sábado, 18 de janeiro de 2014

Comunicadores lançam livros

  1. Os jornalistas Paulo Verlaine e Salomão de Castro lançam nesta terça-feira (21), às oito da noite, no Mercado Municipal de Icapuí, o livro "Companheiro Praiano".
  2. O livro em comemoração aos 30 anos de emancipação de Icapuí, conta os 30 anos de trajetória do ex-prefeito de Icapuí, ex-vereador de Aracati, ex-vereador de Fortaleza e hoje deputado federal José Airton Cirilo.
  3. O radialista Augusto Borges lança no próximo dia 30 de janeiro, no Iate Clube de Fortaleza, o livro "Então, Eu Conto!".
  4. A publicação de Borges narra sua trajetória no Rádio e na Televisão de mais de 40 anos. Borges foi apresentador do histórico programa Show do Mercantil, na TV Ceará e hoje apresenta programa informativo na Ceará Rádio Clube,
  5. Jornalista Osvaldo Barroso lança no próximo dia 30, no Espaço O Povo de Cultura e Arte, o livro "Teatro como Encantamento: Bois e Reisados de Caretas".
  6. O ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará, Agostinho Gósson, lança em seis de fevereiro, no terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), o livro "Amor Absoluto e outros Poemas".
  7. O livro contempla 96 poemas feitos com Gósson nos últimos 40 anos como repórter e chefe de reportagem do Diário do Nordeste, professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) e apresentador da Rádio Universitária FM de Fortaleza.
  8. A presidente do jornal O Estado, Wanda Palhano, relança o livro "O Espelho", em 20 de fevereiro, na Venetoni.
  9. A publicação traz crônicas e poesias de Wanda Palhano.
  10. Colunista social de O Povo, Lúcio Brasileiro, preparando a versão 2014 do livro "Sociedade Cearense".
  11. Colunista social de O Povo (Fame), Marcus Lage, reeditando o livro "Galeria".
  12. Juliana Diógenes lançou o livro "IJF: Histórias Despercebidas", pelas Edições UFC.
  13. Adísia Sá finaliza o livro policial "Não Conto Para Ninguém", que será lançado ainda neste primeiro semestre de 2014.

Novos tremores na cordilheira meso-oceânica

(http://sismosne.blogspot.com.br/2014/01/novos-tremores-na-cordilheira-meso.html) - Hoje, ocorreram dois tremores na cordilheira meso-oceânica , num intervalo de cerca de 40 minutos. O primeiro evento, de magnitude 5.4, ocorreu às 22:19 UTC e teve o epicentro localizado a cerca de 1.909 km a SW de Santa Cruz das Flores, Açores, de 2.610 km a NNE de Oiapoque-AP e 3.100 km a NNE de Belém. O segundo evento, de magnitude 4.8, ocorreu a cerca de 20 km do primeiro.
O mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro do sismo de magnitude 5.4 está em laranja embaixo do círculo vermelho, que representa o sismo de magnitude 4.8. Os círculos brancos sobre a dorsal indicam os epicentros dos sismos de magnitude acima de 4.5 que aí ocorreram nos últimos 30 dias. 
Fonte: LabSis/UFRN, USGS
Joaquim Ferreira

Music Delivery

No Brasil, de acordo com a legislação autoral, todos os estabelecimentos que veiculam música ambiente, devem obrigatoriamente pagar uma taxa de execução pública ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD).
O problema - além dos valores altos que são cobrados - é que o dinheiro nem sempre vai para os titulares das músicas tocadas: O ECAD utiliza um sistema de distribuição baseado em amostragem, remunerando apenas os titulares das músicas mais executadas nas rádios. Ou seja, milhares de compositores e interpretes, mesmo que tenham suas músicas veiculadas, se não estiverem no "top" das rádios, nada recebem.
Virada no jogo - Depois de anos, ouvindo músicas dos artistas de sua gravadora Azul Music, sendo veiculadas em diversos locais e não receber por isso, o músico e compositor paulistano Corciolli, resolveu mudar a história: Após três anos pesquisando e estudando as legislações brasileira e internacional de direitos autorais, criou um sistema inovador e pioneiro que dispensa os pagamentos de execução pública ao ECAD. “Conforme estabelece a Lei 9.610/98 de Direitos Autorais no Brasil, é permitido aos titulares dispensarem o ECAD na cobrança da execução pública de suas músicas” explica Corciolli.
De posse das autorizações de todos os envolvidos, o músico criou o Music Delivery, um serviço que oferece seleções de músicas totalmente liberadas para veiculação nos estabelecimentos, com custos até 60% inferiores aos usualmente cobrados pelo ECAD. “Nosso sistema é interessante para os dois lados: Os clientes pagam bem menos por um repertório preparado especialmente de acordo com cada perfil e em contrapartida, os titulares autorais passam a receber diretamente do Music Delivery, onde nada recebiam, pelo fato de suas músicas não estarem no top das rádios” complementa.
 
Corciolli seu estúdio em São Paulo: produzindo música ambiente com qualidade e critério (Divulgação)


Identidade musical das marcas - O Music Delivery agrega um outro diferencial, pois desenvolve o “music branding” para seus clientes, ou seja, a identidade sonora da marca, item indispensável na comunicação de uma empresa com seu público-alvo. Esse conceito foi criado há 40 anos pelo norte-americano Philip Kotler - considerado a maior autoridade mundial em marketing e um dos homens mais influentes no mundo dos negócios. Em 1973, Kotler publicou um estudo revolucionário de como o ambiente de uma loja pode afetar o comportamento de seus clientes. De lá pra cá, inúmeras pesquisas acrescentaram um impressionante conjunto de dados, apresentando relações entre os estados emocionais dos consumidores, o tempo de permanência nos locais, a propensão ao consumo e o grau de satisfação com sua experiência.
A forma como o ambiente influencia o estado de espírito do consumidor passou a ter enorme importância no ponto de venda, alertando as empresas para a necessidade de atingir um perfeito equilíbrio dos múltiplos aspectos sensoriais, que se tornaram poderosas ferramentas para o posicionamento das marcas: temperatura ambiente, iluminação, cores, layout, aromatização e em especial a veiculação da música ambiente adequada.
O Music Delivery já atende diversos clientes, entre eles, a rede de joalherias Dryzun; Ale Tedesco Bakery (SP), Naoum Plaza Hotel (DF) e diversos shoppings tais como Casa &Gourmet (RJ), Estação Curitiba (PR), Campo Grande (MS); Center Uberlândia (MG) Tamboré e Ribeirão Shopping (SP). As perspectivas são excelentes: “Segundo as associações de classe, o Brasil conta atualmente com cerca de 40.000 supermercados, 500 shoppings, 80 mil lojas, mil spas e mais de 1.000.000 de restaurantes/cafés que utilizam música ambiente, ou seja, temos bastante trabalho pela frente”. A nova plataforma oferece uma alternativa inteligente e inédita ao sistema de arrecadação monopolizado até então pelo ECAD. Para os clientes, além da economia gerada, o Music Delivery fornece documentação emitida pelo próprio ECAD, garantindo juridicamente a legalidade do serviço: “Trabalhamos com absoluta transparência, proporcionando aos clientes, segurança, qualidade e agilidade nas liberações”, finaliza Corciolli.

