sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Guia Industrial 2014

O Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará, da Federação das Indústrias do Estado, já iniciou o recadastramento de empresas interessadas em participar do Guia Industrial do Ceará 2014.  Para assegurar o espaço na publicação, gratuitamente, as companhias podem entrar em contato pelo telefone (85) 4009-6302 ou pelo e-mail guiace@sfiec.org.br. Um e-mail marketing será encaminhado às empresas com orientações para o cadastro. A empresa pode, também, fazer a solicitação do formulário de cadastro para enviar seus dados por meio do e-mailguiace@sfiec.org.br.
Venda de espaços publicitários
Existe ainda a possibilidade das empresas anunciarem no Guia Industrial do Ceará 2014. A venda dos espaços publicitários é feita pelo telefone (85) 3234-1411. 

Cagece


Doe sangue


Arquitetura 2013

A Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – Regional Ceará (AsBea-CE) lançou o livro “Projetos de Arquitetura 2013”, mostrando o panorama da arquitetura cearense, com os mais importantes projetos do Estado. Com organização da Priscila Eventos, o evento reuniu os principais nomes da arquitetura do Estado, políticos e grandes empresários cearenses. 

Cultura


Ciro Gomes convidado

CONTO COM A PRESENÇA DO NOBRE SECRETÁRIO
Bomb dia Fortaleza - Cidade Amiga do Idoso. Segunda-feira, dia 23 de setembro estaremos abrindo as comemorações da Semna do Idoso, Na Câmara de Vereadores, a partir das 09h. Na ocasião teremos:
1. A posse do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, onde fui eleito presidente;
2. O anúncio do Presidente da Câmara, Vereador Walter Cavalcante, da chegada da Mensagem nº 045/2013, que cria o Fundo Municipal do Idoso;
3. O anúncio do empenho, da Secretaria de Saúde do Estado, da compra das Academias da Terceira Idade e a data de inauguração do primeiro lote de 11 academias.
A Coordenadoria do Idoso é assim: faz festa e comemora, mas com ações concretas e que mudam a vida dos nossos idosos.

Congresso de Jovens Shalom

Jovens de várias cidades do Nordeste já começam a chegar a Fortaleza para o Congresso de Jovens Shalom. O evento começa hoje à noite, com celebração de missa às 19h no centro de evangelização Shalom da Paz. Antes de seguir para Fortaleza, os participantes vindos de Juazeiro do Norte (CE), Caicó (RN), João Pessoa (PB) e Natal (RN) visitaram a sede da Comunidade Shalom, localizada em Aquiraz.

Liberados

O Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec) libera até este sábado (21) os primeiros registros provisórios para os 32 médicos estrangeiros trabalharem no Estado no programa federal Mais Médicos. Pelo menos 10 desses registros serão liberados neste sábado. São aqueles que o Ministério da Saúde deu entrada no Cremec em seis de setembro. "Por lei temos quinze dias para avaliar o registro e estamos cumprindo o que diz a lei, pois os primeiros pedidos de registro foram dados entrada aqui em seis de setembro. Depois vieram outros em nove de setembro e os três últimos na última quarta-feira, dezoito", informa o primeiro secretário do Cremec e integrante da comissão de registro, Dalgimar Beserra de Menezes.
Segundo Dalgimar, são ao todo 32 pedidos. Nos dois primeiros lotes são 24 cubanos, dois portugueses, dois espanhóis e um brasileiro com formação no Exterior. O último lote pedido de três registros nesta semana ainda não começou a ser avaliado pelo Cremec.
"O que posso adiantar é que estes médicos em sua maioria são de meia idade, com pós-graduação, inclusive dois têm mestrado, mas nenhum deles teve formação na Escola Latina Americana de Medicina", revela Dalgimar Beserra.
Segundo ele estamos sendo pressionados por todos para estes registros. "Aqui já esteve o pessoal do MST. Nesta sexta veio o pessoal do Ministério da Saúde, mas estamos fincando pé na necessidade do Revalida. Como tivemos nossa liminar cassada em Recife, vamos recorrer fazendo um agravo instrumental para que não sejamos obrigados a dar estes registros provisórios. Enquanto isso vamos cumprindo os prazos e fazendo a as exigências devidas como nomes dos tutores e supervisores de cada um deles que o Ministério ainda nós forneceu", finalizou Dalgimar Beserra.

Icasa

“Icasa do meu coração” faz parte do primeiro livro da coleção “Lendas do Cariri”, que aborda o ciclo de algodão na região do nordeste brasileiro. O livro patrocinado pela Cagece e de autoria de Alemberg Quindins, está sendo produzido pela Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri.

A obra de literatura desportiva infanto-juvenil conta a história da criação do time cearense, Icasa Esporte Clube, que nasceu dos operários de um fábrica já extinta na cidade do Juazeiro no Norte.

Alemberg Quindins

O autor Alemberg Quindins é também o diretor da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda - CE. Devido a fundação, Alemberg Quindins já recebeu diversos prêmio, entre eles o Prêmio Trip Transformar 2010, voltado para projetos na área do empreendedorismo social.

A fundação Casa Grande tem o objetivo proporcionar a crianças e jovens e seus familiares a formação social e cultural através da educação infantil, da profissionalização de jovens, da geração de renda familiar e da sustentabilidade institucional.


UTD

A partir do dia 23 de setembro (segunda-feira), a Universidade do Trabalho Digital receberá mais de quinhentos novos estudantes para mais um ciclo de cursos. Serão 21 turmas dos cursos - gratuitos - de Iniciação Digital, Aperfeiçoamento Digital, Suporte e Manutenção, Java, PHP, Web Design e Criação e Manipulação de Imagens.

