sábado, 28 de setembro de 2013

Os pros e os contra

Mesmo contrariando os irmãos Ciro e Ivo, o governador Cid Gomes está propenso a assinar ficha de filiação ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS) já neste sábado (28), às dez da manhã, em Fortaleza. O presidente nacional do PROS, Eurípides Júnior, envia com essa missão o deputado federal Givaldo Carimbão (AL). Indo para o PROS, Cid não quer dar brecha para a perda de mandato dele, de 37 prefeitos, quatro deputados federais, nove deputados federais e de dezenas de vereadores eleitos pelo PSB que deixaram o partido. A princípio, Cid avaliou o PROS para dissidentes do PMDB e PRB, mas com a confirmação da saída do bloco dele do PSB, o PROS surgiu como alternativa viável para evitar qualquer contestação na Justiça pelos mandatos por parte se não do PSB, mas do Ministério Público Eleitoral.
Carimbão vem a Fortaleza trazendo as fichas de filiação de todo grupo de Cid formado por quase 500 políticos. O encontro com Cid deve acontecer na Residência Social do governador, no Mereiles. Carimbão dá a filiação em massa como certa.
Nesta sexta-feira, por determinação de Ciro Gomes, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio iria se encaminhar para Rio de Janeiro, conversar com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque, esteve em Recife e entregou as fichas de desfiliação do grupo (340 entre 287 vereadores, 38 prefeitos, oito deputados estaduais, quatro deputados federais, Cid, Ciro e Ivo Gomes) ao presidente nacional do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
Ciro ainda ensaiou contatos com o PT e PMDB, mas pesou na questão a ida para um partido novo que não possibilitasse contestação dos mandatos. E Ciro afirmou que mesmo considerando que o PROS é um partidor conservador, "vou para onde Cid for. Estou com ele e não abro". A senha que o blocão iria para o PROS foi dada pelo deputado federal Antônio Balhmann. "Essa é nossa tendência", disse.
O grupo recebeu convite ainda do PSD, PP e do PCdoB. Já Cid descartou o Solidariedade. "Não converso com quem diz uma coisa para mim e outra para a imprensa", afirmou Cid em relação ao presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força que depois que teve uma conversa com Cid, no Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará, em Fortaleza, disseque Cid queria controlar o Solidariedade no Estado.
Depois de receber o PROS, Cid vai agradecer os convites dos presidentes do PDT, Carlos Lupi; do PSD, Gilberto Kassab; do PP, Ciro Nogueira; e do PCdoB, Renato Rebelo.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Para o PROS

O governador do Ceará, Cid Gomes, confirmou a saída de seu grupo político do PSB. Ele após reunião de
mais de três horas às portas fechadas com cerca de 280 correligionários, no auditório do Hotel Vila Galé, na Praia do Futuro,em Fortaleza, que a definição sobre a nova filiação partidária só acontecerá no Marina POark Hotel, na próxima terça-feira a três dias do prazo final de mudança partidária para as eleições 2014. O grupo de Cid entrega nesta sexta-feira (27) em Recife, renuncia coletiva do diretório estadual para assim poder apoiar a tentativa de reeleição da presidente Dilma Rousseff, em detrimento à candidatura do presidente nacional do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
Os cidistas receberam cinco propostas de filiação e nenhum delas foi do PT. "Não fomos convidados nem nos convidamos para o PT. Estamos estudando os convites do PROS, PDT, PP, PSD e PCdoB".
"Eu recebi muitos gestos, de convites, de atenção, de dirigentes partidários que colocaram seus partidos à disposição (...) O presidente do PP Nacional, Ciro Nogueira, manifestou a disposição de nos acolher; o presidente nacional do PDT, Lupi [Carlos], também fez essa manifestação; o presidente nacional do PSD, ex-prefeito Kassab, também e o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo (...) e eu vinha fazendo contato com o PROS'', informou acrescentando que não ''nenhuma manifestação do PT".
A maioria do grupo de cerca de 280 pessoas etre prefeitos, vice prefeitos, vereadores, quatro deputados federais e nove deputados estaduais tende a ingressar no PROS, por ser um novo partido e não ter o perigo de perda de mandato. Mas o deputado estadual licenciado, Ivo Gomes, irmão de Cid defende o ingresso do bloco no PDT, onde já está a ex-mulher de Ciro Gomes, a deputada estadual Patrícia Saboya. Isso poderá ocorrer se o deputado estadual Heitor Férrer, que é desafeto dos Ferreira Gomes, sair para concorrer ao governo pelo PSB. Ai há a restrição de um possível questionamento dos mandatos, no que pese a Executiva Nacional do PSB ter assegurado que não vai retaliar o grupo que pediu para sair.
Participaram da reunião o ex-ministro Ciro Gomes; o ministro dos Portos, Leônidas Cristino; o vice-governador Domingos Filho; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; mais 37 prefeitos, quatro deputados federais, nove deputados estaduais e dezenas de vereadores.
Roberto Cláudio e José Albuquerque levam nesta sexta-feira (27) para Recife as atas do diretório estadual e dos diretórios municipais com a renuncia das atuais direções. Com isso o grupo fica livre para ingressar em bloco no PROS, o que deve acontecer até o inicio da próxima semana. "Hoje foi apenas o primeiro passo e em seguida vamos dar em bloco passos mais concretos até a data limite de cinco de outubro".
Mais cedo o deputado federal Antônio Balhmann disse em Brasília que toda bancada federal de quatro deputados federais vai para o PROS juntamente com parte da bancada estadual, de prefeitos e vereadores.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Mais Médicos

