O levantamento atual de jovens universidades em ascensão divulgado pelo THE coloca a Unicamp na 28ª posição. Ano passado, a instituição ocupava o posto de número 44. Ela é não apenas a única representante do Brasil, como a única instituição da América Latina e também entre os países do BRIC - que inclui Rússia, Índia e China - a aparecer no top 100.
"A disparada da Unicamp para o 28º posto do ranking prova que ela é uma das mais jovens e vibrantes universidades do mundo", afirma, em nota, Phil Baty, editor da unidade de rankings da publicação.
Para a elaboração e ranqueamento das instituições, a Times cria indicadores para analisar itens como a qualidade no ensino, a relevância das pesquisas científicas produzidas, a inovação e o nível de internacionalização das universidades.
A Universidade de São Paulo (USP), presença constante em outros rankings internacionais, não aparece na lista. A instituição que iniciu suas atividades em 1934, possui mais de 50 anos de criação.
No mundo
Entre as 100 instituições novatas que fazem parte do ranking, a Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang, na Coreia do Sul, aparece pela segunda vez com a melhor instituição. Confira abaixo as top 10 do ranking da THE:
 1 - Pohang University of Science and Technology (Coreia do Sul)
 2 - École Polytechnique Fédérale of Lausanne (Suiça)
 3 - Korea Advanced Institute of Science and Technology (Coreia do Sul)
 4 - Hong Kong University of Science and Technology (Hong Kong)
 5 - University of California (Estados Unidos)
 6 - Maastricht University (Holanda)
 7 - University of York (Grã-Bretanha)
 8 - Nanyang Technological University (Cingapura)
 9 - Université Pierre et Marie Curie (França)
10 - Université Paris-Sud (França) 

Já, quando a análise é categorizada por países, a Grã-Bretanha (18), Austrália (13) e os Estados Unidos (8) têm a maior quantidade de universidades listadas no top 100. Ou seja, além de desenvolvidos, ambos os países possuem a língua inglesa em comum.
"O inglês é um fator determinante para a difusão do conhecimento científico. No Brasil, nossos pesquisadores ainda têm dificuldade em escrever um artigo em inglês. Isso é problemático", fala Claudio de Moura Castro, ex-diretor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - agência federal de fomento.
Unicamp

Alunos da Unicamp caminham pelo câmpus (Divulgação)
Para o ex-pró-reitor de graduação da Unicamp Marcelo Knobel, a autonomia da universidade é um dos principais aspectos que justificam a boa colocação no ranking.
"Com a autonomia financeira, as universidades paulistas precisaram repensar a maneira como utilizavam os recursos para investimento em sua própria melhoria", fala Knobel, que é professor titular da instituição.
Segundo ele, com o Projeto Qualidade foi possível melhorar a qualificação do corpo docente. "Hoje 99% dos nossos professores são doutores. Nenhum docente é contratado sem doutorado e procuramos selecionar, sempre que possível, aqueles que têm experiência internacional", diz Knobel.
Mesmo elogiando a atual situação da universidade, o estudante do 3º ano de Medicina André Citroni, ainda critica outros aspectos que precisam melhorar na instituição. "O acesso a cursos como o de Medicina precisa ser mais democrático. E as políticas de permanência estudantil, como a construção de mais moradias e restaurantes universitários, precisam ser ampliadas", diz Citroni, que também é membro Centro Acadêmico da Unicamp - órgão de representação estudantil.
Uma das salas de aulas da Unicamp (Divulgação)
RAIO-X Unicamp
Ano de criação: 1966
Cursos de graduação: 67
Alunos matriculados: 18.026
Cursos de pós-graduação: 140
Alunos matriculados: 22.824
Professores: 1.739
Docentes com doutorado: 99%
Fonte: Unicamp (2012)
Unesp
 
Sobre a saída da Unesp no top 100 das novatas, o editor da THE, Phil Baty disse aoEstado que não houve "qualquer queda no desempenho da instituição".
"A Universidade Estadual Paulista estava na 99º posição do ranking no ano passado. Foi só neste ano que a instituição saiu do Top 100. Mas isso se deve a melhoria de outras instituições e pelo crescimento de outras universidades no topo da lista. Não houve qualquer queda no desempenho e nos indicadores da Unesp", disse Baty.
Consultada, a Unesp informou que "considera importante figurar entre as 100 primeiras do ranking do THE, mas acredita que o fato de não constar na última lista não desabona o trabalho que vem fazendo na área de pesquisa nos últimos anos".
A instituição informa ainda, em nota, que "a universidade está avançando na publicação de pesquisas em revistas indexadas internacionais e fortalecendo o seu processo de internacionalização com a assinatura de convênios e intercâmbios com várias instituições do exterior, e com ações específicas como a criação de 50 disciplinas em inglês de pós-graduação a partir de agosto deste ano."
 