As aulas serão realizadas na sede da UTD, que fica no prédio do antigo Cine São Luiz, centro de Fortaleza. A carga horária varia de 30h/a a 80h/a e será concluída em novembro. As turmas funcionam nos turnos manhã, tarde e noite, o que proporciona o atendimento de diversos públicos e dá ainda mais oportunidades às pessoas que trabalham em horário comercial.
A opção da UTD é pelo uso do Software Livre e na grade programática está presente a disciplina de Empreendedorismo, como forma de potencializar a formação profissional e, consequentemente, a inserção no mercado de trabalho.

A Universidade do Trabalho Digital é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). As atividades estão sendo executadas através de parceria com o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), instituição vinculada à Universidade Federal do Ceará.

"A inclusão digital é uma estratégia para se fazer a inclusão social. A certificação aumenta a capacidade de inserção no mercado de trabalho dos estudantes, e, mais que isso, incluem socialmente os recém-formados. Queremos formar futuros empreendedores, e não apenas empregados", frisa o secretário da Secitece, René Barreira.

Com cursos nos níveis básico e avançado, a UTD está proporcionando formação gratuita na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), como forma de melhorar a qualificação profissional em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado. A iniciativa está facilitando a transição dos jovens entre a escola e o trabalho e ainda assegurando os direitos de acesso à educação e ao mercado de trabalho.

Como participar
As inscrições na UTD são permanentes. Para se inscrever, o candidato precisa ter idade a partir de 16 anos e ser alfabetizado. As inscrições são feitas na sede da UTD, no prédio do antigo Cine Sâo Luiz (Rua Major Facundo, 500, 10º andar - Centro), de segunda a quarta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O candidato deve portar RG, CPF e comprovante de endereço.

Mais informações
UTD - Rua Major Facundo, 500 (prédio do antigo Cine São Luiz), 10º a 13º andar - Centro de Fortaleza
Telefones: (85) 3454-1969 / 1257 / 1987
Site: utd.sct.gov.br

Futebol 2014

A Diretoria de Competições da CBF divulgou nesta sexta-feira o calendário de 2014 do futebol brasileiro. A bola começa a rolar no próximo ano no dia 12 de janeiro com os estaduais e a Copa do Nordeste.
O Campeonato Brasileiro da Série A está marcado para iniciar no dia 20 de abril. Um dia antes começa a Série B. No dia 27, uma semana depois, começa a Série C. 
Como 2014 é ano de Copa do Mundo no Brasil, os campeonatos terão uma pausa. A Série A vai até o dia 1 de junho. Já a Série B, a última a parar, vai até o dia 4 do mesmo mês.
A bola volta a rolar nas competições nacionais no dia 15 de julho, com o reinício da Série B.
 

PSB turismo


Os Pobres Diabos

Antes do início do debate sobre os filmes de ficção e animação, exibidos na noite de quarta-feira, 18, no Cine Brasília, dentro das Mostras Competitivas do 46º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO, o coordenador geral do evento, Sérgio Fidalgo, fez questão de esclarecer os problemas técnicos que levaram à interrupção da exibição do longa-metragem Os Pobres Diabos, de Rosemberg Cariry. 
Segundo informou Sérgio Fidalgo, o equipamento para exibição de filmes no formato DCP apresentou problemas que levaram ao travamento do filme. “Essas coisas acontecem, ainda é uma tecnologia muito nova. Vamos trabalhar para que novas questões desta ordem não aconteçam, mas não há um culpado. Continuaremos tentando o DCP”, disse Fidalgo. E agradeceu a compreensão do diretor Rosemberg Cariry e equipe: “Todos foram muito sensíveis, apesar da frustração que nós sabemos que o incidente gerou”. 
O filme Os Pobres Diabos terá duas novas exibições no Cine Brasília:
às 22h30, amanhã, sexta-feira, dia 20 (logo após a exibição da programação das mostras competitivas de documentário, ficção e animação, aberta ao público) 
às 10h, sábado, dia 21 (sessão fechada para júri e crítica) 
debate sobre o filme ocorrerá logo após sua exibição no sábado, dia 21, às 12h00, no Salão Caxambu do Kubitschek Plaza Hotel.
Sobre “Os Pobres Diabos”
O “Gran Circo Teatro Americano” perambula por pequenas cidades dos sertões, até chegar à cidade de Aracati, onde monta uma peça teatral. No cotidiano do circo, acontecem aventuras, nas quais os personagens agem ao modo picaresco dos anti-heróis da literatura de cordel e do romanceiro popular. As dificuldades se acumulam, mas a arte ajuda a superar desventuras e tragédias. O espetáculo não pode parar. 
Sobre Rosemberg Cariry
Filósofo de formação, cineasta por vocação, Antônio Rosemberg de Moura, de nome artístico Rosemberg Cariry, nasceu em Farias Brito – Ceará, no ano de 1953. Realizou doze filmes de longa-metragem, entre eles “Corisco e Dadá” e “O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto”. Paralelamente à sua atividade de cineasta, Rosemberg Cariry desenvolveu todo um trabalho como escritor, poeta e pesquisador das culturas populares, tendo publicado vários livros.
Um traço marcante da obra de Rosemberg Cariry é a busca sempre renovada das fontes e dos encontros culturais: procura extrair o universal do particular, estabelecer ligações entre as diferenças culturais e, em particular, entre as formas eruditas e populares. Assim, o seu trabalho, profundamente imerso na cultura no Nordeste do Brasil, chega ao universal, por meio de uma dimensão essencialmente humanista.

