sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Fala Ciro Gomes


"Não serei candidato a nada em 2014 e prevejo que a presidente Dilma Rousseff terá muitas dificuldades para se reeleger em primeiro turno". A declaração em tom de análise e informação para as eleições de 2014 é do hoje secretário cearense de Saúde, Ciro Gomes. Ex-ministro, ex-prefeito de Fortaleza, ex-governador do Ceará, ex-deputado federal e por duas vezes candidato à presidente do Brasil, Ciro Gomes concedeu entrevista para este blog, nesta sexta-feira (13), quando participava de uma confraternização da Assembleia Legislativa com a imprensa, em Fortaleza.
Calmo, mas duro em suas críticas a atual situação brasileira, Ciro sentado por mais de meia hora com o Blog foi enfático: "A Dilma que abra do olho. A eleição não será fácil, no que pese a Marina ser rasa e o Aécio não ter projetos". Eis a entrevista de Ciro Gomes:



  • O PPS se uniu ao PSB. O presidente do PPS, Roberto Freire criticou o senhor pela sua saída do PPS e ida para o PSB.
  • Ciro Gomes - Não estou a fim de comentar isso não. Mas essa do PPS apoiar o PSB é um acordo paroquial de Pernambuco. Eu cansei de avisar. E é uma coisa que antes de mais nada conspira contra o Ceará. Claramente.
  • A eleição de Dilma pode ser definida no primeiro turno?
  • CG - Não nenhuma chance. Essas pesquisas representam muito mais notoriedade do que predileção. A presidente Dilma enfrentará uma campanha dura, difícil. É um governo que tem grandes dificuldades. A economia não vai bem, mas a sorte da presidente Dilma é que ela vai enfrentar projetos pessoais. O Eduardo não será candidato. A candidata será a Marina. E ela não tem rigorosamente não tem nenhuma resposta para o Brasil. É rasa. Absolutamente epidérmica. Representa ai uma difuso moralidade. Representa um número difuso amor à natureza que não há a menor praticidade É porque ninguém duvida que o Fernando Henrique seja honesto ou desonesto. Todo mundo sabre que o Fernando Henrique é honesto. Que o Lula é honesto. Que a Dilma é honesta. O problema não é ai. O problema é a vulnerabilidade institucional do Brasil. É a corrupção. E mais do que isso é a impunidade que é o prêmio da corrupção. E que nós estamos ai celebrando meio exageradamente. Porque é não é o fim de impunidade. Infelizmente o mensalão é um espetáculo midiático. Embora acredito que o Supremo andou certo. Fez justiça. Mas a vulnerabilidade do Brasil à corrupção é muito mais complexa e grave do que essa conversa mole da Marina. Enfim. 
  • E o Aécio Neves?
  • CG - O Aécio não representa uma ideia sequer que eu conheça. Eu conheço. Ok, meu amigo, inclusive. Estou arriscado a incompreendido por ele e pela Marina, que são pessoas queridas minhas. A Marina foi uma colega no Ministério. Mas eu falo como brasileiro preocupado com o País. O Governo não está bem e a Oposição tudo que sabe fazer é esse discurso raso, superficial sem oferecer uma ideia sequer para a gente pelo menos considerá-la. É muito grave. Há tem corrupção. Ai a turma do PT diz que tem a corrupção do Metrô de São Paulo. Tem o Mensalão Mineiro. Tem...e o País fica nessa. Perplwxo com problemas gravíssimos de segurança pública. Não uma ideia em debate no País. Não há uma iniciativa do poder central brasileira nem na questão na presença do Ministério Público, nem do Judiciário nesse assunto. Nem efetividade no controle de fronteiras para enfrentamento do narcotráfico, contrabando de arama. Uma iniciativa sequer. Se não há iniciativa no Governo, na Oposição só há lambança. Isso o País não aguenta. A Dilma quando foi candidata, o Serra empurrou para cima dela um debate completamente falso, mistificador, fascista, sobre aborto. E O Brasil não aguenta isso. Não aguenta mesmo.
  • E o Serra ainda pode derrubar a candidatura Aécio?
  • CG - Há uma remota possibilidade que é dado que a Marina seja candidata, o Aécio vai para um remoto terceiro lugar. E como ele não tem o apetite, o pique de trabalho, nem sequer o amor à Pátria, que algumas outras pessoas tê; é possível remotamente, que ela abra mão para o Serra.
  • Quer a eleição está em aberto?
  • CG - Em síntese a sucessão brasileira está em aberto. A Dilma é favorita, menos por afirmação e mais pela negação. E população sabe que tem uma coisa muito errada, mas ela sabe também que esse grupo que está no poder é quem garantiu a evolução do Salário Mímimo, do Crédito, da Rede de Proteção Social. É um conjunto de iniciativas de políticas administrativas que abriu caminho para os jovens, para os negros e para os pobres entrarem na Universidade. E são coisas que não suficientes, estrategicamente para o Brasil, mas a população não quer ver substituída por alguém que negou isso no passado. 
  • A Refinaria Premium II ainda vem para o Ceará no mandato de Dilma?
  • CG - Tenho todas razões do mundo para acreditar na presidente Dilma, que renovou agora recentemente publicamente o compromisso, mas hoje eu tenho uma profunda desconfiança da atitude da Petrobras. Acho que se nós não lutarmos, nós cearenses todos, independente de grupo partidário e disso eu saúdo muito fortemente a iniciativa da Assembleia de mostrar para a população do Ceará, como de um todo, a importância estratégica desse empreendimento para o Ceará. A Refinaria vai duplicar a arrecadação de ICMS que quer dizer duplicar os recursos para segurança, para a educação, para saúde, duplicar os recursos para todas nossas grandes funcionalidades, fora o impacto estratégico da duplicação, praticamente,do PIB do Ceará. E eu acho que a Petrobras nesse momento está nos enrolando. A gente precisa fazer esta luta para que Brasília liberar, se não a gente não consegue este empreendimento.

Prêmio Delmiro Gouveia

O empresariado cearense estará reunido na próxima segunda-feira, 16 de dezembro, para conhecer os vencedores do Prêmio Delmiro Gouveia 2013, realizado pela Fundação Demócrito Rocha e Grupo de Comunicação O POVO. A festa será às 20h, no Lulas Plazzá.  
Pelo 13º ano consecutivo, o prêmio destaca o desempenho das empresas cearenses nos setores econômico e social, contando também com o destaque para micros e pequenas empresas, analisadas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE) e para os contabilistas envolvidos no processo de elaboração das peças enviadas ao prêmio, analisados pelo Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE).
O prêmio foi criado em 2001, resultado da parceria entre O POVO - então sob a presidência de Demócrito Dummar -, com a Bolsa de Valores Regional do Ceará (BVRg), que, na época tinha como presidente, o economista Raimundo Padilha e desde então é o coordenador da premiação.