O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Luiz Odorico Andrade, visita nesta sexta-feira (27), no município de Horizonte (CE), a Unidade Básica de Saúde (UBS) que recebeu um médico pelo programa Mais Médicos do governo federal. O secretário dará as boas-vindas ao profissional e acompanhará a rotina de trabalho da equipe na unidade.

Visita a Unidade Básica de Saúde em Horizonte
Data: Sexta-feira, 27/09
Horário: 10h
Local: Unidade Básica de Saúde Zumbi – Rua Luis Porfírio de Lima, nº 148, Bairro Zumbi – Horizonte (CE)

Prêmio Estácio

A Estácio anunciou na noite de ontem, em cerimônia na Zona Sul do Rio de Janeiro, os vencedores do Prêmio Estácio de Jornalismo – edição 2013. A festa de premiação reuniu cerca de 80 profissionais de comunicação de todas as regiões do Brasil. 
Foi distribuído um total de R$ 100 mil entre os nove prêmios da edição, que este ano ganhou uma nova categoria: o Grande Prêmio Estácio de Jornalismo, atribuído à melhor reportagem produzida sobre o ensino superior e disputado por todos os finalistas, independentemente da modalidade em que estavam inscritos. 
Para o presidente da Estácio, Rogério Melzi, o grande legado do Prêmio é associar de forma inequívoca educação e imprensa livre.  “Através deles, podemos mudar verdadeiramente o país e ajudar a fazer um Brasil melhor, mais justo e mais desenvolvido".  
A jornalista Angela Chagas, da equipe do Terra, vencedora da categoria Internet Nacional, A jornalista destacou a importância da premiação para estimular cada vez mais a imprensa a investir na cobertura de educação."Queria pedir para que todos os jornalistas procurem dar mais espaço para a educação". 
Para Natália Pianegonda, da Band News FM (Brasília), vencedora da categoria Rádio Nacional, "fazer reportagem aprofundada durante a correria do dia a dia é um desafio. “Estamos muito felizes pelo reconhecimento".

Vencedora da categoria TV Nacional, a jornalista Camila Konder, do Globo Universidade, comemorou: "Somos um programa jovem dentro da grade da TV Globo e ficamos muito felizes e emocionados em receber esse prêmio".

Sabine Righetti, da Folha de S.Paulo, destacou o árduo o trabalho  que lhe garantiu o prêmio da categoria Impresso Nacional: "Foram oito meses de trabalho. O Ranking Universitário da Folha veio pra ficar".

Lauro Neto, do jornal O Globo, ganhou o Grande Prêmio Estácio de Jornalismo com a reportagem que denunciou os graves erros de correção nas redações do Enem: "Quero parabenizar a Estácio pelo desafio. A educação tem a capacidade de transformar o país. A imprensa tem esse papel fundamental de apoiar a educação. E não posso deixar de agradecer também aos meus professores que me ensinaram a escrever".

Os premiados foram:

Grande Prêmio Estácio de Jornalismo:
Autor
Lauro Neto
Reportagem
JOGO DOS MIL ERROS
Veículo
O GLOBO

Impresso Nacional:
Autor
Sabine Righetti, Fábio Takahashi, Heloísa Helvecia, Hélio Schwartzman, Vera Guimarães e Daniele Doneda
Reportagem
RANKING UNIVERSITÁRIO DA FOLHA
Veículo
FOLHA DE S.PAULO


Impresso Regional:
Autor
Eliane Rocha, France Telles, Charles Wellington e Flávio Mendes
Reportagem
SÉRIE CIDADÃOS BRASILEIROS
Veículo
RORAIMA HOJE (Boa Vista)

  
Internet Nacional:
Autor
Angela Chagas, Gilmar Vaz e André Roca
Reportagem
DA ESCOLA PÚBLICA A HARVARD: OLIMPÍADAS MUDAM DESTINO DE CAMPEÕES
Veículo
PORTAL TERRA


Internet Regional:
Autor
Luana Marinho e Renato  Oselame
Reportagem
BAIANOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LUTAM POR DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR
Veículo
Correio on line (Salvador)

  
TV Nacional:
Autor
Alexandre dos Santos, Camila Konder, Rogério Coutinho, Júlia Braga, Maria Lindenberg, Ricardo Mendes, Josué Luz, Rodrigo Nogueira, Carlos Gomes e Aldrin Luciano Gázio
Reportagem
EDUCAÇÃO ESCOLAR
Veículo
Globo Universidade (TV Globo)

