sábado, 19 de outubro de 2013

Canoa Blues

Debaixo do céu estrelado, sob a lua cheia e no cenário paradisíaco de Canoa Quebrada, o Canoa Blues recebeu em seu palco, nesta sexta-feira (18), as bandas Blues Label e Jefferson Gonçalves. Abrindo os shows no Polo de Lazer de Canoa Quebrada, a Blues Label, formada por músicos cearenses e liderada pelo vocalista Roberto Lessa e pelo tecladista Leonardo Vasconcelos, colocou o público no clima eletrizante do Blues. Em seguida, o carioca Jefferson Gonçalves subiu ao palco do Canoa Blues, deixando todos boquiabertos com sua performance com a gaita. Durante a noite, ele aproveitou para lançar no Ceará seu mais recente DVD “Encruzilhada ao Vivo”.

Para a noite de sábado (19), o Canoa Blues traz mais três atrações de peso. Abrirá a noite, no Polo de Lazer de Canoa Quebrada, a atração catarinense The HeadCutters, uma das mais renomadas bandas de Blues do Brasil, a partir das 22 horas. Em seguida, sobe ao palco a americana radicada no Brasil, Rodica, que promete encantar o público com músicas de seu segundo disco “Blues in my Blood”. A partir da meia-noite, para encerrar o festival em grande estilo, uma Jam session será realizada, no restaurante Baobah, com Diogo Farias e Marcelo Justa.

Este ano, o Canoa Blues, que está em sua sexta edição, realizou também uma noite de abertura em Fortaleza, quando recebeu, no último dia 11 de outubro, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a diva do Blues, Taryn Szpilman, e o talentoso cearense, Rafael Balboa. 

Como em todos os anos, o Canoa Blues tem uma atenção especial para ações de responsabilidade social. Na edição de 2013, a organização está estimulando que o público faça doação de livros, que serão destinados ao Conselho Comunitário de Canoa Quebrada. As doações serão recolhidas no próprio local. Também haverá oficina de narrativas de histórias para crianças e adolescentes da comunidade, atendidas pela ONG Canoa Criança.

Para realizar um festival desse porte, a organização conta com diversas parcerias. Realizado pela 4 Blues Produções e Pavilhão da Magnólia, o Canoa Blues, este ano, é apresentado pela Indaiá, promovido pelo Instituto Nordeste 21 e conta com patrocínios do Sebrae, Diogo Farias Microfones Artesanais e Invest NE. O evento é apoiado pela ASDECQ, Assembléia Legislativa, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Governo Municipal de Aracati e Governo do Estado do Ceará.

Todos os shows em Fortaleza e em Canoa Quebrada, assim como as atividades de arte-educação, são inteiramente gratuitos ao público.


PROGRAMAÇÃO 


19 de outubro, 22h - Polo de Lazer de Canoa Quebrada
  • The HeadCutters (SC)
  • Rodica Weitzman (EUA)
         
 A partir da meia-noite               
  • Jam session com Diogo Farias e Marcelo Justa (Restaurante Baobah) (CE)


19 de Outubro
Local: Canoa Quebrada
Shows: The Headcutters e Rodica Weitzman (Polo de Lazer Canoa Quebrada), às 22 horas | Diogo Farias e Marcelo Justa (Restaurante Baobah), a partir da meia noite
Acesso gratuito

Informações: www.canoablues.com.br

Roberto Cláudio, Valdir Fernandes, Cândido Couto e José Albuquerque agora são cidadãos sobralenses


Os novos cidadãos sobralenses: Valdir Fernandes, Cândido Couto, Roberto Cláudio e José Albuquerque

Receberam hoje no início da tarde a cidadania sobralense o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros); o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Albuquerque (Pros); o empresário Cândido Couto Filho; e o assessor especial do Governo do Estado, Valdir Fernandes da Silva.
O presidente da Câmara Municipal de Sobral, vereador Itamar Ribeiro, abriu a sessão ao meio dia, destacando o vereador José Zezão Crisóstimo (PP) para falar em nome da Casa Legislativa na saudação aos agraciados. Ele enfatizou a importância dos novos sobralenses para o município. “Todos têm um brilho especial em suas devidas áreas e contribuíram com Ceará e com Sobral. Os senhores agora são conterrâneos de Dom José”, disse.
Depois falaram os agraciados em discursos que enalteceram a Câmara, os vereadores e o Município. 

