sábado, 29 de junho de 2013

Lista tríplice

(www.tjce.jus,br) - O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) definiu lista tríplice com integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB/CE) que concorrem à vaga de desembargador, pelo critério do quinto constitucional. Fazem parte da relação os advogados Gina Vidal Marcílio Pompeu (34 votos), Paulo Airton Albuquerque Filho (32 votos) e Virgílio Nunes Maia (32 votos).

A votação, realizada na manhã desta sexta-feira (28/06), foi presidida pelo desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, chefe do Poder Judiciário cearense. Também concorriam os advogados Cid Marconi de Sousa, José Armando da Costa Júnior e Leandro Duarte Vasques.

A relação será encaminhada ao governador Cid Gomes, a quem cabe nomear o novo integrante do Tribunal. O escolhido ocupará a vaga deixada pelo desembargador Ernani Barreira Porto, que se aposentou em outubro do ano passado.

QUINTO CONSTITUCIONAL

O quinto constitucional é o dispositivo que destina 20% das vagas existentes nos Tribunais de Justiça a advogados e membros do Ministério Público. A OAB/CE ou o MP formam lista sêxtupla de candidatos e a remetem aos Tribunais, que selecionam três e encaminham ao governador.

O TJCE conta, atualmente, com três desembargadores escolhidos pelo critério do quinto, na vaga destinada à OAB/CE. São eles: Fernando Luiz Ximenes Rocha, Francisco Gladyson Pontes e Carlos Alberto Mendes Forte.

As vagas do MP são ocupadas pelos desembargadores Maria Iracema Martins do Vale, Francisco Lincoln Araújo e Silva, Vera Lúcia Correia Lima e Paulo Francisco Banhos Ponte.
- See more at: http://www.tjce.jus.br/noticias/noticia-detalhe.asp?nr_sqtex=31588#sthash.xS4UfArN.dpuf

Novos desembargadores

(www.tjce.jus.br) - Os juízes Raimundo Nonato Silva Santos e Lisete de Sousa Gadelha foram eleitos, nesta sexta-feira (28/06), para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A eleição ocorreu durante sessão plenária conduzida pelo chefe da Corte, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido.

Após o resultado, o desembargador Teodoro Silva Santos, que se absteve de votar porque é irmão do juiz Raimundo Nonato, destacou as qualidades do magistrado, eleito pelo critério de merecimento. “Ele é um exemplo de ética e probidade, e asseguro a todos os colegas que ele vem para somar com a harmonia e soberania desta Corte, trabalhando com transparência e honestidade”.

O juiz Raimundo Nonato reafirmou que trabalhará “pela celeridade, transparência e sempre respeitando o povo que precisa do Judiciário”.

Na oportunidade, a desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda lembrou a competência da juíza Lisete de Sousa Gadelha e desejou sucesso no novo cargo. “Que ela faça aqui o trabalho que fez tão bem no 1ª Grau”, disse.

A juíza, eleita por aclamação pelo critério de antiguidade, afirmou que “ascender ao Tribunal representa o coroamento de 27 anos de trabalho. Na minha carreira, sempre busquei a Justiça e a qualidade na prestação do serviço, observando o princípio da duração razoável do processo. Antes de me tornar juíza, advoguei por dez anos e também sei como é estar do outro lado”.

PERFIS

RAIMUNDO NONATO SILVA SANTOS - nasceu em Juazeiro do Norte, a 535 km de Fortaleza. Ingressou na magistratura no dia 27 de março de 1992, como juiz substituto da Comarca de Jaguaretama. Atuou ainda nas comarcas de Russas e Sobral, sendo promovido em 1997, por merecimento. Na Capital, iniciou na 2ª Vara do Juri, tendo sido transferido no ano seguinte para a 26ª Vara Cível, onde está atualmente. Também desempenhou funções em outras varas de Fortaleza, presidiu junta eleitoral e atuou como juiz auxiliar da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua.

LISETE DE SOUSA GADELHA – é natural de Fortaleza e ingressou na magistratura em 1º de setembro de 1986, como juíza substituta da Comarca de Solonópole. Trabalhou nas comarcas de São Benedito e Itapajé, sendo promovida para Fortaleza em 1993. Na Capital, iniciou na 29ª Vara Cível, tendo desempenhado funções em diversas outras varas. Atuou também como juíza eleitoral e foi presidente da 4ª Turma Recursal dos Juizados Especiais.
- See more at: http://www.tjce.jus.br/noticias/noticia-detalhe.asp?nr_sqtex=31592#sthash.T6uKwEbk.dpuf

Ocorrências dentro da Arena Castelão

(www.tjce.jus.br) - O Juizado do Torcedor registrou três ocorrências de furtos a torcedores durante partida entre Espanha e Itália nessa quinta-feira (27/06), às 16h, na Arena Castelão, em Fortaleza. O plantão teve à frente os juízes José Maria dos Santos Sales e Maria José Bentes Pinto, titulares da 30ª Vara Cível do Fórum Clóvis Beviláqua e 4º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, respectivamente.

Também foram registradas ocorrências administrativas. Uma família que estava com ingressos da área VIP foi impedida de entrar com o filho de quatro anos. Os organizadores alegaram não ser permitida a entrada, pois estavam sendo vendidas bebidas alcoólicas no local.

De acordo com a mãe, os ingressos foram comprados no site da Federação Internacional de Futebol (FIFA), cuja aquisição exige a identificação completa do usuário. Além disso, o pai já havia entrado com o outro filho de dez anos do casal. Os agentes de proteção da infância e da juventude compareceram ao local e, após várias tentativas, conseguiram a entrada da mãe com o menino.

Também houve resistência por parte da FIFA quanto à permanência dos agentes para acompanhar 22 menores que iriam entrar em campo com os jogadores. Porém, eles tiveram a entrada liberada, porque o percurso passava por corredores longos, com a presença de adultos desconhecidos das crianças e dos adolescentes.

North Shopping Jóquei

O novo shopping de Fortaleza, North Shopping Jóquei, realiza hoje, a Festa da Cumeeira. Tradição no segmento varejista, o evento é realizado quando a estrutura do shopping está concluída. Além de celebrar a finalização dessa etapa importante da construção do empreendimento, a festa também comemora a comercialização de 85% da Área Bruta Locável (ABL) do North Shopping Jóquei, com inauguração marcada para o dia 30 de outubro deste ano.
O evento que será realizado no primeiro pavimento do empreendimento contará com a presença de lojistas, profissionais do setor de shopping centers e empreendedores e é fechado para convidados e imprensa.
O North Shopping Jóquei terá, inicialmente, 33 mil metros quadrados de ABL, com cinco âncoras, 18 megalojas, 155 lojas satélites, 27 operações de fast food, um complexo de cinema com tecnologia 3D, além de 2.900 vagas de estacionamento. Após concluído, somará um investimento estimado em R$ 240 milhões.
Estarão presentes no North Shopping Jóquei grandes marcas do varejo, como Riachuelo, Renner, Leader, C&A, Marisa, Lojas Americanas, Le Biscuit, Rabelo, C. Rolim, Casa Pio, Sapataria Nova, Esposende, Ri Happy, Planeta Brinquedo, Cinépolis, Game Station, Burger King, Mc Donald’s, Subway, Bob’s, Spoleto, Ibyte, Cecomil, Handara, D’metal, Chica Fulô, Athos, Ferrovia, Zefirelli, Cipolla, Água De Cheiro, Contém 1g, O Boticário, Cacau Show  e Chocolates Brasil Cacau. 
O empreendimento foi projetado em todos os detalhes para atender aos desejos da nova classe média fortalezense. Com base nos mais modernos conceitos da indústria, o North Shopping Jóquei será um marco para o varejo local, atraindo a população de 55 bairros da sua área de influência.
Serviço:
Festa da Cumeeira do North Shopping Jóquei.
Data: 29/06/2013.
Horário: A partir de meio-dia.
Local: North Shopping Jóquei (Avenida Lineu Machado, 419 – Jóquei Clube.).