De olho no lance

  1. O Ceará lidera o Grupo C da Copa do Nordeste 2014.
  2. Hoje à noite goleou o CRB (AL), na Arena Castelão.
  3. Gols de Magno Alves (dois), Anderson, Bill e Ricardinho.
  4. Quatro gols no primeiro tempo e outro na segunda etapa.
  5. Entraram no segundo tempo Tadeu, Assisinho e Luiz Henrique.
  6. Saíram Bill, Rogerinho e Sousa.
  7. O time começou a partida com Luís Carlos; Samuel Xavier, Sandro, Anderson e Vicente; João Marcos, Ricardinho, Souza e Rogerinho; Bill e Magno Alves.
  8. Cartão amarelo para cinco jogadores do Ceará: Samuel Xavier, Rogerinho, Ricardinho, João Marcos e Assisinho.
  9. Público superior a 15 mil torcedores (15.352).
  10. Foram 14.259 pagantes.
  11. 1.093 não pagantes.
  12. Renda de R$ 232.737,00.
  13. Quota do Ceará: R$ 123.868,30.
  14. O Ceará anunciou o Centro de Treinamento do Nordeste (Ceten), em Itaitinga, como seu CT dentro de 15 dias.
  15. No outro jogo da Chave do Ceará, o Potiguar (RN) ganhou, ontem à noite, do Treze (PB) por 2 a 1.
  16. O Ceará pega o Treze, na quarta-feira (22), às 21h15, no Presidente Vargas, em Campina Grande (PB).
  17. O CRB recebe o Potiguar, na terça (21), às 21h30, no Gelson Amaral, em Coruripe (AL).
  18. Pelo Grupo B da Copa do Nordeste 2014, Santa Cruz (PE) 3x2 Vitória da Conquista (BA), em Caruaru, hoje à tarde.


De olho no lance

As normas para acesso de crianças aos jogos e hospedagem na Copa do Mundo 2014 em Fortaleza foram estabelecidas pela juíza coordenadora das Varas da Infância e Juventude de Fortaleza, Alda Maria Holanda Leite. Ela assinou a Portaria 2/2014, que dispõe sobre a hospedagem de crianças e adolescentes e entrada em estádios por ocasião da Copa do Mundo em junho e julho deste ano, em Fortaleza.
A portaria estabelece que menores de 18 anos só poderão se hospedar em hotéis ou estabelecimentos similares, sem a presença de ao menos um dos pais ou do responsável legal, se estiverem acompanhados de pessoa maior de 18 anos devidamente autorizada.
A autorização, segundo a determinação, deverá ser assinada por um dos pais ou responsável legal e estar de acordo com formulário padrão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Deve ser apresentado ainda documento original de identificação do menor, do acompanhante e do responsável.
Para a entrada nos estádios, ficou estabelecido que crianças com até 12 anos incompletos, sem a presença dos pais, só poderão ingressar na companhia de pessoa maior de 18 anos. Já os adolescentes, de 12 anos completos a 18 anos incompletos, poderão ingressar desacompanhados, independente de qualquer autorização.
A portaria destaca que a participação de crianças e adolescentes em atividades promocionais nos estádios, como acompanhamento de jogadores, porta-bandeiras, gandulas, entre outras, será permitida, mediante disponibilização, pela empresa organizadora do evento, para fins de fiscalização, de autorização dos pais ou responsável legal.
A determinação proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. O vendedor, em caso de dúvida, deve exigir o documento de identificação do comprador, sob pena das medidas cíveis e criminais cabíveis.
A portaria, que tem vigência temporária de hoje até 31 de julho, atende à Recomendação 13/2013 da Corregedoria Nacional de Justiça e ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

De olho no lance

  1. Dos 66 gols marcados em 21 jogos até agora pelo 100 Cearensão Onix 2014, 14 foram marcado de pênalti.
  2. A média de gols do Cearensão Onix é de 3.14 por partida.
  3. Foram anotados oito empates.
  4. Dos nove times participantes da primeira fase, apenas o Fortaleza está invicto.
  5. Itapipoca e Crato ainda não venceram.
  6. Fortaleza tem o melhor ataque.
  7. Leão marcou 18 gols (quatro de Robert, três de Edinho...).
  8. Ferroviário fez 11 (quatro de Iarley).
  9. Tiradentes, oito, sendo quatro de Dico.
  10. Com sete gols estão Guarani de Juazeiro do Norte (quatro de Netinho) e Horizonte (quatro de André Cassaco).
  11. Quixadá e Icasa com seis cada.
  12. Com dois gols, cada, Itapipoca e Crato.
  13. A defesa mais vazada é do Crato com 13 gols levados.
  14. Quixadá levou 11.
  15. Ferroviário, nove.
  16. Tiradentes, oito.
  17. Icasa, Guarani e Horizonte, cada um levou seis.
  18. Itapipoca tem a segunda defesa menos vazada, três gols tomados.
  19. A defesa menos vazada é do Fortaleza: dois.
  20. Os principais artilheiros, cada um com quatro gols são:
  21. Dico (Tiradentes).
  22. Netinho (Guarani).
  23. Robert (Fortaleza).
  24. André Cassaco (Horizonte).
  25. Iarley (Ferroviário).