  
TV Regional:
Autor
Rita BritoEduardo Oliveira, Alana Medeiros, Dimitri Lima e Delane Ratts
Reportagem
REDENÇÃO - A EDUCAÇÃO REDUZINDO FRONTEIRAS
Veículo
Nordeste TV – Afiliada do SBT (Fortaleza)

  
Rádio Nacional:
Autor
Natália Pianegonda, Natália de Godoy Aquino e Rodrigo Orengo
Reportagem
BRASIL: PROCURAM-SE CIENTISTAS
Veículo
Band News FM (Brasília)

Rádio Regional:
Autor
Celso Freire e José Luis Silva
Reportagem
UMA COTA DE DISCRIMINAÇÃO NA UFPA
Veículo
Rádio O Liberal CBN (Belém)


O Prêmio Estácio de Jornalismo – edição 2013 recebeu 211 inscrições de órgãos de imprensa de 20 estados e do Distrito Federal. No total, 90 veículos de todas as regiões do país participaram desta edição.

Os finalistas foram escolhidos por uma comissão de 12 jornalistas, professores da Estácio nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Vitória, Belém, Florianópolis e Belo Horizonte. Um sistema de Avaliação Online permitiu que a mesma reportagem fosse analisada diversas vezes por jurados de várias regiões geográficas do país.

A comissão final que apontou os vencedores foi composta por Augusto Nunes, colunista da revista Veja online e vencedor de quatro prêmios Esso; Ilona Becskeházy, consultora da Fundação Lemann e comentarista de educação da rádio CBN; Arnaldo Niskier, doutor em Educação e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL); Roberto Muggiati, escritor, ex-repórter da BBC, de Londres, e ex-editor das revistas Veja e Manchete; e Vera Iris Paternostro, gerente de desenvolvimento de jornalismo da TV Globo e autora de livros.

Sobre a Estácio

Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio atua há 42 anos no país. A instituição, presente em todas as regiões geográficas do Brasil, possui cerca de 4 mil funcionários, corpo docente de 7,5 mil professores e 313,4 mil alunos matriculados.

Formada por 39 instituições de Ensino Superior, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 20 estados e no Distrito Federal. Com um total de 77 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e a distância, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Capes), além de cursos de extensão e educação corporativa.


Um dos principais diferenciais da Estácio é a oferta de material didático gratuito aos alunos. São capítulos integrais das melhores obras para cada disciplina e curso, oferecidas aos alunos com o pagamento, pela  insitutição, dos direitos autorais devidos. E há dois anos a Estácio inovou mais uma vez: cerca de 20 mil novos alunos já recebem o material didático do curso em um tablet. Além dos conteúdos de cada aula, de cada disciplina, o tablet traz ainda simulados, uma rede social exclusiva para os alunos (a Didátic@), chats, biblioteca virtual, entre vários outros materiais. A Estácio aposta na tecnologia e na inovação como ferramentas que ampliam e transformam as oportunidades de aprendizado dos seus alunos. 

O cenário ferve

Erich Decat e Daiene Cardoso - O Estado de S. Paulo
Brasília - Diante de um possível rompimento entre o governador do Ceará, Cid Gomes, e a cúpula nacional do PSB, integrantes do PT passaram a defender nesta quinta-feira, 26, o nome do cearense para assumir um ministério de "primeira linha" no início do próximo ano - período que deve ser marcado pela dança das cadeiras na Esplanada em razão da desincompatibilização dos ministros que irão disputar as eleições em outubro de 2014.
Contrário à candidatura do presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, à Presidência da República, Cid Gomes pode oficializar a saída da legenda na noite desta quinta-feira em reunião da executiva estadual. Cid, assim como o irmão e ex-ministro no governo Lula Ciro Gomes, defende a permanência da aliança com a presidente Dilma. Em entrevista à TV Estadão na quinta-feira passada, 19, o governador afirmou que pretende permanecer no cargo até o fim do mandato, que se encerra no final do ano que vem. 
"Pela experiência que ele (Cid Gomes) tem eu acho que deve ir para o ministério da Educação ou da Saúde no próximo ano", disse o líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE). As duas pastas atualmente estão ocupadas pelos petistas Aloizio Mercadante e Alexandre Padilha, respectivamente.
Mercadante é cotado para assumir o comando da coordenação de campanha à reeleição de Dilma. Padilha deve disputar o governo de São Paulo. Questionado pelo Broadcast Político se a hipótese de Cid assumir uma pasta era algo que refletia o pensamento do Palácio do Planalto, o petista brincou. "São umas abelhas que me contaram".
O parlamentar ressaltou também que a decisão política de Cid Gomes se manter ao lado de Dilma tem "relevância nacional". "Evidentemente que, para o partido que ele for, nós vamos estar juntos na aliança no Ceará". Cotado para disputar uma vaga ao Senado pelo Ceará no próximo ano, o líder do PT considerou ainda como "jogo de cena" uma possível saída do partido da ex-prefeita Luizianne Lins convidada para ingressar no PSB. Segundo integrantes do partido socialista, Luizianne Lins deve ser procurada ainda nesta quinta-feira para tentarem chegar a um acordo.
Com o iminente desembarque de Cid Gomes do PSB, ele poderá conduzir o seu grupo de parlamentares para o recém-criado Partido Republicano da Ordem Social (PROS). "A saída é definitiva. A bancada dos deputados federal e parte da estadual com certeza vão para PROS", disse o deputado Antônio Balhmann (PSB-CE), que deverá participar do encontro da Executiva Estadual.
Atualmente, o PSB cearense conta com 38 prefeitos, 4 deputados federais e 10 deputados estaduais. Segundo Balhmann, o governador Cid já confirmou a sua saída do PSB, mas não definiu o seu destino. 