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Na Vision São Paulo

A Santana Textiles, um dos maiores grupos têxteis do Brasil, apresentará na Première Vision São Paulo, maior evento do setor no país, as principais novidades e tendências em tecidos denim, no ano em que completa 50 anos. Com uma vasta carteira de clientes, formada pelos principais magazines e marcas nacionais, a Santana destacará nesta edição do evento, que acontecerá nos dias 10 e 11 de julho no Expo Center Norte, em São Paulo, mais inovação, tecnologia e conceito de moda.

A marca Loco Serious faz uma releitura trazendo mais sofisticação e toque vintage nos seguintes temas desta coleção: Moto Rock - além dos tradicionais looks predominantemente escuros, as saias estão entre os destaques em vários modelos, cores e tecidos, e Mult Etnic - aqui a estética vintage e elementos dos anos 70 marcam a temática, com referências a diferentes etnias.

A Loco apresentará os produtos: Bona (denim algodão com tingimento de alta intensidade, peça-chave para coleções jeanswear); Close (denim com aparência 3D e visual mais moderno, ideal para modelagens tanto para masculino quanto feminino); Duanna (denim mais versátil, com brilho e intensidade de cor); Folk (com cross-flamê em sua estrutura e Intensive Blue na coloração) e Honos (denim em algodão, com tom acinzentado).

Os tecidos desenvolvidos pela marca Santana Textiles proporcionam excelente relação custo/benefício, indicados para o universo de confecções do segmento "fast fashion". A marca Loco Serious Denim elabora seus artigos com foco em design e com qualidade prime, permitindo beneficiamentos ultramodernos, além de oferecer o "Service Package", um pacote de serviços exclusivos que leva aos clientes informações e consultorias de moda e produto. 

Com quatro unidades fabris no Brasil (Ceará, Rio Grande do Norte e Mato Grosso), além de uma unidade na Argentina, o Grupo Santana Textiles conta com mais de 2.800 colaboradores e uma produção anual de 76 milhões de metros de tecido denim/ano, distribuídos nas marcas Santana Textiles e Loco Serious. 

Todos os processos que envolvem a produção dos tecidos do Grupo Santana Textiles estão de acordo com normas ambientais implantadas pelo SGA (Sistema de Gestão Ambiental), criado com o intuito de minimizar ao máximo todos os impactos gerados para o meio ambiente. A iniciativa gerencia de forma responsável os resíduos sólidos, seus efluentes, as emissões atmosféricas e controla o consumo energético das unidades. A empresa investe cerca de R$ 3 milhões aplicados também na substituição do combustível fóssil por biomassa.

Serviço:
Première Vision São Paulo - 8ª edição
Local: Expo Center Norte (Pavilhão Vermelho) - Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme
Dias 10 e 11 de julho, das 10h às 19h
Entrada gratuita e exclusiva para profissionais do setor
Credenciamento de imprensa no local

Mais informações: 
MktMix Assessoria de Comunicação 
Atendimento:
Camila Machado - camilamachado@mktmix.com.br
Tel.: (11) 3060-3640 Ramal: 3622
Coordenação:
Luís Dolci - luisdolci@mktmix.com.br
Tel.: (11) 3060-3640 Ramal: 3630
www.mktmix.com.br

Em São Gonçalo do Amarante

Os festejos de São Pedro tomam contra da programação de fim de semana em São Gonçalo do Amarante. A programação será concentrada no distrito do Pecém.  Nesta sexta-feira, 28, a partir das 21 horas, haverá show de bandas populares no calçadão da praia, próximo à Colônia de Pescadores. Neste sábado, 29,  devotos do santo realizarão a procissão de São Pedro. Andor com imagem do padroeiro dos pescadores será carregado até o porto e de lá segue em procissão marítima até a Colônia de Pescadores, sendo acolhida por fogos de artifícios e pela Banda de Música Municipal Aldenor Barbosa. Depois da procissão haverá show popular e, no domingo, 30, os festejos se encerram com uma competição de regata, a partir das 9 horas, seguida da escolha do garoto e da garota do Pecém.  

Fortal 2013

Para quem já quer garantir seu espaço na avenida, já estão funcionando as Centrais do Fortal do Shopping Iguatemi e no North Shopping, em Fortaleza. Além de oferecer os produtos do Fortal 2013, a Centrais do Fortal são ponto de encontro entre os foliões e estão preparadas para fornecer todas as informações para cearenses e turistas que vão participar da festa. 

Nas Centrais do Fortal, o folião poderá comprar os abadás dos blocos oficiais Sirigüella (Chiclete com Banana), Eh Loco (Saulo, Tomate e Garota Safada) e Cerveja & Coco (Asa de Águia e Ivete Sangalo), além dos alternativos, Nana Banana (Chiclete com Banana), Bloco Danadim (Simone e Simaria, Forró Real, Toca do Vale, Forró do Bom, Forró 100% e Forró do Movimento) e Bloco Pirraça (Jorge & Mateus). Também estarão à venda os ingressos para Camarote Mucuripe, Camarotes individuais (vendidos por pessoa), Arena VIP e Pista.

No Shopping Iguatemi, a Central do Fortal está localizada em área privilegiada dentro do Shopping Iguatemi, em frente ao elevador panorâmico, no piso térreo. No North Shopping, a Central do Fortal está em frente aos cinemas. 

O Fortal possui ainda dois stands de venda e informações, que estão montados nos shoppings Benfica e no North Shopping Maracanaú. Informações: (85) 3261.4050

Em Roma

O governador Cid Gomes assinou nesta quinta-feira (27), em Roma, na Itália, junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (fida), o financiamento de US$ 40 milhões, com contrapartida de US$ 40 milhões do Tesouro Estadual (total equivalente a R$ 162,2 milhões). O dinheiro beneficiará os 31 municípios cearenses com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Os recursos serão executados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e investirá no semiárido cearense. O dinheiro será aplicado entre os anos de 2013 e 2019, em ações para reduzir a pobreza rural no semiárido cearense no âmbito agrícola e não agrícola, com foco principal em jovens e mulheres. O Estado terá 18 anos para pagar o empréstimo e ainda terá 3 anos de carência. O empréstimo recebeu o parecer favorável do Governo Federal.
A ação faz parte do Projeto Paulo Freire e atenderá municípios nas regiões do Cariri Oeste, Inhamuns-Crateús, Sobral e Vales do Curu-Aracatiaçu, beneficiando diretamente 60 mil famílias com ações de capacitação para que as famílias aumentem as suas produções e possam gerir os seus negócios. Dessas, 30 mil receberão projetos produtivos. "O projeto Paulo Freire irá trabalhar no Ceará e tem como objetivo prover mais de 60 mil famílias pobres rurais com treinamento e investimentos produtivos necessários para que possam superar a pobreza", afirmou o gerente de Programas do FIDA para o Brasil, Ivan Cossio.
Para o secretário Nelson Martins, o Projeto Paulo Freire vai apresentar como resultado concreto a redução dos índices de pobreza no Ceará. "Vamos levar os projetos produtivos ao agricultor que mais necessita, oferecendo a ele capacitação e condições para melhorar de vida, com uma atividade concreta para ele e para a fanmília", destacou o Secretário.
Na sexta-feira (28), o Governador visitará, em Pistoia, na Itália, a empresa Ansaldo Breda, fornecedora dos trens da Linha Sul do Metrô de Fortaleza. A expectativa é que novos trens sejam contratados para reforçar os serviços de mobilidade urbana na região Metropolitana de Fortaleza. Durante a missão oficial do governador Cid Gomes, assume o Governo do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque.
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com informações da SDA
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

