sábado, 6 de julho de 2013

Na terça

O mandato do vereador Acrísio Sena (PT), na próxima terça (9), realiza atividade na Aldeota (Centro Financeiro de Fortaleza) para fazer valer o Estatuto da Segurança Bancária. Ainda na terça à noute, Acrísio Sena organiza plenária do mandato

Frango sarado

Não são apenas as cervejas que têm destaque na Cervejaria Devassa em Fortaleza. No mês de junho, a cervejaria lançou o almoço executivo, com receitas exclusivas e diversas opções de pratos feitos a partir da utilização de produtos fresquíssimos e de qualidade superior. O cardápio oferece opções mais leves, como saladas, peixes e frango, até os que são inspirados em diversas regiões do Brasil, oferecendo carnes e frutos do mar. O cardápio tem opções de refeições a partir de 15,90, são entradas, saladas, pratos (tipo frango sarado - foto) e sobremesas e todos com nomes irreverentes que a Devassa costuma usar para nomear o cardápio.

Ednardo, 40 anos

Há 40 anos, versos e músicas do artista cearense Ednardo foram soltos aos quatro ventos e continuam a circular em todo lugar, varando cancelas, abrindo porteiras, alcançando novas gerações. Ainda hoje, muitas luas cheias depois, suas letras e melodias seguem entoando forte, muito além da Beira-Mar.
Quatro décadas depois do lançamento do disco Meu Corpo Minha Embalagem Todo Gasto Na Viagem – Pessoal do Ceará, gravado em 1973 com Rodger Rogério e Teti, Ednardo comemora a data no showEdnardo - 40 anos de Canção, no dia 27 de julho, às 21 horas, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, com acesso gratuito.
O show será gravado em DVD ao Vivo, acompanhado de talentosos músicos cearenses e a participação especial de Rodger Rogério e Teti, e do paraibano Chico César, seu parceiro na música “Única Pessoa”, do CD homônimo lançado por Ednardo em 2001.
De 1973 - quando lançou os hits “Beira Mar”, “Terral” e “Ingazeiras” - para cá, Ednardo foi muito além das dunas brancas.  A estrada o seduziu. Ganhou o sul, a sorte e vem construindo uma vasta história, com mais de 400 músicas e letras, distribuídas em 15 discos originais, 16 discos de compilações, duas trilhas musicais para teatro, dois especiais para TV e quatro trilhas musicais de cinema.
Em 1976, “Pavão Mysteriozo” lançado dois anos antes no disco O Romance do Pavão Mysterioso, abriu asas na carreira de Ednardo ao virar tema de abertura da novela Saramandaia, da Rede Globo, neste ano relançada em nova versão. De suas músicas se destacam ainda muitas outras, como “Artigo 26”, discoBerro (1976), “Enquanto engoma a calça” – coautoria com Climério - e “A Manga Rosa” (Ednardo, 1979). 
Reconhecidas internacionalmente, suas músicas já foram gravadas por mais de 50 diferentes intérpretes e tocam em países como Portugal, Espanha, França, Itália, Holanda, Alemanha, Japão, Israel, Cuba, México, Argentina, Uruguai, comunidades Latino-Americanas dos Estados Unidos, entre outros.
Ednardo é o autor das trilhas musicais dos filmes Luzia Homem (Fábio Barreto) sucesso de bilheteria no Brasil e exterior, Tigipió (Pedro Jorge de Castro), com trilha premiada nos festivais de Karlov Vary, na Checoslováquia, e em Verona, na Itália, e O Calor da Pele (também de Pedro Jorge de Castro). Em 1977 dirigiu e produziu o filme Cauim, um misto de documentário e ficção sobre o maracatu cearense. Este trabalho deu nome ao seu disco lançado no ano seguinte.
Em 1979 Ednardo realizou em Fortaleza o festival de artes Massafeira Livre, ponto alto da efervecência cultural cearense, levando ao Theatro José de Alencar nomes como Fagner, Belchior, Fausto Nilo, Mona Gadelha, Patativa do Assaré, Lúcio Ricardo, Régis & Rogério, entre muitos dos 400 artistas participantes.
No ano seguinte, o grupo, formado por mais de 80 pessoas, seguiu para o Rio de Janeiro para gravar, em estúdio, obras que marcaram o festival, dando origem ao álbum duplo Massafeira, com direção artística, de produção e estúdio de Ednardo.
Em 2010 o álbum, que é considerado um dos mais importantes registros da música cearense, ganhou uma reedição especial, em CD duplo e livro, comemorativa de 30 anos do antológico encontro musical.
A riqueza musical de Ednardo nesses 40 anos de carreira rompe qualquer tentativa de rotular sua obra. Ele é um dos responsáveis por ampliar a uma dimensão nacional, as manifestações da tradição regional do maracatu, frevo, forró, baião e cordel, que misturadas ao rock, blues, canções românticas, boleros e outros ritmos, resultou nessa tão múltipla obra. Nas palavras do professor e pesquisador Gilmar de Carvalho, em Referenciais Cearenses na Comunicação Musical de Ednardo, “Ele cria em cima do que seria raiz, sem folclorizar seu trabalho. É um artesão da canção, um compositor cearense/brasileiro/universal"
MÚSICOS:
Mími Rocha – guitarra
Luis Miguel Caldas – baixo
Aroldo Araújo - baixo acustico
Herlon Robson - teclado e acordeon
Edson Távora - teclado
Manassés Sousa - viola 12/cavaco
Carlos Patriolino Filho - bandolim/violão
Márcio Resende – metais
Denilson Lopes – bateria
Hoto Junior – percussão
Nilton Fiore – percussão
SERVIÇO
Ednardo - 40 anos de Canção – Show e gravação do DVD ao vivo, comemorativo aos 40 anos de carreira de Ednardo. Dia 27 de julho, às 21 horas, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza/CE). Informações: (85)3488-8600. Acesso gratuito.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DÉGAGÉ

