Pesquisar no blog

sábado, 24 de agosto de 2013

Câmara discute primeiro ano do Estatuto da Segurança Bancária

(Blog  do Eliomar) - No Brasil, foram registradas 1.484 ocorrências de arrombamentos e assaltos a bancos só no primeiro semestre deste ano, segundo pesquisa nacional de ataques a bancos, divulgada pela Confederação Nacional de Vigilantes. Isso dá uma média de oito agências bancárias assaltadas por dia no País.
No Ceará, segundo o vereador Acrísio Sena (PT), só até agosto último, já foram anotadas 99 ocorrências do gênero. Preocupado com esse quadro, Acrísio puxa para segunda-feira (26), a partir das 15 horas, na Câmara Municipal, audiência pública para debater o primeiro aniversário do Estatuto Municipal de Segurança Bancária que, lamentavelmente, de acordo com o petista, continua com pouca resolutividade.
E é porque o Procon reage, pois só em 2012 emitiu 98 autos de infração. Cobra-se muito do aparelho de segurança pública, mas a sociedade também precisa fazer a sua parte.

Cine Holliúdy

Caminhada amanhã

Mulheres e homens de Fortaleza se reúnem neste domingo (25) para mostrar a importância de combater a violência contra as mulheres na Caminhada da Lei Maria da Penha. O evento é promovido pelas Coordenadorias de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura Municipal de Fortaleza e do Governo do Estado em parceria com o Instituto Maria da Penha.

Com concentração marcada para às 8 horas em frente à praia do Náutico, na Avenida Beira Mar, a caminhada pretende chamar a atenção da sociedade para a questão da violência de gênero e pedir o respeito às mulheres. Também objetiva lembrar que é importante denunciar as diversas violações de direitos.

Está confirmada a presença da farmacêutica cearense Maria da Penha, das coordenadoras municipal, Larissa Gaspar, e estadual, Mônica Barroso, e de movimentos da sociedade civil. A Caminhada da Lei Maria da Penha é mais um momento da programação de Fortaleza para celebrar os sete anos da Lei 11.340, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha.

Violência contra a mulher
A violência contra a mulher é fruto das desigualdades históricas existentes entre homens e mulheres. É uma forma de discriminação contra a mulher e constitui-se numa grave violação aos seus direitos humanos. Suas consequências para a vida da mulher são as mais prejudiciais possíveis, indo desde a perda da autoestima até a tentativa ou consumação do suicídio. Por essa razão, é considerada pela Organização Mundial de Saúde como uma questão de saúde pública. A violência afeta a qualidade de vida das mulheres e o exercício de seus direitos, interferindo no seu pleno desenvolvimento enquanto cidadãs, e impossibilitando a formação de uma sociedade justa e igualitária.

Rede de proteção
Por compreender que a construção de uma sociedade verdadeiramente humana passa pela erradicação da violência contra a mulher, é que a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, implementa políticas públicas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. Entre essas políticas estão o Centro de Referência da Mulher Francisca Clotilde, a Casa Abrigo Margarida Alves, o Disque-Denúncia (0800 280 0804) e o Observatório da Violência.

Refinaria Premium II

Teodoro Silva Santos receberá o Título de Cidadão de Fortaleza e Medalha do Mérito Jurídico


 

 
O desembargador Teodoro Silva Santos, integrante da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), será homenageado com o Título de Cidadão de Fortaleza, pelos relevantes serviços prestados aos jurisdicionados da Capital. O magistrado também receberá a Medalha do Mérito Jurídico Municipal José de Albuquerque Rocha, outorgada pela Câmara Municipal de Fortaleza.

Por esse motivo, o Órgão Especial aprovou, durante reunião nesta quinta-feira (22/08), voto de congratulação pela escolha do desembargador Teodoro. A proposição foi do presidente do TJCE, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido.

A solenidade de concessão das honrarias ocorrerá no próximo dia 30 de agosto, às 19h30, no Plenário Vereador Fausto Arruda da Câmara. O Título de Cidadão foi proposto pelo então vereador Paulo César Feitosa, enquanto a Medalha é de iniciativa dos vereadores Professor Elói e Walter Cavalcante, presidente da Câmara.

A Medalha do Mérito Jurídico foi instituída por meio da Resolução nº 1.605, de 29 de junho de 2011, para homenagear personalidades ou instituições que tenham se distinguido por notória atuação no campo do Direito.

Na sessão ordinária da 4ª Câmara Cível, realizada nessa quarta-feira (21/08), o desembargador recebeu votos de congratulações dos membros da Câmara e da representante do Ministério Público Estadual. A proposição foi apresentada pela desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, presidente do colegiado.

PERFIL

Natural de Juazeiro do Norte, nascido no dia 23 de maio de 1957, o desembargador Teodoro Silva Santos é Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e tem Especialização em Direito Processual Penal pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Também tem especialização em Direito Constitucional pela Unifor é mestrado nesta área pela mesma instituição de ensino. Além disso, é professor do curso de Direito nas disciplinas de Processo Penal de alunos da graduação e de pós-graduação da Unifor.

É desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará desde 29 de abril de 2011, sendo membro da 4ª Câmara Cível da Corte e do Tribunal Pleno. É presidente da Comissão Permanente de Segurança do TCE e Coordenador da Comissão Permanente de Articulação Federativa e Legislativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) da Região Nordeste.