RAIO-X Unesp
Ano de criação: 1976
Cursos de graduação: 179
Alunos de graduação: 35.929
Pós-Graduação: 118 programas
Alunos de pós-graduação: 10.705
Professores: 3.543


Fonte: Unesp




Transplante de tecido ósseo

Foi realizado este ano, no Hospital Regional Unimed (HRU), localizado em Fortaleza, o primeiro transplante de tecido ósseo do Ceará. A intervenção, num paciente de 58 anos, com grave defeito acetabular, implicou na utilização de 112 gramas de fêmur proximal enviado pelo Banco de Tecidos do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia do Rio de Janeiro, INTO.

Para realizar a operação pioneira, foi necessário cumprir várias etapas burocráticas, que exigiram alguns meses, entre abrir o processo junto à Secretaria de Saúde do Estado, credenciamento da equipe médica e do hospital, até que o Ministério da Saúde autorizasse a solicitação do material necessário junto aos bancos de tecidos. Os ortopedistas de Fortaleza ficaram impressionados com a agilidade do INTO, que atendeu ao pedido de forma extremamente rápida, enviando-o numa caixa com gelo seco.

A equipe encarregada do procedimento foi integrada pelos médicos ortopedistas Robson Alves, que é o presidente da Regional Norte/Nordeste da SBQ, Leonardo Drummond, Samuel Magalhães e Cláudio Martins.

“O número de pacientes na espera por um transplante ósseo é muito grande. Para nós foi uma grande conquista porque fomos o primeiro hospital do Estado do Ceará, até mesmo primeiro do Norte/Nordeste, a realizar um transplante ósseo. Então, foi algo inovador que podemos fazer em parceria com o Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia do Rio de Janeiro, INTO. São poucos os hospitais que disponibilizam esses recursos, pois é um procedimento de alta complexidade e de alto custo, e a Unimed Fortaleza disponibiliza aos pacientes. Dos hospitais privados, o que recebe esse tipo de procedimento é somente o Hospital Regional Unimed”, ressalta o presidente da Regional Norte/Nordeste da SBQ, Robson Alves.

Agende-se
 

Acontecerá nos dias 19 e 20 de julho desse ano, a II Jornada Itinerante de Quadril da SBQ - Regional Norte-Nordeste. O evento científico será promovido pela Sociedade Brasileira de Quadril e todos os cirurgiões que são dedicados à cirurgia do quadril estão convidados para participar. Para mais informações, acesse: www.jisbq.com.br
 

No BNB Clube


Rossa do Siriguella

A festa de São João mais esperada de Fortaleza acontece neste sábado (22), às 22 horas, no Sítio do Papai.  O Roça Rossa do Siriguella traz, na edição de 2013, uma mistura de ritmos musicais para não deixar ninguém de fora da festa.
O forró fica por conta da banda Forró do Movimento, comandada pelas vozes marcantes de Dinha e Bolinha. Quem puxa a batida do axé é a banda baiana Chicabana, que já é bem conhecida pelo público cearense. Matheus Fernandes completa a festa com muito sertanejo universitário cantando, entre outros sucessos, “Mulherada na Lancha”, uma das músicas mais pedidas nas rádios do Brasil.
Como uma verdadeira festa junina, o Roça Rossa do Siriguella tem direito à quadrilha improvisada, barraca do beijo, pescaria, tiro ao alvo, Touro Mecânico, comidas típicas e uma multidão de “cumpades” e “cumades” dançando até o sol raiar.