A iniciativa é uma certificação da saúde financeira das empresas cearenses e destaca o desempenho nos setores econômico e social. O resultado é obtido a partir de critérios técnicos desenvolvidos por auditores do mercado.
Melhores empresas em desempenho econômico-financeiro; Melhores empresas em desempenho social; Maiores Empresas; Contabilistas homenageados e Destaque Sebrae são as categorias de premiação.

Para ser escolhida na categoria maior empresa, por exemplo, é preciso cumprir um conjunto de critérios, dentre eles ter o maior faturamento, quantidade de empregados e lucro. Já o “Destaque Sebrae” é escolhido a partir da análise de dados fornecidos pelo Sebrae Ceará. São consideradas informações como os investimentos na área social, quantidade de empregados e faturamento.

Com critérios técnicos desenvolvidos por auditores do mercado, o rigor na avaliação é o grande diferencial do prêmio que se firma no princípio da análise das performances administrativa e financeira das empresas.
Além, das premiações, a festa será abrilhantada com dois lançamentos do Grupo  O POVO: 2ª temporada do especial Grandes Empresas Cearenses e 3ª edição do Guia de Investimentos Nordeste.
Grandes Empresas Cearenses - A segunda temporada do especialGrandes Empresas Cearenses será lançado na festa. A estreia será na quinta-feira, 19 de dezembro, na TV O POVO.
A veiculação de cada um dos documentários, será sempre das 20h30min às 21 horas, obedecendo a seguinte sequência de datas:
19/12 - Quinta-feira - Agrícola Famosa
20/12 -  Sexta-feira - Hapvida
21/12 - Sábado - Casa dos Relojoeiros
22/12 - Domingo - Mercadinhos São Luiz  
Guia de Investimentos Nordeste 2013/2014 – a publicação trilingue (português, inglês e espanhol) traz os perfis dos nove  estados nordestinos. Editado pelas jornalistas Neila Fontenele e Helaine Oliveira, o material é composto por uma radiografia da economia com setores, números, dados, gráficos e mapas. A ideia é contribuir com o desenvolvimento da região, mostrando as oportunidades. Em 2010, o Guia de Investimentos daquele ano foi lançado em Lisboa.
SERVIÇO
13º Prêmio Delmiro Gouveia/ Grandes Empresas Cearenses / Guia de Investimentos Nordeste
www.premiodelmirogouveia.com.br
Quando: Segunda-feira, 16 de dezembro de 2013, às 20 horas
Onde: Lullas Plazzá (Av. Atilano de Moura,1 320, Água Fria)
Evento para convidados

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Votorantim Cimentos

A Votorantim Cimentos convida a imprensa para a audiência pública referente à obtenção da Licença Prévia para nova linha de produção em Sobral, a ser realizada nesta segunda-feira, 16/12, no Centro de Convenções Inácio Gomes Parente – Auditório Plutão em Sobral.
Com capacidade para produzir dois milhões de toneladas de cimento por ano, o projeto receberá um investimento de R$ 700 milhões e irá operar em 2016, abastecendo o mercado regional. A nova unidade irá gerar cerca de 1200 postos de trabalho durante a construção e 500 empregos, diretos e indiretos, quando entrar em operação. A fábrica será referência na indústria, empregando a melhor tecnologia de produção, segurança do trabalho e respeito ao meio ambiente.
Presente no negócio de materiais essenciais de construção (cimento, concreto, agregados e produtos complementares) desde 1936, a Votorantim Cimentos é, atualmente, uma das maiores empresas globais do setor e com capacidade produtiva de 52.2 milhões de toneladas/ano. No Brasil, mantém a liderança de mercado com 36% de participação e comercializa mais de 40 produtos. Também está presente em 14 países: Brasil, Canadá, Estados Unidos, Bolívia, Espanha, Índia, China, Turquia, Marrocos, Tunísia, Chile, Argentina, Uruguai e Peru.
Serviço: 
Audiência Pública – Sobral
Data: 16/12/2013 – segunda-feira
Horário: 14h
Local: Centro de Convenções Inácio Gomes Parente – Auditório Plutão
Endereço: Rua Visconde de Sabóia, 300. Bairro Junco – Sobral/CE

Energia Pecém

A Energia Pecém, em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), promove na próxima segunda-feira (16), a aula inaugural do Programa de Qualificação da Energia Pecém (Proquali), que tem o objetivo de capacitar 35 profissionais para atuarem como técnicos e operadores na área industrial da empresa. O evento será realizado às 18h, no auditório da instituição de ensino superior e contará com a participação de representantes da Energia Pecém e da Unifor.

O curso terá a duração de cinco meses, com aulas de segunda a sábado. Os alunos foram escolhidos por meio de processo seletivo e receberão uma bolsa no valor do salário mínimo (R$678), além de transporte e alimentação. Ao final do curso, eles receberão certificado de conclusão e serão inclusos no banco de empregos para futuras oportunidades na usina.

Saiba mais sobre a Energia Pecém
A Energia Pecém é a empresa responsável pela construção e operação da Usina Termelétrica Porto do Pecém I, executada por meio da parceria entre a EDP (50%) e a ENEVA (50%). Situada no município de São Gonçalo do Amarante, a 60 km de Fortaleza (CE), a termelétrica é movida a carvão mineral e composta por duas unidades, totalizando uma potência instalada de 720 Megawatts (MW) e uma energia anual assegurada de 5.500 gigawatts/ hora, suficiente para abastecer uma cidade com aproximadamente de 5,6 milhões de habitantes. A EDP
Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é uma holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). A ENEVA atua na geração e comercialização de energia elétrica e possui negócios complementares na exploração e produção de gás natural. A Companhia tem, atualmente, capacidade instalada bruta em operação de 2,3 GW e constrói mais de 580 MW adicionais, estando assim entre as maiores empresas privadas de geração de energia elétrica no Brasil. Mais informações sobre a Energia Pecém podem ser encontradas no site
 
www.energiapecem.com.br ou por meio do serviço de teleatendimento: 0800 - 275 1000.
  

Ventos

Neste final de semana, de 13 a 15 de dezembro, o céu e o mar de Canoa Quebrada, em Aracati, a 175 km de Fortaleza, vão ganhar novas cores com as disputas de windsurf, kitesurf e parapente do II Festival Internacional dos Ventos. As competições serão realizadas na sexta e no sábado, a partir das 10h, e no domingo o branco das velas de 100 jangadeiros da região vai quebrar a hegemonia do verde das águas de Canoa com uma belíssima regata para encerrar o evento.