No Sesc

Nos dias 26, 27 e 28 de setembro, o Sesc apresenta Leny Andrade e Claudio Nucci em turnê no Ceará. As apresentações acontecem sempre às 20 horas, em Juazeiro do Norte, Sobral e Fortaleza, respectivamente. Os ingressos* podem ser adquiridos, em horário comercial, no SAC das Unidades do Sesc.
Considerada por muitos um ícone no samba jazz brasileiro, a carioca Leny Andrade, nascida em 1943, começou sua carreira no erudito, tocando piano, e logo aderiu ao jazz. Estreou profissionalmente aos 15 anos, sendo a única crooner a cantar na orquestra de Dick Farney.
Hoje, com 52 anos de carreira e participação em mais de 300 festivais de jazz, Leny Andrade já gravou 29 discos e 2 DVDs, sendo o mais recente o CD Alma Mia (2010), só de boleros com arranjos de Fernando Merlino.
Influenciado pelo ambiente familiar, o cantor e compositor paulista, Claudio Nucci, também começou cedo sua carreira musical. Aos 21 anos, já tinha feito o seu primeiro show solo, realizado em 1976. Em 1977, fez parte da banda "Semente" e, em 1978, fundou com Zé Renato, Maurício Maestro e David Tygel o quarteto vocal Boca Livre. Em 1981, gravou seu primeiro disco solo.
Com trabalhos já gravados por artistas como: Nana Caymmi, Emílio Santiago, Zizi Possi, Boca Livre, César Camargo Mariano e Roupa Nova, em seu repertório, Claudio Nucci mostra as influências que recebeu ao longo da sua carreira e que resultaram em uma brasilidade diversa, com acentos da música rural e urbana.
SERVIÇO
Shows com Leny Andrade e Claudio Nucci
Unidades do Sesc
Horário: 20h
26/7 – Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, 227)
Entrada: 2kg de alimentos não perecíveis (com a carteira do Sesc)/ R$ 10,00 + 2kg de alimentos não perecíveis (sem a carteira do Sesc)/ R$ 5,00 + 2kg de alimentos não perecíveis (carteira de estudante)
Informações: (88) 3512.3355

27/7 – Estacionamento da Escola Educar Sesc - Sobral (Avenida Dom Lourenço, 855 – Campo dos Velhos)

Entrada: 2kg de alimentos não perecíveis (com a carteira do Sesc)/ R$ 10,00 (sem a carteira do Sesc)/ R$ 5,00 (carteira de estudante)

Informações: (88) 3611.0954



28/7 – Fortaleza

Entrada: Comerciário - R$ 10,00/ Conveniado - R$ 15,00/

Usuário - R$ 20,00/ Estudante - R$ 10,00

Informações: (85) 3464.9316



*Os ingressos podem ser adquiridos, em horário comercial, no SAC das Unidades Centro, Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte.



www.sesc-ce.com.br

Facebook: /sescceara

Twitter: @sesc_ce

Apoio

A Racon Consórcios, marca das Empresas Randon, apresentou, nesta quinta-feira (19), mais um espetáculo cultural gratuito em Fortaleza. A peça “Até que o casamento nos separe” - uma narrativa cômica do cotidiano de um casal - protagonizada pelos atores paranaenses Marco Zenni e Lilian Marchiori, arrancou aplausos do público cearense, que lotou o Teatro Via Sul Shopping. Além disso, “Até que o casamento nos separe” foi uma boa oportunidade de ajudar os atingidos pela seca no interior do Ceará. Em troca do ingresso, a empresa pediu 1kg de alimento não-perecível e 1L de água mineral. Foram arrecadados mais de 400kg de alimentos e 400L de água mineral, entregues formalmente à Defesa Civil, pelo executivo da Racon Fortaleza, Daniel Ângelo (foto).

Vai dar praia

Nesta sexta-feira (20), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), divulga novo boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza. Na ocasião, o resultado do relatório de nº 38 aponta o total de 26 praias próprias para banho na orla marítima fortalezense. O boletim destaca análises de 31 pontos da Capital.

De acordo com a Geamo, aspectos tais como condições climáticas, aumento da maré, presença de animais, disposição imprópria de resíduos sólidos e adensamento urbano nas proximidades das praias são alguns fatores negativos que podem interferir no resultado da balneabilidade. O setor ressalta que o monitoramento é realizado seguindo a Resolução 274, de 29 de novembro de 2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Resultado das análises em Fortaleza:

Pontos Próprios
Caça e Pesca
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia
Barraca Beleza
Início da Rua Ismael Pordeus
Farol
Iate
Estátua de Iracema
Volta da Jurema
Ed. Vista del Mare
Edifício Arpoador
Final da Rua José Vilar
Ideal Clube
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
INACE (Ind. Naval do Ceará)
Marina’s Park Hotel
Início da Av. Philomeno Gomes
Kartódromo
Goiabeiras
Barraca Big Jeans
Barra do Ceará

Pontos Impróprios
Mucuripe
Horta
Início da Av. Pasteur
Colônias
Início da Rua Lagoa do abaeté

Dia da Paz

O mundo celebra, amanhã, o Dia Internacional da Paz. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 30 de novembro de 1981. Este ano, o tema para o dia é “Educação para a Paz”.
Com 57 milhões de crianças no mundo ainda sem acesso à educação, o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, lembrou das palavras da estudante paquistanesa Malala Yousafzai: “um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”. Sim, é possível, com a educação voltada para a Cultura de Paz.
No Ceará, iniciativas em favor da Cultura de Paz se expandem, integrando instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Um exemplo vem da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), por meio do Programa Geração da Paz, em parceira com Terre des hommes Lausanne no Brasil e Ministério Público do Estado do Ceará. O projeto “Por uma cultura de Paz: mediação de conflitos e práticas restaurativas nas escolas” busca a resolução de conflitos com respeito às diferenças, a valorização do diálogo, através de Práticas Restaurativas como fator contributivo na prevenção à violência e luta pelo empoderamento juvenil.