Atrações

Chicabana - Formada há três anos pelos músicos Alex, André, Lucas, Fábio, Fabrício, Danilo e Kiko, a banda Chicabana é fruto de um projeto novo e promissor, que utiliza diferentes influências musicais como o rock e o forró, com a animação da Axé Music. A diversidade vem das experiências de cada componente do grupo, a começar pelo vocalista Kiko, que iniciou a carreira em 1997 e passou por outras bandas antes de encontrar os atuais companheiros. “Cantava de tudo um pouco. Forró, pop, arrocha e até canções de baile (aqueles sucessos internacionais) já faziam parte do meu repertório pessoal. Até que soube que a Chicabana estava procurando um novo cantor e resolvi fazer o teste. Graças a Deus fui escolhido”, revela o cantor.
Constam no currículo da banda shows com grandes nomes da música nacional como Fabio Jr, Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Aviões do Forró e a Dupla Sertaneja Vitor e 
Forró do Movimento - Resgatar o verdadeiro forró, mas sempre inovando e seguindo as tendências do mundo da música. Esse é o sentimento da banda Forró do Movimento, um dos mais novos produtos da Social Music. Criada em março de 2012, a banda é sucesso garantido em todo o Nordeste. Idealizado pelo produtor musical Menuno Sanfoneiro e pelo empresário André Camurça, o Forró do Movimento tem como vocalistas Dinha, Bolinha e Clauber.
Músicas de autoria de Menuno Sanfoneiro como “Beijar meu pé”, “Traiçoeira” e “Namorada doida” fazem sucesso na voz dos cantores. Destaque para a música “Vó, tô estourado”, que gerou verdadeiro viral nas redes socais. O resultado de tamanho sucesso pode ser percebido nas casas de show por onde a banda passa, com total receptividade do público em grandes espaços como São João de Maracanaú, São João da Cumadre Chica, Faroeste, entre outros. Com Forró do Movimento, ninguém fica parado!
Matheus Fernandes - Grande promessa do atual cenário sertanejo, Matheus Fernandes é jovem, carismático e apaixonado pelo público. Com apenas vinte e um anos de idade, o cantor cearense vem construindo uma carreira sólida e já cumpre uma agenda de shows bastante intensa, ganhando cada vez mais espaço pelo Brasil. Considerado um dos mais prósperos cantores no começo da caminhada musical, Matheus Fernandes escolheu o ritmo sertanejo universitário, hoje também conhecido como Arrocha, que é febre entre os brasileiros. 
Com shows sempre lotados e participação positiva do público, Matheus Fernandes tem suas canções interpretadas também nas vozes de grandes cantores. O último CD de Matheus é composto por 13 músicas inéditas, seis delas de autoria do cantor. Entre os sucessos estão “Modo Avião”, “Mulherada na Lancha” e “Lagoa Azul”, músicas que não podem faltar nos shows. No Carnaval de 2013, o jovem cantor percorreu todo o estado do Ceará se apresentando em 13 cidades em apenas quatro dias. 

Serviços:
Onde: Sítio do Papai (Avenida Maestro Lisboa - próximo à Lagoa da Precabura)
Quando: Sábado (22), a partir das 22 horas
Vendas: Loja do Siriguella ( Avenida Dom Luís, 505, Meireles)
Valor: R$ 30
Outras informações: (85) 3264.8091

Capuchino Press - Assessoria de Imprensa
Karla Rodrigues (85 8130.3177), Renata Benevides (85 8130.3264) e Airlly Barbosa (85 8130.2947)

Almanaque do Ferrão

Na próxima terça-feira (25), o Ferroviário Atlético Clube realiza o lançamento do Almanaque do Ferrão. A publicação é algo inédito no norte-nordeste do Brasil e apresenta um balanço histórico dos 80 anos de existência da gloriosa equipe cearense.
O Almanaque do Ferrão traz as fichas técnicas de todos os jogos do Ferroviário de 1933 até 2013, além de fotos históricas, médias de público por temporada, dados dos quase 2.000 jogadores profissionais que já vestiram a camisa do Ferrão, entre outras grandes novidades.
Além da tradicional sessão de autógrafos, o público presente no Náutico Atlético Cearense, contará com um bate-papo com a participação de Evaldo Lima (vereador de Fortaleza), Arthur Ferraz (jornalista) e o autor do livro, Evandro Gomes.
A noite será memorável tanto para os torcedores do Ferrão, quanto para os aficionados por futebol, que poderão apreciar toda a trajetória do time cearense numa publicação histórica de 592 páginas.