O II Festival Internacional dos Ventos terá premiação total de R$ 22 mil, será válido para o Circuito Mundial de Windsurf Freestyle e dará os títulos de campeões brasileiros de Windsurf Freestyle 2013 para os melhores velejadores das categorias Masculino e Feminino. O Festival será válido também como a etapa final do Campeonato Cearense de Kitesurf Freestyle Open, nas categorias Masculino e Feminino.

Os fortes ventos em Canoa Quebrada prometem excelentes voos aos competidores do Campeonato de Parapente no Festival Internacional dos Ventos. Os atletas irão decolar da praia ao final da Rua da Broadway e sobrevoar as falésias até aterrissar na Praça Dragão do Mar. Além das competições, a programação inclui as famosas festas de Canoa Quebrada. De sexta a domingo, atletas e público poderão confraternizar ao som de bandas e DJs na Praça Dragão do Mar, com privilegiada vista para as falésias de Canoa Quebrada.

O Festival Internacional dos Ventos é uma realização da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS), com patrocínio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte, e apoio técnico da Associação de Kitesurf do Ceará (AKC) e da Associação de Esportes Radicais de Canoa Quebrada. O evento tem apoio da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada, Associação de Pousadas e Hotéis de Canoa Quebrada, Conselho Comunitário de Canoa Quebrada, Associação dos Bugueiros de Canoa Quebrada, Barraca do Da Lua e Prefeitura de Aracati.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL INTERNACIONAL DOS VENTOS
Praia de Canoa Quebrada – Aracati – Ceará

Dia 12 (quinta-feira)
07h – Partida do Ônibus de Camocim
09h – Partida do Ônibus de Jijoca de Jericoacoara
16h – Partida do Ônibus de Cumbuco
18h às 21h - Inscrições na sede da Associação Comunitária

Dia 13 (sexta-feira)
10h às 18h - Competições de Windsurf e Kitesurf – Barraca do Da Lua
13h às 18h - Competições de Parapente – Praça Dragão do Mar
18h às 22h – DJ/Show – Praça Dragão do Mar

Dia 14 (sábado)
10h às 18h - Competições de Windsurf e Kitesurf – Barraca do Da Lua
13h às 18h - Competições de Parapente – Praça Dragão do Mar
18h às 22h – DJ/Show – Praça Dragão do Mar

Dia 15 (domingo)
08h às 10h – Alinhamento das Jangadas – Barraca do Da Lua
10h – Largada Vela Pequena
12h30 – Largada Vela Grande
16h – Cerimônia de Premiação – Praça Dragão do Mar
18h às 20h – DJ/Show – Praça Dragão do Mar

* Programação sujeita a alterações de acordo com as condições dos ventos

Balanço 2008-2014

O Fortaleza Convention & Visitors Bureau, que tem à frente o empresário Colombo Cialdini, realiza já já um café da manhã de confraternização para parceiros e imprensa. Na ocasião, o presidente apresentará o resultado da gestão 2008/2014, com números do trabalho desenvolvido e mostrando os benefícios trazidos para o Ceará por meio dos eventos captados durante o período. O evento será realizado no Hotel Gran Marquise, às 8 horas. O estacionamento será cortesia do Scala Residence.
SERVIÇO
Café da manhã Fortaleza Convention & Visitors Bureau
Data: 12 de dezebro de 2013
Local: Hotel Gran Marquise
Hora: 8 horas
Estacionamento: Scala Residence

Harafah Horse Fest

O universo do hipismo cearense ganha evento especial neste fim de ano. O Harafah Horse Fest, realizado de hoje (12) a sábado (14), promovido pelo Centro Hípico Harafah, vai reunir música, gastronomia, arte, cultura, lazer, além de, claro, programação esportiva para alunos da hípica e convidados. O Harafah Horse Fest segue os moldes dos grandes eventos hípicos realizados na Europa e reproduzidos no Sul e Sudeste do Brasil. O Centro Hípico Harafah fica na Rua Itaboraí, 560, a 900 metros do principal estádio do Ceará, o Castelão.
O evento começa com clínica do renomado cavaleiro internacional César Almeida, que, além da medalha de ouro no Pan do Rio de Janeiro, medalha de bronze por equipe nos Jogos Pan-Americanos em Santo Domingo, em 2003, vencedor da seletiva para o Pan-Americano de 2007, foi diversas vezes campeão brasileiro de Senior Top. Durante os dias 12, 13 e 14, os alunos do Centro Hípico Harafah e convidados vão receber lições do cavaleiro, com treinamento intensivo dos cavalos. 
Amanhã, haverá programação especial para as crianças, no momento Harafah Horse Fest Kids, com jogos na pista coberta da Escola e salto obstáculos a pé, utilizando equipamento especialmente desenvolvido para não machucar os pequenos. As brincadeiras começam às 15 horas e vão até as 18 horas. 
No sábado, é a hora de conhecer quais cavaleiros se saíram melhor na clínica, com a prova Top Riders, realizada pelo segundo ano consecutivo em Fortaleza. Os cavaleiros e amazonas vão se enfrentar dentro de pista, em competição acirrada, acompanhados de perto por César Almeida, que estará dando todos as orientações aos alunos. A prova começa às 9 horas e terá competidores nas categorias 50cm, 70cm, 90cm, 1m e 1,15m (em homenagem ao pintor Vando Fiqueiredo)
O percurso será armado pelo cavaleiro César Almeida. Com estrutura ideal pra realização de competições, o Centro Hípico Harafah tem uma pista de hipismo com piso projetado, já reconhecida como uma das melhores do Brasil, com jogo de obstáculos nos padrões internacionais, sempre renovados, e utiliza os ganchos de segurança determinados pela Federação Equestre Internacional. 
Durante todo o sábado, haverá exposição de fotografias com temática de cavalos e também de quadros do artista plástico Vando Figueiredo, com momento para leilão de suas obras. Seguindo o clima de festa, uma feijoada estará sendo servida aos convidados. Tudo isso no agradável ambiente da hípica, que vai ser especialmente decorada para a ocasião. Com enorme área verde e totalmente arborizada, O Harafah terá o restaurante Café Padock funcionando durante todo o evento. 
Na noite de sábado, para fechar com chave de ouro o Harafah Horse Fest, haverá a festa Melhores de 2013, realizada às 19 horas no Buffet Full Time, em que será entregue a premiação do Ranking Harafah, assim como o certificado de participação dos alunos inscritos da clínica, recebido das mãos de César Almeida. Após a cerimônia de premiação, a confraternização continua, com música ao vivo.