José Albuquerque sobralense

Para um plenário lotado, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Albuquerque (Pros), recebeu, na manhã de hoje, o Título de Cidadão Sobralense concedido pela Câmara Municipal de Sobral. A homenagem foi proposta pelo vereador Vicente de Paulo (PSD) e contou com a presença do governador Cid Gomes (Pros). 
Aos jornalistas, que acompanharam a sessão, Cid Gomes enalteceu a homenagem a José Albuquerque, ressaltando a forte ligação do parlamentar com o município. “Um presidente de Assembleia é um chefe de um poder, alguém que precisa ter um reconhecimento. Mas Zezinho é um amigo de longa data, tem laços fortíssimos com Sobral, é filho de Massapé e passa também a ser filho dessa terra”.
Para Cid, José Albuquerque tem compromisso com todo o Estado. “Esse é um reconhecimento a alguém que tem prestado grandes serviços a essa cidade, e que na sua vida política tem contribuindo para o desenvolvimento de todo o Estado”, complementou. 
Em seu discurso de agradecimento, José Albuquerque ressaltou a alegria pela homenagem e a satisfação do trabalho realizado durante a sua vida em prol da região. “É com emoção que compareço a essa casa para receber essa homenagem. Para um filho de Massapê a comenda de sobralense é recebida com muita honra na terra de Ciro Gomes”, ressaltou.
José Albuquerque destacou o papel do ex-governador Ciro Gomes e do atual governador e ex-prefeito de Sobral Cid Gomes no desenvolvimento do município. Segundo ele, como resultado deste trabalho, Sobral apresenta hoje um dos maiores indicadores da economia cearense e é um importante pólo industrial, ficando atrás apenas de Fortaleza.
“Todos nós somos conhecedores dos indicadores que coloca Sobral como uma das melhores cidades para viver. Fica a minha homenagem ao povo de Sobral, desejando que prossiga a sua trajetória de sucesso e que sirva de exemplo para o povo do Ceará”, afirmou.
José Albuquerque é empresário e nasceu em Massapê, Na Zona Norte do Ceará, em 19 de março de 1955. Foi eleito pela primeira vez em 1990 e está no exercício de seu sexto mandato como deputado estadual.
A solenidade foi prestigiada pelo vice-governador Domingos Filho (Pros); presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luís Gerardo Brígido; prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda (PT); deputado federal José Linhares (PP); deputados estaduais Tin Gomes (PHS), Ferreira Aragão (PDT), Rogério Aguiar (PSD), Manoel Duca (Pros), Teodoro Soares (PSD) e Bethrose (PRP); secretários estaduais da Saúde, Ciro Gomes; do Turismo, Bismarck Maia; da Educação, Izolda Cela; secretários municipais de Fortaleza da Educação, Ivo Gomes; e da Copa, Domingos Neto; ex-ministro dos Portos, Leônidas Cristino; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Ceará (OAB-CE), Valdetário Monteiro; prefeitos e vereadores da Zona Norte e lideranças locais.

III Corrida e Caminhada Estácio


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Cidadão sobralense

A Câmara Municipal de Sobral concederá, neste sábado (19/10), às 11 horas, o título de cidadão do município ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado José Albuquerque (PROS). A homenagem é um reconhecimento à atuação do presidente do Poder Legislativo, que representa a Região Norte do Estado na Assembleia desde 1991."

Fecomércio



Neste domingo, dia 20 de outubro, a Prefeitura Municipal do Cedro e o Sistema Fecomércio estarão reunidos com seus diretores e técnicos para tratar da doação de um terreno que abrigará uma unidade do Sesc e Senac para o atendimento à população daquela região. O evento acontecerá às 18 horas, no auditório do Instituto Federal do Cedro (IFCE).

O presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt estará apresentando ao prefeito do Cedro, Nilson Alves Diniz o projeto arquitetônico do  futuro Centro de Atividades que por meio do Sesc oferecerá estrutura com quadra poliesportiva; biblioteca; refeitório; Núcleo de Desenvolvimento Técnico – NDT, voltado à formação contínua dos técnicos e professores do Sesc e de professores da Rede Pública de Ensino; sala para as atividades com Grupos de Idosos e Educação em Saúde. Educação de Jovens e Adultos – EJA e acompanhamento escolar para crianças do 1º ao 5º ano, regularmente matriculados em Escolas Públicas.

Já o Senac disponibilizará diversos cursos nos segmentos de Moda, Beleza, Informática, Gestão e Comércio. Serão cursos voltados para Costureiro,  Modelista, Cabeleireiro, Depilador, Maquiador, Manicure e Pedicure. No segmento de informática, cursos de Operador de computador e Administrador de redes, no segmento de Comércio haverá cursos de Operador de caixa, Promotor de Vendas e Vendedor e no segmento de Gestão serão oferecidos cursos de  Almoxarife, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Faturamento, Auxiliar de Pessoal e Recepcionista. A unidade contará com salas de aula e laboratórios de costura, de beleza, laboratório de informática com 26 computadores e auditório para 150 pessoas.

