Pesquisar no blog

sábado, 12 de outubro de 2013

No Genibaú

Estive na manhã de hoje, no Parque Genibaú. Mais precisamente no Campo do Servilha para a segunda edição do Abraça Fortaleza. Presenças dos vereadores Walter Cavalcante, Adail Júnior, Antônio Henrique, Carlos Dutra, Iraguassu Teixeira, Leonelzinho Alencar, Evaldo Lima, Eulógio Neto, Cláudia Gomes e Fábio Braga. O prefeito Roberto Cláudio roubou a cena sendo abraçado literalmente pelas crianças. Uma sorte de serviço foi prestada durante todo a manhã. Destaco aqui a expedição de documentos, alimentação saudável, construção de pipas, distribuição de camisinhas e lubrificantes, água de beber e muita orientação. A Câmara Móvel esteve lá com seu Balcão do Empreendedor. Presenças de secretários e assessores de Roberto Cláudio, chamado carinhosamente pelo público infantil de Robertinho. Na sua fala, o prefeito prometeu voltar mais vezes ao Genibaú para entregar melhoramentos e disse que sempre, todos os dias, seu primeiro expediente, como prefeito, é nas ruas.
Conversei com o secretário da Cidadania, Karlo Kardoso, que informou inauguração da primeira praça esportiva para idosos no dia 25, no João XXIII. Depois vêm mais 20.

Já na Copa 2014

Abraça Genibaú

A Prefeitura de Fortaleza realizou hoje a segunda edição do Projeto “Abraça Fortaleza”. Depois do Bairro Vila Velha (Regional I), agora foi vez do Bairro Parque Genibaú (Regional V) receber as ações de ouvidoria e prestação de serviços públicos. A iniciativa, que atua como um canal de diálogo com a população atende as principais demandas nas diversas áreas da administração municipal. Em novembro o evento vai para Regional VI.
O prefeito Roberto Cláudio bastante abraçado pela população disse que ia voltar mais vezes no Genibáu para entregar melhorias.
As atividades são realizadas de forma integrada, envolvendo todas as secretarias municipais, com foco nas necessidades de cada comunidade. "Sempre tenho dito que não se governa sozinho. É preciso estar próximo e ouvir a população para que possamos acertar nas políticas públicas, priorizando aquilo que efetivamente as pessoas avaliam como prioridade”, ressaltou Roberto Cláudio.
Durante o “Abraça Fortaleza”, o estande da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) teve como foco o Outubro Rosa. No local, além de profissionais e técnicos para orientar as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, por meio de autoexame e mamografias. Foram distribuídos preservativos e panfletos educativos sobre AIDS e DSTs, bem como orientação sobre Dengue e saúde bucal.  
Cidadania 
A Secretaria de Cidadania esteve presente prestando os serviços através do Escritório Itinerante de Direitos Humanos da Coordenadoria de Promoção, orientação sobre Lei Maria da Penha e os serviços que se encontram a disposição das Mulheres de Fortaleza sob a orientação da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres. Haverá ainda orientação sobre Direito do Consumidor, através do Procon Itinerante.

Trabalho 
Na área da assistência social, a comunidade teve acesso ao Cadastro Único, com orientações, informações sobre os serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), além de emissão de declaração de Número de Identificação Social (NIS) para acesso a benefícios. 

No eixo do Trabalho e da Qualificação Profissional, a Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), disponibilizou atendimento do Sine, com intermediação de mão de obra, encaminhamento para o mercado de trabalho e habilitação para seguro desemprego. Haverá ainda workshop sobre orientação profissional e emissão de documentos.
Quem esteve no Campo do Sevilha teve gratuitamente orientação para o microcrédito, formalização do Microempreendedor Individual (retirada do CNPJ), informações sobre os Direitos do Empreendedor (INSS) e inscrição para curso de capacitação em gestão de negócios.
Programação infantil
Em alusão ao Dia das Crianças, também integrou a programação deste sábado a Segunda Mostra de Cinema Infantil do Ceará, parte integrante do projeto Estrela Criança, realizado por meio do Gabinete da Primeira Dama e da Secretaria Municipal da Educação (SME).

A mostra visa a proporcionar o contato dos menores com uma produção audiovisual alternativa. A diversão também estave garantida através de uma oficina de pipas. As crianças aprenderam a fazer o brinquedo.
A SME aproveitou a oportunidade para apresentar o novo fardamento das escolas da rede municipal, o material didático individual e coletivo, o material pedagógico, além do novo cardápio da alimentação. Além disso, as crianças do Parque Genibaú participaram de oficinas de leitura e atividades de pintura e arte, terão acesso a uma brinquedoteca e contação de histórias. Para a criançada, houve exposição de animais do acervo do Zoológico Municipal Sargento Prata.
Distribuição de abraços
Durante o “Abraça Fortaleza”, pessoas caracterizadas de palhaços, com cartazes, distribuíram abraços ao público. Os jovens de oficinas de rádio e técnicas de reportagem do Cuca fizeram entrevistas por meio do projeto Repórter Cuca. Também teve apresentação de bandas de rap e hip-hop.

Meio ambiente
A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma) participou do “Abraça Fortaleza” promovendo as seguintes ações: coleta de óleo de cozinha e gorduras residuais (OGRs), realização de jogos educativos, orientações sobre educação ambiental e os programas Adoção de Praças e Áreas Verdes e Águas da Cidade.

A Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) esteve em contato direto com a população. O Departamento Técnico de Urbanização (DTU) distribuiu 200 mudas de plantas ornamentais de diversas espécies. Também foramo doadas mudas medicinais, como chambá, alecrim, malva santa, manjericão e cidreira. Quem recebeu a doação levou um panfleto com as informações sobre o cultivo adequado da planta.
Trânsito e Transporte Urbano
A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) esteve com uma equipe realizando o credenciamento de estacionamento exclusivo para idosos e portadores de deficiência. Além disso, houve distribuição de panfletos educativos e a presença de uma equipe da AMC nos Bairros, que recebe solicitações da população relativas, por exemplo, a implantação de sinalização, instalação de redutores de velocidade e retirada de lombadas irregulares.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), em parceria com o Sindiônibus, disponibilizou uma unidade móvel do Bilhete Único.
Iluminação Pública e Conservação de Vias
Técnicos da Coordenadoria Especial de Iluminação Pública e técnicos da Coordenadoria de Conservação de Vias Públicas foram ao local para receber as solicitações da comunidade do Genibaú com relação a vias que necessitem de melhoria de iluminação ou da operação tapa-buraco.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Internacional

A jovem empresária Caroline Mello, diretora da Reimagine Comunicação, vai passar a presidência do Bloco Mercosul de Jovens Empresários para o argentino Hugo Eurnekian. Caroline foi a primeira presidente e ficou à frente do Bloco por dois anos. A posse da nova presidência acontecerá durante o 5º Encontro de Jovens Empresários do Mercosul, entre os dias 18 e 19 de outubro, em Chaco, na Argentina.

