Pular para o conteúdo principal

50 anos de 1964 na CMFor

Em uma noite marcada pela emoção do encontro de personagens da história e do presente do Ceará e do Brasil, o deputado federal Chico Lopes (PCdoB) foi homenageado, na Câmara Municipal de Fortaleza, em sessão solene pelos 50 anos de resistência ao golpe militar de 1964. Chico Lopes foi um dos homenageados da sessão especial, em que grandes nomes da resistência ao regime militar em nosso Estado foram reunidos, sob muitos aplausos. Com direito a uma contagiante apresentação, feita pelo vereador Evaldo Lima (PCdoB), autor do requerimento da sessão solene, passando em revista os principais episódios históricos desde a eclosão do golpe até o fim da ditadura e a redemocratização do Brasil.
“Este é um momento muito importante, em que temos a oportunidade de reencontrar tanta gente que deu sua contribuição com grande sacrifício pessoal, que teve coragem de lutar contra a ditadura, contra a tortura, contra o regime de exceção, para trazer o Brasil de volta pra democracia”, destacou Chico Lopes, apresentado pelo vereador Evaldo Lima como “orgulho da luta do povo cearense”.
“Nos 50 anos do golpe, é muito importante um momento assim, para que as pessoas mais jovens possam conhecer melhor essa história, saber do que se passou no nosso País e entender por que essas lutas continuam hoje, por mais justiça social, mais igualdade, mais distribuição de renda, uma vida melhor pro povo”, acrescentou Lopes.
O vereador Evaldo Lima destacou os efeitos nocivos da ditadura em variadores setores, da economia (com o arrocho salarial, o favorecimento ao imperialismo e ao grande capital estrangeiro, a falência de empresas nacionais)à cultura e à comunicação, com a censura à imprensa e à produção artística. De Geraldo Vandré com “Pra não dizer que não falei de flores” a Elis Regina com “O bêbado e a equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc, canções ajudaram a recontar a história dos que caminharam na vida pelo fim do regime de arbítrio, em que a tortura e o assassinato foram institucionalizados como políticas de Estado.
Homenageados
Outro momento emocionante da sessão solene foi a entrega de placas aos homenageados, pelos 50 anos de resistência ao golpe. Abel Rodrigues, secretário estadual de Organização do PCdoB, recebeu sua placa das mãos de Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, presidente de honra do Comitê Estadual do partido. “Ao povo brasileiro, que conquistou a democracia!”, dedicou Abel Rodrigues a homenagem recebida.
Vice-presidente do Comitê Estadual do PCdoB, o advogado Benedito Bizerril recebeu sua homenagem do assessor de planejamento da Secretaria de Cultura de Fortaleza e secretário estadual de Comunicação do PCdoB, Inácio Carvalho. Já o deputado federal Chico Lopes recebeu a placa das mãos de seu colega de partido e de bancada João Ananias.
O secretário de Esporte do Governo do Estado, Gilva Paiva, entregou a homenagem ao cineasta escritor e produtor cultural Francis Vale, enquanto a professora da UFC Helena Serra Azul Monteiro recebeu sua placa das mãos de seu filho, Manuel Monteiro. Ambos lembraram Chico Monteiro, o Chico Passeata.
Inocêncio Rodrigues Uchoa recebeu a placa entregue por seu filho, Marcelo Uchoa, enquanto Nadja Raposo, filha do militante Manuel Raposo, recebeu da livreira e produtora cultural Mileide Flores a homenagem prestada in memoriam. O senador Inácio Arruda (PCdoB) entregou a placa de homenagem à militante e educadora biocêntrica Ruth Cavalcante.
Os irmãos Mário e Pedro Albuquerque também foram homenageados, sendo Mário representado por sua mãe, Maria de Lurdes Miranda Albuquerque, que recebeu a placa das mãos do professor Mário Araújo. Já a filha de Pedro Albuquerque, Isabele, entregou ao pai a homenagem.
O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) fez a entrega da placa dedicada a Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, enquanto Benedito Bizerril e Inocêncio Uchoa entregaram a placa distintiva a Tarcísio Leitão, que teve seu mandato de vereador de Fortaleza interrompido arbitrariamente, devido ao golpe de 1964. Tarcísio Leitão recebeu as homenagens in memoriam dedicadas a José Ferreira Alencar, José Ferreira Lima e Luciano Barreira.
Escolhido para falar em nome de todos os homenageados, Tarcísio Leitão destacou as lutas dos trabalhadores, ontem e hoje. “A maior crise do sistema capitalista chegou pra ficar. A classe operária foi vencida pela revolução tecnológica”, apontou, frisando a necessidade de continuidade da luta e o papel do PCdoB, “o maior partido comunista da América do Sul”.
Representatividade
A sessão solene também contou com representantes da União Nacional dos Estudantes (Germana Amaral), União da Juventude Socialista (Rudiney de Souza), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Edvar Neto), Cebrapaz (Teresinha Braga) e União Brasileira de Mulheres (Bárbara Cipriano). Ao final da solenidade, muitos abraços, encontros e um lema destacado por todos: “Ditadura nunca mais”.
Assessoria de Imprensa do deputado federal Chico Lopes - Dalwton Moura.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.