Isenção tributária para importados é gol contra nas competições da Fifa

"A realização de grandes eventos esportivos mundiais, muito além da conquista de títulos e medalhas, tem o objetivo de contribuir para o aquecimento e fortalecimento da economia do país-sede. Certo? Sim, desde que esse país não se chame Brasil. Evidência de que para nós as competições internacionais previstas no calendário deverão representar grande investimento com baixo retorno social e econômico, se não prejuízo, é o decreto do Governo Federal, publicado no Diário Oficial da União, em 17 de maio, concedendo isenção de tributos nas importações destinadas à Copa das Confederações, este ano, e à Copa do Mundo de 2014.
Locupletam-se da isenção, dentre outros itens, os alimentos, suprimentos médicos, combustível, materiais de escritório e, pasmem, até troféus. O benefício inclui o Imposto sobre Produtos Industrializados incidente na importação, Imposto de Importação, PIS/Pasep-Importação, Cofins-Importação, Taxa de utilização do Siscomex, Taxa de utilização do Mercante, Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante e Cide-combustíveis.
É constrangedor constatar que os produtos listados nessa benevolente medida pertencem a setores nos quais a produção nacional é reconhecidamente eficaz, tanto em qualidade, quanto na capacidade de atendimento à demanda. Ou alguém duvida que o Brasil seja um dos líderes mundiais da agropecuária, tenha parque gráfico com reconhecida expertise e excelência para imprimir artigos de papelaria para escritórios e quaisquer outros usos, elevada produção de combustíveis, inclusive etanol, e indústria farmacêutica apta a suprir o mercado? Ah, sim, os troféus! Para quem não sabe, o design é um dos segmentos nos quais nosso país mais avançou nos últimos anos, e matérias-primas não nos faltam, sejam as peças cunhadas em ferro, aço, cobre, alumínio, ouro, pedras preciosas ou qualquer outro material burilado na mente criativa de quem deseja importá-los...
Mais grave ainda é que há setores produtivos nacionais — inclusive alguns, como o gráfico, que terão desvantagem com a isenção fiscal dada aos seus concorrentes externos no fornecimento às copas da Confederação e do Mundo — solicitando há bom tempo ao governo algumas medidas voltadas ao resgate de sua competitividade. No caso da indústria gráfica, que fechou o primeiro trimestre com déficit de US$ 62,13 milhões em sua balança comercial (aumento de 6,7% em relação a igual período de 2012), temos pleiteado, em vão, a desoneração da folha de pagamentos, isenção de impostos para os materiais escolares, alíquota zero do PIS/Cofins para a atividade de impressão de livros e a retirada de seis papeis de imprimir da lista de cem produtos que tiveram suas alíquotas de importação elevadas pela Camex.
Para os segmentos que nitidamente estão perdendo a capacidade de concorrer com empresas de outras nações nas quais há menos impostos e burocracia, juros menores, logística mais barata e câmbio mais favorável, essa isenção tributária para importados, por ocasião dos eventos esportivos, causa profunda indignação. Cabe perguntar o porquê, então, de não se ter calculado o valor da perda fiscal correspondente à isenção concedida aos importados, de modo que, em vez disso, fossem contemplados produtos nacionais com a correspondente redução do IPI?  Ademais, antes da adoção de medida tão surpreendente, seria no mínimo ético ter consultado as lideranças dos setores abrangidos para lhes arguir quanto à capacidade de atendimento à demanda relativa às competições.
Estamos desperdiçando grande oportunidade de revitalizar alguns segmentos com grande potencial de atender ao consumo de bens e serviços inerentes às competições da Fifa e à demanda expressiva que geram. Preferiu-se estimular empresas estrangeiras. Assim, começamos perdendo a Copa das Confederações e a do Mundo. E, o que é pior, jogando em casa e com gols contra.
*Fabio Arruda Mortara, M.A., MSc., empresário, é presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional) e do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de São Paulo (Sindigraf-SP).

Desenvolvimento e Paz

* Ruy Martins Altenfelder Silva
As reflexões de um dos incontestes líderes mundiais – cujas palavras transcendem a expressiva comunidade católica (perto de 1,2 bilhão de pessoas no mundo, segundo o Anuário Pontifício) – traçam um cenário perturbador nascido da atual tendência de alijar o conceito da ética da finalidade maior do esforço humano, que deveria ser a busca da felicidade e da justiça nas relações sociais, e não simplesmente do lucro de vários tipos a qualquer preço, em prejuízo de uma concreta sustentabilidade do desenvolvimento. Na encíclica Caridade na verdade, o papa Bento 16 diz que, quando prevalece o primado da técnica, a consequência é uma tremenda confusão entre fins e meios: o empresário considerará o máximo lucro na produção; o político, a consolidação do poder; o cientista, o resultado de suas pesquisas; e assim por diante. Em consequência, sob a rede das relações econômicas, financeiras ou políticas, vicejam incompreensões, contrariedades e injustiças; os fluxos dos conhecimentos técnicos se multiplicam em benefício de seus detentores; enquanto as condições de vida das populações que vivem sob tais influxos – e quase sempre na sua ignorância – permanecem imutáveis e sem assegurar efetiva possibilidade de emancipação.
Não é deste século a preocupação da Igreja com a questão do desenvolvimento e da justiça social, tanto que esse é tema tradicional e recorrente das influentes encíclicas papais. Já na Páscoa de 1967, Paulo VI lançava a encíclica Populorum progressio na qual, ao propor ações estratégicas visando à universalização dos benefícios do desenvolvimento, alertava que “as excessivas disparidades econômicas, sociais e culturais provocam, entre os povos, tensões e discórdias, e põem em perigo a paz”. Neste início de século, é cada vez mais evidente que a escalada dos conflitos entre países, entre etnias, entre comunidades religiosas encontra um fértil alimento na pobreza e nas desigualdades de todos os tipos. Cenário que torna extremamente atual a afirmação da Paulo VI na mesma encíclica: “Combater a miséria e lutar contra a injustiça é promover não só o bem-estar, mas também o progresso humano de todos e, portanto, o bem comum da humanidade.” Para ele, a paz não se reduz a uma ausência de guerra, fruto do equilíbrio sempre precário das forças e, sim, constrói-se, dia a dia, na busca de uma ordem que traga uma justiça mais perfeita entre os homens.
Essa visão da paz não pode prescindir da ética – hoje um valor condenado a uma  marginalização que contamina os princípios que deveriam reger as relações internacionais. Bento 16 identificou o grande risco de a paz ser considerada uma mera produção técnica, fruto apenas de acordos entre governos ou de iniciativas tendentes a assegurar resultados econômicos. Com isso, fez eco a Paulo VI, que considerava os povos os autores e primeiros responsáveis pelo próprio desenvolvimento, num esforço que envolve, além dos governos, a atuação de famílias bem estruturadas e de organizações profissionais, responsáveis pela tarefa educativa voltada à formação integral das pessoas. Aliás, ele considerava a educação de base o primeiro objetivo de um plano de desenvolvimento, pois “a fome de instrução não é menos deprimente do que a fome de alimentos”.
As palavras dos pontífices levam à reflexão, sendo impossível não concordar com a advertência comum a eles de que o desenvolvimento econômico e social ficaria comprometido sem o respeito à verdadeira escala de valores. Escala essa que é ditada pela ética, cuja prática resulta na desejável união do progresso técnico e econômico à construção de uma sociedade mais justa e humana. Uma sociedade propícia à realização de cidadãos plenos, com acesso garantido à educação, ao trabalho e à liberdade como fatores primordiais da busca pela felicidade. Em resumo, como concluiu o papa Paulo VI, desenvolvimento é o novo nome da palavra paz.
Ruy Martins Altenfelder Silva é presidente do Conselho de Administração do CIEE e membro da Academia Cristã de Letras.