Cagece infantil

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará - Cagece, desenvolve ações de responsabilidade social junto ao público infanto-juvenil. Esses projetos têm como objetivo melhorar a qualidade de vida dos jovens através de atividades que incentivem a prática do esporte, educação e cidadania.
Um dos projetos realizados pela Companhia, chama-se “Treine -Trilhando no Esporte e Integrado na Escola”, que oferece aulas de futebol durante três dias na semana para filhos de funcionários e crianças que moram no bairro Pici, um dos locais com unidade da Cagece. Além da atividade esportiva, o projeto faz o acompanhamento psicossocial dos atendidos e suas frequências e desenvolvimento na escola. 
Outro projeto que estimula a prática esportiva é a Escolinha de Futebol no município de Juazeiro do Norte, sul do Ceará. Lá, crianças entre 8 e 16 anos têm aulas duas vezes na semana e para se manterem no projeto é necessário estar matriculado na escola e ter um bom rendimento escolar. Atualmente, cerca de 100 crianças participam do projeto e já colheram frutos da sua participação, como o menino João Vitor, de 11 anos, que foi selecionado pelo departamento de base dos Santos para uma avaliação em São Paulo.
A Cagece também realiza atividades de conscientização ambiental junto ao público infantil. O Teatro de Bonecos da Companhia, que conta com o Esquadrão Contra o Desperdício, realiza apresentações em escolas, comunidades e eventos, levando informação de maneira lúdica e divertida.As esquetes do Teatro abordam problemas ambientais, o uso consciente da água e a utilização correta do esgoto. As apresentações do teatrinho da Cagece são gratuitas e podem ser agendadas pelo telefone 3101-1883. (Assessoria de Imprensa).

No Del Paseo amanhã

Informamos o horário de funcionamento do Shopping Del Paseo no dia 12 de outubro, data em que se comemora o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Conforme dispõe a Convenção Coletiva de Trabalho 2013, assinada pelo Sindicato dos Empregados do Comércio e Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza, as lojas, praça de alimentação, game station e lojas americanas tem o funcionamento normal, de 10 as 22 horas. Os cinemas do shopping começam a funcionar a partir das 13 horas.

DATA
PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
GAME STATION
CINEMA

LOJAS AMERICANAS
LOJAS
12/10,
Sábado
Normal
Das 10h às 22h
Normal
Das 10h às 22h
A partir das13h

Normal
Das 10h às 22h

Normal
Das 10h às 22h


Mês das Crianças

Baladeira Inovações, primeira agência de Live Marketing do Ceará integrada à Associação de Marketing Promocional (AMPRO), comemora o mês das crianças no estacionamento das lojas do Pinheiro Supermercado. Todos os sábados de outubro, de 9 às 13 horas, cada dia em uma loja diferente do supermercado, as crianças poderão se divertir com uma programação gratuita e ganhar brindes.
A Arena Baladeira, que foi sucesso durante as férias de julho na Barraca Itapariká, agora chega ao Pinheiro para levar o público a participar de um circuito com atividades que envolvem as jogadas clássicas de futebol. Oficinas de reciclagem, aulas de culinária para crianças e degustação completam as atividades.
“Planejamos ações diversificadas para que a criançada possa desenvolver habilidades físicas e artísticas, além de se divertir. As estratégias das ativações da Baladeira sempre trazem bons resultados, tanto para o cliente da agência quanto para o público alvo”, afirma Alex Façanha, diretor de criação da Baladeira Inovações.
Especialmente no dia 12 de outubro, a Baladeira Inovações levará brincadeiras também para o condomínio Jardim Maraponga, localizado atrás do Pinheiro Supermercado da Maraponga. As crianças poderão brincar de cama elástica, jogos de basquete e minigoleada, além de participar de contação de histórias e degustações.
Sobre a Baladeira Inovações
A missão da Baladeira Inovações é acertar na lata! Atuando no mercado nacional desde 2008, o objetivo da Baladeira é desenvolver e produzir ativações inusitadas, que esticam ideias, miram resultados e acertam em cheio. Com ampla experiência em ações promocionais, merchandising, eventos proprietários, mídia indoor, projetos sensoriais e Live Marketing, a Baladeira se tornou a primeira agência de Live Marketing do Ceará a fazer parte da rede brasileira da Associação de Marketing Promocional (AMPRO).
Serviço:
Mês das Crianças Baladeira no Pinheiro Supermercado
Dia 12 de outubro: Pinheiro Washington Soares
Dia 19 de outubro: Pinheiro Mondubim
Dia 26 de outubro: Pinheiro Maraponga
Horário: 09 horas às 13 horas
Acesso gratuito.

TIC

O fim de semana das crianças em Fortaleza, Sobral e Icapuí será de TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará. A terceira edição do evento, que começou no dia 05 na capital cearense, teve programação exclusiva para alunos da rede pública ao longo da semana e, nesta sexta-feira, volta para mais uma diversidade de espetáculos gratuitos abertos ao púbico até domingo.

Dias 11, 12 e 13 - Entre as atrações que se apresentam em Fortaleza, um dos destaques é a companhia Made in Jabón, da Espanha, com o premiado espetáculo "100% Burbujas". Nele, David Vega interpreta um professor da arte de bolhas de sabão, cuja missão é viajar pelo mundo para mostrar este surpreendente universo. Ele cria esculturas possíveis e impossíveis para contar uma bela história teatral com muito encanto e humor. A companhia Made in Jabón ostenta o Record Guinness da mais longa cadeia de bolhas do mundo. Serãotrês apresentações em Fortaleza: Sexta-feira (11), às 19h, no Cine Teatro Cuca Barra, sábado (12) e domingo (13) às 17h, no Teatro doCentro Dragão do Mar de Arte e Cultura. No sábado a sessão terá AUDIODESCRIÇÃO.

Dias 12 e 13 - Um espetáculo voltado especialmente para bebês e crianças até 3 anos de idade também marca a programação dos últimos dias do 3º TIC. O grupo hispano-brasileiro La Casa Incierta apresenta "Café Frágil" criado a partir do trabalho do italiano Antonio Catalano, do grupo Casa degli Alfieri-Universi Sensibili, que desenvolveu um projeto interativo entre teatro e artes visuais. O espetáculo revela, com um jogo de sombras e objetos, um universo mágico presente no cotidiano de todos. A companhia, criada em 2000 pelo diretor teatral espanhol Carlos Laredo e pela atriz brasileira Clarice Cardell, é pioneira no campo das artes cênicas para a primeira infância. Serão quatro apresentações em Fortaleza: sábado (12) e domingo (13), às 16h e às 17h30, no Teatro Antonieta Noronha. Cada sessão tem duração de 40 minutos. A capacidade é de 40 bebês com um adulto cada. O acesso será mediante agendamento pelo telefone 85-3048.6077 ou pelo e-mail fest.teatroinfantil@gmail.com. No sábado, às 19h, Carlos Laredo profere no local uma palestra com o tema "Teatro para a Primeira Infância", destinada a artistas e educadores. O acesso é gratuito.

