sábado, 11 de janeiro de 2014

Veveu no Vale do Silício

Na busca de parcerias entre Sobral e centros avançados ensino, pesquisa e produção de Tecnologia da Informação (TI), o prefeito Clodoveu (Veveu) Arruda (PT) está em viagem aos Estados Unidos, numa visita técnica ao Vale do Silício, no Estado da Califórnia, acompanhado do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Pereira. A visita foi articulada em conjunto com o Gabinete do governador Cid Gomes (Pros).
Na Região do Vale do Silício (Silicon Valley), está situado um complexo de empresas de Alta Tecnologia (High-Tech), que se destacam na produção de circuitos eletrônicos, química fina e informática, tais como Google, Apple, Microsoft, Netflix, HP, dentre outras de menor porte que manifestaram o interesse de se instalar no Estado do Ceará. As potencialidades de Sobral que envolvem universidades, centros de educação profissional, hospitais e infraestrutura urbana, garantem ao prefeito Clodoveu Arruda a base necessária para essa busca por novas parcerias.
O vice-prefeito, Carlos Hilton Soares (Pros), assume interinamente a Prefeitura de Sobral.

A agenda a ser cumprida por Clodoveu Arruda e a comitiva brasileira tem encontros com:

  • HP Kyu - Han Kim, gerente de pesquisa sênior e cientista da TOUR HP Labs. A HP tem projetos de P & D em andamento com laboratórios no Estado do Ceará;
  • Sand Hill Road, Menlo Park Venture Capital e Private Equity (Westly Group, Khosla Ventures, Fundo de Energia CalCEF);
  • Stanford University, Faculty Club Steve Eglash, Universidade de Stanford com participação da Energia Afiliates;
  • Stanford University, visita ao programa de pesquisas em T.I.;
  • Stanford Tecnologia Venture Partners • Mike Lyons. Discussão em parcerias com Universidades de Stanford e universidades do Ceará;
  • Stanford University Dan Reicher, o ex-secretário-adjunto de Energia dos EUA, para as Energias Renováveis, sob Bill Clinton. Apresentação em Stanford Institute Precourt para a Energia, introdução e networking com Dan Reicher;
  • Stanford University; com oportunidade de conhecer e interagir com os participantes do Seminário de Energia;
  • Diretora do Google Michelle Kiernen, VP Tour da Google e discussão de cidades inteligentes e projetos de distribuição WiFi em San Francisco e outras cidades;
  • Visita à diretora Rouzbeh Brumand Apple Computer da Apple Assuntos Governamentais, Supply Chain Mgt Pro-campus e operações; oportunidade para networking e discussão de áreas de cooperação conjunta. A Apple Brasil está negociando um projeto de P & D com laboratórios em Estado do Ceará;
  • Ali Salehpour - EVP almoço e visita das operações; Applied Materials é a maior fabricante mundial de equipamentos de energia solar e está investindo em energia e materiais limpos;
  • Microsoft Mark Day, Managing Director, Saúde Pública e Assistência Social, Worldwide Sector. Posto Microsoft Technology Center (MTC); apresentação do Smart Solution City (“Cidade Next”), apresentação do Programa Educativo;
  • Jantar privado com executivos do Brasil focados em empresas de TI; 
  • ”Estudos de caso de negócios Brasil “ em Stanford University, moderado por Stanford Technology Ventures. Apresentação no Ceará e Sobral, apresentações de empresários locais sobre tecnologia estudos de caso de negócios para o Brasil;
  • Solar City Shouvik Banerjee, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios. Modelo de solução inteligente e de negócios para a implantação de indústria Solar em Sobral.
  • ApexBrasil - Sérgio Pessoa, diretor da excursão da ApexBrasil - ApexBrasil e Rocketspace Accelerator;
  • Jantar com Sérgio Pessoa, ApexBrasil; Eduardo Prisco Paraíso Ramos, cônsul geral do Brasil, em San Francisco;
  • Jantar e reunião com a ApexBrasil (Agência para o software de exportação) e San Francisco Brazil Counsel.
(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sobral).

De olho no lance - I Taça dos Campeões Cearenses

  1. O Ceará ganhou a 1ª Taça dos Campeões Cearenses.
  2. Fez 2 a 0 no Barbalha, na Arena Castelão.
  3. Os gols foram marcados no primeiro por Magno Alves e Anderson.
  4. No segundo tempo de 14 alterações, sendo sete de cada time, ficou mais para observação dos treinadores Sérgio Soares (Ceará) e Jorge Luís (Barbalha).
  5. Jogo deu direito ao Ceará ao troféu Mauro Carmélio.
  6. O Barbalha também ganhou 40 medalhas como vice campeão da Taça dos Campeões Cearenses.
  7. O Ceará estreou uma dezena de jogadores.
  8. Destaque negativo para os atacantes Sousa, Bill, Tadeu e Assisinho não fizeram gol.
  9. Público de 15 mil torcedores.
  10. Vice-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Eudes Bringel, anunciou que foram arrecadadas 10 toneladas de alimentos que serão entregues a cinco entidades indicadas por Ceará (duas), Federação Cearense de Futebol (duas) e Barbalha (uma).
  11. As indicadas pelo Ceará são o Iprede e Sobef.
  12. As indicadas pela FCF são Incor Criança e Fundo de Apoio Comunitário Padre Fred Solon.
  13. A indicada pelo Barbalha: Instituto de Apoio a Criança com Câncer (IACC).