Desafio Enem

A Fundação Telefônica Vivo, que tem Educação e Aprendizagem entre suas linhas de atuação, é a principal parceira do Geekie Games – O Desafio do Enem. Criada pela empresa brasileira Geekie, a ferramenta oferece planos gratuitos e personalizados de estudo, criados de acordo com o perfil de cada participante. Como forma de manter os estudantes motivados, eles ganham pontos e são classificados num ranking – e podem acompanhar no Facebook também o desempenho dos colegas. A Fundação Telefônica Vivo apoia projetos como esse, que incentivam novas formas de aprendizagem baseadas na utilização de tecnologias de informação e comunicação.
O Geekie Games acompanha o estudante durante toda a preparação para o Enem, até 27 de outubro. A primeira etapa é a avaliação inicial. Depois vem o desenvolvimento de plano personalizado de estudo. A avaliação final encerra o processo.
Para participar, os estudantes se inscrevem no site do Geekie Games (http://www.geekiegames.com.br/). Depois de preencher os dados de seu perfil na ferramenta e indicar que curso e faculdade pretende fazer, cada competidor é submetido a uma avaliação de diagnóstico, elaborada com base na Teoria de Respostas ao Item (TRI). Mesma metodologia do Enem, permite determinar os pontos fracos e fortes de cada participante nas diferentes áreas de conhecimento. Com base nisso é criado o plano personalizado de estudo, que deve ser seguido no game.
Para seguir os planos de estudo personalizados os participantes têm acesso ao GeekieLab, plataforma de aprendizado adaptativo, conceito incentivado pela Fundação Telefônica Vivo, que busca gerar e apoiar novos modelos educacionais para o século 21.
A prova de diagnóstico está disponível no site do Geekie Games, e a prova final, para medir a evolução do aluno graças ao plano de estudos, será realizada entre 9 e 16 de outubro.
Após a avaliação final, serão reconhecidos 40 participantes, 10 em cada uma das seguintes categorias: melhor desempenho geral, melhor desempenho em escola pública, evolução de aprendizado geral e evolução de aprendizado em escola pública. Nas categorias de melhor desempenho, a base de avaliação será a pontuação da prova final. A premiação por evolução de aprendizado considera a pontuação obtida na plataforma em cada uma das fases. Esses participantes receberão certificado de reconhecimento e serão convidados a atuar como embaixadores da Geekie, representando a empresa e testando novas ferramentas e funcionalidades da plataforma em primeira mão.
A Fundação Telefônica Vivo investe em capacitação e ambientes colaborativos voltados a educadores, a fim de estimulá-los a utilizar a tecnologia como meio de expandir metodologias e produzir conhecimento, no caso do Geekie Games, que foi pensado também para os professores, que terão acesso ao diagnóstico de seus alunos e ao desempenho e evolução de cada um deles durante o game. Além do diagnóstico, os professores inscritos no projeto poderão participar de um estudo inédito sobre Aprendizado Híbrido, que será desenvolvido pela Geekie, para apresentar as soluções que já são adotadas no Brasil e quais as principais mudanças já percebidas. “O Geekie Games, iniciativa gratuita e inclusiva, permite que qualquer jovem possa se preparar para o ENEM, testando seus conhecimentos e recebendo um plano de estudo personalizado por meio de uma plataforma digital inteligente e inovadora. Para o jovem, a oportunidade de poder alcançar bons resultados nesse exame é um passo importante para a construção de seu futuro, por meio da entrada no ensino superior e consequente ingresso no mercado de trabalho”, explica Françoise Trapenard.
Além da Fundação Telefônica Vivo, o Geekie Games é realizado em parceria com o Portal G1. A rede de parceiros do projeto inclui o Instituto Natura e o Instituto Unibanco. O desafio conta ainda com o apoio de Secretarias de Educação de nove estados brasileiros, como Ceará, Goiás e Acre e da ANEC (Associação Nacional de Escolas Católicas).

Sobre a Fundação Telefônica Vivo
Criada em 1999, a Fundação Telefônica incorporou os projetos do Instituto Vivo em 2011, em função da fusão entre a Vivo e a Telefônica. A Fundação Telefônica Vivo acredita que conectando pessoas e instituições é possível transformar o futuro, tornando-o mais generoso, inclusivo e justo. Utiliza tecnologias de forma inovadora para potencializar a aprendizagem e o conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social. Suas principais áreas de atuação são: Combate ao Trabalho Infantil, Educação e Aprendizagem, Inovação Social e Voluntariado. O Grupo Telefônica possui, ainda, fundações em 16 países.
Telefônica Vivo

Beto Villares

Amanhã, o Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes promoverá oficina com o músico, produtor e compositor Beto Villares. A atividade acontecerá às 14 horas, no auditório do Centro Dragão do Mar. O encontro é fechado e tem como objetivo proporcionar aos artistas o aperfeiçoamento dos projetos selecionados para imersão no mercado da música no Brasil e exterior.
Para a coordenadora do Laboratório de Música, Paula Tesser, será um momento de troca entre as várias linguagens, tendo em vista a experiência profissional de Villares e a diversidade dos trabalhos do Laboratório. Nos dias 20 e 22, o músico encontra-se com a artista Lorena Nunes para realizar acompanhamento do projeto “Ouvir dizer que lá faz sol”. 
BETO VILLARES é músico, produtor e compositor de trilhas sonoras para cinema. Compôs as musicas dos filmes "Cidade Baixa"; "O ano em que meus pais saíram de férias" (Melhor trilha Sonora, no prêmio comemorativo da 90ª edição do Festival de Cannes e melhor trilha sonora no 29º Festival de Cinema de Cuba); "Antonia"; "Quincas"; "A pele do cordeiro"; "A Busca"; "Xingu" (Melhor Trilha Sonora prêmio FIESP/SESI – SP de cinema). Produziu e lançou seu CD autoral “Excelentes Lugares Bonitos”, em 2003.Fez à direção musical do projeto Música do Brasil (1998 a 2000), mapeamento musical do Brasil, idealizado pelo antropólogo Hermano Vianna. Produziu o CD "Terceiro Samba" da Banda Mestre Ambrósio (2000), CD “Céu” (2005), de estreia da Cantora Céu, CD “Vagarosa”, da cantora Céu (2009), CD “Preto Brás II, Maldito Vírgula”, de Itamar Assumpção (2010). Compôs também para series de TV -  “Filhos do Carnaval” – HBO (2006 e 2009 ) e “Destino SP” – HBO / O2 Filmes (2012). Em 2012 foi diretor musical da apresentação Brasileira na cerimônia da entrega da bandeira olímpica ao Brasil, no encerramento dos jogos olímpicos e paraolímpicos de 2012, em Londres.