Programação:
Hoje (12) e amanhã (13)
Clínica com o cavaleiro César Almeida. Turmas manhã (a partir das 9 horas) e tarde (14 horas). 
Amanhã haverá programação infantil na hípica, com brincadeiras, salto de obstáculo a pé e muita diversão, das 15 às 18 horas. 
Sábado (14)
9 horas - Abertura da pista para o reconhecimento da primeira prova
O evento terá como desenhador de percurso o cavaleiro César Almeira.
* Para o conforto dos visitantes, a hípica disponibilizou estacionamento com manobrista para o sábado (14). 

SERVIÇO:
Data: 12, 13 e 14 de dezembro de 2013. 
Local: Centro Hípico Harafah (Rua Itaborai, 560, Castelão)
Entrada franca

Assessoria de Imprensa - Capuchino Press

Concurso do BB


O Banco do Brasil (BB) abriu concurso para formação de cadastro de reserva nos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais (exceto para as cidades constantes do Anexo I do edital), Pará, São Paulo, Tocantins e o Distrito Federal. O cargo é de escriturário e a remuneração inicial é de R$ 2.043,36 para jornada de 30 horas semanais. Para participar, é preciso ter certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio e idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação.
A seleção, prevista para o dia 9 de fevereiro de 2014, será composta por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de conhecimento básico, que incluem Língua Portuguesa, Atualidades do mercado financeiro, Matemática e Raciocínio Lógico e conhecimentos específicos, que abrangem Informática, Atendimento, Técnicas de vendas, Cultura Organizacional e Conhecimentos Bancários. Há ainda a Prova Discursiva -Redação - de caráter eliminatório, e na segunda etapa, são realizados exames médicos e procedimentos admissionais, de caráter eliminatório.
Candidatos empossados terão possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros ou resultados, nos termos da legislação pertinente e acordo sindical vigente e possibilidade de participação em planos assistenciais e previdenciários complementares.
Os candidatos poderão realizar a inscrição por meio do site da Fundação Cesgranrio: www.cesgranrio.org.br, de hoje (12 de dezembro) a 7 de janeiro. A taxa é de R$ 40,00.

Radioweb

Destaques desta Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2013
Política
Temer confirma que será vice de Dilma em 2014
Economia
Petrobras está na lista das 20 maiores empresas de petróleo
Economia
Cadastro Positivo beneficia quem paga as conta em dia
Geral
Chuva forte coloca regiões do RJ em estado de calamidade
Geral
Miss Penitenciária premia beleza e promove cidadania em Minas
Comportamento
Jovens estão migrando de redes sociais abertas para fechadas
Comportamento
Na medida: evite atitudes e reações raivosas
Por Dentro do Esporte

Autoridades se reúnem para tratar da violência nos estádios

Exponatal 2013

Tudo pronto para a EXPONATAL 2013. O evento que traz para Fortaleza o Festival de Natal de hoje a domingo (15), na Praça Luiza Távora (Ceart), a partir das 18 horas, divulgou nesta quarta-feira a programação das atividades natalinas que serão apresentadas ao público com entrada franca.
“O objetivo é resgatar o verdadeiro sentido do Natal, que é celebrar o nascimento do Menino Jesus. Para os católicos, depois da Páscoa é a Solenidade mais importante pois se recorda a Encarnação do Verbo”, disse Tobias Cortez, um dos organizadores da EXPONATAL 2013.
Para a quinta-feira está programada início do Festival de Nata com celebração eucarística. Alunos de um Escola de Artes apresentarão recital, seguido de apresentação do Coral Feminino Porta Voz. A noite será encerrada com a participação do violinista Rodrigo Cardoso.
Em paralelo às atividades no palco central os participantes poderão conferir o Concurso de Presépios e adquirir presentes no Bazar Solidário que venderá peças de vestuário até 80% mais barato, em comparação ao preço praticado no mercado. Os valores arrecadados serão revertidos para as obras de promoção missionária da Comunidade Católica Shalom, realizadora do Festival.
SERVIÇO:
EXPONATAL 2013
De 12 a 15 de dezembro, a partir das 18h, na Praça Luiza Távora (Ceart –Avenida Santos Dumont, entre as ruas Mons. Bruno e Carlos Vasconcelos).
Mais informações: www.comshalom.org\exponatal

Festa da Aceji

A tradicional confraternização de Natal e Ano Novo da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji) será realizada neste sábado (14), a partir das 10 horas. Organizada pelo presidente da entidade, jornalista João Ferreira, e pelo diretor de Patrimônio, Raimundo Rodrigues Araújo e sua família, o encontro espera reunir um grande número de associados e convidados especiais.
A programação constará de coquetel, show musical e sorteio de muitos brindes entre os presentes. Para tanto, a campanha do presente está valendo. Quem puder pode levar seu presente para ser sorteado e alegrar, ainda mais, o ambiente.
Na oportunidade, o presidente João Ferreira agradecerá a colaboração de todos, ao longo de 2013 e desejará a todos um Feliz 2014. Portanto, associados e familiares estão convidados a prestigiar mais esse evento da sua Associação. Mais informações pelo fone 3231.5531/8540.9588. (João Ferreira).

Fujita Engenharia 20 anos

A Câmara Municipal de Fortaleza e a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará se reúnem em sessão solene para homenagear a Fujita Engenharia por relevantes serviços prestados ao setor da construção civil no Estado, em seus 20 anos de atuação. A homenagem será realizada na próxima terça-feira (17), a partir das 19 horas, durante sessão solene conjunta das duas casas legislativas, no plenário da Assembleia Legislativa do Ceará. A homenagem foi requerida pelo Deputado estadual Manuel Duca, na Assembleia Legislativa, e pelo vereador Evaldo Lima, na Câmara Municipal de Fortaleza. Instituída em 1993, a empresa foi formada em sociedade por dois jovens empreendedores da engenharia civil: os irmãos Liana e Carlos Fujita, que trouxeram novas ideias nas áreas de gestão e tecnologia para a indústria da construção civil. Hoje, além do Ceará, a empresa possui sua marca presente nos Estados de São Paulo, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão e Pará. Nesses 20 anos, a Fujita Engenharia construiu mais de 500 mil metros quadrados e conta atualmente com uma equipe de mais de 1.500 funcionários, entre colaboradores especialistas com uma larga experiência e um amplo conhecimento em seus campos de atuação.
Ao longo de sua história, a Fujita Engenharia contribuiu, por meio de suas obras, para a melhoria da infraestrutura do Estado, com a construção de hospitais, centros de cultura e arte, modernização de estádio, rodovias, portos, pontes, viadutos, obras de saneamento e habitações, entre outros. Para o Governo do Estado do Ceará assinou obras de saneamento básico em cinco municípios, a reforma e ampliação do Hospital Geral de Fortaleza e da Maternidade César Cals, a construção do Hospital Regional do Cariri (em Juazeiro do Norte), do Hospital e Maternidade do Sertão Central (em Quixeramobim), e a do maior empreendimento do Minha Casa Minha Vida do Nordeste, o Cidade Jardim, realizado em parceria com o Governo Federal, com recursos da Caixa Econômica Federal. Já para a Prefeitura Municipal de Fortaleza é possível encontrar, no currículo da construtora, significativas contribuições para a cidade de Fortaleza, entre elas a modernização do Estádio Presidente Vargas e a construção das unidades I, IV e V dos Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas).

