Pular para o conteúdo principal

XX Congresso Brasileiro de Arquitetos





Após o feriado da Semana Santa, de 22 a 25 de abril, acontece o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos (XX CBA), no Centro de Eventos do Ceará. O principal evento da arquitetura e urbanismo do Brasil propõe discutir os desafios e possibilidades no exercício da profissão, com realização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Dialogando com o tema “Identidade e diversidade profissional”, o XX CBA homenageará o arquiteto carioca Oscar Niemeyer. O público esperado é de aproximadamente dois mil congressistas de todo o País.
Entre as atividades que compõem a programação, haverá palestras, minicursos, exposições, feira de produtos e serviços, atração cultural e lançamentos de livros. Diariamente, seis grupos temáticos contemplarão as palestras, além de cerca de cinco temas livres e palestras magnas. Tudo isso acontecerá simultaneamente em seis salões do Centro de Eventos do Ceará.
Paralelamente ao XX CBA, ocorrerão encontros de entidades representativas da categoria, como a I Conferência do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). Também se reúnem o Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP) e a Federação Nacional de Arquitetos (FNA), além de todas as delegações do IAB.
A pauta do XX CBA contempla, em especial, os conceitos explorados pelas atuais demandas urbanas, reivindicadas pelas mobilizações populares em redor do mundo. O Congresso abordará ainda aspectos da formação e da prática profissional, relativas ao mercado de trabalho e aos instrumentos que possam trazer mais eficácia ao desempenho da profissão.
A solenidade de abertura será às 19 horas da terça-feira (22), no Salão Icapuí, localizado na ala leste do Centro de Eventos do Ceará. A mesa será composta por autoridades das entidades representativas e líderes do governo. Em seguida, haverá Palestra Magna com o presidente nacional do IAB, Sérgio Magalhães. O momento será aberto ao público.
“A expectativa é que haja uma grande interação entre arquitetos, estudantes, organizações e lideranças da sociedade. Será um momento histórico e produtivo em troca de experiências e em formulação de estratégias políticas e institucionais para a arquitetura brasileira”, fala Odilo Almeida, presidente da Comissão Organizadora do XX CBA.
Quem virá - Entre os conferencistas, haverá mais de 80 figuras destacadas do Brasil e do exterior. As Palestras Magnas receberão o arquiteto português Gonçalo Byrne, o chileno Germán del Sol, o arquiteto paulista Marcos Acayaba e o presidente do IAB, Sérgio Magalhães. 
Já nos grupos temáticos, serão seis eixos com palestras envolvendo assuntos específicos, a exemplo de mobilidade, espaço urbano, habitação, ética, diversidade de atuação, patrimônio cultural, projeto, dentre outros temas livres. Essas palestras contarão com figuras da arquitetura e do urbanismo que trazem experiências consolidadas e inovadoras em suas atuações pelo globo.
Destaque para Angelo Bucci (SP), arquiteto aclamado pelas novas gerações; o colombiano Carlos Medellín, do escritório Giancarlo Mazzanti, especialistas em obras de impacto social; a professora e arquiteta Elisabete França, ex-secretária de Habitação de São Paulo; o autor do projeto da Arena Castelão (em Fortaleza), uruguaio Hector Vigliecca; Jorge Mario Jáuregui, defensor do “urbanismo social”; o urbanista Ricardo Correa (SP), especialista em mobilidade; Otávio Zarvos (SP), que é dono de uma incorporadora Idea!Zarvos; o cearense Fausto Nilo, autor de projetos de importantes equipamentos públicos; a paisagista Rosa Kliass (SP), considerada uma das mais importantes paisagistas em atividade; e muitos outros profissionais.
Uma mesa específica, intitulada por “Desafios das Cidades Contemporâneas”, receberá representantes de Estado, abrindo um diálogo entre aqueles que desenham as cidades e aqueles que as administram. O grupo contará com a participação do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; deputado federal Zezéu Ribeiro; o presidente da Comissão de Urbanismo do Senado, senador Inácio Arruda e do Líder do Governo Federal no Congresso, senador José Pimentel.
Minicursos - Cinco minicursos serão ministrados ao longo dos quatro dias, sempre no horário de 12 às 14 horas, iniciando as atividades diárias do XX CBA. Eles avançam em conhecimentos práticos da arquitetura e urbanismo, abordando instrumentos que tornam os projetos mais eficazes. Essas atividades terão inscrição e custo diferenciados.
Entre eles, “Tabela de Honorários”, orientando a precificação profissional; “BIM - Building Information Modeling”, que aborda um modelo de software de arquitetura; “Arquitetura sustentável”, ministrado por profissionais do Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC);“Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade”, apresentado por representantes da Prefeitura de São Paulo e o minicurso"Simulador Eficiência Energética em Edificações - S3E", que apresenta um dispositivo capaz de apontar o grau de eficiência energética de edificações.
Serviço
XX Congresso Brasileiro de Arquitetos
Quando: De 22 a 25 de abril de 2014
Onde: Centro de Eventos do Ceará (Avenida Washington Soares, 1117, Edson Queiroz.
Informações: Preços, programação, feira e palestrantes convidados no site www.xxcba.com.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não