Pesquisar no blog

sábado, 20 de julho de 2013

Ceará perde mais uma

AE
Agência Estado
O Bragantino fez bem a lição de casa e venceu o Ceará, por 2 a 0, neste sábado à tarde, no Estádio Nabi Abi Chedid, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A vitória deixou o time paulista perto do G4, zona de classificação para a Série A de 2014, com 14 pontos, em sétimo lugar. O time cearense, com 10 pontos, ocupa a 15.ª posição.
Havia uma preocupação natural da torcida porque no último jogo disputado no estádio o Bragantino decepcionou e perdeu para o América-RN, por 1 a 0. Por isso, o time da casa começou tomando as iniciativas ofensivas. E achou o espaço certo pelo lado esquerdo do ataque. 
Por ali, o atacante Lincom sempre descia de mano a mano com os defensores e levava vantagem. Ele teve duas chances antes de marcar na terceira, quando recebeu o passe em velocidade de Thiaguinho, que roubou a bola de Diego Orlando. O atacante entrou na área, deu um corte seco em Anderson Marques e bateu de pé trocado, de direita, por baixo do goleiro Fernando Henrique, aos 10 minutos. 
Além de ter os problemas no sistema de marcação, o Ceará não conseguia fazer a ligação da defesa ao ataque. O Bragantino tinha facilidade para atacar e poderia ter matado o jogo. Mas seus jogadores preferiram trocar provocações com os visitantes, que resultaram em sete cartões amarelos só nos primeiros 45 minutos. 
O Ceará voltou mais organizado no segundo tempo. E passou a explorar as viradas de jogo para tentar surpreender a marcação paulista. Num contra-ataque, aos 12 minutos, Lincom desperdiçou a chance de marcar outra vez. Após boa jogada e passe de Rafael Costa, o atacante ficou livre na frente de Fernando Henrique, que fez grande defesa.
Atrás no placar, o Ceará teve maior domínio de bola, mas não soube transformá-lo em gols. O Bragantino também falhou ao não armar os contra-ataques para ampliar o placar e vencer sem deixar seu torcedor com o coração na boca. Mesmo assim, fez o segundo gol aos 31 minutos. Após escanteio cobrado por Diego Macedo a defesa se preocupou com Lincom, mas o zagueiro Álvaro apareceu para cabecear no canto esquerdo baixo de Fernando Henrique.
O Bragantino volta a jogar pela décima rodada diante do ASA, em Arapiraca, terça-feira, às 21 horas. O Ceará vai jogar no sábado, dia 27, mas à tarde e fora de casa diante do Paraná, às 16h20.
FICHA TÉCNICA:
BRAGANTINO 2 X 0 CEARÁ
BRAGANTINO Leandro Santos; Raphael Andrade, Álvaro e André Vinícius; Diego Macedo, Elias, Preto (Geandro), Thiaguinho (Dudu) e Rafael Costa; Magno Cruz (Gustavo) e Lincom. Técnico Vágner Benazzi.
CEARÁ - Fernando Henrique; Marcos, Douglas, Anderson Marques e Vicente; Eusébio (Adriano Pardal), João Marcos, Diogo Orlando e Rogerinho (Ricardinho); Magno Alves e Richely (Macena). Técnico Sérgio Guedes.
GOLS - Lincom, aos 10 minutos do primeiro tempo. Álvaro, aos 31 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Pablo dos Santos Alves (ES).
CARTÕES AMARELOS - Preto, André Vinícius, Elias, Diego Macedo e Raphael Andrade (Bragantino). Rogerinho, Richely, Diogo Orlando, João Marcos e Macena (Ceará).
RENDA - R$ 10.068,50.
PÚBLICO - 677 pagantes.
LOCAL - Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP).

Falta padres no Nordeste

Edison Veiga e Rodrigo Burgarelli, de O Estado de S. Paulo
O papa Francisco, primeiro líder latino-americano da história da Igreja, está prestes a visitar o maior país católico do mundo. Se fosse rodar além do Rio e de Aparecida, o pontífice certamente conheceria um país de desigualdades - incluindo aí o acesso dos fiéis aos padres. Dados oficiais da Igreja mostram que a região mais católica do Brasil, o Nordeste, com 72,2% da população professando essa religião, é a que menos tem padres em relação ao tamanho da sua população.

Rio surge como o local com mais evangélicos, espíritas, praticantes de umbanda e de camdoblé - Eduardo Nicolau/AE
Eduardo Nicolau/AE
Rio surge como o local com mais evangélicos, espíritas, praticantes de umbanda e de camdoblé
Os números são da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e foram compilados pela reportagem. E revelam um Brasil dividido: enquanto no Paraná há um padre responsável por 5,9 mil habitantes, essa média chega a ser mais de duas vezes maior no Maranhão: 13,7 mil pessoas por sacerdote. O Estado nordestino, vale lembrar, tem proporção de católicos bem acima da média nacional - 74% ante 64%.
Lá, a região com mais falta de padres é o entorno da cidade de Caxias, na fronteira com o Piauí. São quase 700 mil habitantes, mas só 30 padres para atendê-los - ou seja, uma média de 21,9 mil habitantes para cada religioso. O problema se agrava na zona rural, onde há povoados cuja igreja só recebe missa uma ou duas vezes por ano.
Esse é o caso de Estiva, um lugarejo com cerca de 30 casas erguido à beira da BR-316, a 52 km de Teresina. Os moradores dali só veem um padre duas vezes por ano - no festejo de Nossa Senhora de Fátima e na missa anual, que neste ano foi rezada em maio. “Os moradores têm de ir para outro povoado para batizar seus filhos”, afirmou a professora Conceição Brito, que leciona no local. “Agora está mais fácil. Antigamente, já teve época que, se chovesse, só haveria casamento ou batizado um ano depois”, contou José Ribamar Silva, morador da região.
Equilíbrio. Ao analisar os dados, é possível distinguir dois perfis de regiões onde há poucos padres por habitantes. Além de cidades do interior do Nordeste e seu entorno, como Caxias (MA) e Salgueiro (PE), há municípios com maior concentração de evangélicos, normalmente na periferia das grandes capitais. Guarulhos (SP), Nova Iguaçu (RJ) e Duque de Caxias (RJ) estão nesse grupo. A região com maior proporção de habitantes por padre no Brasil é justamente Guarulhos, onde há um padre para cada 24,4 mil habitantes.
“Uma das explicações para haver mais padres no Sul e Sudeste do Brasil é que são os locais com a maior parte da organização eclesiástica. Mas existe uma preocupação da CNBB no sentido de trabalhar para uma melhor distribuição dos padres pelo território”, explicou o padre Antonio Manzatto, professor de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Crescimento. Apesar dessa disparidade, os números mostram que nunca houve tantos padres quanto agora no Brasil. Em 1970, eram 13 mil sacerdotes, número que pulou para 22 mil em 2010. O período de maior crescimento foi justamente de 2000 para cá.
“De fato nós hoje temos um número de padres como nunca tivemos, sobretudo de brasileiros. Até os anos 1980, metade do clero do Brasil era de estrangeiro, eram padres missionários”, afirmou ao Estado o cardeal arcebispo de São Paulo, d. Odilo Scherer. Para ele, esse número tende a continuar crescendo nos próximos anos. “A Igreja precisa continuar a fazer o que sempre fez a Pastoral das Vocações: zelar para formar bem os jovens, os católicos, as famílias, para que possam despertar vocações.”
Manzatto tem uma visão diferente desse fenômeno e acredita que a tendência atual é de queda no número de novos sacerdotes. “O crescimento atual provavelmente se deve às ações sociais da Igreja nas décadas de 1980 e 1990. Mas hoje a situação da sociedade mudou. Há uma diminuição muito grande da prática religiosa. Nos tempos futuros, deveremos ver um decréscimo nesses números.” / COLABOROU ERNESTO BATISTA, ESPECIAL PARA O ESTADO