Sexta-feira

Destaques desta Sexta-Feira, 28 de Junho de 2013
Geral
Falta de estrutura carcerária impede ressocialização no país
Política
Base governista aceita plebiscito da reforma política
Geral
Denúncias de violência contra gays sobem 166% em 2012
Política
PF tenta prender deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO)
Protestos Brasil
Manifestantes e polícia entram em confronto em Fortaleza
Copa das Confederações
Espanha derrota Itália nos pênaltis e pega Brasil na final
Protestos Brasil
Morre jovem que caiu de viaduto durante manifestação em BH
Política

CCJ do Senado aprova PEC do Trabalho Escravo

quinta-feira, 27 de junho de 2013

FHC eleito imortal

CARLA ARAÚJO - Agência Estado
O sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi eleito nesta quinta-feira, 27, para ocupar a cadeira nº 36 da Academia Brasileira de Letras (ABL). FHC sucede o jornalista João de Scantimburgo, falecido no dia 22 de março deste ano, em São Paulo.
O ex-presidente recebeu 34 dos 39 votos possíveis. Segundo a ABL, votaram 24 acadêmicos presentes e 14, por cartas. Houve uma abstenção. Logo após ser eleito, FHC, que governou o País em dois mandados consecutivos (1995 a 1998 e 1999 a 2002), recebeu seus confrades e convidados na Fundação Eva Klabin, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.
Segundo o ex-presidente da ABL, Acadêmico Marcos Vinicios Villaça, essa eleição é um ato de respeito da Academia Brasileira de Letras à inteligência brasileira. "A grande obra de Fernando Henrique Cardoso de sociólogo e cientista dá ainda mais corpo à Academia", afirmou.
Doutor em Sociologia e Professor Emérito da Universidade de São Paulo, a obra de FHC abrange os campos da sociologia, ciência política, economia e relações internacionais. É autor ou coautor de 23 livros e de mais de cem artigos acadêmicos. Seu livro Dependência e Desenvolvimento, publicado originalmente em espanhol em 1969, em coautoria com Enzo Falletto, é um marco nos estudos sobre a teoria do desenvolvimento, com dezenas de edições em 16 idiomas. Seu último livro é Pensadores que inventaram o Brasil.

Imortal FHC

MARIA FERNANDA RODRIGUES - Agência Estado
O ex-presidente e sociólogo Fernando Henrique Cardoso concorre nesta quinta-feira, 27, à cadeira 36 da Academia Brasileira de Letras (ABL), vaga desde a morte de João de Scantimburgo, aos 97 anos, no dia 22 de março. A eleição será no Petit Trianon, no Rio de Janeiro. Ele foi o primeiro a se candidatar e é favorito entre 11 concorrentes.
Para ser eleito, o candidato precisa de 20 votos (metade do número de imortais mais um). Se ninguém atingir a meta, é realizado um segundo escrutínio no mesmo dia. Depois, uma terceira e quarta votação, ali mesmo. Caso não haja consenso, uma nova eleição é aberta.
Disputam a cadeira com Fernando Henrique Cardoso, Felisbelo da Silva, J.R. Guedes de Oliveira, Gildasio Santos Bezerra, Jeff Thomas, Carlos Magno de Melo, Eloi Ghio, Diego Mendes Souza, Alvaro Corrêa de Oliveira, José William Vavruk e Arlindo Vicentine. A última imortal eleita foi Rosiska Darcy de Oliveira.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

São Gonçalo se manifesta a partir da Igreja Matriz

Estudantes e funcionários públicos de São Gonçalo do Amarante, município localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, estão mobilizando a população para uma manifestação popular intitulada “Acorda SGA”. O protesto vai acontecer nesta sexta-feira (28), com concentração a partir das 9 horas, em frente a Igreja Matriz.

Segundo os organizadores, o objetivo é abrir os olhos dos três Poderes (Legislativo, Judiciário e Executivo), levando a voz do povo para as ruas. “Uma nova gestão assumiu no começo do ano, Legislativo e Executivo, e com ela surgiram diversas promessas e esperanças de um futuro melhor para São Gonçalo”, diz a nota.

Entre as principais reivindicações estão a grande quantidade de profissionais de outros municípios contratados para assumir cargos públicos na Prefeitura Municipal; falta de medicamentos e materiais no hospital e nos postos de saúde; falta de merenda e fardamento escolar; as más condições das estradas e a precária limpeza urbana; e a recente aprovação na Câmara do aumento de diárias e ajuda de custo para o prefeito, vice, secretários e vereadores, desproporcional ao aumento mínimo dos demais servidores públicos. 

De acordo com a organização do protesto “Acorda São Gonçalo”, a expectativa é reunir mais de mil pessoas. Participarão estudantes, funcionários públicos, líderes comunitários e representantes de associações.

PM e Grito dos Excluídos apoiam manifestaçãoMnaifesta

Para manifestar que a Polícia Militar (PM) apoia as manifestações que estão acontecendo no Brasil e é contra a violência, a Associação dos Cabos e Soldados Militares do Ceará vai estar no protesto de hoje, antes do jogo Espanha x Itália, pela semifinal da Copa das Confederações, na Arena Castelão.
A manifestação pretende reunir 100 mil pessoas com concentração em duas frentes para saída até a Arena Castelão. Além da Associação dos Cabos e Soldados manifestaram apoio ao protesto contra os gastos públicos para a Copa de 2014, as entidades sociais que fazem o Grito dos Excluídos.
"Queremos mostrar para o Brasil com esta imagem que somos truculentos. Quase a totalidade dos policiais militares são a favor das manifestações, mas acabamos sendo obrigados a reprimi-las por ordem de oficiais", afirma o presidente da Associação dos Cabos e Soldados Militares, Flávio Sabino, que convoca policiais, bombeiros e seus familiares para a manifestação. "Nossa intenção é caminhar ao lado da sociedade. Até agora os militares têm ficado à parte dos protestos. Não podemos mais nos dar ao luxo de ficar parados. Vamos levar faixas e cartazes para as ruas”, destaca Sabino.
O Grito dos Excluídos 2013 será antecipado de 7 de Setembro para amanhã, quando na manifestação em marcha para Arena Castelão, serão lançadas as campanhas de luta por Moradia Digna, contra o Extermínio da Juventude e contra os gastos para a Copa 2014.
Tantos os PMs como o pessoal do Grito dos Excluídos se concentrará em frente ao Campus da Universidade Estadual do Ceará, a partir do meio dia com saída para a Arenas Castelão às 14 horas. Outra frente sairá no início da Avenida Alberto Craveiro para Arena Castelão. PM e Guarda Nacional estarão de prontidão para evitar a chegada dos manifestantes à Arena Castelão.

