sábado, 25 de janeiro de 2014

Termina 'Não Vai Ter Copa Fortaleza'

A manifestação "Não Vei Ter Copa Fortaleza" acabou agora há pouco, na Estátua Iracema Guardiã, na Praia de Iracema. Depois de queimarem lixeiras e quebrarem placas de trânsito, os jovens do black bloc Ceará se encapuzaram e portaram faixas como "Olha nós aqui de novo" e "Copa pra quem? Não Vai Ter Copa". Eles foram reprimidos pela Polícia no momento da concentração. No vandalismo eles levaram balas de borracha, ferindo pelo menos dez deles. 

Bahls lança uniforme 100 anos do Ceará

Para o ano do Centenário, o Ceará estará de roupa nova e o lançamento dos uniformes 1 e 2 (Penalty) do clube vai acontecer na próxima quinta-feira (30), às oito da noite, no Hotel Oásis Atlântico (Avenida Beira Mar, 2500), em um grande coquetel, que contará com a presença da modelo Nicole Bahls.
O torcedor alvinegro vai poder participar. Os ingressos para o evento estão sendo vendidos nas cinco Lojas Oficiais do clube e pelo CearáSC.com, custando: R$ 50,00 (sócio) e R$ 60,00 (Não sócio).
PONTOS DE VENDA:
- Loja Oficial Sou Mais, Av. Barão de Studart, 1501;
- Loja Oficial Sou Mais, Av. Oliveira Paiva, 2797 - Shopping Granito;
- Loja Oficial Sou Mais, Av Bezerra de Menezes, 500a;
- Loja Oficial Sou Mais, Rua Senador Pompeu, 1099 - Shopping Camelo 2;
- Loja Oficial Sou Mais, Av. João Pessoa, 3532;
- CearáSC.com (em breve);
(À vista, cartão de débito ou cartão de crédito).

SAIBA MAIS SOBRE OS NOVOS UNIFORMES OFICIAIS DE JOGO:
Uniforme 1: A camisa oficial 1 é listrada em preto e branco e produzida em tecido de poliéster com elastano internamente texturizado para menor aderência ao corpo proporcionando maior conforto ao atleta.
Uniforme 2: A camisa oficial 2 é predominantemente branca e traz destaques na parte frontal (Tecido de poliéster).
Uniforme de goleiro: Também em tecido de poliéster, a camisa dos goleiros terão três opções de cores.

MATERIAL LANÇADO:
* Uniforme de Treino
- Atletas
- Comissão Técnica
- Coletes

* Uniforme de Viagem Jogadores
- Atletas
- Comissão Técnica

* Uniforme de JOGO
- OFICIAL - Número 1
- OFICIAL - Número 2
- Goleiros - Número 1
- Goleiros - Número 2

* Uniformes Oficiais para crianças

Realização: Arquiteta Eventos;
Apoio: Concord Locações, Marsom, Led & Arte, Volt Geradores e Truke Mídia;
Patrocínio: Penalty, Brahma, Pepsi, Santé, Loja Sou Mais - Porangabuçu, Aliança de Ouro, Embracon, Unimed, Primos Motopeças e Lentes Transitions.

De olho no lance - Nordestão 2014


  1. O Ceará só empatou com o Potiguar (RN), hoje à tarde, na Arena Castelão, pela terceira rodada e encerrando os jogos de ida da primeira fase da Copa do Nordeste 2014.
  2. O placar de 1 a 1 e o Ceará correndo atrás do prejuízo mostra que o elenco ainda não é o melhor para as disputas seguintes do time que está no seu centenário.
  3. Reginaldo Júnior abriu o placar para o Potiguar, no primeiro tempo.
  4. E Magno Alves empatou na etapa final.
  5. Bill bateu na trave e passa por avaliação médica.
  6. João Marcos e Assisinho machucados desfalcaram o Ceará hoje.
  7. Na próxima quarta-feira (29), no Nogueirão, em Mossoró, o Ceará volta a enfrentar o Potiguar, abrindo a série das partidas de volta do Grupo C da Copa do Nordeste.
  8. O Ceará lidera com sete pontos.
  9. O Potiguar é o segundo com cinco.
  10. Na noite de hoje, CRB (AL) 2x1 Treze (PB).
  11. O CRB é o terceiro com quatro.
  12. O Treze ainda não pontuou.
  13. Três derrotas em três partidas
  14. Amanhã, às seis e meia da noite, o Guarany de Sobral joga contra o Sport, na Ilha do Retiro, pelo Grupo D.

Manifestação contra Copa em Fortaleza

O movimento 'Não Vai Ter Copa Fortaleza', que teve sua manifestação reprimida em seu início, pelo Grupo de Ações Tácitas Especiais (Gate), na Estátua Iracema Guardiã, na Praia de Iracema, acabou em baderna com queima de lixeiras e destruição de placas de trânsito, na noite de hoje.
Na revista do Gate, a apreensão de mil panfletos, cartazes contra a Copa, vinagre, máscaras, baladeiras, uma bandeira brasileira e a detenção de dois para investigação.
O Gate fez a revista sob protesto dos manifestantes e atenção de turistas e imprensa.
O Gate chegou com cinco viaturas. Desceram 20 policiais armados para a revista, que foi feita em 30 jovens do black bloc Ceará. Aconteceu uma varredura na praia também, mas ali nada foi encontrado.
Um cartaz apreendido chamou atenção:
  1. "Sexo Anal para acabar o Capital".

Tinha ainda os seguintes cartazes:
  1. "A Copa é do Mundo, menos do Brasileiro".
  2. "Se não tem Saúde, Educação, Justiça, Liberdade. Resposta: Não vai ter Copa pra patrão".
  3. "Pra Copa tudo. Pra Juventude nada".

As palavras de ordem eram:
  1. "Não vai ter Copa".
  2. "Estado fascista. Polícia terrorista".
  3. "Policial é pra ladrão. Manifestante, não".