Antes de ingressar na magistratura, foi Promotor de Justiça das Comarcas de Solonópole (1993), Aurora (1994), Crato (1994), das Execuções Criminais e Cível (1995), da 5ª Promotoria de Justiça de Execuções Fiscais e de Crime contra a Ordem Tributária (1998), da 14ª Promotoria de Justiça Criminal de Fortaleza (2002), e da 1ª Promotoria de Justiça de Execuções Fiscais e de Crimes contra a Ordem Tributária de Fortaleza (2003). Também foi procurador de Justiça no período de 2010 a 2011.
- See more at: http://www.tjce.jus.br/noticias/noticia-detalhe.asp?nr_sqtex=32038#sthash.s3dqLzUK.dpuf

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Copa Coca Cola

Vai começar a troca de passes do maior campeonato de futebol para adolescentes do País. A Copa Coca Cola traz a Fortaleza sua terceira edição com forte incentivo ao estilo de vida ativo. A expectativa é que, em 2013, a competição reúna 9 mil jovens de 13 a 15 anos, em todo o Brasil. Serão 30 cidades brasileiras a promover os jogos, que serão realizados nos finais de semana de 7 de setembro a 13 de outubro.

Desing vencedor

Ceará Moda Contemporânea” na categoria "Design"' cuja final foi realizada, durante a “Maquintex 2013”, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. No evento também foram anunciados os vencedores das categorias "modelagem"  e "Costura".
David Lee Costa Pinto foi o grande vencedor do Concurso “
O “Ceará Moda Contemporânea” é realizado pelo Sinditêxtil/CE e tem o objetivo de promover o reconhecimento e a valorização dos profissionais da cadeia produtiva têxtil e de confecção cearenses. A programação incluiu um desfile apresentando os looks dos designers finalistas e contou com a parceria do Sindconfecções, Sindroupas, SENAI-CE, SEBRAE-CE, UFC (Universidade Federal do Ceará), Marista, Fanor e Estácio/FIC além da FCEM, promotora da “Maquintex”. O tema do concurso para a categoria Design foi “Arte, Moda e Contemporanidade”.
A coleção de David Lee Costa Pinto empolgou o público do desfile além de agradar aos jurados. O vencedor do concurso ganhou uma viagem de capacitação no “Projeto Circuito Moda Londres” promovido pelo SENAI-CE, a ser realizado em setembro deste ano em Londres, na Inglaterra.
Nascido em Fortaleza, David Lee tem 22 anos e já atua no mercado há algum tempo em empresas e confecções da Capital cearense. David já participou de outros concursos, inclusive do Sinditêxtil-CE, ficando em segundo lugar na categoria Design no ano de 2012.
O segundo colocado foi Fernando Luis Butrago Silva e a terceira colocada foi Márcia Regina Ferreira da Silva. O prêmio “Mérito de Excelência” foi conquistado por Bruno Oliveira Araújo.
Na categoria “Costura” a vencedora foi Admila Rabelo e a categoria “Modelagem” foi conquistada pela dupla formada por Rita de Cássia e Ademira Gomes.

Pague Menos mil


O presidente das Farmácias Pague Menos, Deusmar Queirós, revela os planos de expansão da rede em palestra nesta terça-feira (27 de agosto), durante o Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico (Conbrafarma), que acontecerá no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo (SP).

O empresário fará parte do painel Líder de Sucesso - Desafios e oportunidades para a expansão das redes no Brasil e falará sobre a meta de chegar a 1 mil lojas até 2017. Com a proposta de debater as estratégias do setor, o evento reunirá presidentes da indústria farmacêutica e executivos de empresas da área cosmética, de produtos para a saúde e varejo farmacêutico em todo o Brasil.

Palestra do presidente das Farmácias Pague Menos: 27 de agosto, terça-feira 
Horário: 17h
Local: Maksoud Plaza
Endereço: Alameda Campinas, 150

Sobre as Farmácias Pague Menos

As Farmácias Pague Menos são a primeira rede varejista presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Mantêm um crescimento médio anual (CAGR) de 25% nos últimos 10 anos, um dos maiores índices contínuos do Brasil. Conta hoje com mais de 630 lojas e mais de 16 mil colaboradores que atuam em cerca de 230 municípios. Com sede na capital cearense, a rede figura também com destaque no ranking das Melhores & Maiores do Brasil da revista Exame, edição 2013: ocupa a 154ª colocação geral, é a 13ª maior nas regiões Norte e Nordeste, líder no estado do Ceará e a quarta mais rentável do setor varejista.

Estação dos Ventos

Este final de semana será de grandes emoções para os amantes de esportes náuticos. A Construtora Manhattan traz pela primeira vez paraFortaleza o Estação dos Ventos com competições de Windsurf e Kitesurf, além de um desafio aberto “Challenge Open” de Stand Up Paddle e uma Expression Session de Surf. O evento ocorre de 23 a 25 de agosto na Praia do Futuro e no Aquiraz Riviera, em Aquiraz.
A primeira etapa do circuito cearense ocorre de 23 a 25 de agosto com saída do Manhattan Beach Riviera (em Aquiraz) e chegada na Guarderia Brasil (Praia do Futuro). Na sexta-feira (23), ao final das provas, todos participarão de um happy hour. Já no sábado, dia 24, o dia começa com um café da manhã no Manhattan Beach Riviera, e as competições têm início a partir das 8 horas com saída do Manhattan Beach Riviera (em Aquiraz) e chegada na Guarderia Brasil (Praia do Futuro). O final do dia contará com uma festa na Guarderia Brasil. No último dia, as provas recomeçam às 8 horas e a cerimônia de premiação terá início às 16 horas.
As outras etapas do evento estão programadas para os dias 27, 28 e 29 de setembro e em outubro entre os dias 25 e 27. Para esse evento quatro instituições esportivas estão unidas para a realização da competição: Associação Brasileira de Windsurf (ABWS), Associação de Kitesurf do Ceará (AKC), Associação de Stand Up Paddle do Ceará (ASUP-CE) e a Federação Cearense de Surf.
O Ceará está entre os três melhores locais para a prática de esportes radicais do mundo, juntamente com Tarifá (República Dominicana) e Tenerife (Espanha). O Estado é considerado, por esportistas e imprensa especializada, como um dos melhores destinos para esportes radicais e de vento no Brasil e no mundo, sendo o único local a receber etapas mundiais na América do Sul.
Programação – 1ª etapa
23 de agosto - Sexta
8h às 18h – Competições
18h às 22h – Happy hour na Guarderia