Hoje

60 anos da Petrobras

O depoimento da primeira comandante da Marinha Mercante Brasileira, Hildelene Lobato Bahia, marca a estreia da nova fase da campanha publicitária em comemoração aos 60 anos da Petrobras, nesta quarta-feira (26), nas principais emissoras de TV aberta e fechada do país. A paraense de 39 anos, que aprendeu a nadar 15 dias antes da prova do concurso, comanda hoje o navio Rômulo Almeida, que faz parte da maior frota de petroleiros do Hemisfério Sul e do renascimento da indústria naval brasileira.

O vídeo integra uma série de sete filmes de 30 segundos que contam a história de pessoas inspiradoras, reforçando o conceito da campanha "Gente. É o que inspira a gente". O objetivo é engajar as pessoas e estimulá-las a compartilhar sua inspiração no sitewww.petrobras.com.br/meinspira, que já teve 52 mil visitas e 4.500 compartilhamentos de conteúdos. Através da fanpage da Petrobras (www.facebook.com/petrobras), mais de 67 mil pessoas curtiram, compartilharam e comentaram os posts relacionados à campanha. Ao todo mais de 2 milhões de pessoas foram alcançadas pelos selos da campanha no Facebook.

Além de Hildelene, outros seis personagens compartilham sua história nesta campanha. Entre eles está o geólogo Jeferson Luiz Dias, que trabalha na Companhia há 35 anos e pode se orgulhar de ter sido um dos responsáveis pela descoberta de petróleo na camada pré-sal. Outro personagem é Marcus Vinícius Faustini, fundador e gestor da Agência de Redes para Juventude, patrocinada pela Petrobras, que tem impactado a vida de centenas de pessoas em comunidades cariocas. Além dos comerciais, a campanha conta com anúncios de revista e ipad, rádio, cinema, internet, outdoor, mobiliário urbano e espaços em aeroportos, ônibus e elevadores.

Campanha Petrobras 60 anos

A série integra uma plataforma de comunicação institucional lançada no dia 10 de maio em homenagem aos 60 anos da Petrobras. A campanha conta com diversas iniciativas ao longo de todo o ano com o objetivo principal de reforçar a identificação do público com a marca. A Petrobras completa 60 anos em outubro.



Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
Telefone: 55 (21) 3224-1306 e 3224-2312
Plantão: 55 (21) 9921-1048 e 9985-9623
Fax: 55 (21) 3224-3251
imprensa@petrobras.com.br

quarta-feira, 26 de junho de 2013

8,6%

As informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Eegião Metropolitana de Fortaleza (PED-RMF), para maio de 2013, mostram a estabilidade do desemprego total, que passou de 8,8%, em abril, para os atuais 8,6% da População Economicamente Ativa (PEA), a menor taxa para o mês de maio desde 2009. O contingente de desempregados foi estimado em 155 mil pessoas, 2 mil a menos do que no mês anterior.

A pesquisa indica ainda uma elevação do nível de ocupacional em 1,3%, após quatro meses de queda, e o contingente de ocupados estimado em 1.646 mil pessoas. Houve acréscimo do número de ocupados nos serviços (15 mil postos de trabalho) e na indústria de transformação (9 mil), reduziu-se no comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (-2 mil) e não variou na construção.

“Os primeiros meses do ano, são períodos que tradicionalmente registram reduções no número de trabalhadores, entretanto, em maio, já percebemos que o mercado de trabalho da RMF demonstra sinas de mudança, com a ampliação da ocupação e estabilidade do desemprego. Estamos positivos com esta reação, embora saibamos que o volume de empregos está crescendo em menor velocidade,“ destaca o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), De Assis Diniz.

O tempo médio de procura por trabalho despendido pelos desempregados foi de 27 semanas, uma a mais do que no mês anterior.

Segundo a posição na ocupação, houve elevação no número de assalariados (14 mil) devido à geração de empregos tanto na iniciativa privada (9 mil) quanto no setor público (5 mil). No setor privado, houve expansão do contingente de empregados com carteira assinada (15 mil) e redução dos sem carteira (-6 mil). Houve também retração do número de empregados domésticos (-1 mil), enquanto aumentou o de trabalhadores autônomos (7 mil) e daqueles classificados nas demais posições (1 mil).

Em abril de 2013, o rendimento médio real dos ocupados cresceu (2,3%), assim como o dos assalariados (2,1%). Seus valores monetários passaram a equivaler a R$ 1.055 e R$ 1.117, respectivamente. Registrou-se também elevação do rendimento médio real dos autônomos (4,2%), que passou a equivaler a R$ 793.

26.06.2013
Assessoria de Comunicação do IDT
Ana Clara Braga ( anaclara@idt.org.br / 85 3101.5500)

Vistoria na Arena Castelão

Visita de inspeção realizada na manhã desta quarta-feira, 26 de junho, na Arena Castelão, verificou as estruturas temporárias montadas no estádio durante a Copa das Confederações em Fortaleza. A inspeção foi realizada pelo Ministério Público Federal (MPF), em parceria com o MP estadual e o MP de Contas do Ceará.
 
De acordo com o procurador da República Alessander Sales, o objetivo era verificar "in loco" se os equipamentos montados no entorno do estádio justificam o valor de R$ 33 milhões gasto pelo Governo do Estado para custear a estrutura temporária. Alessander enfatiza que, para a Copa do Mundo, o MP estuda recomendar que o próprio comitê da Fifa organize e arque com as despesas desses equipamentos, e não mais os governos.
 
A partir do que foi inspecionado e verificado, os procuradores Alessander Sales (MPF), Glaydson Alexandre (MPC) e a promotora de Justiça Jacqueline Faustino (MP/CE) deverão elaborar relatório sobre a estrutura observada e o montante aplicado no equipamento. A visita dos três órgãos foi acompanhada pelo secretário especial da Copa do Ceará, Ferruccio Feitosa.
 
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará

Manifestações de hoje em Fortaleza

Os servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) se manifestaram, na manhã desta quarta-feira, pedindo a efetivação dos direitos deles. Primeiro aconteceu uma paralisação no Fórum do  TJCE, seguida de concentração ao Palácio da Justiça, no Cambeba, em Fortaleza, onde houve uma assembleia, no final da manhã. Cerca de 100 servidores, de forma pacífica, reivindicaram que o Poder Judiciário efetive as conquistas da categoria como melhorias salariais e melhores condições de trabalho.
Realizada pela Sindicato dos Servidores da Justiça no Ceará, o movimento pede isonomia salarial, pagamento de ascensões funcionais, de plantões judiciais e a reforma das tabelas do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações.
Outra manifestação de servidores aconteceu, na manhã desta quarta-feira, em Fortaleza. Puxada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, o ato aconteceu no Palácio da Abolição (sede do Governo do Estado). Foram 50 manifestantes que pediram piso salarial para os enfermeiros, jornada semanal de 30 horas, mais recursos para a Saúde e comemoraram os 25% dos royalties do petróleo para a Saúde, aprovados ontem na Câmara dos Deputados. A Polícia acompanhou a manifestação que não registrou nenhum confronto.