Projetos selecionados para o Laboratório de Música:
Projeto: Da Funhouse para o Mundo
Proponente: Saulo Raphael Silva Rodrigues

Projeto: Jangada Electra
Proponente: Andréa Agda

Projeto: Jornada de Violão e Viola
Proponente: Marco Leonel Fukuda

Projeto: Ouvir dizer que lá faz sol
Proponente: Lorena Oliveira Nunes

Projeto: O Circo dos Littles
Proponente: Carlos Hardy Madeira Pontes
Mais informações:
Assessora de Imprensa da Escola Porto Iracema das Artes
Luzia Batista:  85-34888626 

Coordenadora do Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes
Paula Tesser: 85 - 88374399


Apresentações artísticas no Dragão do Mar celebram Dia Mundial de Limpeza de Praias neste sábado (21)

Neste sábado (21) é comemorado o Dia Mundial de Limpezas de Praias - Clean Up Day. Para celebrar a data, a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos – Aquasis – realiza no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura uma série de apresentações artísticas gratuitas.  A partir das 19h, os grupos Batuqueiros do Mar (Brigada da Natureza), Maracatu Povo do Mar (IPOM), Coco Farra Sanguia e Flautas do Emaús sobem ao palco do Espaço Rogaciano Leite Filho. As atividades integram o Projeto Limpando o Mundo, que promove ações de coleta de resíduos e educação em 25 localidades de 07 municípios do estado do Ceará (Trairi, Paracuru, Caucaia, Fortaleza, Aracati, Beberibe e Icapuí), com mais de 540 voluntários cadastrados na ação.
A partir das 8h, 27 grupos de voluntários iniciam a limpeza das praias. Os resíduos sólidos removidos serão destinados a centro de recicladores, como SOCRELP e EMAUS. À noite, os grupos se encontram no Dragão do Mar para um grande momento de celebração. Na ocasião, além dos shows, serão divulgados os resultados obtidos durante o dia e exibidos vídeos informativos sobre o projeto e educação ambiental.
Dia Mundial de Limpeza de Praia
O Dia Mundial de Limpeza de Praia ocorre todos os anos no terceiro sábado do mês de setembro. Organizações governamentais e não-governamentais, juntamente com a sociedade civil organizada, se propõem a realizar a limpeza de praias (remoção de resíduos sólidos nas faixas litorâneas) e ações elucidativo-educativas de educação ambiental para a população que carece de orientação quanto às consequências da poluição marinha nos ecossistemas e na vida humana e o destino correto dos resíduos sólidos.
Limpando o Mundo
O projeto iniciou uma nova edição em abril de 2013 e vai até o final de 2014, está visitando as comunidades dos municípios de Fortaleza e Caucaia, realizando cadastro de voluntários e instituições, organizando e formando os grupos de voluntários para as ações de monitoramento e remoção do lixo das praias, rios e mangues. No final do projeto será apresentado o “Diagnóstico do Lixo Marinho” com um banco de dados de imagens e estatística para ajudar nas estratégias e busca de soluções para um dos maiores problemas ambientais do planeta que vem afetando e impactando todos os oceanos e as zonas costeiras.  Ações de educação ambiental, com encontros, oficinas e rodas de diálogos, estão ajudando na sensibilização e levando informações sobre a biodiversidade marinha, conservação e a importância da coleta seletiva como da reciclagem nas grandes cidades gerando uma rede de pessoas em suas localidades multiplicadoras e atentas a nova lei nacional de gerenciamento de resíduos sólidos. Outro ponto forte é a utilização de várias linguagens das artes promovendo um movimento de artistas em torno da causa. A campanha já ganhou duas músicas feitas por jovens voluntários do projeto e tem um movimento de cultura popular com percussão, capoeira, raps, artistas plásticos que se apresentam neste sábado no Dragão do Mar.
O Limpando o Mundo é uma realização do Instituto Povo do Mar/IPOM e Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos/ AQUASIS e conta com apoio do SESC Ceará, Instituto CUCA, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto de Meio Ambiente de Caucaia/ IMAC e Secretaria de Meio Ambiente de Fortaleza/SEUMA, ECOFOR, Pousada das Marés (Mundaú), Rádio Canoa FMA (Aracati), Hotel Orixás (Flecheiras), SESC Mesa Brasil, SESC Sala de Ciências, Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente/CONPAM. O Projeto é patrocinado pela Greenish.
REDE de Instituições Apoiadoras e Participantes:
Municipais: Associação Comunitária Resgatando Vidas, Associação de Surf Feminino do Ceará, Associação Comunitária do Titãnzinho, Projeto Surfistas Ambientais, Associação de Surf de Caucaia, Escola Aldeia Surf, Projeto Vila do Mar, Pec Polar, Jovens Multiplicadores Ambientais da Vila do Mar, ECOMuseu Natural do Mangue de Sabiaguaba, Escola de Surf: bodyboarder com Saber, Escola de Ensino Fundamental Moema Távora, Escola de Ensino Fundamental Dom Hélio Campos, Escola de Ensino Fundamental Flávio Marcílio, Liga Desportiva do Arpoador, Federação de Surf do Ceará, Albertu´s Restaurante, Escola Municipal Frei Tito, Grupo Folclórico Filhos de Quixaba, Força Jovem Atravessando Fronteiras, Brigada da Natureza, Movimento Emaús (Oelito), Ecomuseu do Mangue (Rusty), Recicriança, Aloha Escola de Surf, Revista Ceará Surf, Associação de Surf de Caucaia, Agentes Ambientais da Vila do Mar, Escola Municipal Frei Tito, Aloha Surf Escola, Rede Crescer com Surf.