De olho no lance - Cearensão Onix 2014

  1. Hoje à tarde pela oitava rodada do Cearensão Onix 2014:
  2. Ferroviário 0x0 Quixadá.
  3. Itapipoca 1x1 Icasa.
  4. Crato 3x2 Tiradentes.
  5. Amanhã, às quatro da tarde, no Domingão, Horizonte x Fortaleza.
  6. A classificação atual é:
Cearense Chevrolet Série A 2014
PRIMEIRA FASE - GRUPO: GRUPO ÚNICO
PosClubePGJGVitEmpDerGPGCSGApr. %
1Fortaleza21770023320100.00
2Guarani (J)12733197257.14
3Horizonte96231106450.00
4Ferroviário872231112-138.10
5Quixadá87223911-238.10
6Icasa8722379-238.10
7Tiradentes671331013-328.57
8Crato57124520-1523.81
9Itapipoca5705247-323.81

Contra a Copa em Fortaleza


Na dispersão dos manifestantes contra a Copa, o movimento black bloc Ceará queimou lixeiras e quebrou placas de sinalização de trânsito, na Praia de Iracema. A Polícia reagiu com balas de borracha. A situação neste momento é de calma. Os manifestantes voltaram para a Estátua Iracema Guardiã, onde foi a concentração no final da tarde deste sábado e a PM reprimiu com uma revista com apreensão de vinagre, máscaras, panfletos e cartazes contra a Copa e detenção de dois manifestantes. A PM está de prontidão na área.
A manifestação contra a Copa foi reprimida pela PM em seu início. Uma revista de 20 policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) evitou que 30 jovens saíssem da concentração na estátua de Iracema Guardiã, na Praia de Iracema pela Beira-Mar. O pessoal do Gate, fortemente armado, chegou em cinco viaturas e revistou todos manifestantes. Ao final deteve dois líderes para investigação. A PM sob protestos dos manifestantes recolheu mil panfletos contra a Copa, uma bandeira nacional, cartazes, máscaras de gás e baladeiras.
Os jovens na saída da batida policial gritavam: "Não vai ter Copa", "Estado fascista, polícia terrorista" e "Polícia é para ladrão; manifestante não". Os cartazes apreendidos diziam: "Para Copa tudo, para Juventude nada", "Se não tem Saúde, Educação, Justiça e Liberdade. resposta: não vai ter Copa para patrão", "Copa é do mundo, menos do brasileiro" e um último apelativo: "Sexo Anal para acabar o Capital".

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Fala Gaudêncio

O vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena fala sobre a sucessão do governador Cid Gomes (Pros):
"A imprensa tem noticiado constantemente o desejo do PMDB em ter uma candidatura própria. Evidentemente que nós passamos ai desde 2006 numa parceria com o Governo do Estado. Não somente o PMDB, mas um grande arco de aliança de partidos que fazem parte dessa coligação e o PMDB tem posto ai a disposição desses partidos o nome do senador Eunício Oliveira, que ao longo da sua vida política como deputado e senador tem contribuído para o desenvolvimento do Estado do Ceará. Tem trabalhado diuturnamente em prol do povo do Ceará, do Estado do Ceará e é o homem que ao longo desses anos se preparou, se capacitou para ser o governador".

DeRose no Beach Park

Adicionar alta performance em todas as áreas de sua vida é a proposta do Beach Park para este domingo (26), a partir das 10h30, com a já tradicional Aula Aberta do Método DeRose, ministrada pelo coach Rômulo Justa. Voltado para o público jovem e adulto, o método internacional de qualidade de vida e alta performance, presente nas principais cidades do mundo, há mais de dois anos celebra uma parceria exclusiva no Nordeste com o Beach Park. Os alunos e interessados se reúnem no coqueiral do Complexo, um recanto natural entre o mar e o Museu da Jangada, sempre no último domingo do mês.
Rômulo, que é formador de formadores do Método DeRose, explica que cada aula é diferente e nesta, por ser a primeira do ano, espera um público maior. Rômulo acrescenta, ainda, que “a principal importância da aula é que as pessoas têm a oportunidade de conhecer o método, que é voltado para esportistas e executivos nas principais capitais do mundo, como New York, Paris, Londres, Rio de Janeiro etc.. Tudo isso, graças à parceria exclusiva no Nordeste com o Beach Park”.
Durante a aula serão ensinadas técnicas de ampliação da potência respiratória, usada para administrar o stress, técnicas corporais, que melhoram o tônus muscular, além de outras técnicas para aprimorar a descontração emocional e a concentração mental. O método também ajuda a definir os músculos e melhorar a flexibilidade. O Método DeRose está presente em mais de 15 países e tem como proposta uma cultura de qualidade de vida na prática.
SERVIÇO
Data: 26 de janeiro (domingo)
Local: Rua Porto das Dunas, 2734, Aquiraz – no coqueiral do Complexo, em frente ao Museu da Jangada
Horário: às 10h30 (duração de 50 minutos)
Entrada: gratuita
Mais Informações: 4012-3000

15 de março

O deputado federal José Nobre Guimarães (PT) falou que até 15 de março o PT definirá sua tática eleitoral para as eleições de 2014 no Ceará:
"Nós temos um período de debates. O PT tem seu calendário. Nós vamos fechar a nossa tática eleitoral no máximo até quinze de março. Este é o calendário nacional do PT. O governador do Ceará, Cid Gomes, tem o seu tempo. O PT tem o nosso. O PMDB também tem o seu. Então há de se ter um acordo para nós sentarmos e se não dar para ser logo, vamos construir uma mediação entre os que cada partido deseja para sentarmos e buscarmos uma solução. Primeiro manter a aliança em torno da presidenta Dilma. Segundo discutir nomes. O programa. O projeto. Na verdade o Ceará vive um momento especialíssimo. Todos investimentos e a parceria Governo Dilma e Governo Cid, os recursos estão garantidos e nós precisamos escolher um nome que dê continuidade, que nos lidere para avançar nessa empreitada. É claro que o PT vai construir a sua unidade interna e apresentar sugestões para a chapa majoritária. Então nós estamos tranquilos. O PT está com o seu calendário e eu acredito que nós vamos no mais tardar até quinze de março nós teremos o caminho definido".