Dias 12 e 13 - Neste sábado e domingo o TIC também recebe a companhia alemã Pas Par Tout, que vem pela primeira vez à América Latina. Os atores Eva, Martin e Raimund apresentam "Cock-Tales", um divertido espetáculo de teatro de rua e música, onde interpretam o galo Capón (vaidoso e briguento), a galinha mãe (sofrida e vigilante) e o frangote (raquítico e indeciso). Fundada em 2005, a companhia Pas Par Tout têm recebido inúmeras premiações em festivais internacionais, com seus espetáculo que se destacam por uma grande originalidade, combinando música ao vivo com atuação de maneira magistral. A companhia tem circulado por países como Alemanha, México, Bélgica, Holanda, Noruega, França, Espanha, Luxemburgo, Áustria, Portugal, Rússia, Tailândia, Turquia e USA. O espetáculo tem 30 minutos de duração e será apresentado no dia 12 às 9h30 no Parque das Crianças, às 16h30 no Mercado dos Pinhões e às 18h noEspaço Arena Dragão do Mar, e no dia 13 às 9h30 no Passeio Público, às 16h30 no Estoril e às 18h no Espaço Arena Dragão do Mar.

Dias 11 e 13 - As atrações cearenses também vão estar em vários espaços da cidade de Fortaleza. O Mágico Éflem, que se apresentou durante a semana, volta à cena, dessa vez no Teatro do Centro Cultural Bom Jardim, na sexta-feira (11), às 10h e às 15h, e nodomingo (13), às 18h, no Cine Teatro Cuca Barra.

Dias 11, 12 e 13 - “O Mergulho”, com a Companhia Argumento, é o espetáculo de clown que será apresentado no sábado (12), em sessão aberta ao público, às 17 horas no Mercado dos Pinhões. A Cia. Argumento vem desenvolvendo um trabalho no qual as linguagens cênicas (dança e teatro) possam se juntar. Desta vez o viés é o humor refinado aliado à técnica do balé clássico, que leva o intérprete a dominar mais a cena. O espetáculo tem 45 minutos de duração. Em seguida, às 18h, tem Cineminha no Mercado. Na sexta-feira (11), haverá duassessões exclusivas para escolas públicas agendadas, às 9h e às 14h no Teatro Dragão do Mar. A sessão das 14h terá AUDIODESCRIÇÃO. No domingo, dia 13, às 10h, o TIC leva o espetáculo "O Mergulho" ao Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, para uma sessão exclusiva do espetáculo para familiares das presas.

Dias 12 e 13 - O Grupo Teatro de Caretas estará com o espetáculo de teatro de rua “Decretos do Rei” nas manhãs de sábado e domingo, no Parque das Crianças (sábado) e Passeio Público (domingo), a partir das 10 horas. O espetáculo trata sobre leitura e escolas, numa forma divertida de dizer que os livros são necessários para todos. O Grupo Teatro de Caretas é uma experiência teatral que vem sendo desenvolvida há mais de 13 anos, reunindo atores, diretores, dramaturgos, pesquisadores e pensadores da arte e do teatro, pesquisando linguagens contemporâneas para um teatro referendado nas tradições populares do Nordeste.

Dias 12 e 13 - Tem mais contação de história com Paula Yemanjá, do grupo Passa pra dentro menino. Ela apresenta "Contos que encantam" no sábado e domingo, às 16 horas, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar. Trata-se de uma mistura de contação de história com teatro, onde os contos que serão narrados são escolhidos do repertório com a ajuda das crianças, possibilitando diversas combinações de histórias. No sábado haverá TRADUÇÃO EM LIBRAS.

Dias 12 e 13 - A atriz , bonequeira, escritora, arte-educadora e lambe-lambeira Ângela Escudeiro leva suas caixas de teatro de lambe-lambe neste sábado para o Mercado dos Pinhões e no domingo para o Estoril, em ambos, das 16h às 17h30. No sábado estará com Renato Severo para a apresentação de dois espetáculos simultâneos: "Circo de Toda Gente - Antônio Brasileiro, O Equilibrista" e "Surpresa – Cidade das Flores". Cada apresentação tem duração de 3 minutos e é assistido por uma pessoa de cada vez. No domingo a apresentação será do Circo de Toda Gente".

Dia 13 - Um misto de sapateado e clown marca o espetáculo "Confia em Mim", criado pelo ator, sapateador e bailarino Brino Correia em sua Residência Artística de Sapateado, realizada no Theatro José de Alencar. Ele faz nova apresentação no domingo, às 17 horas noEstoril. Confia em mim conta história de uma palhacinha de rua que, equivocadamente, entra no espetáculo de um músico e um sapateador. O espectador é convidado a participar de uma disputa bem humorada entre três artistas, que ainda não se conhecem, mas a partir desse encontro suas vidas não mais serão as mesmas.

Dia 13 - Também volta à cena do TIC no domingo, último dia do Festival, a Companhia Pã de Teatro, com o espetáculo “A Menina dos Cabelos de Capim”, em sessão às 18h no Teatro do Centro Cultural Bom Jardim. Com texto de Ricardo Guilherme e direção de Karlo Kardozo, o espetáculo estreou em temporada em fevereiro de 2000, na sede do TRB (Teatro Radical Brasileiro), O texto é texto é inspirado no conto de tradição ibérica "Os Figos da Figueira". O autor recriou essa história da menina que é enterrada em um buraco pela sua madrasta, trazendo o ambiente e os costumes da cultura nordestina para essa montagem.

EM SOBRAL

O TIC estará dois dias com programação também em Sobral. Nesta sexta-feira (11), o grupo da Residência Artística de Sapateado, de Brino Correia apresenta "Confia em Mim". Serão duas sessão exclusivas para escolas públicas agendadas no Teatro São João,às 10h e às 15h.

No domingo (13), o Grupo Cena Educativa apresenta "Chapeuzinho Vermelho dos Tempos Modernos", às 17h no Teatro São João. O espetáculo é uma releitura da obra de Charles Perrault, uma transcrição do Grupo Cena Educativa para o clássico conto da menina do capuz vermelho.

