Nos próximos sexta-feira (7) e sábado (8), o Centro de Fortaleza abriga três estreias teatrais: “Entre”, “8 milhões de habitantes” e “Prometeu”. Frutos da residência artística Habitat de Atores, os espetáculos entram em cartaz em diferentes espaços (Vila das Artes, Teatro Carlos Câmara e Theatro José de Alencar), com acesso gratuito, dando fôlego para a cena teatral contemporânea do Ceará.
O projeto foi contemplado por editais da Prefeitura Municipal de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará.
O HABITAT DE ATORES – NÚCELO PARA A TUA AÇÃO, realizado pela Inquieta Cia de Teatro, é um espaço para investigação do ofício do ator dentro do teatro contemporâneo. Com preposições de Andréia Pires, Andrei Bessa, Gyl Giffony e Silvero Pereira, o núcleo aconteceu de abril a novembro de 2014, tendo como habitação a Vila das Artes, em Fortaleza. Mais que ambiente de formação, o Habitat de Atores existe como um percurso construído no caminhar entre reflexão, inquietação e ação.
Por entender que o teatro abraça diversas possibilidades cênicas, em sua reta final, o núcleo resolveu criar três montagens distintas. Evidenciando a diversidade estética, os espetáculos partem de dramaturgias e resoluções cênicas diferentes, mas não opostas. “Entre” aglomera diversas vozes em uma criação colaborativa que ocupa, ao mesmo tempo, duas salas não idealizadas para teatro. Em “8 Milhões de Habitantes”, a cena parte de um texto fragmentado de Honório Félix (jovem dramaturgo cearense) em um formato próximo ao palco italiano. Já “Prometeu” surge da junção do clássico grego Prometeu Acorrentado (de Ésquilo) e o texto alemão A Libertação de Prometeu (de Heiner Müller), conferindo vigor à encenação por meio da música na cena e o espaço em arena.
|| SINOPSES ||
ENTRE: verbo e lugar. aqui e lá, ao mesmo tempo. o que vejo em ti que está em mim? do impossível de estar em tudo, da impossibilidade de visualizar o todo. nem quem faz, nem quem vê. e o que cada um leva é resultado de tudo aquilo que conseguiu abarcar no curto espaço de tempo de 40 minutos. ENTRE é uma colisão sempre iminente. ENTRE é um território sempre a ser inventado.
8 MILHÕES DE HABITANTES: Caminha-se por vários anos entre a casa que mora e o bicho que explode os ossos do corpo. Os olhos não veem a situação inteira, mas o pedaço que ficou de fora do esconderijo feito para guardar os órgãos. E chega o desesperado momento onde tudo está desmoronado pelos cupins, as bocas não se beijam e o amor já foi engolido. As maravilhas anunciadas não passam de uma farsa e o suor não é mais do que um pouco de água jogada no rosto. E certamente a vida continua.
PROMETEU: No terreiro cênico, a experiência de uma desmontada construção da mítica prisão de Prometeu, aquele que vê antes. Em repiques de tocaia, a história do titã convida-nos dubiamente a dançar em comunidade, trazendo à baila reflexos sobre poder, conhecimento e decisões.
|| SERVIÇO ||
ENTRE
Quando? 07, 14, 21 e 28 de novembro (sextas-feira)
Que Horas? 19 horas
Onde? Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221 – Centro / próximo a praça da bandeira)
Quanto? Entrada Franca
8 MILHÕES DE HABITANTES
Quando? 08, 15 e 22 de novembro (sábados)
Que Horas? 19 horas
Onde? Teatro Carlos Câmara (Rua Senador Pompeu, 454 – Centro / próximo a Encetur)
Quanto? Entrada Franca
PROMETEU
Quando? 08, 15, 22 e 29 de novembro (sábados)
Que Horas? 19h30
Onde? Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro / sala Nadi Papi Sabóia)
Quanto? Entrada Franca
Mais informações: 85 9918.3535 | www.facebook.com/InquietaCiadeTeatros
Comentários
Postar um comentário