Professores municipais

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros), sensível às justificativas encaminhadas pelo Sindicato Apeoc, decidiu conceder aos professores da Rede Municipal de Ensino, percentual de reajuste diferenciado de 8,32%. Para os demais servidores, o reajuste foi de 5,91%, em função do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A primeira proposta de Roberto Cláudio era de 5,70%, percentual este, correspondente a inflação nacional, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O reajuste diferenciado de 8,32% para o Magistério da Educação Básica de Fortaleza, segundo proposta do Sindicato Apeoc, é correspondente ao índice previsto pelo Ministério da Educação através do Fundação de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), calculado no valor aluno. A nova proposta será encaminhada à Câmara de Vereadores.
A inflação em Fortaleza foi de 6,38%, superior a média nacional, de 5,91%, calculada também pelo IBGE. Por outro lado, o governador do Ceará, Cid Gomes (Pros) só autorizou reajuste linear de 5,91% para os servidores estaduais, inclusive para os professores. (Com informações da Apeoc).

De olho no lance

  1. O Tiradentes empatou em 1 a 1 com o Guarani de Juazeiro do Norte, na tarde de hoje, no Estádio Presidente Vargas, abrindo a sexta rodada do Cearensão Onix 2014.
  2. Amanhã, a sexta rodada apresenta às quatro da tarde, no Perilão, Itapipoca x Fortaleza; e Icasa x Crato, no Romeirão.
  3. Fechando a rodada às cinco da tarde tem na Arena Castelão, Ferroviário x Horizonte.
  4. O Quixadá, folga na rodada.
  5. A atual classificação do Cearensão Onix 2014 com 21 jogos:

CLASSIFICAÇÃO
Cearense Chevrolet Série A 2014
PRIMEIRA FASE - GRUPO: GRUPO ÚNICO
PosClubePGJGVitEmpDerGPGCSGApr. %
1Fortaleza15550018216100.00
2Guarani (J)9623176150.00
3Ferroviário64202119250.00
4Horizonte6513176140.00
5Tiradentes6513188040.00
6Icasa4411236-333.33
7Quixadá45113611-526.67
8Itapipoca3403123-125.00
9Crato24022213-1116.67

Recursos públicos e a Copa do Mundo

"Em setembro de 2010 escrevi artigo indagando: num país em que a saúde, a educação e outros serviços essenciais deixam a desejar, o leitor contribuinte é favorável a que os escassos recursos públicos sejam utilizados para pagar a construção de estádios que sediarão os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014? A resposta deverá ser precedida por uma análise serena do orçamento do país. Mas não basta cortejar apenas as receitas e despesas, para verificar a viabilidade do evento. Essa é uma boa oportunidade para a sociedade lançar um olhar crítico sobre a qualidade das despesas cobertas pelos cofres públicos.
O jurista e professor Ives Gandra Martins mostra que, apesar de a carga tributária atingir a marca estratosférica de 37% do PIB, uma fatia da ordem de R$183 bilhões/ano é canalizada para remunerar os menos de 1 milhão de servidores federais, que recebem vencimentos e aposentadorias muito superiores aos dos cidadãos que labutam na iniciativa privada – e, além disso, vêm sendo autorizados novos aumentos de até 56%. Gandra Martins ainda compara esse montante com o Bolsa Família: R$ 12 bilhões/ano para atender 11 milhões de brasileiros.
Esse é apenas um dos exemplos para evidenciar que o aumento da carga tributária não é acompanhado de contrapartidas para a sociedade como um todo. O investimento público para o desenvolvimento, que gera empregos e infla o setor produtivo, decresceu quatro vezes em relação ao período em que a carga tributária era de 24% do PIB, caindo de 4% para 1% do PIB. O resultado está aí, à vista de quem quer ver: infraestrutura sucateada, educação precária, saúde deficiente, aumento da violência e outras mazelas. Nós, os contribuintes, não recebemos serviços públicos a que temos direito pelo que pagamos de impostos.
Se os governos gastassem menos com o custeio da máquina e com a mão de obra oficial, o país teria desenvolvimento socioeconômico bem mais elevado e justo. Mas não é isso que acontece.
Outro ponto a considerar é o já anunciado - e publicamente criticado pela Fifa – atraso nas obras incluídas nos compromissos assumidos para que o Brasil sediasse a próxima Copa. Historicamente, tais atrasos quase sempre significam estouros orçamentários, obrigando a reajustes que chegam até a mais do que duplicar os custos inicialmente previstos, dispensas de licitação e projetos concluídos a toque de caixa, com sérios riscos para a qualidade das obras. Segundo cálculos divulgados pela imprensa, a previsão de gastos com construção e reformas dos 12 estádios indicados para a realização de 64 jogos (se mantido o atual número de seleções em competição) já saltou de R$1,9 bilhão para R$5,1 bilhões (a arena paulista não foi concluída nessa conta), entre 2007 e 2010. Portanto, nem bem as obras começaram, já se estima acréscimo de 168%.
Incluindo as obras de infraestruturas e outras (aeroportos, malha viária, hotelaria, treinamento de mão de obra etc.), o investimento previsto oficialmente para a Copa deve bater nos R$ 33 bilhões, com pouco mais de 10% bancados pela iniciativa privada e o restante saindo dos cofres públicos, na forma de aplicação direta ou de financiamento do BNDES em condições favorecidas. Por tudo isso, comprometer recursos públicos para construção de estádios, como ocorreu nos últimos Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, representa desvio de dinheiro indispensável para as atividades públicas essenciais.
Recente matéria publicada no conceituado El Pais destaca que o Brasil chegará à Copa de 2014 como campeão de gastos em estádios. A matéria informa que as obras já consumiram R$8 bilhões de reais - mais do que a África do Sul e a Alemanha juntas. No mundial da Alemanha (2006) foram gastos R$ 3,6 bilhões (US$ 1,57 bilhões) para o mesmo número de estádios. Na África do Sul (2010) o valor aproximado foi de R$ 3,27 bilhões (U$ 1,39 bilhões) para 10 estádios. 
Como dizem as vozes mais respeitáveis, a Confederação Brasileira de Futebol, a Fifa e seus patrocinadores - que organizam o alentado calendário de competições amistosas e oficiais que culminam com a Copa do Mundo – bem que poderiam destinar parte das centenas de milhões de dólares que arrecadam com tais eventos para financiar a maior festa do planeta bola. Nada mais justo. Recursos públicos para esse fim, nunca!"
(Ruy Martins Altenfelder Silva, presidente da Academia Paulista de Letras Jurídicas-APLJ).

