sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

UPA do Jangurussu

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entrega aos fortalezenses a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de gestão municipal. A unidade, que atenderá casos de urgência e emergência, está localizada no bairro Jangurussu e será inaugurada hoje, às 18 horas.
Foram investidos mais de R$ 4 milhões na construção da UPA do Jangurussu, recursos provenientes do Ministério da Saúde (MS) e da Prefeitura. A unidade será de Porte III, com capacidade de atender até 450 pacientes por dia, contando com 14 leitos de observação, cinco consultórios clínicos (três adultos e dois pediátricos) e um odontológico.
Segundo Luziete Furtado, gerente da Célula de Atenção às Urgências e Emergências da SMS, a finalidade da UPA é “prestar um atendimento qualificado nas situações de urgência e emergência, contribuindo para a diminuição das filas nos hospitais”. 
A UPA vai funcionar 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. O paciente que chegar à unidade passará pelo acolhimento e classificação de risco onde será definida a prioridade do atendimento. O usuário também terá à disposição exames de laboratório, eletrocardiograma e raio-X.
O prefeito Roberto Cláudio lembra que já foi assinada a ordem de serviço para a construção da UPA do Vila Velha e ainda em fevereiro serão entregues as UPAs do Pirambu/Cristo Redentor e do Itaperi. Outras duas ordens de serviço para o início das obras das Unidades do Bom Jardim e do Rodolfo Teófilo serão assinadas também neste mês. “Os novos equipamentos ajudarão a desafogar o atendimento hoje prestado nos grandes hospitais”, destacou Roberto Cláudio.
Com as seis UPAs que já funcionam em Fortaleza, construídas em parceria pelo Governo do Estado e Governo Federal, as redes municipal e estadual somarão 12 Unidades de Pronto-Atendimento na Capital.
Saiba mais
As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. A PMF vai construir mais cinco UPAs, das quais duas serão entregues até março deste ano.
Serviço
Inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
Local: Avenida Contorno Sul com Avenida Castelo de Castro s/n - Jangurussu
Hora: 18 horas de hoje.

Icasa quer derrubar Figueirense e ir para Primeirona do Brasileirão 2014

O Icasa quer derrubar o Figueirense (SC) da Série A do Campeonato Brasileiro de 2014. O time cearense de Juazeiro do Norte entrou com um recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que deve ser julgado na próxima segunda-feira (10) cobrando a vaga, alegando que o Figueirense lançou contra o América (MG), em 28 de maio do ano passado, pela Série B do Campeonato Brasileiro de 2013, o meia Luan José Niedzielski irregularmente. O Figueirense foi o quarto colocado no certame 2013 com 60 pontos e o Icasa o quinto, com 59 pontos. Subiram ainda Palmeiras-SP, com 79 pontos; Chapecoense-SC, com 72 pontos; e Sport-PE, com 63 pontos.
O diretor jurídico do Icasa, George Ferrúcio Pontes, investigou que Luan José atuou irregularmente contra o América (MG), pela segunda rodada da Série B, quando o Figueirense ganhou de 4 a 2. "Este jogador foi emprestado ao Metropolitano, de Santa Catarina, com contrato até 31 de maio de 2013 e voltou para o Figueirense sem ter rescindindo o vínculo com o Metropolitano e jogou irregularmente no dia 28 de maio contra o América Mineiro", denunciou Pontes, que está confiante que o Icasa estará na Série A do Brasileiro 2014.
O Icasa cobra a perda de seis pontos por parte do Figueirense. Se assim entender o STJD na segunda-feira, coloca o Icasa pela primeira vez da Série A do Brasileiro com 59 pontos e o Figueirense ficaria com 54 pontos, caindo para 10ª posição. "Estamos cobrando que o time catarinense perca seis pontos, sendo três da partida contra o América e outros três equivalentes a uma vitória, como reza o Código Brasileiro de Justiça Desportiva", cita Pontes.
Luan estava no banco de reservas contra o América Mineiro e entrou aos 22 minutos do segundo tempo.

Em Beberibe

O presidente do Sindicato APEOC, professor Anízio Melo, é o palestrante da Audiência Pública na próxima segunda-feira, às três da tarde, na Câmara Municipal de Beberibe, litoral leste do Ceará. Audiência Pública vai tratar de investimentos na Educação para valorização de seus profissionais – Royalties, FUNDEB e Plano Nacional de Educação (PNE).
Sobre o tema, o Sindicato APEOC tem realizado debates, audiências, seminários e café da manhã com gestores públicos, parlamentares, professores e estudantes propondo a aplicação dos recursos dos Royalties no FUNDEB (o imediato fortalecimento do FUNDEB como forma de garantir condições favoráveis à qualificação da remuneração dos profissionais da Educação). E, ainda, a Nacionalização da Carreira.
Em Beberibe, às nove da manhã da próxima segunda, a Secretaria de Educação de Beberibe promove no Auditório da Escola Profissionalizante Pedro de Queiroz Lima, debate sobre Qualidade da Educação – Royalties, Emprego e PNE. O palestrante é o senador cearense Inácio Arruda (PCdoB).

Hospital Regional do Maciço

Maciço de Baturité ganhará Hospital RegionalPDFImprimir
Ao inaugurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Aracoiaba, no Maciço de Baturité, o secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, deu mais uma boa notícia à população da região. Ciro anunciou que o governador Cid Gomes autorizou o início de negociações com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o financiamento da implantação do Hospital Regional do Maciço de Baturité. Com o hospital de alta complexidade, a região consolidará a assistência à saúde nos três níveis de atenção, além da atenção primária, com as unidades básicas, e atenção secundária, com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a policlínica Clóvis Amora Vasconcelos, ambos em funcionamento em Baturité, e, agora, a UPA 24h de Aracoiaba.