Fala Lúcio Alcântara

lucioalcantarasite.jpg
Ex-governador Lúcio Alcântara afirmou não concordar com os métodos políticos utilizados por Ciro e Cid Gomes Foto: Fábio Lima
(www.verdinha.com.br) - O ex-governador Lúcio Alcântara diz que prefere deixar a política a unir-se aos irmãos Ferreira Gomes. Em entrevista ao radialista Evandro Nogueira, no quadro Sem Pauta deste sábado (20), Lúcio afirmou ter uma discordância de ordem “moral e ética” no que diz respeito a Ciro e Cid. “Eu discordo totalmente dos métodos que eles usam na política, da maneira como eles são e agem. Eu não teria a menor possibilidade de estar junto no palanque com eles. Estou fora até da política. É preciso ter coerência.”, disse o ex-governador.
Lúcio criticou as medidas do governador Cid Gomes em relação à segurança pública e classificou como pretensiosas as promessas feitas pelo atual gestor estadual durante a campanha de 2006. Segundo Lúcio, o quadro de insegurança do governo Cid é muito pior do que o de seu antigo mandato. “O que eu critico no atual governo é que, na eleição de 2006, ele [Cid] disse que ia acabar com a violência. Olha a pretensão. Eu nunca prometi isso porque sabia que não era assim. Todo mundo sabe que o problema da segurança não é fácil. Ou ele sabia que não ia resolver o problema e disse que ia para enganar o povo, ou ele era um despreparado”, declarou o ex-governador.
Durante a entrevista, Lúcio ainda lembrou da campanha de 2006, em que perdeu o apoio fundamental do então presidente da executiva nacional do PSDB, Tasso Jereissati. Na época, o ex-governador rompeu com Tasso porque não quis abrir mão da reeleição para Cid Gomes. “Tasso Jereissati ficou contra mim, apoiou o meu opositor. Ele poderia ter dito para mim, com antecedência, que não daria mais para eu ser candidato e não querer botar a faca na minha garganta, na última hora. Foi feita uma coisa traiçoeira.”, criticou Lúcio que, no entanto, diz não guardar mágoa do acontecimento. “Não tenho ressentimento. Estou dizendo isso porque é um registro histórico, mas não tenho mágoa.”, completou.

Corredores turísticos

A Prefeitura de Fortaleza iniciou as obras de requalificação e melhorias em cinco corredores turísticos da cidade, localizados nos bairros do Centro, Praia de Iracema e Mucuripe. As obras serão realizadas com investimentos do Ministério do Turismo destinados às 12 cidades-sede da Copa 2014. Serão investidos R$ 23 milhões, com verbas do Ministério e contrapartida da Prefeitura.
Os corredores turísticos compreendem a Avenida Monsenhor Tabosa, Avenida Alberto Nepomuceno, Rua Dr. João Moreira, Rua Adolfo Caminha e a Avenida Vicente de Castro. A previsão da conclusão das obras é junho de 2014, sendo que a Monsenhor Tabosa deverá ficar pronta até o fim deste ano, já que a ordem de serviço da obra foi assinada pelo prefeito Roberto Cláudio nesta quinta-feira (18/07).
As melhorias previstas são drenagem e nova pavimentação de todas as vias, padronização do mobiliário público, com acessibilidade para pessoas com deficiência, e ainda sombreamento de algumas áreas, através de arborização e paisagismo.
As ruas Adolfo Caminha e Dr. João Moreira localizam-se em uma área do Centro considerada histórica para a cidade, próximas a atrações turísticas e culturais como a Emcetur e o Passeio Público, cortando prédios tombados como patrimônio histórico de Fortaleza, como o da Santa Casa de Misericórdia. Dentre as melhorias nessas áreas estão incluídas a regularização das áreas de estacionamento, reforma dos passeios, implantação de ciclovias e construção de rampas de acesso para pessoas com deficiência.
O consagrado polo comercial instalado na Avenida Monsenhor Tabosa, na área compreendida entre o Seminário da Prainha e o Sebrae, será um dos pontos mais beneficiados pelas obras de requalificação. No projeto estão previstas algumas modificações estruturais que vão melhorar a acessibilidade e a mobilidade urbana da via, minimizando o fluxo intenso de veículos.
Já na Alberto Nepomuceno, as melhorias serão feitas na área que fica em frente ao Mercado Central, com intervenções urbanísticas no viaduto, onde serão aplicadas artes urbanas para decoração do equipamento. Os passeios serão reformados e arborizados, com implantação de novas paradas de ônibus.

Finalmente a Vicente de Castro será regularizada a pavimentação de toda a extensão de sua via, com padronização das calçadas, arborização, reforma do canteiro central e implantação de ciclovia.

Doação no Halleluya

Nos dois primeiros dias do Festival Halleluya, quarta-feira, 17, e quinta-feira, 18, o  Hemoce recebeu 234 doações de sangue, reforçando o estoque que registra período de baixa e de preocupação em atender as necessidades dos hospitais e agências transfusionais. O dia esperado como sendo o de maior doadores é o sábado, 20 de julho. Para acolher e receber com mais conforto os doadores, o Hemoce, que pertence a Secretaria da Saúde do Estado, ampliou o espaço no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), no bairro Castelão, onde ocorre o Halleluya. A coleta de sangue no CEU é feita das 19 até a zero hora, no estande com acesso ao lado da entrada principal do evento, pela Avenida Dedé Brasil. Além da doação de sangue, o Hemoce espera fazer 400 cadastros de medula óssea, superando os números do ano passado, quando foram 242 cadastros de medula.

A orientação para quem vai fazer doação é levar documento com foto. É preciso também estar bem alimentado. A dica é fazer normalmente as três refeições do dia – café da manhã, almoço e jantar – e um lanche entre as refeições. Adolescentes e jovens que pretendem fazer doações não devem descuidar da boa alimentação. Para doar sangue, além de bem alimentado é necessário estar saudável, ter entre 16 e 67 anos e possuir mais de 50 kg. Os menores de idade, porém, só podem doar com o consentimento do responsável legal. O termo de consentimento, disponível em toda a hemorrede estadual e no sitewww.hemoce.ce.gov.br, deve ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, e anexada uma cópia de documento oficial com foto do representante legal.

Pela 11ª vez o Hemoce participa do Halleluya, que está na 16ª edição. Do início da parceria, em 2003, até o ano passado, mais de cinco mil voluntários doaram sangue e mais de três mil se cadastraram como possíveis doadores de medula óssea durante a realização do festival. As coletas durante o Halleluya vão ajudar a recompor o estoque de sangue do Hemoce, que diminui no mês de julho, pela redução de doações durante as férias. Além disso, houve aumento da demanda por hemoderivados durante a realização da Copa das Confederações, em junho, quando também houve redução das doações por conta dos feriados.

No estande montado no Condomínio Espiritual Uirapuru, o Hemoce receberá doações tanto de quem vai participar do Halleluya quanto das pessoas que residem ou trabalham no entorno do CEU e querem somente doar, mas não participar do evento. As coletas continuam no hemocentro coordenador, Avenida José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo, de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min, e aos sábados, das 8 às 16 horas. O Posto de Coleta no Instituto Doutor José Frota (IJF) recebe doações de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min, e aos sábados, domingos e feriados, de 13 horas às 17h30min.

O Hemoce, com as suas unidades de Fortaleza e do interior do Estado – Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral –, é responsável por todos os serviços públicos de hemoterapia do Estado. Desde outubro do ano passado, atende toda a demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, priorizando o atendimento à rede do SUS. O Hemoce assiste 167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 Agências Transfusionais.


Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará
(85) 3101.5220/3101.5221
www.saude.ce.gov.br
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Não à diarista

A 1ª turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no Ceará, decidiu que uma diarista que trabalha dois ou três dias por semana em uma mesma casa não tem direito ao reconhecimento do vínculo de emprego como empregada doméstica. O TRT-Ceará decidiu assim ao julgar recurso de uma trabalhadora contra sentença da 15ª Vara do Trabalho de Fortaleza. Além do não reconhecimento do vínculo, a decisão, tomada por unanimidade, indeferiu o pagamento à diarista de aviso-prévio, férias ou 13ª salário.
A diarista afirmava ter trabalhado, como doméstica, em duas casas, entre setembro de 2004 e julho do ano passado. Porém, as donas das casas defendiam que ela apenas prestava serviços, duas ou três vezes por semana.
Nos autos do processo estão que testemunhas apresentadas pelas donas das casas afirmaram que a diarista trabalhava simultaneamente em várias casas, no mesmo condomínio. Uma outra testemunha confirmou que a diarista trabalhava dois ou três dias, por semana, em cada casa. Em contrapartida, as testemunhas indicadas pela diarista não foram capazes de atestar que ela trabalhava exclusivamente nas duas casas.
Do exame das provas, os juiz relator, Emmanopel Furtado, constatou que a prestação de serviços da diarista foi simultaneamente por vários tomadores de serviços. Ele destacou que, por trabalhar duas ou três vezes na semana, tratava-se de uma diarista e não de uma empregada doméstica.
Na sentença da 15ª Vara do Trabalho de Fortaleza, destaque que para ser considerado empregado doméstico é preciso prestar serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família no âmbito residencial.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Plantio de árvores

A Prefeitura de Fortaleza iniciou nesta sexta-feira (19) o plantio de mais 50 mudas de árvores semi-adultas no Parque Ecológico do Cocó, como compensação ambiental pela construção dos viadutos no cruzamento das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales. Todas as espécies são nativas daquele ecossistema: dez ingazeiras, dez paus-branco, dez angicos, dez jucás, cinco mungubas e cinco catingueiras. Ao todo, 282 árvores serão plantadas no Parque do Cocó, atendendo à lei 5.530 do Código de Obras e Posturas do Município.
Além disso, para reafirmar o compromisso da atual gestão com a preservação responsável do meio ambiente, a Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), já deu início ao plantio de outras 300 mudas no Parque Adahil Barreto e na Secretaria Regional II. 
O plantio das mudas no Cocó está sendo acompanhado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (CONPAM), órgão que gerencia o Parque Ecológico. Nesta sexta-feira, as mudas foram plantadas numa área próxima ao anfiteatro do Cocó, no encontro da Avenida Padre Antônio Tomaz com Engenheiro Santana Júnior.
De acordo com o gestor do Parque, Ramon Donatti, a reposição das árvores está sendo feita em toda a extensão do Parque do Cocó. Por isso as mudas deverão ser plantadas também em outras áreas do parque. “A ideia é plantar parte dessas árvores também na Raul Barbosa, ao lado da pista de skate e numa área do parque que fica na BR-116, próximo ao Polo Esportivo do Tancredo Neves”, explicou.
A construção dos dois viadutos no cruzamento das avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Júnior vai permitir a implantação do corredor de ônibus expresso (BRT) que ligará o Terminal do Antônio Bezerra ao Terminal do Papicu, principal obra de transporte público atualmente em Fortaleza. Com a obra, serão eliminados os seis semáforos existentes, reduzindo o tempo médio de deslocamento, no horário de pico, dos atuais 30 minutos para cerca de três minutos, o que diminui a emissão de CO² e melhora a qualidade do ar.

Prêmio Sesc de Literatura

Estão abertas, até 31 de julho, as inscrições para o “Prêmio Sesc de Literatura 2013/2014”, nas categorias Conto e Romance. As obras devem ser destinadas ao público adulto, escritas em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil e maiores de 18 anos. As inscrições podem ser feitas através do site www.sesc.com.br/premiosesc.
A iniciativa tem por objetivo revelar novos talentos e promover a literatura nacional. Realizado desde 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além da divulgação das obras, o Prêmio Sesc também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados pela editora Record e distribuídos para toda a rede de bibliotecas e salas de leitura do Sesc e Senac em todo o país.
            O resultado do Concurso será divulgado em março de 2014. O vencedor de cada categoria terá sua obra publicada e distribuída comercialmente pela editora Record, com uma tiragem de 2 mil exemplares. Além do vencedor em cada categoria, o prêmio pode indicar até três menções honrosas por categoria. Os autores indicados recebem certificado que atesta qualidade da obra para possível análise e publicação no mercado editorial.


SERVIÇO
Prêmio Sesc de Literatura 2013/ 2014 - Categorias Conto e Romance

Inscrições
Período: Até 31/7
Edital e formulário de inscrição no site: www.sesc.com.br/premiosesc

Academia Enem

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, abre oficialmente, neste domingo (21), o programa Academia ENEM, curso preparatório de alunos da rede pública para o ensino superior da Prefeitura de Fortaleza, que vem sendo executado pela Coordenadoria de Juventude. O prefeito participará da aula, com início às 13h30min, no ginásio Paulo Sarasate, quando conversará com os alunos para reafirmar o compromisso com o programa que busca ampliar as possibilidades de conquistar uma vaga no ensino superior.
O Programa Academia ENEM já é considerado um sucesso, neste primeiro ano. São mais de seis mil alunos inscritos que receberam material didático, camisas, cartão de identificação e acesso e vale transporte, além de lanche em todos os encontros e aulas ministradas pelos mais renomados professores de cursinhos de Fortaleza. O calendário de atividades prevê aulas o dia 15 de dezembro. 
Também no domingo, o secretário da Coordenadoria de Juventude, Élcio Batista, vai anunciar o “Fala, juventude”, uma ouvidoria especial para os jovens de 15 a 29 anos, que receberá demandas importantes para otimizar as políticas públicas de juventude na capital cearense. “Queremos ouvir toda e qualquer demanda dos jovens de Fortaleza. O que pensam sobre saúde, educação, mercado de trabalho e especialmente sobre oportunidades”, destaca Élcio Batista.
O curso
O Programa Academia ENEM conta com 6.144 inscritos, superando a expectativa inicial que era atender seis mil alunos. O curso tem aula aos domingos, e aulas complementares aos sábados. No Facebook (www.fb.com/academiaenem), o programa proporciona interatividade à disposição dos jovens que sonham em conquistar uma vaga na universidade.
O portal do curso (www.fortaleza.ce.gov.br/academiaenem), disponibiliza o material produzido exclusivamente pelos professores para os participantes e que fica à disposição dos internautas. O site é um dos mais acessados da Prefeitura, funcionando como uma plataforma de oportunidades.
Ensino superior
O ENEM é o instrumento de acesso ao Sistema de Seleção Unificada (SISU), do qual faz parte a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em universidades particulares a alunos comprovadamente carentes. Com o objetivo de tornar menos desiguais as oportunidades de acesso a uma vaga nas universidades cearenses, a Academia ENEM tem como princípio norteador a democratização da educação como agente de mudança. Ao mesmo tempo em que visa contribuir para a ascensão dos jovens ao ensino superior, a Academia ENEM também prepara para o ingresso no mundo do trabalho. Com o curso, os jovens serão inseridos em processo de aprendizagem autônoma e contínua, visando evolução intelectual e social.

Uniforme 3

Além dos uniformes 1 e 2, a maior torcida do Estado tem um novo manto daqui pra frente, pois, na manhã desta sexta-feira, a Penalty, fornecedora de materiais esportivos do Ceará Sporting Club, apresentou a sua coleção Raiz, que busca resgatar os principais fatos históricos e conquistas dos clubes patrocinados pela marca.
No Dia Nacional do Futebol, que é comemorado hoje, a fornecedora de materiais esportivos realizou o evento na Oficina Cultural Oswald Andrade, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, região próxima ao local onde aconteceu a primeira partida de futebol no país. Além do Ceará, a Penalty lançou os terceiros uniformes de outras seis equipes: Figueirense, Náutico, Santa Cruz, São Paulo, Vasco e Vitória.
Em 1915, o Ceará conquistou seu primeiro campeonato estadual, que só foi validado pela federação local em 2008. Como o clube voltou a alcançar o título de 1916 a 1919, passou a ser reconhecido como único pentacampeão cearense de futebol. Em homenagem a este título, a Penalty lançou a camisa com o detalhe da escalação do time na época aplicada em Transfer na parte interna da camisa. A cor preta é predominante no terceiro uniforme do Alvinegro, que tem gola polo e traz o escudo daquele ano. Além do escudo antigo, outro detalhe de destaque na camisa é a escalação do time que conquistou o primeiro Campeonato Cearense, fixado no interior da gola.
O 3º UNIFORME DO MAIS QUERIDO JÁ ESTÁ À VENDA NA LOJA OFICIAL - 
Avenida Barão de Studart, 1501 – Aldeota.
SERVIÇO:
MASCULINO: R$ 189,90 
FEMININO: R$ 149,90
INFANTIL: R$ 149,90
Os Torcedores Oficiais do Mais Querido terão desconto de R$ 10,00 na compra 
do uniforme.
Mais informações: (85) 3033-1600.