De olho no lance

http://www.futebolbahiano.com/2014/01/copa-do-nordeste-potiguar-vence-o-treze.html

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Copa do Nordeste: Potiguar vence o Treze por 2 x 1


Começou nesta sexta-feira o Campeonato do Nordeste, torneio que abre oficialmente o ano esportivo e de modo especial, por se tratar da principal competição da região e cercadas de boas expectativas. A partida inaugural aconteceu no duelo entre Potiguar de Mossoró x Treze de Campina Grande, válida pelo grupo C, no Estádio Nogueirão, em Mossoró/RN, e o Potiguar estreou de pé direito ao vencer o time paraibano por 2 x 1 e de virada empurrado por sua torcida. Jaílson abriu o placar para o Treze aos 10 minutos do segundo tempo, Raylan empatou para o time de Mossoró aos 36 minutos e Vavá aos 46 minutos, liquidou o jogo para os donos da casa.

Vale registrar que essa é pela primeira vez em toda sua história que o Potiguar participa na competição, fato que só aconteceu após desbancar os sempre favoritos ABC e América e conquistar o primeiro título do Campeonato Potiguar no ano passado.

Na próxima rodada, O Treze volta para casa onde vai encarar o Ceará, em jogo agendado para acontecer na próxima quarta-feira (21) às 21h. Já Potiguar, segue para Maceió onde enfrentará o Clube de Regata Brasil no mesmo dia e horário.

A rodada continua neste sábado com mais duas partidas, além do duelo entre Ceará e CRB. Pelo Grupo A, Sergipe e Confiança-SE fazem o clássico, às 21h30, no Estádio Presidente Médici, em Aracaju. No Grupo B, o Santa Cruz recebe o Vitória da Conquista-BA, às 17h30.

No domingo, acontecerão outras três partidas. Todas envolvendo tradicionais clubes da região, destaque para Vitória América-RN e CSA-AL x Bahia. Já Sport encara o Botafogo-PB. A primeira rodada foi encerrada na segunda-feira, com o jogo entre Naútico e Guarany-CE.

Veja os gols


De olho no lance

www.ferrao.com.br
Arnaldo Lira é o novo técnico do Ferroviário no Estadual 2014

Após duas grandes passagens pelo clube, em 2006 e 2009, Lira está de volta ao Ferrão

A direção do Ferroviário oficializou durante o dia de hoje a saída do técnico Washington Luiz e, pouco tempo depois, confirmou a contratação de Arnaldo Lira, bastante conhecido pela torcida coral, como novo comandante do clube. A apresentação do treinador está marcada para este sábado de manhã na Vila Olímpica Elzir Cabral, já visando o jogo de domingo contra o Horizonte, às 17h na Arena Castelão.

Aos 53 anos, Lira tem um vasto currículo como técnico, com passagens, dentre vários clubes, por CRB (AL), Fortaleza, Ceará, Pelotas (RS), União São João (SP), Joinville (SC), Paysandu (PA), Treze (PB), ASA (AL), Sampaio Correia (MA) e Santo André (SP), onde disputou o campeonato paulista em 2013. Em 2011, foi campeão baiano pelo Bahia de Feira, desbancando os dois grandes da capital Salvador.

No Ferrão, Lira fez duas grandes campanhas nas oportunidades em que esteve a frente do clube. No Campeonato Brasileiro de 2006, quase sobe o time para a Série B, ficando em 5º lugar na classificação geral e deixando escapar a vaga no último jogo contra o Grêmio Barueri em São Paulo. Já em 2009, levou o time à final de turno contra o Ceará no Campeonato Cearense e terminando em 3º lugar no geral. Ao todo, já dirigiu o Ferroviário por 66 vezes.

Antes de virar técnico de futebol, Lira era meio-campista, encerrando a carreira no Acadêmica de Coimbra (POR) em 1992. Jogou também no Ferroviário em 1989, vestindo a camisa coral em 15 partidas na Copa do Brasil e no Estadual, sagrando-se vice-campeão cearense.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Nova Agência Brasil

A Agência Brasil e a Radioagência Nacional, veículos geridos pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ganham, a partir da próxima terça (21), novos layout e novas funcionalidades. A mudança visa a proporcionar ao leitor mais agilidade e praticidade no acesso às páginas.
Com o novo site, a Agência Brasil passará a publicar notícias em inglês e espanhol diariamente. Parte do conteúdo produzido pela Agência será disponibilizada nos dois idiomas, possibilitando maior alcance das notícias produzidas. Assim, matérias que tratam de temas como direitos humanos, meio ambiente, economia e o que mais for de interesse para o público estrangeiro sobre o Brasil terãolugar nas versões traduzidas da página.
Além disso, a Agência Brasil dará mais destaque às fotos e oferecerá nova forma de visualização da galeria de imagens. O site, que produz uma média de 1,9 mil matérias e 1,5 mil fotos por mês, terá também versão mobile, para facilitar a leitura e a consulta via celulares, smartphones e tablets.
A Radioagência Nacional, que comemora 10 anos no ar, agregará à sua página maior dinamismo e facilidade de acesso - com versão mobile - e de download dos conteúdos produzidos, desde os áudios de notícias e de entrevistas aos programetes das Rádios EBC. São cerca de 80 a 100 posts diários, e uma média de 1,3 mil por mês. O site disponibilizará ainda boletins em espanhol e conteúdos das emissoras de rádio públicas parceiras.
Outra novidade é que o conteúdo de ambas agências poderá ser acessado em um único espaço: a Central de Conteúdo. Para isso, suas editorias foram unificadas e passarão a ser divididas em Cultura, Direitos Humanos, Política, Economia, Educação, Geral, Internacional e Pesquisa e Inovação. Com o novo serviço, o usuário poderá se cadastrar para acessar todo o conteúdo por meio de login e senha. Assim como a Agência Brasil e a Radioagência Nacional, o conteúdo da Central será publicado sob a Licença Creative Commons.

José Albuquerque assume compromisso com estaduais


O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Albuquerque (Pros), se reuniu hoje pela manhã, na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), com representantes das universidades públicas estaduais. No encontro, foram definidos os seminários que vão tratar de assuntos relativos às universidades - como a identificação da demanda real no número de vagas para realização de concurso público.  