24 de agosto – Sábado
8h – Café da manhã no Manhattan Beach Riviera
9h – Briefing de regata
10h – Saída regata com chegada na Guarderia Brasil
12h às 16h – Competições
16h às 0h – Sunset na Guarderia

25 de agosto - Domingo
8h às 16h – Competições
16h – Cerimônia de premiação

Mais de 20 mil

A Maquintec superou a expectativa é passou dos 20 mil visitantes na edição que está terminando na noite desta sexta-feira, no Centro de Eventos do Ceará.
Na noite de ontem, 22 de agosto, durante “Maquintex 2013 – Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil”, o presidente da FCEM – Feiras Congressos e Empreendimentos, Hélvio Roberto Pompeo Madeira, divulgou a data de realização da segunda edição da “Agreste Tex – Feira de Máquinas Serviços e Tecnologia para a Indústria Têxtil”: o evento será realizado de 18 a 21 de março de 2014, em Caruaru, PE.
Promovida e organizada e pela FCEM em parceria com a ACIC – Associação Comercial e Empresarial de Caruaru, a Agreste Texfoi concebida com o objetivo de levar o que há de mais moderno no segmento têxtil em tecnologia, serviços e informação ao importante polo de confecção do Agreste de Pernambuco, que reúne hoje 13 cidades que produzem mais de 800 milhões de peças por ano, gerando negócios que movimentam mais de R$ 3,5 bilhões. O evento promove o aprimoramento dos profissionais, reunindo em um só lugar informação e tecnologia para atender às necessidades e expectativas do seu público-alvo: empresários, profissionais, técnicos, representantes e estudantes do segmento têxtil.
Consolidando a representatividade do evento, a Agreste Tex 2014” contará também com o apoio da Abramaco - Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos para Confecção, entidade que atualmente representa as principais empresas entre fabricantes, distribuidores e revendedores dos diferentes segmentos de confecção no Brasil.
A parceria da Abramaco com a Agreste Tex” vem somar ao apoio da Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, ABTT – Associação Brasileira de Técnicos Têxteis, Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção e Sinditêxtil – CE.
Estavam também presentes ao lançamento da Agreste Tex 2014” o presidente da ACIC, Osíris Lins, o presidente da Abramaco, Mauro Andrada, e o presidente da ABTT, Cesar Conradi e empresários.
 

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ceará x Palmeiras


Pensando no confronto do próximo dia 31/08 (sábado), entre Ceará x Palmeiras, a diretoria do Ceará Sporting Club informa que a venda de ingressos ONLINE para o torcedor visitante começou nesta quinta-feira, 22/08, através do link: www.cearasc.com/ingresso.

Confira abaixo os preços:
ARQUIBANCADA SUPERIOR - R$ 30,00 (Inteira);
ARQUIBANCADA INFERIOR - R$ 40,00 (Inteira);
Além da venda online, os ingressos para os visitantes (inteira e meia) serão disponibilizados a partir da próxima quinta-feira, 29/08, das 10 às 17 horas, na bilheteria dos visitantes da Arena Castelão. Na sexta-feira, 30/08, a programação é a mesma e no dia do jogo, os torcedores do Palmeiras poderão adquirir ingressos das 10 horas até o início do jogo, marcado para 21 horas.

PREÇOS:
ARQUIBANCADA SUPERIOR - R$ 30,00 (Inteira) e R$ 15,00 (Meia);
ARQUIBANCADA INFERIOR - R$ 40,00 (Inteira) e R$ 20,00 (Meia);
OBS: O torcedor visitante que comprar ingressos destinados ao torcedor do Ceará não terá acesso às arquibancadas do Palmeiras. O torcedor uniformizado do time paulista só terá acesso ao estádio portando ingresso de visitante.

Ceará hoje


Vivo em Fortaleza

Com a ativação da rede 4G em Fortaleza, além dos clientes individuais, a Telefônica Vivo passa a oferecer o serviço para pequenas e médias empresas (PMEs), por meio de planos específicos para o segmento. O pequeno e médio empreendedor pode agora levar para sua empresa a experiência e benefícios da internet móvel rápida, com desempenho até dez vezes superior em relação ao 3G da Vivo.
Geração da nota fiscal eletrônica, trabalho remoto com automação da força de vendas, consulta on line a catálogo de produtos e videoconferências são algumas das atividades de PMEs em que a conexão 4G faz toda a diferença. A tecnologia de quarta geração traz vantagens também para acessar e-mails (inclusive com grandes anexos), consultas e buscas na web, utilização de aplicativos móveis, entre outras forma de utilização.
Além de Fortaleza, a Vivo oferece 4G em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Campinas, em três municípios do ABC, Campinas, Sorocaba, Guarulhos, Ribeirão Preto São José dos Campos e mais dezesseis localidades, num total de 34 cidades – a maior cobertura do País. Até o final do ano, serão 60. A Vivo lidera o mercado de 4G, com 46,8% dos 174 mil usuários do País em junho, de acordo com dados da Anatel.