Taíba

Com recursos já assegurados no valor de R$ 28.982.568,72, oriundos do Programa de Valorização de Localidades Turísticas do Litoral Oeste, a Secretaria do Turismo do Estado se prepara para iniciar as obras dos sistemas de esgotamento sanitário e de abastecimento d’água de  um dos paraísos para Kite e Wind surf no Ceará, a praia da Taíba, no município de São Gonçalo do Amarante.  As obras, que visam preservar o meio ambiente e dar melhores condições de vida à população, terá seu Estudo de Impactos Ambietais (EIA/RIMA) discutido com a população local na sexta-feira, 27, em audiência pública.

Para o secretário do Turismo, Bismarck Maia, “ é inconcebível  a promoção de um destino com praias sem saneamento básico, com esgoto a céu aberto. Se não fizermos agora, correremos o risco de ter áreas proibitivas para banho e perdermos a maior vocação econômica dessas comunidades. Em um passado recente, em gestões anteriores, não havia essa preocupação. A promoção acontecia sem o investimento na infraestrutura das principais localidades turísticas".

As obras serão executadas pelo consórcio de construtoras Inco/CCC, que venceram a Concorrência Pública Internacional Nº 20120005. Os recursos são viabilizado por financiamento internacional junto ao Banco Andino de Fomento – CAF.

 SERVIÇO:
Audiência Pública para discussão do EIA/RIMA do Projeto de Saneamento e Esgotamento Sanitário da Taíba.
 Local: auditório da Escola de Educação Básica Profª Alba Herculano Araújo,
Av. Capitão Inácio Prata S/N, distrito Taíba, São Gonçalo do Amarante.
Hora: 10h

Aberta para a comunidade.

Buffalo Bill Free Shop

De acordo com pesquisa feita pela consultoria em agronegócios Informa Economics FNP, os consumidores estão cada vez mais à procura de garantia da maciez, sabor e origem da carne que vai consumir.  E é apostando nessa ideia, que o restaurante Buffalo Bill inaugura com exclusividade em Fortaleza, o Buffalo Bill Free Shop. O local abre as portas para oferecer carnes de cortes nobres certificada.
Único representante no Nordeste da VPJ alimentos, empresa do estado de São Paulo. O Free Shop será inaugurado no próximo dia 2 de outubro, às 19 horas, com a presença do Antonio Augusto R. Miranda, diretor da VPJ Alimentos.  O estabelecimento funcionará no anexo do restaurante Buffalo Bill Steack House localizado na Avenida Barão de Studart, 1040, Aldeota.
Os sócios Italianos Alberto Martinelli, Luciano Aceto e Dario Collini apostam em mais um empreendimento na capital do Ceará. Eles acreditam no potencial que tem se formado devido os avanços no Estado e o aumento da renda da população que estar a procura de produtos de qualidade, conforto e exclusividade. “Com a economia estável as classes emergentes consomem mais e querem qualidade em sua mesa”, completa Alberto.
Com uma lista de variedades o Free Shop será o primeiro em Fortaleza a vender carnes de Black e Red Angus certificadas pela Associação de Criadores de Angus e pelo Ministério da Agricultura. Entre os cortes irá oferecer T-Bone; Prime Ribe; Picanha; Assado de Tira; Panceta de Leitoa; French Rack de Cordero Prime; Porter House o Bisteca Fiorentina, Ribeye, e futuramente, azeite extra virgem de oliva e massas Italiana, vinhos, espumantes, champagnes e cerveja artesanal nacionais e internacionais.
O espaço tem 70m² com infraestrutura confortável e requinte para selecionar os melhores cortes de carnes para pratos especiais e churrasco entre amigos. Os sócios acreditam no aumento do consumo de luxo na capital e na busca incessante por produtos de alta qualidade.  Com a experiência do sócio Alberto Martinelli que foi Executive Corporate Chef da Costa Cruzeiro, Executive Chef em Disney e Princess Cruise Line, Restaurantes e hotéis cinco estrelas na Europa e em Fortaleza, atuou como Consultor Executivo no restaurante Jardim do Alchymist.