Participaram da reunião reitores, vice-reitores e pró-reitores das três universidades estaduais (Uva, Urca e Uece); presidentes dos sindicatos dos docentes e servidores; representante do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes); representantes dos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs).
Os seminários foram agendados para os seguintes dias: - 3 e 4 de fevereiro: Uva (evento em Sobral)
- 10 e 11 de fevereiro: Urca (evento no Crato)
- 17 e 18 de fevereiro: Uece (evento em Fortaleza).
A decisão pela realização dos seminários foi tomada a partir dos resultados de um encontro realizado na última segunda-feira (13) entre o Governo do Estado e o comando de greve das três universidades. A partir dela, os professores decidiram em assembleia geral pelo fim da greve. José Albuquerque cumpre assim compromisso firmado com professores e estudantes no sentido de intermediar uma saída para o impasse.

Portadores do Futuro


A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi), apresentará detalhes sobre o Projeto Portadores do Futuro às entidades parceiras e formadores de opinião na próxima segunda-feira (20), durante um almoço na cobertura da Fiec, com a presença do diretor corporativo do INDI, Carlos Matos.
A gerente dos Observatórios da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), Marília de Souza, apresentará a metodologia do projeto e os resultados obtidos no Paraná. Além disso, será apresentada a estratégia da Fiec em enxergar o futuro da indústria cearense identificando as atividades econômicas alinhadas com as tendências tecnológicas mundiais, de modo a contribuir com o desenvolvimento econômico do estado nos próximos dez anos. O objetivo é sensibilizar os parceiros a colaborarem com o projeto, que propõe ampliar a competitividade industrial e contribuir para a maior equidade econômica das regiões cearenses. No mesmo dia, Marília participa da reunião da Diretoria Executiva do Sistema Fiec.
Para atingir essa visão de futuro, o Núcleo de Inteligência Industrial do Indi vem desenvolvendo o projeto em parceria técnica com a Fiep. O Ceará será o terceiro no país a realizar o projeto depois do Paraná e Santa Catarina. A iniciativa prevê a promoção de sete painéis, totalizando a mobilização estimada de 280 especialistas em todas as mesorregiões cearenses (região metropolitana de Fortaleza, Noroeste, Norte, Sertões, Jaguaribe, Centro-Sul e Sul), que serão realizados nos meses de fevereiro e março. Dentro do cronograma de atividades, os estudos de base no Ceará já estão sendo finalizados, neste mês de janeiro, para subsidiar os painéis. Nesse material, constam dados econômicos, sociais, informações sobre pesquisa, desenvolvimento e inovação. A publicação final estará disponível para consulta da sociedade no mês de maio.
Com base nos dados, será possível identificar, conjuntamente, as tendências tecnológicas de setores industriais dinâmicos ou relevantes para todas as regiões cearenses, que serão apresentadas nas reuniões regionais para especialistas do governo, universidades e institutos de pesquisa, terceiro setor, empresários e representantes de entidades de classe. Esses encontros com especialistas vão formar uma base de conhecimento juntamente com a carta de tendências tecnológicas. Assim, será possível identificar setores e tendências tecnológicas que poderão se tornar alvos de estratégias e ações antecipadas para cada região, com o objetivo de situar o estado em posição competitiva de destaque, contribuindo para o desenvolvimento sustentável com maior igualdade regional.

Convênio entre a Fiec e Fiep
Há quase um ano, a Fiep e a Fiec assinaram um protocolo de intenções para a formatação de uma aliança estratégica. O acordo permite ampla troca de conhecimento entre as duas entidades, com a intenção de impulsionar o desenvolvimento inovador e sustentável nos dois estados. O convênio, hoje, prevê o compartilhamento de informações e atuação conjunta entre o setor de Inteligência Industrial do Indi e os Observatórios Sesi/Senai/IEL, que atuam na elaboração de projetos, pesquisas, prospecção, difusão de novas tecnologias e articulação que visem ao desenvolvimento industrial sustentável.

Saiba mais
Projeto de Inteligência Industrial
Compõe-se de um conjunto de pesquisas, análises e sistemas de informação, cujo objetivo é construir uma inteligência capaz de dar suporte ao parque industrial cearense, orientando-o para a competitividade sustentável, permitindo maior agregação de valor e intensificação de investimentos. Tal objetivo está, por sua vez, alinhado com a necessidade de posicionamento institucional do Sistema FIEC como entidade de vanguarda na indução das mudanças desejadas na estrutura socioeconômica do Ceará, em um horizonte de longo prazo.

Áreas de atuação
O Projeto se baseia na geração de conhecimento sobre a competitividade dos setores industriais e do território cearense, atendendo a demandas provenientes do Sistema Indústria, empresários, possíveis investidores, entes públicos e demais interessados em uma agenda de desenvolvimento sustentável da indústria cearense.

Serviço
Almoço de apresentação do Projeto Setores Portadores de Futuro
Dia: 20 de janeiro (segunda-feira)
Horário: às 12 horas
Local: Sala VIP (cobertura da FIEC)
Endereço: Avenida Barão de Studart,  1980 – bairro Aldeota

Ceará


Na Vila das Artes

A Vila das Artes, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor), abre inscrições para alunos ouvintes para a 2ª parte do curso “Pontos de Corte - Formação de agentes culturais e exibidores independentes”, coordenado pela Escola Pública de Audiovisual.
Ao todo serão disponibilizadas 10 vagas destinadas a pessoas físicas maiores de 16 anos. Os interessados devem comparecer à secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro) para preenchimento de ficha de inscrição entre 20 e 28 de janeiro, das 9 às 20 horas. Caso o número de procura seja maior do que o número de vagas disponibilizadas haverá seleção. O Curso é gratuito e acontece das 18 às 21 horas, as terças e quintas, com aulas práticas em datas agendadas de acordo com a disponibilidade dos professores e alunos.
O curso Pontos de Corte tem como público alvo pessoas de diferentes faixas etárias e grupos sociais, interessados por ações de cunho cultural, notadamente no que diz respeito às linguagens audiovisuais, que possuam boa capacidade de articulação em diferentes áreas geográficas e culturais da cidade e disponibilidade de tempo para a produção e gestão de ações culturais que serão propostas no decorrer do curso.
Confira os ciclos e as disciplinas que compõem esta segunda etapa do curso:
Ciclo 2 – Situações Cinematográficas – Disciplinas: A reinvenção do ambiente e do lugar do espectador (12h/a); Intervenções Urbanas (12h/a).
Ciclo 3 – Curadoria e Montagem – Disciplinas: O que é um projeto de Curadoria e como podemos pensar Montagem (9h/a); Festivais, Mostras Temáticas, Retrospectivas (9h/a); Funcionamento de uma Mostra (12h/a).
Ciclo 4 – Política e Economia no Audiovisual Brasileiro – Disciplinas: Quem é quem no audiovisual brasileiro (9h/a); A carreira comercial de um filme (9h/a); Os editais de incentivo à exibição (12h/a); Distribuidores e exibidores (9h/a); Circulação fora do padrão ou novos padrões de circulação (12h/a).
Serviço
O que – Inscrições abertas para alunos ouvintes no curso Pontos de Corte
Quando – De 20 a 28 de janeiro, das 9h às 20h
Onde – Na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Como – Preenchimento de ficha de inscrição com documentos oficiais
Mais informações - 3252 – 1444 ou ascom.viladasartes@gmail.com