Miss Ceará 2013

O Miss Ceará 2013 se prepara para eleger a mais linda mulher do Estado que também disputará o mais glamoroso evento da beleza brasileira: o Miss Universo Brasil. O concurso para escolher a mais bonita cearense será realizado no dia 3 de agosto, no Lulla’s Plazzá, espaço requintado que trará um glamour único ao evento, que conta com a organização da Agência Book, coordenadora da seletiva no Estado desde 2005, tendo à frente Jorlene Cordeiro, Miss Ceará 2004. O concurso tem transmissão ao Vivo pela TV Jangadeiro/Band.

Na ocasião, Milena Ferrer, representante da cidade de Guaraciaba do Norte, eleita a Miss Ceará 2012, entre 28 candidatas do Ceará, passará a coroa para a eleita Miss Ceará 2013.

Realizado desde 1955, o Miss Ceará é um importante acontecimento, que promove a cultura, a arte e o turismo do Estado, por meio da participação das belas representantes municipais. As concorrentes competem anualmente por um título, uma coroa e uma experiência de vida no mais tradicional e respeitado Concurso de Beleza do Estado. 

Desde a primeira edição organizada pela BOOK, foram eleitas oito lindas misses do Ceará que se destacaram durante esses anos e construíram uma história de sucesso: Daniela Amaral (2005), Carla Rocha (2006 – Melhor Traje Típico), Raphaella Benevides (2007), Vanessa Vidal (2008 – 2ª colocada | Miss Brasil Beleza Internacional), Khrisley Karlen (2009 – 5ª colocada), Eugênia Justino (2010), Anastácia Duarte (2011 - Top 15) e Milena Ferrer (2012 - Top 7).

Para o Miss Ceará 2013, a chegada das candidatas dos municípios cearenses a Fortaleza, no Hotel Oficial, Sonata de Iracema, será no dia 29 de julho, entre as 14 e 17 horas. Durante a semana as candidatas estarão dedicadas a cumprir uma agenda repleta de compromissos e também participarão do coquetel de lançamento para imprensa e patrocinadores, no dia  de agosto.


“Ser Miss não é somente beleza facial e corpo bonito, mas é também um ato de momento cívico quando temos o orgulho e a responsabilidade de ostentar uma faixa com o nome da nossa cidade, do nosso Estado e do nosso País”, avalia a coordenadora do concurso, Jorlene Cordeiro.

O Ceará já fez duas misses Brasil: Em 1955, Emília Corrêa Lima (semifinalista no Miss Universo), e Flávia Cavalcante, em 1989, que recebeu o prêmio de melhor traje típico no Miss Universo do mesmo ano.


Serviço

Miss Ceará 2013
Data: 03 de agosto de 2013
Horário: 20h
Local: Lulla’s Plazzá. Rua José Moacir Bezerra, 1000 - Água Fria.

Filhos do Sol

Neste sábado (20), às 19 horas, no Calçadão da Praia, no Pecém, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante realiza o 1º Pecém Junino. O evento, organizado pela Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Cultura (SEJEC) contará com apresentações do Grupo Dança de São Gonçalo e da quadrilha junina Filhos do Sol do Pecém, campeã do São Gonçalo Junino 2013. A animação do evento ficará por conta das bandas Forró Boca a Boca, Forró Novo Balancear e Forró Embalo. 

Coletiva do Fortal

O Fortal convida todos os jornalistas para uma coletiva de imprensa, referente apresentação do plano operacional dos órgãos públicos do Fortal 2013, que acontece nesta segunda-feira (22), às 17 horas, no Salão Marina, do Marina Park Hotel. O evento contará com a presença dos seguintes órgãos: Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Polícia Civil, Polícia Militar, AMCEttufor e Secretaria Executiva Regional (SER) II.
O Fortal 2013 acontece de 25 a 28 de julho e, mais uma vez, monta um grande espetáculo para o público, trazendo para o evento os nomes mais fortes da música brasileira e reunindo num só espaço o melhor do axé, forró, sertanejo e música eletrônica. A “Cidade Fortal”, como costuma ser chamado o local do evento durante esse período, conta com vários espaços como Corredor da Folia, Camarote Mucuripe, Camarotes, Arena Vip, Camarote Fronstage da Arena, Arquibancada e pista.

Vencedores do IX Prêmio BNB de Jornalismo

Em solenidade realizada na noite desta quinta-feira, 18 de julho, o Banco do Nordeste fez a entrega do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional – edição 2012. O evento aconteceu em Fortaleza, no Fashion Gourmet Bistrô, com a presença do presidente Ary Joel, além de diretores e superintendentes do Banco, convidados e profissionais ligados à comunicação.

As fotos da premiação estão disponíveis na fan page da Sala de Imprensa do Banco do Nordeste: www.facebook.com/imprensabnb.

“Em sua 10ª edição, o Prêmio BNB de Jornalismo é um sucesso. Tivemos a participação de 150 profissionais e estudantes universitários, vindos de 60 veículos nacionais e regionais, em todas as mídias. São trabalhos que também contribuem para a missão desenvolvimentista do Banco do Nordeste, disseminando informações relevantes para a Região”, afirmou o diretor de Estratégia, Administração e de TI do Banco do Nordeste, Nelson Antônio do Souza.

Distribuído nas modalidades nacional, regional e universitário o concurso premiou 23 trabalhos com um total de R$ 183 mil. Foram contemplados trabalhos oriundos de oito Estados brasileiros.

Durante a cerimônia, foi lançada a edição 2013 do concurso, que contemplará os melhores trabalhos jornalísticos sobre desenvolvimento regional divulgados ao longo deste ano. Para mais informações acesse: http://zip.net/bcktbf.

Confira a relação de todos os premiados:

Extrarregional:
01 – Mídia Impressa – Texto
O Brasil de Gonzaga – O Estado de Minas
Paulo Henrique Lobato, Luis Ribeiro e Marta Vieira

02 – Mídia Eletrônica – TV
Histórias do Nordeste – Canal Rural
Bruna Carolina Stefanelli da Silva

Regional 1:

03 - Universitário
Peixe Roncador – TV Unifor (CE)
Fabiane de Paula Souza e Waleska Santiago Marques

04 - Mídia Impressa – Foto
Planeta Seca – O Povo (CE)
Sara Vieira Abraão Maia

05 - Mídia Impressa – Texto
Expedição Cocó – Pássaros e outros bichos – O Povo (CE)
Demitri Túlio

06 - Mídia Eletrônica – Internet
Sertão Doce – Diário de Pernambuco (PE)
Ed Wanderley

07 - Mídia Eletrônica – Rádio
Indústria: o desenvolvimento além das máquinas – Rádio Jornal de Recife(PE)
Everson Teixeira, Júlio Neto e Marília Banhoczer

08 - Mídia eletrônica – TV
Nordeste Criativo – TV Verdes Mares (CE)
Alessandro Torres e equipe

Regional 2:

09 – Universitária
Feira de Oportunidades - Rádio Universitária de Mossoró (RN)
Tárcio Araújo

10 - Mídia Impressa – Foto
Novos Horizontes para a Pesca – Tribuna do Norte (RN)
Alexandro da Silva Régis

11 - Mídia Impressa – Texto
O Poder da Inovação – Tribuna do Norte (RN)
Renata Moura e Andrielle Mendes

12 - Mídia Eletrônica – Internet
Os Caminhos do Comércio Justo – Portal de Fato (RN)
Esdras Marchezan Sales

13 - Mídia Eletrônica – Rádio
Empreendedorismo: a força que faz o Nordeste crescer – Rádio Correio da Paraíba
Mislene Santos, Wendell Rodrigues e Luiz Carlos Pingo

14 - Mídia eletrônica – TV
Rota do Desenvolvimento - Série Confecções do RN – Inter TV Cabugi (RN)
Luiz Alberto Fonseca de Lima Filho

Regional 3:
15 - Mídia Impressa – Texto
Visgueiro na trilha para a Copa do Mundo – Gazeta de Alagoas
Severino Carvalho

16 - Mídia Eletrônica – Internet
Política Ambiental - Vigilância Sanitária monitora nível químicos nos alimentos – Gazetaweb (AL)
Waldson de Souza Costa

