Pular para o conteúdo principal

FDA aprova novo medicamento para EM

A Genzyme, uma empresa do grupo Sanofi, anunciou que o Food and Drug Administration (FDA), nos EUA, aprovou o Lemtrada™ (alentuzumabe) para o tratamento de pacientes com formas reincidentes de Esclerose Múltipla (EM). Devido ao seu perfil de segurança, a utilização do Lemtrada™ geralmente deve ser reservada para os pacientes que tenham apresentado uma resposta inadequada a dois ou mais medicamentos indicados para o tratamento da EM.


"Essa aprovação é o ápice de mais de uma década de trabalho da Genzyme para o desenvolvimento de Lemtrada™", disse o presidente e CEO da Genzyme, David Meeker. "O Lemtrada™ demonstrou eficácia superior em relação ao Rebif®, nas taxas anuais de surtos em dois estudos que serviram de base para a aprovação. A Estratégia de Avaliação e Mitigação de Risco (REMS) será instituída a fim de ajudar a detectar e gerenciar potenciais riscos graves identificados com o tratamento. "

A aprovação do Lemtrada™ pelo FDA é baseada em dois estudos avaliadores-cegos de fase III, abertos e randomizados, comparando o tratamento com Lemtrada™ versus Rebif® (interferon beta-1a subcutâneo em altas doses) em pacientes com EM recorrente-remitente (EMRR) que eram virgens de tratamento para EM (CARE-MS I) ou que apresentaram surtos durante o tratamento anterior (CARE-MS II).

No CARE-MS I, o Lemtrada™ foi significativamente mais eficaz do que o interferon beta-1a na redução das taxas anuais de surtos; a diferença observada na redução da progressão da incapacidade, não atingiu significância estatística. No CARE-MS II, o Lemtrada™ foi significativamente mais eficaz do que o interferon beta-1a na redução das taxas anuais de recidivas e na redução da progressão da incapacidade em pacientes tratados com Lemtrada™ versus interferon beta-1a. O programa de desenvolvimento clínico do Lemtrada™ envolveu cerca de 1.500 pacientes, com mais de 6.400 pacientes-ano no seguimento de segurança. "As necessidades não atendidas na EM continuam elevadas", disse Edward Fox, clínico geral, Ph.D., Diretor daThe Multiple Sclerosis Clinic of Central Texas. "É um grande dia para as pessoas que vivem com formas reincidentes de EM nos Estados Unidos, que terão agora acesso a este novo tratamento significativo".

A bula do Lemtrada™ inclui uma advertência sobre o risco de doenças autoimunes e reações associadas às infusões que podem ser graves, com risco de vida, e podendo também ocasionar um aumento do risco de doenças malignas, incluindo câncer da tiroide, melanoma e doenças linfoproliferativas.

O Lemtrada® só está disponível através de um programa de distribuição restrita com uma Estratégia de Avaliação e Mitigação de Risco (REMS). Este programa foi desenvolvido para garantir que o acesso ao Lemtrada™ nos EUA seja realizado apenas por médicos prescritores certificados, unidades de saúde e farmácias especializadas, e também para garantir que os pacientes estejam inscritos no programa REMS. O programa destina-se a ajudar a educar os profissionais de saúde e pacientes sobre os riscos graves associados com o Lemtrada™, e o monitoramento periódico apropriado necessário para ajudar na detecçãos3 desses riscos por 48 meses após a última infusão. O REMS é baseado em um programa de desenvolvimento de gestão de risco que foi implementado com sucesso na fase 2 e fase 3 de estudos clínicos, e permitiu a detecção precoce e manejo de alguns dos riscos graves associados ao Lemtrada™.

"A aprovação do FDA do Lemtrada™ é um marco significativo para as pessoas que vivem com EM reincidente nos Estados Unidos", disse o Dr. Timothy Coetzee, Diretor de Serviços e Pesquisa da National MS Society. "Estamos satisfeitos que as opiniões da comunidade da EM foram reconhecidas e que as pessoas com EM reincidente agora terão acesso a uma nova opção de tratamento necessária."

O Lemtrada™ tem um esquema de administração e posologia única, de dois ciclos de tratamento anuais. O primeiro ciclo de tratamento é administrado através de infusão intravenosa em cinco dias consecutivos, e o segundo ciclo é administrado em três dias consecutivos, 12 meses após. Os eventos adversos mais comuns com Lemtrada™ são reações cutâneas, dor de cabeça, febre, nasofaringite, náuseas, infecção urinária, fadiga, insônia, infecção do trato respiratório superior, infecção viral por herpes, urticária, prurido, distúrbios da glândula tireoide, infecção fúngica, artralgia, dor nas extremidades, dor nas costas, diarreia, sinusite, dor orofaríngea, parestesia, tontura, dor abdominal, rubor e vômito. Outros efeitos secundários graves associados ao Lemtrada™ incluem doença autoimune da tireoide, citopenias autoimunes, infecções e pneumonia.