Construída pelo Governo do Estado, com apoio do Ministério da Saúde, a 17ª UPA 24h do Ceará tem gestão municipal da Prefeitura de Aracoiaba, em convênio com os municípios de Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu e Pacoti. Com a UPA 24h em funcionamento  na Avenida da Independência, s/n, Centro de Aracoiaba, os 134.246 habitantes dos oito municípios da 4ª região de saúde tem endereço certo para atendimentos em casos de urgência e emergência. Na nova unidade foram investidos R$ 2.887.320,45 nas instalações e equipamentos. Em funcionamento desde o dia 10 de janeiro, com 711 atendimentos realizados até a inauguração, na UPA 24h os moradores tem acesso a consultas com médicos especialistas em clínicas geral e pediatria, além de atendimentos em enfermagem.

Os profissionais atenderão casos de urgência e emergência, como dores no peito, crises de pressão arterial, diabetes descompensada, convulsão, quedas, fraturas não expostas. Tudo isso de dia e noite. A UPA não fecha nunca. Nem de madrugada nem nos feriados. Na UPA 24 horas são realizados também exames, entre eles laboratoriais e de raio x. Os ambientes, incluindo os consultórios e os oito leitos, são todos climatizados.

A nova rede de assistência estruturada pelo governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, tem ainda atendimento do SAMU 192 Ceará Polo 1. Há bases do SAMU 192 em Baturité e em Aracoiaba. Em Baturité, funciona com uma ambulância que inclui UTI e uma ambulância básica. Em Aracoiaba, há uma ambulância básica na base de cobertura. Na inauguração da UPA 24h, o secretário Ciro Gomes anunciou, ainda, que a Sesa vai ajudar a reforçar o transporte sanitário na região, “para assegurar que as pessoas com consultas e exames marcados no CEO e na Policlínica não deixem de comparecer por falta de transporte”.



06.02.2014
Assessoria de Comunicação da Sesa

Fortaleza Sou Eu

O movimento Fortaleza Sou Eu ganhou uma personalidade importante entre seus apoiadores. O cantor e compositor Raimundo Fagner abriu as portas do seu estúdio para a equipe do Fortaleza Sou Eu e gravou um depoimento, que pode ser visto na página oficial do projeto.
Conhecido por declarações sempre cheias de personalidade, Fagner tratou a violência atual como um pedido de socorro da cidade. E convocou todos a fazer a sua parte. A demonstração de amor de Fagner por Fortaleza foi ainda embalada por uma “palinha” do artista ao piano. O movimento promete divulgar em breve o engajamento de mais personalidades, locais e nacionais, inclusive com participação em futuras ações.
FORTALEZA SOU EU - O movimento Fortaleza Sou Eu é uma iniciativa de Amor a Fortaleza nascida da vontade de quatro jovens que acreditam que cada pequena mudança de atitude conta para iniciar uma transformação maior. Os amigos resolveram então demonstrar seu amor pela cidade através de uma página no Facebook, convocando outras pessoas a compartilhar ideias e atitudes de amor por Fortaleza e também para participar de ações organizadas pelo movimento, fazendo a internet ganhar a rua. A página na rede social já conta com mais de 3.500 seguidores.
Com o conceito de que Fortaleza precisa ser construída coletivamente, e buscando o envolvimento de todos – empresas, governo e sociedade, o movimento trabalha com foco em três frentes principais para ajudar Fortaleza a se tornar um lugar melhor para se viver: limpeza, convivência no trânsito (incluindo pedestres, ciclistas e veículos) e ocupação do espaço público.
Estão programadas para acontecer periodicamente ações que criem pertencimento e estimulem a convivência nessa três áreas principais. A divulgação será feita pelas redes sociais.
CINE VIADUTO
A primeira ação realizada pelo Fortaleza Sou Eu aconteceu em 22 de dezembroDEZEMBRO, envolvendo limpeza do viaduto da Avenida Santos Dumont com Santana Júnior e transformando-o em um lugar de arte. O espaço, que antes era apenas concreto e via de passagem de carros, se transformou em cinema para a comunidade da Verdes Mares, próxima do local, e para os voluntários. Essa ação foi feita em parceria com o Grupo VM na Rima, Grafite Luz, projeto Estar Urbano e Eco+. Além do grafite nos muros do viaduto, foram confeccionados pufes de pneus usados que serviram como poltronas durante a exibição, que contou com a presença de Halder Gomes, cineasta cearense e diretor do aclamado Cine Holliúdy. A ideia é que o espaço seja patrocinado e tenha uma programação de ocupação construída junto com a comunidade local (Verdes Mares), carente de espaços de lazer.
CONTATOS