17 - Mídia Eletrônica – Rádio
Cultura popular e desenvolvimento social do Nordeste: das gravuras de inverno à Maria do capitão - Rádio UFS FM (SE)
Juliana Correia Almeida e Silva

18 - Mídia eletrônica – TV
O Rei do Sabão – TV Pajuçara (AL)
Thiago Correia e equipe

Nacional:

19 - Mídia Impressa – Foto
Resta apenas esperança – Diário do Nordeste (CE)
Waleska Santiago

20 - Mídia Impressa – Texto
#nordesteemrede – Diário de Pernambuco (PE)
Silvia Bessa

21 - Mídia Eletrônica – Internet
Energia - A hora de renovar - Portal NE10 (PE)
Gustavo Belarmino, Inês Calado e Julliana de Melo

22 - Mídia Eletrônica – Rádio
Vozes da Seca – Rádio Jornal de Recife (PE)
Rafael Antonio Carneiro de Souza

23 - Mídia eletrônica – TV
Ouro Verde – TV Correio (PB)
Wendell Rodrigues e equipe

BNB 61 anos

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) completa hoje 61 anos de fundação. O Blog entrevistou o presidente do BNB, Ary Joel Lanzarim (foto entregando Prêmio BNB de Jornalismo). Eis a entrevista concedida ontem à noite, durante a entrega do IX Prêmio BNB de Jornalismo.

  • Blog do Lauriberto - O senhor anunciou que acabou a fase das decisões isoladas no Banco e que elas agora são colegiadas.
  • Ary Joel - As decisões colegiadas são muito mais qualificadas. E os critérios técnicos precisam estar completamente bem alicerçados para que se tome uma decisão, a mais acertada possível. O banco como tem este papel de investimento, de desenvolvimento com estes recursos, nós queremos que essas empresas ou qualquer segmento ou produtor, ele permaneça nesse atividade, ganhe dinheiro. Então por isso agora as decisões são colegiadas. Isso é uma forma bastante moderna de você tomar decisões. As individuais ficam para um pré-julgamento, o que não é um boa situação para decisão.
  • BL - O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, provocou o BNB para pedir mais dinheiro para o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste.
  • AJ - Eu tinha comentado com ele que no primeiro semestre deste ano nos emprestamos seis milhões e trezentos mil só com recursos do Fundo e que se comparado no mesmo período do ano anterior isso representa um acréscimo de 63%. Seria seis e trezentos contra três e seiscentos em 2012 e que nessa velocidade se faltar dinheiro pode procurar. Não desacelere. E como nós fizemos mudanças estruturais no Banco nós estamos muito mais rápidas e buscando uma melhor eficiência operacional e com uma melhor satisfação do nosso cliente.
  • BL - A MP da Seca será aplicada pelo BNB?
  • AJ - São ações estruturantes para o semi-árido nordestino e também foram anunciadas algumas condições especiais para regularização das dívidas, ou que estão vencidas há muito tempo ou mesmo aquelas que vencem este ano. Então para cada situação tem uma condição. Ou você liquida com perdão parcial, que vai até 85% ou você prorroga as parcelas que vencem este ano ou você alonga, fazendo uma nova dívida; ou você faz uma junção. Junta todas as suas dívidas com dez anos para pagar com três de carência.
  • BL - Como o BNB deve ser competitivo
  • AJ - Todos os bancos têm linha para investimento e o que vai diferenciar um banco do outro vai ser exatamente essa eficiência. A agilidade na análise na concessão de crédito. Isso evidentemente com qualidade. Você ter uma estrutura mais leve e atender muito mais rápido o cliente. Isso é possível, porque nós temos tecnologia suficiente para isso. Aquilo que nós não temos estamos remodelando. E também a reestruturação do banco vai permitir que você melhore a agilidade na concessão dos créditos.
  • BL - Essa competitividade passa por abertura de novas agências?
  • AJ - Ela passa primeiro por você melhorar toda essa situação interna e também você aumentar a capitalidade. Claro que mais agências em pontos estratégicos é importante porque vai permitir que o banco esteja mais próximo dos investidores. E essa proximidade vai fazer com que a gente aprenda com muito maior rapidez. Aquilo que não é possível ter uma capitalidade maior ai entra uma questão de inovação e a parceria com outras instituições financeiras para você aproveitar onde essa instituição está instalada e está a serviço do Banco do Nordeste e é o que nós temos feito com as duas maiores instituições financeiras do Governo, que são os casos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica.


Futricas cearenses


  1. Samira Castro (CUT) toma posse em 31 de julho, ás sete da noite, na presidência do Sindicato dos jornalistas Profissionais do Ceará. Ela derrotou Mozarly Almeida (Conlutas) por 197 a 160 votos, na eleição apurada na madrugada de hoje.
  2. Edilmar Norões recebeu hoje a Medalha do Mérito Santos Dumont, da Base Aérea de Fortaleza.
  3. X Prêmio BNB de Jornalismo vai distribuir R$ 183 mil em seis categorias: jornal, fotografia, rádio, televisão, internet e universitário.
  4. Na entrega do IX Prêmio BNB ontem à noite os vencedores foram dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais e São Paulo.
  5. Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji) realiza em três de agosto encontro em Maranguape.
  6. Adísia Sá será eleita presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no dia dois de agosto.

Vai à praia?

Dos 31 pontos monitorados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) nas praias de Fortaleza, 18 estão próprios para banho. Esse resultado é apontado pelo boletim de balneabilidade da orla marítima da capital cearense, documento que apresenta a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário. 

É na Resolução 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que encontramos os parâmetros indicadores de qualidade. Segundo a legislação, para um ponto ser considerado próprio ele não pode ultrapassar 1.000 coliformes termotolerantes a cada 100 mL de água nas últimas cinco coletas. Esse trabalho é realizado semanalmente em Fortaleza pela equipe da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da Semace.

Vários fatores podem influenciar na qualidade das águas, tais como ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar através das galerias pluviais), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo.

Confira, abaixo, o resultado das análise em Fortaleza:

Pontos próprios:
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia
Barraca Beleza
Início da Rua Ismael Pordeus
Estátua de Iracema
Volta da Jurema
Edifício Arpoador
Final da Rua José Vilar
Ed. Vista del Mare
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
Inace (Indústria Naval do Ceará)
Marina Park Hotel
Início da Av. Philomeno Gomes
Barra do Ceará

Pontos impróprios:
Caça e Pesca
Barraca Arpão Praia Bar
Farol
Iate
Mucuripe
Ideal Clube
Kartódromo
Início da Av. Pasteur
Colônias
Horta
Início da Rua Lagoa do Abaeté
Goiabeiras
Barraca Big Jeans

Copa 2014

A longa espera pela venda de ingressos para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 chegará ao fim no dia 20 de agosto de 2013 às 7h de Brasília (12h na Europa Central) no FIFA.com. Para os torcedores de fora do Brasil, os ingressos custam a partir de US$ 90 para as partidas da fase de grupos na categoria 3 (com exceção do jogo de abertura, que custa US$ 220). Para residentes do país-sede, os ingressos mais baratos são para estudantes, idosos e beneficiários do Programa Bolsa Família, com preço de R$ 30 (cerca de US$ 15) para 47 dos 48 jogos da fase de grupos (novamente, com exceção do jogo de abertura, a R$ 80 na categoria 4). No total, aproximadamente três milhões de ingressos serão disponibilizados ao público durante as três fases de venda.

A primeira fase vai do dia 20 de agosto até 10 de outubro de 2013. Nesse período não terá importância a data de solicitação dos ingressos, pois todos os pedidos serão reunidos e processados conjuntamente ao final desta etapa. Se o número de solicitações recebidas por jogo e categoria exceder a quantidade de ingressos disponíveis, será feito um sorteio para determinar os solicitantes contemplados para os respectivos jogos ou categorias. É importante lembrar que os primeiros 300 mil ingressos da categoria 4 nesse sorteio serão oferecidos prioritariamente a pessoas com mais de 60 anos, estudantes e beneficiários do Bolsa Família.

