Pular para o conteúdo principal

V Circuito BNDES Música Brasilis

Após apresentações em Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, chega a Fortaleza o V Circuito BNDES Música Brasilis, que realiza no país concertos em homenagem aos compositores brasileiros Alberto Nepomuceno e Glauco Velasquez. 

Em Fortaleza, terra natal de Nepomuceno, o projeto acontece na próxima quarta-feira (17), às 19h30, no Theatro José de Alencar, com apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE), regida por Alfredo Barros, tendo como solista José Staneck (harmônica). A entrada é gratuita. 
Repertório:
1888 Alberto Nepomuceno – Batuque (da Série Brasileira)
1894 Alberto Nepomuceno – Medroso de Amor (Juvenal Galeno)
1891 Alberto Nepomuceno – Adagio para cordas
1902 Alberto Nepomuceno – Serenata para cordas
1903 Alberto Nepomuceno – Coração Indeciso (Frota Pessoa)
1905 Glauco Velasquez – A Casa do Coração (poema Antero de Quental)
1906 Alberto Nepomuceno – Coração Triste (texto Machado de Assis)
1906 Alberto Nepomuceno – Trovas nº1 – texto O. Duque Estrada
1908 Alberto Nepomuceno – Suite Antiga (Rigaudon), Romance
1913 Glauco Velasquez – Alma minha gentil (poema de Camões)
1913 Glauco Velasquez – Cantique de Soeur Béatrice
1913 Alberto Nepomuceno – Abul - Interlúdio
Idealizado e dirigido pela cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, o Circuito BNDES Musica Brasilis comemora cinco anos em 2014. O projeto é a única série de espetáculos multimídia voltados exclusivamente para os repertórios brasileiros de todos os tempos e gêneros. As apresentações deste ano são homenagens a dois grandes nomes da música brasileira, injustamente esquecidos após a Semana de Arte Moderna: Alberto Nepomuceno, considerado o “pai do nacionalismo”, lembrado pelos 150 anos de nascimento; e Glauco Velasquez, falecido há 100 anos, um dos mais talentosos compositores brasileiros, cujo gênio foi comparado ao de Villa-Lobos. 
Projeções e Roteiros:
Cenografia de Hélio Eichbauer . Filmes de Humberto Mauro.
Mateus Solano é Alberto Nepomuceno 
Desde 2011 os Circuitos BNDES Musica Brasilis se destacam pelo uso pioneiro e projeções e roteiros que contextualizam os repertórios, transcendendo o formato habitual de concertos. Ao longo de quatro edições, foram realizados mais de 100 espetáculos em 15 cidades por todo o Brasil, para mais de 20 mil espectadores. Já se apresentaram no evento nomes como Antonio Meneses, Fabio Zanon, Fernando Portari, Jacques Ogg, Wilbert Hazelzet e Quinteto Villa-Lobos. 
Este ano, o cenógrafo Hélio Eichbauer preparou projeções baseadas em filmes do pioneiro Humberto Mauro,autor de diversos documentários sobre compositores brasileiros, com animações de Dani Ferrari. As peças musicais são contextualizadas pelo monólogo idealizado por Rosana Lanzelotte e Beth Ritto, em que Alberto Nepomuceno, em gravação realizada pelo ator Mateus Solano, fala sobre a música e a época. 
O V Circuito BNDES Musica Brasilis é patrocinado pelo BNDES, com apoio de Serpro, Chemtech e CTAv (Centro Técnico Audiovisual), guardião dos filmes de Humberto Mauro. O Circuito é uma realização do Instituto Musica Brasilis. 
Recuperação de partituras e venda através da Apple 
O minucioso trabalho de recuperação das partituras das músicas que compõem o repertório foi realizado pelo Instituto Musica Brasilis, que disponibilizará o material digitalizado para download em seu portal até o final do ano. Estes espetáculos marcam a estreia da venda de partituras através da Apple. 
“Criei o Musica Brasilis quando percebi o quão é difícil o acesso a partituras de música brasileira. Ao contrário de outros países, em que tudo ou quase tudo foi editado, no Brasil quase nada foi editado. Até mesmo de Villa-Lobos e Tom Jobim, há diversas obras que continuam em formato manuscrito e, por isso, não são tocadas. O que os músicos não podem tocar, o público não pode conhecer. Vai ficando para trás uma parte importante de nossa cultura”, explica Rosana Lanzelotte. 