Plano Diretor discutido com Sinduscon

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Walter Cavalcante (PMDB) saudou o novo presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), André Montenegro:
"O setor da Construção Civil é muito importante parta Fortaleza, porque estes empresários são pessoas que geram emprego e renda e nós da Câmara Municipal já tivemos oportunidade de fazer uma visita ao Sinduscon para que a gente possa realmente trazer o Sinduscon para a Câmara Municipal para discutir o Plano Diretor e Lei do Uso Ocupação do Solo. E com certeza a nova diretoria do Sinduscon vai poder dar a gente uma oportunidade de aperfeiçoar esse projeto que está sendo discutido e vai ser discutido por toda sociedade e por todos segmentos e o segmento da Construção Civil é um deles que vai fazer com que a gente consiga fazer um Plano que venha dar a Fortaleza a condição de visibilidade, a condição de mobilidade e a condição de deslocamento para que a cidade não cresça centralizada num único local. Então esse Plano Diretor para gente vai ser importante e a Lei de Uso em Ocupação do Solo também".

Pinacoteca do Ceará


De olho no lance

  1. Amanhã tem Ceará x Potiguar, às quatro da tarde, na Arena Castelão, encerrando os jogos de ida da primeira fase da Copa do Nordeste 2014.
  2. Amanhã às quatro da tarde três jogos abrem a oitava rodada do 100 Cearensão Onix 2014.
  3. Crato x Tiradentes, no Romeirão.
  4. Itapipoca x Icasa, no Perilão.
  5. Ferroviário x Quixadá, no Presidente Vargas.
  6. A oitava rodada termina no domingo, às quatro da tarde, com Horizonte x Fortaleza, no Domingão.
  7. Folga na rodada o Guarani de Juazeiro do Norte.
  8. A nona rodada que encerra a fase de jogos de ida do Cearensão Onix começa na segunda-feira (27), com Icasa x Tiradentes, às 20h20, no Romeirão.
  9. Na terça-feira (28) três partidas finalizam a fase das partidas de ida.
  10. Horizonte x Crato, às oito da noite, no Domingão,
  11. Guarani x Ferroviário, às oito da noite, no Romeirão.
  12. Quixadá x Itapipoca, às oito e vinte, no Abilhão.
  13. O Fortaleza já encerra sua participação nesta primeira fase no domingo contra o Horizonte.

Fala Deodato

O vereador do PT, Deodato Ramalho, esclarece a quantas andas a discussão do partido no Ceará em relação as eleições 2014:
"Alguns companheiros do PT tem colocado ai na mídia como já tivesse uma decisão por conta do resultado eleitoral do PED, de que isso resultaria automaticamente numa decisão de que estaria montado um palanque com os Ferreira Gomes para 2014. Isso não é verdade. Está em aberto. Até porque nós temos duas forças políticas aliadas do PT que estão pelo menos aparentemente no processo de apartação, que são os Ferreira Gomes e o senador Eunício Oliveira. Ora se tem dois aliados que vão lançar candidatos diferentes, eu acho que faz é fortalecer a ideia de que o PT lance um candidato próprio para não criar um constrangimento. Porque se nós tivemos dois aliados na campanha da companheira Dilma disputando a campanha para governador isso automaticamente nos leva a reflexão para que o PT também tenha um candidato até para não criar uma situação embaraçosa com os dois aliados. Então é primeiro dizer isso: O PT ainda não tem decisão. É claro que o grupo majoritário aqui no Ceará quer uma aliança com os Ferreira Gomes. Mas entre a intenção e o desejo do grupo majoritário e a realidade tem uma distância muito grande, porque o próprio presidente nacional do PT, Rui Falcão, ainda que dizendo que aposta numa aliança com os Ferreira Gomes, mas deixou claro que o PT vai decidir isso levando em consideração essa peculiaridade e dos outros aliados do partido nacionalmente".

Pessimista


O relator geral das obras da Copa 2014 pelo Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Valmir Campelo, encerrou pessimista a inspeção, que fez nos canteiros do Ceará hoje (24), em relação a ampliação do aeroporto internacional Pinto Martins, em Fortaleza para o Mundial. "Claro que fico triste com o que está acontecendo em minha terra natal em relação as obras do nosso aeroporto", disse Campelo, que é cearense de Crateús.
O relator constatou que apenas um quarto (25%) das obras previstas para a Copa 2014 no Pinto Martins estão prontas. O novo terminal de passageiros só deve ser concluído um ano após a Copa, estimam os construtores. Mesmo dizendo que a visita ao canteiro foi de uma inspeção de rotina, Campelo lamentou o fato do novo Pinto Martins não se entregue a tempo para a Copa.
Afirmou que só vai se manifestar oficialmente sobre punições e aplicações de multas para os gestores federais e consórcio construtor, quando os técnicos do TCU analisarem o processo da obra. Adiantou apenas que o consórcio Nova Fortaleza formado pelas construtoras Consbem, Paulo Octávio e MPE "não tem cumprido as cláusulas contratuais". Prometeu que o TCU vai adotar providência para que a obra ande o mais rápido.
As obras no Pinto Martins para a Copa eram para ter sido finalizadas em dezembro de 2013. O aeroporto já deveria estar com o terminal de passageiros e pátio de aviões ampliados, além da construção de pátio remoto e um novo sistema viário de acesso ao aeroporto. Nada disso foi finalizado. O investimento é de R$ 337 milhões e quando terminado o novo Pinto Martins terá sua capacidade ampliada dos atuais 6,2 milhões de passageiros-ano para 8,7 milhões.
A ideia dada pelo ministro especial da Aviação Civil, Moreira Franco, em visita na última segunda-feira (20), às obras do Pinto Martins, foi que o consórcio montasse uma estrutura provisória ao custo de R$ 3,5 milhões para atender a demanda da Copa em junho e julho deste ano.