De olho no lance


  1. Amanhã o Cearensão 100 Onix 2014 tem Tiradentes x Guarani de Juazeiro do Norte, às quatro da tarde, reabrindo o Presidente Vargas, e abrindo a sexta rodada.
  2. No domingo às quatro da tarde tem Itapipoca x Fortaleza, no Perilão; Icasa x Crato, no Romeirão.
  3. Às cinco da tarde, fechando a sexta rodada, Ferroviário x Horizonte, na Arena Castelão.
  4. Os resultados de ontem pela quinta rodada foram:
  5. Fortaleza 3x1 Guarani.
  6. Tiradentes 3x1 Quixadá.
  7. Itapipoca 1x1 Horizonte.
  8. Ferroviário 1x2 Icasa.
  9. Amanhã às seis e meia da noite, o Ceará estréia na Copa do Nordeste 2014 contra o CRB, na Arena Castelão.
  10. Na próxima segunda (20), às oito da noite, o Guarany de Sobral  estréia no Nordestão, contra o Náutico, na Arena Pernambuco.
  11. A Copa do Nordeste começa hoje com Potiguar (RN) x Treze (PB), às oito da noite, no Nogueirão, em Mossoró (RN).
  12. Amanhã, o Nordestão tem além de Ceará x CRB:  Santa Cruz (PE) x Vitória da Conquista (BA) e Sergipe (SE) x Confiança (SE).
  13. No domingo (19) três jogos: CSA (AL) x Bahia, Botafogo (PB) x Spprt (PE) e Vitória (BA) x América (RN).
  14. O campeão da Copa do Nordeste garante vaga na Copa Sulamericana.

Copa 2014 em Fortaleza

(www.tjce.jus.br) - A juíza coordenadora das Varas da Infância e Juventude de Fortaleza, Alda Maria Holanda Leite, assinou, nessa quarta-feira (15/01), a Portaria nº 2/2014, que dispõe sobre a hospedagem de crianças e adolescentes e entrada em estádios por ocasião da Copa do Mundo. O evento esportivo acontecerá no mês de junho deste ano.
A determinação estabelece que menores só poderão se hospedar em hotéis ou estabelecimentos similares, sem a presença de ao menos um dos pais ou do responsável legal, se estiverem acompanhados de pessoa maior de 18 anos devidamente autorizada.
A autorização deverá ser assinada por um dos pais ou responsável legal e estar de acordo com formulário padrão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Deverá ser apresentado ainda documento original de identificação do menor, do acompanhante e do responsável.
Para a entrada nos estádios, ficou estabelecido que crianças com até 12 anos incompletos, sem a presença dos pais, só poderão ingressar na companhia de pessoa maior de 18 anos. Já os adolescentes, de 12 anos completos a 18 anos incompletos, poderão ingressar desacompanhados, independente de qualquer autorização.
A participação de crianças e adolescentes em atividades promocionais nos estádios, como acompanhamento de jogadores, porta-bandeiras, gandulas, entre outras, será permitida, mediante disponibilização, pela empresa organizadora do evento, para fins de fiscalização, de autorização dos pais ou responsável legal.
Ainda conforme a determinação, a venda de bebidas alcoolicas é terminantemente proibida a menores de 18 anos, devendo o vendedor, em caso de dúvida, exigir o documento de identificação do comprador, sob pena das medidas cíveis e criminais cabíveis.
A portaria, que tem vigência temporária até o dia 31 de julho, atende à Recomendação 13/2013 da Corregedoria Nacional de Justiça e ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

Pesquisa do TCE

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) disponibiliza em sua página na Internet (www.tcm.ce.gov.br) até o próximo domingo (19) questionário relacionado à pesquisa que irá servir de base para o planejamento de sua oferta de capacitação em 2014. Servidores e gestores públicos de todos os municípios cearenses têm à sua escolha 66 temas das áreas de conhecimentos gerais, contabilidade, direito e engenharia. Os 12 mais votados serão contemplados em cursos a serem realizados no decorrer do ano.
O presidente do Tribunal, conselheiro Francisco Aguiar, informa que “esse é o tipo de inovação que estamos fazendo para permitir um conhecimento mais objetivo das necessidades das prefeituras e Câmaras antes de ser decidido o conteúdo dos cursos que iremos promover”. Na avaliação de Aguiar “essa é mais uma oportunidade que o TCM está possibilitando para a participação direta dos interessados em suas atividades”.
A Escola de Contas e Gestão do TCM (ECOGE) destaca que, quanto maior a interação dos agentes públicos com essa sondagem, melhor será a avaliação que o Tribunal terá sobre as reais necessidades demandadas, possibilitando mais efetividade às ações pedagógicas a serem direcionadas aos municípios.
Para responder aos questionários, clique nos links a seguir:

Na próxima sexta

A Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE Fortaleza) realiza na próxima sexta-feira (24), a partir das 12 horas, o encontro “Almoço Político” para convidados. Os jovens empresários receberão o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros), no restaurante Sal e Brasa.
Durante o evento, Roberto Cláudio abordará sobre sua trajetória política, além de destacar o posicionamento dos projetos que estão sendo realizados pela prefeitura. O evento proporcionará aprendizado aos associados da AJE-Fortaleza a partir das experiências políticas do palestrante.