Vivo 4G para PMEs

         O 4G da Vivo tem diferenciais que só a operadora oferece. A conexão tem a melhor qualidade e a maior cobertura 3G e 3GPlus do Brasil, com presença em mais de 3,1 mil municípios – mais que a soma das cidades atendidas pelas demais operadoras. Trata-se de um diferencial importante para uma boa conexão onde não há acesso à rede 4G, garantindo serviço de qualidade onde quer que o cliente esteja.
Para as pequenas e médias empresas, o Vivo 4G oferece planos a partir de R$ 64,90, tanto para smartphones como para modems, com franquia de 3GB. Há também opções com franquias que chegam até 20GB, de acordo com as necessidades de cada cliente. Além disso, a Telefônica Vivo coloca à disposição do cliente uma Central de Relacionamento exclusiva para PMEs.
A Vivo já comercializa vários modelos* de smartphones para conexão 4G: Nokia Lumia 820; Nokia Lumia 920, Sony Xperia ZQ,  Samsung Galaxy S IV, além do BlackBerry Z10, este com foco nos clientes corporativos. A operadora está também adicionando ao portfólio o LG F5, além do tablet Samsung Note 10.1 4G e espera fazer em breve mais quatro novos lançamentos.

Especialização em PMEs

A Telefôncia Vivo, desde 2001, tem uma unidade de negócios voltada especificamente para o atendimento do segmento de pequenas e médias empresas, composta por mais de 5 mil profissionais em mais de mil canais de vendas exclusivos. A unidade destaca-se pela atuação segmentada no desenvolvimento de soluções e produtos de telefonia fixa e móvel para o universo de PMEs, com produtos e ofertas customizadas.
São mais de 1,2 milhão de clientes no País, que contam com ampla rede de canais de vendas, oferecendo desde atendimento consultivo e personalizado até televendas, com lojas presenciais, canais on-line e parceiros de negócios. O portfólio inclui desde produtos mais simples, como linha telefônica fixa, até produtos de última geração, como banda larga via fibra óptica, cloud computing e soluções de informática de desktop a tablets.

* Alguns dos principais bairros de Fortaleza atendidos com 4G: Alagadiço, Aldeota, Antônio Bezerra, Arrolândia, Bairro de Fátima, Barra do Ceará, Barroso, Benfica, Cais do Porto, Cajazeiras, Carlito Pamplona, Castelão, Centro, Cidade dos Funcionários, Coaçu, Couto Fernandes, Cristo Redentor, Damas, Dias Macedo, Dionísio Torres, Fátima, Guararapes, Joaquim Távora, José Bonifácio, Luciano Cavalcanti, Meireles, Messejana, Moura Brasil, Papicu, Parque Iracema, Parque Manibura, Parquelândia, Passaré, Pici, Praia de Iracema, Praia do Futuro II, Presidente Kennedy, São João do Tauape, Serrinha, Varjota, Vincente Pinzón e Vila União.


Liga de Marco


  Raimundo Jocilen (1º Secretário da LDCM), Luís Gonzaga (vice-presidente da LDCM), Mauro Carmélio (presidente da FCF), Francisco das Chagas (presidente da LDCM), Eudes Bringel (assessor FCF), José Grijalma (prefeito de Marco), Silvana Oliveira e Rafael Hátyla (coordenador de Esporte Escolar de Marco)

A Federação Cearense de Futebol possui uma nova liga entre suas afiliadas. Trata-se da Liga Desportiva da Cidade de Marco. A filiação foi feita na tarde desta quarta-feira (21/08), com a presença do prefeito de Marco na FCF.

Representantes da Liga Desportiva da Cidade de Marco, junto do prefeito da cidade, José Grijalma Rocha (conhecido como “Paredão”), visitaram o presidente da FCF, Mauro Carmélio, para solicitar filiação da nova liga esportiva do município à Federação. Depois de conferidos os documentos de criação da associação, a filiação foi aprovada.

O número de ligas filiadas à FCF agora passou para 68. Estiveram também na reunião de filiação o vice-presidente eleito da FCF, Eudes Bringel, e o Gerente Operacional, Luizinho Torquato.

A Liga

Fundada em 10 de abril de 2013, A Liga Desportiva da Cidade de Marco tem como presidente Francisco das Chagas. O vice-presidente é Luís Gonzaga. A associação tem o apoio do Coordenador de Esporte Escolar da cidade, Rafael Hátyla, como também da Prefeitura de Marco.

Para o vice-presidente da Liga, Luís Gonzaga, a filiação é importante porque “dá um parâmetro de apoio da entidade maior do futebol cearense”.

A primeira competição organizada LDCM será a Copa Coqueirinho, que contará com 24 clubes.

Serviço

Liga Desportiva da Cidade de Marco
Rua: Antônio Minervino Vasconcelos – 487
Centro – Marco - CE

Cearensão Feminino 2013

O presidente da FCF, Mauro Carmélio, convocou representantes das seis equipes que vão disputar o Campeonato Cearense Feminino para uma reunião, amanhã (23). Em pauta está a discussão da abertura oficial da competição.

A parceria entre FCF e Liga Cearense de Futebol Feminino conseguiu a Assembleia Legislativa do Ceará para realizar um encontro social com atletas e demais desportistas do futebol feminino. Previsto para o dia 03/09, o evento marcará a abertura oficial do Campeonato Feminino.