Nacional: Fundação SOS MATA ATLÂNTICA (SP), ECOSURFI (SP), Instituto Recifes Costeiros (PE), BIOTA (AL), Comissão Ilha Ativa (Pi), Associação Gaujirú de Proteção as Tartarugas (PB), Instituto Caranguejo de Educação Ambiental (RJ), AQUALUNG (RJ), Projeto Tamar de Ubatuba.

Contatos para entrevista: Juaci Araujo, Ana Jesus e Nik Coelho (85) 88593347 ou 33184911

Mais informações: Assessoria de Comunicação e Marketing do IACC 3488.8617




Atenciosamente,

Luciana Vasconcelos
Assessoria de Comunicação e Marketing do IACC
(85) 3488.8625

40 dias


Um a menos no Mais Médicos

Adriana Ferraz e Fernanda Bassette - O Estado de S. Paulo
Apenas um médico estrangeiro foi reprovado na avaliação aplicada na semana passada pelo Ministério da Saúde aos profissionais selecionados pelo Mais Médicos. Zoehir Maadarini, nascido no Líbano e formado na Ucrânia, não atingiu 30% de desempenho. Ele trabalharia em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, mas foi desligado do programa. Outros 11 obtiveram conceitos insatisfatórios e ficaram de recuperação.

Estrangeiros visitam centro de exames no Rio; avaliação foi feita durante curso - Foto: Tomaz Silva/ABR
Foto: Tomaz Silva/ABR
Estrangeiros visitam centro de exames no Rio; avaliação foi feita durante curso
Ao todo, 682 médicos intercambistas - nascidos ou formados no exterior - foram avaliados em três semanas de treinamento. De acordo com o governo, o conjunto de exercícios e atividades desenvolvidas teve 40% de participação no exame. A nota restante veio da prova, formada por três questões com foco em conhecimentos no português. Os médicos em recuperação tiveram rendimento entre 30% e 50%. Somados ao libanês reprovado, representam apenas 1,7% do total.
Os profissionais em recuperação serão submetidos a mais duas semanas de treinamento com aulas de reforço em Brasília. São três cubanos, dois bolivianos, dois dominicanos, um russo, um hondurenho, um mauritano e um argentino.
Em seguida, devem ser novamente avaliados para então receber ou não aval para trabalhar no País. Da lista, quatro estão selecionados para atuar em cidades paulistas: dois no Guarujá, no litoral, um em Guarulhos e o outro em Arujá, ambas na Grande São Paulo. O restante tem compromissos assumidos em Roraima, Pará, Amazonas, Bahia e Mato Grosso.
Trabalho. A previsão é de que os aprovados no Mais Médicos comecem a atender nesta segunda-feira. Mas o prazo pode ser alterado, caso os registros de trabalho não sejam concedidos ou problemas na documentação sejam identificados.
No Guarujá, por exemplo, eram esperados sete estrangeiros, mas somente três chegarão às unidades de saúde na próxima semana. Além dos dois profissionais em recuperação, um desistiu e a participação do outro está ameaçada por problemas relativos à documentação. Para piorar, os quatro brasileiros selecionados declinaram das vagas. De 11 médicos confirmados no início, somente três permanecem.
A prefeitura de Arujá informou que não sabia que o médico destinado à cidade estava em recuperação, pois recebeu um e-mail nesta quinta-feira, 19, do profissional dizendo apenas que o curso teria duração de mais duas semanas. Ao ser informado pelo Estado, o município lamentou, pois já estava com consultório e alojamento preparados para receber Budeidi Mohamed, que nasceu na Mauritânia.
Em Franco da Rocha, a prefeitura solicitou 19 profissionais, teve três vagas contempladas, mas só terá o trabalho de uma estrangeira. Com a reprovação de Maadarini, uma médica de Honduras será a única representante do Mais Médicos na cidade, uma vez que um brasileiro inscrito não foi liberado pelo Exército para assumir.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Fernando Tofani, ameniza os problemas. "A reprovação demonstra a seriedade do programa, pois, apesar da necessidade do provimento das vagas, o Ministério da Saúde não está preocupado apenas com números, mas com a qualidade da assistência", disse. A cidade é governada pelo PT.
Também administrada pelo PT, Guarulhos não demonstrou frustração pelo fato de a estrangeira indicada para trabalhar na cidade ter ficado de recuperação. Pelo contrário, o município considera o tempo extra de ensinamento bom, pois a profissional russa precisa adquirir conhecimentos de português para conseguir atender pacientes da rede pública. Angelika Ivanona vai atender famílias que moram na região de Cumbica, nas proximidades do Aeroporto Internacional.
Os médicos vão atuar na atenção básica, com foco no Programa Saúde da Família (PSF). O salário pago pelo governo será de R$ 10 mil, mas o rendimento poderá passar de R$ 12 mil, somados benefícios como auxílio-moradia e vale-alimentação. / COLABOROU BRUNO DEIROS

De portões fechados

A Taça Fares Lopes terá onze jogos disputados em estádios com portões fechados. Essa decisão foi tomada pela Diretoria de Competições da FCF, nesta quinta-feira (19/09), devido à falta de estádios aptos para receber jogos oficiais com portões abertos em Fortaleza e também na Região Metropolitana. 