Para o arquiteto especializado em Aeronáutica, Ernani Maia, essa estrutura pode sim ser montada desde que seja somente um ''puxadinho''. "Mesmo com o pouco tempo que resta até a Copa do Mundo, uma solução para o Terminal do Aeroporto de Fortaleza, que não vai ficar pronto no prazo, pode ser duradoura, de bom gosto e funcional.", disse repudiando a ideia de “puxadinho” ou outros gastos com estrutura para ser usada apenas como suporte na Copa do Mundo.
“Tenho ouvido falar em terminal provisório, mas existem alternativas arquitetônicas que permitem soluções rápidas e mais duradouras. Não se pode gastar uma fortuna só para um curto período, é preciso pensar no legado”, informou.
Segundo Maia, um terminal é sempre uma grande cobertura e um dos recursos técnicos possíveis são as estruturas de membranas tensionadas que permitem grandes projetos de arquitetura temporária muito interessantes.
Ele cita que um bom exemplo é o Aeroporto Internacional King Adbulaziz, ao norte de Jeddah, na Arábia Saudita. Lá está o Terminal Hajj, que graças à proximidade de Mecca, tem capacidade para acomodar 80 mil peregrinos ao mesmo tempo e conta com uma estrutura semelhante a de uma tenda. 
“Um terminal aeroportuário é de grande visibilidade, ainda mais em um campeonato mundial de futebol, não se pode pensar em estender uma lona, ainda mais se é possível desenvolver algo que seja mais bonito e até sustentável”, disse Maia. Segundo ele para os banheiros, a solução pode ser o uso de contêineres que ganha cada vez mais adeptos especialmente pela reutilização de material e readequação de um passivo ecológico. “O desafio está em criar algo que seja mais duradouro e com valor estético, bem como estabelecer uma relação com as características culturais e climáticas", defende.

Refinaria Já

Mais um passo para a realização de um sonho de várias gerações de cearenses foi dado nesta quinta-feira (23). A Petrobras deu entrada junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace) da solicitação de Licença de Instalação (LI) para a implantação da Refinaria Premium II no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A solicitação foi feita por técnicos da Petrobras do Rio de Janeiro e a gerência local do projeto da Refinariam Premium Ceará II. A comitiva da Petrobras foi recebida pelo superintendente adjunto da Semace, Arilo Veras; e pela diretora de Controle e Proteção Ambiental, Magda Kokay.
A Premium II é considerada uma das maiores refinarias de petróleo do mundo. De acordo com a Petrobras, a produção da refinaria deve chegar a 300 mil litros de barris por dia, com investimento de US$ 11 bilhões. A produção de diesel vai beneficiar o mercado brasileiro, atendendo também a demanda de exportações, além da geração de cerca de 90 mil empregos diretos e indiretos.
A LI emitida pela superintendência permitirá a implantação do empreendimento de acordo com o projeto apresentado pela Petrobras. Nessa fase do licenciamento, a empresa poderá construir as instalações da Refinaria e as obras de controle de impactos ambientais, adotando medidas mitigadoras conforme a legislação ambiental.
A reunião contou com as presenças dos gerentes da Premium Ceará: Raimundo Barroso Lutif (Relacionamento Externo), André Pinhel (Licenciamento) e Daniel Pordeus (Relacionamento Externo).

Denunciados

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) denunciou o ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Roberto Smith, e mais dez dirigentes da instituição financeira pela prática de gestão fraudulenta. Segundo a denúncia do procurador da República, Edmac Trigueiro, os ex-gestores teriam praticado irregularidades na administração dos recursos do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE), provocando um desfalque superior a R$ 1,2 bilhão.
O rombo teria acontecido após os dirigentes do BNB autorizarem pelo menos 52 mil empréstimos, dentre eles repasses milionários, a empresários. Depois que os empréstimos eram realizados, os gestores bancários ignoravam os procedimentos de cobrança, encobrindo a real situação patrimonial do FNE.
De acordo com a denúncia, relatório de auditoria operacional do Tribunal de Contas da União (TCU) constatou a existência de clientes com dezenas e até centenas de operações baixadas em prejuízo, sem que tenha sido feita ação de cobrança judicial por parte do BNB, em detrimento dos normativos do banco. De 55.051 operações auditadas, somente 2.385 possuíam Autorização de Cobrança Judicial (ACJ).
Na ação penal ajuizada, o MPF solicitou ao TCU um laudo pericial que especifique o montante que estaria perdido dos cofres públicos devido à prescrição de possibilidade do banco exigir judicialmente o crédito. "Em alguns casos, o dinheiro pode não ser mais recuperado. A dívida não some, mas o banco não pode mais cobrar judicialmente o valor devido", explica o procurar Edmac Trigueiro.
O MPF ainda investiga se há relação entre os inadimplentes beneficiários dos empréstimos com os gestores do BNB réus na ação.
Valor total envolvido: R$ 1.274.095.377,97
Os denunciados:
  • Roberto Smith, ex-presidente.
  • Luiz Carlos Everton de Farias, ex-diretor.
  • Luiz Henrique Mascarenhas Correia Silva, ex-diretor.
  • Paulo Sérgio Rebouças Ferraro, ex-diretor.
  • Oswaldo Serrano de Oliveira, ex-diretor.
  • Pedro Rafael Lapa, ex-diretor.
  • João Francisco de Freitas Peixoto, ex-superintendente de Controle Financeiro.
  • Jefferson Cavalcante Albuquerque, ex-superintendente de Controles Internos, Segurança e Gestão de Riscos.
  • José Andrade Costa, ex-superintendente de Crédito e Gestão de Produtos.
  • João Alves de Melo, ex-presidente do Comitê de Auditoria do BNB.
  • Dimas Tadeu Fernandes Madeira, ex-superintendente de Auditoria.

Difusão de tecnologias

Na próxima (27) começam as inscrições para edital do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) destinado a projetos de pesquisa e difusão de tecnologias, voltados para o combate à desertificação ou para a convivência com o semiárido. Ao todo, estão sendo disponibilizados R$ 3 milhões em recursos não reembolsáveis, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci).
O edital estará disponível para consulta no site do Banco até o dia 25 de abril. As propostas deverão ser apresentadas exclusivamente via Internet. Para isso, deve-se utilizar o sistema de gerenciamento de convênios, no endereço www.bnb.gov.br/fundeci. A divulgação do resultado da pré-seleção está prevista para 30 de junho de 2014.
Os temas e linhas de pesquisa do edital contribuem para o desenvolvimento do semiárido brasileiro e para a mitigação de riscos de operações de crédito realizadas nessa região prioritária para as aplicações do Banco.
Os projetos devem ser aplicáveis à porção semiárida da área de atuação do Banco (regiões Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo) e devem enquadrar-se em pelo menos uma das linhas especificadas (conservação, recuperação, monitoramento e mitigação da desertificação do semiárido; e convivência com o semiárido).
Gerenciado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão vinculado ao Banco do Nordeste, o Fundeci é pioneiro no fomento à pesquisa e à difusão de tecnologias direcionadas às atividades produtivas, contribuindo para a superação de gargalos do setor produtivo e para a mitigação do risco operacional do Banco.
Entre os objetivos do Fundeci estão o desenvolvimento, a validação e a difusão de tecnologias compatíveis com as peculiaridades regionais, especialmente do semiárido, considerando-se os aspectos econômicos, sociais e culturais do setor produtivo.