Antecedendo o funcionamento da Unidade do Cedro, durante a Semana do Município e ao longo deste ano, o Sesc irá dispor de atividades como biblioteca itinerante; oficina de contação de histórias; oficinas de geração de renda (produção de sorvete e Pizza); palestras para a comunidade em geral: com temas acerca da Mobilidade Urbana, Alimentação Saudável e combate à desnutrição.
Já o Senac, entidade responsável pela Educação Profissional, irá oferecer  orientação e auto exame para prevenção de câncer de mama; verificação de pressão arterial; teste de glicemia; Índice de Massa Corporal (IMC); Orientação de escovação e Aplicação de flúor. Serão realizados também atendimentos com corte cabelo; avaliação e orientação sobre couro cabeludo e atendimento de manicure. A partir do dia 22 de outubro, o Senac também irá ofertar palestras e cursos de aperfeiçoamento para os profissionais da saúde, lotados nos PSF´s e hospitais e iniciará as ofertas de curso com Cuidador de Idoso.


Dragão do Mar

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) informa ao público a programação dos Editais Culturais 2013 para os meses de novembro e dezembro deste ano. Lançados em 2012, os editais culturais são compostos por sete linguagens (Música, Dança, Circo, Literatura, Teatro, Artes Visuais e Cinema), entre as quais foram contemplados 99 projetos de artistas, grupos, companhias, bandas, autores e produtores cearenses. A seleção dos projetos culminará em 246 apresentações que comporão a programação do Dragão do Mar, de novembro de 2013 até outubro de 2014.
Em virtude das obras iniciadas em abril deste ano no Dragão do Mar, que será integralmente reformado até 2014, a previsão de programação anteriormente anunciada passou por uma reformulação, de modo que as apresentações foram readequadas conforme novo calendário de obras do Centro de Arte e Cultura e com a disponibilidade de agenda dos grupos e artistas selecionados.
Confira, a seguir, a relação dos projetos, grupos e artistas escolhidos, bem como da comissão julgadora de cada linguagem, assim como a programação já confirmada para novembro e dezembro. Até o fim deste mês, a Diretoria de Ação Cultural do CDMAC concluirá a confirmação da agenda dos artistas para as apresentações em 2014.
Edital Música no Dragão
Comissão: Thais Andrade, Luciana Gifoni e Dalwton Moura
  • Depois das Seis
  1. Daniel do Nascimento Sombra – Canções Brasileiras Contemporâneas
  2. Lia Veras Lima – Pra te dizer algo assim
  3. Marcelo Randemarck Galvão – Puro Querer: Marcelo Randemarck Quarteto
  4. Marco Leonel Fukuda – Jornada
  5. Sidney Sérgio Mendonça do Nascimento – Diálogo Musical
  6. Vitor Monteiro Duarte – Trio Musiarte
  • Panorama
  1. Anderson Alves dos Santos – Mano A’la Rapper – Original Rap Cearense
  2. Bruno Vasconcelos de Oliveira – Hilo Barata – Eterno Sonhador
  3. Caio Jorge Cartaxo de Almeida Santos – Astronauta Marinho
  4. Carlos Hardy Madeira Pontes – O Circo dos Littles e Outros Brinquedos
  5. Ednar Leite de Pinho Pessoa – Toca Toots
  6. Felipe de Paula Silva – Filho de Manicure
  7. Francisco Ferreira de Freitas Filho – O Alumioso
  8. Isabela Magalhães Bosi – Chacomdéga
  9. Paulo Roberto Ferreira Gurgel – Grupo de Choro da UFC interpreta “Chorões” cearenses
  10. Sérgio Roberto Ferreira Costa Júnior – Descendentes da Índia Piaba
  11. Simone Santos Sousa – Esse mundo é para se brincar
  12. Tauí Castro – Embriagai-vos de vinho, de poesia ou de virtude, à vossa escolha
  • Polifonias
  1. Amaudson Ximenes Veras Mendonça – Obskure: 24 anos de trajetória
  2. Antonio Valdo Aderaldo Benevides Junior – Regras da Praia
  3. Ayrton César Brandão Pessoa – Cancioneiro Argonauta
  4. Caio Castelo Branco Monteiro Benevides – Silêncio em Movimento
  5. Carlos Alberto Ferreira Junior – Lúcio Ricardo - Do Iê-Iê-Iê, do rock’ n’ roll e dos blues compassados
  6. Carlos Patriolino Filho – Cordas Múltiplas
  7. Cristiano de Pinho Pessoa – Cortejo – Guitarra Nordestina
  8. Felipe Malhado Cazaux de Sousa Velho – Lançamento do CD de Felipe Cazaux
  9. Gustavo Costa Portela – Le son sur scène – lançamento do CD
  10. Hermano Abraão Faltz de Oliveira – The Bridge
  11. Jonnata Araújo dos Santos – Jonnata Doll e os Garotos Solventes
  12. José Ricardo de Souza Ferreira – Samba do Metrô Amor
  13. José Rodrigo Paiva Monte – As Aparências Enganam
  14. Leonardo Costa de Vasconcelos – Blues Label, Imagem e Som
  15. Lorena Oliveira Nunes – Ai de Mim
  16. Maria Amélia da Silva Coelho – Candeiras – Zabumbeiros Cariris
  17. Maria Aparecida Silvino da Silva – Sinal de Cais
  18. Marjorie Nepomuceno Silva – ME – ...Ainda Marimbando
  19. Marly Ferreira Cavalcante Oliveira – In No Sense