Serviço:
Inauguração dia 2 de outubro de 2013
Avenida Barão de Studart, 1040, Aldeota
Informações. 085 3224.9718

Villa Umbria

No próximo sábado, dia 28, a partir das 9 horas, a Mercurius Engenharia apresenta o Villa Umbria, condomínio com casas de alto padrão, localizado no Eusébio.  Na ocasião, corretores de imóveis, clientes e pessoas interessadas em investir na região poderão conhecer a casa modelo, que é a versão da casa que será entregue aos clientes; e a casa decorada, que apresenta como a casa poderá ficar após projeto de decoração. 
O condomínio possui 112 casas de de 103,46 metros quadrados com 2 quartos, 1 suíte e 2 vagas de garagem. O terreno possui área total de 21.874 m², além de itens variados de sua completa área de lazer, entre eles: sauna, fitness, praça verde, piscina, lounge, deck com churrasqueira e pista de cooper.
Este é o quarto empreendimento da Mercurius no Eusébio. Com extensas áreas verdes e amplos terrenos, o Eusébio desponta com a chegada de novos empreendimentos e oportunidades de negócios. Além de reunir a tranquilidade de cidade pequena com a boa localização geográfica, o município já conta com importantes estabelecimentos comerciais e melhores acessos com a duplicação da rodovia CE-025 e o prolongamento do Anel Viário.
“Em busca de tranquilidade e qualidade de vida, muitas pessoas tem buscado investir em residenciais mais distantes do agito da cidade. O Villa Umbria vem com este conceito de morar bem, oferecendo uma excelente infraestrutura para seus moradores em uma ótima localização”, destaca Dante Bonorandi, diretor-presidente da Mercurius Engenharia.

Fria

O serviço de fiscalização veterinária e fitossanitária da Rússia suspendeu temporariamente as importações de carne bovina do Brasil, em 9 unidades de produção: 6 plantas da JBS, 2 da Minerva e 1 da Marfrig. O embargo entra em vigor a partir de 2 de outubro, em caráter temporário de 60 dias. O Ministério da Agricultura do Brasil deverá se manifestar sobre o relatório de inspeção russa durante esse período. A Rússia é o principal destino da exportação de carne bovina brasileira. Em 2012, a Rússia respondeu por 24% de participação do total das exportações brasileira desse produto, somando R$ 1,057 bilhão. Entre janeiro e agosto deste ano, o valor exportado é de R$ 806,9 milhões. O rebanho bovino brasileiro é de cerca de 203 milhões de cabeças. 

A Rússia possui um rebanho de um pouco mais de 19 milhões de cabeças. Segundo dados da USDA, o Brasil produziu em 2012, 9,2 milhões de toneladas de carne bovina, enquanto a Rússia produziu 1,3 milhões de toneladas. A Rússia consumiu em 2012, 2,4 milhões de toneladas de carne bovina. Acreditamos que, em grande parte, a medida possui caráter comercial e pontual. Historicamente, há eventos de embargo da carne brasileira pela Rússia, quer por questões de cotas, tarifas, subsídios e questões sanitárias. Acreditamos que, embora a dependência de importação de carne bovina ainda prevaleça por tempo determinado, a Rússia busca, estrategicamente, reduzir seu grau de dependência na importação de proteínas, ainda que o seu rebanho de carne bovina venha sofrendo redução ao longo do tempo, devido principalmente as condições climáticas.

JBS
Pode ter a suspensão de seis unidades de produção e adotará a estratégia de direcionar suas exportações para a Rússia através de uma planta no Brasil (sem restrição) e outras duas, localizadas no Paraguai e Uruguai, além de poder usar as  plataformas nos Estados Unidos e Austrália, ou seja, não há mudança estratégica em relação ao mercado russo, apenas a realocação da origem da produção. Das exportações totais da JBS, o mercado russo tinha participação de 9,5% no 2T12, sendo que  atualmente é de 5,5%, ou US$ 163 milhões no último trimestre.

Minerva
Pode ter a suspensão temporária de duas unidades, Araguaína e Barretos, e passará a direcionar o volume exportado para a Rússia através de suas unidades no Paraguai (Frigomerc e Friasa) e Uruguai (Melo). Não haverá mudança de capacidade  instalada, apenas no mix de destino da produção. No Brasil, as duas plantas possuem capacidade conjunta de abate de 1.640 cabeças/ dia, enquanto as plantas no exterior possuem maior capacidade – ao todo, 3.100 cabeças/dia. Em 2012, dos R$ 4,6  bilhões em receitas líquidas, R$ 3,1 bilhões tiveram origem no mercado externo. Estimamos que 25% desse valor teve origem no mercado russo. 

Marfrig
A empresa pode ter uma unidade afetada pelo embargo. Em comunicado, a Marfrig informou que realizará suas exportações para a Rússia através de outras unidades no Brasil e no Uruguai. Em 2012, o mercado russo teve participação de 2,7% no  total das receitas líquidas da empresa, atingindo R$ 649,7 milhões. 