Ceará hoje


Tuenti

O Tuenti, plataforma de comunicação social pertencente ao Grupo Telefônica, lança no Brasil a sua versão definitiva, após um ano de testes em formato beta. Para apresentar as novidades da ferramenta, desembarcaram no país na última semana o CEO da empresa, Zaryn Dentzel, e o vice-presidente de desenvolvimento corporativo, Sebastián Muriel.

Ao valorizar a interação com “amigos de verdade” e o foco em privacidade e segurança, a ferramenta social tem a exclusividade e a segurança das informações como principais diferenciais, expressos no slogan “Converse com todos. Compartilhe somente com seus amigos”.

O Tuenti estava em fase beta na América Latina desde julho de 2012, disponível em versão web (
www.tuenti.com) e móvel (Android e Blackberry). A partir daí, o desenvolvimento avançou com os lançamentos do aplicativo para os sistemas iOS, Windows Phone, BlackBerry 10 e, mais recentemente, Firefox OS*, denotando o perfil de valorização da mobilidade multiplataforma e de multidispositivos. 

Também foram realizadas uma série de melhorias nas versões web e móvel, como a incorporação do chat em grupo, álbuns de fotos, gestão de vídeos em web, etc.. o que está em linha com o seu processo de internacionalização – atualmente, o Tuenti está disponível em 12 idiomas: inglês, espanhol, português (de Portugal e do Brasil), alemão, francês, italiano, checo, eslovaco, holandês, catalão, galego e basco.

O Tuenti acredita que o futuro das redes sociais é manter-se sempre conectado com as pessoas que mais interessam, com um uso intenso e sofisticado das tecnologias de comunicação. É nisso que a rede social aposta: em uma comunicação cada vez mais móvel e próxima da conectividade total através de um serviço totalmente seguro. “A mobilidade se situa no centro de toda a experiência do Tuenti. Mas os usuários podem desfrutar de uma plataforma social integrada, inclusive com chat de mensageria instantânea, graças a um serviço cross que inclui também chat na web”, diz Dentzel.

O empreendedor norte-americano Zaryn Dentzel, que fundou o Tuenti com apenas 23 anos de idade, em 2006, transformou a sua criação em um case de sucesso na Europa: a rede social tem 15 milhões de usuários registrados, dos quais seis milhões via apps, e 500 milhões de mensagens via chat por semana.


Privacidade garantida

No Tuenti, os perfis não são indexados em buscadores como o Google e as opções de privacidade máxima vêm como padrão – ao contrário de outras redes sociais, os usuários não precisam descobrir como proteger seus dados, pois eles já estão protegidos: informações pessoais e fotos podem ser visualizadas apenas por amigos. As conversas de mensagens instantâneas são criptografadas com o protocolo SSL. O modelo de privacidade é especialmente simples, pedindo que o usuário classifique a pessoa adicionada como “amigo” ou “contato”.

É possível, porém, comunicar-se com qualquer contato sem que ele tenha acesso a informações compartilhadas apenas com quem o usuário identifica como amigo. O Tuenti parte do pressuposto de que ninguém tem um milhão de amigos de verdade, e que os amigos dos nossos amigos não têm por que serem necessariamente nossos amigos. O limite de amigos por usuário é de 1.000 perfis, contra 2.000 no Facebook.

Dentro dessa filosofia de preservar a privacidade dos usuários, o Tuenti aposta num modelo de publicidade reduzido e pouco invasivo. Portanto, só são permitidos anúncios na versão web – mesmo assim, em espaços restritos. Páginas corporativas também são permitidas, mas o ambiente não estimula conversações pela timeline, a fim de manter a discrição no contato.

Para Sebastián Muriel, “o Tuenti tem como prioridade a privacidade e a segurança, inclusive nas conversações via chat, o que surge como alternativa muito mais confiável frente aos concorrentes. Além de ser uma ferramenta multiplataforma, criptografa a comunicação, protegendo a privacidade das conversas que acontecem dentro da rede”.

Sobre o Tuenti

O Tuenti é um caso de sucesso que reafirma o perfil inovador do Grupo Telefônica: uma companhia tecnológica europeia e jovem, com uma equipe de 250 empregados de 22 nacionalidades distintas, dos quais 60% são engenheiros com uma média de idade de 29 anos. Um dos pilares fundamentais que sustentam o êxito da Tuenti é a importância que a companhia dá ao talento profissional de sua equipe.

Desde 2010, a Telefónica é a principal acionista do Tuenti, atuando como uma sócia estratégica de relevância para levar a empresa ao próximo nível, apoiando sua expansão para transformá-la no site líder de tráfego na Espanha e uma das empresas de tecnologia de maior êxito na Europa. O Tuenti tem 15 milhões de usuários registrados10 milhões de usuários ativos mensais e mais de 6 milhões de usuários únicos de seus aplicativos40 bilhões de pageviews ao mês 500 milhões de mensagens via chat enviadas por semana.



Sobre Zaryn Dentzel

Zaryn Dentzel nasceu na cidade de Santa Bárbara, Califórnia (EUA), em 1983. É fundador e CEO da Tuenti. Um jovem carismático que, com 30 anos de idade e uma equipe internacional, conseguiu criar em apenas seis anos uma plataforma social de comunicação com mais de 15 milhões de usuários registrados, segundo dados de 2012.

Com 15 anos, passou um ano em intercâmbio acadêmico na Espanha, aprendendo espanhol. É formado pela University of California e pelo Occidental College, onde se especializou em Relações Internacionais e Letras – Espanhol. Logo após sua formação, participou na Califórnia do lançamento da Essembly LLC, uma pequena startup que desenvolveu uma rede social política, com a qual Dentzel identificou o potencial social da internet.

Em 2006, inaugurou o Tuenti com outros três amigos. No início, a empresa foi financiada por familiares e amigos de Dentzel, que conseguiu capital necessário para consolidar a plataforma e desenvolver um produto de grande qualidade, sempre fiel à sua estratégia diferencial de ser a melhor rede social e com a oferta do máximo de privacidade para o usuário. Dentzel é membro da Fundación Príncipe de Girona (Su Alteza Real el Príncipe Felipe) e está envolvido em ajudar a promover a educação e o espírito empreendedor entre os jovens da Espanha.

Sobre o Grupo Telefônica
O Grupo Telefonica é um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, com presença em 25 países, 315,6 milhões de acessos, 132,7 mil empregados e receitas de 62,3 bilhões de euros (2012). Os investimentos previstos para o Brasil no período 2011-2014 totalizam R$ 24,3 bilhões. As principais empresas são Telefônica Brasil (Telefônica Vivo) e Terra (provedor e portal de internet). 

Agenda cultural

Com direção de Hemetério Segundo, o Grupo Arte de Viver apresenta nos dias 29 e 30, às 20h, no Teatro Dragão do Mar, o espetáculo O Iluminado. A peça de comédia segue a linha do distanciamento de Brecht, mostrando os bastidores do teatro profissional, as trocas de roupa e a preparação dos atores.