Casa Cor Ceará 2013

A CASA COR CEARÁ inicia os preparativos para a sua 15ª edição. Em 2013, a versão cearense da mais completa mostra de arquitetura,  decoração e paisagismo das Américas, acontece em um imóvel de 
arquitetura europeia exclusiva, construído na década de 1950. 
O tema escolhido para este ano foi, “Um olhar para o Ceará”, a inspiração do mote estará presente em todos os ambientes que, além dos elementos decorativos e arquitetônicos, contarão com seleção 
especial de  música brasileira e um cardápio especial de comidas típicas cearenses no restaurante e café. Os nomes dos ambientes serão uma homenagem às várias expressões cearenses de cultura, 
arte e costumes.
O imóvel, escolhido para esta edição, possui  7.200 m², com 1.100 m² de área construída atualmente. A CASA COR CEARÁ 2013 selecionou a propriedade da Família Boris, que foi moradia de Bertrand e Ariza Boris  e de um de seus filhos, Gerard Boris. A casa foi construída em 1950, localizada em endereço exclusivo na Aldeota, na Avenida Rui Barbosa, bairro tradicionalmente residencial de Fortaleza. O local 
da 15ª edição do evento ganha destaque e chama atenção pela arborização e o tamanho de seu terreno, rodeado de árvores e palmeiras antigas.
Para esta 15ª edição, a CASA COR CEARÁ comemora os resultados alcançados em 2012.  A mostra cearense ganhou dois prêmios: o de Melhor Evento Nacional, como a melhor CASA COR 2012 do ano 
entre as 19 franquias brasileiras; e o 1º lugar em Maior Percentual de Aumento de Público Nacional da CASA COR 2012. Os Prêmios foram recebidos na Convenção Anual do Grupo, que aconteceu em São 
Paulo (SP), e foram disputados por todas as 23 franquias nacionais e internacionais da CASA COR.
Serviço:
CASA COR Ceará 2013
Local: Avenida Rui Barbosa, 869, (esquina com Rua Pereira Filgueiras)
Data: 10 de outubro a 19 de novembro
Special Sale: 18 e 19 de novembro
Horário: 16 às 22h, de Terça a Domingo, incluindo feriados

Segundo Tempo

Estão abertas as inscrições para crianças e adolescentes - de 6 a 17 anos, que desejam participar do Programa Segundo Tempo, realizado pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. Para fazer parte do Programa é preciso preencher a ficha de inscrição - acompanhado por um maior responsável - em um dos núcleos espalhados pelas seis Regionais de Fortaleza, no horário de 8h às 11h ou 14h às 17 horas. Cada local possui 100 vagas.

Clique no link para acessar a lista com o endereço de cada núcleo e procure o mais próximo da sua casa. 
http://www.fortaleza.ce.gov.br/sites/default/files/contatos_programa_segundo_tempo.pdf

Os participantes recebem fardamento, lanche e vão praticar atividades esportivas com acompanhamento de profissionais qualificados. O Programa Segundo Tempo oferece múltiplas vivências esportivas no contra turno escolar. As atividades com as crianças e jovens serão divididas por faixa etária em três grupos. As aulas serão ofertadas a partir do mês de agosto, de segunda a sexta, entre 8h e 20 horas. Cada turma terá duas horas de atividades em três dias diferentes da semana.

O Programa contará com 25 núcleos em Fortaleza. São eles: Serrinha, Lagoa Redonda, Edson Queiroz, Vicente Pizon, Vila do Mar, Jacarecanga, Lagamar, Passaré, Rodolfo Teófilo, Álvaro Weyne, Apae, Vila União, Fanor, José Walter, Pici UFC, Conjunto Ceará, Petrobras,UECE, Ginásio Paulo Sarasate, Vila Velha, Maravilha, Barra do Ceará, Monte Castelo, Ginásio da Parangaba e Dendê.

O Segundo Tempo tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. 

Copa Coca Cola

Foi dada a largada! Foram encerradas as inscrições dos times para a Copa Coca-Cola 2013. A terceira edição do campeonato pretende reunir nove mil jovens de 13 a 15 anos, em todo o Brasil. Serão 30 cidades brasileiras a promover os jogos, que serão realizados nos finais de semana de 7 de setembro a 13 de outubro. A Copa Coca-Cola traz um convite para os jovens se movimentarem mais e aproveitar os benefícios da vida ativa.