Três CIE

A Prefeitura de Fortaleza dá um importante passo na preparação de uma nova geração olímpica. Por iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel) junto ao Ministério do Esporte, Fortaleza será contemplada com três Centros de Iniciação ao Esporte (CIE). Parque Dois Irmãos (Regional VI), Pici (Regional III) e Bairro de Fátima (Regional IV) vão ganhar ginásio poliesportivo e outras estruturas que podem receber até 13 modalidades olímpicas, sete paraolímpicas e uma não-olímpica. A construção dos equipamentos totaliza R$ 9 milhões.
O anúncio dos investimentos foi feito na última terça-feira (10/12), no Ministério do Esporte ,em Brasília, durante a solenidade de anúncio dos municípios beneficiados. O secretário executivo da Secel, Carlos Campelo esteve presente e recebeu das mãos do ministro do Esporte Aldo Rebelo, do secretário de alto rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, e do presidente da Embratur, Flavio Dino, o certificado de contemplação.
De acordo com Carlos Campelo, o fortalecimento dos esportes olímpicos e paraolímpicos em Fortaleza é uma das metas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. “Esperamos identificar talentos e formar atletas, tudo isso incentivando a prática do esporte em áreas mais carentes da capital cearense". 
Localizados em áreas de vulnerabilidade social, os centros serão construídos em parâmetros oficiais e deverão estimular a detecção de talentos e a formação de atletas nos municípios, além de poderem receber competições locais e regionais.
As instalações dos centros propiciarão a prática das seguintes modalidades olímpicas: Atletismo,Badminton, Basquetebol, Boxe, Esgrima, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Levantamento de Peso, Lutas, Taekwondô, Tênis de Mesa e Voleibol. As modalidades paraolímpicas são: Esgrima em Cadeira de Rodas, Goalball, Halterofilismo, Judô, Tênis de Mesa e Voleibol Sentado. E uma não olímpica, o Futebol de Salão. 
O processo de seleção para as cidades interessadas foi aberto em 4 de fevereiro, e o prazo de cadastramento encerrou-se em abril. O Ministério do Esporte recebeu as propostas e selecionou as que se enquadravam nos critérios estabelecidos. Os municípios puderam escolher entre três modelos de CIE, conforme o tamanho do terreno disponível.
Em Fortaleza, no Bairro de Fátima, Avenida Aguanambi, será construído o CIE Modelo I, um ginásio poliesportivo com arquibancada para 177 lugares, administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público. Já no Parque Dois Irmãos, na Rua B, será implantado o Modelo II, um Ginásio Poliesportivo com arquibancada para 177 lugares, administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público e quadra externa descoberta. O bairro Picí terá receberá o Modelo III na rua Francisco Rocha, um ginásio poliesportivo com arquibancada para 177 lugares, administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público e estruturas de atletismo. Os projetos de arquitetura e engenharia dos CIEs serão fornecidos pelo Ministério do Esporte. 
Além de Fortaleza, outras 12 cidades cearenses foram beneficiadas: Aquiraz, Canindé, Caucaia, Crateús, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Quixadá, Quixeramobim e Sobral.
 
Saiba mais
 
O Ministério do Esporte desenvolveu a concepção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no âmbito da  segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O Projeto é considerado um legado de infraestrutura esportiva dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro em 2016. O objetivo dos Centros de Iniciação ao Esporte é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. O projeto integra, num só espaço físico, atividades e a prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes. (Assessoria de Imprensa)

Momento de Negócios

O próximo MOMENTO DE NEGÓCIOS SINDIEVENTOS acontece amanhã, em parceria com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará – SIMEC, às 8 horas na FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará - Salão Aberto - Cobertura)- Avenida Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza, onde será servido o café da manhã.
Na ocasião, a Presidente do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins no Estado do Ceará - SINDIEVENTOS/CE abordará os seguintes temas: Eleições Sindicais e Sustentabilidade das Instituições através dos Eventos. Na sequência, os presentes poderão conferir a Palestra do Exmo. Vice-Governador, Domingos Aguiar Filho, “Turismo e Negócios no Ceará - Investimentos e Perspectivas”.
Apesar do evento ser gratuito, o Sindieventos solicita aos participantes a doação de bolos, refrigerantes, brinquedos (crianças de 1 a 3 anos), roupinhas, material de limpeza e similares para a realização da “festinha de Natal” da Creche Pequena Bia – ou se preferirem, também disponibilizará, durante o Café, a Caixinha do Coração para doações em dinheiro – qualquer valor.
Vale acrescentar que os participantes poderão contar com o Estacionamento na Av. Barão de Studart, em frente à FIEC, vizinho a Sorveteria do Juarez.
(Laércio Caporalini)

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Lei de Incentivo ao Esporte

A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) realizou na manhã de hoje, uma palestra para apresentar a Lei Nacional de Incentivo ao Esporte e a importância de seus desdobramentos nos Estados. Participaram do evento secretários municipais de várias cidades, além de atletas, técnicos e representantes de federações de diversas modalidades.

Gilvan Paiva, titular da Sesporte, destacou a necessidade de tornar o Esporte uma política de Estado. “Os gestores passarão, mas é imprescindível garantir políticas públicas que fiquem e que representem os interesses de quem efetivamente constrói o Esporte no Ceará, e esta lei certamente irá alavancar o seu desenvolvimento”. O gestor acrescentou ainda que debater a proposta nacional é uma forma de consolidar e criar instrumentos para criar a proposta estadual. “Esta será, sem dúvidas, uma ferramenta importante que criará condições e oportunidades para democratizar o acesso aos recursos necessários visando fomentar o Esporte no Ceará”, defendeu.

Ainda de acordo com Gilvan Paiva, a Sesporte já está formulando uma proposta de lei estadual de incentivo que deverá ser apresentada ao governador e à Assembleia Legislativa do Ceará. “Pedimos a colaboração de todos. Entendemos que a aprovação desta lei é tarefa não só da Secretaria, mas de todos nós que buscamos garantir avanços para o Esporte do Estado”.