Aprovado pela primeira vez em setembro de 2013 na União Europeia, Lemtrada™ já foi aprovado em mais de 40 países. Aprovações adicionais de comercialização do Lemtrada™ estão sob análise de Agências Regulatórias em todo o mundo. A aprovação do Lemtrada™ pelo FDA marca a segunda aprovação de tratamento da EM pela Genzyme nos Estados Unidos. A Genzyme recebeu aprovação do FDA de seu medicamento de dose oral única diária Aubagio® (teriflunomida) para o tratamento de formas reincidentes de EM, em setembro de 2012. Aubagio® foi aprovado em mais de 50 países, e está em análise por demais Órgãos Reguladores. Entre os testes clínicos e o uso comercial, aproximadamente 30 mil pacientes já foram tratados com Aubagio®.

Estima-se que a esclerose múltipla afete mais de 2,3 milhões de pessoas no mundo. Há cerca de 400 mil pessoas que vivem com EM nos Estados Unidos.



Informações importantes de sobre segurança do Lemtrada™ para pacientes norte-americanos

Doenças autoimunes graves e com risco de vida, como trombocitopenia imune (PTI) e doença da antimembrana glomerular basal podem ocorrer em pacientes que recebem Lemtrada™. Monitorar com hemograma completo com diferencial, creatinina sérica, exame de urina com contagem de células em intervalos periódicos em pacientes que recebem Lemtrada™. Lemtrada™ está associado à reações à infusão graves e potencialmente fatais. Lemtrada™ só pode ser administrado em ambientes de saúde certificados, que têm acesso no local a equipamentos e pessoal treinado para administrar anafilaxia e reações à infusão graves. Lemtrada™ pode estar associado com um risco aumentado de doenças malignas, incluindo câncer da tireoide, melanoma e doenças linfoproliferativas. O Programa REMS do Lemtrada, um programa de gestão de risco global, com monitorização frequente, está sendo implementado para ajudar a mitigar esses riscos graves.

A bula de Lemtrada™ inclui uma advertência sobre o risco de doenças autoimunes e reações à infusão graves, com risco de vida, e também que Lemtrada® pode causar um aumento do risco de doenças malignas, incluindo câncer da tireoide, melanoma e doenças linfoproliferativas. Lemtrada™ é contraindicado para pacientes com infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

Sobre o Lemtrada™ (alentuzumabe)

O alentuzumabe é um anticorpo monoclonal que tem como alvo a CD52, uma proteína abundante em células T e B. Células circulantes T e B são consideradas responsáveis pelo processo inflamatório deletério na EM. O Alentuzumabe esgota os linfócitos circulantes T e B, após cada ciclo de tratamento. A seguir, as contagens de linfócitos aumentam ao longo do tempo, com uma reconstituição da população de linfócitos que varia entre os diferentes subtipos de linfócitos.

No CARE-MS I, Lemtrada™ foi significativamente mais eficaz do que o interferon beta-1a para reduzir a taxa anual de surtos (0,18 para Lemtrada e 0,39 para o interferon beta-1a (p <0,0001), com uma redução relativa de 55%. A diferença observada na proporção de pacientes com progressão da incapacidade no ano dois, não atingiu significância estatística (8 % para Lemtrada™ e 11 % para o interferon beta 1-a (p = 0,22)), uma redução do risco relativo de 30%. A porcentagem de pacientes que permaneceram livres de surtos no ano dois para Lemtrada foi de 78 % contra 59 % para o interferon beta-1a (p <0,0001). A variação percentual no volume de lesões T2, a partir da linha de base, não alcançou significância estatística (-9,3 por Lemtrada e -6,5 por interferon beta 1-a, p = 0,31).

No CARE-MS II, Lemtrada™ foi significativamente mais eficaz do que o interferon beta-1a para reduzir as taxas anuais de surtos (0,26 para Lemtrada e 0,52 para o interferon beta 1-a, p <0,0001, uma redução relativa de 49 %). A proporção de pacientes com diagnóstico confirmado de progressão da incapacidade em seis meses foi significativamente menor para Lemtrada (13 % para Lemtrada vs. 21 % para o interferon beta 1-a, p = 0,0084), uma redução de risco relativa de 42 %. A percentagem de pacientes livres de surtos em dois anos para Lemtrada foi de 65 % contra 47 % para o interferon beta-1a (p <0,0001). A mudança em porcentagem do volume de lesão T2, a partir da linha de base, não alcançou significância estatística (-1,3 para Lemtrada e -1,2 de interferon beta 1-a, p = 0,14).