VI Festival de Dança Litoral Oeste

O mês é de férias, mas para bailarinos e companhias de dança do Ceará é hora de ensaios para o VI Festival de Dança Litoral Oeste. O evento acontece em fevereiro nas cidades de Itapipoca, Trairi e Paracuru.
Serão selecionadas obras coreográficas exclusivamente de artistas de dança independentes, grupos, companhias e coletivos residentes e atuantes no Ceará há mais de dois anos. Serão contemplados espetáculos estreados ou em processo de estreia, nas áreas de Balé Clássico, Dança Moderna, Dança Contemporânea, Danças Populares Tradicionais, Danças de Salão, Danças afro-brasileiras, Flamenco, Sapateado, Hip Hop e Interferência de Rua.
As obras propostas deverão se alinhar aos espaços cênicos a serem ocupados. Para os espaços abertos (palcos montados, praças e ruas) serão priorizados trabalhos que dialoguem com essas ambiências, portanto de estéticas e dinâmicas expansivas, lúdicas e populares. Para os espaços fechados (teatro, galpão, auditório) serão contempladas propostas coreográficas que exigem olhar mais próximo e interação direta com o público, de cunho minimalista e experimental.
As propostas de espetáculos foram recebidas até ontem (10). A divulgação oficial das obras contempladas acontecerá na próxima terça-feira (14) na página do evento no Facebook: "Festival de Dança do Litoral Oeste Ceará 2014" e no site da Secretária de Cultura do Estado do Ceará (Secult): www.secult.ce.gov.br.
Nesta edição, Paracuru, Itapipoca e Trairi terão suas respectivas programações em praças públicas, espaços alternativos e teatros, com mostras gratuitas e “Encontros-Aconchegos” lançados neste ano, integrando artistas e produtores envolvidos em cada cidade. Além dos grupos selecionados por meio da Convocatória, nas três cidades circularão os trabalhos de suas respectivas companhias: Paracuru Cia de Dança, Cia Balé Baião e Arreios de Trairi.
O VI Festival de Dança Litoral Oeste tem o incentivo da Coelce, apoio cultural do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura, parceria da Prefeitura Municipal de Paracuru e Prefeitura Municipal de Itapipoca e Prefeitura Municipal de Trairi. Realização: Associação Artes Cênicas de Itapipoca (AARTI)
O Festival de Dança Litoral Oeste destaca-se como um evento que prioriza, sobretudo, a dança cearense na sua diversidade, apresentando diversas ações gratuitas em amplo alcance, de caráter artístico e formativo. Os três municípios da região do Vale do Curu e Litoral Oeste do Ceará desenvolvem há mais de 20 anos ações continuadas e permanentes em dança, no âmbito da formação técnica, pesquisa, criação, montagem, mostra e difusão. Além de se propor como ação descentralizadora e democrática de circulação da dança, o Festival vem se desenhando como um espaço privilegiado para a confluência de troca de experiências, convívio e celebração dos afetos que articulam esta arte no Ceará.

Assessoria de Imprensa Degage (Sônia Lage e Eugênia Nogueira).

Música Erudita no Dragão

Neste mês de janeiro, a música orquestrada vai fazer vibrar os ares do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. É o Circuito de Música Erudita, que percorrerá todas as semanas do mês e vários espaços do Dragão. Participam deste circuito a Orquestra Filarmônica do Ceará e a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, que, além de espetáculos com todo o grupo, também destacam músicos de instrumentos específicos para shows temáticos, palestras sobre música e ainda um belíssimo show em homenagem ao quarteto mais famoso de todos os tempos, os Beatles.
O Circuito estreia neste domingo (12) com o Sax in Cena, o primeiro quarteto profissional de saxofones do Ceará. Oriundos da Orquestra Eleazar de Carvalho, os músicos apresentarão obras de compositores franceses e peças de Alberto Nepomuceno. Na próxima sexta-feira (17), é a vez de o maestro Gladson Carvalho, da Orquestra Filarmônica do Ceará, apresentar o Café Concerto. Segundo o maestro, serão duas horas de apreciação musical, passeando sobre os estilos musicais do barroco à música contemporânea.
“Vou levar violino, viola e violão. Convidar cantores, pianistas e dar o conhecimento necessário às pessoas para que elas saibam o que é uma sinfonia, o que é ópera, orquestra de câmara. Oferecer uma bagagem cultural para a plateia entender melhor como funcionam as orquestras e quais os estilos musicais”, explica. Gladson afirma ainda que a ideia é formar plateia para a música clássica no Ceará. Assim, eventos como o Café Concerto devem acontecer outras vezes ao longo do ano.
Dentro do Circuito de Música Erudita, em janeiro, a Orquestra Filarmônica do Ceará apresenta ainda o Beatles in Concert, em 26 de janeiro, às 19h30, no Anfiteatro. "Convidei vários artistas para cantarem Beatles com a Orquestra: Rubber Soul, o tenor Ricardo Máximo, Carol Damasceno. Vamos passear pelos três períodos dos Beatles, das baladas românticas ao rock mais pesado", adianta o maestro.
Antes do Beatles in Concert, o Quarteto Cearense, da Orquestra Eleazar de Carvalho, apresenta um repertório do barroco ao contemporâneo para instrumentos de cordas. O Circuito de Música Erudita se encerra neste mês de janeiro com um concerto da Eleazar de Carvalho para marcar a abertura da Temporada 2014.
Para a diretora da Ação Cultural do Dragão do Mar, Fátima Souza, esta é uma grande oportunidade para cearenses e visitantes se aproximarem mais da música clássica e suas diferentes vertentes. “Vamos ver como a música erudita pode dialogar com a música popular e contemporânea. Assim, queremos trazer o público, de todas as idades para esta arte”, comenta.
Confira a seguir a programação confirmada para o Circuito de Música Erudita, do Dragão do Mar.

Sax in Cena
Primeiro quarteto de saxofones profissional do Ceará, o grupo Sax in Cena apresenta obras de compositores franceses e peças de Alberto Nepomuceno. 
Amanhã (12), às 18 horas, no Auditório. Ingressos: R$ 4,00/2,00.

Café Concerto
O maestro Gladson Carvalho, da Orquestra Filarmônica do Ceará, passeia e conversa sobre os estilos musicais do barroco à música contemporânea. Munido dos instrumentos que toca e de convidados especiais, o maestro fará uma interessante apresentação sobre a música.
Dia 17, às 18h30, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: a confirmar.

Quarteto Cearense
O Quarteto é um dos grupos da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e apresentará repertório que vai do barroco ao contemporâneo.
Dia 26, às 18 horas, no Auditório. Ingressos: R$ 4,00/2,00.

Beatles in Concert
A Orquestra Filarmônica do Ceará apresenta um belíssimo espetáculo com arranjos especiais para as músicas do quarteto mais famoso de todos os tempos, os Beatles. A Orquestra terá ainda convidados especiais como a Banda Rubber Soul.
Dia 26, às 19h30, no Anfiteatro. Ingressos: R$ 10,00/5,00.

Abertura da Temporada 2014
Concerto da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho abre a temporada de apresentações do ano.
Dia 30, às 19h30, no Anfiteatro. Ingressos: R$ 10,00/5,00.


SERVIÇO

Circuito de Música Erudita
Quando: de 12 a 30 de janeiro
Onde: vários espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Ingressos: à venda na bilheteria em frente ao Planetário.
Funcionamento: de terça a domingo, das 14 às 20 horas.