96,29%

As equipes de imunização do Estado e dos municípios cearenses, que desde o dia 8 de junho entraram em campo para vacinar crianças contra a paralisia infantil, podem comemorar. A vacinação foi além da meta de 95%. Até às 16 horas desta sexta-feira, 5 de julho, último dia da campanha nacional de vacinação, o Ceará já havia imunizado 96,29%. A superação da meta deve ser ainda maior quando todos os 184 municípios repassarem os dados atualizados para serem lançados no portal pni.datasus.gov.br .Isso deve ocorrer até o final de segunda-feira, 8.

No ano passado o Ceará também superou a meta. Chegou a vacinar 98.63%. Em 2011, quando o Ministério da Saúde realizada duas campanhas por ano, o Estado atingiu 100,71% na primeira etapa e 98,27% na segunda etapa. Veja abaixo série histórica de cobertura vacinal:    

SÉRIE HISTÓRICA – COBERTURAS VACINAIS
Ano                            1º etapa                            2º etapa
2006                           99,12%                            100,51%
2007                           93,94%                              94,53%
2008                           98,06%                              94,82%
2009                           97,20%                              99,55%
2010                           94,68%                              96,70%
2011                          100,71%                             98,27%

2012                          98,63% (*)

2013                          96,29% (*)   

(*) A partir de 2012, o Brasil passou a realizar somente uma campanha nacional contra Pólio
Fonte: PNI/ MS/ Sesa.




Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Praias

O boletim de balneabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) desta sexta-feira (5) aponta o total de 22 praias próprias para banho neste início de férias em Fortaleza. As análises realizadas pelos técnicos da Gerência de Análises e Monitoramento (Geamo) da autarquia contemplam o monitoramento de 31 pontos na Capital.

Ainda de acordo com a Geamo, condições climáticas, o aumento da maré, a presença de animais, a disposição imprópria de resíduos sólidos e o adensamento urbano nas proximidades das praias são alguns fatores negativos que podem interferir no resultado da balneabilidade. O monitoramento das praias é realizado pela equipe técnica do setor, seguindo a Resolução 274, de 29 de novembro de 2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Cuidado no período chuvoso

Segundo a Geamo, é importante que banhistas da Capital fiquem atentos nesse período chuvoso e busquem evitar o contato com o mar. A intensidade de chuvas podem contribuir para a deterioração da qualidade das águas das praias, já que grande quantidade de esgotos sem tratamento, lixo e outros detritos são carreados pela águas através de galerias pluviais, córregos e canais de drenagem.

Resultado das análises em Fortaleza:

Pontos Próprios
Caça e Pesca
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia
Barraca Beleza
Início da Rua Ismael Pordeus
Estátua de Iracema
Ed. Vista del Mare
Edifício Arpoador
Final da Rua José Vilar
Volta da Jurema
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
INACE (Ind. Naval do Ceará)
Marina’s Park Hotel
Início da Av. Philomeno Gomes
Colônias
Barra do Ceará
Horta

Pontos Impróprios
Farol
Iate
Ideal Clube
Início da Av. Pasteur
Início da Rua Lagoa do abaeté
Mucuripe
Goiabeiras
Barraca Big Jeans
Kartódromo

Maresia no Benfica

A Maresia inaugura neste sábado (6), às 10h, no Shopping Benfica, sua segunda loja conceito em Fortaleza. A iniciativa faz parte do projeto de varejo da marca, iniciado no primeiro semestre, com a abertura da primeira loja, no Shopping Iguatemi. Até o fim do ano, serão 12 lojas, sendo mais duas em Fortaleza (nos shoppings Via Sul e Parangaba) e as demais em Belo Horizonte/MG e Salvador/BA.
Os sócios Adriano Costa Lima e Luis Henrique Feijó argumentam que as lojas conceito são uma tendência internacional e visam, entre outros fatores, aumentar a visibilidade da marca. As lojas conceito, segundo eles, funcionam como uma espécie de showroom, onde o cliente tem a chance de conhecer toda linha de produtos da marca e coleções inteiras em um único local.  No caso da Maresia, cerca de 50 linhas de produtos para os públicos adulto e infanto juvenil, num total de 750 itens, aproximadamente, em cada coleção, duas vezes por ano. 
Com 27 anos de mercado, a Maresia começou como uma fábrica de garagem, em Fortaleza, voltada para a produção de bermudas para surfistas. Hoje, a marca conta uma das maiores malhas de distribuição entre as marcas nacionais de surf wear e street wear. São cerca de 50 representantes, que atendem uma carteira com mais de 3.500 clientes e 5.500 pontos de vendas multimarcas em todo País, do Amazonas ao Rio Grande do Sul.   
Sediada em Fortaleza, a Maresia possui o maior parque industrial do setor em que atua, com 20.000m2, sendo 85% automatizados. Mais de 700 colaboradores diretos respondem por uma produção que, somente na estamparia são, aproximadamente, 10 mil peças completas por dia, funcionando 24 horas nos sete dias da semana. Dezesseis shows, sendo 14 de representantes e dois próprios – um em São Paulo e outro na capital cearense – completam a estrutura física da marca. 