EM ICAPUÍ

No sábado (12), Dia das Crianças, o TIC estará também em Icapuí, no litoral leste do Estado, com dois espetáculos no Centro da Juventude e Cidadania. A Cia Epidemia de Bonecos estará com o teatro de lambe-lambe "Estripulias do Palhaço Trepinha", das 16h às 17h30. Às 16h30, o Grupo Cena Educativa apresenta o espetáculo teatral "Chapeuzinho Vermelho dos Tempos Modernos".

Algumas sessões em Fortaleza têm audiodescrição e/ou tradução em libras. O TIC é uma realização da Invento Produção Cultural, numa promoção da Associação de Pesquisas e Atividades Teatrais Cia do Batente e a Seara de Desenvolvimento e Cultura. Patrocínio: Coelce. Agradecimento: Prefeitura Municipal de Icapuí, Prefeitura Municipal de Sobral e Instituto ECOA. Parceria: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Vila das Artes e Institut Ramon Llull. Apoio cultural: Secultfor e Secult/CE.

SERVIÇO

3º TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará – Em Fortaleza (Até 13 de outubro), Sobral (11 e 13) e Icapuí (dia 12). Informações: (85)3048.6077, fest.teatroinfantil@gmail.com. Twitter: @inventocultural. Facebook: TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará. Site: www.festivaltic.com.br. Toda a programação é GRATUITA.

Praia limpa

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), semanalmente monitora a qualidade da água de 31 pontos da orla marítima de Fortaleza. De acordo com o boletim de balneabilidade emitido nesta sexta-feira (11), 25 locais estão próprios para o banho, o que representa 80% do total.

Um ponto para ser considerado apto para recreação de contato primário não pode conter mais que 1.000 coliformes termotolerantes para cada 100 mL de água, nas últimas cinco análises realizadas. A Semace segue o parâmetro estabelecido pela resolução 274 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Confira a lista de pontos próprios e impróprios em Fortaleza:

Pontos Próprios:
Caça e Pesca
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia
Barraca Beleza
Início da Rua Ismael Pordeus
Iate
Volta da Jurema
Edifício Arpoador
Final da Rua José Vilar
Ideal Clube
Ed. Vista del Mare
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
Inace (Ind. Naval do Ceará)
Marina Park Hotel
Início da Av. Philomeno Gomes
Kartódromo
Horta
Goiabeiras
Barraca Big Jeans
Barra do Ceará 

Pontos Impróprios:
Farol
Mucuripe
Estátua de Iracema
Início da Av. Pasteur
Colônias
Início da Rua Lagoa do Abaeté

Dia das Crianças

A Sandbox Fortaleza, primeira escola bilíngue do Ceará e agora internacional, promove neste sábado (12) o “Movimento Presença – por uma cidade mais segura”, que propõe a ocupação de espaços públicos com segurança e atividades infantis. A prática iniciada na Itália já é difundida em diversas partes do mundo e será realizada, pela primeira vez em Fortaleza, na Praça Martins Dourado (Papicu). Escolas públicas e particulares parceiras também participarão do movimento, que acontece das 9h às 11h, e deve mobilizar dezenas de pais, educadores e crianças em prol da população fortalezense.

Na ocasião, haverá oficina para produção de bonecos de pano e outras atividade como capoeira, slackline (com fita elástica) e contação de histórias. A ideia é formar um tapete com os bonecos - que depois serão doados a crianças carentes - e mostrar a importância de cuidarmos da nossa cidade. A articulação para trazer o movimento foi feita em parceria com a RedSolare Brasil, associação da qual a Sandbox faz parte, que defende a cultura da infância e a difusão da prática educativa de Reggio Emilia.

África aqui

O continente africano é alvo de mais interesses econômicos no Brasil, nos últimos anos. Nos estados nordestinos, a proximidade territorial é um incentivo para uma visão mais apurada desse processo. A dinâmica do relacionamento entre o Brasil e o continente africano, intensificado desde o primeiro Governo Lula, e a necessidade de contribuir para a reflexão sobre as inúmeras oportunidades mútuas para ambos os lados, suscitou a criação do Instituto Brasil África (IBA), iniciativa do consultor internacional João Bosco Monte, que traz ao Ceará, neste mês de outubro, uma comitiva de embaixadores da África Austral.

A principal missão do IBA é refletir e discutir alternativas para parcerias entre entidades públicas e privadas do Brasil e da África. Para alcançar este objetivo, está em desenvolvimento contínuo um conjunto de ações, tais como pesquisas, seminários, publicações, missões empresariais e consultoria para governos e empresas.

Em maio de 2012, o IBA realizou, em conjunto com a Universidade de Fortaleza (Unifor), o 1º Fórum Brasil-África, em Fortaleza. O 2º Fórum já tem data para acontecer, em agosto de 2014. Mas enquanto a hora não chega, Bosco Monte traz uma comitiva de representantes africanos para sedimentar o relacionamento entre os países.  A comitiva de embaixadores fará uma série de visitas a representantes das áreas política e econômica do Estado, começando pelo governador Cid Gomes.

A visita do Comitê dos Embaixadores da SADC (sigla em inglês- Soutern African Development Comunity) Comunidade dos Países da África Austral acontece em Fortaleza, no período de 14 a 20 de outubro 2014. Os objetivos da visita são, entre outros, explorar as oportunidades existentes no estado do Ceará, nas áreas de comércio, turismo, educação e atração de investimentos, além de fortalecer os laços já existentes entre o Ceará e os Estados Membros da SADC. O Instituto Brasil África foi procurado para conduzir essas negociações que começam pelo Ceará e seguem por outros Estados do Brasil.

Programação da visita- A comitiva terá uma programação intensa em Fortaleza. Será aberta com uma visita carregada de simbologia, ao Campus da Liberdade, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) em Redenção. O governador Cid Gomes, recebe a comitiva no Palácio da Abolição, seguindo para um encontro com a reitora da Unifor, professora Fátima Veras. No município de Icapuí, a 200 km de Fortaleza, conhecem a Agrícola Famosa, a maior produtora de melão e melancia no Brasil, seguindo para uma visita a Nuteral, onde serão recebidos por Augusto Guimarães. A Nuteral é a maior empresa brasileira de Biotecnologia e Nutrição Humana.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Alexandre Pereira, recebe e logo depois, a reunião será com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Roberto Macedo.  O último compromisso da agenda será na Durametal, empresa líder mundial em fundição. A programação será encerrada com um almoço no sábado, no Beach Park, antecedido por uma visita às instalações do empreendimento turístico.