UPA


Fiscalização do TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) começa na próxima semana a execução do seu projeto de fiscalização deste ano. Em fevereiro serão feitas inspeções especiais decorrentes de solicitações dos próprios jurisdicionados (prefeituras e Câmaras), do poder judiciário, ministério público estadual e sociedade civil. A partir de segunda-feira (10) e até sexta (14) equipes técnicas atuarão nas prefeituras de Acaraú, Banabuiú, Beberibe, Jaguaruana, Monsenhor Tabosa e Orós e ainda na Câmara Municipal de Aquiraz.
O presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar, informou que, no decorrer de 2014, a previsão é de que serão feitas 115 inspeções nos 184 municípios cearenses. “Nosso planejamento, cuja aplicação se desenvolverá durante o exercício”, disse ele, “ está focado nas inspeções especiais, ordinárias (rotineiras) e operacionais”. O TCM, nos últimos dois anos, tem procurado consolidar seus conhecimentos na aferição de resultados na parte operacional dos programas municipais, a fim de conferir os possíveis avanços ou não em função dos investimentos realizados.
EM TEMPO REAL
Em março, informou o dirigente do TCM, “nosso trabalho será dirigido para a realização das inspeções ordinárias, cobrindo aspectos contábeis, financeiros, orçamentários e patrimoniais”. A orientação repassada à Diretoria de Fiscalização (Dirfi) é produzir um cenário de tempo real no acompanhamento das despesas realizadas pelos atuais gestores municipais.
Do ponto de vista das regras existentes, o TCM pretende priorizar, nas abordagens de campo projetadas, alguns aspectos específicos: legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência e eficácia da gestão pública. No aspecto macro, o órgão de controle externo deseja aferir as possibilidades de risco oferecidos pela gestão municipal em razão das política gerencias em aplicação.
EQUIPES COMPLETAS
As comissões de inspeção, conforme o modelo proposto pela Dirfi e aprovado pelo Presidente, serão formadas por equipes multidisciplinares. Elas atuarão nas áreas administrativa, de licitação, de contabilidade, obras e serviços de engenharia. Caso sejam constatadas irregularidades no curso da inspeção, haverá instauração imediata de um processo de provocação para apuração de responsabilidade.
CALENDÁRIO
O calendário semanal de inspeções será anunciado a cada quinta-feira durante sessão deliberativa do Pleno do TCM.

CopaMais

Durante a Copa do Mundo de 2014, os jogadores não serão os únicos protagonistas. Fora de campo, um time de cearenses se prepara para fazer bonito e aproveitar as oportunidades de trabalho que surgem com o torneio. Ne próxima segunda-feira, 10, começam as aulas de mais 15 áreas do Curso de Formação Profissional de Massificação e Integração Social, o CopaMais.
As 1000 vagas ofertadas nesta segunda etapa foram preenchidas logo nos primeiros dias de inscrição. Nesta fase, quatro novos cursos foram incluídos na grade, são eles: telemarketing, matemática básica e formação de custos, manicure e pedicure e recepcionista de eventos.
"A capacitação é, sem dúvida, o caminho mais curto para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Não há dúvidas de que a Copa do Mundo será um divisor de águas em todo país e, principalmente, no nosso Estado, que tem forte vocação turística. Com esses cursos os cearenses vão dar um salto de qualidade na vida profissional. Além disso, podemos destacar que o CopaMais chega para somar à já conhecida hospitalidade e alegria do povo cearense”, destaca secretário Especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa.
 A parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria Especial da Copa 2014 no Ceará, e Universidade de Fortaleza, Unifor já capacitou 1.068 cearenses, só durante o mês de janeiro, em diversas áreas como: organização de eventos, línguas estrangeiras, guias de turismo, entre outras.  A meta é formar 12 mil pessoas até o fim do ano.
Coordenadoria de Comunicação-Secretaria Especial da Copa 2014 no Ceará

Futricas Cearenses

  1. A Flex Comunicação passa a se chamar Flex-And Comunicação.
  2. Com cinco anos no mercado cearense, a empresa ganhou 31 prêmios de publicidade.
  3. Ela passa a atender em novo endereço: Avenida Santos Dumont, 5335 - Salas 614 a 616 ou ainda pelo fone 85-3034.6655.
  4. Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) apresenta na próxima quarta-feira (12) para imprensa especializada, durante almoço, na Casa da Indústria, o balanço de 2013 e perspectivas para 2014.
  5. O Plano Turístico Cearense para 2014 é apresentado na próxima quarta-feira (12), pela manhã, para imprensa, no Centro de Eventos do Ceará, pelo secretário Bismark Maia, convoca a assessora de imprensa da Setur-CE, Carmen Inês.
  6. Inscrição para 15ª turma do curso Novos Talentos O Povo para Estudantes de Jornalismo até 16 de fevereiro. 
  7. Podem participar da seleção estudantes cursando o 4º, 5º, 6º, 7º ou 8º semestre letivo de faculdades de Jornalismo localizadas em Fortaleza.
  8. São aceitas inscrições exclusivamente pela página do curso (www.opovo.com.br/novostalentos).
  9. Evandro Nogueira entrevista amanhã de manhã, na 810 Verdinha, no Sábado Show, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Albuquerque (Pros).
  10. Curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor), que funciona pela manhã, neste semestre 2014.1 oferece cadeira de Rádio à noite.

Queremos Deus no próximo domingo


De olho na Copa do Nordeste 2014


  1. O Guarany de Sobral empatou, ontem à noite, em 1 a 1 com o Náutico (PE), no Juncão, e garantiu o primeiro lugar no Grupo D da Copa do Nordeste 2014.
  2. O Sport (PE) ganhou de 1 a 0 do Botafogo (PB), na Ilha do Retiro, e assegurou a segunda vaga.
  3. O Guarany pega nas quartas-de-final o Santa Cruz (PE).
  4. Já o Sport pela o CSA (AL).
  5. Outros confrontos:
  6. Ceará x Vitória (BA).
  7. América (RN) x CRB (AL).