Comentário
"Ainda que nenhuma empresa tenha sido notificada pelas autoridades brasileiras de que devam analisar e se pronunciar sobre o parecer preliminar das autoridades fitossanitárias russas, acreditamos que há risco considerável para as  companhias frigoríficas, dentre eles: Risco de Receita – o mercado russo é o principal importador de carne bovina brasileira; Risco de Custos - relacionados à realocação das plantas produtora para exportação e Risco Comercial de exposição ao mercado  russo – A Rússia diminuirá sua dependência de importação de proteínas. Neste primeiro momento não alteraremos nossos preços-alvo ou ratings, pois acreditamos que as companhias possuam flexibilidade à adequação das mudanças operacionais e  comerciais. Acompanharemos os desdobramentos deste evento para incorporá-los de forma justa em nossas avaliações".

Ciro e o heroísmo solidário

Na ficção do cinema e da tv os super herois são famosos no mundo inteiro por salvarem vidas. Na vida real, os doadores de órgãos também ajudam a salvar vidas. A relação do ato de doar com o "heroísmo solidário" dos cearenses é o foco da nova campanha de doação de órgãos que o secretário da saúde do Estado, Ciro Gomes, lançará às 9 horas desta sexta-feira, 27 de setembro, Dia Nacional do Doador de Órgãos. "O verdadeiro poder está em você"  é o tema da nova campanha, com rins, pulmão e coração vestidos com as roupas do Capitão América, Super Homem e Homem Aranha. A estratégia de impacto e inovação é para sensibilizar cada vez mais a população para  a doação voluntária e manter o Ceará na posição de liderança dos transplantes.

Em doações, o Ceará, com 19,9 doadores por milhão da população,ficou atrás apenas do Distrito Federal, com 28,0 pmp, e Santa Catarina, com 21,1 doações pmp, no primeiro semestre deste ano, segundo o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT). Nos seis primeiros meses deste ano o Ceará foi o Estado que mais fez transplantes de fígado no país, com 20,4 transplantes por milhão da população. Foi também o primeiro Estado em transplantes de pâncreas no primeiro trimestre, realizando 3,3 transplantes pmp. Neste ano, até a última quarta-feira, 25, já estava em 35 o total de transplantes de medula no Ceará, número superior aos 26 realizados no ano passado. Em transplante de pulmões também foi registrado recorde. Já são seis feitos este ano, dois a mais do que em 2012 e dois a mais do que em 2011, ano em que o Ceará inovou e agregou pulmões nos serviços de alta complexidade dos transplantes.

Somando todos os órgãos e tecidos, o Ceará já realizou este ano 918 transplantes. A expectativa da Central de Transplantes do Estado é superar o número de 1.269 transplantes do ano passado. "Com a nova campanha de doação, que mobiliza para a solidariedade, qualidade tão marcante dos cearenses, esperamos comemorar o natal com um novo recorde", afirma a coordenadora da Central de Transplantes, Eliana Régia. Ela destaca que "os cinco anos sucessivos de recordes em 2007, 2008, 2009, 2010 e  2011 foram alcançados por uma conjugação de trabalho e compromisso das equipes transplantadoras,  comissões intrahospitalares, das direções dos hospitais e unidades, dos profissionais da Central e dos investimentos do governo do Estado em pessoal e equipamentos".

Conversa com a família
A nova campanha de doação da Sesa, que destaca a importância de conversar com a família sobre a vontade de ser um doador, traz um folder  que, de forma direta e simples, informa e tira dúvidas sobre doação. "No Brasil, para ser um doador não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento. Muitas pessoas acham que é preciso registrar a opção de doador de órgãos na carteira de motorista, mas isso não é mais necessário. Basta conversar com a sua família sobre o seu desejo de ser doador. A doação de órgãos só acontece após a autorização familiar", é a resposta do folder à pergunta "O que é preciso fazer para ser um doador".                    

Muitos órgãos e tecidos podem ser doados, além de coração, rins, fígado e pulmão. Entre os tecidos, estão as córneas. Este ano foram realizados 494 transplantes de córneas no Ceará. Ainda há 498 pessoas esperando doações. Na fila total de espera por órgãos e tecidos há 886.     




Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará
(85) 3101.5220/3101.5221/ 8733.8213
www.saude.ce.gov.br
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Radioweb

Fala Ciro

Ao iG, ex-ministro fez duras críticas ao governador de Pernambuco e disse que seguirá o irmão e deixará o PSB

O ex-ministro da Integração Nacional Ciro Gomes disse ao iG que também deixará o PSB e que acompanhará seu irmão, o governado do Ceará, Cid Gomes , para o partido da base da ex-presidente Dilma Rousseff que ele escolher migrar. “Vou para onde ele for. O que ele fizer, eu também vou fazer”, disse Ciro em meio a duras críticas ao presidente do PSB, Eduardo Campos, de se lançar candidato à Presidência da República em 2014.