Parada Gay em Fortaleza

A Prefeitura Municipal de Fortaleza anunciou, na tarde desta quinta-feira (4), as atrações confirmadas para a festa Pré-Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, que acontece no sábado (6), a partir das 18h, no Aterrinho da Praia de Iracema. O evento é organizado pela Coordenadoria da Diversidade Sexual da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos.

A cantora Wanessa Camargo é a grande atração da noite. A festa, que começa às 18h, também terá a animação da banda Samba D'Elas, do Forró Embalo e do DJ Diego Baez. A Pré-Parada busca promover a valorização da população de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis de Fortaleza e combater a homofobia em um ambiente de harmonia e celebração.

Na Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, no domingo (7), haverá um trio da Prefeitura Municipal de Fortaleza animado pelo DJ Diego Baez. A Parada deste ano, que está em sua 14ª edição, tem como tema “LGBTs no armário nunca mais! União e Conscientização na luta contra o fundamentalismo”.

Guarda Municipal fará a segurança dos eventos da diversidade sexual em Fortaleza

A Guarda Municipal de Fortaleza atuará nos eventos de diversidade sexual que ocorrerão neste final de semana, na Beira Mar e na Praia de Iracema. Neste sábado (6), serão 25 guardas municipais fazendo a segurança da população que aproveitará os shows no Aterrinho. Já no domingo (7), haverá 80 guardas distribuídos entre o Náutico, o Aterro e o Aterrinho da Praia de Iracema, das 13h às 23h. A ideia é garantir a tranquilidade de quem vai aproveitar a festa.

A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), órgão ao qual a Guarda Municipal está vinculada, possui o Grupo de Trabalho de Segurança Pública para População LGBT. O órgão também realizou, esse ano, a II Capacitação em Direitos Humanos LGBT para Operadores de Segurança Pública, no qual foram abordados os tópicos Gênero e Homofobia, Direitos Humanos LGBT e O Papel do Operador de Segurança Pública no Combate à Homofobia.

AMC disponibiliza 70 agentes para controlar tráfego na XIV Parada pela Diversidade Sexual

A cidade de Fortaleza se mobiliza, neste domingo (7), pelo respeito às diferenças com a reaçlização da XIV Parada pela Diversidade Sexual do Ceará. Para garantir a segurança dos pedestres e o controle veicular durante o evento, que acontece na Av. Beira Mar, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) preparou um esquema especial de tráfego. Ao todo, 70 agentes participarão da operação, sendo 10 de manhã, 20 à tarde e 40 no período da noite.

A primeira ação será reservar o estacionamento no recuo do Náutico para a chegada dos trios elétricos. A partir das 15 horas, durante a concentração, a Autarquia promoverá a interdição da Av. Beira Mar, entre as ruas Júlio Ibiapina e Oswaldo Cruz, permitindo apenas acesso local dos moradores. À medida que a Parada vai se deslocando, será efetuado o bloqueio total da Av. Beira Mar, desde a Av. Barão de Studart. A opção de tráfego é seguir pela Av. Abolição.

A fim de evitar a entrada de veículos durante o desfile, também serão bloqueados os principais cruzamentos da Av. Abolição que dão acesso à Av. Beira Mar. Além disso, no momento da dispersão, a Av. Historiador Raimundo Girão ficará interditada durante, aproximadamente, uma hora no trecho entre a Rua Ildefonso Albano e Av. Barão de Studart. Neste caso, essas duas últimas vias servirão como alternativa de desvio.

Ao final do evento, agentes de trânsito permanecerão no local auxiliando na circulação veicular e controlando o fluxo de pedestres.

Etufor reforça frota para Parada pela Diversidade Sexual

A Prefeitura, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), comunica que, a partir das 8h de domingo (7), 40 carros reservas ficarão à disposição do controle operacional dos sete terminais de integração. Como o evento acontece em um domingo, os passageiros poderão usufruir do benefício da Tarifa Social e irão pagar R$ 1,60 (inteira) e R$ 0,80 (meia) nas passagens de ônibus e vans.

O desembarque será realizado na parada próxima ao cruzamento da Av. Abolição com Rua José Vilar, onde agentes da Etufor estarão presentes para prestar esclarecimentos e orientar o transbordo dos passageiros. 20 agentes trabalharão de 15h às 0h para auxiliar a população sobre o serviço de transporte do evento.