O deputado federal Chico Lopes participou da abertura da palestra e destacou o progresso do Esporte em todo o pais. “Quando era criança, mal víamos espaços públicos para a prática de atividades esportivas. Com a criação de um ministério específico para a área, já constatamos muitas evoluções, mas ainda temos muito a avançar”, defendeu. A ex-atleta Shelda Bedê, atual secretária municipal de Esporte de Sobral, também destacou a importância da aprovação da lei estadual de incentivo ao Esporte. “Com esta lei, poderemos transformar o Ceará numa potência esportiva do país. Por mais de 20 anos respirei Esporte, que tornou-se a coisa mais importante da minha vida e sei que a lei poderá transformar a vida de milhares de pessoas. Isso não tem preço”.

Ferramenta de fortalecimento do Esporte

Paulo Vieira, diretor do departamento do incentivo e fomento ao Esporte do Ministério do Esporte, apresentou a lei Nacional de Incentivo. Aprovada em 2006 e regulamentada em 2007, ela representa a reivindicação de décadas de mecanismos que fortaleçam o Esporte e tem similaridade com a Lei Rouanet (Cultura). Até 2012, cerca de 900 milhões de reais foram investidos no Esporte por meio da Lei de Incentivo, beneficiando aproximadamente um milhão de pessoas. “Só em 2013, este valor circula em torno de 85 milhões de reais”, informou.

O longo desses 7 anos de vigência da lei, foram apresentados, em média, 1.600 projetos por ano. Segundo Paulo Vieira, cada entidade pode apresentar até seis propostas por ano. “Nossa dica é que as entidades se organizem e apresentem projetos que possam ser aprovados, com diversidade e em valores menores, com mais condições de viabilidade. Esta é uma forma de tentar garantir a aprovação de pelo menos um deles”, orientou. O representante do Ministério do Esporte salientou ainda uma maior atenção em relação aos documentos apresentados. “Muitas vezes, infelizmente, a gente esbarra na burocracia”.

Segundo Paulo Vieira, a adesão à Lei Nacional de Incentivo vive uma série histórica de crescimento. “E este crescimento tem relação direta com o PIB. Já garantimos muitos recursos que foram aplicados no Esporte mas sabemos que não é fácil captar”, avaliou.

O diretor do departamento do incentivo e fomento ao Esporte informou que a nova estratégia para conseguir maior adesão é focar na pessoa física. “Estamos visitando empresas, preparando material gráfico para informar às pessoas que podem ter papel destacado no apoio aos projetos voltados ao Esporte, aumentando assim nossa base de incentivadores”.

Em sua apresentação, Paulo mostrou como são distribuídos os recursos. “A região Sudeste fica com 80,7% enquanto o Nordeste garantiu apenas 1,4% dos investimentos. Reconhecemos esta concentração e avaliamos que este é um desafio que precisamos rever e equalizar”, defendeu.

Paulo Vieira demonstrou ainda um passo a passo de como elaborar projetos. Ele garantiu que em 2014 será discutida a prorrogação da lei além de seu aperfeiçoamento. O representante do Ministério do Esporte enalteceu a iniciativa da Sesporte e se disponibilizou a voltar para dar continuidade às discussões no Ceará. “Podemos pensar em novos formatos, como oficinas e meios para ajudar a elaborar projetos e criar mecanismos de auxiliar essas entidades. A Lei de Incentivo é nova e efetiva fonte de financiamento e fortalecimento do Esporte nacional”.

O secretário Gilvan Paiva agradeceu a colaboração do representante do Ministério do Esporte e reforçou a importância de se construir a lei estadual. “Ela garantirá mais acesso aos recursos, de forma profissionalizada e legal. Com ela, sairemos da condição de pedinte e atuaremos segundo a legislação. Precisamos reforçar esta ferramenta de política pública e unir esforços para sua aprovação”.

Ceará presente

Participaram do debate representantes dos municíoios de Caucaia, Groaíras, Várzea Alegre, Quixeramobim, Jaguaribe, Morada Nova, Capistrano, Cedro, Icó, Tururu, Aracati, Jaguaruana, Maracanaú, Barbalha, Pacoti, Fortim, Canindé, Acaraú, Itapajé, Tabuleiro do Norte, Aquiraz, Tianguá, Pindoretama, Tauá, Croatá, São Gonçalo do Amarante, Carnaubal, Tejuçuoca, Sobral, Santana do Acaraú, Russas, Itarema, Missão Velha, Ibiapina, Viçosa do Ceará, Crateús, Juguaretama, Barroquinha, General Sampaio, Pacajus, Quixadá, Iguatu e Fortaleza.

Osvaldo quer voltar à Seleção


Ao trocar umas ideias com o treinador Luiz Felipe Scolari, já na madrugada desta terça-feira (10), quando recebeu ao lado de Felipão, o troféu Flávio Ponte, como personalidade esportiva do ano, em Fortaleza, o atacante Osvaldo disse que vai mostrar para o técnico Muricy Ramalho que tem condições de se recuperar no São Paulo e novamente chegar à Seleção Brasileira. "Tenho todo interesse em permanecer no São Paulo e novamente chegar a Seleção Brasileira. Sei que deixei a desejar na temporada que está terminando. Primeiro por uma questão de contusão no quadril, outra por ter ficado  muito tempo no banco. Mas 2014 é uma nova era que espero novamente receber a confiança primeiro de Muricy para ser titular do São Paulo e depois de Felipão para ser convocado para a Copa do Mundo", afirmou o cearense que assim descartou uma transferência para o Exterior ou voltar a jogar no Ceará Sporting ou no Fortaleza Esporte Clube.
"Fiquei feliz quando os diretores do Ceará e do Fortaleza lembram de mim, mas tenho mais dois anos de contrato com o São Paulo e quero permanecer no clube para me destacar e chegar outra vez à Seleção Brasileira", afirmou Osvaldo que deve se apresentar no Morumbi, no início de janeiro para as disputas do Paulistão 2014.
Osvaldo começou a temporada 2014 brilhante chegando a ser chamado por duas vezes por Felipão para amistosos da Seleção Brasileira. Mas a contusão no quadril o afastou dos gramados e depois que voltou não recuperou mais a posição e está há mais de oito meses sem marcar um gol.