Mais informações:
Assessoria de imprensa do Dragão do Mar: 8733.8829

Mostra 21

A 6ª edição da Mostra 21 traz como tema “Biosfera XXI, o Poder e o Capital” e acontece de 13 de janeiro a 2 de fevereiro. O projeto é uma parceria entre o Sesc e Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) do Cariri. Com entrada gratuita, durante 21 dias são exibidos filmes em três salas de cinema do Crato e de Juazeiro do Norte, nos horários da tarde e noite.
Os filmes escolhidos para esta edição estão fora do sistema, ou mesmo que estejam inseridos nele, falam e criticam suas bases. A proposta é discutir sobre dois pilares da política, o Poder e o Capital, já que estão inseridos em todas as relações sociais da atualidade. Incentivando a discussão crítica dos espectadores, ao final de cada exibição, é promovida uma discussão que estimula comentários e o debate.
As exibições nas Unidades Crato e Juazeiro do Sesc, as exibições acontecem sempre às 19 horas. Já no Cine Café do CCBNB, os filmes são exibidos aos sábados, às 17h30.

Sobre a Mostra 21
A Mostra 21 é um projeto anual, que acontece através de uma parecria entre o Sesc (Unidades Crato e Juazeiro do Norte) e o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). A proposta é ser um evento esclarecedor, iluminador quanto às mais relevantes e diversas possibilidades do cinema. A heterogeneidade da linguagem, as temáticas, formas, origens e motivações do filme são representadas na mostra.


Programação:

13/1Filme: Tempos Modernos / Dir. Charles Chaplin
Local: Unidade Crato do Sesc (R. André Cartaxo, 443)
Horário: 19h
           
14/1Filme: Germinal / Dir. Claude Berri
Local: Unidade Crato do Sesc (R. André Cartaxo, 443)
Horário: 19h

15/1Filme: O Poderosos Chefão – Parte I / Dir. Francis Ford Coppola
Local: Unidade Juazeiro do Norte do Sesc (R. da Matriz, 227)
Horário: 19h

16/1Filme: Deus da Carificina / Dir. Roman Polanski
Local: Unidade Crato do Sesc (R. André Cartaxo, 443)
Horário: 19h

17/1Filme: Retratos da Vida / Dir. Claude Leiouch
Local: Unidade Crato do Sesc (R. André Cartaxo, 443)
Horário: 19h

18/1Filme: Caindo no Ridículo / Dir. Patrice Leconte
Local: CCBNB (Rua São Pedro, 337, Centro - Juazeiro do Norte).
Horário: 17h30

19/1Filme: O Som ao Redor / Dir. Kleber Mendonça Filho
Local: Unidade Crato do Sesc (R. André Cartaxo, 443)
Horário: 19h

20/1Filme: O Que você faria... / Dir. Marcelo Piñeyro
Local: Unidade Crato do Sesc (R. André Cartaxo, 443)
Horário: 19h

21/1Filme: Ventos da Liberdade / Dir. Ken Loach
Local: Unidade Crato do Sesc (R. André Cartaxo, 443)
Horário: 19h

22/1Filme: O Poderoso Chefão – Parte II / Dir. Francis Ford Coppola
Local: Unidade Juazeiro do Norte do Sesc (R. da Matriz, 227)
Horário: 19h

23/1Filme: A Separação / Dir. Asghar Farhadi
Local: Unidade Crato do Sesc (R. André Cartaxo, 443)
Horário: 19h

24/1Filme: A Corporação / Dir. Marck Achbar e Jennifer Abbott
Local: Unidade Crato do Sesc (R. André Cartaxo, 443)
Horário: 19h

25/1Filme: Passoline: Um Delito Italiano / Dir. Marco Tulio
Local: CCBNB (Rua São Pedro, 337, Centro - Juazeiro do Norte).
Horário: 17h30

26/1Filme: Febre do Rato / Dir. Claudio Assis
Local: Unidade Crato do Sesc (R. André Cartaxo, 443)
Horário: 19h

27/1Filme: Cosmopolis / Dir. Davi Cronenberg
Local: Unidade Crato do Sesc (R. André Cartaxo, 443)
Horário: 19h

28/1Filme: O Corte / Dir. Costa-Gavras
Local: Unidade Crato do Sesc (R. André Cartaxo, 443)
Horário: 19h

29/1Filme: O Poderoso Chefão – Parte III / Dir.Francis Ford Coppola
Local: Unidade Juazeiro do Norte do Sesc (R. da Matriz, 227)
Horário: 19h

30/1Filme: Z / Dir. Costa-Gavras
Local: Unidade Crato do Sesc (R. André Cartaxo, 443)
Horário: 19h

31/1O Grupo Baader Meinhof / Dir. Uli Edel
Local: Unidade Crato do Sesc (R. André Cartaxo, 443)
Horário: 19h

1/2Filme: Estado de Sítio / Dir. Costa-Gavras
Local: CCBNB (Rua São Pedro, 337, Centro - Juazeiro do Norte).
Horário: 17h30

2/2Filme: Esses Amores / Dir. Claude Lelouch
Local: Unidade Crato do Sesc (R. André Cartaxo, 443)
Horário: 19h


Informações: (88) 3512.3355

De olho no lance - I Taça dos Campeões Cearenses


  1. Pela I Taça dos Campeões Cearenses, no primeiro tempo, o Ceará vai ganhando de 2 a 0 do Barbalha, na Arena Castelão.
  2. Gols de Magno Alves e Anderson.
  3. O treinador do Barbalha, Jorge Luís, disse na saída do primeiro tempo, que "as camisas dos jogadores do Barbalha estão molhadinhas, enquanto as camisas dos jogadores do Ceará estão enxutinhas".


15 Novos Talentos O Povo

Estão abertas as inscrições para a 15ª turma do curso Novos Talentos O Povo para Estudantes de Jornalismo. Podem participar da seleção estudantes cursando o 4º, 5º, 6º, 7º ou 8º semestre letivo de faculdades de Jornalismo localizadas em Fortaleza. Serão aceitas inscrições exclusivamente pela página do curso (www.opovo.com.br/novostalentos), até 16 de fevereiro de 2014.
No decorrer do curso – que dura três meses - os estudantes têm aulas de Português, Redação e Apuração Jornalísticas e treinamento prático nas editorias dos veículos do Grupo de Comunicação O Povo: jornal, rádio, portal e TV – tendo a oportunidade de conviver e aprender com uma das redações mais premiadas do Brasil.
Iniciado em 2007, com 14 turmas formadas, o programa Novos Talentos tornou-se a principal porta de entrada para novos jornalistas no Grupo de Comunicação O Povo.