Serviço:
Lançamento oficial: Terça-feira, 25/06, às 20:30
Local: Salão Nobre do Náutico Atlético Cearense - Beira-Mar de Fortaleza/CE
Evento aberto ao público

Refinaria Já

(www.al.ce.gov.br) - A Assembleia Legislativa está realizando uma série de eventos no interior do Estado com o objetivo de massificar a campanha e mobilizar a sociedade pela instalação da Refinaria Premium do Ceará. Nesta quinta-feira (20), a caravana comandada pelo presidente da Casa, deputado José Albuquerque (PSB), estará na cidade do Crato para uma reunião na Universidade Regional do Cariri com lideranças políticas, empresariais e civis de toda a região.
Também estão agendadas visitas a Iguatu, na sexta-feira (21), para encontro no auditório do IFCE; em Baturité (26), no Centro Regional Integrado de Administração. Em julho, a campanha segue para Camocim (04/07) e realiza um ato na Escola Profissionalizante Monsenhor Expedito da Silveira; e em Itapipoca, no dia 11, na Câmara Municipal. Em agosto, os eventos acontecem no dia 1º em Aquiraz e 8 em Quixadá. Sempre às 16 horas.

A Assembleia Legislativa, por meio do seu portal está disponilizando uma apresentação em power point sobre a refinaria, uma cartilha, um folder e dois vídeos sobre a campanha. Os interessados em divulgar esta iniciativa podem reproduzir livremente o material para distribuição ou apresentação. No página principal do portal também pode ser encontrada a agenda de eventos que serão realizados.
Até o momento, a campanha já percorreu quatro cidades polos do Estado. Representantes da caravana estiveram em Sobral, no último dia 05/06, Tianguá, (06/06), Crateús (07/06) e Limoeiro do Norte (14/06). A campanha será encerrada em Fortaleza.

O presidente da Assembleia explicou que vem recendo apoio irrestrito de todos os prefeitos das cidades onde a caravana é recepcionada e da região visitada. Em Tianguá, por exemplo, participaram 13 chefes de executivos municipais. 

José albuquerque destacou que é importante a participação de toda a população cearense, porque os benefícios da refinaria vão servir a todo estado. “Serão R$ 7 bilhões a mais de ICMS, gerando 38 mil diretos e 52 mil indiretos, somando 90 mil, ao todo. Vão ser beneficiados 300 mil barris de petróleo por dia pela refinaria. E isso irá atrair indústrias para todas as regiões do Ceará”, frisou.

O presidente da Assembleia lembra ainda que a refinaria Premium do Ceará não é uma promessa, mas um compromisso do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff. 

Ingressos para Espanha x Nigéria

Quem contribuiu para deixar tudo pronto e garantir o acesso dos torcedores à Arena Castelão vão ganhar a oportunidade de conhecer o estádio por dentro e acompanhar a partida entre Espanha e Nigéria na Copa das Confederações.  Os secretários Especiais da Copa do Estado e Prefeitura;  Ferruccio Feitosa e Domingos Neto, respectivamente, vão entregar os bilhetes de acesso, nesta quinta-feira, 20. A solenidade acontece em um dos canteiros de obras da empresa Serveng, responsável pelas intervenções no entorno que fica na Rua Antônio Alexandrino dos Reis esquina com Heróis do Acre.

O empenho dos operários nos últimos meses foi crucial para o bom andamento das obras. Quem passa pela Avenida Alberto Craveiro já pode ver uma via com tráfego liberado e fluindo bem. Nos dias de jogos da Copa das Confederações o trecho se transforma em Fan Walk para torcedores que vão assistir jogos na Arena.



Serviço:
Entrega de ingresso para operários assistirem Espanha x Nigéria na Arena Castelão
Local: Canteiro de obras da Serveng - Rua Antônio Alexandrino dos Reis esquina com Herois do Acre.
Data: 20/06/2013
Hora: 15h


Informações à imprensa
Sabrina Lima e Ana Martins
Coordenadoria de Comunicação da Secretaria Especial da Copa 2014 no Ceará

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Nossa Gente Nossa Arte

As Farmácias Pague Menos realizam mais uma ação de incentivo a artistas brasileiros. O 4° Concurso Cultural Nossa Gente Nossa Arte tem como tema Amor. Viva esse espetáculo. Os oito finalistas recebem prêmios em dinheiro e as telas dos ganhadores serão estampadas na frota de caminhões da rede de farmácias.

Uma banca curadora fará a triagem para indicar 30 candidatos. Desta seleção, os oito melhores serão eleitos em uma votação aberta no hot site www.paguemenos.com.br/nossagentenossaarte e por meio de urnas em um espaço onde as telas estarão expostas. Ao final, um júri oficial, composto por artistas e representantes de entidades de classe de Fortaleza, definirá a colocação de cada um dos trabalhos.