  20. Paula Silveira da Cunha – Retratos do Pessoal do Ceará
  21. Ribamar Felipe Sousa Miranda – Felipe Rima: Verso e Vida
  22. Ricardo Pinheiro Rocha – Banda Renegados 20 anos
  23. Tales Ribeiro Araújo - Show Banda Darkside
  24. Tarcísio José de Lima - Ceará de Luz
Dança no Dragão
Comissão: Ernesto Gadelha, Denise Parra e Angela Souza
  • Quinta com Dança
  1. Associação de Brincantes da Cia. Vatá – Bagaceira, cana e engenho
  2. Elane Santos da Fonseca – Império das Luzes
  3. Grupo N Infinito – Mistura – a dança das coisas
  4. Joseane Gregório Siqueira – Guerreiros, Santa folia festeira
  5. Maria Rochele da Silva Conde – Instante Cíclico
  6. Neiliane Felipe de Sousa – Fragmentos: recortes de dança a dois
  • Quinta com Dança Experimental
  1. Adriano de Souza Correia – Esperaí – solo de sapateado
  2. Ariel Ferreira Nascimento – Das possibilidades do não pode
  3. Leonardo de Sousa Silva – Pilar/convergência do olhar
  4. Luiza Ferreira de Souza Bezerra – Busca Sertaneja
  5. Marina Carleial Fernandes – Sonho 1: voar
  6. João Paulo Rodrigues Barros – Dançar D’ouvir Dizer
  • Dança Itinerante
  1. Tiago Rocha Albuquerque – Força da Mãe África
  2. Poliana Santos Braga – Ceará das Danças e Tradições
Circo no Dragão
Comissão: Claudio Ivo, Alysson Lemos e Edmar Cândido
  • Domingo no Circo
  1. Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo – Hoje tem espetáculo? Tem sim, senhor!
  2. Rafael Lopes de Oliveira – Roda de Palhaços no Dragão do Mar
  3. Samara do Nascimento Garcia – E o trem partiu
  4. Filipe Ramalho Alves – Vamos viajar?! – Orquestra Palhaçal
  5. Jaderson Gonçalves Nobre – Junta tudo e não joga fora!
  • Espetáculos Circenses
  1. Tatiana Valente Amaral – Eu sou um homem
  2. Romulo Geroge de Sales e Silveira Filho – Coitadas
  3. Eveline Dantas Nogueira – Torto
Literatura no Dragão
Comissão: Fernanda Coutinho, Raymundo Netto e Socorro Acioli
  • Lançamentos de Livros
  1. Fábio de Araújo Pereira – Pórela
  • Leituras no Dragão
  1. Aline Sales de Paula Campelo – Conversas de esquina
  2. Camila Oliveira Lopes – O verso agreste: a poética de Jáder de Carvalho
  3. Juliana Albuquerque Veras – Baú de Shakespeare: vida e obra do bardo
  4. Luiza Maria Aragão Pontes – 125 anos de nascimento de Fernando Pessoa: revisitando seus heterônimos
  5. Rodrigo Tomaz da Silva – Monstros inofensivos de Tim Burton
  6. Nádia Domingos de Aguiar Cordeiro – Poesia da Arca de Noé
  • Recital de Cordel ou Poesia
  1. Antonio Merylandia Fontenele Ribeiro – Leitura no varal: Uma interação lúdica
  2. Francisco Hélio da Costa – Cordéis que educam e transformam
  3. Maria Josilene Justino Correia – Mulheres cordelistas
  4. Rebeka Lúcio e Neves – O Tiquetaquear do tempo
Teatro no Dragão
Comissão: Tiago Fortes, Gyl Giffony e Natasha Faria
  • Teatro de Rua
  1. Associação dos Amigos da Arte, Ciência e Cultura de Arneiroz – A Farsa do Cuviteiro
  2. Júlia Fiúza de Andrade – As Catirinas – Uma Comédia Tradicional Popular
  3. José Magno de Carvalho Sousa – Boteco do Seu Noel
  4. José Flávio Gonçalves da Fonseca – Capitão Rodopio nas Ruas do Dragão
  5. Marie Araújo Auip – Circuito do Riso
  6. Instituto Garajal de Arte e Cultura Popular – Romeu e Julieta: O encontro de Shakespeare e a cultura popular
  • Teatro Infantil
  1. Bricoleiros Produções Artísticas Ltda. ME – Criaturas de Papel
  2. Teatro Máquina – João Botão
  3. Casa de Teatro Dona Zefinha – O circo sem teto da lona furada dos Bufões
  4. Organização Artística Pavilhão da Magnólia – O Pássaro Azul
  5. Davidson Caldas Miná – Os Brinquedos no Reino da Gramática
  6. Jonathan Pessoa Pereira Lima – Que tem medo do escuro?
  • Teatro da Terça
  1. Associação Grupo Ninho de Teatro e Produções Artísticas – Avental Todo Sujo de Ovo
  2. Fábio Vieira Peixoto – Engenharia Erótica: Fábrica de Travestis
  3. Grupo Expressões Humanas – Ensaio para um silêncio
  4. Circo Tupiniquim Produções Artísticas Ltda. ME – Na Patrulha do Humor
  5. Acácio Monte da Costa – Não Verás País Nenhum: o Musical
  6. George Alves Belisário  – Pássaro de Voo Curto
Artes Visuais no Centro Dragão do Mar
Comissão: Jared Domício, Hebert Rolim e César Baio
  • Ocupação dos espaços alternativos do CDMAC
  1. Clóvis André Almeida Lima – Água Viva
  2. Cecília de Queiroz Shiki – Pedrazul
  • Ocupação da Galeria Superior do MCC
  1. Themis Bezerra Memória – Desterro
  • Ocupação da Galeria Multiuso
  1. José Alves Pimenta Júnior – Refrações na Paisagem
Cinema
Comissão: Kleber Mendonça, Lenildo Gomes e Simone de Oliveira Lima 
1. Mostra Cinema de Garagem - Marcelo Gil Ikeda
2. Mostra Cine Alumbramento - Instituto Agua Boa Cultural 

