Pular para o conteúdo principal

Atrações musicais da XI Bienal do Livro

Focada no livro, na leitura e nos diversos suportes para a narrativa, a XI Bienal Internacional do Livro também dialoga com outras artes e linguagens. A programação musical é um dos destaques do evento, prometendo muita atenção por parte do público. A abertura da Bienal, hoje, conta com um grande encontro: os músicos e compositores Luiz Tatit e Zé Miguel Wisnik (foto) dividem o palco com Celso Sim e banda, em apresentação que começa às 19h30 no auditório principal.
Mantendo o alto nível, a Bienal encerrará sua edição 2014 com Gilberto Gil, um dos maiores músicos brasileiros da história. A apresentação do ex-ministro da Cultura ocorre no dia 14, no Palco Principal, às 19 horas. Todas as apresentações serão gratuitas, assim como todas as atividades da Bienal, apresentada pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará, pelo Ministério da Cultura, por Petrobras, Coelce e Oi. 
Nas apresentações no Palco Principal, o acesso se dará por meio da troca de um livro (não-didático, novo ou usado) por ingresso. Cada pessoa poderá retirar somente um ingresso. As trocas serão realizadas no próprio dia do show, no balcão da produção a partir das 14 horas, obedecendo a quantidade máxima de 1.200 pessoas, capacidade do espaço.
O auditório principal receberá ainda show de Bia Bedran, referência musical para as crianças brasileiras. O show “Cabeça de Vento” será apresentado por ela no dia 07, às 19 horas, no palco principal. Bia volta a se apresentar na Bienal em pockets shows nos dias 08 e 09, às 10h e 14 horas em ambos os dias.
Outra atração de destaque no Palco Principal será o Rapper GOG, no sábado (13), às 19 horas. O rapper e também escritor brasileiro é um dos pioneiros do movimento rap no Distrito Federal. Desde o início da carreira, ganhou a alcunha de Poeta. Seu mais recente trabalho é o DVD Cartão Postal Bomba!, lançado em fevereiro de 2009.
O cantor Gilberto Gil encerrará a programação do palco principal, no domingo (14), às 19 horas, com a apresentação de “Banda Dois”, show que foi gravado em DVD ao vivo no Teatro do Bradesco, em São Paulo, antes mesmo de ser inaugurado. O nome “Banda dois” cai como uma luva já que a companhia mais constante de Gil no palco é seu filho Bem Gil no segundo violão/guitarra do trabalho. O trabalho traz três canções inéditas e várias regravações de clássicos da carreira de Gil, como Esotérico, Saudades da Bahia, Chiclete com Banana, Amor até O Fim, Tempo Rei, Lamento Sertanejo, Refazenda, Andar com Fé, Expresso 2222 e A Paz.
Música para todas as idades
Ao longo da programação, vários ambientes também abrirão espaço para a música. Ela vai aparecer em pocket shows para crianças, como o “Quem Quer Brincar Comigo?”, com Tino Freitas, hoje, 11 e 13 de dezembro. O cordel também vai se misturar com as canções em vários momentos. O Espaço do Cordel terá, por exemplo, um cortejo de abertura hoje, às 18h30, com músicos e poetas. Haverá também lançamento de CD’s, como o do cordelista, xilogravador e músico Marcelo Soares, no dia 08, às 17 horas. 

Destaques da programação musical

06.12.2014 (Sábado)

Parque da Criança - Sala 2/3 | Mezanino 1|

16h00: “Quem Quer Brincar Comigo?”, com Tino Freitas

Espaço do Cordel (térreo)

18h30: Cortejo de abertura com músicos e poetas

Auditório principal (térreo)

19h30: Show de Luiz Tatit e Zé Miguel Wisnik com participação de Celso Sim

07.12.2014 (Domingo)

Parque da Criança - Arena MEZANINO 1 (sala 7)

9h00: Show “Todo bicho tem seu canto” – Joyce Custódio e Bruno Lobo

Espaço do Cordel (térreo)

15h30: Apresentação musical: Canções e ponteios com Gonzaga da Viola

19h00: Apresentação Musical do Grupo Batuta Nordestina

Auditório Principal (térreo)

19h00 - 20h00: Show “Cabeça de Vento” com Bia Bedran


08.12.2014 (Segunda)

Parque da Criança - Sala 2/3 | Mezanino 1|

10h00: Pocket show “Cabeça de vento” – Bia Bedran

14h00: Pocket show “Cabeça de vento” – Bia Bedran

Espaço do Cordel (térreo)

17h00: Lançamento do CD “Bodega do Forró 2”, do cordelista, xilogravador e músico Marcelo Soares

18h00: Apresentação Aboio, canções e lançamento do CD “Lágrimas de Vaqueiro”, de Chico Neto

09.12.2014 (Terça-Feira)

Parque da Criança - Sala 2/3 | Mezanino 1|

10h00: Pocket show Cabeça de vento – Bia Bedran

14h00: Pocket show Cabeça de vento – Bia Bedran

Auditório Principal (térreo)

12h40: Show de Ítalo e Reno (encerramento do evento “Eu sou Cidadão”)

Espaço do Cordel (térreo)

15h00: Show com o cordelista, cantador e mestre da cultura Lucas Evangelista e a violeira Luzia Dias

18h30: Cantoria com os repentistas Geraldo Amâncio e Zé Maria de Fortaleza

11.12.2014 (Quinta-Feira)

Parque da Criança - Sala 2/3 | Mezanino 1|

9h00: Pocket show “Quem quer brincar comigo?” – Tino Feitas

19h00: Pingo de Fortaleza e Calé Alencar - Show e lançamento do livro com CD "Histórias de Luz - 100 Anos de Dragão do Mar e 130 Anos da Libertação dos Escravizados no Ceará" 

13.12.2014 (Sábado)

Espaço do Cordel (térreo)

19h40: Show do mestre cordelista, repentista e músico Antônio Ribeiro (Bule-Bule)

Palco Principal

Parque da Criança - Arena MEZANINO 1 (sala 7)

14h00: Show “Quem quer brincar comigo?” – Tino Freitas

19h00: Show Rapper GOG

14.12.2014 (Domingo)

Espaço do Cordel (térreo)

19h00: Show de encerramento: Estrela do Norte e regional.

Palco Principal

19h00: Show de encerramento com Gilberto Gil


Sobre a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará

A Bienal acontece de 6 a 14 de dezembro no Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará com o tema “Fortaleza de Moreira Campos”. Além do cearense, o escritor Milton Hatoum será homenageado. O evento terá ainda diversas atividades simultâneas, entre feira de livros, oficinas, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições, colóquios, apresentações ao vivo de podcasts, rodadas de RPG, convenções, debates e shows lítero-musicais. São esperados 600 mil visitantes ao longo do evento. O horário de funcionamento será das 9 às 22 horas.
O Ministério da Cultura, o Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a Petrobras, a Coelce e a Oi apresentam a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, cuja realização é do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). O patrocínio é do Banco do Nordeste e doBNDES, com apoio institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e Sesc/Ceará, bem como o apoio das principais entidades ligadas ao livro e à leitura no Brasil, a CBL – Câmara Brasileira do Livro, a ABDL – Associação Brasileira de Difusão do Livro, e a ANL – Associação Nacional de Livrarias.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".