Pular para o conteúdo principal

Plano de Cultura para Infância

De 28 a 30 de março gestores e articuladores de políticas públicas para a infância se encontram em Fortaleza. Em pauta, a discussão para a elaboração do PLANO ESTADUAL DE CULTURA PARA A INFÂNCIA. Com isso, o Ceará poderá ser o primeiro Estado a ter um plano de cultura com este foco.
O Plano de Cultura para a Infância do Ceará foi motivado a partir da mobilização nacional feita pelo GT Nacional Cultura Infância, por meio do qual foi elaborado o documento “Uma Política Pública para a Cultura da Infância”, dentro das suas propostas, se destacam a criação do Centro de Referência Nacional Cultura Infância e a previsão de 20% dos recursos do Ministério da Cultura – MinC para a infância.
Dessa forma, articuladores de políticas públicas para a Infância no Ceará se mobilizam junto à Secretaria de Cultura do Ceará – Secult, para que o Ceará seja o primeiro estado nordestino com o Plano Estadual de Cultura para a Infância elaborado para os próximos 10 anos, criando um instrumento democrático para nossos futuros gestores estaduais desenvolverem suas políticas culturais para as crianças cearenses.
A infância dificilmente se destaca entre as pautas das políticas culturais em todo o país. Essa displicência soma-se à instabilidade da gestão pública. Como resultado, o acesso à cultura passa a ser mais um direito violado à criança brasileira, ao lado da saúde, da educação, da moradia, entre outros. Fica evidente que essa situação precisa ser revertida o quanto antes.
O GT para criação do PLANO ESTADUAL DE CULTURA PARA A INFÂNCIA DO CEARÁterá mesa de abertura no dia 28 de março (sexta-feira) às 19 horas no auditório da Escola Porto Iracema das Artes, com a participação de Américo Córdula, Secretário de Políticas Culturais do MinC, Paulo Mamede, secretário de Cultura do Ceará, Magela Lima, secretário de Cultura de Fortaleza, e Karen Acioly (foto), representante do GT Nacional Cultura Infância.
Após a mesa de abertura, Emídio Sanderson, diretor do TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará, profere palestra com o tema “Plano de Cultura para Infância do Ceará: diagnóstico e desafios”.
Serão mobilizados cerca 50 participantes, entre representantes da sociedade civil e de órgãos públicos, que serão divididos em quatro GTs no dia 29 (manhã e tarde). No dia 30 pela manhã acontecerá a Assembleia Geral. O evento e voltado para convidados da sociedade civil e gestores públicos.
Este encontro é uma realização do TIC - Festival de Teatro Infantil do Ceará e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará - Secult, promoção da Seara de Cultura e Desenvolvimento, produção Invento Produções Culturais, apoio Escola Porto Iracema das Artes, Portos do Conhecimento e Instituto Dragão do Mar. Agradecimentos à COELCE – Companhia Energética do Ceará.
POR QUE A CRIAÇÃO DO PLANO
No Ceará, a desatenção pública com a cultura para a infância reproduz o contexto nacional. Assim como em muitos estados, a sociedade civil cobre essa ausência dos governos por meio de projetos culturais com transversalidades junto à educação e à cidadania. Todavia, a quantidade dessas iniciativas é insuficiente para reverter os dramáticos indicadores sociais cearenses.
Pensando nisso, o TIC e a Secult, almejam elaborar o Plano de Cultura para a Infância do Ceará. O objetivo é levantar, por meio de uma escuta pública, as reais necessidades para a construção de um cenário cultural efetivo para as crianças cearenses, mobilizando diferentes atores sociais e culturais.
O Plano de Cultura para a Infância do Ceará é uma mobilização social dedicada às novas gerações. O intuito é institucionalizar uma política cultural na qual a criança é posta num novo patamar, reconhecendo-a como um indivíduo detentor de direitos essenciais para o seu desenvolvimento e, consequentemente, para o desenvolvimento do futuro do estado.
OS QUATRO GTS
• Cidadania e Diversidade Cultural
Mediadora: Ana Márcia Diógenes (CE) – Relator: Flávio Paiva (CE); 
• Patrimônio Cultural
Mediadora: Juliana Marinho (CE) – Relatora: Márcia Sampaio (CE); 
• Educação e Cultura
Mediadora: Cláudia Pires (CE) – Relatora: Tereza Tavares (CE); 
• Linguagens Artísticas
Mediadora: Karen Acioly (RJ) – Relatora: Paula Yemanjá (CE).
Cada partícipe receberá um diagnóstico do Plano Nacional de Cultura - PNC e do Plano Estadual de Cultura com as propostas relacionadas à Meta 47 do PNC, além do documento elaborado pelo GT Nacional Cultura Infância, a fim de fundamentar as proposições.

PROGRAMAÇÃO
DIA 28/03 (sexta)
19h – Mesa de Abertura com:
Américo Córdula - Secretário de Políticas Culturais do MinC
Paulo Mamede - Secretário de Cultura do Ceará 
Magela Lima - Secretário de Cultura de Fortaleza
Karen Acioly - representante do GT Nacional Cultura Infância.
20h30 – Palestra “Plano de Cultura para Infância do Ceará: diagnóstico e desafios” com Emídio Sanderson, diretor do TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará
21h – Coquetel de abertura com Reisado do Mestre Zé Pio
DIA 29/03 (sábado)
9h às 12h e 14h às 18h – Reunião dos Eixos Temáticos:
• Cidadania e Diversidade Cultural
Mediadora: Ana Márcia Diógenes (CE) – Relator: Flávio Paiva (CE); 
• Patrimônio Cultural
Mediadora: Juliana Marinho (CE) – Relatora: Márcia Sampaio (CE); 
• Educação e Cultura
Mediadora: Cláudia Pires (CE) – Relatora: Tereza Tavares (CE); 
• Linguagens Artísticas
Mediadora: Karen Acioly (RJ) – Relatora: Paula Yemanjá (CE).
DIA 30/03 (domingo)
9h – Café da manhã
9h30 às 12h – Assembleia Geral
SERVIÇO
GT para criação do PLANO ESTADUAL DE CULTURA PARA A INFÂNCIA DO CEARÁ - De 28 a 30 de março em Fortaleza. Abertura no dia 28 (sexta-feira) às 19 horas na Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema). Informações:fest.teatroinfantil@gmail.com – (85)3048-6077. Evento voltado para convidados da sociedade civil e gestores públicos.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.