Representação - O grupo é composto de Embaixadores e Chefes de Missões das dez Embaixadas da SADC representados em Brasília:

Embaixador da República do Malaui
Embaixador da República do Zimbabwe
Embaixador da Namíbia
Embaixador da República de Moçambique
Embaixadora da República de Botswana
Embaixador da República Unida da Tanzânia
Embaixador da República de Angola
Embaixador da África do Sul
Embaixadora da República da Zambia
Encarregada de Negócios da República Democrática do Congo

Mais informações:
Instituto Brasil África
www.institutobrasilafrica.org
Assessoria de Imprensa
Liana Marinho -  (85) 8780.7819 / 9777.0808

Uece ocupada

Duzentos estudantes ocupam desde a manhã desta quinta-feira (10) a Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no campus do Itapery, em Fortaleza. Eles protestam contra o que chamam de "descaso do Governo do Estado com a Uece". Os manifestantes foram a Reitoria para colar cartazes e fazer pichações. Com a ação eles resolveram acampar no gabinete do reitor Jackson Sampaio. O reitor em exercício Hidelbrando Soares ainda tentou negociar a desocupação, mas não houve acordo. Um dos líderes do protesto, o acadêmico de Educação Física, Denner Oliveira, afirmou que a ocupação vai continuar "até que a gente consiga ganhos efetivos para a Universidade". Oliveira denunciou que "a Uece vem passando por um processo de precarização e vimos isso no nosso dia a dia".

Miss Plus Size

Um mês depois de abrir sua primeira loja de varejo, a grife Nayane Rodrigues Moda Íntima, traz a Fortaleza Aline Zattar, Miss Brasil Plus Size, na próxima segunda-feira (14), para estrelar a coleção de tamanhos especiais da marca. Após a sessão de fotos, a modelo receberá a imprensa na loja da marca, no Montese, a partir das 16 horas.
A catarinense Aline Zattar tem 28 anos, é bacharel em Direito e foi eleita miss Brasil Plus Size em março deste ano. A loira de 1,69 metros de altura, 105 cm de busto, 89 cm de cintura, 123 cm de quadril e manequim 46, será a nova garota propaganda da linha de tamanhos especiais da Nayane Rodrigues Moda Íntima.
Para o diretor Rodrigo Lima, a aposta no mercado de tamanhos especiais é reflexo da mudança de comportamento da população com sobrepeso no Brasil. "O mercado, enfim, descobriu que a cliente plus size há tempos abandonou a imagem de gordinha infeliz e assumiu a vaidade inerente a todas as mulheres. Essa mudança, claro, chegou ao mercado de lingeries", explica.
A linha plus size da Nayane Rodrigues Moda Íntima atende do manequim 46 ao 54, com modelos nas linhas basic, confort, fashion e sensual.

Serviço:
Encontro de Aline Zattar com a Imprensa
Data: 14 de outubro de 2013 (segunda-feira)
Horário: A partir das 16 horas
Local: Loja Nayane Rodrigues Moda Íntima (Rua Alberto Magno, 427 - Montese)

Cidadão cearense

Numa iniciativa do deputado estadual Sarto Nogueira (PROS), o  jornalista Marcos André Borges, controlador da Agência de Comunicação Corporativa VSM, receberá no próximo ano o título de cidadão cearense. Nascido em Pernambuco, Marcos André cresceu no Ceará e fundou com Valéria e Sávio a VSM Comunicação

Posse

Em solenidade acontecida na manhã desta quinta feira (10), na Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA), tomou posse, o novo titular da pasta, trata-se do delegado aposentado da Policia Civil, Francisco Sales de Oliveira, que havia assumido a Controladoria Geral de Disciplina (CGD), no lugar do atual Secretário de Segurança Publica, Servilho Paiva. O novo secretário da SPA assume a vaga no lugar do engenheiro de pesca Ricardo Nogueira Campos.
A solenidade foi rápida, e contou com a presença de familiares, delegados, políticos, empresários do setor pesqueiro da tilápia e do camarão, e do ex-deputado federal Moroni Torgan, que na sua fala disse: “Eu ponho a mão no fogo pelo Sales, ele é um homem correto, do bem e da lei, e tenho certeza que os pescadores irão se orgulhar dele como gestor da SPA”.
A saudação de boas vindas a SPA foi feita pelo o secretário executivo Glauber Gomes, que apresentou os funcionários ao novo titular, dizendo que todos estão aptos em colaborar para bom desempenho da secretaria.
Já na fala do novo titular; ele disse que vai trabalhar de acordo com o que dita à lei de criação da SPA, e que irá buscar recursos para trabalhar no fomento de políticas publicas, com fins de gerar novas perspectivas para o pescador e o setor pesqueiro do Ceará. Ele também agradeceu a confiança, que lhe foi dada pelo o senhor governador Cid Gomes, e agradeceu a indicação do nome dele para a pasta da SPA, ao ex-deputado federal Moroni Torgan.
Dr. Sales, como é conhecido entre os amigos, é o terceiro secretario na pasta da SPA, o mesmo integrou a equipe de Moroni Torgan durante sua gestão como secretário de segurança na SSPDS, no governo de Tasso Jereissati, no cargo de subsecretário, foi diretor de transporte da Etufor, possui vasta graduação na área de segurança publica, sempre exercendo função de gestor, é natural de Fortaleza, formado em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

10.10.2013
Assessoria de Comunicação da SPA
(85) 3241.0114 / TIM (85) 9954.8989 / OI (85) 87542803
Twitter: @spaceara

Poderosa

Pelo segundo ano consecutivo, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, foi apontada pela revista americana Fortune como a executiva mais poderosa do ranking global, concorrendo com mulheres de negócios de diversos setores e países. Tanto em 2012 como em 2013, Graça Foster ficou em primeiro lugar na lista de executivas que atuam fora dos Estados Unidos.

Para elaboração do ranking global das Mulheres mais Poderosas, a Fortune selecionou um grupo de 50 candidatas de diversos países, como Inglaterra, Austrália, Suécia, Turquia, entre outros. A classificação foi baseada em quatro critérios: a importância e o tamanho do negócio liderado pela executiva na economia global; o sucesso e a condução dos negócios; a trajetória de carreira da executiva; e sua influência social e cultural.

Maria das Graças Silva Foster é engenheira química e a primeira mulher a comandar a Petrobras. Assumiu a presidência em fevereiro de 2012. Antes foi diretora de Gás e Energia da Petrobras e presidente da Petrobras Distribuidora, entrou outros cargos executivos. Está há 32 anos no quadro de profissionais de carreira da companhia.

Para ver a lista Global 2013 das 50 Mulheres de Negócios Mais Poderosas da Fortune clique aqui:
http://money.cnn.com/magazines/fortune/most-powerful-women/2013/global/ 

Premiações - Além de estar na lista da Fortune, Graça Foster foi eleita, em agosto deste ano, a melhor CEO do setor de petróleo, gás e petroquímica na América Latina pela Revista Institucional Investor. Em maio, a presidente da Petrobras foi apontada a mulher mais poderosa no setor de negócios do Brasil e uma das 20 mulheres mais poderosas do mundo pela Revista Forbes. Em abril, a revista "Foreign Policy" anunciou a lista Mapa do Poder, com as 500 pessoas mais poderosas do mundo, incluindo a presidente Graça Foster.
 
Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
Telefone: 55 (21) 3224-1306 e 3224-2312
Plantão: 55 (21) 9921-1048 e 9985-9623
Fax: 55 (21) 3224-3251
imprensa@petrobras.com.br

Casa Cor Ceará 2013

A CASA COR CEARÁ se prepara para a abertura da sua 15ª edição.  Em 2013, a versão cearense da mais completa mostra de arquitetura,  decoração e paisagismo das Américas, acontece em um imóvel de arquitetura europeia exclusiva, construído na década de 1950. 
O tema escolhido para este ano foi, “Um olhar para o Ceará”, a  inspiração do mote estará presente em todos os ambientes que, além  dos elementos decorativos e arquitetônicos, contarão com seleção especial de música brasileira e um cardápio especial de comidas típicas cearenses no restaurante e café. Os nomes dos ambientes serão uma homenagem às várias expressões cearenses de cultura, arte e costumes.
O imóvel, escolhido para esta edição, possui 7.200 metros quadrados, com 2.300 m² de área construída atualmente, onde estarão os 42 ambientes e 68 profissionais. A CASA COR CEARÁ 2013 selecionou a propriedade da Família Boris, que foi moradia de Bertrand e Ariza Boris e de um de seus filhos, Gerard Boris. A casa foi construída em 1950, localizada em endereço exclusivo na Aldeota, na Avenida Rui Barbosa, bairro tradicionalmente residencial de Fortaleza. O local da 15ª edição do evento ganha destaque e chama atenção pela arborização e o tamanho de seu terreno. 
Para esta 15ª edição, a CASA COR CEARÁ comemora os resultados alcançados em 2012. A mostra cearense ganhou dois prêmios: o  de Melhor Evento Nacional, como a melhor CASA COR 2012 do ano entre as 19 franquias brasileiras; e o 1º lugar em Maior Percentual de Aumento de Público Nacional da CASA COR 2012. Os Prêmios foram recebidos na Convenção Anual do Grupo, que aconteceu em São Paulo (SP), e foram disputados por todas as 23 franquias nacionais e internacionais da CASA COR.

Serviço:
CASA COR Ceará 2013 
  • Local: Avenida Rui Barbosa, 869, (esquina com Rua Pereira Filgueiras)
  • Data: 16 de outubro a 26 de novembro 
  • Special Sale: 25 e 26 de Novembro 
  • Horário: 16 às 22 horas, de Terça a Domingo, incluindo feriados
  • Ingresso 
  • Passaporte (cartão com entrada para todos os dias da mostra): R$ 78,00 
  • Inteira: R$ 38,00 
  • Meia: R$ 19,00 (estudantes apresentando a carteira e pessoas a partir de 60 anos)
  • (crianças com menos de 10 anos não pagam)
  • Aceita cartões de débito e crédito

Vencedores do Gandhi

Boa Notícia: conheça os vencedores do Prêmio Gandhi de Comunicação 2013

Agência da Boa Notícia entregou o Prêmio Gandhi de Comunicação na noite desta quinta-feira (10), no auditório Waldir Diogo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC (Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota – Fortaleza-CE). O prêmio objetiva reconhecer o trabalho de profissionais e estudantes das áreas de Jornalismo e Publicidade autores de trabalhos que colaboram para a Cultura de Paz na sociedade. Antes da premiação, a ABN realizou seu fórum anual. A edição 2013 teve como tema “Comunicação e Juventude - Uma reflexão sobre o Desarmamento e a Cultura de Paz: O jovem como agente e vítima da violência”.
A ABN agradece a todos os autores dos 73 trabalhos concorrentes ao Gandhi 2013. Desses, 54 foram de profissionais e 19 de estudantes. Como define o Regulamento, o Prêmio contempla 10 categorias.  Os vencedores nas categorias profissionais – Jornalismo Impresso; Telejornalismo; Radiojornalismo; Fotojornalismo; Publicidade e Propaganda (peça ou campanha publicitária); e Jornalismo para Internet – receberam troféus e R$ 6 mil.
Para os estudantes, o valor do Prêmio por categoria foi de R$ 3.000,00. Este ano, as categorias foram: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda), já defendido e aprovado por banca da IES, relativo aos períodos letivos de 2012.2 a 2013.1; Reportagem de mídia impressa produzida por aluno de Jornalismo e divulgada em jornais ou revistas-laboratório, de circulação no âmbito das IESs; Reportagem de mídia eletrônica (rádio, TV ou internet) produzida por aluno de jornalismo e divulgada em veículos-laboratório, exibida no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IESs). Este ano, não houve inscritos para a de Publicidade & Propaganda.

Conheça os vencedores:

CATEGORIA - PROFISSIONAL - JORNALISMO IMPRESSO

Jornal O Povo
Título da matéria: Mil Dias na Floresta: Expedição Cocó
Equipe: Ana Mary C. Cavalcante, Cláudio Ribeiro, Demitri Túlio S. Araújo, Emerson Maranhão, Erick Guimarães e Fátima Sudário

CATEGORIA PROFISSIONAL – FOTOJORNALISMO

Jornal O Povo
Foto/Matéria: Em busca da Paz
Autor: Deivyson Teixeira


CATEGORIA PROFISSIONAL: JORNALISMO PARA INTERNET

Portal da TV Supren
Matéria: Série “Vida Candanga – A cultura cearense no coração do Brasil”
Equipe: Adão Barbosa, Carlos Alexandre Maíra Streit, Clarimundo Barbosa, Giovanni Fierro, Lucas Matias, Luciana Lacerda, Manaíra Lacerda e Simara Rocha

CATEGORIA PROFISSIONAL – RADIOJORNALISMO

Rádio Verdes Mares
Matéria: Programa Especial – Maioridade Penal
Equipe: Diego Soares de Oliveira, Lyana Maria França da Costa Ribeiro


CATEGORIA PROFISSIONAL TELEJORNALISMO

TV Jangadeiro
Título da matéria (série): Pré-Carnaval: Do povo para o povo
Equipe: Igor Fernandes, Juliana Castanha, Nonato Albuquerque e Nonato Alves


CATEGORIA PROFISSIONAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Agência Mota Comunicação
Título do Trabalho (Campanha): Violência contra mulher
Equipe: Diego Bernardes, Emmanuel Brandão, Marina Moraes, Musa Lyra, Orlando Mota, Thomaz Fernandes e Willemberg Chaves

CATEGORIA ESTUDANTE - JORNALISMO MÍDIA ELETRÔNICA

Universidade Federal do Ceará
Matéria (Rádio): Identidade Kariri – Dia da Paz e Não Violência
Equipe: Amanda Salustiano dos Santos, Débora Silva Costa, Dominique Ribeiro da Silva, Maria Jayana Rosado Matias e Maria Valéria Alves Sousa