Serviço
Almoço Político com o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio
Data: 24 de janeiro
Local: Restaurante Sal e Brasa
Endereço: Avenida Abolição, 3500 – Meireles.
Horário: 12 horas.

Aécio papai

CARLA ARAÚJO - Agência Estado
O senador e possível candidato à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves, informou nesta sexta-feira, 17, por meio de sua página oficial no Facebook, que será pai. "Compartilho com amigos e amigas uma notícia que deixou a mim e à Letícia muito felizes. Letícia, minha mulher, está grávida e certamente nossa casa ficará mais alegre e feliz", postou o tucano.
Poucos minutos depois da notícia ser publicada, ela já tinha sido curtida por mais de 1.779 pessoas, comentada por mais de 250 e compartilhada por 56. Aécio tem hoje 386 mil seguidores no Facebook.

TCE-CE 2014-2015

Reeleito pelo Plenário no dia 17 de dezembro, o conselheiro Valdomiro Távora já iniciou suas atividades na direção da Corte de Contas, biênio 2014/2015. Em audiência realizada no Palácio da Abolição, com a presença do conselheiro Edilberto Pontes, vice-presidente, e do conselheiro Pedro Timbó, o presidente do TCE destacou junto ao governador Cid Gomes as prioridades desta gestão. O encontro foi bastante proveitoso, com o apoio do Governador para a criação de 30 novas vagas para o cargo de analista de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE).
Valdomiro Távora ressaltou que a conquista vai ao encontro de sua principal meta nesta nova gestão: trabalhar com afinco para agilizar a tramitação dos processos e garantir maior transparência e acesso do cidadão às ações do Tribunal. “O desafio é grande. Temos muito trabalho pois as demandas do Tribunal aumentaram bastante, até devido aos grandes investimentos feitos pelo Governo do Estado. Nosso corpo técnico tem muita qualidade. E agora, com o compromisso de elevar o quantitativo de analistas, certamente os trabalhos terão um maior rendimento.”
Com a sinalização positiva do Governador, o presidente Valdomiro Távora deve submeter a mensagem e projeto de lei ao Plenário da Corte de Contas. Em sendo aprovado, o texto segue para a Assembleia Legislativa. Com o acréscimo de 30 novas vagas para analistas, o Presidente pretende, em breve, lançar o edital para realizar concurso público: serão 35 vagas para analista, 10 para técnicos, 1 (uma) vaga para procurador e 1 (uma) para auditor.
Além do concurso, a Presidência do TCE, juntamente com a Secretaria de Controle Externo, está avaliando mecanismos para agilizar a análise e proceder o julgamento do estoque de contas de gestão. “Vamos definir um conjunto de medidas para dar uma resposta célere à sociedade. A demanda é muito grande. Temos uma Inspetoria de Controle Externo só para analisar convênios. Mas são poucos servidores. Com a boa vontade de todos os conselheiros, auditores, procuradores e servidores faremos o que for possível para dar maior celeridade à análise dos processos”, declarou Valdomiro Távora.

Na Ganz Hang

SOBRE A GANZ HANG

Quem Somos
Fundada em 2006 a GANZ HANG conceituou-se no mercado e alcançou o reconhecimento no segmento de moda masculina junto ao público e aos seus colaboradores, com os quais mantém sólida conectividade.

Como somos?
Com instalações aconchegantes, produtos de qualidade e excelente padrão de atendimento, a marca conquistou seu espaço.

Nossa Missão
Estar permanentemente plugado nas tendências. Focar e atender as necessidades dos clientes, oferecendo o que há de melhor em termos de moda sempre orientados pelo trinômio qualidade, modernidade e conforto.

Nossa Visão
O homem sofisticado, moderno e despojado é o foco da Ganz Hang e para quem ela cria. Nossa visão é traduzir em produto o cotidiano deste homem, unindo criatividade e tecnologia no processo produtivo. Nossos produtos são pensados e trabalhados desde a textura do tecido até os detalhes do acabamento, valorizando o design, a qualidade e o conforto.

Nossos Valores
Integridade, prazer em servir e compromisso com nossos clientes, fornecedores e colaboradores.

Ecossistema de Inovação

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) participará do I Workshop do Ecossistema de Inovação, que será realizado em seis de fevereiro, das 8 às 17 horas, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). A participação foi confirmada durante reunião entre o presidente da Fiec, Roberto Macêdo, e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, na última quarta-feira (15), no Rio de Janeiro.
Por recomendação da presidência do banco, a assessora especial do BNDES, Helena Lastres, e o gerente regional, Paulo Guimarães, confirmaram presença no workshop, que terá como coordenadores e palestrantes os israelenses Amnon Frenkel, Yehoshua Gleitman, Raphael Bar-EL, responsáveis por promover políticas públicas de inovação e tecnologia para o desenvolvimento econômico de Israel.
O workshop contará com 40 participantes e fará um mapeamento do ecossistema de inovação cearense, envolvendo empresários, universidade e poder publico. O diretor corporativo do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi), Carlos Matos, acompanhou o encontro no Rio de Janeiro.
Em outra reunião, também na sede do BNDES, Roberto Macêdo e o diretor corporativo do Indi acertaram a construção de uma agenda de fortalecimento do Posto Fiec/BNDES, hoje, referência nacional, com a chefe do Departamento de Relacionamento com Instituições Financeiros e outras instituições, Juliana Cruz. Para isso, será agendada uma oficina com a previsão de ocorrer no próximo mês de março. Eles também conversaram sobre o Programa Indústria Viva, que despertou grande interesse do BNDES, especialmente quanto ao tema inovação e à implantação dos Polos Regionais de Inovação, pelos quais o banco tem recursos para potencializar o desenvolvimento de regiões no interior cearense.
Posto Fiec/BNDES é referência - O Posto de Informações Fiec/BNDES completou, em novembro passado, 11 anos de funcionamento. Com o objetivo fundamental de auxiliar o empresário na tomada de decisão relacionada ao investimento com recursos adequados, o posto realizou em 2013 mais de 3.000 atendimentos, sendo 90% micro, pequenas e médias empresas, focando o setor produtivo cearense na capital e interior.
Com palestras itinerantes, em 2012 o Posto de Informações Fiec/BNDES conseguiu estar presente em 100% dos municípios cearenses, recebendo o título de primeiro Estado do norte e nordeste a ter pelo menos uma operação do BNDES em todo o seu território.