Azul é a cor mais quente

Depois de vencer a Palma de Ouro no Festival de Cannes e o diretor levar o prêmio Fipresci (The International Federation of Film Critics), AZUL É A COR MAIS QUENTE é aclamado e apontado pelos principais críticos como o Melhor Filme de 2013. O site New York Film Critics Circle, que reúne os principais críticos de jornais e revistas semanais, indicou a obra como Melhor Filme Estrangeiro do ano. Já na 39ª edição do LAFCA (Los Angeles Film Critics Association Awards), o filme também levou os prêmios de melhor filme estrangeiro e o de Melhor Atriz, para Adèle Exarchopoulos.
Adaptação da história em quadrinhos homônima, escrita e desenhada por Julie MarohAZUL É A COR MAIS QUENTE é considerada umas das melhores histórias de amor de todos os tempos. O filme foi presenteado com a interpretação visceral da jovem Adèle Exarchopoulos, de apenas 19 anos, que traz beleza e delicadeza aos conflitos pelos quais sua personagem passa ao descobrir sua primeira paixão.
Questionado sobre sua relação com o roteiro da produção, Kechiche admite ter passado por sua cabeça que Adèle, personagem de 15 anos que descobre o sentido de uma relação nos braços de outra garota, esteja para ele como Antoine Doinel está para François Truffaut. Para o diretor, Adèle é uma heroína por reunir a solidão e dor - sentimentos nem sempre dimensionados ou expressados da melhor forma e comuns a todos pelo menos uma vez na vida – com a capacidade de seguir em frente no momento em que a vida dá continuidade ao seu curso.
Sinopse
Aos 15 anos, Adèle não tem duvidas de que garotas saem com garotos. Sua vida muda para sempre ao conhecer Emma, uma jovem de cabelos azuis, que a permitirá conhecer novos desejos e se conhecer como mulher e adulta. Diante disso, Adele cresce, procura-se, perde-se, encontra-se...
Ficha Técnica
Título original: La Vie d’Adèle – chapitre 1 & 2
Elenco: Léa Seydoux, Adèle Exarchopoulos, Salim Kechiouche, Jérémie Laheurte, Catherine Salée.
Direção: Abdellatif Kechiche
Roteiro: Abdellatif Kechiche e Ghalia Lacroix
Produção: França
Fotografia: Sofian El Fani
Edição: Ghalia Lacroix, Albertine Lastera, Jean- Marie Lengelle e Camille Toubkis.
Gênero: Drama/Romance
País: França
Ano: 2013
COR
Tempo: 179 min.
Classificação: a verificar.

BR contra o sedentarismo infantil

Nesta terça, 10 de dezembro, será lançado no Rio de Janeiro o movimento internacional Designed to Move (Desenhado para o Movimento), capitaneado pela Nike. A Petrobras será uma das líderes do movimento no Brasil, que estuda as causas e principais problemas relacionados ao sedentarismo infantil e incentiva a prática de atividades físicas entre crianças.

O relatório do movimento aponta que as crianças brasileiras são as menos ativas da América Latina. E, se a tendência atual continuar, em 2030 os brasileiros serão 34% menos ativos do que eram em 2002 - o que acarretará uma redução na expectativa de vida que terá um custo para o país de US$ 11,8 bilhões por ano. O estudo mostra ainda que a inatividade física atingiu proporções epidêmicas e cresce a uma velocidade alarmante, o que representa uma séria ameaça à saúde, à felicidade e à prosperidade das pessoas, comunidades e nações.

A Petrobras é uma das 28 empresas e instituições brasileiras que se comprometeram a trabalhar para criar experiências positivas para as crianças em esportes e atividade física desde cedo e integrar a atividade física ao dia-a-dia. Além da Nike, também são parceiras do movimento o Ministério do Esporte, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Ministério da Saúde, e Banco Interamericano de Desenvolvimento, entre outras.

Como parceira do movimento, a Petrobras se compromete a incentivar a prática esportiva entre crianças brasileiras. A empresa patrocina desde 2010, por meio do Programa Petrobras Esporte & Cidadania, 51 projetos no segmento de esporte educacional, com destaque para os Centros de Referência Esportiva no Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Em novembro deste ano, a Petrobras lançou uma premiação para identificar, premiar e certificar experiências pedagógicas de esporte educacional. O Prêmio Petrobras de Esporte Educacional está com inscrições abertas até 5 de fevereiro no sitewww.petrobras.com.br/premioesporte.

De acordo com a coordenadora de Investimentos Sociais da Petrobras, Gabriela Peixinho, a parceria com o movimento reforça o compromisso da Petrobras com o desenvolvimento do esporte no Brasil. "Historicamente apoiamos projetos capazes de contribuir para a democratização do acesso de crianças e adolescentes ao esporte, e agora estamos unindo esforços aos diferentes setores da sociedade com o propósito de ampliar o acesso ao esporte, e reverter o quadro de epidemia de inatividade física", afirma Gabriela, que representará a companhia na cerimônia de lançamento do movimento.

Também estarão presentes no evento o coordenador das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, o CEO Global da Nike, Mark Parker, e o atleta paraolímpico brasileiro, Alan Fonteles.
Sobre o Movimento

O Designed to Move foi criado há dois anos pela Nike e 70 organizações internacionais para compreender as causas e principais problemas relacionados ao sedentarismo infantil e incentivar a prática de atividades físicas entre crianças. O relatório Designed to Move é assinado pelo American College of Sports Medicine (Organização Americana De Medicina Esportiva), o International Council os Sport Science And Physical Education (Conselho Internacional de Ciência Esportiva e Educação Física) e Nike. Os resultados do relatório podem ser conferidos na íntegra no site http://www.designedtomove.org/downloads/Designed_To_Move_Full_Report.pdf 
Serviço: Lançamento do Desenhado para o Movimento no Brasil
Local: Iate Clube
End.: Av. Pasteur, 333 - Urca, Rio de Janeiro
Data: Terça-feira, a partir de 18ho

PIB de 3,76%


Papo Benfica

Encontro aberto para a divulgação do conhecimento, por meio de aulas, palestras, exibição de filmes e shows, no qual o público, além de assistir, também pode interagir. Com essas propostas, o Shopping Benfica realiza o Projeto “Papo Benfica”. A edição de estréia será neste sábado (14) e irá abordar, com a presença de especialistas,  o lado didático da música no ensino de história e literatura. A participação é gratuita.

O primeiro convidado do Papo Benfica é o Grupo “Passando a Língua na Música”, que irá discorrer sobre “A seca: Implicações Socioeconômicas”. Composto por três professores: Helder Gondim (professor e músico), Sinval Farias (professor de Linguagens) e Leirton Carneiro (historiador), eles realizam “aula show”, com música ao vivo, sobre determinado tema. Por exemplo, no sábado do “Papo Benfica”, serão reproduzidas músicas com a temática seca. A partir do estudo das letras das músicas apresentadas, será feita análise do contexto social, histórico e literário da época em que a composição foi feita. E mais: será possível  perceber como esses dados afetam a vida contemporânea e interferem nos campos sociais e econômicos do Ceará e do Brasil.
O grupo “Passando a Língua na Canção” completa 4 anos de intensa atividade e ótima aceitabilidade entre jovens e adultos.  Os integrantes do Grupo fazem apresentação interdisciplinar que discute importantes temas da história e da contemporaneidade, assim como fatos marcantes do estado do Ceará, da Região Nordeste, do Brasil e do Mundo, sempre  relacionando artes e ciências para a abordagem dos temas.