Até dia 16

Até 16 de fevereiro, O Povo recebe inscrição para a 15ª turma do curso Novos Talentos para Estudantes de Jornalismo. Podem participar da seleção estudantes cursando o 4º, 5º, 6º, 7º ou 8º semestre letivo de faculdades de Jornalismo localizadas em Fortaleza. São aceitas inscrições exclusivamente pela página do curso (www.opovo.com.br/novostalentos),.
No decorrer do curso – que dura três meses - os estudantes têm aulas de Português, Redação e Apuração Jornalísticas e treinamento prático nas editorias dos veículos do Grupo de Comunicação O Povo: jornal, rádio, portal e TV – tendo a oportunidade de conviver e aprender com uma das redações mais premiadas do Brasil.
Iniciado em 2007, com 14 turmas formadas, o programa Novos Talentos tornou-se a principal porta de entrada para novos jornalistas no Grupo de Comunicação O Povo.
Serviço
Curso Novos Talentos para Estudantes de Jornalismo
Inscrição: 16 de fevereiro 2014
Mais informações e inscrição: www.opovo.com.br/novostalentos

Amanhã a Bomba do Hemetério

Fortaleza já vive o clima de Carnaval. A programação do Pré-Carnaval segue em diversos bairros nas sete regionais de Fortaleza e, amanhã), o cortejo de blocos se apresenta no palco montado no Aterrinho da Praia de Iracema, a partir das sete da noites, seguido da apresentação da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (PE), às dez da noites. O Ciclo Carnavalesco Fortaleza 2014 homenageia o Maracatu Cearense e é promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura (Secultfor), com patrocínio master da cerveja Skol e apoio cultural do Governo do Estado do Ceará.

Os shows no Aterrinho vão até 23 de fevereiro. O edital selecionou 60 blocos, sendo 10 destes estreantes, com uma só saída, 10 veteranos para duas saídas e 40 blocos veteranos com quatro saídas. Os blocos se apresentam todas as sextas, sábados e domingos, espalhados por vários bairros de Fortaleza. Além do tradicional circuito Dragão do Mar – Praia de Iracema, outros bairros da capital como Benfica, Jardim América, Parque Manibura, entre muitos outros, também estarão entre os polos de folia.
De segunda a domingo, durante o período do Ciclo Carnavalesco, a população pode acompanhar ensaios abertos dos grupos de Maracatu, manifestação típica da cultura cearense, e de vários blocos, sempre com programação promovida em diversos bairros. Para não esquecer dos foliões mirins, a Secultfor montou um espaço especial para os domingos do Pré-Carnaval em prol da criançada. O Passeio Público de Fortaleza amanhece diferente aos domingos, sendo um espaço para reunir crianças e pais em um piquenique. A programação tem a realização de várias oficinas, como as de instrumentos musicais para o Carnaval, pintura facial para o Carnaval e de máscaras e adereços para o Carnaval. Outra novidade do Ciclo Carnavalesco e um preparativo dos foliões para o período momino serão as tardes de folia no Mercado dos Pinhões do Ceará, com muito samba.
Sobre a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério
Formada em 2002, a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (OPBH) reconhece e valoriza a riqueza cultural do bairro pernambucano (Bomba do Hemetério). Focado na pesquisa, manutenção, releitura e interação entre vários ritmos e expressões musicais de Pernambuco, do Brasil e do mundo, o grupo trabalha a formação profissional e cidadã como tema permanente nos seus ensaios. A perseverança do trabalho do Maestro Forró e dos integrantes da Orquestra mudou pra melhor a visão da cidade sobre o bairro, ajudou a elevar a autoestima coletiva dos seus moradores, que hoje se reconhecem no sucesso da OPBH e se orgulham de fazer parte dessa história. A OPBH é um dos mais respeitados grupos da nova cena musical de Pernambuco.
O grupo vem conquistando elogios do público e da crítica especializada por apresentar arranjos e performances diferenciadas das orquestras tradicionais, unindo o erudito e o popular. O repertório da Orquestra é um verdadeiro mosaico multicultural, no qual reúne frevo, samba, maracatu, caboclinho, coco, baião, blues e outros ritmos. A OPBH toca, canta, dança e “faz teatro” em comunicação direta com o público, que corresponde e participa dos shows. O repertório da Orquestra reúne frevo, samba, maracatu, caboclinho, coco, baião, blues e tantos outros ritmos formando um grande mosaico multicultural.

Homenagem do Timão

O jornalista Roberto Carmona, repórter da Transamérica Esportes e comentarista do programa Papo de Craque, tem muito motivos para comemorar. Após ser premiado pelo Troféu Ford Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) e pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), em reconhecimento aos 50 anos de carreira na imprensa esportiva, agora foi homenageado pelo Esporte Clube Corinthians Paulista, por cobrir a rotina do time por mais de vinte anos.

Considerado o mais experiente repórter esportivo em atividade no Brasil, o jornalista ganhou uma camisa oficial personalizada e foi recebido no Centro de Treinamento pelo gerente de futebol, Edu Gaspar. “Nunca imaginei receber uma homenagem de um clube tão importante como o Corinthians. Foi uma grata surpresa“, afirma.

Inspiração para muitos profissionais do jornalismo, Carmona participou da cobertura de grandes eventos esportivos, incluindo dez Copas do Mundo, e garante que uma relação de respeito com os clubes e os torcedores é fundamental para essa carreira. “Nunca explorei nenhum time para conseguir espaço ou para aparecer. Checar a informação antes de dar a notícia é uma regra básica”, finaliza. 

Sobre a Rede Transamérica de Comunicação:

A Transamérica é a maior rede de rádios FM do país e a única que possui três formatos diferentes de programação (POP, HITS E LIGHT). A POP é dirigida ao público jovem, das classes socioeconômicas A, B e C, de 20 a 34 anos, e está presente nas principais cidades brasileiras. A HITS, com uma programação eclética, é voltada ao segmento popular, atingindo uma faixa etária (dos 15 aos 39) mais abrangente.  Já a programação da LIGHT é dirigida ao público adulto qualificado, com mais de 30 anos, das classes socioeconômicas A e B. Outro destaque da Rede Transamérica de Comunicação é a programação esportiva com o comando de Eder Luiz, disponível nas três redes (POP/HITS/LIGHT).