Selecionados do Festival de Dança Litoral Oeste

Dezesseis atrações cearenses vão compor a programação do Festival de Dança Litoral Oeste 2014, que entre 24 de janeiro e 9 de fevereiro acontecerá aos finais de semana (sexta a domingo), respectivamente nas cidades de Itapipoca, Trairi e Paracuru. Inscritos por meio de convocatória, os grupos foram selecionados pela organização do festival e farão uma ou mais apresentações. Confira a relação dos participantes e as cidades onde vão se apresentar. Nos próximos dias será divulgada a programação completa, com os nomes dos espetáculos, datas, horários e locais, todos com acesso gratuito.

SELECIONADOS e CIDADES ONDE SE APRESENTAM
  • Cia Vatá - Itapipoca
  • Cia Rebentos - Itapipoca
  • Cia Arreios - Itapipoca, Trairi e Paracuru
  • Cia Flex - Itapipoca e Trairi
  • Em Dois Cia de Dança - Itapipoca
  • Ritmo Souto - Itapipoca
  • BMX Crew - Itapipoca 
  • Cia Balé Baião - Itapipoca, Trairi e Paracuru
  • Paracuru Cia de Dança - Itapipoca e Trairi
  • Grupo Tablado - Itapipoca, Trairi e Paracuru
  • Cia Ciclos - Trairi e Paracuru
  • Silvia Moura - Trairi
  • Edisca - Trairi e Paracuru
  • Poros Pesquisa e Produção - Paracuru
  • Ballet Hugo Bianchi - Paracuru
  • Enchame Break - Paracuru

Além de espetáculos de variadas vertentes, como Balé Clássico, Dança Contemporânea, Danças Populares Tradicionais e Hip Hop, os bailarinos e companhias de dança participam de “Encontros-Aconchegos”, que é uma novidade desta edição. A ideia é integrar artistas e produtores envolvidos em cada cidade.
O Festival de Dança Litoral Oeste destaca-se como um evento que prioriza, sobretudo, a dança cearense na sua diversidade, apresentando diversas ações gratuitas em amplo alcance, de caráter artístico e formativo. Os três municípios da região do Vale do Curú e Litoral Oeste do Ceará desenvolvem há mais de 20 anos ações continuadas e permanentes em dança, no âmbito da formação técnica, pesquisa, criação, montagem, mostra e difusão. Além de se propor como ação descentralizadora e democrática de circulação da dança, o Festival vem se desenhando como um espaço privilegiado para a confluência de troca de experiências, convívio e celebração dos afetos que articulam esta arte no Ceará.
O Festival de Dança Litoral Oeste 2014 acontecerá de 24 a 26 de janeiro em Itapipoca, de 31 de janeiro a 2 de fevereiro na cidade de Trairi, e de 07 a 09 de fevereiro em Paracuru. O Festival tem o incentivo da COELCE - uma empresa ENDESA Brasil, apoio cultural do GOVERNO DO ESTADO através da SECRETARIA DE CULTURA, parceria da PREFEITURA MUNICIPAL DE PARACURU e PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPIPOCA e PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAIRI. Realização: ASSOCIAÇÃO DE ARTES CÊNICAS DE ITAPIPOCA (AARTI).

Futricas cearenses

  1. Os jornalistas Paulo Verlaine e Salomão de Castro lançam nesta terça-feira (21), às oito da noite, no Mercado Municipal de Icapuí, o livro "Companheiro Praiano".
  2. O livro em comemoração aos 30 anos de emancipação de Icapuí, conta os 30 anos de trajetória do ex-prefeito de Icapuí, ex-vereador de Aracati, ex-vereador de Fortaleza e hoje deputado federal José Airton Cirilo.
  3. O radialista Augusto Borges lança no próximo dia 30 de janeiro, no Iate Clube de Fortaleza, o livro "Então, Eu Conto!".
  4. A publicação de Borges narra sua trajetória no Rádio e na Televisão de mais de 40 anos. Borges foi apresentador do histórico programa Show do Mercantil, na TV Ceará e hoje apresenta programa informativo na Ceará Rádio Clube
  5. O ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará, Agostinho Gósson, lança em seis de fevereiro, no terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), o livro "Amor Absoluto e outros Poemas".
  6. O livro contempla 96 poemas feitos com Gósson nos últimos 40 anos como repórter e chefe de reportagem do Diário do Nordeste, professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) e apresentador da Rádio Universitária FM de Fortaleza.
  7. A presidente do jornal O Estado, Wanda Palhano, relança o livro "O Espelho", em 20 de fevereiro, na Venetoni.
  8. A publicação traz crônicas e poesias de Wanda Palhano.

Vinte e seis praias boas de banho

A balneabilidade das praias dessa semana, realizada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento, indica 26 pontos próprios para banho em Fortaleza. O resultado do novo boletim destaca o total de 31 pontos monitorados pela autarquia, de acordo com os critérios da Resolução 274, de 29 de novembro de 2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Os técnicos da Geamo alertam que o resultado pode modificar com ocorrências de chuvas, aumento da maré, presença de animais, disposição imprópria de resíduos sólidos e adensamento urbano nas proximidades das praias.

Próprios:
  1. Caça e Pesca
  2. Barraca Arpão Praia Bar
  3. Barraca Itapariká
  4. Barraca Hawaí
  5. Praça 31 de Março
  6. Barraca América do Sol
  7. Barraca Crocobeach
  8. Clube de Engenharia
  9. Barraca Beleza
  10. Início da Rua Ismael Pordeus
  11. Farol
  12. Iate
  13. Mucuripe
  14. Estátua de Iracema
  15. Volta da Jurema
  16. Edifício Arpoador
  17. Final da Rua José Vilar
  18. Ideal Clube
  19. Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
  20. Inace
  21. Marina Park Hotel
  22. Início da Avenida Philomeno Gomes
  23. Kartódromo
  24. Início da Avenida Pasteur
  25. Goiabeiras
  26. Barra do Ceará
Impróprios:
  1. Edifício Vista del Mare
  2. Início da Rua Lagoa do abaeté
  3. Colônia
  4. Horta
  5. Barraca Big Jeans

Seguidores

Arquivo do blog