Pular para o conteúdo principal

A Revolução do Ensino

"Este artigo começa com três histórias de sucesso e superação. A primeira tem como protagonista Ivaneide Cosmo dos Santos, que chegou aos 30 anos desempregada e com dificuldade para ler e escrever. Depois de um ano e meio sem trabalho, arriscou e se matriculou no programa gratuito de alfabetização e suplência mantido há 15 anos pelo CIEE, sem desconfiar que aquele seria o primeiro passo para uma nova vida. Numa das aulas, a instrutora propôs atividades com materiais recicláveis. Meio contrariada, Ivaneide montou uma peça com palitos de sorvete. Foi o que bastou para tomar gosto pelo artesanato, estimulá-la a fazer outros cursos e montar um quiosque onde vende suas criações para a clientela de um grande shopping center da capital paulista.
A segunda história conta a trajetória de Erismário de Jesus Cardoso que, até se casar aos 17 anos e começar a procurar emprego, achava que estudar não era importante. Ele trabalhava como carroceiro quando conheceu o programa do CIEE e, “do que era, já melhorou 90%”, segundo diz. Até planeja cursar faculdade. Um sonho impossível? Ao contrário, bem possível para quem encara o estudo como um valor fundamental para conquistar uma vida melhor. É o caso de Samuel Martins, que entrou no programa aos 40 anos, cursou um ano de suplência, passou no vestibular para faculdade de educação física e, aos 43 anos, antes de conquistar o diploma, já pensava em fazer especialização em gestão esportiva.
Objeto de reportagem na edição 107 da revista institucional Agitação, essas são apenas três das muitas histórias de vida que o CIEE registra no histórico dessa e de outras iniciativas de assistência social que desenvolve. Com um único objetivo: promover a inserção profissional de pessoas carentes e proporcionar o acesso a níveis mais avançados de escolaridade – hoje fator indispensável para quem almeja atingir, com a autonomia resultante da capacitação para o trabalho, condições mais dignas e justas de vida, para si e sua família. Sensibilizado pelos números vergonhosos do analfabetismo no Brasil, o CIEE mantém-se fiel à sua natureza jurídica de entidade filantrópica de assistência social, já tendo beneficiado mais de 52 mil adultos e jovens acima de 15 anos, somente em seus cursos de alfabetização e suplência. Recebendo com total gratuidade material didático, uniforme, lanche e vale-transporte, os beneficiários ganham a oportunidade de concluir o ensino fundamental (da 1ª à 9ª série) e médio (da 1ª à 3ª série) em cinco anos. No final, com o certificado de conclusão de curso reconhecido pelo Ministério da Educação, estão prontos e preparados para vencer novos desafios.
As aulas são ministradas por instrutores-estagiários dos cursos de magistério, pedagogia, letras e outros afins, sob a supervisão de pedagogos do CIEE, em 120 salas distribuídas por 13 cidades. Com isso, une três vertentes de sua vocação: a) propicia experiência prática a universitários; b) atrai organizações para parcerias que potencializam os efeitos de suas ações sociais filantrópicas (hoje são quase 30); c) promove o desenvolvimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. 
A Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicílio (PNAD) de 2012 contabiliza 13,2 milhões de analfabetos puros, ou seja, 8,7% dos brasileiros com 15 anos ou mais não sabem ler nem escrever. Mas, o problema ganha contornos bem mais sombrios quando se pensa nos analfabetos funcionais. São aqueles que passaram pela escola sem aprender a ler, a escrever ou a fazer simples contas, sendo incapazes de entender plenamente um manual de funcionamento de uma máquina moderna ou uma ordem transmitida por escrito no local de trabalho. De acordo com recente relatório da Unesco, estão nessa situação mais de 65% dos brasileiros de 15 a 64 anos. Resumindo: apenas um entre quatro brasileiros tem habilidades para continuar aprendendo. Isso numa era em que o aprendizado contínuo é requisito indispensável para o progresso profissional...
Essa realidade é perturbadora. Mas, a projeção do cenário educacional para o futuro bem próximo indica que, se não ocorrer a urgente (sempre falada, mas nunca concretizada) revolução do ensino, a tendência é continuar condenando dois terços da população adulta ao analfabetismo funcional. Ou alguém duvida que esse será o destino de boa parte dos 43% dos estudantes, entre 17 e 18 anos, que abandonam a escola, num processo ligado à má qualidade do ensino, ao descolamento dos currículos da realidade atual ou à necessidade de começar a trabalhar mais cedo? 
*Ruy Martins Altenfelder Silva é presidente do Conselho de Administração do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e da Academia Paulista de Letras Jurídicas (APLJ)".

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".