Os compositores homenageados 
Alberto Nepomuceno (1864 – 1920): foi um dos primeiros a escrever canções clássicas com texto em português. Conhecido como o “pai do nacionalismo”, ele defendia que “não tem pátria, o povo que não canta em sua língua.” Reconhecido como um dos protagonistas da produção musical brasileira pós-República, Nepomuceno escreveu mais de 200 obras, entre as quais três óperas, uma sinfonia e mais de 80 canções de 20 peças para piano. 
Glauco Velasquez (1884 – 1914): sua vida inspiraria uma obra de ficção. Grávida, sua mãe solteira viajou para a Itália, onde Glauco nasceu e viveu até os 12 anos. A breve existência não impediu que fosse considerado por seus contemporâneos como um dos mais talentosos compositores brasileiros, comparável a Villa-Lobos. Seu estilo é único, novo para a sua época, destacando-se pelas harmonias ousadas. Faleceu aos 30 anos, vítima de tuberculose. 
Os artistas e colaboradores do Circuito BNDES Musica Brasilis 
Alfredo Barros - Regente
Doutor em Composição pela The University of Texas at Austin (2007), é Professor da Universidade Estadual do Ceará e regente titular da orquestra da Instituição. Compõe obras de diversos gêneros, desde música vocal à música eletro­acús­tica. Entre os muitos prêmios, foi agraciado em primeiro lugar no II Concurso Psycho­pharmacon de Obras Corais em São Paulo, em 1990, com a obra A mestra. 
José Staneck – harmônica
Misturando influências diversas, José Staneck desenvolve um estilo próprio onde elementos tanto da música de concerto quanto da música popular brasileira e do jazz se fundem a serviço de uma sonoridade e expressividade marcante. Estudou harmonia com Isidoro Kutno, análise com H. J. Koeullreutter e interpretação com Nailson Simões. Obteve o título de Mestre pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Atua com diferentes formações camerísticas, e já foi solista de diversas orquestras sinfônicas nacionais e internacionais. 
Beth Ritto - Roteirista
Jornalista e roteirista com experiência em criação e desenvolvimento de projetos, Beth Ritto foi editora de Cultura da Rede Globo, participando de coberturas jornalísticas: Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, Free Jazz, Desfile das Escolas de Samba, entre outras realizações. Gerente de Projetos e Conteúdo do canal GNT/Globosat, de 2001 a 2006, foi responsável por toda a programação nacional do canal durante o período. Desde 2013 colabora como roteirista e escritora para o Circuito BNDES Musica Brasilis. 
Rosana Lanzelotte – curadora e diretora (www.lanzelotte.com)
Uma das mais aplaudidas artistas brasileiras, destaca-se pelas realizações na área musical. Doutora em Informática, criou o portal www.musicabrasilis.org.br que, com 6000 acessos mensais, tornou-se o portal de referência da música brasileira. Desde 2009 está à frente dos Circuito BNDES Musica Brasilis, série de concertos realizados em 15 cidades de todas as regiões do país. Obras de compositores brasileiros de todos os tempos são complementadas por imagens e textos, em espetáculos marcados pela inovação. Suas realizações a fizeram merecedora do Prêmio de Cultura do Rio de Janeiro (2002) e da comenda Chevalier des Arts et des Lettres, concedida pelo Governo francês (2006). 
SERVIÇO
V Circuito BNDES Musica Brasilis - Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE), com regência de Alfredo Barros, e solista José Staneck (harmônica).Programa: Obras de Alberto Nepomuceno e Glauco Velasquez. Dia 17 de dezembro, às 19h30, no Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro, Fortaleza). Livre para todos os públicos. Entrada gratuita. Tel: (85)3101.2583. 


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.