Com emissoras nas principais cidades do Brasil e também do Japão, a audiência da Transamérica passa dos oito milhões de ouvintes/mês. Além das emissoras de Rádio, a Rede Transamérica de Comunicação conta com outros produtos, como os portais de Internet Transhopping (www.transhopping.com.br): comparativo de preços de produtos entre lojas Mercado da Música  (www.mercadodamusica.com.br): o maior e mais variado catálogo de músicas para download e Transmobile: produtos e promoções interativas para celulares. Site oficial: Transanet (www.transanet.com.br).

Gonzagão, a Lenda

Nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, Fortaleza recebe o musical “Gonzagão, a Lenda”, espetáculo de produção carioca sobre a vida de Luiz Gonzaga que já ganhou diversos prêmios, como Shell (melhor música), APTR (melhor produção), FITA (melhor espetáculo, direção e figurino) e Qualidade Brasil (Melhor espetáculo). As apresentações em Fortaleza tem patrocínio do Ministério da Cultura e Petrobras.
O musical  “Gonzagão, a Lenda”, idealizado pela produtora Andréa Alves, com texto e direção de João Falcão,  é uma homenagem ao grande ícone da cultura brasileira. Há um ano em cartaz e com diversos prêmios e lindas críticas na bagagem, o espetáculo foi visto por cerca de 65 mil pessoas no Rio de Janeiro e em São Paulo e vem realizando turnê pelo Nordeste. 
Sobre o espetáculo - Oito atores e uma atriz se revezam no palco em uma viagem musical pela trajetória do Rei do Baião. Como em qualquer história de homem que vira mito, a vida de Luiz Gonzaga tem passagens em que as versões de seus biógrafos não convergem, em que realidade e fantasia se confundem, e o autor e diretor João Falcão se sentiu livre para tratar mais do mito do que do homem.
“É a história de Luiz Gonzaga, mas não é Wikipédia”, diz Falcão, que evitou qualquer didatismo na construção do texto, embora tenha lido vários livros sobre um dos artistas mais importantes da música brasileira, morto em 2 de agosto de 1989, cujo centenário de nascimento foi comemorado em dezembro de 2012.
A opção por uma abordagem teatral, não enciclopédica, fica explícita logo no início da peça, quando uma trupe se apresenta para contar a “lenda do Rei Luiz”. Os atores desta trupe anunciam que encenarão uma história iniciada “no sertão do Araripe lá pelos idos do século XX”.
As referências são maciçamente nordestinas, sobretudo pernambucanas. Luiz Gonzaga nasceu no município de Exu, de onde saiu aos 17 anos para ganhar o mundo. João Falcão também é de Pernambuco, da cidade de São Lourenço da Mata. “A festa mais importante da minha casa era a de São João, e São João era Luiz Gonzaga. Ele era patrimônio do povo, mais do que qualquer outro artista. Poucas músicas que estou usando no espetáculo descobri agora. A maioria eu sabia de cor, já sabia tocar”, conta ele, que também é compositor.
Na história do rei do baião, João Falcão se permitiu rebatizar duas mulheres importantes da vida do músico, Nazarena (o primeiro grande amor) e Odaléa (a mãe de Gonzaguinha) como Rosinha e Morena, respectivamente, nomes que aparecem em músicas do compositor. E ainda se permitiu criar um encontro que nunca aconteceu: Luiz Gonzaga e Lampião, dois mitos nordestinos. Também há espaço para se falar da originalidade de Gonzaga, um artista que, a partir dos ensinamentos de seu pai, Januário, criou em sua sanfona um gênero, o baião, e o transformou em sucesso e patrimônio nacionais.
Dentre as cerca de 40 canções que estão no espetáculo há sucessos como “Cintura fina”, “O xote das meninas”, “Qui nem jiló”, “Baião”, “Pau-de-arara” e sua mais célebre criação, “Asa branca”. De acordo com a linha não dogmática de todo o espetáculo, o não ficou preso à estrutura básica do forró, que é sanfona-triângulo-zabumba. No conjunto dos quatro instrumentistas virtuoses que atuam no palco, há, além do sanfoneiro (Rafael Meninão) e do percussionista (Rick De La Torre), um violoncelista (Daniel Silva) e um rabequeiro e violeiro (Beto Lemos). Os arranjos de todas as músicas foram elaborados pelos quatro músicos, que por conta da longa temporada estão em grande sintonia e presenteiam a plateia com improvisos em todas as apresentações, um privilégio para o espectador e uma renovação diária para a montagem. Beto Lemos rouba a cena em “Assum Preto”, em um solo de rabeca que já foi aplaudido durante cinco minutos em cena aberta.
“Gonzagão, a Lenda”
Local: Anfiteatro Dragão do Mar
Data: dias 21, 22 e 23 de fevereiro
Horário: sexta e sábado, às 20h, e domingo às 19h
Ingressos: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia

Point Saúde da Pague Menos

Exageros na alimentação e uma vida desregrada têm seu preço. Antes doenças que atingiam prioritariamente idosos, hoje se espalham como epidemia, afetando crianças e adolescentes. E duas dessas doenças comumente andam de mãos dadas: hipertensão e diabetes. Atenta a esse cenário, as Farmácias Pague Menos promovem, a partir do dia 15 de fevereiro, o Point Saúde. A ação faz parte do Programa Pague Menos Vida Saudável, com a proposta de mobilizar e informar a população de todo o país sobre a importância dos cuidados e da prevenção desses males crônicos.
“Nós temos condição de contribuir para um Brasil mais saudável. Então, por que não fazê-lo? Essa campanha é especial porque, além da importância do tema, terá abrangência nacional. Não só queremos abraçar o Brasil, como também queremos cuidar dele”, explica Patriciana Rodrigues, diretora de marketing da Pague Menos. Este ano acontecem mais quatro Points Saúde em nível nacional, com os temas Beleza Brasil (cabelos), Gripes e Resfriados, Cuidados com o Sol e Viver sem Dor.
Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), um a cada três adultos sofre de pressão arterial ou pressão alta, cuja condição é responsável por aproximadamente metade de todas as mortes por derrame e problemas cardíacos no mundo. O diabetes, por sua vez, atinge um a cada dez adultos e pode culminar em doenças vasculares, cegueira e falha renal.
Entre outros indicadores, o relatório trouxe uma importante informação: o diagnóstico precoce e a adoção de medidas preventivas reduziram o problema em países desenvolvidos. Por isso, ações e campanhas de conscientização sobre o tema são de extrema importância, seja por parte do governo ou da iniciativa privada.

PT 34 anos


Blitz

A Coordenadoria de Pessoas com Deficiência (Copedef) da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Fortaleza e a Autarquia Municipal de Cidadania promovem hoje às duas da tarde fiscalização ao uso indevido de vagas para pessoas com deficiência. A ação tem por objetivo promover o projeto Fortaleza: cidade acessível, criado pela Copedef, bem como, advertir e multar as infrações que porventura sejam encontradas no percurso.
O coordenador da Copedef, Thauzer Fonteles, afirma que a blitz além de fiscalizar, ela é disciplinar, para que a sociedade se sensibilize em relação aos direitos das pessoas com deficiência."Este é um recurso que nós temos utilizado e que realmente tem surtido efeito. Além da campanha promovida pelos meios de comunicação é importante irmos as ruas, a regularidade desta ação ao poucos vem promovendo bons resultados." afirma.
A Lei Federal 10.098, de 19 de dezembro de 2000, dispõe sobre normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção, que, em seu artigo 7°, estabelece a obrigatoriedade de reservar 2% das vagas em estacionamento regulamentado de uso público para serem utilizadas exclusivamente por veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência ou com dificuldade de locomoção.
Serviço: Blitz de fiscalização ao uso indevido de vagas.
Local: Centro, Avenida Beira Mar e Montese (saída do Parque das Crianças - Rua Pedro I,  Centro)
Hora: a partir das duas da tarde.