Genzyme detém os direitos mundiais do alentuzumabe e tem a responsabilidade pelo seu desenvolvimento e comercialização na esclerose múltipla. A Bayer Healthcare recebe pagamentos contingentes baseados em receitas de vendas global.



Sobre o Aubagio® (teriflunomida)

Aubagio® é um imunomodulador com propriedades anti-inflamatórias. Embora o mecanismo exato de ação do Aubagio® não seja totalmente compreendido, ele pode envolver uma redução no número de linfócitos ativados no sistema nervoso central (SNC). Aubagio® foi avaliado por um dos maiores programas clínicos de terapia na EM, com mais de 5.000 participantes em ensaios clínicos, em 36 países. Alguns pacientes em programas de extensão foram tratados por até 10 anos.

Informações importantes sobre segurança de Aubagio® para pacientes norte-americanos

A bula de Aubagio® inclui o risco de hepatotoxicidade e teratogenicidade (com base em dados animais). Nos Estados Unidos, esta informação pode ser encontrada na advertência na bula do produto.

Em estudos clínicos de EM com Aubagio®, a incidência de eventos adversos graves foi semelhante entre pacientes tratados com Aubagio® e placebo. Eventos graves podem incluir diminuição na contagem de glóbulos brancos, neuropatia periférica, hipercalemia, reações cutâneas e aumento da pressão arterial. Os eventos adversos mais comuns associados com Aubagio® em pacientes com EM incluíram aumento dos níveis de ALT, alopecia, diarreia, gripe, náusea e parestesia.

A teriflunomida é o principal metabolito ativo da leflunomida, o que é indicada nos EUA para o tratamento da artrite reumatoide. Lesão hepática grave, incluindo insuficiência hepática fatal, foi relatada em pacientes tratados com leflunomida. Os níveis de ALT devem ser monitorados mensalmente, durante pelo menos seis meses, em pacientes que iniciam o tratamento com Aubagio®.

Aubagio® é contraindicado para doentes com insuficiência hepática grave, mulheres grávidas e mulheres com potencial de gravidez, que não estão utilizando contraceptivos confiáveis, e pacientes que estão tomando leflunomida. Aubagio® não é recomendado para mulheres que estão amamentando, pacientes com estados de imunodeficiência, pacientes com função significativamente prejudicada da medula óssea ou anemia, leucopenia, neutropenia ou trombocitopenia, pacientes com infecção ativa grave até a resolução, pacientes com problemas renais graves submetidos a diálise e pacientes com hipoproteinemia.



Sobre a Genzyme, uma Empresa Sanofi

A Genzyme é pioneira no desenvolvimento e oferta de terapias transformadoras para os pacientes afetados por doenças raras e debilitantes, há mais de 30 anos. Nós atingimos nossos objetivos por meio de pesquisa de classe mundial, e com a compaixão e o empenho de nossos funcionários. Com foco em doenças raras e esclerose múltipla, somos dedicados a ter um impacto positivo sobre a vida dos pacientes e famílias que atendemos. Esta meta nos orienta e inspira a cada dia. O portfólio de terapias transformadoras da Genzyme, que são comercializadas em países ao redor do mundo, representa avanços inovadores e que salvam vidas na medicina. Como uma empresa Sanofi, a Genzyme se beneficia do alcance e dos recursos de uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, com um compromisso comum para melhorar a vida dos pacientes. Saiba mais no site www.genzyme.com.


Sobre a Sanofi

A Sanofi, líder global de saúde, descobre, desenvolve e distribui soluções terapêuticas com foco nas necessidades dos pacientes. A Sanofi tem pontos fortes na área de cuidados de saúde com sete plataformas de crescimento: soluções para diabetes, vacinas humanas, medicamentos inovadores, cuidados de saúde de consumidores, mercados emergentes, saúde animal e a nova Genzyme. A Sanofi está presente nas bolsas de Paris (EURONEXT: SAN) e em Nova York (NYSE: SNY).



Genzyme®, Aubagio® e MS One to One ® são marcas registradas, e LemtradaTM é uma marca registrada da Genzyme Corporation. Rebif® é uma marca registrada da EMD Serono, Inc. Todos os direitos reservados. Release originalmente divulgado nos EUA em 14 de novembro de 2014.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".