Divulgação
Para Ciro Gomes, candidatura de Eduardo Campos é um projeto pessoal que foi apresentado com 'truculência' ao PSB
Para Ciro, a candidatura de Campos representa um projeto pessoal que foi apresentado com “truculência” ao partido. “Eduardo apresentar uma candidatura?”, questionou. “E faz isso com a maior truculência e falta de respeito. Precisa ter o mínimo de dignidade”, avaliou Ciro. “Acho tudo lamentável! Não precisava descambar para o acanalhamento definitivo. Ele deveria ter o mínimo de compostura. Eduardo Campos sabe que me deve em termos de correção moral, de decência. Eu ainda uso uma palavra antiga, démodé, que eu continuo valorizando: lealdade”, criticou Ciro.
Embora a candidatura à Presidência não seja oficial, a postura de Campos entrou em atrito com a do grupo político liderado pelos irmãos Gomes, Cid e Ciro, de se manter na base de Dilma. Recentemente, episódios como a entrega dos cargos do PSB no governo federal e o convite à ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT) para se filiar ao partido acabaram azedando de vez a relação. “Aparentemente é absolutamente pessoal. Essa candidatura representa o quê?”, disse Ciro, sobre o projeto de Campos.
“Cid tem uma virtude extraordinária que, às vezes, vira defeito na política de hoje: a franqueza. Ele falou diretamente ao partido que não é oportuna a candidatura de Eduardo Campos, que antes ocupava 2º ou 3º lugar nas pesquisas. Agora que o partido participava de dois ministérios, com todos os privilégios inerentes a estar no governo, apresentar uma candidatura pra quê?”, questionou o ex-ministro que assumiu a pasta no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Para Ciro, a fragilidade da candidatura de Eduardo Campos pode ser observada pela falta de apoio dos próprios governadores e vice-governadores do PSB. Segundo ele, nenhum governador deixará, em seus Estados de apoiar e ser apoiado pelo PT. “O PSB tem seis governadores. Qual deles vai dar palanque exclusivamente para Eduardo? Olha que constrangedora a pergunta!”, avaliou.
A candidatura de Campos traz problemas nas coligações estaduais para o governador do Amapá, Camilo Capiberibe; do Espírito Santo, Renato Casagrande; da Paraíba, Ricardo Coutinho, e do Piauí, Wilson Martins. Os quatro governadores já haviam se posicionado contrários à candidatura e já decidiram que darão palanque para Dilma em seus Estados. Os outros dois governadores do PSB são Eduardo Campos e o próprio Cid.
Apesar de estar em Brasília, Ciro não participou da reunião da executiva do PSB na tarde desta quarta-feira (25) que decidiu pela intervenção no diretório do Rio de Janeiro. Na segunda parte da reunião, os membros da Executiva também trataram da saída grupo político liderado pelos irmãos Cid e Ciro. Cid também não participou da reunião, preferiu ficar em Fortaleza, onde terá um encontro na quinta-feira com lideranças estaduais e municipais do PSB para oficializar a saída do partido. “O Cid quer ouvir as pessoas antes de decidir”, disse Ciro.

    quarta-feira, 25 de setembro de 2013

    Auto destituição

    Em reunião c/ Eduardo Campos nesta quarta-feira, Roberto Cláudio e José Albuquerque selaram desfecho para a saída de Cid Gomes e de seu grupo político do PSB. Será feita a auto-destituição da executiva estadual nas próximas horas. Uma manobra permitida regimentalmente. Com isso o partido deixara de existir no Ceará por algumas horas. Esse acordo fez parte da negociação para uma saída sem retaliações para os pessebistas e comunicada à executiva nacional por Campos na tarde desta quarta-feira, em Brasília. Um novo diretório provisório será anunciado na sexta-feira por Eduardo Campos. O assunto já será tratado nessa quinta-feira pelo secretario geral da sigla, Carlos Siqueira. (Isabela Lopes Martin).