PROGRAMAÇÃO EDITAIS CULTURAIS PARA NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2013:

NOVEMBRO DE 2013

Edital: Circo no Dragão
Programa: Domingo no Circo
Projeto: Roda de Palhaços no Dragão do Mar - Trupe Rebimboca Cia de Arte Cênica e Circense
Proponente: Rafael Lopes de Oliveira
Datas: 10 e 24 de novembro de 2013 (dentro do Projeto Brincando e Pintando no Dragão do mar)
Dias: Domingos
Horário: 16h
Local: Praça Verde
Quantidade de Apresentações: 02
Programa: Espetáculos Circenses
Projeto: Eu sou um Homem - Grupo Cirdante
Proponente: Tatiana Valente Amaral
Data: 20 de novembro de 2013
Dia: Quarta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Dragão do Mar
Quantidade de Apresentações: 01

Edital: Dança no Dragão
Programa: Quinta com Dança 
Não apresentaremos o programa neste mês

Programa: Quinta com Dança Experimental 
Não apresentaremos o programa neste mês
Programa: Dança Itinerante
Projeto: Força da Mãe África - Maracatu Nação Pici
Proponente: Tiago Rocha Albuquerque
Datas: 09, 16, 23 e 30 de novembro de 2013
Dias: Sábados
Horário: 18h
Local: Espaço Rogaciano Leite Filho
Quantidade de Apresentações: 04

Edital: Literatura no Dragão
Programa: Lançamentos de livros
Projeto: Poréla – de F.A. Pereira
Proponente: Fabio de Araújo Pereira
Data: 13 de novembro de 2013
Dia: Quarta-feira
Horário: 17h
Local: Café do Cinema
Quantidade de Lançamentos: 01
Programa: Leituras no Dragão
Projeto: 125 anos de Nascimento de Fernando Pessoa: Revisitando seus Heterônimos – por Silvio Vieira e Luiza Pontes
Proponente: Luiza Maria Aragão Pontes
Data: 09 de novembro de 2013
Dia: Sábado
Horário: 17h
Local: Auditório
Quantidade Apresentações: 01
Programa: Recitais de Cordel ou Poesia
Projeto: Mulheres Cordelistas – por Josy Maria
Proponente: Maria Josilene Justino Correia
Data: 12 de novembro de 2013
Dia: Terça-feira
Horário: 19h
Local: Espaço Rogaciano Leite Filho
Quantidade de Apresentações: 01