Serviço: Dias 29 e 30, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Classificação 12 anos. Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

[Infantil]

Brincando e Pintando no Dragão do Mar - Brincadeiras e atividades infantis para todas as idades orientadas por monitores. 
Serviço: Domingo (30)às 16h, na Praça Verde. Acesso gratuito.

Quadrilhas Infantis - Quadrilhas juninas infantis contempladas pelo edital Ceará Junino, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, se apresentam neste domingo (30). Confira as atrações deste domingo:
- Semente do Amanhã
- Arraiá do Compadre Lua
- Natureza do Sertão.
- Balão junina.

Serviço: Domingo (30)às 17h30 e 18h30, na Praça Verde. Acesso gratuito.


[Múltiplas linguagens]
Sahaja Yoga
A prática permite que a pessoa se identifique com o seu verdadeiro ser, abandonando os hábitos negativos para a evolução espiritual.
Serviço: Sexta (28), às 16h, no Bosque da Praça Verde. Acesso gratuito.

Feira Dragão Arte
Feira de artesanato realizada em parceria entre SEBRAE-CE e SIARA-CE.
Serviço: De sexta a domingo, das 17h às 22h, Ao lado do Espelho D’água. Acesso gratuito.

5º Grupo Escoteiro do Ar Pinto Martins
De acordo com a faixa etária dos participantes, o grupo define as atividades de escoteirismo.
Serviço: Sábado (29), das 14h às 17h, na Praça Verde. Acesso gratuito.

Encontro Cearense de Malabares
O encontro reúne jovens iniciantes e profissionais que exercem a prática dos malabares.
Serviço: Sábado (29), às 17h, na Praça Almirante Saldanha. Acesso gratuito.

Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Serviço: Sábado (29), às 19h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.



[Exposições]

Museu da Cultura Cearense (MCC)


Verde - amarelo

“A exposição “Verde-amarelo” mostra, sob um piscar de olhos, divertidas facetas da torcida futebolística brasileira – e, em especial no Nordeste e em cidades do interior. A mostra enfatiza o design da rua, os inventos do dia a dia e os momentos quando os brasileiros se orgulham das cores da bandeira brasileira.

A maioria das imagens e dos objetos foi captada no interior do Ceará, durante os últimos grandes eventos esportivos, como na Copa de Mundo de 2010.  

A exposição é especialmente concebida para Fortaleza, uma das cidades-sede de jogos da Copa das Confederações, em junho de 2013, e, sobretudo em vista da Copa do Mundo, que acontecerá exatamente daqui a um ano. Durante a exposição, pretende-se ampliar o acervo com a colaboração do público, criar ações interativas e resgatar algo do rico universo da cultura popular e do kitsch em torno das cores da bandeira do Brasil, com um olhar descontraído e com certa ironia.” diz  Titus Riedl
A mostra apresenta exemplos da criatividade e inventividade dos brasileiros em relação aos seus eventos esportivos e à paixão pelo futebol, traduzida nas cores da bandeira nacional. Um dos idealizadores da Exposição, o sociólogo e pesquisador Titus Riedl afirma que a exposição busca mostrar, de maneira divertida, como se dá essa cultura do improviso aqui no Ceará. “Queremos ver como os indivíduos criam e recriam objetos para expressar a sua emoção, utilizando, inclusive, elementos que são próprios dessa cultura, como a renda, a presença de redes, bandeirinhas, o fuxico, entre outros”, afirma. 
Segundo Valéria Laena, diretora do MCC, vemos agora serem iniciados os preparativos para receber esses grandes eventos, então é um momento oportuno para refletirmos de maneira leve sobre questões importantes como construção da brasilidade, identidade e memória. “O povo cearense é conhecido por sua criatividade, então estamos apostando nesse espírito inventivo para mostrar como se materializa essa mobilização nestes períodos em particular”, afirma Valéria.

  Visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso Gratuito.

Vaqueiros [Sala 4] (ÚLTIMO ANO)
Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.
  Visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso Gratuito.

Brinquedo - A Arte do Movimento [Sala 3] (ÚLTIMO ANO)
A exposição estimula a memória e ativa a sensibilidade. Os brinquedos expostos pertenciam a Coleção Macao Goes e hoje fazem parte do acervo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
 Visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso Gratuito.


Visitas Mediadas às exposições do MCC

O Núcleo Educativo do Memorial da Cultura Cearense vem implementando três
tipos de visitas mediadas. São elas:

Visita simples – Caracteriza-se por ser uma mediação com o caráter mais informativo, destinada a grupos não agendados e a turistas. Duração em média de 30 minutos.

Visita reflexiva
 – Caracteriza-se por ser uma mediação problematizadora, formadora, que instiga o visitante a pensar de forma crítica sobre os objetos museológicos. Duração em média 1h e 30 minutos.

Visita Ampliada – Caracteriza-se por ser uma mediação mais prolongada. Além de ter como ponto central a reflexão, nessa visita, atividades de arte-educação são vivenciadas. Por exemplo, oficinas de contação de histórias, origami, teatro de fantoches e caixa mágica.
Agendamento de grupos para visitas às exposições
 Comunicado: O agendamento dos museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura estará funcionando de segunda a sexta-feira, no horário de 14h às 17h.Contato: (85)3488.8604
E-mail: agendamento@dragaodomar.org.br

 

Museu de Arte Contemporânea MAC


Leonilson Inflamável
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abre no dia 11 de junho, às 19h, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, a exposição "Leonilson Inflamável", que apresenta um generoso recorte da produção artística do cearense. Com curadoria de Bitu Cassundé, a mostra, composta por cerca de 175 obras, evidencia parte de um acervo ainda inédito no Ceará, composto, principalmente, por três coleções: Família Bezerra Dias, Museu de Arte Contemporânea do Ceará – MAC CE e Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM SP. 

"Leonilson Inflamável" traz desde as lonas, gravuras, desenhos e bordados da sua última fase, até trabalhos iniciais produzidos em Fortaleza, na Maraponga. O grupo ocupa as 13 salas do MAC CE e dimensiona, através de um potente percurso, um panorama da produção do artista. José Leonilson (1957-1993) legitimou dentro da produção contemporânea brasileira um importante legado, com uma obra que articula a projeção biográfica mediada pela subjetividade e pela ficção, produziu um conjunto capaz de relacionar diferentes técnicas, suportes e linguagens. Revela-se através de uma pontual visualidade, lapidada por um vigoroso desenho, pela organicidade do bordado ou por uma pintura livre do rigor formal, uma impactante obra.

Após 20 anos do falecimento do artista, a vitalidade e a atualidade das questões que permeiam a sua poética ainda são marcas fortes às quais fica difícil permanecer indiferente. Além da exposição, o MAC realizará um ciclo de debates e oficinas baseadas na visualidade do artista. As datas serão divulgadas em breve no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br).

  Visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso Gratuito.

OFICINA GRATUITA PARA JULHO
De 2 a 5 de julho, o MAC Dragão do Mar realiza oficinas gratuitas de colagem-pôster com Célio Celestino. 15 vagas serão ofertadas. Para participar, os interessados devem enviar carta de intenção e currículo paraeducativomac@dragaodomar.org.br. As inscrições podem ser feitas até 30 de junho. O resultado da seleção será publicado no site do Dragão (www.dragaodomar.org.br), no dia 1º de julho.