Surf City começa hoje

Começa hoje o Surf City, evento que promete entrar para a história do surf cearense. A abertura oficial será às três da tarde na Barraca Guarderia Brasil, localizada na Praia do Futuro.
Para a cerimônia de lançamento os organizadores planejaram um grande encontro intitulado Unidos pelo Mar!, onde atletas, simpatizantes, apoiadores, organizadores e imprensa estarão reunidos para discutir questões relevantes para o esporte e a sociedade.
Na ocasião os curadores do evento, Marta Rodriguez e Romero Jucah, falarão um pouco sobre a filosofia do evento e apresentarão para os convidados as diversas atrações que farão parte da programação do evento que irá até o próximo domingo. Na sequência, será promovida uma mesa-redonda onde os parceiros e as entidades envolvidas no projeto falarão sobre os diversos temas:
Diretores do IPOM – “O surf como superação social e forma de vida”;
GREENISH – “Identidade e Life Style no mundo do surf”;
IPOM E GREENISH – “Case study – Lançando uma coleção social de sucesso”;
Projeto Limpando o Mundo – “Rede de voluntários na proteção de áreas naturais”;
Juaci Araújo – Biólogo, Surfista e Arte Educador – “Transtorno Obsessivo por Praia-TOP”;
Teka Lenz – Associação Brasileira de Windsurf – Diretor Guarderia Brasil – “Eventos Esportivos e a Guarderia Brasil”; 
Surfista Profissional do Ceará – “Experiência profissional e relação com o mar”;
Amanhã
O evento inicia suas atividades culturais e sócio-ambientais, com a Limpeza de Praia, que será coordenada por representantes do Movimento Limpando o Mundo e Voluntariado e acontecerá entre 8 e 10 da manhã.
A partir das três da tarde será o momento de lembrar e conhecer os protagonistas e as histórias dos primórdios do surf cearense no VI Encontro Masters da História, que reunirá nomes importantes das primeiras gerações de surfistas cearenses, com presenças confirmadas de Antônio Carlos Quinderé e André Griezer (primeiros surfistas cearenses), Antônio Carlos Almeida (Traficante de Pranchas-apontado como o estilo mais bonito de todos os tempos do surf cearense), Anselmo Mororó (1º Shaper cearense), Alfredo Montenegro (1º surfista caçador de Big Waves), dentre outros.
Domingo
Além das atividades de Limpeza de Praia, Salva-Surf e das exposições que estarão acontecendo simultaneamente durante todo o evento, teremos uma apresentação do Maracatu Povo do Mar e muita surf music no show de encerramento.
Todas as atividades refletirão os aspectos culturais e comportamentais que o surf, há décadas, exerce diretamente sobre a sociedade. Música, artes plásticas, fotografia, ecologia, sustentabilidade, histórias, memórias e perspectivas serão os eixos do SURF CITY, um evento que celebrará o estilo de vida de uma tribo de amigos unidos pelo surf, UNIDOS PELO MAR!
Unidos pelo mar é a onda que traz o SURF CITY. Nesse evento, a agitação e movimento da cidade se aliam ao astral e leveza da praia para juntos, fazerem transbordar uma enxurrada de talentos em diferentes áreas. O objetivo é mostrar como essa onda invade e movimenta a cidade de uma forma lúdica e prazerosa, banhando diariamente a população com uma energia que transpira, respira e promove um estilo de vida saudável e sustentável.
Surfe que te quero surfe!
Buscando afastar-se dos rótulos e esquemas convencionais de campeonatos, feiras comerciais e afins, o SURF CITY se propõe a ser um evento de caráter cultural e social, que pretende mesclar as artes urbanas da cidade com a atmosfera do espírito do surfe.
Programação Completa
Exposições:
Fotos - Francisco Chagas Carmo emprestará sua particular visão artística do mundo do surf para extrair a essência do esporte em imagens incríveis;
Quadros - Rosa Fonseca e sua arte em cores vibrantes e temas ligados ao surf será uma das atrações do evento. Além dela, outros artistas exporão seus trabalhos em telas e terão a oportunidade de mostrar um pouco dos seus processos criativos desenhando, pintando e promovendo intervenções ao vivo durante todo o evento;
Espaço evolução do surf
Réplicas em diferentes estilos mostrarão a evolução das pranchas dos anos 1960 até os dias de hoje. Além disso, uma sala de Shape irá mostrar, ao vivo, profissionais esculpindo e colorindo pranchas de diferentes estilos, modelos e épocas.
VI Masters da História
Reunião promovida anualmente pelo jornalista especializado em surf e esportes de ação, George Noronha, que reúne as primeiras gerações de surfistas cearenses das décadas de 1960, 1970 e 1980 onde as histórias e memórias dos tempos dourados do esporte e seus protagonistas serão exaltados em conversas e diálogos informais que criarão o clima de Old Surf Music durante o Sunset Guarderia;
Responsabilidade Social
O IPOM-(Instituto Povo do Mar) estará presente durante toda a jornada com Stand Informativo sobre temas como a educação de suas crianças, o projeto social, artes visuais, maracatu com as crianças etc;
A Escolinha PF SURF SCHOOL promoverá aulas para iniciantes interessados em aprender a arte de deslizar sobre as águas;
O Projeto SALVA SURF, do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, ministrará aulas de primeiros auxílios para os interessados em aprender noções de salvamento;
Ecologia e Sustentabilidade
AQUASIS e o MOVIMENTO LIMPANDO O MUNDO ficarão a cargo de levar aos presentes a ‘onda’ da ecologia. A entidade irá realizar ações de promoção de limpeza da praia, além de mostrar seu trabalho através de representações cênicas e curiosidades. Também serão realizadas pinturas interativas com voluntários.
Curadores: Marta Rodriguez e Romero Jucah
Marta Rodriguez Silva - Natural da cidade de Extremadura, na Espanha, Marta Rodriguez chegou ao Ceará com o objetivo de concluir o curso de Publicidade e Propaganda, na Universidade Federal do Ceará. Viajante por vocação, sempre gostou de esportes e aventuras. Foi assim que os bons ventos alísios a trouxeram da Europa para o Nordeste brasileiro.
E foi da paixão despertada pelo calor do povo e pelos contrastes do Brasil que nasceu o desejo de fixar residência nas terras tupiniquins.
Atualmente, como Gerente de eventos e Marketing na Guarderia Brasil, o mar é o seu escritório e o SURF CITY é a ‘menina dos seus olhos’, onde a essência do projeto se materializa no desejo de fugir dos esquemas convencionais para realizar um evento que deixe uma marca no coração de todos que passarem pela Guarderia Brasil durante a realização do projeto.
Romero Jucah – Ativista dos mais antigos no cenário do surf das últimas três décadas, para os conhecedores do surf, Romero Jucah dispensa apresentações. Contudo, para os menos familiarizados com o esporte, basta dizer que dentre outras coisas, Romero criou o circuito cearense, esteve envolvido em todos os mundiais de surf realizados até hoje no estado, promoveu feiras de surf, escreveu um livro, e muito mais. Agora, anuncia uma nova fase onde os eventos não competitivos terão uma atenção especial de sua parte com um único objetivo: fortalecer a cultura do surf em toda a sociedade. E para marcar esse momento Romero emprega toda a sua experiência para chancelar o SURF CITY, que segundo ele, ficará para a história dos eventos voltados para a cultura surf no país.
O SURF CITY conta com o Patrocínio de Indaiá, Skol, Greenish e Pro-Massa. Apoio: Sesc e Jandaia. Parceiros: Ipom, Aquasis e Limpando o Mundo. Realização: Guarderia Brasil e R. Fun Eventos.
Todas as atividades programadas acontecerão amanhã e oito da manhã às seis da noite, com exceção da abertura, que ocorrerá hoje às três da tarde e do VI Encontro Masters da História, que rolará amanhã  às três da tarde.
(George Noronha)

De olho na 14ª rodada do Cearensão Onix

  1. A 14ª rodada do Cearensão Onix 2014 começa amanhã às quatro da tarde, no Alcides Santos, com Tiradentes x Horizonte.
  2. No domingo três jogos começando às quatro da tarde.
  3. Crato x Fortaleza, no Mirandão.
  4. Quixadá x Icasa, no Abilhão.
  5. Itapipoca x Guarani, no Perilão.
  6. O Ferroviário folga na rodada.