Serviço 
Curso Novos Talentos para Estudantes de Jornalismo
Inscrição: até 16 de fevereiro 2014
Mais informações e inscrição: www.opovo.com.br/novostalentos

Tecnova

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) informa que foram prorrogados os prazos-limite para envio eletrônico e para a postagem das propostas estipulados no Cronograma da Seleção Pública do Programa Tecnova, que irá investir R$ 13,5 milhões no desenvolvimento da inovação nas micro e pequenas empresas cearenses. O prazo para envio eletrônico das propostas vai até 7 de fevereiro e para postagem até 10 de fevereiro. 
Serão apoiados projetos nos seguintes setores: Petróleo e Gás, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Energias Renováveis, Couro e Calçado, Têxtil, Agronegócio, Eletrometalmecânica e Biotecnologia. Confira o cronograma completo:

Fase
Datas
Responsável
Lançamento do EDITAL
08/11/2013
SECITECE
Disponibilização do formulário eletrônico (FAP)
11/12/2013
SECITECE
Término do prazo para envio eletrônico da proposta(até às 23h59)
07/02/2014
EMPRESA
Término do prazo para postagem da proposta
10/02/2014
EMPRESA
Divulgação do resultado preliminar da Etapa de Avaliação de Requisitos Formais
27/02/2014
SECITECE
Término do prazo para apresentação de recursos à Etapa de Avaliação de Requisitos Formais
10/03/2014
EMPRESA
Divulgação do resultado final da Etapa de Avaliação de Requisitos Formais
17/03/2014
SECITECE
Divulgação do resultado preliminar da Etapa de Avaliação de Mérito
15/04/2014
SECITECE
Término do prazo para apresentação de recursos à Etapa de Avaliação de Mérito
25/04/2014
EMPRESA
Divulgação da Lista Final de Aprovados
A partir de 13/05/2014
SECITECE

O Tecnova Ceará é coordenado pela Secitece com apoio da Fundação de Apoio a Serviços, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fundação Astef), da Rede de Incubadoras do Ceará (RIC) e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) são os responsáveis nacionais pelo programa.

Mais informações
Coordenação do Tecnova no Ceará
Secitece
Telefone: (85) 3101-6442

De olho no lance do Cearensão 100 Onix

  1. Abrindo a terceira rodada do Cearensão 100 Onix 2014 hoje o Horizonte ganhou de 3 a 1 do Icasa, no Domingão,, com três gols de André Cassaco para o Horizonte; e o Guarani de Juazeiro do Norte fez 4 a 2 no Quixadá, no Romeirão.
  2. O Quixadá sai da terceira rodada sem vencer.
  3. Duas derrotas (3 a 1 para o Fortaleza e 4 a 2 para o Guarani) e um empate (0 a 0 com o Icasa).
  4. O Horizonte depois de dois empates (0 a 0 com o Guarani e 2 a 2 com o Tiradentes) ganhou a primeira partida (3 a 1 no Icasa).
  5. O Guarani de Juazeiro soma sua segunda vitória (1 a 0 no Itapipoca e 4 a 2 no Quixadá) em três jogos.
  6. O Leão do Mercado tem ainda um empate na estreia com o Horizonte em 0 a 0.
  7. O Icasa em dois jogos ainda não ganhou.
  8. Empatou em 0 a 0 com o Quixadá e perdeu de 3 a 1 do Horizonte.
  9. Amanhã, a terceira rodada apresenta Crato x Itapipoca, às quatro da tarde, no Inaldão, em Barbalha; e às cinco da tarde, tem na Arena Castelão, Ferroviário x Fortaleza.

Morre Ariel Sharon

Moisés Rabinovici - Especial para O Estado (Com informações da Efe)
"Aharai, aharai!" - era o grito de guerra do jovem capitão Ariel Sharon. "Sigam-me, sigam-me!", gritava, e partia à frente das mais audaciosas e inesperadas batalhas da história militar israelense. Os soldados iam atrás. Iriam onde quer que fosse, avançando sob fogo cerrado. Só recuariam se perdessem dois terços das tropas.
Ariel Sharon sofreu um AVC em 2006 - Oded Balilty/AP
Oded Balilty/AP
Ariel Sharon sofreu um AVC em 2006
Se hoje o general Sharon gritasse aharai, Israel ainda o seguiria. Mas ele sofreu em 2006 um maciço ataque de um inimigo invencível, o próprio corpo de 77 anos, gordo, frágil, comandado por nervos de aço. Sharon encerrou uma controvertida trajetória na história israelense. Ele morreu neste sábado, aos 85 anos, depois de 8 anos em coma, informou o hospital de Tel Aviv onde ele estava internado. O quadro médico de Sharon começou a se deteriorar há dois meses e meio, e nos últimos dias ele sofreu uma insuficiência renal que afetou vários de seus órgãos vitais.
Foi na sua Unidade 101, base lendária do moderno Exército israelense, que Sharon teve seu primeiro encontro com a morte. Era a Guerra da Independência, 1948, e sua brigada lutava para conquistar o convento de Latrun, entre Jerusalém e Tel-Aviv. Uma bala jordaniana perfurou-lhe o estômago. Um soldado o carregou para a vida. Até recentemente os dois se encontravam, amigos. Ordens do capitão Arik (leão em hebraico, o seu apelido): não deixar nenhum ferido em campo de batalha, mesmo à custa de mais feridos, ou mortos.