Além de linhas especiais, outras linhas regulares atendem a região da Beira Mar. Ao todo são 16 linhas, que contarão com 175 veículos circulando regularmente.
(011) Circular I
(012) Circular II
(029) Parangaba/Náutico
(051) Grande Circular I
(052) Grande Circular II
(071) Antônio Bezerra/Mucuripe
(077) Parangaba/Mucuripe
(078) Siqueira/Mucuripe
(079) Antônio Bezerra/Náutico
(903) Varjota
(905) Meireles
Caça e Pesca/Serviluz/Centro
(907) Castelo Encantado/Centro
(913) Papicu/Serviluz/Varjota
(711) Barra do Ceará/Cais do Porto
(752) Caça e Pesca/Centro

No Del Paseo

Em julho, o Shopping Del Paseo prepara uma programação diferenciada para quem quer aproveitar as férias. Durante todo o mês, o piso L1 do shopping vai estar ocupado por contações de histórias, oficinas infantis com materiais recicláveis, teatros de bonecos e peças infantis. A colônia de férias do Game Station também promete muita diversão.
Durante os sábados do mês de julho, peças infantis serão apresentadas pelo grupo ABREALAS. A primeira apresentação, no dia 6/7, será Pinóquio, seguido de Chapeuzinho Vermelho (dia 20/7), Três Porquinhos (13/7) e João e Maria (27/7). As histórias tem apresentações marcadas sempre para 16h.
Aos domingos, a criançada se diverte com as histórias do Grupo Encanto. As aventuras do Baú do Mickey(dia 07/07), Histórias Cantadas (dia 21/07), e Sítio do Pica Pau Amarelo (dia 28/07) vão envolver os pequenos. No domingo, 14/7, é a CIA Mix da Alegria que apresenta a história do Sítio do Pica Pau Amarelo com o tema Viagem ao País das letras. Tudo a partir das 17h.
As oficinas infantis com o Grupo Flakes acontecem todos os dias, de 13 a 28 de julho. A programação conta com diversas atividades para estimular a imaginação e funciona de segunda a sexta, das 16h às 19h, sábados, 13h às 16h e domingos 14h às 17h. 
Já o Game Station oferece sua tradicional colônia de férias aos pequenos e jovens. Durante todas as manhãs, de segunda a sexta, a criançada pode brincar nos brinquedos do parque por apenas R$ 35,00 (3h de brincadeira + R$ 15,00 em bônus + lanche). A farra, que começa quando o Shopping Del Paseo abre, às 10h, e só termina às 13h, inclui também atividades lúdicas tradicionais como: pinturas, desenho, quebra-cabeça e jogos de tabuleiro dirigidas por monitoras. O lanche é servido para a criança e acompanhante (dos menores de 10 anos). Para antecipar o passaporte e obter outras informações, acesse o site:www.gamestation.com.br ou visite o próprio parque. A colônia segue até o dia 2 de agosto.


Serviço:
Shopping Del Paseo
Av. Santos Dumont, 3131
(85) 3456.5500
Atendimento à imprensa:


DUX ESTRATÉGIA 
(85) 3023.6266

Escola de Formação


Porto Iracema das Artes inicia atividades do Ano Escolar 2013
Escola de Formação e Criação do Ceará abre inscrições para laboratórios

Com o lançamento do processo seletivo para os Laboratórios de Criação, o Instituto de Arte e Cultura do Ceará iniciou nesta quarta-feira, 03 de julho, as atividades do Ano Escolar 2013 do Porto Iracema das Artes, cujas aulas iniciam no dia 26 de agosto. Durante coletiva de imprensa, o presidente do Instituto de Arte e Cultura do Ceará Paulo Linhares e a Diretora de Formação Bete Jaguaribe apresentaram o programa. Em seguida, a Diretora de Planejamento e Gestão Maninha Morais guiou os jornalistas em visita às obras das salas de cinema e da sede que abrigará a Escola Porto Iracema das Artes.
A programação da Escola prevê Cursos Básicos e Técnicos nos diversos campos da formação cultural, além de workshops, seminários e oficinas. Com o objetivo de formar profissionais para atuar no mercado de bens simbólicos, o Porto Iracema das Artes envolverá recursos da ordem de R$ 11 milhões, com uma oferta de 7.140 matrículas, distribuídas em cursos, laboratórios, workshops, seminários e masterclass.
O Porto Iracema das Artes marca o retorno do Governo do Ceará à área de formação nos campos das artes, recuperando a experiência do Instituto Dragão do Mar, que na década de 90 tornou-se referência no país como um lugar para formação de profissionais para economia simbólica. “A ideia do Porto Iracema das Artes recupera a experiência do Instituto Dragão do Mar numa nova perspectiva. A implantação da escola foi a prioridade definida pelo governador Cid Gomes, quando nos convidou para dirigir o novo projeto do Dragão do Mar”, observa Paulo Linhares, presidente do Instituto de Arte e Cultura do Ceará, que também esteve à frente do projeto do Instituto Dragão do Mar, nos anos 90.
Porto de Ideias e Partilhas Simbólicas
Visando se constituir como um ancoradouro de ideais e projetos culturais, o Porto Iracema das Artes inicia o Ano Escolar 2013 com a abertura do processo seletivo para os Laboratórios de Criação nas áreas de Audiovisual para TV, Teatro, Artes Visuais e Música. Os laboratórios serão espaços de experimentação de produtos culturais, nas diversas linguagens, que aglutinarão profissionais que já se encontram no mercado e que demandam atualizações técnica e conceitual. Os laboratórios funcionarão em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de projetos previamente selecionados. Os projetos receberão orientação de grupos de consultores, que conduzirão a qualificação dos projetos, através de orientações individuais, oficinas, palestras e workshops.
Os Laboratórios de Criação disponibilizarão 60 vagas para profissionais com direito a bolsa de estudos, para o aperfeiçoamento de 20 projetos culturais. Além dos 60 profissionais diretamente envolvidos, serão ofertadas 3.610 matrículas em workshops emasterclass, envolvendo outros públicos no programa de formação dos Laboratórios.
A partir do dia 22 de julho estarão abertas as inscrições para os Cursos Básicos e Técnicos. Os Cursos Básicos, com 2.400 matrículas, em 120 cursos, nas áreas do audiovisual, teatro, dança, artes visuais, gestão e produção cultural, e os Cursos Técnicoscom 70 matrículas para as áreas de Dança e Multimídia.
O Programa Porto do Conhecimento, por sua vez, ofertará 1.000 vagas em encontros de intercâmbios de experiências estéticas e teóricas. No total, os programas de formação gerarão 7.140 matrículas.