    Luizianne recebe ultimato assumir PSB

    Erich Decat - Agência Estado
    O presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, disse nesta quarta-feira, 25, que não pretende recorrer à Justiça caso integrantes da legenda no Ceará desembarquem do partido. "Vamos fazer um desenlace se assim entenderem os companheiros do Ceará como boa vontade. Não há ânimo de ir à Justiça por qualquer questão da parte da direção nacional do partido", disse Eduardo Campos.
    'Não há ânimo de ir à Justiça', disse presidente da legenda - Andre Dusek/Estadão
    Andre Dusek/Estadão
    'Não há ânimo de ir à Justiça', disse presidente da legenda
    O socialista ainda afirmou que, quando o PSB tomar uma decisão oficial sobre as eleições presidenciais de 2014, aqueles que não aderirem devem deixar a sigla. "Cabe a todos filiados, ou segue a decisão partidária, em respeito à democracia, ou então deixa o partido. Ninguém é obrigado a ficar ", afirmou. Atualmente, o PSB cearense conta com 38 prefeitos, 4 deputados federais e 10 deputados estaduais.
    Ausente do reunião da Executiva Nacional realizada nesta quarta em Brasília, o governador do Ceará, Cid Gomes, vai se reunir na quinta-feira com integrantes da executiva estadual para decidirem se deixam, em bloco, ou não a legenda.
    Os socialistas do Ceará são contra à possível candidatura presidencial de Eduardo Campos e defendem a permanência da aliança com a presidente Dilma. Na semana passada, a direção nacional do PSB decidiu entregar todos os cargos do governo federal.
    Uma das alternativas que integrantes da cúpula do PSB buscam para suprir o esvaziamento da legenda no Ceará é a filiação da ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins, atualmente no PT. Segundo integrantes do PSB ouvidos pelo Broadcast Político um encontro deve ocorrer nesta quinta-feira no Rio de Janeiro, onde a petista teria residência.

    Futuro da Sabiaguaba

    Preocupado com os rumos (ou a falta deles) apontados para as Unidades de Conservação (UCs) municipais no bairro da Sabiaguaba, em Fortaleza, o mandato do vereador Deodato Ramalho (PT), promove uma Audiência Pública sobre "O futuro da Sabiaguaba", no dia 30 de setembro, segunda-feira, às 9 horas, no auditório da Câmara Municipal de Fortaleza.

    O objetivo do evento é o discutir a preservação de uma das últimas paisagens naturais remanescentes no contexto urbano da capital, formado por seus valores intrínsecos: o cordão de dunas, a faixa de praia e a foz do rio Cocó, o manguezal, as lagoas, as comunidades tradicionais, a biodiversidade e os serviços ambientais.

    Conselho Gestor da Sabiaguaba

    Deodato esteve presente na reunião do Conselho Gestor da Sabiaguaba - CGS, realizada na semana passada, convocada pela Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente - Seuma, com a pauta "Anuência da estrada da Sabiaguaba, rodovia estadual CE-251". Diante da pressão e do esvaziamento, já que a própria Seuma realizou uma outra reunião do Fórum Adolfo Herbert na mesma data e horário, a reunião do CGs foi transformada em apenas "informativa".

    Tal "informação" não contou, no entanto, com esclarecimento de técnicos do Departamento Estadual de Rodovias – DER, do governo do Ceará, que não se fizeram presentes, mesmo sendo autores do projeto já licitado e com EIA/Rima da obra já pronto, desconsiderando a existência das UCs e do respectivo plano de manejo.

    O polêmico projeto da estrada passa por dentro da Área de Proteção Ambiental - APA e do Parque Natural Municipal das Dunas da Sabiaguaba (área não-edificável), segundo a Secretaria da Infraestrutura - Seinfra do governo estadual, com o propósito, de "ligar o Porto do Mucuripe ao Porto do Pecém".

    http://www.seinfra.ce.gov.br/index.php/noticias/19-rodovias-e-estradas/1329-rodovia-ce-251

    Na reunião do Conselho, composto por representações paritária de órgãos públicos e sociedade, e que tem o poder de deliberar sobre construções que causem impacto para a preservação socioambiental da área, o vereador Deodato Ramalho (PT) voltou a questionar a abdicação do licenciamento por parte da Seuma, em favor da Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace, principalmente de uma obra que passa por dentro de unidades de conservação municipais.

    Deodato disse que chegou, inclusive, a entregar uma cópia impressa do plano de manejo das UCs, em audiência pública realizada no auditório da Procuradoria Geral do Estado no mês passado. Ele demonstrou-se estarrecido com o desconhecimento das diretrizes do documento por parte representantes do governo e da empreiteira já licitada, presentes naquela oportunidade.

    http://www.ptfortaleza.org.br/deodato/75-deodato-repercute-audiencia-publica-sobre-obra-na-sabiaguaba.html

    "Fica cada vez mais evidente [com a anuência] o profundo comprometimento da autonomia do município perante o estado, ao realizar um projeto sem levar em conta a existência das unidades de conservação ambiental", criticou Deodato.


    SAIBA MAIS

    As Unidades de Conservação - Área de Proteção Ambiental e Parque Natural Municipal das Dunas da Sabiaguaba - foram instituídas ainda na primeira gestão da prefeita Luizianne Lins (decretos 11.986 e 11.987, de 2006) e foram incorporadas pelo Plano Diretor Participativo.

    A formulação do plano de manejo, a implantação do Conselho Gestor democrático e paritário e os projetos do fator verde e do bairro ecológico resultaram da gestão de Deodato Ramalho, quando titular da então Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano (SEMAM), durante a segunda gestão petista na prefeitura de Fortaleza.

    Serviço:
    Audiência Pública sobre O Futuro da Sabiaguaba

    Dia 30 de setembro, segunda-feira, às 9h
    No auditório da Câmara Municipal de Fortaleza

    Seguidores

    Arquivo do blog