Logo após decidir realizar jogos com portões fechados, a FCF encaminhou ofício para o Ministério Público de Fortaleza dando ciência das determinações. 

Os estádios que vão receber as partidas com portões fechados são: Moraisão, em Maranguape, e Antônio Cruz, na Lagoa Redonda.

Entre as onze partidas que serão realizadas sem a presença de torcedores, haverá quatro rodadas duplas, três no Estádio Moraisão e uma no Estádio Antônio Cruz. 

Confira abaixo os jogos que serão disputados com portões fechados: 

No Moraisão

América x Uniclinic – 22/09, 14h30 (grupo A1)
Maranguape x Guarany (S) – 22/09, 17h (grupo A2)
Terra e Mar x Tiradentes – 25/09, 18h (grupo A1)
América x Ferroviário – 25/09, 20h30 (grupo A1)
Maguary x Maranguape - 26/09, 20h30 (grupo A2)
Maguary x Guarany (S) – 29/09, 16h (grupo A2)
Tiradentes x América – 06/10, 17h (grupo A1)
Uniclinic x Terra e Mar – 06/10, 14h30 (grupo A1)

No Antônio Cruz

Uniclinic x Ferroviário – 28/09, 15h45 (grupo A1)
Terra e Mar x América – 28/09, 13h45 (grupo A1)
Tiradentes x Uniclinic – 02/10, 15h30 (grupo A1)

Um minuto de silêncio

A Federação Cearense de Futebol, em nome do seu presidente, Mauro Carmélio, lamenta com enorme pesar o falecimento, nesta quinta-feira (19/09), de Raimundo Feitosa de Carvalho, pai do Secretário Especial da Copa no Ceará, Ferruccio Feitosa. 

O corpo está sendo velado na Funerária Ethernus e o sepultamento acontecerá no Cemitério Parque da Paz, ainda nesta quinta. 

Por decreto do presidente Mauro Carmélio, até domingo (22/09) será respeitado um minuto de silêncio a Raimundo Feitosa de Carvalho em todos os jogos oficiais realizados no Ceará. 

Cid não retaliará PT

O Estado de S.Paulo
O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), disse nessa quinta-feira, 19, ao Estado que seu partido não vai retaliar o PT pedindo os cargos nos Estados em que as legendas são aliadas. "Foi muita manifestação de fígado e pouca manifestação da razão (declarações sobre cobrar do PT os cargos nos Estados). Muito mais do que fígado", afirmou. "A reunião não tratou em nenhum momento dessa questão. Um integrante da executiva foi lá e, da sua cabeça, colocou para a imprensa essa questão", explicou o governador.
Único dissidente na decisão da executiva nacional, Cid disse que ainda não é a hora de a sigla lançar a candidatura presidencial do governador Eduardo Campos (PE). "É melhor mantermos a aliança com o PT, apoiar a reeleição da presidente Dilma e trabalhar o fortalecimento do PSB nos Estados e no Senado."

IMDC

Fábio Fabrini - O Estado de S. Paulo
O governo do Ceará informou nesta quinta-feira, 19, que a concorrência para a escolha das entidades transcorreu "sem qualquer indicativo de ofensa às regras legais". A Procuradoria-Geral do Estado alegou que a licitação foi adiada "em razão da necessidade de ajustes no edital", sem indicar quais, e a pedido do então secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão (PDT-CE).
Questionada se houve tratativas com o então ministro do Trabalho, Paulo Roberto Pinto, sobre a situação do IMDC, a procuradoria alegou que a pergunta deveria ser feita à Secretaria do Trabalho. A pasta não respondeu a questionamentos do Estado. A assessoria de Cid Gomes (PSB-CE) informou que, por ordem do governador, os repasses ao IMDC estão suspensos e o Estado está auditando os contratos.
O advogado da entidade, Sérgio Leonardo, não respondeu ao Estado. Ao se demitir, Paulo Roberto Pinto disse que a retirada do IMDC do cadastro baseou-se em parecer técnico. O deputado André Figueiredo (PDT-CE) negou relação com o IMDC e disse que o atual e o ex-titular da Secretaria do Trabalho no Ceará foram indicados pelo partido. 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Hemoce

Neste domingo, a agenda de quem mora em Fortaleza pode ir além de praia e cinema. Antes do lazer as pessoas devem dar uma passadinha no Hemoce e exercerem a solidariedade. É que neste domingo, 22 de setembro, o Hemoce abrirá as portas, excepcionalmente, para receber doadores e aumentar o estoque de sangue. Das 9 às 16 horas, equipes do Hemoce, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, trabalharão voluntariamente para receber os doadores que não têm tempo para fazerem doações de sangue durante a semana em função do trabalho. O Hemoce fica na Avenida José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo.

No último mês de agosto, o número de doações na capital foi menor do que o número de transfusões. Foram realizadas mais de sete mil transfusões e apenas 4.559 coletas de sangue. Desde lá, o estoque de sangue apresenta queda preocupante em função da demanda. O estoque dos tipos sanguíneos com maior déficit, como o “A” positivo, por exemplo, tem variado entre 30 e 60 bolsas, de 165 necessárias. O tipo “O” negativo tem apresentado um número bem menor, entre quatro e quinze bolsas, quando o ideal seriam 42. O número é variável e acompanha a demanda dos hospitais atendidos. Para assegurar atendimento de qualidade à demanda, o Hemoce precisa realizar 250 coletas diárias de sangue, mas as doações têm variado entre 90 e 100. A redução nas doações de sangue vem sendo registradas em todo o país.  