CRONOGRAMA DO ANO ESCOLAR 2013 PORTO IRACEMA DAS ARTES
Laboratórios de Criação
Lançamento Seleção para Laboratórios de Criação: 03 de julho
Inscrição online: 03 a 31 de julho pelo site www.inscricoesportoiracema.com.br/
Análise técnica dos projetos: 01 a 06 de agosto
Divulgação dos selecionados: 07 de agosto
Demonstrações presenciais: 08 a 12 de agosto
Resultado Final: 09 e 13 de agosto

Cursos Básicos e Técnicos
Inscrições Cursos Básicos: 22 de julho
Lançamento Programa de Dança/Porto Iracema: 22 de julho
Aula Magna: 26 de agosto
Inauguração das Salas de Cinema: 30 de agosto


Equipe do Porto Iracema das Artes
Diretora de Formação: Elisabete Jaguaribe – Doutoranda em Sociologia (UFC), Mestre em História Social (UFC), jornalista e professora do Curso de Audiovisual da UNIFOR, com larga experiência na gestão de políticas públicas nas esferas estadual e federal, com ênfase no audiovisual. Coordenou o Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria Audiovisual do Ceará e foi Chefe de Gabinete da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, na gestão Gilberto Gil.

Laboratórios de Criação

Coordenadores do Laboratório de Audiovisual para TV - CENA
Karim Aïnouz
Cineasta e roteirista cearense, nascido em 1966. Seu longa-metragem de estreia, Madame Satã (2002), foi selecionado para a mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes e, em seguida, premiado nos festivais internacionais de Chicago (EUA) e Huelva (Espanha). Realizou vídeos e curtas-metragens como O preso, sobre um lavrador no Nordeste, Seams, documentário experimental e auto-etnográfico sobre suas tias no Recife e o machismo no Brasil, e Paixão Nacional, todos realizados na década de 90. Bacharel em arquitetura e urbanismo pela Universidade de Brasília (1988), tem mestrado em teoria e história do cinema pela New York University (1991). Trabalhou como curador, assistente de direção e assistente de montagem em vários projetos, como Veneno (1994), de Todd Haynes, e Arizona dream(1993), de Emir Kusturica. Em 2005, colaborou nos roteiros de Cidade Baixa, de Sérgio Machado e Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes.

Sérgio Machado
Nascido em Salvador, em 1968, formou-se em jornalismo e começou a carreira no cinema com a direção de dois documentários em vídeo: Bagunçaço e Três Canções Indianas, que realizou durante uma viagem de intercâmbio à Índia. Foi assistente de direção em Central do Brasil (1998), de Walter Salles, e em O Primeiro Dia (2000), de Walter Salles e Daniela Thomas, e foi diretor-assistente e corroteirista de Abril Despedaçado (2001), de Walter Salles. Estreou na direção de longa-metragem em 2001 com o documentário Onde a Terra Acaba, eleito melhor documentário no Festival do Rio e nos festivais de Havana, Cuba, e Biarritz, França. Seu primeiro longa-metragem de ficção, Cidade Baixa, foi selecionado para a mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes de 2005 e foi vencedor dos prêmios de melhor filme e melhor atriz (Alice Braga) no Festival do Rio, além de um troféu especial pela atuação dos três protagonistas no Festival de Miami. Em 2002, codirigiu com Maurício Farias, para a TV Globo, a minissérie Os Pastores da Noite, baseado na obra de Jorge Amado. Também roteirizou filmes como Madame Satã (2002), em parceria com Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, entre outros.

Marcelo Gomes
    Cineasta nascido em Recife, em 1962, teve seus primeiros contatos com o cinema como participante de um cineclube que criou em sua cidade natal. Em 1991, ganhou uma bolsa para estudar cinema na Universidade de Bristol, Inglaterra. Dois anos depois, voltou ao Brasil e fundou a produtora Parabólica Brasil, onde realizou curtas e vídeos ao lado de Adelina Pontual e Cláudio Assis. Em 1995, dirigiu o curta-metragem Maracatu, Maracatus, que recebeu os prêmios de melhor filme, ator e som no Festival de Brasília. Em 2002, foi corroteirista do longa-metragem Madame Satã, de Karim Aïnouz. Em 2005, lançou seu primeiro longa-metragem, Cinema, Aspirinas e Urubus, selecionado para a mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes. Desde então, escreveu roteiros de vários filmes e dirigiu longas-metragens selecionados para mostras internacionais e premiados em festivais nacionais. Em 2012, dirigiu e roteirizou Era uma vez eu, Verônica, filme vencedor de sete prêmios no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro do ano, incluindo os Candangos de melhor filme, roteiro, fotografia (para Mauro Pinheiro Jr.) e trilha sonora.