O projeto “Papo Benfica” será realizado mensalmente, sempre no segundo sábado. O evento é uma promoção do Shopping Benfica em parceria com o professor e produtor cultural Freire Neto.

EVENTO:
Papo Benfica discute “A seca: Implicações Socioeconômicas” por meio de análises históricas e literárias de músicas, com Grupo “Passando a Língua na Música”.

Dia 14/12/2013, às 10h, nos Cinemas Benfica
Local: Shopping Benfica.
Participação gratuita.
Mais informações: 3243-1000.


Sobral


Fala Mauro Carmélio

Eis a entrevista que o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF) concedeu a este blog na madrugada de hoje:

  • Como estão os preparativos da FCF para a Copa 2014:
  • Mauro Carmélio - A parte esportiva tudo tranquilo. Tivemos a reunião final na Costa do Sauipe com toda parte técnica da Fifa. O papel da Federação na Copa é de auxiliar a Fifa no trabalho de campo, de vestiários, de estádio, por conta de conhecer já o trabalho. Como colocar o coordenador dos gandulas, que vai ser patrocinado por uma empresa de refrigerantes. Coordenador da arbitragem de fora. É o trabalho das bolas. E a parte da organização, de segurança dentro do campo, da imprensa. Este é o trabalho da Federação. Isso está tranquilo pois desde a experiência que nós já temos, pois nunca houve problema no campo no futebol cearense de muito tempo para cá. Tenho certeza que vamos dar tranquilidade neste sentido. E vamos esperar a bola rolar na Copa.
  • E como está a questão dos estádios para o Cearensão 2014?
  • MC - A Arena Castelão fecha e o PV também e nós vamos dar uma balançada para jogar em Horizonte, inclusive uma novidade o Horizonte está regularizando o seu estádio. Hoje apresentou o laudo de vigilância sanitária e o laudo dos Bombeiros. Já já o estádio de Horizonte está pronto, faltando somente o laudo da Polícia. Vamos utilizar o Alcides Santos, que já tem o laudo normal e vai estar a disposição no Campeonato todo. E vamos atrás de outros municípios como o de Maranguape. Conversei com o prefeito Átila Câmara e ele nos garantiu já já o estádio de Maranguape estará pronto. Maranguape apesar de não ter clube na Primeira Divisão tem condições de ceder para muitos jogos. O Moraizão está passando por uma reforma e graças a Deus ela acontece, porque fazia tempo que acontecia uma reforma naquele estádio. Com isso vamos utilizar o Moraizão na Primeira Divisão e também na Segunda Divisão, pois tem muitos clubes da Série B que não possui estádios e nós teremos este período da Copa do Mundo sem poder utilizar o PV e a Arena Castelão.
  • E os demais estádios?
  • MC - Estão tentando laudos, mas até agora não conseguiram de maneira alguma. Cobramos o secretário Domingos Neto o uso do estádio municipal Antony Costa, em Antônio Bezerra. Mas ainda não recebemos uma resposta. E assim o Tiradentes terá que utilizar o Pici ou o Moraizão.
  • O Cearensão começa realmente dia cinco de janeiro de 2014?
  • MC- Havia uma especulação por parte do Sindicato dos Atletas, do Marcos Gaúcho, do trabalho que ele estava fazendo na Procuradoria. Eu já avisei a ele que agora não dá mais tempo. Eu concordo, porque a fórmula que foi liberado pelos clubes é muito pesada, é muito cansativa. Vai ter muitos jogos sequenciado. Muitos jogos em cima do trabalho, mas não podemos mudar por conta do Estatuto do Torcedor, que é uma Lei Federal, que dá um intervalo de 60 dias. Se suspendermos agora em dezembro só podemos começar em vinte de fevereiro. Vamos perder um tempo muito grande, além do que não seria dez de fevereiro, porque dia cinco iria novamente se reunir o Conselho Técnico, Conselho Arbitral, decidir nova fórmula. Nós não podemos. Futebol cearense está com as datas fechadas por conta da Copa do Mundo como também em função do Campeonato Nacional e ainda não podemos fazer isso. Já teve tempo de fazer isso. Agora não dá mais não.

Democracia tricolor

Há exatamente uma semana, na última segunda-feira (2), conselheiros e sócios-proprietários participaram de Assembleia Geral Extraordinária, no Pici, para a votação do novo estatuto social do Fortaleza Esporte Clube. Com a presença de 65 tricolores, foram 49 votos a favor (75%) e 16 contra (25%). Aprovado, resta, portanto, apenas o registro em cartório para que o documento passe a ter validade legal e vigore, conforme estabelece o último artigo - que diz, erroneamente, que a aprovação ocorreu em uma Assembleia Geral em 2012, já que esta foi realizada no dia 2 de dezembro de 2013:

"Art. 122. O presente estatuto, elaborado de conformidade com o Código Civil, Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, especialmente os Arts. 44, 53 a 61 e 2031, com as alterações da Lei n° 11.127, de 28 de junho de 2005, do Art. 46-A da Lei 9.615, de 24 de março de 1998 com as alterações legais posteriores e da legislação restante que rege o desporto nacional, foi aprovado pela Assembleia Geral de 2012 e assinado pelos Associados Proprietários presentes e constantes da respectiva ata, e entrará em vigor na data de seu registro e averbação em cartório, revogadas as disposições estatutárias anteriores em contrário."

O novo estatuto social provocará mudanças - imediatas e futuras - internas no Fortaleza Esporte Clube, sobretudo na área administrativa - com a criação de um novo poder (Conselho de Ética e Disciplina) e novos cargos nos Conselhos Deliberativo e Fiscal e na Diretoria Executiva, por exemplo. O movimento Democracia Fortaleza reitera que considera esta reforma estatutária falha, uma vez que o documento tem erros jurídicos e gramaticais, por exemplo, mas acredita, também, que se trata de um (pequeno) avanço para o clube, que se tornará mais democrático e participativo em razão de algumas mudanças previstas no novo estatuto.

Após uma semana da aprovação em Assembleia Geral, o movimento Democracia Fortaleza crê que as medidas necessárias para o registro em cartório do novo estatuto social estão sendo tomadas e aguarda uma manifestação pública da atual gestão do Fortaleza Esporte Clube acerca desta importante mudança para o clube.

Movimento Democracia Fortaleza


Informações à imprensa:
Afonso Ribeiro: (85) 9910.5775 / 8812.9840
Neusa Pires: (85) 9771.9258 / 8705.2838
Assessoria de imprensa do movimento Democracia Fortaleza
Site oficial: democraciafortaleza.com.br
Facebook: www.facebook.com/democraciafortaleza
Twitter: www.twitter.com/DemocraciaFEC

Seguidores

Arquivo do blog