'Escolhas'

Com o espetáculo "Escolhas", a Cia. de Dança Ciclos, de Tabuleiro do Norte, abre hoje, às 20 horas, o Festival de Dança Litoral Oeste 2014. O evento acontece de hoje a domingo (26) em Itapipoca, de 31 de janeiro a 2 de fevereiro (sexta a domingo da próxima semana) em Trairi, e de 7 a 9 de fevereiro (final de semana seguinte) em Paracuru.

A Cia. de Dança Ciclos foi criada em 2003 e comemora dez anos de atuação no interior do Ceará. Em sua trajetória, prêmios como o Programa BNB de Cultura e o Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT-CE), para circulação de espetáculo. O espetáculo "Escolhas" foi criado em 2013, com direção e coreografia de Duaram Gomes. Refere-se a três mulheres que vivem em épocas diferentes e carregam em suas vidas sentimentos em comum: a insatisfação, o fracasso e a não pertença ao mundo cotidiano. As dúvidas e o tempo aprisionam essas mulheres na própria escolha. O amor, a sua estranheza; o outro; o que a vida é e o que poderia ser. Movida por uma emoção-limite, elas tomam decisões, fazem escolhas e modificam suas vidas. (Teaser de "Escolhas": www.facebook.com/photo.php?v=460023970762234&set=vb.100002639061967&type=2&theater
A noite de abertura do festival terá também os espetáculos “Arquiteturas instantâneas” - Cia Rebentos (Itapipoca), “Corpo Divino” - Cia Arreios (Trairi), “Homem Lobo do Homem” - Souza Frota (Sobral) e “Transeuntes” - Cia Flex (Trairi). Em seguida, festa com DJs. Antes dos espetáculos, às 19h30, havera exibição de videodança.
Com acesso gratuito, o Festival em Itapipoca acontece no Ponto de Cultura Galpão da Cena. Amanhã (25) tem continuidade a programação com mais espetáculos e homenagens a personalidades da dança no Ceará. No domingo, às 9 horas, tem Encontro com Artistas, integrando bailarinos, companhias, produtores locais, pesquisadores, estudantes e a população em geral
No sábado, às atrações são: apresentam-se “É carona” - Interferência da Em Dois Cia de Dança (Fortaleza), “A invenção do Baião Teimoso” - Cia Balé Baião (Itapipoca), “Dois Pontos” - Paracuru Cia de Dança (Paracuru), “Suspiros Del Alma” - Grupo Tablado (Fortaleza), “Fullgás” - Ritmo Souto (Fortaleza), “Interdança” - BMX Crew (Itapipoca) e improvisos de Ritmo Souto e BMX Crew fechando a programação. Também no sábado à noite acontecem as homenagens a Andrea Bardawil, Flávio Sampaio e Ernesto Gadelha.
Com mais de quinze atrações e cerca de 30 apresentações, o Festival de Dança Litoral Oeste 2014 tem o incentivo da COELCE - uma empresa ENDESA Brasil, apoio cultural do GOVERNO DO ESTADO através da SECRETARIA DE CULTURA, parceria da PREFEITURA MUNICIPAL DE PARACURU e PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAIRI. Realização: ASSOCIAÇÃO DE ARTES CÊNICAS DE ITAPIPOCA (AARTI), ESCOLA DE DANÇA DE PARACURU e CIA ARREIOS. 
SERVIÇO
Festival de Dança Litoral Oeste 2014 - Em Itapipoca (24 a 26.jan), Trairi (31.jan a 02.fev) e Paracuru (07 a 09.fev). Informações: (85)3046-2744. Facebook: Festival de Dança do Litoral Oeste Ceará 2014. GRATUITO.


PROGRAMAÇÃO
ITAPIPOCA
Dia 24.Jan (SEXTA)
A partir das 19h30 - Ponto de Cultura Galpão da Cena:
Videodança 
Espetáculos:
“Escolhas” - Cia de Dança Ciclos (Tabuleiro do Norte)
“Arquiteturas instantâneas” - Cia Rebentos (Itapipoca)
“Corpo Divino” - Cia Arreios (Trairi)
“Homem Lobo do Homem” - Souza Frota (Sobral)
“Transeuntes” - Cia Flex (Trairi)
DJs

Dia 25.Jan (SÁBADO)
A partir das 19h - Ponto de Cultura Galpão da Cena:
Interferência de dança: “É carona” - Em Dois Cia de Dança (Fortaleza)
“A invenção do Baião Teimoso” - Cia Balé Baião (Itapipoca)
“Dois Pontos” - Paracuru Cia de Dança (Paracuru)
“Suspiros Del Alma” - Grupo Tablado (Fortaleza)
Homenagem a Andrea Bardawil, Flávio Sampaio e Ernesto Gadelha
“Fullgás” - Ritmo Souto (Fortaleza)
“Interdança” - BMX Crew (Itapipoca) 
Improvisos de Ritmo Souto e BMX Crew

Dia 26.Jan (DOMINGO)
9h - Ponto de Cultura Galpão da Cena:
Encontro com artistas

TRAIRI

Dia 31.Jan (SEXTA)
A partir das 20h - CPTA:
“Sob Pressão” - Cia de Dança Ciclos (Tabuleiro do Norte)
“Corpo Divino” - Cia Arreios (Trairi)
“Transeuntes” - Cia Flex (Trairi)
“À beira de” - Silvia Moura (Fortaleza)
DJs

Dia 01.Fev (SÁBADO)
A partir das 20h - CPTA:
“Suspiros Del Alma” - Grupo Tablado (Fortaleza)
“A invenção do Baião Teimoso” - Cia Balé Baião (Itapipoca)
“Mobilis” - Edisca (Fortaleza)
“Dois Pontos” - Paracuru Cia de Dança (Paracuru)
Homenagem  a David Linhares, Silvia Moura e Cláudia Pires