Daniela Capelato
Além de produtora e roteirista, também trabalha como consultora criativa em filmes de ficção e documentário, entre eles, o longa Elena, de Petra Costa (prêmio de Júri Popular no Festival de Brasília) e também como script doctoring para desenvolvimento de argumento e roteiro, tais como O Circo de Santo Amaro, de Chico Teixeira; Os Órfãos do Eldorado, de Guilherme Coelho; A Linha do Desejo, de Paula Tabulsi em parceria com a roteirista Gabriela Amaral Almeida. Como consultora, trabalhou para a televisão pública do México Canal 22 na elaboração e desenvolvimento de acordos de coprodução e difusão de programas brasileiros. Trabalhou para o Laboratório de Pitching Brasil Documenta-GNT na preparação de projetos para o mercado de TV, em parceria com commissiong editors internacionais. No período de 2007 a 2009, foi consultora de desenvolvimento de projeto e distribuição do programa APEX de exportação do audiovisual Brazilian TV Producers e do programa PIC - Programa de Capacitação Internacional, do Ministério da Cultura (MinC) para desenvolvimento de projetos de séries de Animação e Documentário. Neste mesmo período, coordenou os cursos de Gestão de Projetos de Documentário para a Fundação Getúlio Vargas. No ano de 2010, prestou consultoria à APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais –para o desenvolvimento de projetos de novos conteúdos e mídias. Desde 2011 trabalha como curadora e consultora do programa Histórias que Ficam, da Fundação CSN. Ainda como consultora-tutora, trabalha para o Rumos Webdoc do Itaú Cultural, no acompanhamento e realização de dez projetos contemplados pelo programa e na edição de um e-book sobre o tema.
Coordenador do Laboratório de Artes Visuais
Bitu Cassundé
Mestre pela Escola de Belas Artes da UFMG, atualmente desenvolve pesquisa de doutorado na ECA USP e é o curador do Museu de Arte Contemporânea do Ceará. Foi curador assistente e coordenador de pesquisa no MAC CE (1998-2007) e integrou a equipe curatorial do  Programa Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural (São Paulo, 2008-2009). Entre 2009 e 2011, dirigiu o Museu Murillo La Greca em Recife. Seus últimos projetos curatoriais foram: Sob o Peso dos Meus Amores (Itaú Cultural- SP), Leonilson – Sob o Peso dos Meus Amores (Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre), Metrô de Superfície (Paço das Artes SP), Metrô de Superfície II (CCSP), Rotas: desvios e outros ciclos (MAC CE) e Leonilson – Inflamável (MAC CE). Integrou diversos júris pelo país, dentre eles o de premiação, CNI SESI Marcantonio Vilaça 2011-12. Juntamente com Clarissa Diniz, formou a coleção contemporânea do Centro Cultural Banco do Nordeste, vinculado ao projeto Metrô de Superfície.  

Coordenador do Laboratório de Pesquisa Teatral
Manoel Moacir
Tem mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (2009). É professor auxiliar da Universidade de Fortaleza dos Cursos de Teatro, Artes Visuais e Jornalismo, dentre outros. Tem experiência com pesquisa de linguagem em teatro e outras artes, com interesse em ações interdisciplinares de criação e formação. Em 2012, participou da comissão de seleção de projetos de teatro no Edital das Artes da Prefeitura de Fortaleza. Integrou como artista-pesquisador os trabalhos: “Blocos de Ensaio” (2008), “Terra Incógnita: Fortaleza” (2005) e “InterferênciaSan Pedro” (2005), dentro outros.

Coordenadora do Laboratório de Música
Paula Tesser
Paula Tesser possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado e doutorado em Ciências Sociais - Paris V, Sorbonne (1997 e 2006). Tem experiência na área de Sociologia e Arte.  É professora na Faculdade Unichristus. Cantora há mais de 20 anos, gravou em 2004  “Retrato do Vento”, seu primeiro disco autoral e prepara para lançar este ano seu segundo disco, com direção musical de Dustan Gallas. Gravou com diversos artistas, dentre eles Fausto Nilo (2008). Morou 15 anos em Paris, onde participou de compilações (Warner/Wagram/EMI) e também compôs e cantou para o cinema francês : “Trois Zéro”(2001), “Quelqu’un de bien” (2002), “Deci de Là” – Agnès Varda (2010).