Edital: Música no Dragão

Casa Cor abre na segunda

A Casa Cor Ceará informa que excepcionalmente na segunda-feira, 21 de outubro, em virtude do feriado do dia do Comerciário, a mostra funciona normalmente de 16 às 22 horas.

Com o tema “Um olhar para o Ceará”, a 15ª Edição tem o Estado como inspiração presente em nos 42 ambientes.

O local escolhido para o evento possui 7.200 m² e é a antiga propriedade da Família Boris. A casa foi construída em 1950, localizada em endereço exclusivo na Aldeota, na Av. Rui Barbosa, bairro tradicionalmente residencial de Fortaleza.

Serviço:
CASA COR Ceará 2013
Local: Av. Rui Barbosa nº 869, (esquina com Rua Pereira Filgueiras)
Data: 16 de Outubro a 26 de Novembro
Special Sale: 25 e 26 de Novembro
Horário: 16h às 22h, de Terça a Domingo, incluindo feriados

Ingresso
Passaporte (cartão com entrada para todos os dias da mostra): R$ 78,00
Inteira: R$ 38,00
Meia: R$ 19,00 (estudantes apresentando a carteira e pessoas a partir de 60 anos)
 (crianças com menos de 10 anos não pagam)

Aceita cartões de débito e crédito

Amanhã

Este ano, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação contra a hepatite B. Homens e mulheres com até 49 anos já recebem a vacina gratuitamente em qualquer posto de saúde. Neste sábado, 19 de outubro, a Secretaria da Saúde do Estado vai abrir das 8 às 17 horas para intensificar a vacinação contra hepatite B em adolescentes e adultos que precisam completar ou que ainda não iniciaram o esquema de vacinação. A proteção é garantida quando a pessoa recebe três doses da vacina. A segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira e, a terceira, seis meses após a primeira. Todos os municípios do Ceará terão pelo menos uma sala de vacinação aberta neste sábado.

No ano passado, a idade limite para vacinação gratuita era até 29 anos. A vacina é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra a hepatite B e hepatite D e é oferecida também aos grupos mais expostos à doença, independentemente da faixa etária, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares, rodoviários, doadores de sangue, profissionais do sexo e coletores de lixo domiciliar e hospitalar. Em 2012, mais de 15,7 milhões de pessoas foram protegidas contra a hepatite B no país.

As hepatites são doenças que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Estimativas apontam que 2,3 milhões de brasileiros são portadores das hepatites, sendo 800 mil do tipo B e 1,5 milhão do tipo C. Nem sempre a hepatite B apresenta sintomas. Quando aparecem, podem provocar cansaço, tontura ou ânsia de vômito. A pessoa pode levar anos para perceber que está doente. O diagnóstico e o tratamento precoce podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado, por exemplo. O teste, o tratamento e o acompanhamento das hepatites virais estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, mas também pode ser transmitida pelo contato com sangue e por materiais cortantes contaminados, como alicate de unha. Por isso, o Ministério da Saúde alerta que, além do uso da camisinha em todas as relações sexuais, não se deve compartilhar escova de dente, alicates de unha, lâminas de barbear ou depilar. É importante também sempre usar materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercing, serviços de saúde, acupuntura, procedimentos médicos, odontológicos e hemodiálise.


Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará

Del Paseo na segunda

Informamos o horário de funcionamento do Shopping Del Paseo no dia 21 de outubro, data em que se comemora o dia Dia do Comerciário. Conforme acordo firmado entre, os representantes do Sindicato dos Comerciários e o Sindilojas, a praça de alimentação e Game Station, tem seu funcionamento normal, das 10h às 22h. As lojas Americanas e as demais lojas estão fechadas durante o feriado. Os cinemas do Shopping funcionam a partir das 13h.