Para que todos os torcedores tenham chances justas e iguais de comprarem ingressos, foram adotados dois limites para as solicitações. O primeiro é que os ingressos da categoria 4 são exclusivos para quem reside no Brasil. Haverá no mínimo 400 mil ingressos para os torcedores dessa categoria, cujos preços são os mais baratos. Além disso, para garantir que o maior número possível de pessoas tenha acesso aos ingressos, haverá outra restrição: no máximo quatro bilhetes por partida para até sete partidas podem ser adquiridos por domicílio.

Nos termos da Lei Geral da Copa do Mundo da FIFA 2014, aplicável a residentes do Brasil, também estão previstos outros preços especiais: estudantes, pessoas com mais de 60 anos e beneficiários do Programa Bolsa Família terão direito a 50% de desconto nos valores dos ingressos de categoria 4. Além disso, idosos (com mais de 60 anos) residentes no Brasil terão direito à meia-entrada nos ingressos de categoria 1 a 3.

Ainda de acordo com a legislação brasileira, pelo menos 1% do total de ingressos adquiríveis será destinado a pessoas com deficiência. Foi estabelecido que esses ingressos terão o mesmo preço da categoria 3. As pessoas com deficiência terão também a opção de solicitar um ingresso gratuito para um acompanhante.
Jogos na Arena Castelão
A Arena Castelão será palco de seis partidas da Copa do Mundo da FIFA Brasil, incluindo uma partida da Seleção Brasileira, no dia 17 de junho, às 16h, válida pela primeira fase da competição; e mais três partidas da primeira fase nos dias 14, 21 e 24 de junho. Fortaleza receberá ainda um jogo das Oitavas-de-final, no dia 29 de junho, às 13h; e um jogo das Quartas-de-final, no dia 04 de julho, às 17h.
Preço dos ingressos
Informações

Visite o FIFA.com para mais informações sobre os ingressos e para rever a coletiva de imprensa de hoje, ou acesse diretamente: www.FIFA.com/ingressos

Fábrica Escola

As peças confeccionadas com tecidos e materiais recicláveis no projeto “Fábrica Escola”, voltado a detentos e egressos do sistema prisional, serão expostas na Feira Internacional do Artesanato. A abertura ocorre hoje, às 15 horas, e o evento se estenderá até 28 deste mês, no Centro de Eventos do Ceará. 

A maior parte da renda obtida com a venda do material será entregue aos recuperandos. O restante do dinheiro terá como destino a reposição de matéria-prima.

De acordo com o juiz Cézar Belmino Barbosa Evangelista, titular da 3ª Vara de Execução Penal do Fórum Clóvis Beviláqua, a participação na Feira tem apoio da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), que tem à frente Bismarck Maia.

O magistrado destaca que o “Fábrica Escola” beneficia não somente o preso ou egresso, mas também a família. “Acredito que só cuidar do detento não é suficiente, porque, depois do cumprimento da pena, ele volta para casa e, caso a família esteja desajustada, ele pode voltar a cometer delitos”.

O trabalho artesanal, supervisionado pela Associação Mãos que Criam, é uma das atividades desenvolvidas no projeto de reinserção social, inaugurado no dia 3 de abril deste ano. Além disso, disponibiliza atendimento psicossocial para o preso e à família, inclusive com tratamento contra dependência química (álcool e drogas), educação básica, capacitação profissional, assistência médica e jurídica.

O projeto é uma parceria entre Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Associação Cearense de Magistrados (ACM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fundação Deusmar Queirós, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB/CE) e outras instituições públicas e privadas. Funciona na avenida Dom Manuel, na Capital.

A Feira Internacional do Artesanato poderá ser visitada das 14h às 22h, no pavilhão “Oeste” do Centro de Eventos. A entrada será pelo portão “C” e custará R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia com apresentação da carteira de estudante). Crianças com até 10 anos de idade não pagam. A Associação do Bem-Estar dos Artesões Cearenses é a responsável pelo evento.

- See more at: http://www.tjce.jus.br/noticias/noticia-detalhe.asp?nr_sqtex=31741#sthash.k3PilfWn.dpuf

Papa

Agência Estado
O papa Francisco estabeleceu um painel de profissionais de investimentos, dentre eles um ex-ministro de Cingapura, para ajudar a reformular a administração financeira e os procedimentos orçamentários do Vaticano, informou a Santa Sé nesta sexta-feira.
O novo comitê "vai reunir informações, fazer relatórios ao Santo Padre e cooperar com o Conselho de Cardeais para o estudo de problemas econômicos e organizacionais da Santa Sé a fim de elaborar as reformas dessas instituições", disse o Vaticano em comunicado.
A comissão de oito pessoas é composta por leigos com experiência em legislação, finanças, economia e "questões organizacionais" e iniciará seus trabalhos pouco depois de o papa voltar de sua viagem ao Brasil, disse o Vaticano.
Dentre os indicados estão George Yeo, responsável por vários ministérios em Cingapura num período de 20 anos; Jean-Baptiste de Franssu, que presidiu o Fundo Europeu e a Associação de Gerentes de Ativos, além de Francesca Immacolata Chaouqui, consultora de gestão da Ernest & Young em Roma.
O painel é semelhante a um outro que o papa estabeleceu recentemente para avaliar o Instituto para as Obras de Religião (IOR), também conhecido como Banco do Vaticano. O Instituto faz uma considerável contribuição para as contas financeiras do Vaticano, mas está envolvido em acusações de uso ilícito de suas contas e sob pressão para atender às regras mundiais de prevenção à lavagem de dinheiro.
O novo painel vai se concentrar mais em outros aspectos da administração orçamentária do Vaticano, incluindo a forma como contratos são propostos e pagos, aquisições são feitas e como são gerenciados imóveis e ativos financeiros.
Embora o alcance seja amplo, o painel vai se ater particularmente na Administração do Patrimônio da Santa Sé (APSA) e na governadoria, que cuida da manutenção e contratos de fornecimento dentro do Vaticano e em seus museus. Fonte: Dow Jones Newswires. 

Agenda cultural

Fuxico no Dragão segue com programação especial de férias
Feira, mostra de cinema, discotecagens, apresentações artísticas, shows e atividades infantis prometem agradar visitantes até o início de agosto
Contando com apoio do Sesc, o Dragão do Mar segue com o ciclo temático especial de férias: Fuxico no Dragão: venha namorar, paquerar, ler e se divertir. O Projeto oferece, até a primeira semana de agosto, uma série de atividades, como feira, discotecagens, apresentações artísticas, shows, além de opções de cultura, entretenimento e arte-educação para o público infantil. A proposta é oferecer um ambiente acolhedor e irreverente, um espaço de sociabilidade e fruição de bens simbólicos. Confira a programação para esta semana:
Feira do Fuxico
A Feira do Fuxico traz antiguidades, livros, discos, artefatos culturais, orquídeas, produtos naturais e artigos de moda que poderão ser negociados diretamente com os expositores. Participam da Feira as marcas: Fader Disco Laser (Vinil), Metal Home (Vinil), Nellice Freitas (Artigos Utilitários) , Casa Fora do Eixo Nordeste (Cds e Camisetas), APO (Artigos em Couro), Aondê (Cadernos Artesanais) , Esmeraldino (Vestuário), Lovely Trip (Carteiras e Porta Moedas), Espinho e Fulô (Artigos em couro), Thales Argert (Artigos Bordados), Efeitos Visuais (Camisetas e Artigos), Guarderia dos Meninos (Artigos), Elane Fideles (Arte em Vinil), Recicla CE (Carteiras Ecológicas) , Bruno Muneratto (Arte em Vidro), Coletivo Vish (Posters), Emtre (Empreendimento de transformação em Recicláveis), Mimus (Artigos Musicais), Ayrton Pessoa (Postais e Quadros), Antiguidades (Móveis), Brecho Nem Luxo Nem Lixo (Roupas e Artigos), Carmem Lazari (Artista Plástica), Jinja Bolsas (Bolsas), Munhoz Aguirre (Sandálias e Acessórios), Cartola Collection (Vestuário), Formosa Bandida (Vestuário).
*Todos os sábados e domingos, das 17h às 22h, na Galeria Multiuso. Acesso gratuito.
Mostra de Cinema Mar Aberto
Desde o dia 12, todas as sextas-feiras e todos os sábados de julho, os visitantes do Dragão do Mar poderão conferir, gratuitamente, a Mostra Mar Aberto: curtas-metragens cearenses de todas as épocas. Como o próprio nome sugere, Mar Aberto propõe um olhar panorâmico e abrangente sobre a produção local de filmes em curta-metragem. Reunindo temáticas plurais, a mostra reúne obras de realizadores cearenses, produzidas em períodos temporais diversos. Uma boa oportunidade para ver e refletir sobre o audiovisual no estado. A Mostra tem curadoria de Salomão Santana. Nos dias 12 e 13 foram exibidos os filmes:Manassés, Os brasileiros Assistem à televisão Depois do Jantar #10 - Viagem a Lisboa, Estrela Distante, Linhas e Espirais, Diante da Lei, Águas de Romanza, Os versos mais Lindos, Desnorte em Novembro e Jaime. Nesta semana serão exibidos:
Dia 19
O Começo
Cor, Digital, 19min, 2010
Direção: Camila Vieira e Hugo Pierot

Uma homem. Uma mulher. Um baú cheio de lembranças.