Coordenadora de Criação
Rafaela de Macedo
Rafaela de Macedo, cearense, Pedagoga (UFC-CE), das áreas de Educação e Novas Tecnologias e Arte-educação. Foi tutora/pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Multimeios da Faculdade de Educação/UFC nas disciplinas de Educação a Distância, Novas Tecnologias e EaD; desenvolveu atividades e pesquisas em Informática Educativa, Arte Digital, Movimentos Sociais no Ciberespaço, Mediação Pedagógica com Recursos Multimídia e Linguagem nas Redes Sociais - Oralidade na Escrita. Estudou Realização em Audiovisual (Vila das Artes - Fortaleza). Foi Residente no Programa Cidadão 21/Arte - Residência Social em Arte e Educação, pelo Instituto Ayrton Senna e Edisca. Arte-Educadora nas Artes Visuais desde 1995, com relevante experiência em projetos sociais, trabalhou na AGUA - Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, Centro Cultural Oboé, Instituto Prisma de Desenvolvimento Humano, Centro Cultural Banco do Nordeste, SESI, CIEDS e programas de políticas públicas de Secretarias Municipais/Estaduais de Cultura e de Educação. Coordenou o IV Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do Mercosul - Mostras e Oficinas (ALDEIA); fez continuidade, direção de arte, montagem, fotografia still e making Of de curtas metragens de realizadores cearenses e fotografia still, making Of, assistente de arte e assistente financeiro de curta e longa metragem da Produtora Coração da Selva Transmídia, em SP. Atualmente, Coordenadora dos Laboratórios de Criação, do Porto Iracema das Artes - Escola de Formação e Criação do Ceará - IACC.

Assessora de Projetos
Simone de Oliveira Lima
Socióloga e mestre em sociologia pela Universidade Federal do Ceará; especialista em ciência da informação e novas tecnologias pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha; doutoranda em Sociologia (UFC) e Professora da Universidade de Fortaleza- UNIFOR. Na área de gestão pública, realizou o curso em Administração da Cultura, Fundação Getúlio Varga; na esfera estadual foi Diretora de Políticas Culturais e Chefe de Gabinete da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, onde participou da elaboração do Plano Estadual de Cultura (1993/1996), gestão Paulo Linhares; na esfera municipal participou da elaboração do Programa dos Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esportes/CUCA.


Atenciosamente,

Luciana Vasconcelos
Assessoria de Comunicação e Marketing do IACC
(85) 3488.8625

Ajude Lulinha

Evandro Leitão e sua diretoria fazem a entrega da camisa personalizada ao ex-atleta Lulinha
Evandro Leitão e sua diretoria fazem a entrega da camisa personalizada ao ex-atleta Lulinha
Um dos grandes responsáveis pelo Bicampeonato conquistado em 1981, quando o Ceará levantou a taça de campeão, foi o Luiz Francisco do Rêgo. O ex-goleiro Lulinha escreveu seu nome na história do Ceará Sporting Club e nesta quarta-feira, 03/07, a diretoria do clube alvinegro fez uma surpresa para o ex-atleta.

VISITAO presidente Evandro Leitão, acompanhado pelos diretores Marcos Medina e Haendel Vieira e pelo Coordenador de Eventos Veridiano Pinheiro, foi até a residência de Lulinha, onde fez questão de bater um papo com o ex-goleiro alvinegro. O dirigente levou uma camisa personalizada e entregou para Lulinha, que agradeceu a atitude dos alvinegros.

“O Ceará é um clube com uma grande história e o seu Centenário será em 2014, então, nós devemos resgatar isso sempre. O Lulinha teve uma participação importante com a camisa do clube, conquistou um título relevante e está precisando do nosso apoio, então, o objetivo do Ceará é ajudar”, afirmou o Diretor Social Haendel Vieira.

Lulinha vestiu a camisa e deixou claro que o Ceará Sporting Club está guardado em sua memória.

DOAÇÃO
A camisa utilizada por Lulinha no título de 1981 estava guardada junto à inúmeros arquivos do ex-atleta, no entanto, como forma de agradecimento pela visita desta tarde, Lulinha decidiu doar o artigo para o Centro Cultural Evandro de Sá Barreto Leitão, participando da Campanha Recorda Vozão.

SOLIDARIEDADE
Lulinha e a sua família lutam diariamente em busca de um transplante de pulmão para o ex-atleta, no entanto, para a realização do transplante é necessário pelo menos um pulmão compatível, pois, a fibrose intersticial pulmonar agrediu seus dois pulmões.

Necessitando diariamente do auxílio de um balão de oxigênio para respirar, Lulinha segue lutando pela vida, mas precisa de ajuda financeira. Para ajudar no tratamento, basta depositar QUALQUER quantia na seguinte conta bancária:

BANCO: Bradesco;
AGÊNCIA: 3456-8;
CONTA: 41281-3.

AGRADECIMENTO
Após a visita, Lulinha vestiu a camisa entregue por Evandro Leitão e afirmou: “Fiquei muito feliz com a visita e sou muito grato ao Ceará pelo apoio que está sendo dado a mim. Espero que tudo dê certo daqui pra frente, não só para a minha vida, como também para o clube”, afirmou Lulinha.

MAIS INFORMAÇÕES:
(85) 8716-4848 (Falar com Júlia Diniz - esposa)

Seguidores

Arquivo do blog