Dia 02.Fev (DOMINGO)
9h - CPTA:
Encontro com artistas


PARACURU

Dia 07.Fev (SEXTA)
A partir das 20h - Escola de Dança de Paracuru:
“Sob pressão” - Cia de Dança Ciclos (Tabuleiro do Norte)
“Corpo Divino” - Cia Arreios (Trairi)
“Dança de Salão” - Poros Pesquisa e Produção (Fortaleza)
“A invenção do Baião Teimoso” - Cia Balé Baião (Itapipoca)

Dia 08.Fev (SÁBADO)
A partir das 20h - Praça de Eventos:
“Suspiros Del Alma” - Grupo Tablado (Fortaleza)
"Instantes Cíclicos" - Acto Cia de Dança (Paracuru)
"Verão" - Ballet Hugo Bianchi (Fortaleza)
"Dança de Rua" - Enchame Break (Paracuru)
“Mobilis” - Edisca (Fortaleza)
Homenagem a Valéria Pinheiro, Hugo Bianchi e Graça Martins

Dia 09.Fev (DOMINGO)
9h - Escola de Dança de Paracuru:
Encontro com artistas

ENDEREÇOS:
Ponto de Cultura Galpão da Cena - Rua Raimundo Lopes de Sousa, 331 - Itapippoca
CPTA - Centro de Promoções Turísticas Ambientais - Avenida Cesar Cals - Trairi
Escola de Dança de Paracuru - Rua Pedro Barroso Meireles, 175 - Boca do Poço - Paracuru
Praça de Eventos - Rua Raimundo Moreira Lima - Centro - Paracuru

* Programação sujeita a alterações.

SUGESTÃO DE ENTREVISTAS:
Direção artística e curadoria:
Alex Santiago Escola de Dança de Paracuru
Antônio Alves - Cia Arreios (Trairi). 
Gerson Moreno - Associação De Artes Cênicas de Itapipoca - AARTI (Itapipoca)


Futricas Cearenses

  • A partir de um espírito inovador aliado à trajetória de sucesso de quatro profissionais com história no mercado da comunicação cearense, surgiu a Loa Publicidade.
  • O nome do mais recente negócio encabeçado por Ana Maria Xavier, Apolônio Aguiar, Djane Nogueira e Mauro Costa, diretores da agência de comunicação corporativa AD2M Engenharia de Comunicação, remete à toada do Maracatu e exalta uma das principais características da empresa, a atuação que equilibra a cultura local com as exigências do mercado globalizado.
  • O portfólio da agência tem como principais clientes as prefeituras dos municípios cearenses de Horizonte, Eusébio e Aracati e as empresas B&Q Energia e Maison par Casa Freitas, além dos Colégios Canarinho e Sapiens.
  • A VSM Comunicação assina a concepção editorial do livro duplo de 70 anos do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE) e dos seis anos (2008-2013) de gestão do presidente Roberto Sérgio Ferreira.
  • O livro duplo tem edição de Sandra Nunes, coordenação de Carolina Saraiva, atendimento de Daniel Rios, produção de Vânia Feitosa e produção de textos de Camille Soares, Cristina Carneiro e Manoella Monteiro.
  • A Ágora Comunica e Relaciona, dos sócios Kamila Lopes, Sérgio Yves e Vicente Araújo, inicia 2014 com várias novidades.
  • Em sua cartela de clientes, entrou a Cordovil Consultores Associados, empresa especializada em merchandising, varejo e vendas, que atua nacionalmente promovendo treinamentos e palestras.
  • Outra novidade é a parceria entre a Ágora, o Lar Amigos de Jesus e a Handara que juntos promoveram mais uma edição do Bazar Solidário, cujas peças de roupas com preços promocionais tiveram parte de sua renda destinada à entidade social, que cuida de crianças e adolescentes vítimas de câncer.

Orkut 10 anos! Deixa saudades?