DATA
PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
GAME STATION
CINEMA
LOJAS AMERICANAS
LOJAS
21/10
Segunda
Normal
Das 10h às 22h
Normal
Das 10h às 22h
A partir das13h
Fechada
Fechadas


Dia do Médico


Sesc realiza 15ª edição do Festival de Violeiros


PF combate fraude na revalidação de diplomas no Ceará e mais 13 estados


Cid vai para Israel amanhã


Ciro, AondeÉ, Cid, José Albuquerque, Roberto Cláudio e Gaudêncio Lucena inauguram UPA do Conjunto Ceará


Em Sobral


Clarice Falcão hoje no Dragão


Vereadores recepcionam embaixador da Palestina


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Cinema do Dragão

O Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco completa o seu primeiro mês de programação regular. Continuam em cartaz os longas BOA SORTE, MEU AMOR (Daniel Aragão), filme pernambucano vencedor dos prêmios de Melhor Filme pelo Júri Jovem no 65˚ Festival de Locarno, na Suíça, e de Melhor Diretor e Som no 45˚ Festival de Brasília; e FRANCES HA (Noah Baumbach), filme que detém recorde de público em nossas salas desde sua estreia.

A quarta semana de programação revela ótimas surpresas: as estreias de TABU (Miguel Gomes), celebrado longa português que além de ter figurado nas principais listas de melhores filmes de 2012 (Cahiers du Cinema, Sight and Sound, entre outras publicações internacionais) ganhou o prêmio da Crítica (FIPRESCI) na 62ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim; e ESSE AMOR QUE NOS CONSOME (Allan Ribeiro), em diálogo direto com a programação da IX Bienal Internacional de Dança do Ceará, que será oficialmente aberta em Fortaleza nesta sexta-feira (18). O filme trata sobre fisicalidade e espiritualidade no ato de dançar, a partir do uso ficcional da rotina de Gatto Larsen e Rubens Barbot, companheiros de vida e líderes de um dosmais antigos grupos afro-brasileiros de dança contemporânea. Participou da mostra competitiva do 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Além disso, apresentamos também a especialíssima sessão de pré-estreia do filme BASTARDOS, novo e controverso trabalho da célebre cineasta francesa Claire Denis, exibido esse ano no 66º Festival de Cannes e no Festival do Rio. Claire Denis é um dos principais nomes do cinema francês contemporâneo. Premiada em diversos festivais importantes de cinema, a cineasta traz no currículo filmes como O INTRUSOMINHA TERRA ÁFRICA; CHOCOLATE e 35 DOSES DE RUM em sua rica filmografia.  

► FILMES

BASTARDOS (LES SALAUDS, FRANÇA, 2013) – Pré-estreia
Direção: Claire Denis // 83 min // 18 anos // Exibição em DCP 2K // Som 5.1
Distribuidora: Imovision
Sinopse: Marco Silvestri (Vincent Lindon) trabalha como capitão de um navio porta-contêineres. O marinheiro está em alto-mar quando é obrigado a voltar urgentemente para Paris. Ele recebe a notícia de que o marido de sua irmã Sandra (Chiara Mastroianni) cometeu suicídio. Suspeitando que o ato de seu cunhado foi motivado por alguma conspiração empresarial, Marco se aproxima da misteriosa Raphaelle, amante do poderoso empresário Edward Laporte. Porém, durante a investigação do caso, Marco descobre que sua irmã também escondeu alguns segredos.
Sala 02: 20h30 (dia 19/10).

TABU (PORTUGAL, 2012) – Estreia
Direção: Miguel Gomes // 118 min // 14 anos // Exibição em 35mm // Som 5.1
Distribuidora: Espaço Filmes
Sinopse: Uma idosa temperamental, a sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais partilham o andar num prédio em Lisboa. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer um episódio do seu passado: uma história de amor e crime passada numa África de filme de aventuras.
Sala 02: 16h – 20h (dia 18/10); 18h (dia 19/10); 18h (dia 20/10); 16h – 20h (dia 22/10); 18h20 (dia 23/10); 16h – 20h (dia 24/10).

ESSE AMOR QUE NOS CONSOME (BRASIL, 2013) – Estreia
Direção: Allan Ribeiro // 95 min // 16 anos // Exibição em DCP 2K // Som 5.1
Distribuidora: Vitrine Filmes
Sinopse: Gatto Larsen e Rubens Barbot são companheiros há mais de 40 anos. Eles acabam de se mudar para um casarão abandonado no centro da cidade, onde ensaiam com sua companhia de dança. O dia a dia dadupla envolve a criação artística e a crença nos orixás. Através da dança, eles marcam os territórios do Rio de Janeiro.
Sala 01: 18h30 (dia 18/10); 16h30 – 20h (dia 19/10); 16h30 – 20h30 (dia 20/10); 18h30 (dia 22/10); 16h – 20h (dia 23/10); 16h30 – 20h30 (dia 24/10).