Passos no Silêncio
P&B, Digital, 17min, 2010
Direção: Guto Parente

Uma professora de alemão e a tradução de um poema.

Cerca
Cor, Digital, 15min, 2006
Direção: Glauco Vieira

O curta trata da aventura psicológica de uma velha que sofre uma ação de despejo, no momento em que é forçada a desprender-se de tudo aquilo que mais ama. A religiosidade, o apego, as memórias são elementos presentes no texto visual, tematizados a partir do interior das personagens. As imagens, os sons configuram essa viagem no mundo inconsciente de uma velha presa ao seu passado, à sua identidade peculiar.


Porque as Coisas são Assim
Cor, Digital, 10min, 2010
Direção: Michelline Helena

Diante do inevitável, um pai tenta explicar para a filha o tênue limite entre o desejo e a realidade, o certo e o errado; o mundo real onde tudo se mistura e onde todas as coisas são apenas o que são.

Dia 20
O Amor do Palhaço
Cor, Digital, 15min, 2005
Direção: Armando Praça

O fim. Grete, personalidade da praia de Canoa Quebrada, está morto. Sua história retrocede no tempo, momentos da vida desvendam sua trajetória até o instante em que é tomada a fatídica decisão de abandonar o Circo Máximo e aventurar-se sozinho.


Torre dos OlhosCor, Digital, 23min, 2013
Direção: Thais Dahas

He's a real nowhere man.


Supermemórias
Cor, Digital, 20min, 2010
Direção: Danilo Carvalho

Mais uma memória para uma cidade sem lembranças... Um olhar poético sobre a cidade de Fortaleza-Ceará-Brasil, a partir de registros caseiros em super8 das décadas de 60, 70, 80. Este filme é fruto de uma manifestação da cidade no ato de doar suas memórias para uma poesia coleiva.


Cidade Postal
Cor, Digital, 10min, 2013
Direção: Clara Bastos, Tarcísio Rocha Filho e Victor Costa Lopes

Espero que esteja bem. Ass: Eu que fiquei.
*Todas as sextas e sábados, a partir das 19h, no Auditório. Acesso gratuito.
Discotecagem
Todos os sábados DJ´s convidados animam a noite no Dragão:
Dia: 20/07- Fertinha
*Todos os sábados, a partir das 20h, no palco ao lado da Galeria Multiuso.

Apresentações Musicais 

Dia: 20/07 – Fulô da Aurora - a partir das 22h, no palco ao lado da Galeria Multiuso
Dia: 21/07 – Lorena Nunes - a partir das 20h, no palco ao lado da Galeria Multiuso
Teatro Infantil
A Lenda da Mãe D’água
A Lenda da Mãe D'água apresenta o mistério delineado pela ingenuidade e imaginação. A peça conta a história de um menino curioso que gostava de brincar no rio. Certa noite o garoto resolve ir brincar próximo ao rio, porém não espera que aquele dia, ao anoitecer, a mãe d'água iria subir a superfície. O espetáculo foi inspirado em contos, causos e lendas do imaginário popular tradicional.
*Dia 20, às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito.
Oficina Infantil
Carteiras Ecológicas - Dia 21, às 17h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.

_____________________________________________________________________


Banda de Música de Maranguape Maestro João Inácio da Fonseca toca neste domingo (21)
Banda de Música de Maranguape Maestro João Inácio da Fonseca faz parte do “Projeto Pra Ver a Banda”, do Sistema Estadual de Bandas de Música (SEBAM/CE). O programa foi iniciado no dia 22 de novembro de 1998, pela banda de música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e, desde então, acontece sempre aos domingos, em meses alternados, no Espaço Rogaciano Leite, às 19h.
O Sistema Estadual de Bandas de Música (SEBAM/CE) visa sistematizar e programar políticas de integração e incentivo às bandas de música de todo o Estado, com diretrizes estabelecidas de forma democrática e participativa por estas instituições, conforme Lei n.º 13.605 de 28 de junho de 2005.

Serviço: Dia 21, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito. Contatos: (85) 33699185 / 88788109.

___________________________________________________________________

[Múltiplas linguagens]
Sahaja Yoga
A prática permite que a pessoa se identifique com o seu verdadeiro ser, abandonando os hábitos negativos para a evolução espiritual.
Serviço: Sexta (19), às 16h, no Bosque da Praça Verde. Acesso gratuito.

Feira Dragão Arte
Feira de artesanato realizada em parceria entre SEBRAE-CE e SIARA-CE.
Serviço: De sexta a domingo, das 17h às 22h, Ao lado do Espelho D’água. Acesso gratuito.

Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Serviço: Sábado (20), às 19h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.

5º Grupo Escoteiro do Ar Pinto Martins
De acordo com a faixa etária dos participantes, o grupo define as atividades de  escoteirismo.
Serviço: Sábado (20), das 14h às 17h, na Praça Verde. Acesso gratuito.




[Exposições]

Museu da Cultura Cearense (MCC)


Verde-Amarelo

“A exposição “Verde-Amarelo” mostra, sob um piscar de olhos, divertidas facetas da torcida futebolística brasileira – e, em especial no Nordeste e em cidades do interior. A mostra enfatiza o design da rua, os inventos do dia a dia e os momentos quando os brasileiros se orgulham das cores da bandeira brasileira.
A maioria das imagens e dos objetos foi captada no interior do Ceará, durante os últimos grandes eventos esportivos, como na Copa de Mundo de 2010.  Durante a exposição, pretende-se ampliar o acervo com a colaboração do público, criar ações interativas e resgatar algo do rico universo da cultura popular e do kitsch em torno das cores da bandeira do Brasil, com um olhar descontraído e com certa ironia.” diz Titus Riedl
A mostra apresenta exemplos da criatividade e inventividade dos brasileiros em relação aos seus eventos esportivos e à paixão pelo futebol, traduzida nas cores da bandeira nacional. Um dos idealizadores da Exposição, o sociólogo e pesquisador Titus Riedl afirma que a exposição busca mostrar, de maneira divertida, como se dá essa cultura do improviso aqui no Ceará. “Queremos ver como os indivíduos criam e recriam objetos para expressar a sua emoção, utilizando, inclusive, elementos que são próprios dessa cultura, como a renda, a presença de redes, bandeirinhas, o fuxico, entre outros”, afirma. 
Segundo Valéria Laena, diretora do MCC, vemos agora serem iniciados os preparativos para receber esses grandes eventos, então é um momento oportuno para refletirmos de maneira leve sobre questões importantes como construção da brasilidade, identidade e memória. “O povo cearense é conhecido por sua criatividade, então estamos apostando nesse espírito inventivo para mostrar como se materializa essa mobilização nestes períodos em particular”, afirma Valéria.
  Visitação de terça a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso Gratuito.

Vaqueiros [Sala 4] (ÚLTIMO ANO)
Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.
  Visitação de terça a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso Gratuito.

Brinquedo - A Arte do Movimento [Sala 3] (ÚLTIMO ANO)
A exposição estimula a memória e ativa a sensibilidade. Os brinquedos expostos pertenciam a Coleção Macao Goes e hoje fazem parte do acervo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
 Visitação de terça a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso Gratuito.