"O brasileiro adora as redes sociais digitais. Nem metade do Brasil ainda tem acesso à Internet, mas praticamente todos que usam estão conectados a algum site de rede social: Facebook, Twitter, YouTube, Badoo, LinkedIn, e por aí vai. Estamos no top five dos países que mais usam Twitter, Facebook e Orkut no mundo. São Paulo é a segunda cidade que mais tuíta no mundo. No entanto, passamos pra lá do 100º lugar quando falamos de percentual de usuários de internet diante do número total da população. Uma razão meio lógica do porquê dessa nossa vergonhosa posição é a Internet ser muito cara e lenta no Brasil, nossa infra-estrutura não é das melhoes e, certamente, as mídias digitais demorarão muito ainda para serem usadas pelas empresas como mídias de massa. Televisão, jornais e revistas são os veículos de comunicação que dominam os investimentos em nosso mercado publicitário pelo simples fato de que é por meio dessas mídias off-line que as agências engordam seus faturamentos.
Por volta de 2005, entrei no Orkut, aquela nova rede social em que nos viciamos rapidamente e que nos magnetizava para reencontrarmos amigos da escola e do bairro, bisbilhotarmos vidas alheias e praticarmos nascisismos nos nossos álbuns e perfis. No Orkut criávamos comunidades e interagíamos muito nelas; e fuçávamos os scraps (praticamente uma caixa aberta e pública de emails). Mas, o Orkut serviu como uma ferramenta meio pedagógica. Ele nos ensinou a entender as lógicas dos sites, de redes sociais e a modular nosso comportamento nesses novos ambientes virtuais. Quem nunca passou por alguma saia justa no Orkut que atire a primeira pedra. Quem nunca pagou algum mico pelo Orkut? E as comunidades então? Elas eram excelentes. Tinha aquela do “Odeio acordar cedo”, que congregava milhões de usuários. Além de outras espetaculares como “Gostou? Pega senha!”, “Volta pro mar oferenda!”, “Eu reencontrei minha mãe pelo Orkut”, “Não fui eu, foi meu eu lírico”, e por aí vai.
Há alguns anos, estive em uma palestra que Orkut Büyükkokten, o criador da rede, ministrou na Escola Politécnica dentro da Universidade de São Paulo (USP). Logicamente, ele fazia questão de pisar em solo brasileiro sempre que possível, afinal o Brasil ainda era o maior usuário do Orkut no planeta. Logo no começo da palestra, deu a mão à palmatória afirmando que criou a rede para se conectar com amigos e somente anos depois pensou em como capitalizá-la, criando banners, links patrocinados, etc. A parte mais divertida da palestra foi quando apresentou as correlações entre as comunidades. Apontou que 80% das pessoas que estavam na comunidade “amo sushi” também estavam na comunidade “amo fotografia”, concluindo que pessoas que tiram fotos também apreciam comida japonesa. Mostrou que 90% das mulheres que estavam na comunidade “sofro de TPM” participam da “amo chocolate”, comprovando uma proximidade de temas já conhecida há anos. Por fim, mostrou que usuários no qual utilizam foto sem camisa no perfil têm 90% de probabilidade de serem do Brasil. A plateia caía na gargalhada e o Sr. Orkut não entendia aquela suposta fixação brasileira de posar sem camisa para fotos.
O fato é que o Orkut perde usuários de forma significativa todos os meses. E a principal hipótese é meio óbvia: todos estão, aos poucos, migrando para o Facebook. Essa genial rede social usada por mais de um bilhão de terráqueos. Mas, o Orkut ainda tem usuários. Como assim? Se grande parte de meus amigos só usa Facebook? Pois é, temos o hábito de usarmos como referência e nos balizarmos nas ações de nossos amigos mais próximos. Oras, o Brasil é muito grande, é um país continental, temos vários Brasis dentro do Brasil. Temos diversos São Paulos dentro de São Paulo.
Recentemente perguntei para uma turma de alunos de uma faculdade que leciono na capital paulista se alguém ainda usava Orkut. Cerca de meia dúzia levantaram a mão, e eu questionei por que não usavam o Facebook. E a resposta veio na lata: “ah não professor, acho o Facebook muito chique”. E não é que eles têm um bocado de razão? O Facebook é chique mesmo. O nome é gringo e o site é azul. Na teoria das cores, azul é cor da nobreza, é cor de sofisticação. Mas a rede de Mark Zuckerberg veio pra ficar, cresce cada vez mais no Brasil e o Orkut já foi bem ultrapassado pelo Facebook. As redes sociais digitais são fantásticas. Ali podemos ser nós mesmos, ou não. A rede social nos permite modelar um perfil como quisermos que os demais usuários nos enxerguem. Podemos expor nossas opiniões, sem as exigências do relacionamento pessoal. Para dar parabéns para amigos no Facebook é muito mais cômodo: eu escrevo uma mensagem padrão como “parabéns e felicidades”, copio e vou colando nos murais dos aniversariantes. Mais conveniente e mais barato do que ligar para a pessoa e desejar tudo de bom.
Seja saudosista. Ressuscite do orkuticídio que você cometeu e comece a postar tudo lá de novo. O Orkut mudou e está com um visual muito mais moderno. Até o aplicativo para iPhone disponível na app store está mais bacana e intuitivo. Eu mesmo pensei em voltar pro Orkut hoje mesmo. Só que não!
(Marcos Hiller - coordenador do MBA Marketing, Consumo e Mídia Online da Trevisan Escola de Negócios e autor do livro “Branding: a arte de construir marcas”, da Trevisan Editora).

Os dez anos do Indi

Janeiro marca o aniversário de dez anos do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi), entidade do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Sistema Fiec). Uma reunião de alinhamento estratégico, acompanhada de uma palestra sobre Perspectivas e Desafios da Economia em 2014, com o economista e professor da Universidade de Brasília (UnB), Jorge Arbache, e de um almoço especial com a diretoria da Fiec, conselheiros do Indi, colaboradores e convidados, movimentaram o começo dos festejos na última quarta-feira (22), na sede da Fiec. O presidente da Fiec, Roberto Macêdo, participou da programação.
No primeiro momento do dia, Roberto Macêdo se reuniu com o diretor corporativo do Indi, Carlos Matos, e os gestores da instituição para um alinhamento estratégico. Eles expuseram as ações e os resultados dos programas da instituição, como o Indústria Viva, o Uniempre e os estudos elaborados pelo Núcleo de Inteligência Industrial. Carlos Matos relatou que entrou na instituição em junho de 2011 e, agora, celebra os êxitos da primeira etapa de sua reestruturação: “O Indi tem o seu papel estratégico pelo protagonismo de articulador social. A iniciativa privada tem o seu papel inspirador dos jovens, pelos empregos que gera. Podemos, sim, dar vida digna aos que moram no interior, por exemplo. Basta apostar no novo, em empresas e ideias novas”.
Roberto Macêdo manifestou satisfação com o encontro e aproveitou para conversar com os colaboradores, estagiários e consultores do Indi. Um a um se apresentou e explicou sua função no instituto. Um dos colaboradores mais antigos, o assessor da diretoria corporativa do Instituto, Eriomar Rodrigues, fez um depoimento sobre o Indi de ontem e o de hoje. “Até 2011, o Indi se resumia a promover três eventos. De dois anos para cá, com a entrada do Carlos Matos, é prazeroso ver o Indi com outras conotações e projetos, desenvolvendo a sociedade e assim a indústria se desenvolve”, disse.
Em seguida, com a presença de outros colaboradores de Casas do Sistema Fiec e convidados, o economista Jorge Arbache proferiu sus palestra. Segundo ele, o mundo em que vivemos está se tornando mais confuso e menos previsível, o que interfere na economia e política global. Complementou dizendo que as percepções sobre o futuro do Brasil estão também ficando confusas, e apresentou perspectivas e soluções para fugir de uma virtual crise econômica. Uma das saídas é a promoção de políticas públicas que integrem os mercados nacionais com os mundiais. “Uma história de sucesso é coordenada quando o governo e a inicia privada se alinham num mercado global”, finalizou.
Um almoço foi oferecido a todos que compartilham o compromisso em construir o futuro da indústria no Ceará. Diretores da Fiec, empresários, acadêmicos, diretores de instituições de pesquisa e representantes do governo do Estado, como o secretário de Ciência e Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, além de outros participantes do ecossistema de inovação, participaram da confraternização.
Na cobertura da Fiec, durante o almoço, Carlos Matos disse que assiste com bons olhos à revolução que acontece na entidade: “Temos bons líderes para conduzir o futuro. Algo novo ocorre com esse protagonismo empresarial. Possibilidade de novas ideias e mais empregos”. Ele aproveitou o momento festivo para celebrar também os 70 anos de Roberto Macêdo. Matos conduziu a homenagem ao lado do superintendente do Sesi/CE, Francisco das Chagas Magalhães, do diretor regional do Senasi/CE, Fernando Nunes, e do empresário e futuro presidente da Fiec, Beto Studart. O diretor do Indi afirmou que o bolo do INDI faz uma prospecção de futuro promissor da indústria em 70 anos e simboliza também a homenagem ao presidente Roberto Macêdo. Uma violinista tocou especialmente para o homenageado.
Em sua fala durante a homenagem surpresa, Beto Studart disse que o presidente Roberto Macêdo conduziu a FIEC com resiliência e de forma fantástica e memorável nesses sete anos. Afirmou ainda que sua gestão é um exemplo e marcará para sempre as paredes da Federação: "Roberto Macêdo mostra que as pessoas não envelhecem. Envelhecem quando não têm responsabilidade com a sociedade e um projeto pensando no desenvolvimento econômico e social do estado. E ele mostra que não envelheceu". Roberto Macêdo agradeceu as homenagens e contou como chegou à presidência da Fiec. "Estou emocionado pelo dever cumprido", revelou.