A deputada estadual Patrícia Saboya, que dá nome ao troféu do campeonato, confirmou presença no encontro. Na ocasião, será oferecido um coquetel aos presentes. Os demais detalhes do evento serão definidos na reunião de sexta.

Em campo, porém, a rodada inicial no dia 01/09 está mantida. Os confrontos que dão início ao Estadual Feminino são: Juventus x Fortaleza, América x Paracuru e Pacatuba x Caucaia.(www.futebolcearense.com.br)

Parcerias



Unir os diversos elos da indústria têxtil e de moda é um dos objetivos da “Maquintex 2013 – Feiras de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil” para evidenciar a importância cada vez maior da troca de informações e conhecimentos entre todos os segmentos que fazem parte da indústria. Com este proposito, o evento conta com a parceria com duas importantes faculdades de Fortaleza que oferecem cursos de moda: FANOR - Faculdades Nordeste e Faculdade Católica.

A Faculdade Católica foi a pioneira entre as faculdades privadas de Fortaleza a oferecer o curso de moda, que já tem 10 anos. Durante a “Maquintex 2013” os visitantes podem conferir looks de estudantes do segundo semestre desenvolvidos para a disciplina “Forma e Cor”.

Emanuelle Kelly Ribeiro, coordenadora do curso de design de moda da Faculdade Católica, declara: “O contato entre estudantes e indústria é muito importante e estamos muito felizes em participar da Maquintex este ano apresentando um pouco dos trabalhos de nossos alunos”.

A FANOR, que faz parte da rede educacional internacional DeVry, também marca presença na “Maquintex 2013” destacando projetos de alunas do curso de moda que foram premiadas no “Dragão Fashion 2013”, como o “Sweet Coffee Brazil” da aluna Haydée Tavares Kretzmann para a disciplina “Modelagem de Indumentária e Fardamento”, inspirada na indumentária afro-brasileira, mas especificamente na “Colhedora de Café”.

Rita de Cássia Barbosa Andrade, também estudante da FANOR, inspirou-se na cultura indígena e a aluna Priscilla Lima Moreno desenvolveu um uniforme para profissionais de salão de beleza.

Organizada e promovida pela FCEM Feiras, Congressos e Empreendimentos, A "Maquintex 2013” acontece até sexta-feira, 23 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, CE.

Na Maquintec

A Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção realizou reunião com a ABTT – Associação Brasileira de Técnicos Têxteis e com o Sindroupas e Sindconfecções do Ceará no segundo dia da “Maquintex 2013”, que está sendo realizada até sexta-feira, 23 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Durante a reunião, o diretor superintendente da Abit, Fernando Pimentel, apresentou os números do setor em 2012 que movimentou U$ 58 bilhões e representa 5% do PIB da indústria de transformação. O Brasil é o quinto maior produtor de têxteis e o quarto maior de confecção. Os investimentos realizados em 2012 foram de U$ 2,2 bilhões e a projeção para 2013 é de U$ 2,4 bilhões.

Maquintec até amanhã

A Maquintec termina amanhã com sucesso em realização no Centro de Eventos do Ceará. Todos estandes bastante visitados com os lançamentos para a indústria textil e da moda. São máquinas e tecnologias cada vez mais avançadas.

Homenagem a Walter Cavalcante

Presidente Walter Cavalcante (PMDB) tem trabalho de combate às drogas reconhecido - Foto: Genilson de Lima
Presidente Walter Cavalcante (PMDB) tem reconhecido trabalho de combate às drogas – Foto: Genilson de Lima
O Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas do Ministério Público do Estado do Ceará realizou na noite desta quarta-feira, 21, às 19h, a conferência de abertura do “I Encontro do Ministério Público sobre Drogas no Ceará”. A conferência será ministrada pelo professor doutor e reitor da Universidade Estadual do Ceará, José Jackson Coelho Sampaio. O tema abordou a saúde mental e os desafios contemporâneos. Em seguida, foram prestadas homenagens, entre elas, ao presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Walter Cavalcante (PMDB), pelo apoio prestado ao Comitê.
O evento acontecerá até o dia 23 de agosto, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Ceará, na rua Assunção, 1.100 – José Bonifácio. Participam do encontro profissionais e estudantes da área do Direito e da Saúde, bem como demais interessados em dependência química.
Os debates do dia 22 são direcionados aos eixos de prevenção e de tratamento. A partir das 8h, será formada a primeira mesa diretora dos trabalhos, sob a coordenação da presidente do Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas do Ministério Público do Estado do Ceará e vice-procuradora geral de Justiça, Eliani Alves Nobre. O tema da prevenção terá como palestrante o médico psiquiatra do Centro de Estudos e Terapia de Abuso de Drogas da Universidade Federal da Bahia Esdras Cabus Moreira. Como debatedores, foram convidados o presidente do Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim, padre Ottorino Bonvini, e o coordenador de Desenvolvimento Sustentável da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza, Daniel Furlani.
Às 14h, a médica psiquiatra do Instituto Dr. Vandick Ponte, Marluce Alves de Oliveira, coordenará a mesa diretora dos trabalhos sobre o eixo “Tratamento”. Para discorrer sobre o assunto, a programação do evento convidou o médico psiquiatra do Centro de Estudos e Terapia de Abuso de Drogas da Universidade Federal da Bahia George Hamilton Gusmão Soares. Serão debatedores o médico psiquiatra do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto Alexandre Medeiros Sampaio e o advogado e pastor Francisco Acilino Braga de Castro.
Na sexta-feira, dia 23, às 8h, a mesa diretora, coordenada pela psicóloga psicanalista e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa (NUEP) do Instituto Dr. Vandick Ponte, Arminda Guimarães Rodrigues, voltará os trabalhos para relatos de experiências exitosas na reinserção de dependências. Os casos serão debatidos pela terapeuta ocupacional e gestora da dependência química do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto e do Hospital Dia Elo de Vida, Sandra Maria Coelho Ribeiro; a psicóloga do CAPs AD da SER II, Silvana Pacheco; o vereador de Fortaleza Paulo Diógenes (PSD); e o relato familiar de Marta Maria de Lucena.
No período da tarde, às 14 horas, o eixo Segurança Pública será tema da palestra “Política criminal contra as drogas: o caso da Colômbia”, ministrada pelo professor doutor do Departamento de Estudos Jurídicos da Universidade Icesi-Cali/Colômbia Yecid Echeverry Enciso. A mesa diretora dos trabalhos será coordenada pela promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública e secretária-executiva do Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas do Ministério Público do Estado do Ceará, Isabel Maria Salustiano Arruda Pôrto. Para o debate, foram convidados o presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Ceará, major Edson Edalcio Aragão Silva, e o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, delegado Wilder Brito.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Ceará.