 

Museu de Arte Contemporânea MAC


Leonilson Inflamável
A exposição "Leonilson Inflamável" apresenta um generoso recorte da produção artística do cearense. Com curadoria de Bitu Cassundé, a mostra, composta por cerca de 175 obras, evidencia parte de um acervo ainda inédito no Ceará, composto, principalmente, por três coleções: Família Bezerra Dias, Museu de Arte Contemporânea do Ceará – MAC CE e Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM SP. 

"Leonilson Inflamável" traz desde as lonas, gravuras, desenhos e bordados da sua última fase, até trabalhos iniciais produzidos em Fortaleza, na Maraponga. O grupo ocupa as 13 salas do MAC CE e dimensiona, através de um potente percurso, um panorama da produção do artista. José Leonilson (1957-1993) legitimou dentro da produção contemporânea brasileira um importante legado, com uma obra que articula a projeção biográfica mediada pela subjetividade e pela ficção, produziu um conjunto capaz de relacionar diferentes técnicas, suportes e linguagens. Revela-se através de uma pontual visualidade, lapidada por um vigoroso desenho, pela organicidade do bordado ou por uma pintura livre do rigor formal, uma impactante obra.

Após 20 anos do falecimento do artista, a vitalidade e a atualidade das questões que permeiam a sua poética ainda são marcas fortes às quais fica difícil permanecer indiferente.

  Visitação de terça a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso Gratuito.


Biblioteca Leonilson
Espaço especializado em artes visuais com cerca de dois mil livros nas áreas de Fotografia, Design, Museologia, História da Arte, Arquitetura e Urbanismo, Moda e Arte Contemporânea.
Serviço: De terça a quinta, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Sexta, das 14h às 18h. Gratuito.

Horário da Lojinha Dragão do Mar: terça a domingo, das 14h às 20h.


[Planetário]
Ingressos R$ 8,00 / 4,00
QUI E SEX
O ABC do Sistema Solar
Em uma nave imaginária três crianças fazem uma viagem emocionante pelo Sistema Solar, visitam o sol, os planetas e a lua. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas.
18h
Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com  Galileu, conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência.
19h
Origens da Vida
Vamos mergulhar no desconhecido, e a partir das profundezas do oceano descobriremos as diversas origens da vida existentes em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas.
20h
SÁB E DOM
O ABC do Sistema Solar
Em uma nave imaginária três crianças fazem uma viagem emocionante pelo Sistema Solar, visitam o sol, os planetas e a lua. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas.
17h
Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com  Galileu conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência.
18h
A Conquista do Espaço
Com Yuri Gagarin foi iniciada a corrida espacial, espaçonaves interplanetárias aventuraram-se em missões arriscadas à procura de mundos não revelados, em apenas 12 anos um sonho se torna realidade, e a maior conquista alcançada foi levar o ser humano à lua com o pouso da missão Apolo 11.
19h

Origens da Vida
Vamos mergulhar no desconhecido e a partir das profundezas do oceano descobriremos as diversas origens da vida existentes em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas.

20h




Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho

Av. Francisco Sá, 1801 – Jacarecanga 60010-450 – Fortaleza-CE
Informações e agendamento de visitas: (85) 3238.1244

Os espaços EAO funcionam de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Todos os espaços têm acesso livre e vagas limitadas.
 A Escola de Artes e Ofícios é um Espaço privilegiado para pessoas que buscam formação profissional nas áreas de conservação, preservação, restauração, difusão e valorização do patrimônio cultural do Estado do Ceará.
ILHA DIGITAL:
A ilha digital da EAOTPS é disponibilizada para pesquisas, serviços de impressão, digitalização e periodicamente ministra curso básico de informática. O acesso à internet é gratuito.
BIBLIOTECA THOMAZ POMPEU SOBRINHO:
Aberta à comunidade, a Biblioteca EAOTPS conta com acervo em torno de 1.500 livros para consulta local nas áreas de Artes, Arquitetura, Patrimônio Cultural, Ofícios Tradicionais e Literatura.
+ Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, de 8h às12h e 13h30min às 17h30min.
ATELIER DE XILOGRAVURA:
O ateliê de xilogravura da EAOTPS pode ser utilizado, mediante agendamento prévio, de segunda a sexta, no horário de 8h às 17h30min para atividades de impressão. Para conhecer as normas de utilização e agendar horário, os (as) interessados (as) podem entrar em contato com a Escola, pelo telefone: 3238 1808
LOJA DE ARTESANATO
Conheça alguns produtos desenvolvidos pelos alunos em cursos realizados na EAOTPS.
VISITA GUIADA:
Escolas, Instituições e grupos em geral podem agendar uma visita guiada para conhecer os diversos espaços da EAOTPS. Agende sua visita! Contato: (85)3238.1244.


Centro Cultural Bom Jardim
Rua 3 Corações, 400 – Bom Jardim
DIA 19 -  SEXTA
EXPOSIÇÃO
Mostra Bira de Arte
Curadoria: Maira Gutierres

A Mostra Bira de Artes apresenta a produção coletiva dos alunos da EEFM Dr. Ubirajara Índio do Ceará, realizadas no Laboratório de Produção de Imagens nos módulos de Desenho, Pintura e Fotografia ministrados pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência-PIBID, junto ao Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará-IFCE.
 Abertura dia 19 de julho. A exposição permanecerá de 19 julho à 19 de agosto.
Horário de visitação: 09hs às 12hs / 14h às 18h. 

DIA 20 -  SÁBADO
[CINECLUBE]
Facilitador: Angélica Rodrigues 8700 6779
Dia 20, 16hs
Programa 97 – Comunidades
Filmes:

- Acadêmicos do Morrinho - parte 2                                                                                      
Dir.: Chico Serra , Fábio Gavião , Nelcirlan Souza e Renato Dias
RJ, 2006, Animação, Colorido, 4 min.
- Defina-se                                                                                                                                                   
Dir.:Kelly ,Regina Alves; SP, 2002, Documentário, Colorido, 4 min.
- Geyzislaine, meu amor                                                                                                    
Dir.: Alunos da Amacine e Liceu Cláudio Santoro
AM, 2005, Ficção, Colorido, 4 min.
- Maria capacete                                                                                                                             
Dir.: Eduardo Bezerra e Victor Luiz dos Santos
SP, 2006, Documentário, Colorido, 21 min.
Mulher de amigo                                                                                                               
Dir.:Leandro Monteiro
RJ, 2005, Ficção, Colorido, 13 min.
- O saci no morrinho 
Dir.: Fábio Gavião , José Carlos Junior , Nelcirlan Souza e Renato Dias
RJ, 2006, Animação, Colorido, 4 min.
- Picolé, pintinho e pipa
Dir.: Gustavo Melo; RJ, 2007, Ficção, Colorido, 15 min.
- Seu Aluisio e o ma de Mariela Brito, Meg Medeiros e Núcleo Kabum
BA, 2006, Documentário, Colorido, 7 min.

DIA 21 - DOMINGO
LAGARTA PINTADA
Brincadeiras Infantis
Direção: Cristina Gadelha e Leticia Silva
Programa lúdico-educativo que proporciona ao público infantil momentos de lazer e criação através de atividades de pintura e desenho livre, jogos, cantigas de roda e brincadeiras da cultura tradicional popular.
+ Dia 21, às 16h. Duração: 2h, Classificação: Livre.

[CINECLUBE]
Dia 21, 15hs
Programa: 94
Animações para a primeira infância - Censura: Livre

Filmes: 
- A traça Teca 
Dir.: Diego Doimo; SP, 2002, Animação, Colorido, 8 min.
- Albertinho 
Dir.: Núcleo Animazul; ES, 2006, Animação, Colorido, 12 min.
- Caquinhas 
Dir.: César Cabral; SP, 2005, Animação, Colorido, 5 min.
- Cuidando, dá linha 
Dir.: Wilson Lazaretti; SP, 1997, Animação, Colorido, 7 min.
- Minhocas 
Dir.: Paolo Conti; SC, 2005, Animação, Colorido, 15 min.
- Mitos do mondo: Por que o canguru salta em duas patas? 
Dir.: Andrés Lieban; RJ, 2004, Animação, Colorido, 11 min.
- Para chegar até a lua 
Dir.: José Guilhermo Hiertz; SP, 2005, Animação, Colorido, 10 min.
- Tem um dragão no meu baú 
Dir.: Rosaria; RJ, 2005, Animação, Colorido, 2 min.