Vai dar praia

As praias de Fortaleza contam com 24 pontos próprios para banho, de acordo com análise de balneabilidade realizada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo). No total, são 31 pontos monitorados pela autarquia, baseados nos critérios da Resolução 274, de 29 de novembro de 2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Aumento da maré, presença de animais, disposição imprópria de resíduos sólidos e adensamento urbano nas proximidades das praias também podem alterar a qualidade da área e modificar os resultados obtidos. Recomenda-se ainda evitar nadar ou praticar outros esportes náuticos em locais com manchas de coloração vermelha, marrom ou azul-esverdeada.
Próprios
  1. Caça e Pesca
  2. Barraca Arpão Praia Bar
  3. Barraca Itapariká
  4. Barraca Hawaí
  5. Praça 31 de Março
  6. Barraca América do Sol
  7. Barraca Crocobeach
  8. Clube de Engenharia
  9. Barraca Beleza
  10. Início da Rua Ismael Pordeus
  11. Farol
  12. Iate
  13. Volta da Jurema
  14. Edifício Arpoador
  15. Final da Rua José Vilar
  16. Ideal Clube
  17. Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
  18. Inace
  19. Marinas Park Hotel
  20. Início da Avenida Philomeno Gomes
  21. Kartódromo
  22. Início da Avenida Pasteur
  23. Goiabeiras
  24. Barra do Ceará
Impróprios:
  1. Edifício Vista del Mare
  2. Início da Rua Lagoa do Abaeté
  3. Colônia
  4. Horta
  5. Barraca Big Jeans
  6. Mucuripe
  7. Estátua de Iracema

Por uma estrutura melhor para o Pinto Martins

Mesmo com o pouco tempo que resta até a Copa do Mundo, uma solução para o Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, que não vai ficar pronto no prazo, pode ser duradoura, de bom gosto e funcional. A afirmação é do arquiteto especializado em aeronáutica, Ernani Maia, que repudia as ideias de “puxadinho” ou outros gastos com estrutura para ser usada apenas como suporte na Copa do Mundo.
“Tenho ouvido falar em terminal provisório, mas existem alternativas arquitetônicas que permitem soluções rápidas e mais duradouras. Não se pode gastar uma fortuna só para um curto período, é preciso pensar no legado.”
Segundo Maia, um terminal é sempre uma grande cobertura e um dos recursos técnicos possíveis são as estruturas de membranas tensionadas que permitem grandes projetos de arquitetura temporária muito interessantes.
Um bom exemplo é o Aeroporto Internacional King Adbulaziz, ao norte de Jeddah, na Arábia Saudita. Lá está o Terminal Hajj, que graças à proximidade de Mecca, tem capacidade para acomodar 80 mil peregrinos ao mesmo tempo e conta com uma estrutura semelhante a de uma tenda. O projeto foi premiado em 1983, dois anos depois de inaugurado, pela solução brilhante, criativa e, ao mesmo tempo, de grande beleza e elegância, especialmente por se valer do uso das membranas tencionadas e criar uma relação estética com as cabanas utilizadas pelos povos nômades do deserto.
“Um terminal aeroportuário é de grande visibilidade, ainda mais em um campeonato mundial de futebol, não se pode pensar em estender uma lona, ainda mais se é possível desenvolver algo que seja mais bonito e até sustentável”, disse Maia. Para os banheiros, a solução pode ser o uso de contêineres que ganha cada vez mais adeptos especialmente pela reutilização de material e readequação de um passivo ecológico. “O desafio está em criar algo que seja mais duradouro e com valor estético, bem como estabelecer uma relação com as características culturais e climáticas", defende.
Na arquitetura brasileira, o melhor exemplo de construção efêmera está nas habitações indígenas, e existem profissionais, como Severiano Porto, desenvolvendo ótimos projetos com uso de madeira e sapê, material disponível e rápido para projetos na Amazônia.
“A arquitetura efêmera ou transitória pode ser uma possibilidade excelente para inovações técnicas e experimentações formais e estéticas, ao longo do tempo, grandes exemplos de arquitetura temporária tornam-se ícones da arquitetura, um dos exemplos mais conhecidos é o pavilhão alemão para a Feira Mundial de 1929 em Barcelona (também conhecido como Pavilhão Barcelona), um edifício projetado pelo arquiteto modernista Ludwig Mies van der Rohe”, disse Maia. Ele lembra que o pavilhão foi demolido no final da Feira, mas devido à importância para a história da arquitetura foi reconstruído no mesmo local, na década de 1980.
Quem é Ernani Maia
Ernani Maia, arquiteto titular da Maia Projetos e Gerenciamento, desde 1993 atua em projetos de arquitetura, coordenação e gerenciamento de obras com foco na área de aviação. Entre os projetos desenvolvidos para o segmento aeronáutico estão o estudo preliminar para Hangar de Produção da Helibras, em Itajubá (MG), o Centro de Entrega de Aeronaves da Embraer, em São José dos Campos (SP), e os Hangares de MRO em Gavião Peixoto e Sorocaba (SP), também da Embraer, entre vários outros. Mais informações em www.maiaarquitetura.com.br

Seguidores

Arquivo do blog