Ações Educativas
Ação Educativa MAC realiza mediação a partir dos conteúdos das exposições para público espontâneo e agendado. A equipe é formada por Arte Educadores - universitários multidisciplinares - que desenvolvem ações de mediação com Escolas, Projetos, Universidades, ONGs e demais instituições interessadas em visitar o Museu e conhecer mais sobre arte contemporânea.
Telefone: (85)3488.8622  educativomac@dragaodomar.org.br

Biblioteca Leonilson
Espaço especializado em artes visuais com cerca de dois mil livros nas áreas de Fotografia, Design, Museologia, História da Arte, Arquitetura e Urbanismo, Moda e Arte Contemporânea.
Serviço: De terça a quinta, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Sexta, das 14h às 18h. Gratuito.

Horário da Lojinha Dragão do Mar: Terça a quinta, das 09h às 18h, sexta a domingo e feriados, das 14h às 20h.

[Planetário]
Ingressos R$ 8,00 / 4,00
QUI E SEX
O ABC do Sistema Solar
Em uma nave imaginária três crianças fazem uma viagem emocionante pelo Sistema Solar, visitam o sol, os planetas e a lua. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas.
18h
Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com  Galileu, conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência.
19h
Origens da Vida
Vamos mergulhar no desconhecido, e a partir das profundezas do oceano descobriremos as diversas origens da vida existentes em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas.
20h
SÁB E DOM
O ABC do Sistema Solar
Em uma nave imaginária três crianças fazem uma viagem emocionante pelo Sistema Solar, visitam o sol, os planetas e a lua. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas.
17h
Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com  Galileu conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência.
18h
A Conquista do Espaço
Com Yuri Gagarin foi iniciada a corrida espacial, espaçonaves interplanetárias aventuraram-se em missões arriscadas à procura de mundos não revelados, em apenas 12 anos um sonho se torna realidade, e a maior conquista alcançada foi levar o ser humano à lua com o pouso da missão Apolo 11.
19h

Origens da Vida
Vamos mergulhar no desconhecido e a partir das profundezas do oceano descobriremos as diversas origens da vida existentes em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas.

20h




Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho

Av. Francisco Sá, 1801 – Jacarecanga 60010-450 – Fortaleza-CE
Informações e agendamento de visitas: (85) 3238.1244

Os espaços EAO funcionam de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Todos os espaços têm acesso livre e vagas limitadas.
 A Escola de Artes e Ofícios é um Espaço privilegiado para pessoas que buscam formação profissional nas áreas de conservação, preservação, restauração, difusão e valorização do patrimônio cultural do Estado do Ceará.
ILHA DIGITAL:
A ilha digital da EAOTPS é disponibilizada para pesquisas, serviços de impressão, digitalização e periodicamente ministra curso básico de informática. O acesso à internet é gratuito.
BIBLIOTECA THOMAZ POMPEU SOBRINHO:
Aberta à comunidade, a Biblioteca EAOTPS conta com acervo em torno de 1.500 livros para consulta local nas áreas de Artes, Arquitetura, Patrimônio Cultural, Ofícios Tradicionais e Literatura.
+ Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, de 8h às 12h e 13h30min às 17h30min.
ATELIER DE XILOGRAVURA:
O ateliê de xilogravura da EAOTPS pode ser utilizado, mediante agendamento prévio, de segunda a sexta, no horário de 8h às 17h30min para atividades de impressão. Para conhecer as normas de utilização e agendar horário, os (as) interessados (as) podem entrar em contato com a Escola, pelo telefone: 3238 1808
LOJA DE ARTESANATO
Conheça alguns produtos desenvolvidos pelos alunos em cursos realizados na EAOTPS.
VISITA GUIADA:
Escolas, Instituições e grupos em geral podem agendar uma visita guiada para conhecer os diversos espaços da EAOTPS. Agende sua visita! Contato: (85)3238.1244

OFICINA GRATUITA EM JULHO

De 1 a 5 de julho, das 14 às 17h, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho oferece a oficina "Traço a Traço – Uma jornada através do universo de Aldemir Martins". Com carga horária total de 15h/a, a oficina ministrada por Fernando França Câmara promove o desenvolvimento de trabalhos com desenho e, sobretudo, com bico-de-pena, técnica adotada por Aldemir, bem como desperta para um diálogo com o mestre, a partir da recriação de temas trabalhados pelo artista. Podem participar jovens a partir de 15 anos. Inscrições pelo telefone: 3238.1244. Acesso gratuito.


Centro Cultural Bom Jardim
Rua 3 Corações, 400 – Bom Jardim

DIA 29 - SÁBADO
[VENHA LER]
Facilitador: Ana Paula Sales
Tema: Fábulas
Sinopse: Durante esse mês, fábulas serão trabalhadas no projeto a fim de estimular a leitura e a criatividade literária da criança.
Dia: 29, de 08h às 11 e 14h às 17h, na Biblioteca.


[CINECLUBE]

Dia 29, às 16h
Solidões Urbanas
Classificação 16 anos
Filmes:
-A Voz da Felicidade     
Dir.: Nelson Nadotti; RS, 1987, Ficção, Colorido, 10 min.
- Ângelo Anda Sumido  
Dir.:  Jorge Furtado; RS, 1997, Ficção, Colorido, 18 min.
-Animadores 
Dir.: Allan Sieber ; RJ, 2008, Animação, PB, 6 min.
-Invisíveis Prazeres Cotidianos     
Dir.: Jorane Castro; PA, 2004, Documentário, Colorido, 26 min
-Seu Pai Já Disse Que Isso Não é Brinquedo 
Dir.:  Kiko Mollica ; SP, 2003, Ficção, Colorido, 15 min.
-Sistema Interno 
Dir.: Carolina Durão; RJ, 2007, Ficção, Colorido, 17 min

DIA 30 - DOMINGO
[LAGARTA PINTADA]
Direção: Cristina Gadelha e Letícia Silva
Sinopse: Programa lúdico educativo que proporciona ao público infantil momentos de lazer e criação através de atividades de pintura e desenho livre, jogos, cantigas de roda e brincadeiras da cultura tradicional popular.
Dia 30, com pinturas e brincadeiras e dia 19, com a apresentação do palhaço Twobiba, às 16h.  Duração:2h. Classificação: Livre. Acesso gratuito.

[EXPOSIÇÃO]
Viver e Reviver o Carnaval das Máscaras e Marchinhas
Curadoria: Moacir Mansor

Exposição das oficinas promovidas no carnaval 2013 com moradores do Grande Bom Jardim. São 30 máscaras feitas artesanalmente. Com o objetivo de estimular a busca da memória coletiva são expostos objetos que fazem parte da indumentária dos foliões no período do Carnaval: máscaras, fantasias de diversas categorias carnavalescas e instrumentos usados nos carnavais passados. Além disso, estão expostas fotos dos anos 50 aos anos 80 sobre o tema.
Serviço: Aberta durante todo o mês de maio, de segunda a sexta de 9h às 12h/ 14h às 18h. Sábado de 16h às 20h e Domingo de 15h às 20h.


Mais informações:
Assessoria de Comunicação e Marketing do IACC
(85) 3488.8625 / 8733.8829

Seguidores

Arquivo do blog