Medalha Paulo Freire

Vereador do PCdoB é o líder do Executivo na CMFor - Foto: Genilson de Lima
Vereador do PCdoB é o líder do Executivo na CMFor – Foto: Genilson de Lima
Em pronunciamento na manhã desta quinta-feira, 22, o vereador Evaldo Lima (PCdoB), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, anunciou os agraciados deste ano com a medalha Paulo Freire. De acordo com o parlamentar, os nomes foram escolhidos nesta manhã, durante reunião da Comissão com entidades e autoridades ligadas ao tema. A solenidade de entrega da medalha ocorre, na Câmara Municipal, no dia 19 de setembro, data em que se comemora o aniversário do educador Paulo Freire.
A comenda, instituída em 1998, é destinada a pessoas e entidades que se destacam em favor da educação de Fortaleza. Neste ano, os homenageados serão os professores Helena Serra Azul Monteiro (ex-presidente da Adufc), Edgar Linhares (ex vice-presidente do Conselho de Educação do Ceará), Sérgio Bezerra (secretário para assuntos jurídicos da Apeoc) e Ana Iório Dias (membro-fundadora da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Docência na Educação Superior (RIDES).
Pacote para a educação
Ainda em sua fala, Evaldo anunciou um pacote de investimentos, por parte da Prefeitura, para a área da educação, divulgados durante a Conferência Municipal de Educação. Além de reformas nas unidades escolares, serão construídas mais 4 escolas de ensino fundamental, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2014.
Evaldo ainda destacou a construção de 91 Centros de Educação Infantil, de 29 escolas em tempo integral, com o funcionamento de 6, uma em cada Regional, previsto já para o próximo ano, a recente aquisição de 40 ônibus escolares, a previsão de adquirir 58.715 novas carteiras de estudante e a construção de 49 quadras poliesportivas com previsão de entrega para este ano.
Ele ainda anunciou a implantação de fibra óptica em todas as escolas municipais, a aquisição e distribuição de novo fardamento e de novo material escolar. E concluiu o anúncio salientando a criação do Departamento de Segurança Escolar e a transformação do antigo Colégio Brasil na Academia do Professor de Fortaleza.
“O prefeito já colocou, por diversas vezes, que a educação é prioridade da gestão, assim como a saúde e a mobilidade urbana e uma série de avanços foram anunciados já na Conferência Municipal de Educação, a maior que já aconteceu no Estado, pelo nível do debate, pelos shows. Além da questão lúdica, pedagógica, o que mais nos chamou a atenção foi esse pacote de investimentos que foi anunciado. Não existe alternativa para a construção de uma sociedade mais justa, senão através da educação”, finalizou Evaldo.