BOA SORTE, MEU AMOR (BRASIL, 2013) – 2ª semana
Direção: Daniel Aragão // 95 minutos // 16 anos // Exibição em DCP 4K // Som 5.1 // Distribuidora: Cicatrix Filmes
Sinopse: Ao encontrar Maria (Christiana Ubach), uma estudante de música com alma de artista, Dirceu (Vinicius Zinn), que vem de uma família aristocrata do sertão nordestino, passa a sentir a urgência por mudanças em sua própria vida.
Sala 02: 18h20 (dia 18/10); 16h (dia 19/10); 16h – 20h10 (dia 20/10); 18h20 (dia 22/10); 16h30 – 20h30 (dia 23/10) e 18h20 (dia 24/10).

FRANCES HA (EUA/BRASIL, 2013) – 4ª Semana
Direção: Noah Baumbach // 86 minutos // 12 anos // Exibição em DCP 2K // Som 5.1 // Distribuidora: Vitrine Filmes
Sinopse: Frances (Greta Gerwig) divide um apartamento em Nova York com Sophie (Mickey Sumner), sua melhor amiga. Brincalhona e com ar de quem não deseja crescer, ela recusa o convite do namorado para que more com ele justamente para não deixar Sophie sozinha. Entretanto, a amiga não toma a mesma atitude quando surge a oportunidade de se mudar para um apartamento melhor localizado, mesmo que isto signifique que ela e Frances passem a morar em locais diferentes. A partir de então tem início a peregrinação de Frances em busca de um novo lugar que se adeque às suas finanças, já que ela é apenas aluna em uma companhia de dança à espera de uma chance de integrar o grupo de bailarinos que encenará o espetáculo de Natal. Mesmo diante das dificuldades, Frances tenta manter o alto astral diante os problemas que a vida adulta traz.
Sala 01: 16h30 – 20h30 (dia 18/10); 18h30 (dia 19/10); 18h30 (dia 20/10); 16h30 – 20h30 (dia 22/10); 18h (dia 23/10) e 18h30 (dia 24/10).

► SOBRE AS SALAS

As duas salas, recentemente inauguradas, foram totalmente reformadas, ampliadas e adaptadas para contemplar a acessibilidade a portadores de necessidades especiais, além contarem com equipamentos de ponta em som e projeção, novos carpetes, poltronas de couro e assentos especiais que oferecem aos seus frequentadores o máximo de conforto. O público também pode saborear, antes de cada sessão, os deliciosos cafés do espaço Café Santa Clara Orgânico.

Dotadas com o que há de mais moderno em equipamentos de som e projeção digital da marca Barco, uma das mais conceituadas no mercado de audiovisual, as salas contam com projetores digitais de dois tipos: o 2K, equipamento convencional, e o 4K, equipamento ainda pouco encontrado na cidade que oferece uma resolução de imagem quatro vezes superior aos televisores tradicionais. Com o objetivo de oferecer suporte para o maior número de mídias, uma das salas possui também o projetor de 35mm. Com os diferentes sistemas, é possível contemplar os formatos óptico e digital, incluindo DOREMI DCP (Digital Cinema Package). O novo sistema de som Dolby Digital reproduz filmes nos formatos mono, estéreo, 5.1 e 7.1.

Os ingressos para as sessões estarão à venda na Bilheteria do Cinema do Dragão-Fundação pelo valor de R$ 12,00 a inteira e R$ 6,00 a meia-entrada. Às terças-feiras, todos pagam meia. A bilheteria funcionará de terça a domingo, das 14 às 21h.  Também terão direito à meia da meia-entrada, no valor de R$ 3,00, estudantes da Escola Porto Iracema das Artes e da Escola de Artes Thomaz Pompeu Sobrinho, e alunos de audiovisual do Centro Cultural Bom Jardim, da UFC, UNIFOR e Vila das Artes, mediante apresentação de comprovante de matrícula.


Já está no ar o blog oficial do Cinema do Dragão- Fundação Joaquim Nabuco. Os frequentadores poderão acompanhar todas as novidades, ler críticas especializadas, fazer críticas e sugestões.

► CABINES DE IMPRENSA

As sessões especiais para a imprensa ocorrerão semanalmente. Entre em contato via e-mail (programacaocinema@dragaodomar.org.br) e participe da nossa lista.

 INFORMAÇÕES

Instagram e Twitter: @cinemadodragao // Facebook: Cinema do Dragão-Fundação
Programadores: Salomão Santana (85 - 9716.0399) // Pedro Azevedo (85 - 9711.3637)
Gerência de Cinemas e Teatro: Flavia Muluc (85 – 9805.4704)
Bilheteria: (85 - 3129.5899)

Seguidores

Arquivo do blog