Arik também viveu a morte em família. Margalit, a primeira mulher, morreu num acidente de carro. A irmã dela, Lily, com quem ele se casou depois, morreria de câncer, deixando-o inconsolado. E Gur, um dos filhos, morreu aos 10 anos mexendo numa das armas antigas do pai.
Aharai, aharai (pronuncia-se arrarai) - e a tropa o seguia. Nascido Ariel Scheinermann em 1928, e criado em Kfar Malal, na Palestina sob mandato britânico, aos 14 anos ele já carregava armas, operando em organizações paramilitares clandestinas que defendiam os colonos judeus. Tinha a fama de rebelde, não cumpria ordens, e geralmente as excedia. Excesso: esta sempre foi a marca de Sharon. Para ele, não era "olho por olho", e sim "dois olhos por um olho".Talvez por isso também o chamavam de Trator, Elefante e Rei de Israel. Nada o brecava. Uma vez, em 1956, ele levou seus paraquedistas a saltar atrás das linhas egípcias, no passo de Mitla, no Deserto do Sinai, para um furioso ataque em que perdeu dezenas de soldados. Outra vez, penetrou com um comando em território jordaniano para vingar o assassinato de uma israelense e seus dois filhos - a Operação Kibia. Uma tragédia: 42 casas de pedra foram dinamitadas, matando seus ocupantes, ao todo 69 pessoas, entre elas muitas crianças.
Aquele capitão era tão rebelde que o general Ezer Weizman, pai da Força Aérea israelense, escreveu em suas memórias: "Na guerra, eu o seguirei no meio do fogo e da tormenta, mas a vida política tem valores diferentes." Era tão rebelde que o fundador de Israel, David Ben Gurion, perguntou-lhe: "Arik, você já parou de mentir?" Tão rebelde, que o primeiro-ministro Menachem Beguin, em seu primeiro governo, lhe recusava a promoção a ministro da Defesa, justificando-se: "Sharon é capaz de cercar com tanques o prédio do governo."
Mas Sharon se tornou ministro da Defesa de Beguin por um único motivo: só ele, então o "rei da colonização" na Cisjordânia e Gaza, ocupados por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, seria capaz de retirar os colonos fixados em Yamit, no Sinai devolvido ao Egito em troca do primeiro acordo de paz com um vizinho árabe. Assim como só ele, outra vez, conseguiu retirar, em setembro de 2005, os colonos de Gaza. Ambos os lados o respeitavam e o temiam.
Aharai! A rebeldia de Sharon deu-lhe a completa confiança de seus soldados. Ele os comandou na contraofensiva da guerra de 1973, lançada pelo Egito quando os israelenses se recolhiam ao seu dia religioso mais trágico, o Yom Kippur, o Dia do Perdão. Cumpria sua própria agenda, e não ordens superiores. De repente, lá estava ele, no outro lado do Canal de Suez, cercando todo o 3º Exército egípcio. Negou-lhe água e comida, estrangulando-o enquanto o mundo inteiro protestava. Mas o mundo nunca lhe importou. O mundo, ele dizia, nada fez enquanto Israel era atacado de surpresa, por todos os lados, e sua população estava jejuando e rezando nas sinagogas.
"Quem não é meu amigo, é meu inimigo" - ele não fazia concessões. Ao estourar a guerra no Líbano, em 1982, a marca do excesso de Sharon brilhou. O porta-voz militar israelense deixou de falar com os jornalistas locais ou estrangeiros. Os ministros do núcleo duro do governo Beguin se diziam por fora do que acontecia, desinformados, não consultados. Prevista para chegar só até a 45 km da fronteira Norte de Israel, a invasão do Líbano se excedeu, entrando em Beirute e envolvendo a Síria. Sharon perseguiu seu arqui-inimigo Yasser Arafat casa a casa, pulverizando edifícios em que ele passava a noite, até expulsá-lo para a Argélia. E, 20 anos depois, ironia do destino, o primeiro-ministro Sharon e o presidente da Autoridade Palestina, Arafat, se reencontraram para transformar a Cisjordânia numa nova Beirute.
Beguin e Sharon queriam impor uma nova ordem no Líbano. Com tanques e soldados, elegeram o cristão maronita Bashir Gemayel, soterrado em seu QG por uma poderosa bomba às vésperas da posse. As forças cristãs tomaram as ruas para uma vingança, quando Israel era senhor absoluto em Beirute. As milícias falangistas cristãs penetraram nos campos palestinos de Sabra e Chatila e perpetraram um massacre, matando cerca de 800 homens, mulheres e crianças em três dias. Uma comissão de inquérito israelense responsabilizou Sharon "indiretamente" por nada ter feito para impedir ou interromper o massacre. E ele caiu do Ministério da Defesa.
Eu vivi um dos excessos de Sharon. Estava em Beirute quando o cessar-fogo foi obtido pelo diplomata americano Philip Habib, no verão de 1984. Os sinos das igrejas repicavam. Tiros eram disparados para o ar por libaneses eufóricos. Mas o que vinham fazer naquele momento os aviões israelenses sobre Beirute? Eles cruzaram 220 vezes os céus da cidade. Despejaram 44 mil bombas. O presidente Ronald Reagan chamou Beguin ao telefone e transformou a saudação israelense, shalom (paz), numa ordem.
Esse era Sharon. O general Moshe Dayan só não o levou certa vez à Corte Marcial porque não ficaria bem julgar um oficial por ter feito mais do que o mandado. Normalmente, julgam-se militares que nada fizeram, acovardaram-se. Fora do governo, só lembrado nas ruas como o "buldôzer", ele mudou de vida. Tentou ser recebido na Casa Branca. O ignoraram. Costurou um acordo secreto com o Líbano. O invalidaram imediatamente. Organizou excursões turísticas e políticas às colônias da Cisjordânia e Gaza, quando os EUA as denunciaram como "obstáculos para a paz". O repudiaram. Mas ele voltou. E precisou apenas passear provocativamente pela Esplanada do Templo, onde hoje estão as mesquitas de Omar e Al-Aqsa, para provocar uma nova intifada palestina que o reconduziu ao poder, há cinco anos.
Os israelenses o elegeram como antídoto ao terrorismo crescente e aos distúrbios permanentes na Cisjordânia e Gaza. Só ele, Arik, para enfrentá-los. Dominante, durão, Sharon reduziu a sua própria oposição a fragmentos no Parlamento. Com a estratégia militar de surpreender a todos, mas agora em guerra política, ele abandonou o partido nacionalista de direita Likud, que fundou à revelia de Beguin, e criou o Kadima, ou "Pra Frente", mais ao centro. Causou um terremoto em Israel. Agora, ele admitia a ideia de desterrar algumas das colônias da Cisjordânia de que tanto antes se orgulhara e defendera. O herói de guerra passou a ser visto também como um herói da paz. E um traidor.
O Kadima era o favorito das eleições de março de 2006 quando Sharon retirou-se no dia 4 de janeiro para o seu rancho, onde se preparava para uma pequena cirurgia no coração na manhã seguinte. Foi surpreendido pelo seu último e imbatível inimigo, o próprio corpo. Um acidente vascular cerebral (AVC) o derrubou. Levaram-no de picape para o hospital. Se fosse de helicóptero, lamentaram médicos na época, haveria mais chances de salvá-lo. O general resistiu oito anos até render-se, seus órgãos o abandonando, um a um.
Âncora da TV israelense então, o atual ministro da Economia, Yair Lapid, perguntou-lhe numa entrevista pouco antes de iniciar sua última batalha, agora acabada: "O que o povo ainda não conhece a seu respeito?" Ele sorriu timidamente, e revelou: "Adoro filmes românticos." 