Del Paseo

Com o objetivo de oferecer mais comodidade e um serviço diferenciado ao cliente, o Shopping Del Paseo está implantando atualizações para aumentar constantemente o nível de satisfação dos clientes. A partir de agosto, a novidade é a instalação de um dos mais modernos Sistemas Inteligentes de Orientação (Localização de Vagas). A estrutura informa em tempo real a ocupação do estacionamento e orienta o usuário, de maneira rápida e eficiente, até uma vaga livre no interior do estacionamento. Os novos equipamentos incluem painéis indicadores de vagas e sinalizadores de vagas livres e ocupadas. O monitoramento é um dos pontos cruciais apontados pelos especialistas. A partir dele é possível gerenciar com mais eficiência o estacionamento e orientar os usuários. A sinalização das vagas é feita através de luzes coloridas. Quando ocupadas, as vagas ficam com o indicador luminoso na cor vermelha; quando livres, a cor verde indica as vagas normais, a cor laranja indica as vagas de idosos e a cor azul, as vagas de portadores de necessidades especiais. Num segundo momento, direcionaremos algumas vagas para gestantes, sinalizando de forma diferenciada para atender esse público com uma maior atenção.
O novo sistema contribui efetivamente para melhoria na mobilidade e do tráfego dentro do estacionamento, incremento da rotatividade das vagas existente, redução no tempo de procura de vagas livres e, consequentemente,       queda da temperatura e no nível de poluição tanto do ar quanto sonora nas áreas internas, além de contribuir para diminuição do consumo de combustível dos cliente.  
Para a instalação desse sistema, a administração do Shopping Del Paseo selecionou a Park Help, empresa internacional com sede em Barcelona e uma das maiores do mundo no ramo, presente em 45 países e com mais de 200.000 vagas instaladas.
Desde que assumiu o Shopping Del Paseo, o Grupo C. Rolim investe continuamente na melhoria do estacionamento. Comprometido com o meio ambiente, o shopping otimizou a estrutura para utilizar a captação do ar eterno diretamente para a ventilação, o resultado foi uma redução significativa da temperatura e em aumento de qualidade de ar dentro do estacionamento.
Recentemente foi feita a ampliação do hall de atendimento e circulação, unindo o espaço dos elevadores com a escada, além de instalação de novos guichês de pagamento; diversas obras civis de revitalização de algumas áreas, incluindo pintura, visando mais conforto, acessibilidade e visibilidade para os clientes nos acessos ao shopping. Outra inovação eu está em fase final de análise é a troca de toda a iluminação existente no estacionamento por LEDs que, além de melhorar o conforto visual para os clientes, tem um impacto significativo na questão sustentável, tendo em vista o consumo menor de emissão de raios ultravioleta e infravermelho. Essas lâmpadas apresentam ainda uma vida útil maior e, ao contrário das lâmpadas atuais, são consideradas lixo comum, não demandando tratamento especial em sua fabricação ou descarte, pois não possuem em sua composição substâncias tóxicas, mercúrio ou filamentos.
Serviço:
Shopping Del Paseo
Av. Santos Dumont, 3131
(85) 3456.5500

Prêmio Estácio de Jornalismo 2013

 O Prêmio Estácio de Jornalismo - Edição 2013 já tem seus 24 finalistas. A entrega dos prêmios aos vencedores acontecerá no dia 25 de setembro, no Rio de Janeiro.  São eles:
 Impresso Nacional:
Autor
Davi Lira
Reportagem
A INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: SÉRIE DE REPORTAGENS SOBRE O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS
Veículo
O ESTADO DE S.PAULO

Autor
Lauro Neto
Reportagem
JOGO DOS MIL ERROS
Veículo
O GLOBO

Autor
Sabine Righetti, Fábio Takahashi, Heloísa Helvecia, Hélio Schwartzman, Vera Guimarães e Daniele Doneda
Reportagem
RANKING UNIVERSITÁRIO DA FOLHA
Veículo
FOLHA DE S.PAULO
 Impresso Regional:
Autor
Eliane Rocha, France Telles, Charles Wellington e Flávio Mendes
Reportagem
SÉRIE CIDADÃOS BRASILEIROS
Veículo
RORAIMA HOJE (Boa Vista)

Autor
Angela Fernanda Belfort
Reportagem
CONEXÃO FUTURO
Veículo
JORNAL DO COMMERCIO (Recife)

Autor
Cláudia Rezende
Reportagem
CAMPUS DE DISCRIMINADOS
Veículo
REVISTA VIVER BRASL (Minas Gerais)
 Internet Nacional:
Autor
André Roca e Marcela Donini
Reportagem
COTAS: O DESAFIO É GARANTIR PERMANÊNCIA DO NOVO ALUNO
Veículo
PORTAL TERRA

Autor
Angela Chagas, Gilmar Vaz e André Roca
Reportagem
DA ESCOLA PÚBLICA A HARVARD: OLIMPÍADAS MUDAM DESTINO DE CAMPEÕES
Veículo
PORTAL TERRA

Autor
André Roca, Marcela Donini e Lílian Stein
Reportagem
BRASIL TEM APENAS UM INDÍGENA A CADA 500 UNIVERSITÁRIOS
Veículo
PORTAL TERRA
  Internet Regional:
Autor
Luana Marinho e Renato  Oselame
Reportagem
BAIANOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LUTAM POR DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR
Veículo
Correio on line (Salvador)

Autor
Aline Gonçalves, Mábila Soares, Juliana Baeta, Aline Diniz e Bruna Carmona
Reportagem
A CAMINHO DE UMA UNIVERSIDADE INCLUSIVA
Veículo
O Tempo on line (Belo Horizonte)

Autor
Emerson Campos, Luana Cruz, Rafael Passos e Soraia Piva
Reportagem
ENTRE O ENSINO MÉDIO E O SUPERIOR
Veículo
Estado de Minas on line / Portal UAI
 TV Nacional:
Autor
Graziela Azevedo, Fátima Ugatti, Marcos Aidar, Sheila Natal, Marco Antonio Gonçalves, Adriano Sorrentino, Willian Santos, Gentil Junior, Marcos Losekan, Fabio Lima, Ernani Lemos, Sergio Gilz, Brandan Mac Donnel e Cesar Cardoso
Reportagem
FORMAÇÃO DOS MÉDICOS
Veículo
Jornal Nacional (TV Globo)

Autor
Alexandre dos Santos, Camila Konder, Rogério Coutinho, Júlia Braga, Maria Lindenberg, Ricardo Mendes, Josué Luz, Rodrigo Nogueira, Carlos Gomes e Aldrin Luciano Gázio
Reportagem
EDUCAÇÃO ESCOLAR
Veículo
Globo Universidade (TV Globo)

Autor
Caco Barcellos, Danielle França, Paula Akemi, Eliane Scardovelli, Marcio Capuchinho, Felipe Bentivegna, Rafael Batista, Julia Gutnik, Márcia Gonçalves, Ana Escalada, Janaína Pirola, Caio Cavechini, Mônica Pinheiro, Júlio Ignácio, Rafael Armbrust e Rogério Gottardi
Reportagem
A BATALHA DOS UNIVERSITÁRIOS
Veículo
Profissão Repórter (TV Globo)