A Hemorrede Estadual – composta por unidades no Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral – é responsável por todos os serviços públicos de hemoterapia do Estado. Desde outubro do ano passado, o Hemoce atende 100% da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, priorizando o atendimento à rede do SUS. O Hemoce assiste 167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 Agências Transfusionais. O Hemoce da capital atende a 119 hospitais, entre eles, três de grande porte como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Instituto Dr. José Frota (IJF) e Hospital Infantil Albert Sabin (Hias).

O ¨Domingo Solidário¨ do Hemoce é uma facilidade oferecida ao doador que não tem tempo de fazer a doação durante a semana. E doar é muito simples: basta estar saudável, bem alimentado, pesar mais 50 kg, ter entre 16 e 67 anos e apresentar um documento com foto. Os menores de idade, só podem doar com consentimento formal do responsável legal. Para tanto, o Hemoce criou um Termo de Consentimento o qual deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. Para os casos de tutela, deverá ser entregue cópia do documento legal (Tutela Jurisdicional).



Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará

(85) 3101.5220/3101.5221/ 8733.8213
www.saude.ce.gov.br
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

CBN, 22

No dia 1o de outubro, quem sintonizar a CBN não vai entender nada! Para festejar os 22 anos da emissora, haverá uma radical dança das cadeiras entre os âncoras da rede - mas só por um dia. Além disso, comentaristas também foram "escalados" para coancorar os programas, numa comemoração que, sem deixar de lado a notícia, vai divertir não apenas o público, mas também os próprios jornalistas.
Mílton Jung, apresentador do Jornal da CBN, o carro-chefe da emissora, irá para o horário do almoço e terá como companheira de bancada Roseann Kennedy, comentarista política de Brasília; Carlos Alberto Sardenberg ficará com o horário de Roberto Nonato, às 17h, tendo como parceiro o ator Dan Stulbach, que as sextas apresenta o programa Fim de Expediente, às 18h. Para o Jornal da CBN, Fabíola Cidral terá tres pesos pesados como "ajudantes": das 6h às 7h, Mario Sergio Cortella; das 7h às 8h, Max Gehringer; e, a partir das 8h, Kennedy Alencar. No CBN SP, Cristina Coghi vai dividir a ancoragem com Juca Kfouri e a veterana Catia Toffoletto. Os comentaristas também aderiram a brincadeira e Míriam Leitão já adiantou que, no dia 1o, vai tratar de outro assunto que não seja economia.
O aniversário também será marcado pelo lançamento do Manual de Redação em versão e-book, com um capítulo inédito sobre o jornalismo digital, pela Globo Livros; e pela divulgação dos vencedores da 5o. edição do Prêmio CBN de Jornalismo Universitário.

O troca-troca completo no dia 1o de outubro

Jornal da CBN
Jornal da CBN: Fabíola Cidral. Com: Mario Sergio Cortella (6h às 7h), Max Gehringer (7h às 8h) e Kennedy Alencar (8h em diante).
CBN SP
Cristina Coghi. Com: Juca Kfouri e Catia Toffoletto.
CBN Rio
Octavio Guedes. Com: Genilson Araújo e Silvana Maciel.
CBN BSB
Estêvão Damázio e Paulo Roque.
CBN BH
Marcos Guiotti e Sergio Myssior.
CBN Brasil
Mílton Jung e Roseann Kennedy.
CBN Total
Carlos Eduardo Éboli e Lilian Ribeiro.
Jornal da CBN 2a Edição
Carlos Alberto Sardenberg e Dan Stulbach.
Quatro em Campo
Roberto Nonato. Com: André Sanches, Marcos Guiotti e Paulo Massini.
CBN Noite Total
Carolina Morand e Tania Morales.

Cid reflexivo

GUSTAVO PORTO E SUZANA INHESTA - Agência Estado
O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), disse nesta quinta-feira, 19, após participar do evento Fóruns Estadão Regiões, na sede do Grupo Estado, em São Paulo, que passará por um momento "de reflexão" sobre o futuro dele no partido, após a decisão do PSB de entregar os cargos no governo federal. "Após o desdobramento da decisão, vamos refletir e conversar com outras pessoas, mas eu continuo não cogitando sair do PSB", disse ele.
Cid avaliou que um dos caminhos para políticos que desejam deixar os partidos, tendo em vista candidaturas às eleições de 2014, são novas legendas, ação que poderia evitar questionamentos jurídicos sobre mandatos. Ele citou os partidos PROS, Solidariedade e Rede, que estão em processo de criação, para políticos cearenses de várias legendas que já o procuraram.
O governador avaliou que, com a decisão de deixar o governo Dilma Rousseff, o PSB faz e continuará fazendo muitas críticas ao modelo, mas admitiu que "avanços são visíveis" e que "o Brasil na era Lula e Dilma avançou e melhorou muito nas questões sociais".
Cid Gomes, no entanto, criticou a aliança do PT com o PMDB e disse que o acordo entre os dois partidos "nivelou por baixo e tornou a política espaço de poder pelo poder e não o poder pela causa em busca de melhora de vida da população".
Sobre a candidatura de seu correligionário, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, Cid Gomes voltou a defender que a melhor estratégia é manter a aliança com PT em 2014 para preservar os ganhos conquistados em 2010. Ele afirmou ainda que a exigência que o PT entregue cargos estaduais após a decisão de ontem do PSB "não foi discutida em nenhum segundo na reunião do PSB". "O deputado (federal) Beto Albuquerque saiu da reunião e disse uma coisa que é coisa da cabeça dele", afirmou.
O governador cearense repetiu que a política tratada com fígado e com mágoa não é recomendada para questionar novamente a decisão do PSB tomada ontem e reafirmou que irá, nos próximos dias, refletir e pensar sobre a vida e o futuro, embora respeite a decisão do partido. "Eu acato decisões do partido e defendo que o ministro Leônidas entregue o cargo", afirmou, referindo-se a Leônidas Cristino, dos Portos. 

Seguidores

Arquivo do blog