Radioweb

De olho no Cearensão Onix

  1. O Ferroviário goleou o Guarani de Juazeiro, pela 13ª rodada do Cearensão Onix 2014, por 5 a 0, na noite passada, no Presidente Vargas, e saiu da zona de degola.
  2. O Tiradentes perdeu a sétima partida no Cearensão Onix.
  3. Desta vez foi derrotado, no Domingão, pelo Icasa por 1 a 0.
  4. O Crato perdeu o oitavo jogo de 11 que disputou.
  5. No Mirandão foi derrotado pelo Horizonte por 2 a 0.
  6. Fechando a 13ª rodada ontem, o Itapipoca entrou na zona de classificação ao fazer 2 a 0 no Quixadá, que entrou na zona de rebaixamento, no Perilão.
  7. A classificação atual é:

Cearense Chevrolet Série A 2014
PRIMEIRA FASE - GRUPO: GRUPO ÚNICO
PosClubePGJGVitEmpDerGPGCSGApr. %
1Fortaleza291192034112387.88
2Icasa21126331513258.33
3Horizonte19115422012857.58
4Itapipoca17124531615147.22
5Guarani (J)16124441216-444.44
6Ferroviário14124261917238.89
7Quixadá14114251819-142.42
8Tiradentes7121471424-1019.44
9Crato511128526-2115.15

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

BRICS aqui


Espaço O Povo de Cultura & Arte em fevereiro

Programação Espaço O POVO de Cultura & Arte
 FEVEREIRO

Café-Clube de Leitura
Um passeio pelo mundo dos livros e da literatura num encontro que tem como objetivo fortalecer o gosto e o prazer pela leitura. Consulte os livros  e textos indicados no Café e participe da página do grupo aberto no Facebook: “Café-Clube de Leitura O POVO”.
Mediadoras: Inês Cardoso (professora da UFC), Cleudene Aragão (professora da Uece) e Vânia Vasconcelos (escritora e professora da Uece).
Data: 7 (Seda - Alessandro Barico ) e 21 de fevereiro (Contos) - sexta-feira
Horário: 18h30min
Entrada franca


 Entrevista Aberta
"Literatura e Psicanálise"
Existe alguma relação entre a psicanálise e a literatura? Qual a análise psicológica do texto literário? Como a percepção, a fantasia, a ficção, o processo criativo e a palavra servem de apoio aos elementos das experiências psicanalíticas? Qual a importância dos elementos simbólicos no processo de análise e das diversas leituras e narrativas? Como a compreensão da obra literária, representando a experiência humana, pode ser aplicada na interpretação da análise? Dentre outras.
Convidados: Valton de Miranda de Leitão, militante socialista e psicanalista, membro do Grupo de Estudos Psicanalíticos de Fortaleza (GEPFOR), Francisco José Bezerra Santos, psicanalista, um dos autores do livro "Psicanálise e Texto", membro da Escola Letra Freudiana.
Mediação: Leônia Teixeira, psicanalista e escritora Data: 11 de fevereiro (terça-feira)
Horário: 19 horas
Entrada franca


O POVO Conta Histórias*
O grupo de contadores de história, CASA DO CONTO, recebe no Espaço O POVO alunos de escolas públicas e privadas, além de instituições que trabalham com crianças e adolescentes.
Data: 14 e 28 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: 14 horas
(*) Para grupos previamente convidados.


Lançamentos
"Instituto Crèative de Educação em Moda, Arte e Cultura", instituição de formação, assessoria, produção de conhecimentos e de inovações em moda, educação,  arte e cultura.  Um espaço para  impulsionar essas áreas  no Ceará,  tendo como eixos a qualificação profissional,  a sustentabilidade, a qualidade dos serviços,  a economia criativa, o olhar crítico e a justiça social tão necessários ao desenvolvimento do estado e do país.
Data: 14 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: 19h
Entrada franca


Ensaio de Cena
“Três Esquetes"
Apresentação do grupo Bagaceira de Teatro, criado em 2000, cujos trabalhos autorais têm recebido premiações e aplausos da crítica em diversos estados brasileiros. Dentre as peças do grupo: "Lesados", "O realejo", "Meire Love" e "Interior"
Data: 18 de fevereiro (terça-feira)
Horário: 19 horas
Entrada franca


Lançamentos
"Rodolfo Teófilo e a Saga de Jesuíno Brilhante", de Sânzio de Azevedo, ed. LCR, ganhador do Prêmio Braga Montenegro da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
Após o bate-papo sobre o seu livro, Rodolfo Teófilo e o cangaço, sessão de autógrafos com o autor.
Mediação: Raymundo Netto, escritor e editor adjunto das Edições Demócrito Rocha (EDR).
Data: 20 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: 19h
Entrada franca


Encontro de Blogueiros O POVO
"Eleições 2014". Como anda a atuação dos candidatos à presidência e a governo   nas redes sociais.
Debatedores: Christianne Sales (assessora do governador Cid Gomes) e Érico Firmo (jornalista, colunista e do O POVO)
Mediação: Jamil Marques, secretário-executivo da COMPOLÍTICA, professor e pesquisador do mestrado em Comunicação da UFC.
Data: 25 de fevereiro (terça-feira)
Horário: 19 horas
Entrada franca


Leituras em Prosa e Verso
"'São Bernardo': 80 ANOS".
O que este romance de Graciliano Ramos tem a dizer a nossa contemporaneidade?
Palestrante: Fernanda Coutinho, professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC, doutora em Letras pela UFPE e pós-doutora em Literatura Comparada pela UFMG - Université de la Sorbonne, Paris IV.
Data:  27 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Entrada franca

Seguidores

Arquivo do blog