CATEGORIA ESTUDANTE – MÍDIA IMPRESSA

Faculdade 7 de Setembro - FA7
Matéria: Campeões da Vida
Autor: Bruno Parente Correia Mota

CATEGORIA ESTUDANTE – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

Faculdade 7 de Setembro – FA7
TCC/Título: Oficinas de Afeto: Quando a colaboração modifica a vida de dependentes químicos
Autor: Fabrício Pereira Alves

CATEGORIA ESTUDANTE - PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Não houve inscritos


Fórum Comunicação e Juventude

Com o objetivo de dialogar sobre a juventude no contexto da violência e as alternativas para a paz, a ABN abriu a festa de entrega do Prêmio Gandhi realizando o “Fórum Comunicação e Juventude - Uma reflexão sobre o Desarmamento e a Cultura de Paz: O jovem como agente e vítima da violência. Para falar sobre o assunto, foram convidados o professor, escritor e conferencista Clóvis Nunes, coordenador do Movimento Internacional pela Paz e Não Violência (MovPaz) e da Rede Desarma Brasil; o coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), da UFC, Prof. César Barreira; a jornalista Lucila Cano, que escreve sobre Responsabilidade Social e Ética em diversos jornais nacionais, sendo sua coluna publicada no Ceará pelo jornal O Povo; a professora Sandra Helena de Sousa, da Universidade de Fortaleza; e Mateus Pires, do projeto Jovens Agentes da Paz (JAP), desenvolvido em cinco escolas da rede pública estadual do Grande Bom Jardim, em Fortaleza. Inicialmente, o jovem Alef Feitosa seria o participante, mas em virtude do falecimento de seu avô, Mateus representou o JAP.

O Prêmio Gandhi e o Fórum Comunicação e Juventude tiveram o patrocínio das seguintes entidades e empresas: Assembleia Legislativa do Ceará, Câmara Municipal de Fortaleza, Servis Segurança, Fundação Beto Studart, Corpvs, Estação da Luz, Thompson Segurança, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sebrae-CE e Unimed-Fortaleza.

Foram apoiadores: Universidade Federal do Ceará, Igenio, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará, Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Ceará, Associação Cearense das Empresas de Rádio e Televisão, Unicef, Unipaz, Agência Síntese e jornais O Povo, Diário do Nordeste e o Estado.

Fonte: Agência da Boa Notícia - (fone: 85 3224 5509)
 

Agora é Máquina de Vendas

AYR ALISKI - Agencia Estado
BRASÍLIA - O tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, nesta quarta-feira, 09, a aquisição de 51% da participação do Eletro Shopping pela Máquina de Vendas (empresa resultante da fusão entre os Grupos Insinuante e Ricardo Eletro). O conselheiro relator do caso, Alessandro Octaviani, afirmou, em seu voto, que, apesar de a Máquina de Vendas e o Eletro Shopping atuarem com sobreposição em 28 municípios - localizados nos Estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte -, a operação não apresenta riscos concorrenciais.
Segundo Octaviani, há rivalidade suficiente para afastar uma possível tentativa de exercício de poder de mercado nos municípios em que a concentração gerada pela operação ultrapassa a marca de 20%. "Existem, nesses municípios, empresas nacionais e regionais com grande poder econômico que são, declaradamente, concorrentes da Máquina de Vendas", argumentou.
A Máquina de Vendas e o Eletro Shopping atuam no comércio varejista de bens duráveis. A lista de produtos vai de eletrodomésticos a móveis. Além de lojas físicas, as empresas operam no segmento a distância, por meio de televendas e, em especial, na internet, citou o Cade. De acordo com o conselheiro relator, também não há razões para preocupações concorrenciais no mercado de varejo eletrônico, pois a concentração decorrente da operação no segmento é pequena.

Cidadania fortalezense para Cid Alves

Benigno Júnior é o propositor da solenidade - Foto: Genilson de Lima
Benigno Júnior é o propositor da solenidade – Foto: Genilson de Lima
A Câmara Municipal de Fortaleza realiza, hoje, às 19h30, sessão solene para homenagear o presidente do Sindilojas, José Cid Alves do Nascimento, com o Título de Cidadão Fortalezense. A iniciativa é do vereador Benigno Júnior (PSC), por meio do decreto legislativo n° 0024/2012. A homenagem ocorre no Buffet La Maison Dunas, na Avenida Engenheiro Luiz Vieira, 555, dentro da solenidade de entrega da Medalha Edson Queiroz, do Sindilojas.
José Cid Sousa Alves do Nascimento, nasceu no município de Barro, Estado do Ceará, em 23 de maio de 1959. O homenageado é filho do Sr. Joaquim Alves do Nascimento e da Sra. Francisca Feitosa de Sousa, e casado com a Sra. Fernanda Rocha Alves do Nascimento. Deste matrimônio nasceram três filhos: Alexandre, André e Beatriz.
Cid Alves cursou Faculdades de Administração de Empresas e Economia, além de ter sido administrador da empresa comercial de sua família “Casas Alves”, até o ano de 2005, quando passou a atuar no setor imobiliário. Atualmente é presidente do Sindilojas Fortaleza e do Sinditintas, sindicato que representa as empresas comerciais varejistas do setor de material em construção do município de Fortaleza.
Ainda dentro de suas funções, Cid é diretor secretário da Federação do Comércio do Estado do Ceará, membro do Conselho Estadual do Serviço Social do Comércio -SESC, membro do Conselho Nacional do SENAC, Sistema SINE/lDT, Conselho Municipal do Trabalho, Confederação Nacional do Comércio e Conselho Fiscal do SEBRAE/CE. O homenageado também foi presidente por três vezes da Associação dos Comerciantes de Material para Construção do Estado do Ceará – ACOMAC, foi Diretor da FCDL e CDL, Conselho Estadual do SENAC e Conselho Nacional do SESC.


quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Leonardo

Apresentação especial da peça infantil "Leonardo - O pequeno gênio Da Vinci",  para as crianças pro projeto social Sonhar Acordado, amanhã, na Caixa Cultural Fortaleza.