TV Regional:
Autor
Rita BritoEduardo Oliveira, Alana Medeiros, Dimitri Lima e Delane Ratts
Reportagem
REDENÇÃO - A EDUCAÇÃO REDUZINDO FRONTEIRAS
Veículo
Nordeste TV – Afiliada do SBT (Fortaleza)

Autor
Aline Aguiar, Cristina Mara, Leonardo Medina, Dênio Santos, Esley Rezende e Vanderlei Oliveira
Reportagem
INVESTIMENTO TECNOLOGIA
Veículo
Bom Dia Minas (TV Globo)

 Autor
Aline Aguiar, Cristina Mara, Leonardo Medina, Cássio Soares, Elton Lopes, Esley Resende e Dênio Santos
Reportagem
ENSINO A DISTÂNCIA
Veículo
Bom Dia Minas (TV Globo)
  Rádio Nacional:
Autor
Natália Pianegonda, Natália de Godoy Aquino e Rodrigo Orengo
Reportagem
BRASIL: PROCURAM-SE CIENTISTAS
Veículo
Band News FM (Brasília)

 Autor
Thiago Mathias
Reportagem
BRASIL REGISTRA RECORDE DE TRABALHADORES COM CURSO SUPERIOR
Veículo
CBN (Rio de Janeiro)

Autor
Everson Teixeira e José Roberto de Souza
Reportagem
EAD - A DISTÂNCIA QUE APROXIMA
Veículo
CBN (Recife)

Rádio Regional:
Autor
Eduardo Matos
Reportagem
O SUCATEAMENTO DA UERGS
Veículo
Rádio Gaúcha (Porto Alegre)

Autor
Celso Freire e José Luis Silva
Reportagem
UMA COTA DE DISCRIMINAÇÃO NA UFPA
Veículo
Rádio O Liberal CBN (Belém)

Autor
Janaína Souza
Reportagem
INDÍGENAS DE RORAIMA VEEM NO ENSINO SUPERIOR UM CAMINHO PARA AJUDAR SUAS COMUNIDADES
Veículo
Rádio FM Monte Roraima 107,9
Nesta terceira edição, a premiação vai distribuir nove prêmios no valor total bruto de R$ 100 mil, divididos entre duas modalidades: Nacional e Regional, e estas divididas nas categorias Impresso (Jornal e Revista), Televisão, Rádio e Internet. Na modalidade Nacional, o prêmio para cada vencedor será no valor bruto de R$ 12 mil. Na modalidade Regional, o prêmio para cada vencedor será no valor bruto de R$ 8 mil. o Prêmio Estácio de Jornalismo irá atribuir à melhor reportagem produzida sobre o ensino superior um prêmio principal. Todos os trabalhos finalistas, independentemente da categoria em que estiverem inseridos, concorrerão ao Grande Prêmio Estácio de Jornalismo.  O vencedor do prêmio principal receberá um prêmio no valor bruto de R$ 20 mil.
O Prêmio Estácio de Jornalismo – edição 2013 recebeu 211 inscrições de órgãos de imprensa de 20 estados e do Distrito Federal. No total, 90 veículos de todas as regiões do país participaram desta edição.
Os finalistas foram escolhidos por uma comissão de 12 jornalistas, professores da Estácionas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Vitória, Belém, Florianópolis e Belo Horizonte. Um sistema de Avaliação Online permitiu que a mesma reportagem fosse analisada diversas vezes por jurados de várias regiões geográficas do país.
A comissão final que vai apontar os vencedores é composta por Augusto Nunes, colunista da revista Veja on line e vencedor de quatro prêmios Esso; Ilona Becskeházy, consultora da Fundação Lemann e comentarista de educação da rádio CBNArnaldo Niskier, doutor em Educação e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL); Roberto Muggiati, escritor, ex-repórter da BBC, de Londres, e ex-editor das revistas Veja e Manchete; e Vera Iris Paternostro, gerente de desenvolvimento de jornalismo da TV Globo e autora de livros. Os nomes dos vencedores só serão conhecidos em 25 de setembro, na cerimônia de premiação, no Rio de Janeiro.
Sobre a Estácio        
Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, aEstácio atua há 43 anos no país. A instituição, presente em todas as regiões geográficas do Brasil, possui cerca de 4 mil funcionários, corpo docente de 7,5 mil professores e 313,4 mil alunos matriculados. Formada por 39 instituições de Ensino Superior, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 20 estados e no Distrito Federal. Com um total de 79 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e a distância, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Capes), além de cursos de extensão e educação corporativa.
Um dos principais diferenciais da Estácio é a oferta de material didático gratuito aos alunos. São capítulos integrais das melhores obras para cada disciplina e curso, oferecidas aos alunos com o pagamento, pela instituição, dos direitos autorais devidos. E há dois anos a Estácio inovou mais uma vez: cerca de 20 mil novos alunos já recebem o material didático do curso em um tablet. Além dos conteúdos de cada aula, de cada disciplina, o tablet traz ainda simulados, uma rede social exclusiva para os alunos (a Didátic@), chats, biblioteca virtual, entre vários outros materiais. A Estácio aposta na tecnologia e na inovação como ferramentas que ampliam e transformam as oportunidades de aprendizado dos seus alunos.  



Contatos: (85) 3456.6100 / (85) 8861.9161
VSM Comunicação - 24 anos - Soluções em Comunicação Corporativa