O concurso é aberto a todo o público e não é necessária a compra de nenhum produto ou pagamento de taxas. Para participar, basta inscrever um quadro de 90x50 cm na posição horizontal e enviar uma foto pelohotsite.

Sobre as Farmácias Pague Menos

As Farmácias Pague Menos são a única rede varejista presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Mantêm um crescimento médio anual (CAGR) de 25% nos últimos 10 anos, um dos maiores índices contínuos do Brasil. Conta hoje com cerca de 600 lojas e 16 mil colaboradores que atuam em cerca de 230 municípios. Com sede na capital cearense, a empresa tem um dos maiores centros de distribuição do país, com 110 mil m² de área,  sendo 50 mil m² de área construída, e capacidade para atender 1 mil pontos de venda. A rede figura também com destaque no ranking das Melhores & MaioresdoBrasilda revista Exame, edição 2012: ocupa a 160ª colocação, é a quinta melhor empresa do varejo nacional, a segunda maior em crescimento de vendas líquidas e a terceira de maior retorno sobre o capital investido entre todas as varejistas do País. Também aparece na 123ª posição no ranking Melhores do Brasil, do jornal Brasil Econômico.

Brasil 1x0 México

Termina primeiro tempo de Brasil 1x0 México, na Arena Castelão.

Refinaria Premium I


A Petrobras comunica que celebrou, em 11 de Junho de 2013, uma Carta de Intenções com a CHINA PETROCHEMICAL CORPORATION SINOPEC (SINOPEC), com o objetivo de desenvolver estudo conjunto para o Projeto da Refinaria Premium 1, no estado do Maranhão.

A Carta de Intenções tem como base o interesse da SINOPEC em estudar conjuntamente com a Petrobras a viabilidade de eventual criação de uma joint venture entre as empresas, para implementação da Refinaria Premium 1.

A referida Carta de Intenções não é vinculante e não gera obrigação entre as partes de firmar futuros acordos comerciais ou operacionais após o resultado dos estudos de viabilidade.

Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional

500 x 5 mil

Polícia calcula em 500, mas já tem mais de 5 mil no protesto no começo da nova Alberto Craveiro.

Confusão à vista

Manifestantes seguem pela Dedé Brasil para a Arena Castelão...Polícia vai impedir passagem para o estádio...

Manifestação no Interior do Ceará

Juazeiro do Norte, Iguatu, Itaitinga, Barro, Quixadá e Mauriti se manifestam contra a corrupção.

Carta aberta a Cid Gomes

À V. Ex.ª Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes.

Carta de Reivindicação.
Nós, população de Fortaleza, viemos, através dessa, solicitar de V.Exa., medidas emergenciais que visam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos desta tão estimada cidade, no que diz respeito aos investimentos em segurança, saúde, educação, transporte, lazer e qualidade de vida.

Queremos pedir transparência na prestação de conta dos gastos públicos e deixar claro que não aprovamos e não apoiamos o sistema de governo adotado por V.Exa. Cujo prioriza obras que não visam a melhoria da qualidade de vida dos mais necessitados. Não visam a real necessidade do povo.

Queremos expressar, por meio, não apenas dessa carta, mas por meio do protesto ocorrido hoje (19/06/2013), que não estamos de acordo com os milhões investidos em obras que nunca ficam prontas, em estádios e estradas. E que queremos mais investimentos nos hospitais públicos, que estão sucateados, com falta de médicos e enfermeiros, enquanto a população morre à míngua nos corredores super-lotados das unidades de saúde não apenas de Fortaleza, bem como de todo Estado. Queremos investimentos na educação, que sofre com a falta de estruturação das escolas e a desvalorização dos profissionais da educação. Queremos pedir policiamento e segurança nas ruas, nos ônibus, nos terminais rodoviários. Queremos um plano, claro e objetivo, de enfrentamento à seca e combate à falta d'água no interior do Estado.

Não queremos uma polícia repressiva e sim uma polícia preventiva. Queremos de V.Exa. um plano emergencial de combate a impunidade e de transparência política. Exigimos, como cidadãos contribuintes, a prestação de contas do estado para conosco de forma limpa e clara; de forma a ser compreendida pela população e de fácil acesso através de links na Internet."