Amanhã

A retomada do Projeto de Exploração da Mina de Itataia vai ser discutida num seminário que será realizado amanhã, às 10 horas, no Complexo Jardineira, no distrito de Jubaia em Canindé
Localizada nas confluências de Santa Quitéria, Itatira e Madalena, a mina apresenta um grande potencial para exploração de urânio, fosfato e calcário. Na jazida, o urânio encontra-se associado ao fosfato o que lhe dá a capacidade de produzir 270 mil toneladas de fertilizantes e 200 mil toneladas de suplemento alimentar para animais bovinos, caprinos, ovinos etc.
Com previsão de investimento de R$ 750 milhões, o Projeto Santa Quitéria está sendo implantado em parceria da INB (Indústrias Nucleares do Brasil) com a empresa paulista Galvani Fertilizantes.  A expectativa é que sejam gerados 1.800 empregos diretos durante as obras de implantação, chegando a 3.000 com o início das operações.
O evento, promovido pelo deputado federal Danilo Forte (PMDB/CE), contará com a participação do secretário executivo do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Cede), Gotardo Gurgel, de representantes da INB, do Banco do Nordeste, da Galvani e das prefeituras de Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Quixadá, Santa Quitéria e Tejuçuoca.
Serviço:
Seminário “Retomada do Projeto de Exploração da Mina de Itataia”
Data: 11/10/13
Horário: De 10 às 12h
Local: Complexo Jardineira | BR 020, KM 305 – Jubaia – Canindé-CE

Casa Cor Ceará 2013


No BNB Clube


Para criançada


Eduardo Campos


José Albuquerque recebe comandante da PM

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Albuquerque, recebeu em seu gabinete, hoje à tarde, o comandante da Polícia Militar, coronel Lauro Prado. A visita, de acordo com o chefe do Legislativo cearense, serviu para estreitar laços entre as instituições visando uma melhor prestação de serviço à sociedade.
José Albuquerque disse que o Parlamento está aberto para receber sugestões que aprimorem a legislação no sentido de evitar a impunidade. Ele aproveitou para informar sobre uma homenagem que será prestada pela Assembleia à Polícia Militar pelo trabalho feito durante a Copa das Confederações. “A atuação da PM foi fundamental para que as pessoas pudessem ter garantido o direito de assistir aos jogos”, afirmou José Albuquerque, acrescentando que a data da homenagem ainda será marcada.
“Não é possível fazer Segurança Pública sozinho, por isso estamos buscando parcerias com outras instituições”, afirmou coronel Prado. (Assessoria de Imprensa)

Refinaria Já

Em pronunciamento realizado hoje, o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira relatou a expectativa da população cearense em razão do anúncio da presidente da Petrobras, Graça Foster, sobre a licitação para instalação da Refinaria Premium II, que ocorrerá em abril do ano que vem. Esperada pelos cearenses há mais de 20 anos, como informou Eunício, sua construção foi projetada desde 2008, ainda no governo do ex-presidente Lula.
O senador cearense se mostrou confiante com o anúncio e disse esperar que a empresa cumpra o prazo estabelecido, já que o Ceará garantiu todas as demandas exigidas para o início da construção. “Ao longo desse processo, o Ceará aliou a obstinação à eficiência. Em outras palavras, fez o dever de casa e está pronto para receber a refinaria. Para tanto, doou à estatal uma área de 1.954 hectares e equacionou questões relacionadas à infraestrutura de abastecimento d’água, energia, sistemas viários e de transportes”, informou.
Eunício disse ainda que esse avanço foi resultado de grande luta política envolvendo todas as forças políticas do Estado, bancadas federal e estadual, tendo à frente o governador Cid Gomes. 
Além de atender a uma demanda para aumento da capacidade de refino e ampliar a produção de petróleo nacional, a instalação da Refinaria do Ceará, como salientou Eunício, impulsionará o crescimento da economia do estado e do Nordeste, ajudando a combater as desigualdades regionais. “Ela desencadeará um ciclo virtuoso, fortalecendo a expansão das indústrias de máquinas e equipamentos e a geração de milhares de empregos indiretos no Ceará e em todo Nordeste”, disse.
O líder do PMDB destacou os 60 anos da Petrobrás, comemorado no último dia 3 de outubro, ao recordar a campanha para nacionalização da produção de petróleo, liderada pelo escritor Monteiro Lobato, e em seguida, a criação da Empresa através da assinatura da Lei, pelo então presidente Getúlio Vargas. Eunício ressaltou ainda os desafios superados pela empresa, as evoluções tecnológicas e suas metas para os próximos anos. (Assessoria de Imprensa).

Dia das Crianças

12 de outubro é Dia das Crianças e dia de novidade nos restaurantes da rede Social Clube. Nada melhor que reunir a família e a criançada para comemorar a data. Os pequenos clientes têm atendimento diferenciado. O restaurante Santa Grelha, por exemplo, conta com um cardápio infantil.
O menu kids tem três tipos de pratos como escalope de baby beef, filé de frango grelhado ou mini hamburguer. Como acompanhamento, a criança pode escolher duas sugestões entre arroz branco, batata-frita, legumes, purê de batata e spaghetti na manteiga. Cada prato custa R$19,90 e pode ser pedido no almoço ou no jantar.
Além de saborear uma deliciosa refeição, as crianças podem se divertir no Espaço Kids, do Santa Grelha, criado especialmente para elas, com o intuito de promover lazer. O espaço infantil assinado pela Kapo Del Valle reúne jogos eletrônicos, filmes infantis, brinquedos e livros. Para a tranquilidade das mamães, as crianças são acompanhadas por monitores e podem se distrair à vontade enquanto os pais aproveitam a gastronomia e bate papo com os amigos. O espaço Kids do Santa Grelha custa R$ 7,00. O valor é único, independente do tempo de permanência da criança no espaço.
Já o La Pasta Gialla, do chef Sergio Arno, preparou pratos especiais para a data, aliando as tradicionais massas artesanais da rede com acompanhamentos ideais para os pequenos clientes.
O Tagliatelle Integral ao molho sugo foi a massa escolhida pelo chef Sergio Arno para satisfazer a criançada, que está cada vez mais exigente ao escolher o que comer. Para os acompanhamentos, o chef preparou suculentos hambúrgueres, de carne ou de frango com queijo. Para o chef Sergio Arno, “este é um prato que agrada o paladar das crianças e alimenta de forma saudável”.
O prato completo custa R$ 24,90, e apenas a massa, R$ 20,80. Estas novidades estarão disponíveis em todas as unidades do La Pasta Gialla a partir do Dia das Crianças. Para completar a refeição, a rede oferece opções de frutas diversas, a R$ 7,00, e sorvetes, a R$ 8,50.
Serviço:
Restaurante Santa Grelha
Rua Tibúrcio Cavalcante, 790. Quase esquina com Avenida Dom Luís. Telefone (85) 3224-0249
Funcionamento: Todos os dias a partir das 11h30
Restaurante La Pasta Gialla - Shopping Pátio Dom Luis, loja 125 - Av. Dom Luis, 1200. Funciona todos os dias, a partir das 11h. Telefone: (85) 3267.3070
Mais informações à imprensa: Assessoria de Imprensa da Rede Social Clube - Inove Comunicação (85) 3087-9551