De olho no lance na Copinha


  1. O Ceará ganhou de 2 a 0 do Monte Azul (SP) hoje à tarde, pela 45ª Copa São Paulo Hitachi de Futebol Júnior (Copinha).
  2. O Vovozinho segue na competição de forma invicta.
  3. Foi o primeiro colocado no Grupo D com sete pontos.
  4. Já o Fortaleza volta para o Pici.
  5. Hoje à tarde arrancou um empate em 1 a 1 com o Primavera (SP).
  6. Como tinha perdido de 6 a 0 para o CRB (AL) e 2 a 1 para a Ponte Preta (SP), está eliminado.


24 praias balneáveis

Nessa semana de férias, banhistas que estão em Fortaleza podem contar com 24 pontos próprios para banho na orla marítima da capital. A informação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente  do Ceará (Semace), que por meio da equipe de técnicos da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), destaca semanalmente a balneabilidade de 31 pontos das praias fortalezenses.
O monitoramento é feito seguindo os critérios da Resolução 274, de 29 de novembro de 2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
De acordo com a Geamo, o resultado pode mudar conforme ocorrências de chuvas, aumento da maré, presença de animais, disposição imprópria de resíduos sólidos e adensamento urbano nas proximidades das praias.

Praias próprias ao banho:
  1. Caça e Pesca
  2. Barraca Arpão Praia Bar
  3. Barraca Itapariká
  4. Barraca Hawaí
  5. Praça 31 de Março
  6. Barraca América do Sol
  7. Barraca Crocobeach
  8. Clube de Engenharia
  9. Barraca Beleza
  10. Início da Rua Ismael Pordeus
  11. Farol
  12. Iate
  13. Mucuripe
  14. Volta da Jurema
  15. Edifício Arpoador
  16. Final da Rua José Vilar
  17. Ideal Clube
  18. Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
  19. Inace
  20. Marina Park Hotel
  21. Início da Avenida Philomeno Gomes
  22. Kartódromo
  23. Goiabeiras
  24. Barra do Ceará 

Praias impróprias ao banho:
  1. Estátua de Iracema
  2. Farol Edifício Vista del Mare
  3. Início da Avenida Pasteur
  4. Início da Rua Lagoa do abaeté
  5. Colônia
  6. Horta
  7. Barraca Big Jeans


(Assessoria de Comunicação da Semace)

De olho no lance


  1. Hoje às três da tarde o Ceará decide vaga para a segunda fase da 45ª Copa São Paulo Hitachi de Futebol Júnior, ao enfrentar o Monte Azul (SP).
  2. O Fortaleza já eliminado da Copinha São Paulo cumpre tabela com o Primavera (SP).
  3. Às seis da noite começa Ceará x Barbalha.
  4. Na Arena Castelão, Ceará e Barbalha disputam o título de campeão da Copa das Campeões.
  5. O vencedor levará o Taça Mauro Carmélio.
  6. Este será o primeiro jogo do Ceará em seu centenário.
  7. Hoje às quatro da tarde tem 100 Cearensão Onix.
  8. Abrindo a terceira rodada tem Guarani x Quixadá, no Romeirão.
  9. Jogam ainda às quatro da tarde de hoje, Horizonte x Icasa, no Domingaoa.
  10. Amanhã às quatro da tarde tem Crato x Itapipoca, no Inaldão, em Barbaklha.
  11. E às cinco da tarde, na Arena Castelão, encerrando a terceira rodada do 100 Cearensão Onix o Clássico das Cores, entre Ferroviário x Fortaleza.
  12. O Itapipoca estreia amanhã contra o Crato, em Barbalha, o treinador Argeu dos Santos.
  13. Argeu tomou o lugar de Danilo Augusto dispensado após um empate e uma derrota no 100 Cearensão Onix.
  14. E saíram os adversários dos três representantes cearenses da primeira fase da Copa do Brasil 2014.
  15. O Ceará pega o campeão piauiense, Parnahyba.
  16. O Horizonte recebe o Fluminense (RJ).
  17. E o estreante Barbalha encara o Cuiabá (MT).
  18. Foi cancelada a Corrida Verão Fortaleza que aconteceria amanhã.
  19. Hoje às seis e meia da noite, o Basquete Cearense Sky enfrenta pela temporada 2013-2014 do Novo Basquete Brasil, o Macaé, no Rio de Janeiro.
  20. Na segunda-feira (13), às oito e quinze da noite, o Basquete Cearense, que vem de quatro vitórias seguidas no certame, pega o Flamengo, também no Rio de Janeiro.


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

De olho no lance sabatico

  1. Amanhã é dia de futebol.
  2. Às três da tarde, Ceará e Fortaleza jogam pela 45ª Copa São Paulo Hitachi de Futebol Júnior.
  3. O Vovozinho decide vaga para a segunda fase contra o Monte Azul (SP).
  4. Os comandados de Edmundo Silveira estão com quatro pontos contra seis do Monte Azul.
  5. O Vovozinho ganhando passa a sete pontos e se classifica em primeiro lugar.
  6. Empatando pode entrar pelo índice técnico.
  7. O Leãozinho perdeu as duas primeiras partidas e está eliminado.
  8. Vai apenas cumprir tabela contra o Primavera (SP).
  9. Já às seis da noite tem Ceará x Barbalha, na Arena Castelão, decidindo a I Copa dos Campeões.
  10. O vencedor levará a Taça Mauro Carmélio.
  11. O Ceará é campeão cearense 2013 e o Barbalha campeão da Taça Fares Lopes.

Radioweb

Destaques desta sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
Geral
Integrantes do Conselho apoiam intervenção federal no Maranhão
Segurança
Crime na Serra do Cipo: ladrões negam autoria de homicídios
Segurança
Crime na Serra do Cipo: bandido diz que vítima foi estuprada
Polícia
Servidores e empresários desviaram no mínimo R$12 milhões
Economia
Taxa para compra de mil dólares no cartão varia até R$ 90
Esporte
Clubes brasileiros se reforçam para a disputa dos estaduais
Negócios
Empresários brasileiros vão a NY para feira mundial de varejo
Geral