Hoje

Destaques desta Quarta-Feira, 19 de Junho de 2013
Geral
No 6º dia, protestos têm violência e passeata pacífica
Geral
Porto Alegre deve baixar novamente preço da passagem
Geral
SP: Haddad fala em redução da tarifa após 5º protesto
Política
Comissão aprova projeto da 'cura gay' sem protestos
Economia
Cresce número de inadimplentes em contexto econômico favorável
Política
Prefeitos querem urgência em incentivos para transporte urbano
Geral
Ubabef completa 50 anos com balanço positivo da avicultura
Negócios

J&J incentiva atos de carinho para promover mundo melhor

Minha Humilde Residência

A banda Tropa de Choque é uma das atrações da IV edição da festa “Minha Humilde Residência” que acontece nesta sexta-feira (21), às 22 horas, no Circulô Square. Além da Tropa de Choque se apresentam no evento Ivo Brown, Caio & Luciano e  o DJ André Guerreiro.
Formada por Neto Rodrigues (vocal e guitarra), Julian Malos (baixo), Júnior Torres (teclado), Filipe Duarte (percussão), Paulo Afonso (percussão) e Kléber Pereira (bateria), a Tropa de Choque completa em 2014, 10 anos de carreira.
O repertório da banda é eclético e faz uma mistura de antigos e novos sucessos do universo do axé para agradar a todos os públicos e ninguém ficar parado.
A Tropa de Choque  já foi eleita e premiada diversas vezes pela imprensa local como a melhor banda de axé do Ceará e é a maior neste segmento musical no Estado.

Serviços: Minha Humilde Residência IV
Dia: 21/06 (Sexta-Feira) 

Local: Circulô Square (Rua Zuca Aciolly 505. Dunas). 

A partir das 22h

Venda de Ingressos: Schutz (Shopping Iguatemi e Praça Portugal).

Informações: 4011.5500 / 9119.6565 
Valor: R$ 30

'Deus nos abençoe'

O secretário especial da Copa no Ceará, Ferruccio Feitosa, encerrou uma entrevista que concedeu ao Jornal da CBN na manhã de hoje dizendo um "Deus nos abençõe".
Ferruccio foi questionado pelos gastos do Estado na construção da Arena Castelão. "Investimos quatrocentos e oitenta e seis milhões e fizemos o estádio mais barato da Copa. Foi um investimento para tornar Fortaleza conhecida, pois infelizmente Fortaleza é pouco conhecida", disse o secretário.
Ferruccio disse que as manifestações programadas para hoje em Fortaleza são legítimas, mas que a segurança será dada para evitar baderna. Pelotões de choque estão de prontidão para evitar que os protestantes sigam até a Arena Castelão.

Raimundão sitiado por mais de seis horas no BB


O protesto de 5 mil pessoas em Juazeiro do Norte, a 540 quilômetros de Fortaleza, terminou no final da noite de ontem (18) com a saída do prefeito Raimundo Macedo (PMDB), da agência do Banco do Brasil (BB) da Praça Padre Cícero, no Centro da cidade. A manifestação "Fora Raimundão" protestava contra a redução de 25% nos salários dos professores que estão em greve há uma semana. O prefeito foi cercado pela multidão dentro da agência e só saiu com a ajuda da Polícia após seis horas sitiado.
Com medo da ação dos manifestantes, Raimundo Macedo, ficou na agência por mais de seis horas depois do seu fechamento às 16 horas. A assessoria do prefeito informou que ele ficou com receio de sair e ser agredido pelos manifestantes, que chegaram a pichar a sede da Prefeitura antes de encurralar o prefeito na agência do Banco do Brasil.
Já era quase meia noite, quando o prefeito deixou a agência dentro de um carro forte e sob a escolta de 150 policiais. Ele saiu sob intensa vaia dos manifestantes, que pedem que a Câmara Municipal faça o impeachment. O pedido não encontra ressonância na Câmara, onde o prefeito tem maioria e conseguiu aprovar mudanças no Plano de Cargos e Salários do Magistério, que teve registro de redução salarial de 25% caindo o piso de R$ 2,1 mil para entorno de R$ 1,6 mil.
Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, Raimundo Macedo diz que a lei aprovada na Câmara apenas readequou o Plano de Cargos e Salários do Magistério. "Apenas incorporamos 10% do que seria de gratificação para o salário base", informou prefeito.

Em outras duas cidades cearenses aconteceram manifestações nesta terça-feira. Em Iguatu, a 410 quilômetros de Fortaleza, o protesto foi contra o projeto da Prefeitura de municipalizar a previdência social. Já em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, o ato foi contra a construção de mais três presídios na cidade. Hoje Itaitinga tem sete presídios.

Seguidores

Arquivo do blog