Férias:confira cuidados com eletricidade antes de sair de casa

De olho no lance Cearensão Onix 2014

  1. Terminada ontem à noite, no Romeirão, a segunda rodada do 100 Cearensão Onix 2014 com Icasa 0x0 Quixadá.
  2. Em oito jogos realizados pelo 100 Cearensão Onix 2014, o Fortaleza lidera isolado com seis pontos (100% de aproveitamento).
  3. O lanterna é o Crato com zero ponto (0% de aproveitamento evidentemente).
  4. O vice-líder é o Guarani de Juazeiro do Norte com quatro pontos.
  5. Em terceiro aparece o Ferroviário com três pontos,
  6. Depois vêm Tiradentes e Horizonte, cada um com dois pontos.
  7. Com um ponto estão Itapipoca, Quixadá e Icasa.
  8. A metade (quatro) dos jogos até agora realizados deu empate.
  9. Na primeira rodada foram 15 gols numa média de 3,75;
  10. Na segunda rodada caiu para 11 gols e a média baixou um ponto, ficando 2.75.
  11. No geral em oito jogos a média fica em 3,25 de gols por partida.
  12. A terceira rodada começa amanhã às quatro da tarde com Horizonte x Icasa, no Domingão; e Guarani de Juazeiro x Quixadá, no Romeirão.
  13. A rodada termina no domingo (12) com duas partidas.
  14. Às quatro da tarde tem Crato x Itapipoca, no Inaldão, em Barbalha; e às cinco da tarde, Ferroviário x Fortaleza, na Arena Castelão.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Ceará hoje


Em Juazeiro do Norte

Nesse período de férias, a Unidade Juazeiro do Sesc realiza uma atividade diferente para as crianças de 10 a 15 anos. É o Corujão, que proporciona aos participantes uma madrugada com 14 horas de atividades recreativas. Para participar é preciso ter a carteirinha do Sesc e realizar inscrição até o dia 17, no SAC da Unidade Juazeiro.
A atividade acontece a partir das 17 horas do dia 18 até as sete da manhã do dia 19. Com garantia de muita diversão e brincadeiras, a garotada participa de gincanas, caça ao tesouro, jogos adaptados e gincanas aquáticas
SERVIÇO
Corujão de férias
Inscrições
Local: SAC da Unidade Juazeiro do Norte do Sesc (Rua da Matriz, 227)
Período: até 17/1
Horário: Comercial
Valores: R$ 35,00 (Com.)/ R$ 45,00 (Conv.)/ R$ 55,00 (Usu.)

Programação
Local: Unidade Juazeiro do Norte do Sesc (Rua da Matriz, 227)
Datas: 18 a 19/1/2014
Horário: 17 horas do 18 às 7 horas do dia 19.
Informações: (88) 3512.3355

Audiência com Ivo Gomes

O Sindicato APEOC tem agora no final da tarde audiência com o secretário de Educação de Fortaleza, Ivo Gomes. Vários temas de relevante importância para os profissionais do ensino da rede municipal de nossa capital serão tratados no encontro na SME. Serão discutidos assuntos urgentes de interesse da categoria, inclusive, pendências relacionadas ao último exercício.
Na audiência, a direção do Sindicato fará entrega ao Secretário Ivo Gomes de documento que busca apoio da administração municipal à proposta da APEOC de aplicação dos Royalties do Petróleo no Fundeb e da Nacionalização da Carreira, para garantir Valorização dos Profissionais da Educação.
Dentre os pontos de pauta da audiência constam:
· Lotação dos professores neste início de 2014;
· Reajuste do Piso Salarial;
· Gratificação de Difícil Acesso para todos os trabalhadores lotados nas escolas;
· Concurso Público;
· Segurança nas Escolas durante os turnos de aula;
· Divulgação junto à população da oferta da modalidade de ensino EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Outros Cinemas

A sexta edição da Mostra Outros Cinemas, que acontece anualmente em Fortaleza (CE), está com inscrições abertas para curtas-metragens nacionais. Os interessados devem enviar seus filmes até o dia 22 de janeiro, segundo regulamento e ficha de inscrição presentes no site oficial (www.mostraoutroscinemas.com). Em 2014, a Mostra ocupa a sala de exibição da CAIXA Cultural Fortaleza de 20 a 25 de maio, com o objetivo de mostrar as diversas experimentações de realizadores brasileiros.

Além da programação não competitiva de curtas, a Mostra também contará com dois longas especiais, a serem definidos, e realizará debates sobre os filmes em exibição. “Esse ano, queremos ampliar a participação de cineastas presentes na Mostra para que eles possam refletir, junto com o público, a diversidade da nossa cinematografia e as novas possibilidades de se fazer cinema”, afirma Barbara Cariry, coordenadora e curadora da Mostra.

Podem ser inscritas produções de todo o País, realizadas na bitola 35 mm ou vídeos no sistema NTSC, em qualquer formato de captação, exigindo-se, no ato da inscrição, o encaminhamento da cópia em mídia digital DVD, individual e identificado com nome do filme e do seu diretor. Cada participante poderá inscrever até 2 (dois) filmes e/ou vídeos, de acordo com sua duração (curta metragem - até 23 minutos), sobre qualquer tema e que não tenha participado de edições anteriores da Mostra Outros Cinemas.

Sobre a Mostra Outros Cinemas

A Mostra Outros Cinemas tem como proposta difundir o cinema de arte, experimental e contemporâneo, para os que estudam cinema, trabalham com cinema ou querem fazer cinema, possibilitando o conhecimento da produção realizada por jovens de todo o Brasil. São outros olhares, discursos, sentimentos e estéticas, bem diferentes dos estabelecidos pelo grande mercado de entretenimento.

Inscrições para a Mostra:SEREIA FILMES - MOSTRA OUTROS CINEMAS
Rua Costa Barros, 1727 - Bloco A – Sala D – Aldeota
CEP: 60160-281 - Fortaleza – CE
Serviço:VI Mostra Outros Cinemas (www.mostraoutroscinemas.com)
Data: 20 a 25 de maio de 2014
Local: CAIXA Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema – Fortaleza – CE)
Informações: (85) 3244.6944


Posto de Saúde Anísio Teixeira

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, a secretária de Saúde, Socorro Martins e o secretário da Regional VI, Renato Lima, entregam amanhã (10), às 18 horas, o Posto de Saúde Anísio Teixeira, no bairro Paupina. Com a reforma, a unidade terá capacidade para realizar diariamente cerca de 510 procedimentos entre atendimentos médicos, de enfermagem e odontológico, além de curativos, aplicação de medicamentos, vacinas e coleta de exames.
O posto de saúde Anísio Teixeira, 9º unidade entregue aos moradores da Regional VI, vai atender às populações da Paupina, Parque Itamaraty, Alto Alegre, Fernando de Noronha, Conjunto Renascer, Planalto do S e Elizabeth II. A unidade possui cinco equipes do Programa Saúde da Família composta por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, odontólogo e auxiliar de saúde bucal, em uma área de cobertura de aproximadamente 25 mil pessoas. Ao todo, 23 postos reformados já foram entregues aos fortalezenses pela atual gestão. 
Para a Secretária de Saúde, Socorro Martins, a reestruturação da atenção primária tem o objetivo de qualificar o atendimento. “Os postos de saúde seguem um novo modelo de gestão com um atendimento de qualidade e humanizados para a população que necessita dos serviços da unidade”, destacou a Secretária.
As reformas e ampliações dos postos consistem na restauração da parte elétrica e hidráulica, além da construção de novos consultórios, laboratório, ambientes climatizados, salas de espera com aparelhos de TV, sala de observação, novas salas adequadas para vacinas, curativos, coleta de exames e consultórios odontológicos equipados com aparelho de raio x. As novas unidades possuem ainda atendimento informatizado com prontuário eletrônico e câmeras de videomonitoramento.
Serviço
Inauguração do Posto de Saúde Anísio Teixeira – Regional VI
Dia: 10/01
Hora: 18h


Local: Rua Guarani, 355 – Paupina-Ancuri

Estácio e Contax

O Grupo Contax e a Estácio acabam de firmar uma parceria estratégica: a instituição de ensino, que conta com mais de 340 mil alunos em 20 estados e no Distrito Federal, será responsável pela capacitação de cerca de 4 mil funcionários da empresa, líder em gestão de relacionamento com cliente no país. O investimento será de R$ 30 milhões e o contrato se estenderá até 2017.
Os funcionários da Contax contarão com subsídios de até 70% nas mensalidades nas graduações presenciais dos seguintes cursos: Gestão em Marketing, Gestão Comercial e Processos Gerenciais. Serão 56 turmas distribuídas nas cidades de Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Campinas, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre, Londrina, Joinville e Salvador. Os funcionários ingressarão nas graduações nos mesmos moldes que os demais candidatos do vestibular. 
Em encontro, ontem, no campus João Uchoa da universidade, no Rio, para selar a parceira, os presidentes das duas empresas – Rogério Melzi, da Estácio, e Carlos H. Zanvettor, da Contax – destacaram a importância do estímulo ao primeiro emprego. Na Contax, 80% dos funcionários estão em sua primeira experiência profissional formal. 
“São jovens iniciando no mundo corporativo e incentivá-los ao aprimoramento é uma das melhores estratégias de crescimento sustentável para capacitar nosso quadro de profissionais. A Contax fez pesquisas que confirmaram: quando qualificamos o funcionário, ele se torna mais produtivo e a evasão de mão de obra diminui. Atualmente 40% dos nossos funcionários são universitários. Queremos aumentar este percentual ano a ano”, afirma Carlos H. Zanvettor.
A iniciativa da Contax vem fortalecer o Programa Crescer, promovido pela empresa para formar líderes de modo planejado, por meio de um curso universitário de qualidade, que reconhece e valoriza a profissão, além de possibilitar acesso à educação aos colaboradores.
O presidente da Estácio, Rogério Melzi, destacou a parceria, que já é o maior projeto educacional corporativo das duas empresas. “Há um ano a Estácio criou uma unidade de negócios – a Diretoria Executiva de Educação Continuada – para investir com força neste segmento. A experiência da Estácio de mais de 40 anos em ensino superior será um diferencial na trajetória profissional desses jovens que estão chegando ao mercado de trabalho.”
A parceria Estácio-Contax prevê outras iniciativas, como o desenvolvimento de média liderança, supervisores e coordenadores. Além do recrutamento e seleção de estudantes da própria Estácio para preenchimento de posições em aberto no grupo. Outro destaque é a otimizacao de facilities e o compartilhamento de salas de aulas da instituição para realização de treinamentos in company do Grupo Contax. “Nossa parceria está só começando”, completa Carlos H. Zanvettor.

Operação Peter Pan Cariri

Virou caso de Polícia no Ceará a suspeita de falsificação de documentos para 'exportação' de jogadores de futebol da Região do Cariri Cearense para Fortaleza, São Paulo, Curitiba, Natal, Salvador, Itália e Espanha.

O Ministério Público Federal (MPF) em Juazeiro do Norte propôs à Justiça uma ação penal contra nove pessoas acusadas de organizarem um esquema de falsificação de documentos públicos de jovens jogadores de futebol do Ceará. No esquema fraudulento, os jogadores, denuncia o MPF, tinham as idades diminuídas em dois ou três anos, o que possibilitava a negociação dos jovens com clubes nacionais, como Corinthians (SP),  Atlético (PR), Fortaleza, Bahia, ABC (RN) e do exterior.
A ação penal do MPF é resultado de inquérito policial, que deflagrou a Operação Peter Pan Cariri, a partir de investigações conduzidas pela Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro do Norte. Entre os denunciados pelo MPF, está o jogador Vandinho, 'exportado' para o Fortaleza.
O autor da ação. o procurador da República no Ceará, Celso Leal, denuncia que o esquema fraudulento estaria sob o comando do treinador e responsável pela Associação e Empreendimento Esportivo C.T Cariri, Moisés da Silva, localizada em Juazeiro do Norte. As investigações apontam que Moisés da Silva recrutava e convencia os jogadores e seus familiares, que ficariam cientes da falsificação de documentos para redução de idade. Moisés seria o responsável pela falsificação das certidões de nascimento dos atletas.
Segundo Celso Leal, "os fatos foram inicialmente comprovados por meio da ficha de jovens atletas de futebol disponibilizadas no site do Fortaleza Esporte Clube. A partir dos dados coletados, a Polícia Federal diligenciou e comprovou a existência de um verdadeiro esquema fraudulento e criminoso articulado por empresários do ramo de futebol do Estado do Ceará, bem como pelos respectivos atletas e seus genitores, os quais detinham conhecimento e participação na confecção e uso de certidão de nascimento, RG, CPF e passaportes falsos no município de Juazeiro do Norte".
As investigações apontam que dezenas de atletas com idades reduzidas foram negociados com times como o Fortaleza, ABC, Bahia, Atlético Paranaense, Corinthians e com clubes do Exterior (Itália e Espanha).
Celso Leal diz que os envolvidos no esquema lucravam na venda dos passes dos jogadores, "iludindo os clubes que adquiriam os atletas, pois pensavam que estavam contratando jovens jogadores promissores, quando na verdade se tratavam de jogadores com idades reais muito superiores às das informadas aos clubes".
Os denunciados são o jogador Vandinho, o dirigente Kléber Lavor (ex-Icasa e Guarani de Juazeiro) e os "exportadores" Adalberto Brandão, Cícera Montenegro, Cícero Nacélio dos Santos, Maria das Dores Félix, Maria Sileude Brandão, Moisés da Silva e Osiel Montenegro. Os acusados vão se defender na Justiça. Nenhum deles quis falar a respeito.


Seguidores

Arquivo do blog